Peço sua benção, Pe. José Carlos! Excelente vídeo e orientações! Eu fui MESCE por 10anos. Na época em que deixei de ser MESCE percebi que já servia há bastante tempo e outras pessoas da comunidade poderiam ser preparadas para assumir o ministério. Conversei com o pároco e ele concordou. Já estou fora do ministério há 7anos, e continuo servindo em minha comunidade, mas agora em outras pastorais. Há bastante trabalho a ser feito em nome do Reino de Deus!!!
Sou ministro ordenado e o padre gritou comigo no altar e eu estava com depressão na época e daquele dia pra cá perdi totalmente a vontade de atuar enta pedi pra sair e fiquei 2anos afastado de tudo na comunidade devido a depressão mais agora jesus me curou e agora estou voltando
Boa noite Padre, peço sua benção,sou mesce a 8 anos e pedi para deixar mas não quiseram aceitar minha dispensa, tanto a coordenação da comunidade tanto o pároco da paróquia, o motivo foi que não temos mesces que poderiam substituir nesse momento,vou ficar à disposição até que tenhamos mais ministros, embora a paróquia esteja contando com um número bom de ministros a comunidade em que sirvo não tinha outros, aqui é por volta de 25 comunidades e ficam a uma distância razoável uma da outra, o motivo que me levou a pedir foi por ter cumprido o tempo mesmo,amo o que faço visito os doentes e ajudo no serviço do altar mas receio ficar apegada e vaidosa,por isso que pedi para sair.
Padre, gratidão pela explicação das funções. E acho muito sério a pessoa que bate de frente com Padre, não aceita o que fala e ainda é como Judas, o traidor. O senhor disse bem...tem que pedir para se afastar. Não está tendo aceitação da comunidade.
Pe. eu tenho 25 anos! Já coloquei a disposição e ñ me deixam sair por falta de pessoas para substituir já passei por 6 párocos . Eu gosto muito de levar a Comunhão aos doentes.
Padre,eu trabalho o dia todo,é muito corrido pra mim,eu cumpro com minha missão, mas não tenho tempo suficiente para comparecer em tudo que me chamam,será que deixo a desejar? Será que aceitei uma missão na hora indevida? Eu levei a comunhão para uma senhora enquanto estava fraquinha em casa. Quando foi hospitalizada já não pude. Estou levando a palavra para um senhor de 89 anos. Eu fico muito feliz com tanto carinho....falei de santa Rita para ele,depois ele ficou relatando para A família foi gratificante,até achei que ele nem tivesse me entendendo,dei um terço para ele,o mesmo não quis soltar este terço. MEU DEUS QUANTO PRAZER EU SINTO.😢
Como pode haver rejeição por parte de um grupo de ministros extraordinários para com outro ministro que é investido? Na minha visão de igreja , quem está sendo rejeitado não deve sair. Os demais devem aprender a acolher e fazer com que todos se sintam bem acolhidos e criar um ambiente fraterno.
Olá querido Padre José Carlos! Sua benção Obrigada pelos seus ensinamentos! Gosto muito de seus vídeos! O que fiquei na dúvida foi em relação a deixar o MESC devido a falta de acolhimento dos membros. Penso que como cristãos, as pessoas precisam exercitar a compreensão e sempre ajudar o irmão que está caindo para reergue-lo. E também o diálogo é a melhor forma de aproximar as pessoas. Que Jesus lhe abençoe sempre
Não me pego a cargos e lugares . Deixo que o espírito santo me conduza , tanto nas comunidades vida , como na paróquia . Non Nobis Domine , Non Nobis , Sed Nomini Tuo , da Gloriam !
Excelente, padre!Que Deus fortaleça, cada vez mais, a sua missão e que Nossa Senhora proteja-o sempre!encaminhei o seu maravilhoso vídeo ao meu coordenador para repassar para o conhecimento dos demais MECEs da Paróquia da qual faço parte!Muito obrigado!
