Eu não sou cotista desse fundo, mas esse fato me deixa muito desconfortável em continuar investindo em FIIS pois não temos como saber a qualidade dos imóveis q estamos colocando nosso dinheiro. Entendo q precisa mais fiscalização p o setor.
Porcaria em investimento tem em todo lugar, em fundos imobiliário está longe de ser perfeito, ações tbm no mesmo balaio, exemplo recente as Americanas. Tem que estudar bem antes de investir em qualquer ativo. Rio bravo já e conhecida por ser péssima gestora, zero novidade
Deveria sim ter comunicado ao cotista quando foi protocolado na prefeitura os primeiros reparos. Até porque não seria algo barato e insignificante a manutenção inicial que abrangia 6% do imóvel.. agora que ficou perigoso e maior os danos aí surge os fatos relevantes aí é de lascar.
@@MarcosAntonio-gp1rs Toda vez q vejo baroni fazendo live de um ativo, lembro de tropa de elite 2 qnd fazem rebeliao/cagada e chamam "diogo fraga" ou conhecido no rio como Marcelo, para resolver as cagadas dos gestores. Parece um teatro de perguntas e respostas pronta passada e repassada. Me balizo assim, se passou nessa canal é fundo merda. Veja q so tem live e video de fundo bucha tudo q video envelhece mal para caralho.
O André comentou que a responsabilidade pela manutenção seria dos Correios, mas parece ser um problema estrutural, independente de manutenção. Além disso, as fotos apresentadas no laudo da Defesa Civil me parece ser um problema grave sim, diferente do que foi falado aqui, pelo menos no local das fotos.
Não tenho o fundo. Sequer o conhecia, mas Rio Bravo é isso daí. Uma pena o Sr. André da Tellus se referir ao fato como “uma obrinha aqui outra obrinha ali” quando se trata de um inquilino que compõe praticamente 50% do rendimento pago. Não comunicaram. Não foram transparentes para ESCONDER o problema tanto quanto podiam e dessa forma, tirar do cotista a possibilidade de avaliar se gostaria ou não de continuar no TRBL11. É esse tipo de coisa que abre espaço para a desconfiança nos Fiis, o que acaba por penalizar toda a indústria. Anotem aí e não esqueçam: Rio Bravo e Tellus são red flags 🚩 total! Caiam fora!
O cara que comprou cota a 96 reais vendo ela bater 75 reais e caindo ... o Gestor tá cagando .. pq não é o $$$ dela que tá virando poeira... essas palhaçadas deveriam ser motivo de MULTAS, investigação por parte de CVM / B3 .. ou seja lá quem for. O mínimo agora é abrir mão de qualquer taxa ( administração e gestão) até que o problema esteja 100% resolvido.
Mas o que aconteceu no imóvel pode acontecer com qualquer de qualquer fundo. Os gestorem não tem culpa do imóvel estar nessa situação. Isso pode acontecer tbm em um HGLG, XPLG, BTLG, etc... O papel deles agora é conseguir arrumar tudo da melhor maneira possível e o mais rápido possível, e isso que vai ditar se são bons ou não.
@@EduardoRodrigues-xu4xk então o fato deles saberem que esse problema rola a 1 ano e não avisar aos donos do imóvel do problema não os torna responsáveis ? O certo é remediar como você está falandado ou prevenir? acorda rapaz
Bah..os gestores que não são técnicos querendo ir contra laudo técnico da defesa civil. Eu gosto muito da indústria de FIIS. Acredito ser uma ótima oportunidade de investimento. Porém, cada vez que vejo um gestor falar, me dá cada vez mais vontade de largar....muita arrogância e incompetência desses caras... muito Obrigado Baroni por oportunizar e conhecer esses caras que administram o nosso capital
Por isso e outras coisas o Baroni sempre fala... " tenha uma carteira diversificada com 15 a 20 fundos e tenha fundos grandes com 10, 20, 30 imóveis". É uma falta de conhecimento enorme alguém investir em um fundo que um único imóvel corresponda metade das receitas.
Isso que eu acho graça. Tem gente que tá puto aí nem sabia que os correios era o cliente e nem que o imóvel era METADE da renda. Isso nem deveria ser permitido hoje em dia kkkkk
Essa live poderia ter 5 minutos, eles entravam, falavam que reconhecem que erraram, pedem desculpas ao cotistas, e dizem que iram reduzir a taxa de administração pela metade por 1 ano. Fujam de Rolo Bravo e Telus, gestoes queimadas.
As crises e os problemas sempre irão existir, mas é como um casamento, se houver comunicação, transparência e confiança os dois lados tem mais disposição para lutar e tentar resolver. Agora se não houver confiança a quebra do "contrato" é certa.
Poxa sinceramente essa ensaboada ai não cola, os caras ja estão com a ciencia a mais de ano, teve diversas pericias, obra, acompanhamento e só agora solta a bomba bem na hora que o mercado ja esta batendo por causa da taxa.... não adianta minimizar deveriam ter sido no minimo humildes e ter feito uma mea culpa e se desculpar com os cotistas. Confiança foi pro buraco, melhor sair com pouco preju do que com muito.
