Tenho 19 anos, este vídeo foi arrepiante. Obrigado João Cotrim Figueiredo por lutar por nós, por tentar procurar o melhor futuro para o seu filho e também para a sua geração. Obrigado
Eu não tenho palavras, pois este discurso emocionou-me tanto que tive de esperar uns minutos para escrever o meu comentário. O meu comentário é não só dirigido ao deputado Cotrim Figueiredo mas também a toda a estrutura da Iniciativa Liberal. Quero agradecer por me terem dado esperança, por me terem mostrado que temos de lutar e não desistir por Portugal. Que apesar do nosso estado atual é sempre possível melhorar, mudar, evoluir e prosperar. Antes da Iniciativa Liberal, eu não me identificava com nenhum partido, não me importava também com eleições, porque pensava que o meu voto nada iria mudar e que este país seria sempre o país mais estagnado da Europa. Mas estava equivocado, acredito agora que todos podemos fazer a diferença, que juntos podemos mudar o país. Em busca de mais Liberdade, em busca de mais prosperidade. Pelos nossos filhos, netos e futuras gerações. Por um país tão livre como os mais livres da Europa, por um país tão próspero como os mais prósperos da Europa. Obrigado Iniciativa Liberal, obrigado deputado Cotrim Figueiredo, obrigado Portugal. E Viva o 25 de Abril! ❤⚘
Xavier da Costa, é bom que ganhes esperanças mas é através das eleições, que podemos libertar Portugal da classe política medíocre e corrupta. O País e os Portugueses merecem muito mais do que esta classe política, que há muitos anos servem-se do País e do povo. Esquecem-se que quando os elegemos, é para trabalharem pelo País e pelo povo. Foi bom surgirem novos partidos na Assembleia da República para trazerem novas ideias e alternativas ao que há muitos anos era mais do mesmo. Mudar Portugal está nas mãos dos eleitores.
@@j.m.azevedo1421 Mas isso vai de encontro com o que eu disse. Estas últimas foram as primeiras eleições em que pude votar e votei na Iniciativa Liberal precisamente pelo que referi.
A última vez em que permitimos o florescer livre de ideias lançámos o arado no mundo para a época dos descobrimentos. Lutemos agora, novamente, com "fé" e entusiasmo renovados! Força JCFigueiredo e obrigado!
E no caminho escravizamos tudo e todos que vimos,matamos milhões, enchemos os bolsos e não investimos em nada estando o país na miséria e um rei com palácios de ouro
O meu comentário nada tem de nacionalista ou colonialista (como o senhor parece querer sugerir).A ideia principal do meu comentário é que numa época renascentista os portugueses de então foram capazes de se exceder de tal forma que o impacto foi de ordem mundial. Isto aconteceu num contexto de grande liberalismo e renascimento de ideias, quer em Portugal quer na Europa.De resto, estarei disponível para debater o revisionismo histórico, que o mais longínquo quer o mais recente, preferencialmente com alguém que não tenha receio de se identificar para o fazer de uma forma intelectualmente e humanamente honesta ("força magicoslb"). De resto, repare que é mesmo necessária uma grande Liberdade de Pensamento para pegar num comentário focado na Liberdade Individual e tentar transforma-lo num comentário Colonialista, Esclavagista e Nacionalista - bem vindo aos liberais, seja com o objectivo que for!
Os Portugueses fogem a responsabilidade do Estado da Nação. O povo é o verddeiro responsavel! O povo nunca disse NÃO! Não e isto que queremos para o nosso país. Os politicos fazem o que o povo deixa fazer. O povo merece a liberdde que tem.Desde que un trocos para minis e tremoços e possa pedir dinheiro para carro e ferias,esta tudo bem. Escolas? Hospitais? Estradas sem buracos? sitios de lazer? Cultura? O fado é que istroi o vinho e que induca.
Onde é que está a coerência quando se diz que que o que lhe interessa é as liberdades das pessoas e não países? Não são os países que têm a responsabilidade de segurar as liberdades dos seus povos em primeiro lugar? Qual é afinal o problema desse libertário com os "países" ? Já me disseram em comentários que o partido dele não é pró EUE mas cai na mesma esparrela desses centralizadores de poder?
@@euali3580 Está claramente a confundir conceitos diferentes: Liberal e libertário, e Países com Estado. Não lhe vou explicar porque tenho outros afazeres prioritários. Google it.
@@hugodouro8172 Não é comunismo, é socialismo. Como é que se responde a isso? Exactamente como dizia o escritor da letra da música "Ain't I Right" socialismo ou comunismo chama-lhe o que quiseres há muito pouca diferença entre essas duas coisas. Parece que a diferença está na casa das unidades milimétrica. Diziam os nossos antigos que sem a independência de Portugal não há liberdade para o povo português e hoje em dia estamos tão à frente que já se diz "nasceste num país democrático e livre MAS o que realmente interessa não é a liberdade dos países mas sim das pessoas" talvez estejas apto a dar uma palestra acerca de conceitos abstractos dicionarizados ao próprio sr. "discurso coerente". Eu creio que foi apenas um pequeno deslize pontual porém quem apresenta a sua ideologia tem o dever da coerência mas apesar de tudo estamos a falar de uma carta que escreveu ao seu filho mais velho ao atingir a maior idade e que por iniciativa e autorização(o que mostra que apesar de ter muitos filhos ele não se comporta como um patriarca) a decidiu usar para fins políticos(porque não?)... não sei exactamente o que quis transmitir ao seu filho amado talvez queira que o filho, acima de tudo, seja um homem livre independentemente do país onde se encontre se bem que hoje em dia no âmbito das liberdades individuais a situação não esteja promissora...
Brilhante João! Um orgulho fazer parte da IL tendo alguém que a lidera com esta maneira de ser, pensar, expressar e inspirar. O 25 de Abril 1974 foi importante, mas mais importante é o 25 de Abril de 2020, 2025, 2030. ..
Grande discurso! Um discurso para qualquer português entenda e claro. Um discurso que vai ficar marcado para a história de certeza! Tem as minhas felicitações o Dr João Cotim figueiredo.
