São urgentes as ações mitigadoras e adaptativas para o enfrentamento de eventos climáticos extremos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 окт 2024
  • O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) divulgou em 2021 o relatório "Climate Change 2021: The Physical Science Basis", alertando sobre o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos devido às mudanças climáticas.
    Entre esses eventos estão ondas de calor, chuvas intensas, secas, inundações, ciclones e eventos compostos, como calor extremo e seca simultânea. As emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem têm aumentado a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, especialmente relacionados aos extremos de temperatura. Pequenos aumentos na temperatura global podem causar grandes mudanças nos extremos climáticos regionais e globais, tornando esses eventos ainda mais frequentes e intensos.
    Desde 1950, a frequência e a intensidade dos extremos de calor aumentaram, enquanto os extremos de frio diminuíram globalmente. A influência humana, principalmente por meio dos gases de efeito estufa, é a principal causa dessas mudanças. A precipitação intensa aumentou na maioria das regiões terrestres, sendo as emissões de gases de efeito estufa a principal causa. As secas também aumentaram em algumas regiões devido à maior evapotranspiração provocada pelas mudanças climáticas. Com o contínuo aquecimento global, a frequência e a intensidade de eventos extremos, como ciclones e secas severas, podem aumentar. A probabilidade de eventos climáticos compostos, como ondas de calor e secas simultâneas, continua a crescer.
    O professor Newton La Scala Jr., da Unesp de Jaboticabal, pesquisa mudanças climáticas, ciência do solo e práticas agrícolas sustentáveis. Os seus estudos sobre o impacto das atividades agrícolas nas emissões de gases de efeito estufa apontam para formas de mitigação desses efeitos. O professor destacou que o IPCC desempenha um papel crucial na compreensão das mudanças climáticas globais.

Комментарии •