Chega a ser quase criminoso... Depois o Luiz barsi fala e temos que engolir calados. Se tivesse caído uma laje na cabeça de meia dúzia de funcionários, certamente o cotista tinha ficado sabendo antes. Enquanto tiver esse tipo de gestor no mercado, o Fiis terão sua qualidade nivelada pra baixa.
Obrigado professor Baroni pela entrevista, sei que muitos como eu cotistas, estamos chateados com essa situação, mas espero que os " gestores " possam resolver esse problema, mesmo porque , eles mesmo disseram que também tem dinheiro investido no TRBL11 e que isso venha mostrar mais fortalecimento na indústria de Fiis.
Optaram por nao comunicar os cotistas dos problemas e do monitoramento. A gestão, a prefeitura, o inquilino, o engenheiro, todo mundo com seu grau de responsabilidade nessa historia, mas ninguem quer segurar o nabo. Fica pra vc entao, cotista. Cada dia mais desanimado com FIIs, a falta de transparencia tá d+.
Como se ações fossem boas. Gestão da americanas, Magazine Luiza, ogx, etc. mandam abraço. Porcaria tem em tudo que é lugar e ações é mais regra que exceção, só que o "gestor" normalmente ninguém nem sabe quem é
Como se todas as ações fossem boas kkkkk! Varias empresas ai super mal geridas que as ações praticamente viraram pó. É questão de saber escolher, assim como os fiis, e como qualquer investimento.
Saber que tudo isso respinga no TEPP numa hora de mercado imprópria. No lado de cotista eu pergunto, pra quê serve a CVM nesse caso? Os laudos de avaliação do imóvel não viram os problemas já que sabiam que havia problema a 1 ano. 😢 triste
Rio Bravo, faça uma live com o Lucas FII.... Vocês são um clássico caso de seleção natural, não vão sobreviver se não evoluírem. Baroni, confio no seu trabalho e sou assinante da Suno. Gestões como estas prejudicam a indústria de FII. Um bom gestor cuida do seu imóvel mesmo que esteja alugado. Terceirizar a culpa e a responsabilidade de manutenção do imóvel não é um argumento válido.
Por isso é importante ter de 20 a 30 Fundos e não poucos... ai acontece uma coisas absurda dessas como foi essa gestão e não somos tão impactados assim....
Essa é uma excelente notícia para mim. Vou tirar meu dinheiro da renda fixa este final de ano e colocar 100% em FIIs. Tomara que com a alta de juros e esse fato relevante do TRBL a guinuzada venda a rodo. Nenhum investimento te dá total garantia de que não haverá problemas, Nenhum. Com essa queda do trbl tem gente chorando chamando a mamãe, kkkk. Eu já perdi muito grana nas lojas americanas e na alpargatas, pouquinha coisa cerca de 80%, cerca de uns 160 mil. kkk só estou mais animado ainda.
Quando 2 das maiores gestoras de FIIs simplesmente escondem dos cotistas informações relevantes, toda a indústria de FII precisa ser muito bem observada por quem pretende investir neste mercado.
A falta de transparência não se resume a não terem comunicado o problema antes. Até hoje, os únicos laudos disponibilizados online são aquele de abril, que foi disponibilizado inicialmente pelos Correios, um da defesa civil e um fotográfico, que não dizem nada de concreto sobre a real situação. Os demais laudos, a Rio Bravo diz que estão disponíveis para consulta apenas na sede da empresa. Por que não disponibilizam online? Tendo em vista, principalmente, a interdição total recente, as gestoras deveriam disponibilizar qualquer documento a respeito de forma simples para qualquer cotista, de qualquer parte do Brasil, consultar. "Laudos disponíveis para consulta na sede da Administradora" é patético. No final, a impressão que me passou é essa: eles não estão nem aí e, se acontecer outra vez, nesse fundo ou em outros, os gestores não irão informar, de novo.
FIIS , já era......estou esperando só subir para recuperar meu dinheiro investido e vou vender tudo...enganação, os gestores brincam muito com os cotistas.
A coisa toda é pior do que parece, pelo que eu entendi. Do talude que está cedendo (na lateral) até a metade do prédio administrativo (pelo croqui deles, quase no centro do terreno) é bastante coisa. De todo modo, não sou cotista.
Os funcionários devem ter pedido ajuda do sindicato e chegou onde está agora... Vocês deveriam ter sido mais transparentes conosco, se eu soubesse dessa gravidade não teria investido meu suado dinheiro em vocês enquanto essa situação não tivesse sido resolvida
Industria cresceu e encheu de picaretas que brincam com nosso dinheiro. O problema é comprar um imóvel e alugar para os Correios, e uma falta de gestão do fundo . Sao ruins e devem ser marcados para sempre como tal, e quando depararmos com eles num fundo correr , cadê CVM?
Faltou transparência, gosto da tese dos imóveis mas me senti desrepeitado pela falta de transparência, tenho uma quantia significativa investidade nesse fundo.
Pilantras! Cada dia mais difícil investir em Fiis. Gestores só estão preocupados com eles, emitem cotas a qualquer valor, escondem fatos, dão desculpas esfarrapadas. Olha a cara de pau desses sujeitos. "Não sei, não vimos, estava tudo ok". Me poupe, no mínimo são incompetentes e deveriam ser desligados!
