Eu confesso, Professor, que tentei estudar geopolítica, de diversas formas, nos últimos vinte anos (tenho 66). Li muito, mas tem sido difícil conjugar o número absurdo de informações. Ao tomar contato com seu canal, fiquei abismado com sua capacidade de síntese, fidelidade à factualidade e, muito importante, à necessidade de ter sua matéria como ethos de formação já no ensino médio. Minha área é outra, sou médico, mas a argumentação baseada no que o senhor ensina é rica, convincente e capaz de mudar posturas. Minha admiração. Farei o possível para contribuir com seu trabalho que é, de resto, fundamental a quem quer ver o mundo como ele é, alijado de paixões. Forte, Fraterno abraço. E parabéns, novamente!
e eu ao ver bem esse video e oq o eurasianismo quer conservar (espiritualidade) contra materialismo e superficialidade ocidental rs eu digo força eurasianismo hahaha .
Simplesmente incrível, estou absorto após esse vídeo! Tenho uma sugestão de série no canal, se for possível, o senhor poderia fazer uma série sobre os pilares de uma nação, aquilo que a leva para o desenvolvimento, temas como economia, energia, defesa e etc. No mais obrigado por mais um ótimo vídeo! PS de novo: eu percebi que aquela linha amarela demarcava exatamente a rimland e a heartland
Eu sou estudante do 1⁰ Semestre de Licenciatura em Geografia, e um dos professores solicitou que os alunos fizessem já resenha crítica de qualquer livro, álbum musical, filme ou documentário (tema livre) e eu decidi que irei fazer uma resenha sobre algum livro do Dugin, porém, eu estou em dúvida sobre qual livro dele eu escolho, mais precisamente sobre três livros: Teoria do Mundo Multipolar; Geopolítica da Rússia Contemporânea ou A Grande Guerra dos Continentes. Quais desses (ou outro) vocês sugerem que seja melhor para fazer uma resenha crítica?
@@diegoalbues2471 eae mano, ent eu estou pensando em começar a ler esse tipo de livros sobre geopolítica e política pra me aprofundar mais sobre o tema.. vc poderia me recomendar algum livro para alguem que está começando a ler esse tipo de coisa? Serei muito grato
Olavo de Carvalho na veia. Ele explica isso muito bem. Seu vídeo é um excelente resumo pra quem quer entender, mas não tem tempo de assistir as longas aulas do professor Olavo de Carvalho. Parabéns. Ganhou 1 inscrito
Verdade! Um baita conhecedor e visionário. Ele desarma o Dugin no debate e deixa claro as reais intenções dessa teoria. Mas infelizmente parece que ela irá se concretizar e muitos ficaram chocados com o que virä.
O Rus' de Moscou mudou de ideologia diversas vezes, já foi ultra-ortodoxo, pan-eslavista, comunista, e agora também se diz "neo-eurasiano da quarta teoria política"... Muda e muda ideologia, mas permanece sempre a mesma coisa, o plano hegemônico dos Rus' de Moscou. A. Dugin é mais um comentarista de Mackinder... A tal das linhas verticais civilizacionais parecem idênticas às pan-regiões de Haushofer... Aliás, A. Dugin considera Moscow a Terceira Roma? Ele enforça a tese do translatio imperii? Hum.
Mas eu tenho a impressão que a Russia está sempre muito próxima do esquartejamento, se ela eventualmente não determinar claramente quem manda, a tendência é ela se esfacelar. A guerra com a Ucrânia demonstra isso, quando ela percebe que está perdendo espaço vital, ela vai à guerra. A longo prazo com um ocidente liberal isso não vai se sustentar.
Eles precisam se descentralizar, certo, Moscu pode ser a capital federal mas podem reforçar outras capitais econômicas e culturais, nem a Roma pode se manter como uma capital só, por isso foi fundada Constantinopla.
Excelente. Fica nítido que algumas regiões como América Latina não tem serventia em qualquer teoria. Para os atlanticistas é o seu quintal e pode ser explorado a qq momento. É só ver como agem e falam. Parecem nossos donos. Já do lado do euroasianismo fazemos parte dos insatisfeitos. Ou seja, não há lugar de destaque em qq teoria. Ou o Brasil amadurece e vira gente ou vai sofrer terrivelmente no futuro não muito distante....