Sou. Mese sempre servir com respeito. Aconteceu de eu deixar cair uma Eucaristia não vi continuei aí teve uma mese que veio na fila e falou tem uma Eucaristia no chão pedi p ela pegar o padre pegou e levou p o corporal ficou tudo certo.
Bom dia 🌺 padre, sua benção 🙏, recebi o envio no domingo de Páscoa de 2024, estou só no início, estou feliz e as vezes penso que não sou digna de tanta honra, mas tenho me empenhado bastante para servir de todo coração
Padre sua bençao Padre gostaria que o senhor desse uma formaçao para coordenadores de capela. Gosto muito das suas formaçaes. Muito obrigado que Deus lhe abençoe padre.
Muito importante essas orientações, Padre José Carlos. Muito obrigada. É um assunto bem delicado dentro do Ministério, pois quanto mais antigo, mais difícil de sair... Gratidão.
Sua benção Pd José amei saber tudo isso agora faço uma pergunta quando terminar nosso tempo de serviço oq fazer com ao jaleco não se mais usar podemos doar ou guardar para o última viagem oq acha
Sua benção Padre, muito obrigada. Muito esclarecedor. Somos ministros extraordinários da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, Padre Gleiciano - Rio de Janeiro.
Boa noite Sr Padre José Carlos aqui na minha paróquia há 2 pessoa que sendo MESC,faltal à missa ,e não não vão a outra paróquia, uma já a ouvi dizer que vê pela Internet. Essa mesma pessoa também é leitora e do coro. Já fez a leitura e cantou o salmo de seguida.Eu acho que não está correto ,mas essa pesso acha se com direitos na paróquia. Tem a tarefa de coordenar os MESCE,mas nem faz escalas e na hora de subir ao altar é que está a chamar os ministros para subirem.E ai de quem a chame àatenção, amua e fica zangada.Eu acho que esta pessoa não deve ser MESCE.
Padre se o ministro, pedi um tempo para cuidar do bebê, e depois, chega pega o Santíssimo pra levar pra adoração em um encontro de jovem , isso pode se ele estava afastado.
Bom dia padre,sua benção. O padre da minha paróquia m convidou uma vez pra eu ser ministra. Recusei, pq vejo coisas muito erradas e até falta d respeito na missa. Preciso m policiar e m conter, por isso recusei.😢
No meu modo de pensar temos que colocar em prática o que o mestre Jesus nosso pai nós ensinou em sua palavra a palavra de Deus é como um mar que vem para purificar nosso ser e o amor vence qualquer barreira e discriminação que vem para atrapalhar o povo de Deus e não devemos deixar isso acontecer na igreja católica apostólica romana.
@@edgarsilva4698 ,Boa noite Edgar que bom que VC é muito católico mais a sua pergunta eu deixo para o Padre José Carlos te responder ele sabe mais do que eu bom Domingo para VC e sua família.
Gostaria que o senhor falasse sobre o ritual do padre de lavar as mãos ministros também tem de lavar as mãos na hora que vai buscar a Ambula no sacrário?
Padre, eu sou merce há mais de 10 anos as pessoas da minha comunidade tem medo ser exercer essa função diz que é muita responsabilidade muito grande e não querem ser merce de fato tem que ter responsabilidade eles acham que tem ser muito santo eu falo que eu não sou santo, sou pecador também e sou merce.
Na semana próxima o padre me chamou e disse que estava falando de mim me disse que eu estava dispensadapor dois meses fiquei triste só me deixou para servir na hospital sou da pastoral hospital vou conversar com ele p não servir mais na matriz o que o padre acha?
Bom dia Padre, sua benção! Tenho 41 anos, dos quais, 13 foram dedicados ao trabalho como MESCE. Hoje, vejo que é hora de dar um tempo. Gosto muito do meu serviço, porém devido a muitos fatores, acredito que preciso mesmo dar uma pausa. Será que Deus vai ficar "chateado" comigo? Rsrsr.