500 mil em 1 trilhao ainda sao 500 mil. E e dinheiro dos cotistas. E sim e importante. Outro assunto voces falando que zelam pelos imoveis vai la perto e ve o monte de lixo proximo. Isso diminui o valor de tudo.
É assim, o entrevistador faz uma pergunta e o entrevistado inicia a resposta com: "primeiro, vamos dar um passo atrás..." = acabou aí a credibilidade! Agora é ver o que vai acontecer com o TEPP. Abalou a credibilidade da gestão, seguro! Os caras fizeram merd@, foram negligentes o resto é contabilizar perda por quem é cotista. Detalhe: a cota nunca mais vai voltar, esquece, já era.
A Rio Bravo, já bem conhecida pela sua péssima gestão e a Tellus não podem continuar recebendo a taxa de administração como se nada tivesse acontecido. Queria demais ver um levante por parte dos cotistas, tirando o fundo da Rio Bravo e da Tellus, abrindo a venda para outra gestora, com a Rio Bravo e a Tellus sendo regiamente punidas com ressarcimento financeiro ao fundo, o que indiretamente favoreceria ao cotista. Vale ressaltar que essa punição ocorreria, não pelo ocorrido no galpão, isso faz parte do jogo, devem ser PUNIDAS PELA FALHA, CONSCIENTE E MAQUIAVÉLICA, de comunicação ao cotista e ao mercado, tirando do cotista o direito de análise e escolha de permanência no TRBL11. Também me admira a CVM não se posicionar nessas questões. Como cotistas, aconselho vocês a se unirem e buscarem seus direitos junto à CVM, explicando o fato e a postura das gestoras, apresentando todas as documentações. Lembro-vos que de março para cá temos mais de seis meses, o que pode dar aos Correios direitos inquestionáveis.
A questão que fica é como melhorar a governança e auditoria dessas gestoras, trazendo transparência e comunicação tempestiva para os cotistas. Cada gestora apresenta seus relatórios de acordo com a sua conveniência/nível de exigência, qualidade. Este caso é mais um de ingerência que prejudica os cotistas e a reputação dos FII. Sobre o caso em si, um imóvel que tem quase metade da receita do fundo e sabiam que tinham problema sinalizado há 1 ano e nada fizeram...
Não sei se todos na Tellus possuem o posicionamento do Sr. André mas mostra o despreparo para gestão e um pouco de desprezo para com o cotista. Meu amigo, desde maio deveriam já ter comunicado ao mercado.
A indústria de fiis esta aumentando muito e com isso péssimos gestores estão achando que sabem fazer alguma coisa, houve negligência sim por parte da gestora deveriam ter tomado a frente e foram empurrando com a barriga agora deveria sair do bolso da gestão todos os custos de manutenção do ativo
Além do problema de comunicação dos gestores, parece que os Correios não é um bom inquilino (manutenção, decisões unilaterais conforme dito da live e etc) Melhor decisão foi ter zerado posição nesse fundo.
Gostaria de poder entender o ponto de vista dos Correios, mas no geral se for realmente do jeito que comunicaram, é uma oportunidade de adquirir com desconto o fundo, ou vamos nos ferrar legal 😢
Se vc tivesse uma rachadura daquelas na tua casa.. tu saia correndo ou faria uma proposta pro proprietário para comprar o imóvel? N parece muito oportuno comprar algo assim.. mas cada pessoa tem uma visão.
Ou seja, os Correios fizeram o q a gestao do fundo deveria ter feito. Deixaram o problema evoluir por conta de uma burocracia governamental sendo q poderia ter chamado a defesa civil para agir
Faça as contas na ponta do lápis pq o recorrente do fundo não é 0.85 por cota.. se n me engano são 0.61, sendo que ~40% corresponde a receita dos correios. Se eu estiver correto nos meus cálculos.. cairia pra uma receita recorrente de 0.35.. que resultaria nuns 0.64 por cota que ainda poderia sofrer redução a curto prazo por conta das obras e possíveis pagamentos de custos que podem não ser pagos pelo Correios por conta da interdição. A 60.00 a cota, realmente daria um retorno de qs 1%. Mas isso são só contas voltadas pro DY que deixam de lado a falta de transparência e o risco do fundo.. entrar nesse nível de risco sem um prêmio justo não me parece adequado. A pergunta que fica é: será que vale a pena? N tem outro FII melhor dando resultado parecido em termos de DY com menos risco?
@@felipesampaio1061 Valeu Felipe pela resposta! De fato tem melhores oportunidades no mercado. Acompanharei essa novela desse fundo. Caso eu invista será uma parte pequena do meu capital.
Não tenho o Fundo, se tivesse ele simplesmente ficaria ali parado em carteira!!! Se a gestão recebe % das receitas eles já serão impactados em quase a metade. Agora se for pelo patrimônio líquido ou valor de mercado aí tem de se chegar em um acordo, tem essa lado mesmo agora que mais eles precisam de investir não ter receita é complicado!