ÚNICO! A palavra mais adequada para descrever este discurso! Uma história real é sempre uma ótima opção para dar o exemplo, para criticar o incorreto, para corrigir o que não está correto. É este o rumo correto que o país tem de tomar! Sempre a subir IL!
Gostei do discurso..Só faltou bater um pouco mais nesta decrépita 3ª república. Tem sido uma agradável surpresa a Iniciativa Liberal, a continuar assim não terei dúvidas a quem vou dar o meu voto!
Gostei do desassombro e da coragem ao revelar a sua humanidade numa mensagem escrita íntima e afectuosa a um filho aniversariante. Recheada de verdades, contém conselhos, aponta caminhos, avisos também, mas sobretudo ESPERANÇA num mundo melhor para um filho amado e toda uma geração que não pode, não deve, repetir os erros das gerações que os precederam!!!! Na tribuna neste dia, não esteve o homem política mas sim o PAI despido da roupagem formal do debate. É esse que homenageio, homem e pai entre tantos neste País, preocupados com o futuro dos seus filhos... Que futuro e que legado???
Quando ouvi falar que isto é uma guerra, chorei a rir, pensei devem estar a gozar, plano Marshall, rime outra vez, deve de andar tudo louco, nunca fui á guerra para saber, mas sei com toda a minha firmeza, que guerra não tem nada a ver, nem o quadro de Picasso de Guernica lhe faz jus..... Depois vi o gesto das pessoas comuns a dar comida aos portugueses....e chorei..... Depois, ouvi por acaso, Grândola Vila Morena, e percebo que uma forma de guerra já se encontra, ou nunca desapareceu... Essa guerra é mais perigosa, é a que dá origem á guerra de armas, a alienação da alma.... não á valores, a palavra é violada, o cidadão não encontra em lado nenhum justiça.....apenas vejo ódio nos que querem mudança, e aqui no IL espero encontrar essa esperança...esse desejo....o único estadista que vi na minha vida foi o Dr Passos Coelho.... não o partido, o homem, espero encontrar no Dr Cotrim essas virtudes.....e até acho que mais.....
Os dislikes são de pessoas que acham que este discurso foi só para dar os parabéns ao filho de maneira mais pomposa ou de "capitães" de Abril que ainda hoje vivem à custa de vencimentos vitalícios.
@@rafaslb501 Já que a esquerda é tão apologista da igualdade, não deveriam vocês querer que após o 25 de Abril a esta malta recebesse um prémio e depois fosse trabalhar como a classe operária para descontar para a reforma como toda a gente faz? Além disso eu escrevi "capitães" porque quem ficou a mamar até hoje não foram os militares (verdadeiros capitães que nos deram a liberdade), foram os comunas que receberam o mérito da revolução e até aos dias de hoje a usam como um estandarte contra a direita. O 25 de Abril não é de direita nem de esquerda, é anti-totalitarismo... mas vocês não estão preparados para ter esta conversa.
@@tiagoalves4143 Primeiro o 25 de Abril é de todos o pcp reclama o mérito porque foi o pcp o único partido organizado a lutar contra o fascismo tendo sido os seus lideres e militantes presos ou mortos no Tarrafal, não saberes isto é não saberes história. Aliás o cds tem um anti-fascismo tão grande que depois da revolução recebeu nas suas fileiras muita da malta que se identificava ou que pertencia ao Estado Novo basta pesquisares uma pessoa chamada Adriano Moreira. Segundo a primeira parte da classe operária tens partidos como ao Pc que impuseram a regra de vencimento de Deputados limitando o vencimento de cada um ao vencimento que tinha na sua profissão corrente, exemplo se alguém era professor e recebia 800 euros na assembleia só pode receber 800 euros, por isso essa critica é infundada. Terceiro as conquistas depois de Abril como o salário mínimo, o direito a férias, e o ensino gratuito e universal foram todas conquistas da esquerda pesquisa lá como é que o cds votou essas propostas. Em relação aos militares concordo em parte mas tens que ter em conta que não foram todos que participaram na revolução tendo sido recompensados justamente aqueles que tiveram mais importância na revolução
@@rafaslb501 Não sei para quê tanta alusão ao CDS, isto é um vídeo da IL. Podes cascar no que o CDS fez à vontade, não é por ser da direita no espectro económico que me identifico com o que o partido fez ou apoiou.
Sou jovem, sou Socialista e sou consciente das palavras proferidas por este senhor! A critica e a diferença acresecentam, sempre que construtivas! Obrigado!
Todos os que não sejam do PS, do BE ou do PCP arriscam-se a serem apelidados de fascistas, num Portugal onde se coloca a Iniciativa Liberal mais à direita do que o PSD.
@@joaomendes7111 podem apelidar de direitas ou de esquerdas , MAS o IL e um partido liberal centro , Como todos os partidos liberais no mundo ! Esquerdas e direitas Sao contra as liberdades individuais dos cidadaos
Grande discurso JCF! Parabéns! É vergonhoso que do lado esquerdo do hemiciclo não exista uma única pessoa a bater palmas a este discurso! Que belos democratas!
J.C.Figueiredo, gostei do seu discurso, segui-lo-ei de futuro. Você foi claro, um discurso bem elaborado, conseguiu de uma forma suave e inteligente criticar o estado em que se encontra a Nação, a Nação que em breve entregaremos aos portugueses que virão depois de nós. Esperemos que os políticos do amanhã próximo sejam melhores do que os de hoje, deste compadrio socialista/esquerdista... gente velha, caquética de idade e ultrapassada de ideias. Não estou prometendo o meu voto futuro, isso dependerá unicamente de si.
A Nova Era de Aquário está a entrar em força e as mudanças estão a ser radicais, por isso preparem-se e adaptem-se, senão serão engolidos. Tudo tem um fim e um começo. Tudo é transformação. A Era de Aquário constitui um novo plano de desenvolvimento na história do homem. Uma total mudança de nível psíquico. A criatividade em toda a sua potencialidade, força e vigor, transcendendo completamente a realidade atual.
Discurso realista que representa o sentimento da geração que nasceu logo a seguir ao 25 de Abril de 74. Já chega já tivemos 40 anos de Socialista, NÃO RESULTOU. Somos cada vez mais os últimos da Europa, os nossos principais empregadores são as câmaras e os serviços publicos. Vemos o interior e é uma tristeza não há economia...