Na paróquia que frequento sou MESCES a 5 anos. Mas tem alguns que são a mais de 30 anos e não querem de jeito nenhum deixar sua vaga para outro, complicado.😢 Tem uns que gostam é de ficar no altar pra se aparecer 😢
Boa Tarde sr. Padre, obrigado pela informação e desde já peço que me abençoe e peço a Deus que o proteja. No caso de se sentir desmotivado e quer levar o assunto com discrição, há forma de o fazer sem que seja directamente com a paroquia? Obrigado.
Uma deficiência física não é motivo para deixar uma função, a não ser que cause incômodos como os que o padree mencionou no vídeo. Cabe à pessoa dizer se pode seguir servindo. Há paróquias onde algumas funções ficam distribuídas entre os ministros, ou limitadas. Pode ser que não consiga caminhar todos os dias para levar a comunhão, mas poderá servir só um dia, ou só num lugar. O que não deve ocorrer é que não visite doente algum. Perna mecânica não é deficiência, é solução para uma deficiência, que é a falta da perna.
até hoje não entendo os critérios para uma missão tão séria! vejo igreja formandos muitos meses 26 30 ...meses, meu Deus cd história é os padres aceitam, enquanto pessoas sérias que levam uma vida de oração etc... são impedidas de fazem o curso.
Sua benção padre uma dúvida, e quando os ministros prestam um mal exemplo, exemplo qua do vemos eles fora da igreja agindo como pessoas sem fé, é correto receber a eucaristia desses ministros que infelizmente fazem a obra de forma indigna, tocando no corpo sagrado de cristo de forma indigna o que devemoa fazer ??
Boa tarde Pe! Na comunidade Paróquial onde participo tivemos a substituição do Pe... Após 6 meses ele dispensou o serviço de todos os mesces que atuavam e renovou com novos mesces... Porém, nós os dispensados,a pedido do Pe, continuamos servindo somente os doentes e não mais na Paroquia... E os novos mesces só servem na Paróquia, sem visitar os doentes! Esta decisão do Pe Está correta?? Obrigado, Deus abençoe!
Todos servem na paróquia. O que você quis dizer é que servem no templo, ou nas missas da sede paroquial. Visitar os doentes (da paróquia toda) que não podem ir à missa é função primordial dos ministros. Nesse caso não fica claro por que o padre derivou os ministros para fora do templo (deve ser por que trabalham bem, ou por conhecerem melhor os doentes e o território paroquial). Não os dispensou, como você diz. Não parece correto que os novos ministros não visitem doente algum mas pode ser porque o padre os está treinando, ou porque não tem coroinhas, ou por simples simpatia de preferências. Mas o pároco pode redirigir e reconduzir os servidores. Observe mais um ano. Sou catequista em Pelotas RS.
Bom dia! Reverendo Pe José Carlos, por favor, eu não sei se o Senhor já fez vídeo aqui no RUclips sobre Diácono Permanente. Eu gostaria de saber. Grato pela atenção. Atenciosamente Carlos Vido.
2 года назад+1
Sim, fiz vários. Veja na playlist os vídeos sobre diáconos.
Onde moro, tem tudo isso ai que foi dito e mais um agravante, geralmente o convite para Mesces é feito pra quem já serve em várias outras frentes na paróquia, resultado: sobrecarrega de tal forma que em algumas situacoes tem que escolher em qual reuniao/formação/ participar. Tem que escolher ou participar de dois compromissos no dia para dar conta dos serviços (isso nao entra na minha mente) mas enfim, e outro agravante é que os Mesces acabam exercendo muitas outras funções por serem em maior quantidade e isso vai cansando a todos o que cai em alguns itens que tem ai, Outro ponto tem mesces com muitos anos de serviço, E outro ponto, muitos mesces servindo em dias que as vezs so tem 15 pessoas numa celebração, seja da palavra ou eucarística, desnecessário nao minha visão. E outro ponto, aqui os Mesces sobem ao presbitério, depois estudando vimos que isso não está correto também, mesces precisa ficar no banco. mas vejo que cada pároco tem uma foma de entender as coisas, ja fui de paróquia que o padre não deixava nem fazer leitura, para apoiar, pois ja estava no ministério de música. Ou seja, ja tinha o serviço. E isso é bacana, motivo: fazer bem feito o que é teu DOM fazer!