Eu tinha e vendi.. ficar com as cotas paradas sabendo que vai cair mais.. pq sim, vai cair mais.. é só esperar o anúncio dos correios de q n vão pagar, seguidos do primeiro provento reduzido drasticamente pra vc ver como a cota de FII reage diretamente ao provento distribuido, n me parece lógico. Na vdd muitos n vão vender pq ficam na esperança de recuperar e n assumir um prejuízo.. mas está bem claro de q n há recuperação a curto prazo.
Circo dos horrores!!! Baroni passando o pano como sempre. O "gestor" da tellus ficou com dúvidas, se isso era sério, ou se rebocar e pintar ja resolve. O "gestor" da Rolo bravo, com cara de "deu errado de novo", tentando mostra que não escondeu nada. Receita perfeita para destruir o teu patrimônio, um cara intitulado professor que passa pano para todos os problemas na indústria inteira de FII, e um fundo "gerido" pela Rolo Bravo. Essa lição eu ja aprendi, desejos sorte aos cotitas!!!
O André da Tellus participa de gestão do TEEP11 ? Vou verificar se fizer parte vou vender pq perdi a confiança, como assim o caso rola a 1 ano e o cotista não sabe de nada ?? Absurdo isso !
Essa situação mostra para o cotista a importância da transparência, mas principalmente a questão de tamanho do fundo, entendo que não há mais solução imediata, e renda variável é isso, problemas acontecem, se esse galpão representasse 100% do fundo o impacto seria maior, assim como o impacto seria baixo se representasse 5% do PL. Esse tipo de escolha não é responsabilidade de gestão nenhuma.
Isso é só da receita não recebida numa falta de pagamento dos correios, fora os gastos com laudos e o próprio ajuste que pode ser ressarcido, mas de cara será assumido pelo fundo.. o buraco parece ser maior que esse.
Muito boa a explicação. Convenceu 0 pessoas.
😂😂
😂😂😂
Ninguém consegue convencer guinu. Onde está escrito que uma edificação nunca pode dar defeito.
Eu não sou cotista desse fundo, mas esse fato me deixa muito desconfortável em continuar investindo em FIIS pois não temos como saber a qualidade dos imóveis q estamos colocando nosso dinheiro. Entendo q precisa mais fiscalização p o setor.
Esse tipo de negligência que destrói a confiança na indústria fiis. Anos de rendimento indo pro ralo em 2 dias
Porcaria em investimento tem em todo lugar, em fundos imobiliário está longe de ser perfeito, ações tbm no mesmo balaio, exemplo recente as Americanas. Tem que estudar bem antes de investir em qualquer ativo. Rio bravo já e conhecida por ser péssima gestora, zero novidade
@@ronaldozinaifyMas a Tellus não kkk
@@MichelSBarbosa fazia um bom trabalho até agora kkkkkkkk. Por isso que só invisto em gestora consolidada e com fundos grandes e bem diversificado.
Todo fii é furada, vc vai ver q uma hora a casa vai caindo um por um.
Ótima live. Não tenho o TRBL11, mas sou mais um que estou queimando o TEPP11.
Prefiro não deixar o dinheiro com estes gestores.
Deveria sim ter comunicado ao cotista quando foi protocolado na prefeitura os primeiros reparos. Até porque não seria algo barato e insignificante a manutenção inicial que abrangia 6% do imóvel.. agora que ficou perigoso e maior os danos aí surge os fatos relevantes aí é de lascar.
Se tratam assim o imóvel que representa 40% do fundo da medo de pensar como gerem os outros.
Sou cofista do TRBL e TEPP. Estou muito desconfortável. Vou acompanhar mais de perto o TEPP, TAMBEM.
Baroni, muito obrigado pela live e esclarecimentos. Muito importante para ciência dos cotistas. Parabéns pelo trabalho.
Estou horrorizado com o nivel tão baixo dos gestores. Assustador ,não dá pra deixar 1 centavo na mão desse time.
1.Gestão Rio Bravo
2.Quase metade da receita num ativo.
3. Inquilino é uma Estatual
A fórmula do fracasso era quase pronta.
Parabéns Baroni, obrigado pelo vídeo!
E qual punição que a gestora vai sofrer? Vai abrir mao da taxa de administração e gestão durante 2 anos?
Vai sim, kkkkk
Kkkkk reduçao dos dividendos de 0,85 para 0,62.
@@MarcosAntonio-gp1rs
Toda vez q vejo baroni fazendo live de um ativo, lembro de tropa de elite 2 qnd fazem rebeliao/cagada e chamam "diogo fraga" ou conhecido no rio como Marcelo, para resolver as cagadas dos gestores.
Parece um teatro de perguntas e respostas pronta passada e repassada.
Me balizo assim, se passou nessa canal é fundo merda.
Veja q so tem live e video de fundo bucha tudo q video envelhece mal para caralho.
Passando aqui para transmitir as lembranças do Barsi.
O Barsi está certíssimo.
Americanas mandou um abraço!! (Entre outras...)
Também acho que o Barsi tem razão em alguns pontos. Poucos Fiis realmente representam a indústria que sim tem um objetivo e são rentáveis.
O André comentou que a responsabilidade pela manutenção seria dos Correios, mas parece ser um problema estrutural, independente de manutenção. Além disso, as fotos apresentadas no laudo da Defesa Civil me parece ser um problema grave sim, diferente do que foi falado aqui, pelo menos no local das fotos.