Para mim PSD é socialista (tirando o governo do Passos) e o CDS sempre foi um partido com medo de ser liberal e ser apelidado fascista. Já percebi pelo nickname que vê a política como o futebol.
@@tiagocarvalho5740 ah o PSD é socialista... O Cavaco, o Santana, o Durão, o Marcelo todos aqueles gajos que fuderam uma beca o país passaram a ser socialistas E o CDS não tem medo de nada, o CDS sempre foi e sempre será o partido mais de direita e reaccionário que anda por aqui
Se houvesse gente elevada no parlamento, todas as bancadas ovacionavam este discurso, com partidarismos à parte. O melhor de sempre. Um Homem muito elevado, entre demasiada escumalha, infelizmente a podridão vai conseguir afasta-lo.
Sinto exatamente o mesmo, mas ao contrário. Se tiver de ser votarei no Ventura estrategicamente. De qualquer das formas estaremos bem servidos com ambos.
@@josebentodecarvalho5362 É isso mesmo, ACREDITAR nesta nova geração de politicos, votar neles e afugentar os mesmos do costume/ sem dúvida que foi uma excelente e emocionante intervenção/.
69lol69 Então não crês que a Iniciativa Liberal, com o Cotrim de Figueiredo e sua equipa, com a sua organização e dirigentes, é capaz de transformar Portugal no país que desejamos?
Simpatizo mais com o CHEGA por ser mais directo nas palavras, mas a Iniciativa Liberal será a minha segunda escolha por de certa forma dizer o que o CHEGA diz mas de forma subtil e inteligente. Foi um bom discurso o do Joao, e como se diz "para bom entendedor, meia palavra basta".
Espero q todos aqueles q bateram palmas, interiorizem q esta carta tb lhes era dirigida. Temo porém q sejam idiotas demais para interpretarem o q foi escrito e dito. Parabéns Miguel, Parabéns JCF, Parabéns IL!!!👏👏👏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹❤️❤️
Identifico me mais com as ideias do Dr André Ventura...mas penso que estes 2 partidos coligados seriam um força fantástica para o país voltar a ser economicamente livre e respeitado..acho que o Dr Figueiredo dava um excelente ministro das finanças
A Liberdade não acaba onde a dos outros começa, a Liberdade é uma condição em permanência no tempo e espaço. Deve haver equidade de oportunidades e não igualdade. Em Portugal é óptimo o Estado Mínimo para 5% da população ter qualidade e 95% não ter nada.
Podem discutir esquerda direita, ou centro, a verdade é que Portugal cresceu muito pouco. Vergonhosamente pouco. Que futuro deixamos nós aos nossos filhos? Que caminho indicamos aos nossos filhos? Que exemplo somos nós para os nossos filhos? Estamos mais perto, economicamente e politicamente, da Venezuela ou Grécia do que da Holanda ou Suécia. Esta é a liberdade que estamos a preparar para os nossos filhos com a esquerda que se germina na nossa democracia. Chamamos 3 vezes o FMI desde 74. Vamos continuar a dar chances aqueles que se têm idolatrado com o poucochinho que têm feito? Quando os deixam os portugueses fazem coisas maravilhosas.
Sérgio Mesquita Há muita gente em Portugal que ainda não entendeu que o PS, ou seja, o regime socialista não levará Portugal a lado nenhum. Acreditam na propaganda do PS que diz ter conseguido fazer Portugal crescer, mas a realidade é que não foi mais do que o seguir da tendência dos restantes países da Europa. Aos que continuam a acreditar no PS, oiçam menos a sua propaganda e mais os factos, que esses não mentem.
@@rafaslb501 teorias estúpidas????? Meu caro, não são teorias, são factos. O PSD tem tido muito melhores líderes do que o PS. Não têm é a propaganda xuxalista. Contudo o ponto aqui está em que os partidos do regime estão mais próximos de uma Venezuela do que uma Holanda. Facto. É esse fardo que queres deixar aos teus filhos? Até Salazar governou melhor que estes xuxalistas, historicamente falando. Sócrates é a maior vergonha que um país pode ter. Já para não falar das idiologias miseráveis do PCP E BE.
@@sergiomesquita5150 Acabaste de dizer que Salazar foi melhor estadista do que malta eleita Democraticamente está explicado o eleitorado deste partido apêndice do cds
@@rafaslb501 parece que és um bom exemplo do que tem sido Portugal xuxalista nos últimos 40 anos, a deturpação da verdade factual. Democráticamente, Portugal é um país pedincheiro da Europa. Facto: Salazar nunca chamou o FMI. Deixou os cofres cheios. Portugal precisa de mentes políticas do qual as suas gentes se orgulhem e não políticos que envergonhe as suas gentes.
João Aconselho-te a pesquisares bem sobre o André Ventura e sobre o Cotrim de Figueiredo. Aconselho-te a pesquisares bem sobre o “Chega!” e sobre a Iniciativa Liberal.
@@joaomendes7111 as que visam sustentar um sistema bancário fraudulento, através duma culpabilização atroz dos elos mais frágeis da economia. Como sendo, uma legislação laboral torpe, destinada a favorecer o empregador e a legimitar padrões de comportamento fascizantes. Um desinvestimento nos serviços públicos com fortes motivações ideológicas, para compensar o dinheiro desviado para parcerias com as grandes corporações privadas. Um padrão de consumo belicista e auto-destrutivo. Para enumerar as primeiras que me vêm à cabeça.
Marta Moreira Pensei que fosses criticar de alguma forma as medidas de política tomadas pelo PSD e PSD/CDS, mas surpreendeste-me. Não só não és uma seguidora do PS, como não deverás sequer conseguir entrar no BE. O mais certo é seres uma atroz fã ou militante do PCP. E não faz sentido discutir com alguém que enaltece figuras históricas como o Lenine, com alguém que apoia regimes totalitários.
@@rafaslb501 qualquer dia vais ser ultrapassado pelos paízes da ex URSS sabes porque ?? Porque optaram por leis liberais fartos dr socialismo estavam eles , mas tu preocupado em escrever bem e de certeza com futbois está mais que explicado porque temos o Pais que temos ......