Redemptionis Sacramentum - Capítulo IV. Item 94: "Não está permitido que os fiéis tomem a hóstia consagrada nem o cálice sagrado «por si mesmos, nem muito menos que se passem entre si de mão em mão».[181]Nesta matéria, Além disso, deve-se suprimir o abuso de que os esposos, na Missa nupcial, administrem-se de modo recíproco a sagrada Comunhão".
É bem confuso essa parte, mas o que o documento é claro Celebração da palavra só devia existir numa região onde falta padre onde nao tem padre de jeito nenhum disponível, enfim né
Acredito que se estiver vivendo em Castidade, sem contrair outra união. Estando em estado de Graça, com propósito de Servir a DEUS e ao próximo com Zelo e Piedade, não vejo impedimento conforme o que aprendi. Só não pode fazer isso em uma segunda união sendo a primeira válida, pois assim como ensina JESUS, é situação de adultério, Pecado Grave.
Peço sua benção, Pe. José Carlos! Excelente vídeo e orientações! Eu fui MESCE por 10anos. Na época em que deixei de ser MESCE percebi que já servia há bastante tempo e outras pessoas da comunidade poderiam ser preparadas para assumir o ministério. Conversei com o pároco e ele concordou. Já estou fora do ministério há 7anos, e continuo servindo em minha comunidade, mas agora em outras pastorais. Há bastante trabalho a ser feito em nome do Reino de Deus!!!
Sou ministro ordenado e o padre gritou comigo no altar e eu estava com depressão na época e daquele dia pra cá perdi totalmente a vontade de atuar enta pedi pra sair e fiquei 2anos afastado de tudo na comunidade devido a depressão mais agora jesus me curou e agora estou voltando
Graças a Deus .
Boa-noite padre Carlos. Tenho assistido os seus vídeos. Muito bom. Deus te abençoe.
Boa noite Padre, peço sua benção,sou mesce a 8 anos e pedi para deixar mas não quiseram aceitar minha dispensa, tanto a coordenação da comunidade tanto o pároco da paróquia, o motivo foi que não temos mesces que poderiam substituir nesse momento,vou ficar à disposição até que tenhamos mais ministros, embora a paróquia esteja contando com um número bom de ministros a comunidade em que sirvo não tinha outros, aqui é por volta de 25 comunidades e ficam a uma distância razoável uma da outra, o motivo que me levou a pedir foi por ter cumprido o tempo mesmo,amo o que faço visito os doentes e ajudo no serviço do altar mas receio ficar apegada e vaidosa,por isso que pedi para sair.
Eu fiz a mesma coisa.
Nossa! Tem ministros na minha paróquia que nem sabe mais quando foi que entraram para o ministério.
Serei MECE em minha paróquia. Começaremos o curso dia 27 próximo. Sua benção padre.
"Na Igreja, os trabalhos não são nossos". Perfeito, padre! Não serve só para os MESCES mas para outras funções também.
Padre, gratidão pela explicação das funções.
E acho muito sério a pessoa que bate de frente com Padre, não aceita o que fala e ainda é como Judas, o traidor.
O senhor disse bem...tem que pedir para se afastar. Não está tendo aceitação da comunidade.
Pe. eu tenho 25 anos!
Já coloquei a disposição e ñ me deixam sair por falta de pessoas para substituir já passei por 6 párocos .
Eu gosto muito de levar a Comunhão aos doentes.
No utimo domingo dia 16 teve mais de 117 novos ministros aqui em minha paroquia
Padre,eu trabalho o dia todo,é muito corrido pra mim,eu cumpro com minha missão, mas não tenho tempo suficiente para comparecer em tudo que me chamam,será que deixo a desejar?
Será que aceitei uma missão na hora indevida?
Eu levei a comunhão para uma senhora enquanto estava fraquinha em casa.
Quando foi hospitalizada já não pude.
Estou levando a palavra para um senhor de 89 anos.