Não tenho o fundo. Sequer o conhecia, mas Rio Bravo é isso daí. Uma pena o Sr. André da Tellus se referir ao fato como “uma obrinha aqui outra obrinha ali” quando se trata de um inquilino que compõe praticamente 50% do rendimento pago. Não comunicaram. Não foram transparentes para ESCONDER o problema tanto quanto podiam e dessa forma, tirar do cotista a possibilidade de avaliar se gostaria ou não de continuar no TRBL11.
É esse tipo de coisa que abre espaço para a desconfiança nos Fiis, o que acaba por penalizar toda a indústria.
Anotem aí e não esqueçam: Rio Bravo e Tellus são red flags 🚩 total! Caiam fora!
O cara que comprou cota a 96 reais vendo ela bater 75 reais e caindo ... o Gestor tá cagando .. pq não é o $$$ dela que tá virando poeira... essas palhaçadas deveriam ser motivo de MULTAS, investigação por parte de CVM / B3 .. ou seja lá quem for.
O mínimo agora é abrir mão de qualquer taxa ( administração e gestão) até que o problema esteja 100% resolvido.
CVM só está preocupada se tem youtuber pegando função de analista de investimento. Quem pagou a taxinha tem que ter seu retorno ou a fonte seca.
Mas o que aconteceu no imóvel pode acontecer com qualquer de qualquer fundo. Os gestorem não tem culpa do imóvel estar nessa situação. Isso pode acontecer tbm em um HGLG, XPLG, BTLG, etc...
O papel deles agora é conseguir arrumar tudo da melhor maneira possível e o mais rápido possível, e isso que vai ditar se são bons ou não.
@@EduardoRodrigues-xu4xkos gestores esconderam o problema
@@EduardoRodrigues-xu4xk então o fato deles saberem que esse problema rola a 1 ano e não avisar aos donos do imóvel do problema não os torna responsáveis ? O certo é remediar como você está falandado ou prevenir? acorda rapaz
Parabéns aos envolvidos, destroem o patrimônio alheio e não há UMA punição… cadê a CVM? Tem que enfrentar medidas legais…
Professor Baroni,
Parabens pelo conteúdo , pela sua condução seria e firme.
Parabens
Bah..os gestores que não são técnicos querendo ir contra laudo técnico da defesa civil. Eu gosto muito da indústria de FIIS. Acredito ser uma ótima oportunidade de investimento. Porém, cada vez que vejo um gestor falar, me dá cada vez mais vontade de largar....muita arrogância e incompetência desses caras... muito Obrigado Baroni por oportunizar e conhecer esses caras que administram o nosso capital
Esclarecedor. Vamos torcer agora por uma solução menos prejudicial ao cotista.
Por isso e outras coisas o Baroni sempre fala... " tenha uma carteira diversificada com 15 a 20 fundos e tenha fundos grandes com 10, 20, 30 imóveis".
É uma falta de conhecimento enorme alguém investir em um fundo que um único imóvel corresponda metade das receitas.
Isso que eu acho graça. Tem gente que tá puto aí nem sabia que os correios era o cliente e nem que o imóvel era METADE da renda. Isso nem deveria ser permitido hoje em dia kkkkk
Faltou com a verdade com o cotista . Vamos entrar na justiça!
29:40 Resumindo a fala do André da Tellus: "Compramos uma ferrari com chassi e motor de marea".
Um dos melhores imóveis.... tem até ar condicionado. Essa frase me pegou kkkkkkkk
Resumindo: “A culpa é minha! E eu coloco em quem eu quiser!”
Na minha visão é isso! Muita negligência!
Essa live poderia ter 5 minutos, eles entravam, falavam que reconhecem que erraram, pedem desculpas ao cotistas, e dizem que iram reduzir a taxa de administração pela metade por 1 ano. Fujam de Rolo Bravo e Telus, gestoes queimadas.
As crises e os problemas sempre irão existir, mas é como um casamento, se houver comunicação, transparência e confiança os dois lados tem mais disposição para lutar e tentar resolver. Agora se não houver confiança a quebra do "contrato" é certa.
Poxa sinceramente essa ensaboada ai não cola, os caras ja estão com a ciencia a mais de ano, teve diversas pericias, obra, acompanhamento e só agora solta a bomba bem na hora que o mercado ja esta batendo por causa da taxa.... não adianta minimizar deveriam ter sido no minimo humildes e ter feito uma mea culpa e se desculpar com os cotistas. Confiança foi pro buraco, melhor sair com pouco preju do que com muito.
Chega a ser quase criminoso... Depois o Luiz barsi fala e temos que engolir calados. Se tivesse caído uma laje na cabeça de meia dúzia de funcionários, certamente o cotista tinha ficado sabendo antes. Enquanto tiver esse tipo de gestor no mercado, o Fiis terão sua qualidade nivelada pra baixa.
@lucasfiis desceu o cacete justamente nessa demora na divulgação.
Obrigado professor Baroni pela entrevista, sei que muitos como eu cotistas, estamos chateados com essa situação, mas espero que os " gestores " possam resolver esse problema, mesmo porque , eles mesmo disseram que também tem dinheiro investido no TRBL11 e que isso venha mostrar mais fortalecimento na indústria de Fiis.