Primeiramente parabéns pelo canal. Aproveitando o tema do vídeo quero fazer uma sugestão de elaborar um estudo geopolítico sobre a Ásia Central, os países terminados com "istão". Sua instabilidade e alinhamento são essenciais tanto para Rússia como a China posicionarem seus focos externos e ao mesmo tempo construírem uma ponte de ligação entre essas potências. Caso os atlanticistas conseguissem inserir uma flecha nesse ponto poderiam gerar até a desintegração dessas potência, isso seria possível ? Os países da Ásia Central além da posição geográfica, são ricos em recursos naturais, mas p seus potenciais de mercado e militares, já que integram a Organização para a Cooperação de Xangai, podem representar algum peso ? Há possibilidades de reaquecer um Grande Jogo como dos séculos passados ?
Excelente vídeo professor! Eu como apaixonado por geografia e história adorei acompanhar esta vídeoaula, e imagino o trabalho que deve ter dado para realizar este conteúdo. OBS: Só senti a falta das fontes bibliográficas na descrição do vídeo 👍🏼. Quero muito começar a estudar este assunto com maior profundidade.
Professor do grupo BRICS só o Brasil e África do Sul não estão nesse eurasianismo o Brasil pode aproveitar essa mudança??? Ou é fadado ser a eterno país do futuro?!?!
Esperando ver a biografia desse conselheiro da atual Federação Russa que eu pessoalmente não sei muito bem qual é o seu propósito, idéias e planos do estado russo em conjunto as ideias desse conselheiro !
Para mais detalhes, recomendo o livro Os Eua e a nova ordem mundial, debate entre Dugin e Olavo de carvalho. Eu vejo alguns no youtube falando que os Eua serão destruidos por dentro e então surgira a China como nova potencia, mas essas pessoas ignoram o fato que cada pais tem seus padrões de comportamento culturais. Os Eua sempre tiveram desde sua fundação a cultura do debate e da dialetica interna, para eles é normal sempre criticarem eles mesmo, enquanto a china sempre teve o padrão de ser uma sociedade vertical baseada muito no status social. No cenario atual eu acho muito dificil um pais vertical superar os Eua e se tornar a potencia dominante. Eu estudei alguns autores da filosofia anglo saxonica, uma ideia minha é que os Eua colocaram ou tentam sempre colocar no mundo essa linha de ação dialetica, de sempre balancear as influencias de poder, como fazem internamente. Acho que isso se estende aos Eua ajudarem a desenvolver a china como potencia economica para ter um rival a altura nesse campo, ja que a russia rivaliza na parte belica. Na ideia da dialetica balanceada da filosofia anglo saxonica, todos os paises que fazem parte do conselho permanente da Onu devem estar em um patamar geral mais ou menos igual, e a china sempre foi a mais fraca de todas ate os Eua começarem a ajuda la a melhorar sua economia
Saudações prof De Leon gostaria de avisar que meu celebro deu tela azul bugou magistralmente que satisfação! E aproveitando, em uma Live ou em outro vídeo poderia explicar o que é possível dentro desse euroasianismo e o que é "bullshit" claro de acordo com sua opinião. Pelo meu entendimento tá muito bonito quero ver colocar isso em prática. (claro meu entendimento próximo a soma zero). Muito obrigado pelo vídeo de coração, estou alucinado por geopolítica, por sua culpa, durma com essa prof. E forte abraço!
Coletivismo vs individualismo, com perda e sujeição/submissão de direitos vs dignidade humana. Conservadorismo/isolacionista continental vs progressismo atlanticista. Imposição pela força vs liberdade de decisão. A situação geográfica da Rússia (à qual os outros povos não têm culpa), fez com que ela sempre se sentisse "sitiada". Eis a necessidade constante de ampliar o seu espaço de segurança e domínio geográfico, politico e económico. Contudo, verificamos que cada vez mais tem necessidade de o fazer à custa da mortandade e destruição. O que restará no fim de tudo?
Este Filósofo sabe do que fala.....Concordo em muitos aspectos.....A tentação de dominação do Atlanticismo é visivel e é encabeçada pelos estados Unidos e reino unido...