E se todos os casais tivessem 4 filhos? A população duplicava a cada geração, pois 2 pessoas geram 4 pessoas. E recursos para sustentar o dobro da população numa Terra finita? Será que não conhecia o planeamento familiar? O liberalismo não é possível com uma população crescente num planeta com recursos finitos. A prosperidade para todos não é possível com 8 mil milhões de pessoas para alimentar.
Qual a alternativa? Deixamos de ter filhos por decreto ou ordem executiva como a China, que já começam a reverter essa política por tão suicída que é (menos jovens, mais os velhos têm de continuar a trabalhar após os 70 anos) ? Para todos os efeitos, nos últimos 40 anos a população cresceu e a fome e a miséria diminuíram no mundo inteiro (ainda há muito para fazer, claro). Fruto da globalização, da economia de mercado e de acordos comerciais justos (embora os actuais acordos com a China sejam tudo menos justos, mas isso são outros 500).
Ridículo... Este discurso não combina com o que depois fez ao sair do parlamento que foi lamentável,...um gajo sem valores..alias o valores dos liberais é o oportunismo do dinheiro....
@@joaomendes7111 No discurso ou declarações à saida? Disse que o 25 de abril e a sua memoria dos acontecimentos não deve ser celebrada. NO fundo há um preconceito da direita com a data e com o valores do 25 de abril....igualmente a esquerda tambem têm com a historia dos países do leste. Este discurso para o filho é patético e os liberais em termos ideologicos são tudo contra os ideias do 25 de abril, foi coerente no final ao dizer que não é para ser lembrado.
@@floydfloyd6062 o IL tanto defende o 25 de Abril como defende o 25 de Novembro. Sobre as celebrações do 25 de Abril este ano na Assembleia, a IL não foi a favor do tipo de celebração, tendo apresentado uma proposta com menos pessoas na Assembleia, só isso. Olhe, até o Vasco Lourenço ou o João Soares não defenderam o tipo de evento forçado pelo Presidente da AR. Relativamente aos liberais serem contra os ideais do 25 de Abril, pode esclarecer em que sentido?
@@xXx_Gil_xXx O IL não defedende nada o 25 de abril , defende o 25 novembro que é a abertura do capitalismo obivamente. Defende o 25 de abril na permissa da abertura da democracia para o capitalismo de uma democracia representativa e de economia de mercado, mercado esse que para eles deverá ser mais liberal e menos social que irei sempre ser contra. O Vasco Lourenço e o João SOares não sei o que pensam, o 1º já tinha recusado ir no tempo do Passos COelho depois da Presidente da AR ter atacado os capitês de abril e o outro é um parco que não vou comentar mutio sobre ele. Relativamente aos liberais serem contra o 25 de abril como disse atrás, são obivamente contra os valores do 25 de abril, contra o socialismo, contra a social democracia, os valores do 25 de abril são esses. O liberais são a favor da ausencia do estado e ser tudo privado de uma maneira mais lata, sem SNS , sem educação publica etc...os valores do 25 de abril são outros.
Tenho 19 anos, este vídeo foi arrepiante. Obrigado João Cotrim Figueiredo por lutar por nós, por tentar procurar o melhor futuro para o seu filho e também para a sua geração. Obrigado
Eu não tenho palavras, pois este discurso emocionou-me tanto que tive de esperar uns minutos para escrever o meu comentário.
O meu comentário é não só dirigido ao deputado Cotrim Figueiredo mas também a toda a estrutura da Iniciativa Liberal.
Quero agradecer por me terem dado esperança, por me terem mostrado que temos de lutar e não desistir por Portugal. Que apesar do nosso estado atual é sempre possível melhorar, mudar, evoluir e prosperar. Antes da Iniciativa Liberal, eu não me identificava com nenhum partido, não me importava também com eleições, porque pensava que o meu voto nada iria mudar e que este país seria sempre o país mais estagnado da Europa.
Mas estava equivocado, acredito agora que todos podemos fazer a diferença, que juntos podemos mudar o país. Em busca de mais Liberdade, em busca de mais prosperidade. Pelos nossos filhos, netos e futuras gerações. Por um país tão livre como os mais livres da Europa, por um país tão próspero como os mais prósperos da Europa.
Obrigado Iniciativa Liberal, obrigado deputado Cotrim Figueiredo, obrigado Portugal. E Viva o 25 de Abril! ❤⚘
Xavier da Costa, é bom que ganhes esperanças mas é através das eleições, que podemos libertar Portugal da classe política medíocre e corrupta. O País e os Portugueses merecem muito mais do que esta classe política, que há muitos anos servem-se do País e do povo. Esquecem-se que quando os elegemos, é para trabalharem pelo País e pelo povo. Foi bom surgirem novos partidos na Assembleia da República para trazerem novas ideias e alternativas ao que há muitos anos era mais do mesmo. Mudar Portugal está nas mãos dos eleitores.
@@j.m.azevedo1421 Mas isso vai de encontro com o que eu disse. Estas últimas foram as primeiras eleições em que pude votar e votei na Iniciativa Liberal precisamente pelo que referi.
@@themodernviriato9383 👍
Faço minhas as suas palavras ❤️
Ah grande João Cotrim, és absolutamente brilhante! Tens o meu voto desde que destruis-te o RAP no seu programa Xuxa. (Que só diz mal do Ventura).
Emocionada e com alguma esperança para este nosso Portugal e para as novas gerações!
A última vez em que permitimos o florescer livre de ideias lançámos o arado no mundo para a época dos descobrimentos.
Lutemos agora, novamente, com "fé" e entusiasmo renovados!
Força JCFigueiredo e obrigado!