Eu fico muito feliz com tanto carinho....falei de santa Rita para ele,depois ele ficou relatando para A família foi gratificante,até achei que ele nem tivesse me entendendo,dei um terço para ele,o mesmo não quis soltar este terço. MEU DEUS QUANTO PRAZER EU SINTO.😢
Como pode haver rejeição por parte de um grupo de ministros extraordinários para com outro ministro que é investido? Na minha visão de igreja , quem está sendo rejeitado não deve sair. Os demais devem aprender a acolher e fazer com que todos se sintam bem acolhidos e criar um ambiente fraterno.
Olá querido Padre José Carlos! Sua benção
Obrigada pelos seus ensinamentos! Gosto muito de seus vídeos!
O que fiquei na dúvida foi em relação a deixar o MESC devido a falta de acolhimento dos membros. Penso que como cristãos, as pessoas precisam exercitar a compreensão e sempre ajudar o irmão que está caindo para reergue-lo. E também o diálogo é a melhor forma de aproximar as pessoas. Que Jesus lhe abençoe sempre
Não me pego a cargos e lugares . Deixo que o espírito santo me conduza , tanto nas comunidades vida , como na paróquia . Non Nobis Domine , Non Nobis , Sed Nomini Tuo , da Gloriam !
Excelente, padre!Que Deus fortaleça, cada vez mais, a sua missão e que Nossa Senhora proteja-o sempre!encaminhei o seu maravilhoso vídeo ao meu coordenador para repassar para o conhecimento dos demais MECEs da Paróquia da qual faço parte!Muito obrigado!
Pode fazer um para os Mepas : As dez ocasiões para deixar o Ministério.
Eu já fui mece se me chamarem hoje eu recusaria .
Obrigada padre, a sua benção. O Sr me ajudou muito, graça.
Sua benção Pe José Carlos. Suas orientações sobre nossa igreja são excelentes. Deus o abençoe sempre. Gratidão. Amém.
Sua benção Padre, uma outra situação é estar em situação de pecado, como segunda união.
Gratidão. Fale mais de como ser uma boa coordenadora 😃.
Vídeo esplêndido.Um abraço com ternura e orações! Feliz sábado com as bênçãos e graças da Santíssima Virgem Maria! Tchau! Tchau!
Amém! Ótimo ensinamento; eu gosto mto de aprender com o senhor, Pe. José Carlos! Mto obrigada!
Boa tarde padre aqui na minha comunidade a ministra já tem 35anos que atua na comunidade.
Sou. Mese sempre servir com respeito. Aconteceu de eu deixar cair uma Eucaristia não vi continuei aí teve uma mese que veio na fila e falou tem uma Eucaristia no chão pedi p ela pegar o padre pegou e levou p o corporal ficou tudo certo.
Boa tarde Padre José Carlos! Vou repassar esse conteúdo para meu coordenador,vai ajudar as pessoas discernir seus critérios 🙏 🙏🙏
Boa tarde padre José Carlos.
Ótimo esclarecimentos.
Deus a abençoe sempre.
Abraços
Sua benção Padre José Carlos!!! Gratidão!!!!
Fiqu. Muito feliz. Por. Se. Tao. Querida. Por. Todos
Na minha paróquia tem ministros que faz mais de 20 anos de atuação.
Muito obrigada pelos seus ensinamentos Padre, que Deus o abençoe.
Sua benção!
Pe José Carlos pereira a sua bênção
Bom dia 🌺 padre, sua benção 🙏, recebi o envio no domingo de Páscoa de 2024, estou só no início, estou feliz e as vezes penso que não sou digna de tanta honra, mas tenho me empenhado bastante para servir de todo coração
Estou me sentindo desprezo da parte de alguns colegas da paróquia 😢
Vou compartilhar,pra q chegue a os MESCES,amém
Padre sua bençao
Padre gostaria que o senhor desse uma formaçao para coordenadores de capela.
Gosto muito das suas formaçaes.
Muito obrigado que Deus lhe abençoe padre.
Jesus nunca deixou de ser bom
Bom dia!