Pra mim as ideias do Prof. Duguin ainda esta em uma fase de conceito do que teoria que possa ser concebida como um sistema mas que deve ser fruto de debates e nesse sentido eu acredito que ela não se sustentara por 2 motivos a existência do nacionalismo como identidade histórica e a manutenção da sociedade privada baseada no rentismo especulativo. Sobre o vídeo nem tudo na intenet é merda são canais como esse com esse tipo de conteúdo que vale assistir dar o dedo e compartilhar.
Parabéns pelo vídeo: um conteúdo de alta qualidade Em um tema tão complexo e tão atual me faz pensar nas mil possibilidades de prognóstico para A atuais conjunturas geopolíticas. O Brasil me parece ser um ponto fora da curva no atlantismo, lembremos que o Brasil é essencialmente uma catarse geopolíticas baseada em um imperialismo (ultramarino) cujos frutos são ter produzido um tipo peculiar de associação política baseada sobretudo nas relações pragmáticas situacionais de cada momento histórico, a Rússia está engajada no seu destino "manifesto" de sempre está ao lado dos descontentes, já o Brasil parece ser aquele "patinho" feio das ambições de um Portugal semi mitológico, o que nos resta agora é ver qual será a reação dos EUA a toda a crise instalada atualmente, eles que são os herdeiros dos motivos imperialistas e civilização greco romana não terão pudor em demonstrar as armas ferozes de um capitalismo cujos dentes se tornam fatalmente a engrenagem de um grande monstro geopolítico.
Essa divisão multipolar lembra um pouco aquela da obra de G. Orwell "1984", onde existem Lestásia, Eurásia e Oceania. É compreensível o motivo do surgimento desta teoria entre os russos graças a sua cultura, mas ainda me parece uma visão meio pobre de todos os rudimentos culturais e civilizatórios do mundo, resumindo estas diferenças em blocos estabelecidos geograficamente. Não sei se estou errado, mas ao me ver só é a maneira dos russos resumirem de maneira geral a situação global para que caiba dentro da sua própria concepção, estabelecendo um inimigo que seria seu completo oposto, um entendimento completamente ligado a espécies de fronteiras terrestres e talvez uma maneira de dar maior notoriedade a Rússia (visto que pela divisão apresentada no vídeo, o território sob influencia russa voltaria a ser mais ou menos o que foi no passado o império russo e a URSS). Pergunto ao professor De Leon se ler as obras de Dugin seria uma bom conteúdo para compreender geopolítica? Ou se simplesmente servem para compreender a maneira de pensar dos adeptos dessa teoria que tem certa influencia sobre o governo russo?
Gostei do conjunto teórico formal, onde o macro convive bem com o micro. A NOM, passa sim por está conquista, acredito que neste Novo Milênio, certamente tudo será reajeitado, o Ocidente capitalista irá encolher pois ficou caro mantelo. Já os personagens do BRICS, enquanto parceiros comerciais tendem a crescer economicamente, tornando-se polos globais de desenvolvimento... Ao Brasil resta uma teoria Sul Americana a ser desenvolvida, com dificuldades muito regionalizada... O Brasil teria está destinação natural mas é só geográfica, os países circundantes são minorias influenciadas pelo líderes locais atrelados ao tráfico o que torna a teoria global inviável enquanto o câncer social não for limitado.. Muito à que se dito é feito, mas tem uma fronteira comum a ser explorada é dominada o Mar, Oceanos, mas estamos num nível de 79 % civilizatório no conceito interplanetário, mas a caminho de nos tornarmos plenos em 2 a 3 gerações a frente, crédito tudo ao desenvolvimento Tecnológico... Grato prof. Por sua lux, continue nos brindando com o seu melhor. D 'Claro ...
@geopolítica mundial caso ocorra, em um futuro próximo! uma guerra civil no EUA (em decorrência do colapso financeiro do país) seria possível, a China financiar movimentos separatistas lá nos EUA?. E se sim, no que isso implicaria no cenário geopolítico mundial atual ?.
Sou uma pessoa que tenta racionalizar ao máximo as questões a fim de evitar discursos demasiadamente ideológicos. Mas ao ver este vídeo, não tem como não refletir sobre uma questão : nossa moral baseada em conceitos atrelados ao universalismo é tão passível de questionamento, assim? É arrogante pensar que vivemos de maneira mais pacífica e civilizada do que outras culturas? Forte abraço e obrigado pelo conteúdo!