Vamos de tijolo que é mais seguro... Olha aí a segurança... Omissão ao investidor é abraço pela frente e f4cada pelas costas.
Optaram por nao comunicar os cotistas dos problemas e do monitoramento.
A gestão, a prefeitura, o inquilino, o engenheiro, todo mundo com seu grau de responsabilidade nessa historia, mas ninguem quer segurar o nabo. Fica pra vc entao, cotista.
Cada dia mais desanimado com FIIs, a falta de transparencia tá d+.
Esconderam do cotista. Se não fosse os Correios buscar o Sindicato, o cotista não iria saber. Para mim, perdeu a credibilidade.
Realmente isso desanima muito o investimento em FIIs. Muitos problemas com as gestoras
o motivo de muitos investidores em ações ficarem longe de FIIs: os gestores são muito ruins.
Como se ações fossem boas. Gestão da americanas, Magazine Luiza, ogx, etc. mandam abraço. Porcaria tem em tudo que é lugar e ações é mais regra que exceção, só que o "gestor" normalmente ninguém nem sabe quem é
Não generalize, cara. Isso beira a burrice.
Como se todas as ações fossem boas kkkkk! Varias empresas ai super mal geridas que as ações praticamente viraram pó. É questão de saber escolher, assim como os fiis, e como qualquer investimento.
A OI e a IRB mandam um abraço para você.
Esse imóvel é responsável por uma boa parte dos dividendos do fundo (~45%). Gostava do fundo, mas agora não dá mais para ficar…
Saber que tudo isso respinga no TEPP numa hora de mercado imprópria. No lado de cotista eu pergunto, pra quê serve a CVM nesse caso? Os laudos de avaliação do imóvel não viram os problemas já que sabiam que havia problema a 1 ano. 😢 triste
Rio Bravo, faça uma live com o Lucas FII.... Vocês são um clássico caso de seleção natural, não vão sobreviver se não evoluírem.
Baroni, confio no seu trabalho e sou assinante da Suno. Gestões como estas prejudicam a indústria de FII. Um bom gestor cuida do seu imóvel mesmo que esteja alugado. Terceirizar a culpa e a responsabilidade de manutenção do imóvel não é um argumento válido.
Por isso é importante ter de 20 a 30 Fundos e não poucos... ai acontece uma coisas absurda dessas como foi essa gestão e não somos tão impactados assim....
Essa é uma excelente notícia para mim. Vou tirar meu dinheiro da renda fixa este final de ano e colocar 100% em FIIs. Tomara que com a alta de juros e esse fato relevante do TRBL a guinuzada venda a rodo. Nenhum investimento te dá total garantia de que não haverá problemas, Nenhum. Com essa queda do trbl tem gente chorando chamando a mamãe, kkkk. Eu já perdi muito grana nas lojas americanas e na alpargatas, pouquinha coisa cerca de 80%, cerca de uns 160 mil. kkk só estou mais animado ainda.
Dois irresponsáveis !!!
Foi esclarecedor.
Quando 2 das maiores gestoras de FIIs simplesmente escondem dos cotistas informações relevantes, toda a indústria de FII precisa ser muito bem observada por quem pretende investir neste mercado.
A falta de transparência não se resume a não terem comunicado o problema antes. Até hoje, os únicos laudos disponibilizados online são aquele de abril, que foi disponibilizado inicialmente pelos Correios, um da defesa civil e um fotográfico, que não dizem nada de concreto sobre a real situação. Os demais laudos, a Rio Bravo diz que estão disponíveis para consulta apenas na sede da empresa. Por que não disponibilizam online? Tendo em vista, principalmente, a interdição total recente, as gestoras deveriam disponibilizar qualquer documento a respeito de forma simples para qualquer cotista, de qualquer parte do Brasil, consultar. "Laudos disponíveis para consulta na sede da Administradora" é patético.
No final, a impressão que me passou é essa: eles não estão nem aí e, se acontecer outra vez, nesse fundo ou em outros, os gestores não irão informar, de novo.
FIIS , já era......estou esperando só subir para recuperar meu dinheiro investido e vou vender tudo...enganação, os gestores brincam muito com os cotistas.
Ainda bem que não tenho FII da Rio Bravo
Em resumo, problema grave de compactação no aterro.
O desmoronamento do talude é real.
será que o lucas está assistindo ,ele precisava estar nesse bate papo>
A coisa toda é pior do que parece, pelo que eu entendi. Do talude que está cedendo (na lateral) até a metade do prédio administrativo (pelo croqui deles, quase no centro do terreno) é bastante coisa. De todo modo, não sou cotista.
que gestores irresponsáveis. Credo.
Vocês demoraram demais pra dar visibilidade para os cotistas dos problemas...
Tomara que o investimento deles seja relevante pra perderem muito dinheiro! Irresponsáveis!
Os funcionários devem ter pedido ajuda do sindicato e chegou onde está agora... Vocês deveriam ter sido mais transparentes conosco, se eu soubesse dessa gravidade não teria investido meu suado dinheiro em vocês enquanto essa situação não tivesse sido resolvida
Industria cresceu e encheu de picaretas que brincam com nosso dinheiro.