E no caminho escravizamos tudo e todos que vimos,matamos milhões, enchemos os bolsos e não investimos em nada estando o país na miséria e um rei com palácios de ouro
O meu comentário nada tem de nacionalista ou colonialista (como o senhor parece querer sugerir).A ideia principal do meu comentário é que numa época renascentista os portugueses de então foram capazes de se exceder de tal forma que o impacto foi de ordem mundial. Isto aconteceu num contexto de grande liberalismo e renascimento de ideias, quer em Portugal quer na Europa.De resto, estarei disponível para debater o revisionismo histórico, que o mais longínquo quer o mais recente, preferencialmente com alguém que não tenha receio de se identificar para o fazer de uma forma intelectualmente e humanamente honesta ("força magicoslb"). De resto, repare que é mesmo necessária uma grande Liberdade de Pensamento para pegar num comentário focado na Liberdade Individual e tentar transforma-lo num comentário Colonialista, Esclavagista e Nacionalista - bem vindo aos liberais, seja com o objectivo que for!
Os Portugueses fogem a responsabilidade do Estado da Nação. O povo é o verddeiro responsavel! O povo nunca disse NÃO! Não e isto que queremos para o nosso país. Os politicos fazem o que o povo deixa fazer. O povo merece a liberdde que tem.Desde que un trocos para minis e tremoços e possa pedir dinheiro para carro e ferias,esta tudo bem. Escolas? Hospitais? Estradas sem buracos? sitios de lazer? Cultura? O fado é que istroi o vinho e que induca.
Como Pai, como Filho, como Cidadão... fiquei sem palavras.
De longe o discurso mais coerente de entre os demais! Presidente da República incluído...
Onde é que está a coerência quando se diz que que o que lhe interessa é as liberdades das pessoas e não países? Não são os países que têm a responsabilidade de segurar as liberdades dos seus povos em primeiro lugar? Qual é afinal o problema desse libertário com os "países" ? Já me disseram em comentários que o partido dele não é pró EUE mas cai na mesma esparrela desses centralizadores de poder?
Coerente em termos de merda
@@vouga2802 Compreendo a sua frustração e desânimo pelo mais que provável cancelamento da festa do avante. Temos que saber manter a calma.
@@euali3580 Está claramente a confundir conceitos diferentes: Liberal e libertário, e Países com Estado. Não lhe vou explicar porque tenho outros afazeres prioritários. Google it.
@@hugodouro8172 Não é comunismo, é socialismo. Como é que se responde a isso? Exactamente como dizia o escritor da letra da música "Ain't I Right" socialismo ou comunismo chama-lhe o que quiseres há muito pouca diferença entre essas duas coisas. Parece que a diferença está na casa das unidades milimétrica. Diziam os nossos antigos que sem a independência de Portugal não há liberdade para o povo português e hoje em dia estamos tão à frente que já se diz "nasceste num país democrático e livre MAS o que realmente interessa não é a liberdade dos países mas sim das pessoas" talvez estejas apto a dar uma palestra acerca de conceitos abstractos dicionarizados ao próprio sr. "discurso coerente". Eu creio que foi apenas um pequeno deslize pontual porém quem apresenta a sua ideologia tem o dever da coerência mas apesar de tudo estamos a falar de uma carta que escreveu ao seu filho mais velho ao atingir a maior idade e que por iniciativa e autorização(o que mostra que apesar de ter muitos filhos ele não se comporta como um patriarca) a decidiu usar para fins políticos(porque não?)... não sei exactamente o que quis transmitir ao seu filho amado talvez queira que o filho, acima de tudo, seja um homem livre independentemente do país onde se encontre se bem que hoje em dia no âmbito das liberdades individuais a situação não esteja promissora...
Brilhante João! Um orgulho fazer parte da IL tendo alguém que a lidera com esta maneira de ser, pensar, expressar e inspirar. O 25 de Abril 1974 foi importante, mas mais importante é o 25 de Abril de 2020, 2025, 2030. ..
Honestamente...estas palavras fizeram me chorar de emoção! Grande cotrim!!
Viva o 25 de Novembro!
Brilhante! 👏👏👏
A liberdade não pode ser só de expressão, tem que ser muito mais do que isso!
Ancap?
Até me veio as lágrimas aos olhos!
Grande discurso! Um discurso para qualquer português entenda e claro. Um discurso que vai ficar marcado para a história de certeza! Tem as minhas felicitações o Dr João Cotim figueiredo.
ÚNICO! A palavra mais adequada para descrever este discurso! Uma história real é sempre uma ótima opção para dar o exemplo, para criticar o incorreto, para corrigir o que não está correto. É este o rumo correto que o país tem de tomar! Sempre a subir IL!
Gostei do discurso..Só faltou bater um pouco mais nesta decrépita 3ª república.
Tem sido uma agradável surpresa a Iniciativa Liberal, a continuar assim não terei dúvidas a quem vou dar o meu voto!
Gostei do desassombro e da coragem ao revelar a sua humanidade numa mensagem escrita íntima e afectuosa a um filho aniversariante. Recheada de verdades, contém conselhos, aponta caminhos, avisos também, mas sobretudo ESPERANÇA num mundo melhor para um filho amado e toda uma geração que não pode, não deve, repetir os erros das gerações que os precederam!!!! Na tribuna neste dia, não esteve o homem política mas sim o PAI despido da roupagem formal do debate. É esse que homenageio, homem e pai entre tantos neste País, preocupados com o futuro dos seus filhos... Que futuro e que legado???
Grande discurso! Eu acredito que é possível mudar o nosso país!
Verdade, classe e sentido de estado sem ser enfadonho.
Quando ouvi falar que isto é uma guerra, chorei a rir, pensei devem estar a gozar, plano Marshall, rime outra vez, deve de andar tudo louco, nunca fui á guerra para saber, mas sei com toda a minha firmeza, que guerra não tem nada a ver, nem o quadro de Picasso de Guernica lhe faz jus.....
Depois vi o gesto das pessoas comuns a dar comida aos portugueses....e chorei.....
Depois, ouvi por acaso, Grândola Vila Morena, e percebo que uma forma de guerra já se encontra, ou nunca desapareceu... Essa guerra é mais perigosa, é a que dá origem á guerra de armas, a alienação da alma.... não á valores, a palavra é violada, o cidadão não encontra em lado nenhum justiça.....apenas vejo ódio nos que querem mudança, e aqui no IL espero encontrar essa esperança...esse desejo....o único estadista que vi na minha vida foi o Dr Passos Coelho.... não o partido, o homem, espero encontrar no Dr Cotrim essas virtudes.....e até acho que mais.....