Gosto de mais dos seus vídeos padre José Carlos.
Que Deus abençoe sempre sua vida e sua paróquia.
Eu quero servir com amor e carinho é minha paixão por Jesus
Muito importante essas orientações, Padre José Carlos. Muito obrigada. É um assunto bem delicado dentro do Ministério, pois quanto mais antigo, mais difícil de sair... Gratidão.
Sua benção Pd José amei saber tudo isso agora faço uma pergunta quando terminar nosso tempo de serviço oq fazer com ao jaleco não se mais usar podemos doar ou guardar para o última viagem oq acha
😮amei este vidio! Sou ministra extraordinária já v tenho 80 anos
Olá, padre José! Benção 🤚
A PAZ ESTEJA COM TODOS...NA MINHA AGORA É 3 ANOS
Quer que eu mais gosto de fazer servir com amor e carinho
Bom dia sou mesce há 16 anos tive que deixar minha mãe está doente mas todos ficaram triste na minha comida de.
Eu fui até o mês passado dia 29 setembro 2022
Bom dia Padre a sua benção 🙏 / conselhos excelente! Bom final de semana! Orações pelo Brasil 🇧🇷 Amém 🙏
Sua bênção padre obrigada pelas orientações
Bom dia
Infelizmente conheço ministra com falta de zeloe com idade avançada mas faz questão de focar e não deixa ninguém no ministério..
Sua benção Padre, muito obrigada. Muito esclarecedor. Somos ministros extraordinários da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, Padre Gleiciano - Rio de Janeiro.
Gosto muito das suas instruções Deus te abençoe Padre .
Deus o abençoe padre por suas formações!!!
Olá, bom dia!
A sua bênção Pe.José Carlos Pereira!
Seus vídeos, muito nos ajuda ,obrigada padre!
E catequista, precisa fazer está reflexão TB?
Boa noite Sr Padre José Carlos aqui na minha paróquia há 2 pessoa que sendo MESC,faltal à missa ,e não não vão a outra paróquia, uma já a ouvi dizer que vê pela Internet. Essa mesma pessoa também é leitora e do coro. Já fez a leitura e cantou o salmo de seguida.Eu acho que não está correto ,mas essa pesso acha se com direitos na paróquia. Tem a tarefa de coordenar os MESCE,mas nem faz escalas e na hora de subir ao altar é que está a chamar os ministros para subirem.E ai de quem a chame àatenção, amua e fica zangada.Eu acho que esta pessoa não deve ser MESCE.
Gosto muito de ouvir ver seus vídeos suas explicação, Deus o abençoe 🙌 sempre
Amém!❤
Padre se o ministro, pedi um tempo para cuidar do bebê, e depois, chega pega o Santíssimo pra levar pra adoração em um encontro de jovem , isso pode se ele estava afastado.
🙌🏽🇧🇷
❤
Muito esclarecedor!!!
Amém obrigada padre José Carlos paz e bem
Boa tarde padre sua benção 🙏
Um excelente final de semana para o Senhor padre.
Amém Deus te abencoi
Oi boa tarde!sua bença.
Tenho aprendido muito com seus vídeos
Boa tarde padre muito aconselhamento obrigada obrigada
Achei q era p sempre...são 2 anos de curso ...Caldas Novas -Go
Bom me esclareceu bastante
Edivaldo Meireles de Belemdo Pará. Fale-nos sobre o diaconato.
Já fiz vários vídeos sobre. Veja na playlist deste canal.
Bom dia padre,sua benção. O padre da minha paróquia m convidou uma vez pra eu ser ministra. Recusei, pq vejo coisas muito erradas e até falta d respeito na missa. Preciso m policiar e m conter, por isso recusei.😢
Boa Noite
Muito obrigada!🙏
Gratidão por suas orientações me ajudam muito no ministério.