O problema é comprar um imóvel e alugar para os Correios, e uma falta de gestão do fundo .
Sao ruins e devem ser marcados para sempre como tal, e quando depararmos com eles num fundo correr , cadê CVM?
Faltou transparência, gosto da tese dos imóveis mas me senti desrepeitado pela falta de transparência, tenho uma quantia significativa investidade nesse fundo.
O pneu da Ferrari furou e agora é só mais um carro que não anda!
Ja era
Ninguém vai querer esse prédio
Dá pra recuperar, ja vi coisa pior sendo restaurada, mas a preocupação maior é do bolso de quem vai sair o capital.
Fica caro consertar e quem paga é o cotista
Uma decepção total para quem tem cotas. Falta de transparência da gestão que não informou os cotistas antes. Como que compraram um imovel desse ?
gestora ROLO BRAVO!!
Que vergonha pra esse dois viu.
Eu não invisto em mais NADA que tenha dedo da Tellus ou da Rio Bravo
Pilantras! Cada dia mais difícil investir em Fiis. Gestores só estão preocupados com eles, emitem cotas a qualquer valor, escondem fatos, dão desculpas esfarrapadas. Olha a cara de pau desses sujeitos. "Não sei, não vimos, estava tudo ok". Me poupe, no mínimo são incompetentes e deveriam ser desligados!
500 mil em 1 trilhao ainda sao 500 mil. E e dinheiro dos cotistas. E sim e importante. Outro assunto voces falando que zelam pelos imoveis vai la perto e ve o monte de lixo proximo. Isso diminui o valor de tudo.
Tem 5 dias e nada de obra ou incio de obra, uma plaquinha de obra. uma pá de terra movida.
É assim, o entrevistador faz uma pergunta e o entrevistado inicia a resposta com: "primeiro, vamos dar um passo atrás..." = acabou aí a credibilidade! Agora é ver o que vai acontecer com o TEPP. Abalou a credibilidade da gestão, seguro! Os caras fizeram merd@, foram negligentes o resto é contabilizar perda por quem é cotista. Detalhe: a cota nunca mais vai voltar, esquece, já era.
A Rio Bravo, já bem conhecida pela sua péssima gestão e a Tellus não podem continuar recebendo a taxa de administração como se nada tivesse acontecido.
Queria demais ver um levante por parte dos cotistas, tirando o fundo da Rio Bravo e da Tellus, abrindo a venda para outra gestora, com a Rio Bravo e a Tellus sendo regiamente punidas com ressarcimento financeiro ao fundo, o que indiretamente favoreceria ao cotista.
Vale ressaltar que essa punição ocorreria, não pelo ocorrido no galpão, isso faz parte do jogo, devem ser PUNIDAS PELA FALHA, CONSCIENTE E MAQUIAVÉLICA, de comunicação ao cotista e ao mercado, tirando do cotista o direito de análise e escolha de permanência no TRBL11.
Também me admira a CVM não se posicionar nessas questões. Como cotistas, aconselho vocês a se unirem e buscarem seus direitos junto à CVM, explicando o fato e a postura das gestoras, apresentando todas as documentações. Lembro-vos que de março para cá temos mais de seis meses, o que pode dar aos Correios direitos inquestionáveis.
A questão que fica é como melhorar a governança e auditoria dessas gestoras, trazendo transparência e comunicação tempestiva para os cotistas.
Cada gestora apresenta seus relatórios de acordo com a sua conveniência/nível de exigência, qualidade.
Este caso é mais um de ingerência que prejudica os cotistas e a reputação dos FII.
Sobre o caso em si, um imóvel que tem quase metade da receita do fundo e sabiam que tinham problema sinalizado há 1 ano e nada fizeram...
Não sei se todos na Tellus possuem o posicionamento do Sr. André mas mostra o despreparo para gestão e um pouco de desprezo para com o cotista. Meu amigo, desde maio deveriam já ter comunicado ao mercado.
Que lixo hein Tellus, vocês são uns guris, vendi as porcarias de TRBL e TEPP ontem mesmo e nunca mais volto pra esse lixo.
A indústria de fiis esta aumentando muito e com isso péssimos gestores estão achando que sabem fazer alguma coisa, houve negligência sim por parte da gestora deveriam ter tomado a frente e foram empurrando com a barriga agora deveria sair do bolso da gestão todos os custos de manutenção do ativo
Pessoal dos comentários estão muito emocionados. Apos a solucao, mais 3 neses e ninguem vai lembrar mais disso.
Esta na hora de trocar a gestão desse fundo
Deu ruim,problema estrutural de um imóvel,melhor sair fora.
Enchendo o carrinho. Obrigado Gestor
Estamos contratando as melhores empresas...Adivinha quem vai pagar????
Além do problema de comunicação dos gestores, parece que os Correios não é um bom inquilino (manutenção, decisões unilaterais conforme dito da live e etc)
Melhor decisão foi ter zerado posição nesse fundo.