Sinceramente, eu acho que uma cultura deve ser universalizada a partir do momento que defende os direitos individuais humanos de existir e ser respeitado na sua existência. Meio que, infelizmente algumas ideias do ocidente mesmo que atrelada ao capitalismo e hegemonia cultural, acabam sendo real mais justas, e creio até que seja por isso tbm, que teve tanto sucesso global.
Agora é aquela, uma cultura pode ter dentro dela coisas ruins e boas, a universalização poderia por em evidencia oq há de bom em cada uma delas, pautada sempre no respeito para com as diferenças e combate a intolerância, já que uma ideologia que prega contra a liberdade de outras ideologias, deve sofrer penalidades dentro de uma sociedade que deseja a paz. Todos as ideias e culturas são bem vindas, menos as intolerantes.
Achei uma teve muito utópica. Parece tentar refazer oque a união soviética tentou e não deu certo (por outros motivos paralem da unificação política e territorial) . O ser humano por se só não gosta de depender de outro após ter provado o gosto da liberdade... digam a russia para seder-se a china e verão que ela se negará . Mesmo a china sendo mais forte economicamente .
Foi impressão minha ou eles, de maneira bem grosseira, fizeram um mix da teoria das pan-regiões, heartland e do choque de civilizações sob o ponto de vista russo?
@@kane5977 "oh meu deus como eu sou o diferentao eu falo mal do meu próprio pais e puxa saco de outros paises que nao deve nem saber da minha existência" kane5977 o vira lata
existe alguma chance do bloqueio acabar? até quando vai essa guerra, a russia vai se contentar com a deposicao do comediante/dombas ou vai querer a ucrania toda? obrigado!
Boa noite. Primeiro, parabéns pelo canal que continua em alto nível. Infelizmente, o tempo, ou falta dele, não me permite acompanhar da forma adequada. De todos ótimos vídeos do canal, acho que este é o melhor. Ao menos, nenhum outro me fez pensar tanta coisa enquanto acompanhava. De todas as questões que pensei, a que eu gostaria de deixar é a seguinte. Valores como liberdade de expressão e pensamento são inerentes ao atlantisno? Em caso afirmativo, o quanto é contraditório pensadores que vivem em países que vivem sob a égide do atlantisno fazerem uso desse tipo de liberdade para se posicionarem em favor, por exemplo, do eurasianismo? E mais. Justamente a internet, citada no vídeo, não seria uma inovação tecnológica possível somente em um ambiente de liberdade existente no atlantismo? Sei que você se pauta mais pelo pragmatismo, mas penso que são questões importantes. Obrigado.
Disparado o video mais complexo que ja vi aqui no canal. Vou ter de ver de novo pra ent3nder melhor os detalhes. W questao da verticalizacao faz muito sentido, mas nao vejo isso pelo eurasianismo, vejo mais isso pelo possivel isolamento dos EUA e a lenta implosao demografica da europa branca, substituida por uma europa islamica e com guerras et3rnas r3com3cando
Bem interessante, isso é uma quebra do mundo dominado pelos atlanticistas em um mundo multipolar. Particularmente eu tô de saco cheio do Ocidente impondo a força seus valores no resto do mundo. A gente aqui no Brasil é refém dos valores ocidentais l.