Os dislikes são de pessoas que acham que este discurso foi só para dar os parabéns ao filho de maneira mais pomposa ou de "capitães" de Abril que ainda hoje vivem à custa de vencimentos vitalícios.
...e quem assim pensa , nao percebeu um crl ( sou do norte ) do que ele disse 🍻
E este otário de direita não acha que devemos dar um vencimento vitalício a quem nos deu a liberdade
@@rafaslb501 Já que a esquerda é tão apologista da igualdade, não deveriam vocês querer que após o 25 de Abril a esta malta recebesse um prémio e depois fosse trabalhar como a classe operária para descontar para a reforma como toda a gente faz? Além disso eu escrevi "capitães" porque quem ficou a mamar até hoje não foram os militares (verdadeiros capitães que nos deram a liberdade), foram os comunas que receberam o mérito da revolução e até aos dias de hoje a usam como um estandarte contra a direita. O 25 de Abril não é de direita nem de esquerda, é anti-totalitarismo... mas vocês não estão preparados para ter esta conversa.
@@tiagoalves4143 Primeiro o 25 de Abril é de todos o pcp reclama o mérito porque foi o pcp o único partido organizado a lutar contra o fascismo tendo sido os seus lideres e militantes presos ou mortos no Tarrafal, não saberes isto é não saberes história.
Aliás o cds tem um anti-fascismo tão grande que depois da revolução recebeu nas suas fileiras muita da malta que se identificava ou que pertencia ao Estado Novo basta pesquisares uma pessoa chamada Adriano Moreira.
Segundo a primeira parte da classe operária tens partidos como ao Pc que impuseram a regra de vencimento de Deputados limitando o vencimento de cada um ao vencimento que tinha na sua profissão corrente, exemplo se alguém era professor e recebia 800 euros na assembleia só pode receber 800 euros, por isso essa critica é infundada.
Terceiro as conquistas depois de Abril como o salário mínimo, o direito a férias, e o ensino gratuito e universal foram todas conquistas da esquerda pesquisa lá como é que o cds votou essas propostas.
Em relação aos militares concordo em parte mas tens que ter em conta que não foram todos que participaram na revolução tendo sido recompensados justamente aqueles que tiveram mais importância na revolução
@@rafaslb501 Não sei para quê tanta alusão ao CDS, isto é um vídeo da IL. Podes cascar no que o CDS fez à vontade, não é por ser da direita no espectro económico que me identifico com o que o partido fez ou apoiou.
Muitos parabéns, excelente registo.
IL, e João Figueiredo 👏🙏👌💪☘️🇵🇹
Impactante. Mesmo mto bom. Parabéns!
Pois é... Verdade e dá muito que pensar. É preciso mesmo mudar, foram 40 anos deitados ao lixo mas não precisamos de outros 40 assim, é preciso mudar.
Nao foram so 40 foram 80 contando com papi Salazar
Brilhante
Valeu a pena o meu voto👏👏👏
Que orgulho enorme em ser liberal. Não podia pedir melhor representante.
Sou jovem, sou Socialista e sou consciente das palavras proferidas por este senhor! A critica e a diferença acresecentam, sempre que construtivas! Obrigado!
Classe! 👌
Muito bem 👏!!
Cuidado João Cotrim, por não ter cravo ao peito, podem-lhe chamar de fascista.
Se o fizerem, quer dizer que não conseguiram contra-argumentar o discurso dele
@@miguelbarreira5005 VERDADE!!/discurso emocionante/FANTÁSTICO
Todos os que não sejam do PS, do BE ou do PCP arriscam-se a serem apelidados de fascistas, num Portugal onde se coloca a Iniciativa Liberal mais à direita do que o PSD.
@@joaomendes7111 podem apelidar de direitas ou de esquerdas , MAS o IL e um partido liberal centro , Como todos os partidos liberais no mundo ! Esquerdas e direitas Sao contra as liberdades individuais dos cidadaos
Parabéns, Excelete !!!!
Grande discurso JCF! Parabéns!
É vergonhoso que do lado esquerdo do hemiciclo não exista uma única pessoa a bater palmas a este discurso! Que belos democratas!
Absolutamente fantastico
J.C.Figueiredo, gostei do seu discurso, segui-lo-ei de futuro. Você foi claro, um discurso bem elaborado, conseguiu de uma forma suave e inteligente criticar o estado em que se encontra a Nação, a Nação que em breve entregaremos aos portugueses que virão depois de nós. Esperemos que os políticos do amanhã próximo sejam melhores do que os de hoje, deste compadrio socialista/esquerdista... gente velha, caquética de idade e ultrapassada de ideias. Não estou prometendo o meu voto futuro, isso dependerá unicamente de si.
Têm o meu voto.
O melhor discurso que ouvi até agora. Viva a liberdade viva Portugal
A Nova Era de Aquário está a entrar em força e as mudanças estão a ser radicais, por isso preparem-se e adaptem-se, senão serão engolidos. Tudo tem um fim e um começo. Tudo é transformação. A Era de Aquário constitui um novo plano de desenvolvimento na história do homem. Uma total mudança de nível psíquico. A criatividade em toda a sua potencialidade, força e vigor, transcendendo completamente a realidade atual.
Uma lufada de ar fresco que tanta falta faz ... obrigado.
UM GRANDE DISCURSO
POR FAVOR, aumentem um pouco mais o volume destes videos.
Tens muito obrigado
BRILHANTE.
Discurso realista que representa o sentimento da geração que nasceu logo a seguir ao 25 de Abril de 74. Já chega já tivemos 40 anos de Socialista, NÃO RESULTOU. Somos cada vez mais os últimos da Europa, os nossos principais empregadores são as câmaras e os serviços publicos. Vemos o interior e é uma tristeza não há economia...
Os governos psd e cds não entram nesses 40 anos?
É bom saber que quem vota nestes gajos sabe a história da Ar
Para mim PSD é socialista (tirando o governo do Passos) e o CDS sempre foi um partido com medo de ser liberal e ser apelidado fascista. Já percebi pelo nickname que vê a política como o futebol.
@@tiagocarvalho5740 ah o PSD é socialista...