Boa noite! Excelente explicação 👏👏👏👏👏👏
No meu modo de pensar temos que colocar em prática o que o mestre Jesus nosso pai nós ensinou em sua palavra a palavra de Deus é como um mar que vem para purificar nosso ser e o amor vence qualquer barreira e discriminação que vem para atrapalhar o povo de Deus e não devemos deixar isso acontecer na igreja católica apostólica romana.
Boa noite tudo joia.? Eu sou muito católico sou ministro afastado por que eu encontrei um companheira eu povo volta.a ser mese ?
@@edgarsilva4698 ,Boa noite Edgar que bom que VC é muito católico mais a sua pergunta eu deixo para o Padre José Carlos te responder ele sabe mais do que eu bom Domingo para VC e sua família.
Bom dia padre
🙏🙏🙏
Gostaria que o senhor falasse sobre o ritual do padre de lavar as mãos ministros também tem de lavar as mãos na hora que vai buscar a Ambula no sacrário?
Padre, eu sou merce há mais de 10 anos as pessoas da minha comunidade tem medo ser exercer essa função diz que é muita responsabilidade muito grande e não querem ser merce de fato tem que ter responsabilidade eles acham que tem ser muito santo eu falo que eu não sou santo, sou pecador também e sou merce.
Na semana próxima o padre me chamou e disse que estava falando de mim me disse que eu estava dispensadapor dois meses fiquei triste só me deixou para servir na hospital sou da pastoral hospital vou conversar com ele p não servir mais na matriz o que o padre acha?
Bom dia Padre, sua benção!
Tenho 41 anos, dos quais, 13 foram dedicados ao trabalho como MESCE. Hoje, vejo que é hora de dar um tempo. Gosto muito do meu serviço, porém devido a muitos fatores, acredito que preciso mesmo dar uma pausa. Será que Deus vai ficar "chateado" comigo? Rsrsr.
Na paróquia que frequento sou MESCES a 5 anos.
Mas tem alguns que são a mais de 30 anos e não querem de jeito nenhum deixar sua vaga para outro, complicado.😢
Tem uns que gostam é de ficar no altar pra se aparecer 😢
Na minha paróquia, tem ministro que tem 16 anos de ministério
Uma amiga deixou de ser mesce por agressão verbal, grosseria de um diácono. E até saiu da paróquia. 😞
Aqui na paróquia tem mesc's que estão atuando só pra tá no altar,sempre estão de mal humor .
Boa Tarde sr. Padre, obrigado pela informação e desde já peço que me abençoe e peço a Deus que o proteja. No caso de se sentir desmotivado e quer levar o assunto com discrição, há forma de o fazer sem que seja directamente com a paroquia? Obrigado.
Qual a duração do curso para MESCES?
Deficiência física (perna mecânica) também é aconselhável pedir afastamento?
Uma deficiência física não é motivo para deixar uma função, a não ser que cause incômodos como os que o padree mencionou no vídeo. Cabe à pessoa dizer se pode seguir servindo. Há paróquias onde algumas funções ficam distribuídas entre os ministros, ou limitadas. Pode ser que não consiga caminhar todos os dias para levar a comunhão, mas poderá servir só um dia, ou só num lugar. O que não deve ocorrer é que não visite doente algum.
Perna mecânica não é deficiência, é solução para uma deficiência, que é a falta da perna.
até hoje não entendo os critérios para uma missão tão séria! vejo igreja formandos muitos meses 26 30 ...meses, meu Deus cd história é os padres aceitam, enquanto pessoas sérias que levam uma vida de oração etc... são impedidas de fazem o curso.
Os meses precisam viver em oração também fora da igreja???
Sua benção padre uma dúvida, e quando os ministros prestam um mal exemplo, exemplo qua do vemos eles fora da igreja agindo como pessoas sem fé, é correto receber a eucaristia desses ministros que infelizmente fazem a obra de forma indigna, tocando no corpo sagrado de cristo de forma indigna o que devemoa fazer ??
Boa tarde Pe!
Na comunidade Paróquial onde participo tivemos a substituição do Pe... Após 6 meses ele dispensou o serviço de todos os mesces que atuavam e renovou com novos mesces... Porém, nós os dispensados,a pedido do Pe, continuamos servindo somente os doentes e não mais na Paroquia...