Gostaria de poder entender o ponto de vista dos Correios, mas no geral se for realmente do jeito que comunicaram, é uma oportunidade de adquirir com desconto o fundo, ou vamos nos ferrar legal 😢
😂😂😂 vai vendo
Se vc tivesse uma rachadura daquelas na tua casa.. tu saia correndo ou faria uma proposta pro proprietário para comprar o imóvel?
N parece muito oportuno comprar algo assim.. mas cada pessoa tem uma visão.
Acham mesmo que vão pagar o aluguel sem usar? Hehehehe
A seguradora pode anular o seguro, com alegação de que o FII não omitiu informações?
Eu tive prejuizo de R$ 218,65 na venda desses ativos.
Onde estão esses laudos? Tem que disponibilizar no site para os cotistas
Típico acontecimento que destrói a imagem da indústria dos fiis. TRBL11 desserviço ao mercado.
tava vendo os fatos relevantes ,tem fotos do predio ta quaser caindo rachadura de 7cm
A gestora comprou esse galpão "no plástico" ou é de segunda mão? E a qualidade dele qdo foi adquirido, era A, B ou nem classe tinha?
Rio bravo nunca mais. Os caras parecem criança contando meia verdades quando faz alguma coisa de errado
Quanto sera que eles investem no próprio fundo?? Isso devia ser publico
Quero ver se a gestão agora vai abrir mão da taxa de administração até essa situação se resolver !
Ou seja, os Correios fizeram o q a gestao do fundo deveria ter feito. Deixaram o problema evoluir por conta de uma burocracia governamental sendo q poderia ter chamado a defesa civil para agir
Que ensaboada hein
Estou começando a ver isso como uma oportunidade de entrada. Aguardarei mais um pouco para entrar.
Quem sabe bate os 60 reais 😅
Faça as contas na ponta do lápis pq o recorrente do fundo não é 0.85 por cota.. se n me engano são 0.61, sendo que ~40% corresponde a receita dos correios. Se eu estiver correto nos meus cálculos.. cairia pra uma receita recorrente de 0.35.. que resultaria nuns 0.64 por cota que ainda poderia sofrer redução a curto prazo por conta das obras e possíveis pagamentos de custos que podem não ser pagos pelo Correios por conta da interdição. A 60.00 a cota, realmente daria um retorno de qs 1%. Mas isso são só contas voltadas pro DY que deixam de lado a falta de transparência e o risco do fundo.. entrar nesse nível de risco sem um prêmio justo não me parece adequado. A pergunta que fica é: será que vale a pena? N tem outro FII melhor dando resultado parecido em termos de DY com menos risco?
@@felipesampaio1061
Valeu Felipe pela resposta!
De fato tem melhores oportunidades no mercado. Acompanharei essa novela desse fundo. Caso eu invista será uma parte pequena do meu capital.
Não tenho o Fundo, se tivesse ele simplesmente ficaria ali parado em carteira!!!
Se a gestão recebe % das receitas eles já serão impactados em quase a metade. Agora se for pelo patrimônio líquido ou valor de mercado aí tem de se chegar em um acordo, tem essa lado mesmo agora que mais eles precisam de investir não ter receita é complicado!
Eu tinha e vendi.. ficar com as cotas paradas sabendo que vai cair mais.. pq sim, vai cair mais.. é só esperar o anúncio dos correios de q n vão pagar, seguidos do primeiro provento reduzido drasticamente pra vc ver como a cota de FII reage diretamente ao provento distribuido, n me parece lógico.
Na vdd muitos n vão vender pq ficam na esperança de recuperar e n assumir um prejuízo.. mas está bem claro de q n há recuperação a curto prazo.
Tinha que ter chamado o Lucas FII para a live
Circo dos horrores!!!
Baroni passando o pano como sempre.
O "gestor" da tellus ficou com dúvidas, se isso era sério, ou se rebocar e pintar ja resolve.
O "gestor" da Rolo bravo, com cara de "deu errado de novo", tentando mostra que não escondeu nada.
Receita perfeita para destruir o teu patrimônio, um cara intitulado professor que passa pano para todos os problemas na indústria inteira de FII, e um fundo "gerido" pela Rolo Bravo.
Essa lição eu ja aprendi, desejos sorte aos cotitas!!!
Quase 40% do fundo... complicado.
O André da Tellus participa de gestão do TEEP11 ? Vou verificar se fizer parte vou vender pq perdi a confiança, como assim o caso rola a 1 ano e o cotista não sabe de nada ?? Absurdo isso !
Desde dezembro/2023, já deveria constar algo no relatório mensal.
TROUBLE11
Essa situação mostra para o cotista a importância da transparência, mas principalmente a questão de tamanho do fundo, entendo que não há mais solução imediata, e renda variável é isso, problemas acontecem, se esse galpão representasse 100% do fundo o impacto seria maior, assim como o impacto seria baixo se representasse 5% do PL. Esse tipo de escolha não é responsabilidade de gestão nenhuma.
Gestores omissos
46% da renda do fundo, ferrou geral!
Isso é só da receita não recebida numa falta de pagamento dos correios, fora os gastos com laudos e o próprio ajuste que pode ser ressarcido, mas de cara será assumido pelo fundo.. o buraco parece ser maior que esse.
Infelizmente tenho cotas do tepp11