O Cavaco, o Santana, o Durão, o Marcelo todos aqueles gajos que fuderam uma beca o país passaram a ser socialistas
E o CDS não tem medo de nada, o CDS sempre foi e sempre será o partido mais de direita e reaccionário que anda por aqui
Muito bom
Um discurso que se aplica ainda mais hoje, nos dias em que as nossas ruas poderão transformar-se em ruas de um estado policial
Se houvesse gente elevada no parlamento, todas as bancadas ovacionavam este discurso, com partidarismos à parte. O melhor de sempre. Um Homem muito elevado, entre demasiada escumalha, infelizmente a podridão vai conseguir afasta-lo.
Gosto mais do Andre Ventura mas tenho pena de também não poder votar no iniciativa liberal, muito bom!
Sinto exatamente o mesmo, mas ao contrário. Se tiver de ser votarei no Ventura estrategicamente. De qualquer das formas estaremos bem servidos com ambos.
@@josebentodecarvalho5362 É isso mesmo, ACREDITAR nesta nova geração de politicos, votar neles e afugentar os mesmos do costume/ sem dúvida que foi uma excelente e emocionante intervenção/.
Se estás indeciso entre o André Ventura e o Cotrim de Figueiredo, então não entendeste a diferença substancial entre o Chega! e a Iniciativa Liberal.
@@joaomendes7111 Primeiro precisamos limpar isto, depois logo se vê
69lol69 Então não crês que a Iniciativa Liberal, com o Cotrim de Figueiredo e sua equipa, com a sua organização e dirigentes, é capaz de transformar Portugal no país que desejamos?
Simpatizo mais com o CHEGA por ser mais directo nas palavras, mas a Iniciativa Liberal será a minha segunda escolha por de certa forma dizer o que o CHEGA diz mas de forma subtil e inteligente.
Foi um bom discurso o do Joao, e como se diz "para bom entendedor, meia palavra basta".
PiniponSelvagem Colocar a Iniciativa Liberal no mesmo saco que o AV é não entender que são duas coisas muito diferentes.
E quase Como escolher entre os cumunas e os dinausauros conservadores cristaos do CDS ! Nao tem Nada haver ...
@@joaomendes7111 não são assim tao diferentes como querem fazer .
Espero q todos aqueles q bateram palmas, interiorizem q esta carta tb lhes era dirigida. Temo porém q sejam idiotas demais para interpretarem o q foi escrito e dito. Parabéns Miguel, Parabéns JCF, Parabéns IL!!!👏👏👏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹❤️❤️
👌
Identifico me mais com as ideias do Dr André Ventura...mas penso que estes 2 partidos coligados seriam um força fantástica para o país voltar a ser economicamente livre e respeitado..acho que o Dr Figueiredo dava um excelente ministro das finanças
Quer comparar a Iniciativa Liberal com o oportunista do AV?
Sem dúvida alguma!!!
O livre e um partido liberal coligado ??? Pa rir nao ?
Até parte dos deputados aplaudiram
Luis Laranja foram os q não perceberam q as palavras daquela carta eram tb dirigidas a eles...🙈🙈🇵🇹🇵🇹🇵🇹❤️
A Liberdade não acaba onde a dos outros começa, a Liberdade é uma condição em permanência no tempo e espaço. Deve haver equidade de oportunidades e não igualdade. Em Portugal é óptimo o Estado Mínimo para 5% da população ter qualidade e 95% não ter nada.
Para quando as comemorações do 25 de Novembro?
observador.pt/2019/11/21/iniciativa-liberal-volta-a-celebrar-o-25-de-novembro-com-festa-da-liberdade/
Ou em 11 de Março ou 28 de Setembro
Bonitas e verdadeiras, palavras. Pena que as verdadeiras e bonitas palavras, caiam sempre nas mesmas orelhas moucas.
Que baixinhos exemplos para todos nós, sim senhor.... 🤡çinhos
Podem discutir esquerda direita, ou centro, a verdade é que Portugal cresceu muito pouco. Vergonhosamente pouco. Que futuro deixamos nós aos nossos filhos? Que caminho indicamos aos nossos filhos? Que exemplo somos nós para os nossos filhos? Estamos mais perto, economicamente e politicamente, da Venezuela ou Grécia do que da Holanda ou Suécia. Esta é a liberdade que estamos a preparar para os nossos filhos com a esquerda que se germina na nossa democracia. Chamamos 3 vezes o FMI desde 74. Vamos continuar a dar chances aqueles que se têm idolatrado com o poucochinho que têm feito? Quando os deixam os portugueses fazem coisas maravilhosas.
Sérgio Mesquita Há muita gente em Portugal que ainda não entendeu que o PS, ou seja, o regime socialista não levará Portugal a lado nenhum. Acreditam na propaganda do PS que diz ter conseguido fazer Portugal crescer, mas a realidade é que não foi mais do que o seguir da tendência dos restantes países da Europa.
Aos que continuam a acreditar no PS, oiçam menos a sua propaganda e mais os factos, que esses não mentem.
@@joaomendes7111 E conta lá quantas vezes o Psd governou?
Um regime socialista com eleições livres e vocês continuam com essas teorias estupidas
@@rafaslb501 teorias estúpidas????? Meu caro, não são teorias, são factos. O PSD tem tido muito melhores líderes do que o PS. Não têm é a propaganda xuxalista. Contudo o ponto aqui está em que os partidos do regime estão mais próximos de uma Venezuela do que uma Holanda. Facto. É esse fardo que queres deixar aos teus filhos? Até Salazar governou melhor que estes xuxalistas, historicamente falando. Sócrates é a maior vergonha que um país pode ter. Já para não falar das idiologias miseráveis do PCP E BE.
@@sergiomesquita5150 Acabaste de dizer que Salazar foi melhor estadista do que malta eleita Democraticamente está explicado o eleitorado deste partido apêndice do cds
@@rafaslb501 parece que és um bom exemplo do que tem sido Portugal xuxalista nos últimos 40 anos, a deturpação da verdade factual. Democráticamente, Portugal é um país pedincheiro da Europa. Facto: Salazar nunca chamou o FMI. Deixou os cofres cheios. Portugal precisa de mentes políticas do qual as suas gentes se orgulhem e não políticos que envergonhe as suas gentes.