E os novos mesces só servem na Paróquia, sem visitar os doentes! Esta decisão do Pe Está correta??
Obrigado, Deus abençoe!
Todos servem na paróquia. O que você quis dizer é que servem no templo, ou nas missas da sede paroquial.
Visitar os doentes (da paróquia toda) que não podem ir à missa é função primordial dos ministros.
Nesse caso não fica claro por que o padre derivou os ministros para fora do templo (deve ser por que trabalham bem, ou por conhecerem melhor os doentes e o território paroquial). Não os dispensou, como você diz.
Não parece correto que os novos ministros não visitem doente algum mas pode ser porque o padre os está treinando, ou porque não tem coroinhas, ou por simples simpatia de preferências. Mas o pároco pode redirigir e reconduzir os servidores. Observe mais um ano.
Sou catequista em Pelotas RS.
Bom dia!
Reverendo Pe José Carlos, por favor, eu não sei se o Senhor já fez vídeo aqui no RUclips sobre Diácono Permanente. Eu gostaria de saber.
Grato pela atenção.
Atenciosamente Carlos Vido.
Sim, fiz vários. Veja na playlist os vídeos sobre diáconos.
OK
Muito obrigado ❤️
Padre José Carlos sua benção! Gostaria de saber se após a proclamação do Evangelho pode bater Palmas?
O Evangelho pode ser aclamado com cantos de louvor, jamais com palmas.
Onde moro, tem tudo isso ai que foi dito e mais um agravante, geralmente o convite para Mesces é feito pra quem já serve em várias outras frentes na paróquia, resultado: sobrecarrega de tal forma que em algumas situacoes tem que escolher em qual reuniao/formação/ participar. Tem que escolher ou participar de dois compromissos no dia para dar conta dos serviços (isso nao entra na minha mente) mas enfim, e outro agravante é que os Mesces acabam exercendo muitas outras funções por serem em maior quantidade e isso vai cansando a todos o que cai em alguns itens que tem ai, Outro ponto tem mesces com muitos anos de serviço,
E outro ponto, muitos mesces servindo em dias que as vezs so tem 15 pessoas numa celebração, seja da palavra ou eucarística, desnecessário nao minha visão. E outro ponto, aqui os Mesces sobem ao presbitério, depois estudando vimos que isso não está correto também, mesces precisa ficar no banco. mas vejo que cada pároco tem uma foma de entender as coisas,
ja fui de paróquia que o padre não deixava nem fazer leitura, para apoiar, pois ja estava no ministério de música. Ou seja, ja tinha o serviço. E isso é bacana, motivo: fazer bem feito o que é teu DOM fazer!
Estimado padre, se um MESCE estiver na frente de uma celebração da Palavra, o mesmo pode dar a comunhão a si mesmo (auto comunhão)?
Segundo a formação que fiz para ministra da palavra pode sim.
Redemptionis Sacramentum - Capítulo IV. Item 94:
"Não está permitido que os fiéis tomem a hóstia consagrada nem o cálice sagrado «por si mesmos, nem muito menos que se passem entre si de mão em mão».[181]Nesta matéria, Além disso, deve-se suprimir o abuso de que os esposos, na Missa nupcial, administrem-se de modo recíproco a sagrada Comunhão".
É bem confuso essa parte, mas o que o documento é claro
Celebração da palavra só devia existir numa região onde falta padre onde nao tem padre de jeito nenhum disponível, enfim né
Padre uma pessoa que foi casada, separou embora não tenha casado novamente ela pode ser Mesce?
Acredito que se estiver vivendo em Castidade, sem contrair outra união. Estando em estado de Graça, com propósito de Servir a DEUS e ao próximo com Zelo e Piedade, não vejo impedimento conforme o que aprendi. Só não pode fazer isso em uma segunda união sendo a primeira válida, pois assim como ensina JESUS, é situação de adultério, Pecado Grave.
O impedimento não está em se separar, mas em infringir a promessa do sacramento do matrimônio.