Dei
Entrar com os trunfos todos. Nada mau ;)
Chega! IL que se juntem ao chega
Isso é uma piada, não é? Informa-te sobre a Iniciativa Liberal e decide se queres apoiá-los ou apoiar o oportunista do André Ventura...
@@joaomendes7111 não a IL nunca vai ser governo
João Só se as pessoas seguirem mais o oportunismo do André Ventura em detrimento da Iniciativa Liberal...
@@joaomendes7111 é tudo oportunismo é sempre o mesmo argumento é tão oportunista como o Cotrim Figueiredo, e o cromo do Pan e dos verdes
João Aconselho-te a pesquisares bem sobre o André Ventura e sobre o Cotrim de Figueiredo. Aconselho-te a pesquisares bem sobre o “Chega!” e sobre a Iniciativa Liberal.
Já não sou um homem livre 😡
ANGOLA É NOSSA!
Faltou dizer que a descrição da realidade se deve...a políticas neoliberais, de um capitalismo completamente fora de controlo. Confrangedor.
Qual é o “capitalismo completamente fora de controlo” a que te referes que levou Portugal a esta realidade?
@@joaomendes7111 conheces vários ?
Marta Moreira Vou reformular a questão. Quais foram as tais “políticas neoliberais” a que te referes?
@@joaomendes7111 as que visam sustentar um sistema bancário fraudulento, através duma culpabilização atroz dos elos mais frágeis da economia. Como sendo, uma legislação laboral torpe, destinada a favorecer o empregador e a legimitar padrões de comportamento fascizantes. Um desinvestimento nos serviços públicos com fortes motivações ideológicas, para compensar o dinheiro desviado para parcerias com as grandes corporações privadas. Um padrão de consumo belicista e auto-destrutivo. Para enumerar as primeiras que me vêm à cabeça.
Marta Moreira Pensei que fosses criticar de alguma forma as medidas de política tomadas pelo PSD e PSD/CDS, mas surpreendeste-me. Não só não és uma seguidora do PS, como não deverás sequer conseguir entrar no BE. O mais certo é seres uma atroz fã ou militante do PCP. E não faz sentido discutir com alguém que enaltece figuras históricas como o Lenine, com alguém que apoia regimes totalitários.
Que grande joão não podia ler isto para o seu filho teve que ir para a Ar para tentar ganhar uns votos
Mais um populista que anda para ali
A minha venia a tua inteligençia ... isso continua....
@@portuguesnavegante5686 vénia*, inteligência*
Malta de direita se são bons em contas porque é que não são em letras?
@@rafaslb501 qualquer dia vais ser ultrapassado pelos paízes da ex URSS sabes porque ?? Porque optaram por leis liberais fartos dr socialismo estavam eles , mas tu preocupado em escrever bem e de certeza com futbois está mais que explicado porque temos o Pais que temos ......
E se todos os casais tivessem 4 filhos?
A população duplicava a cada geração, pois 2 pessoas geram 4 pessoas. E recursos para sustentar o dobro da população numa Terra finita?
Será que não conhecia o planeamento familiar?
O liberalismo não é possível com uma população crescente num planeta com recursos finitos.
A prosperidade para todos não é possível com 8 mil milhões de pessoas para alimentar.
Qual a alternativa?
Deixamos de ter filhos por decreto ou ordem executiva como a China, que já começam a reverter essa política por tão suicída que é (menos jovens, mais os velhos têm de continuar a trabalhar após os 70 anos) ?
Para todos os efeitos, nos últimos 40 anos a população cresceu e a fome e a miséria diminuíram no mundo inteiro (ainda há muito para fazer, claro). Fruto da globalização, da economia de mercado e de acordos comerciais justos (embora os actuais acordos com a China sejam tudo menos justos, mas isso são outros 500).
Quem vai pagar a tua segurança social, amigo? Os teus avós?
@@ohdude6643 , quem vai pagar o desemprego de milhões?
Ridículo... Este discurso não combina com o que depois fez ao sair do parlamento que foi lamentável,...um gajo sem valores..alias o valores dos liberais é o oportunismo do dinheiro....
Floyd Floyd Engraçado... E o que é que ele fez?
@@joaomendes7111 No discurso ou declarações à saida? Disse que o 25 de abril e a sua memoria dos acontecimentos não deve ser celebrada. NO fundo há um preconceito da direita com a data e com o valores do 25 de abril....igualmente a esquerda tambem têm com a historia dos países do leste. Este discurso para o filho é patético e os liberais em termos ideologicos são tudo contra os ideias do 25 de abril, foi coerente no final ao dizer que não é para ser lembrado.
Floyd Floyd Imagino...
@@floydfloyd6062 o IL tanto defende o 25 de Abril como defende o 25 de Novembro.
Sobre as celebrações do 25 de Abril este ano na Assembleia, a IL não foi a favor do tipo de celebração, tendo apresentado uma proposta com menos pessoas na Assembleia, só isso.
Olhe, até o Vasco Lourenço ou o João Soares não defenderam o tipo de evento forçado pelo Presidente da AR.
Relativamente aos liberais serem contra os ideais do 25 de Abril, pode esclarecer em que sentido?
@@xXx_Gil_xXx O IL não defedende nada o 25 de abril , defende o 25 novembro que é a abertura do capitalismo obivamente. Defende o 25 de abril na permissa da abertura da democracia para o capitalismo de uma democracia representativa e de economia de mercado, mercado esse que para eles deverá ser mais liberal e menos social que irei sempre ser contra. O Vasco Lourenço e o João SOares não sei o que pensam, o 1º já tinha recusado ir no tempo do Passos COelho depois da Presidente da AR ter atacado os capitês de abril e o outro é um parco que não vou comentar mutio sobre ele. Relativamente aos liberais serem contra o 25 de abril como disse atrás, são obivamente contra os valores do 25 de abril, contra o socialismo, contra a social democracia, os valores do 25 de abril são esses. O liberais são a favor da ausencia do estado e ser tudo privado de uma maneira mais lata, sem SNS , sem educação publica etc...os valores do 25 de abril são outros.