então quer dizer que a geografia de um lugar define um povo? isso me cheira balela se a Eurasia existisse não precisaria que a Russia usa-se de força ! acredito que a Russia deveria se preocupar com seu povo e sua politica que esta nas mãos de oligarcas gananciosos ! Etd: erros de digitação
@@papavoid3584 assistir sim o vídeo , essa filosofia russa não nem um pouco logica. Duvido que o objetivo da Russia é busca o equilíbrio das civilizações , na geopolítica cada pais busca pelo seus interesses e Russia não quer o equilíbrio do mundo mas sim o tomar lugar do estados unidos na geopolítica mundial
@@mauricio-mal7892 Pelo que entendi, após ler o livro do Alexander Durgin (e eu pensei que tivesse entendido errado, mas o vídeo simplesmente colocou para mim que eu entendi certo) é que a Rússia e aquele bando de oligarcas querem dividir o mundo de forma verticalizada, para que a Rússia, que ficaria com a maior parte do mundo, aliás, explore e sugue de canudinho a Ásia, junto com a miguchinha China. Talvez, o Japão não seja tão explorado; A Europa ocidental ficaria com a África e lambam os beiços! Por fim, os EUA ficariam com as Américas, Reino Unido e com a Austrália. Claro que Austrália e UK não vão sustentar a oligarquia Americana e sim, nós. Todo mundo que está abaixo da linha do Equador, se ferra para sustentar oligarquias e dizem amém aos mandos e desmandos. Se vai ter gente morrendo de fome... Oras, civis ucranianos estão tomando bomba na cabeça neste exato momento e isso não tira o sono dos oligarcas russos, mesmo! O que lhes tira o sono é o super iate apreendido pela polícia italiana. No fim do dia, os oligarcas se reunem, um bate na barriguinha do outro, o oligarca russo bate na barriguinha do oligarca Alemão, ambos batem na barriguinha do Elon Mollusk, dão risadas e cheiram carreiras e mais carreiras de pó enquanto bebericam uísque. O mundo é ruim da forma que está, mas essa proposta é uma insanidade que só poderia ter saído da cabeça de um indivíduo que se parece com o Raputin.
@@lucys.norton7990 sim , não vejo a Russia e nem a china como solução para o nosso mundo , essa teoria só valoriza os interesses de um elite de países tidos como ''dominantes''
@@renato3780 Facil. Só os orientais desligar a internet e varias tecnologias. Afinal, é crianção ocidental, nem por isso tão indo lá ameaçar e xingar por eles estarem usufruindo disso. Eurasianismo é burro e infantil. Multiculturalismo é modernista e tradicionalismo é continuidade, não reforma inevitavel, como propõe o Dugin, ele é mais moderno do que a modernidade imaginária que ele quer destruir.
@@renato3780Mas esses "valores" que estão sendo propagados pelo Ocidente nunca foram valores do povo ocidental. Quem tá promovendo essas bizarrices é uma elite que quer justamente acabar culturalmente com todos os valores ocidentais. O que temos que fazer não é importar o Eurasianismo, e sim resgatar os valores ocidentais, principalmente católicos, doa a quem doer.
Eu confesso, Professor, que tentei estudar geopolítica, de diversas formas, nos últimos vinte anos (tenho 66). Li muito, mas tem sido difícil conjugar o número absurdo de informações.
Ao tomar contato com seu canal, fiquei abismado com sua capacidade de síntese, fidelidade à factualidade e, muito importante, à necessidade de ter sua matéria como ethos de formação já no ensino médio.
Minha área é outra, sou médico, mas a argumentação baseada no que o senhor ensina é rica, convincente e capaz de mudar posturas.
Minha admiração. Farei o possível para contribuir com seu trabalho que é, de resto, fundamental a quem quer ver o mundo como ele é, alijado de paixões.
Forte, Fraterno abraço. E parabéns, novamente!
e eu ao ver bem esse video e oq o eurasianismo quer conservar (espiritualidade) contra materialismo e superficialidade ocidental rs eu digo força eurasianismo hahaha .
A Teoria do Duguin, conselheiro do Putin lembra os blocos de 1984 de George Orwell
Simplesmente incrível, estou absorto após esse vídeo!
Tenho uma sugestão de série no canal, se for possível, o senhor poderia fazer uma série sobre os pilares de uma nação, aquilo que a leva para o desenvolvimento, temas como economia, energia, defesa e etc. No mais obrigado por mais um ótimo vídeo!
PS de novo: eu percebi que aquela linha amarela demarcava exatamente a rimland e a heartland
Eu sou estudante do 1⁰ Semestre de Licenciatura em Geografia, e um dos professores solicitou que os alunos fizessem já resenha crítica de qualquer livro, álbum musical, filme ou documentário (tema livre) e eu decidi que irei fazer uma resenha sobre algum livro do Dugin, porém, eu estou em dúvida sobre qual livro dele eu escolho, mais precisamente sobre três livros: Teoria do Mundo Multipolar; Geopolítica da Rússia Contemporânea ou A Grande Guerra dos Continentes. Quais desses (ou outro) vocês sugerem que seja melhor para fazer uma resenha crítica?
Geopolítica da Rússia Contemporânea é mais sauve
@@GeopolíticaMundial Agradeço pela resposta!
@@diegoalbues2471 eae mano, ent eu estou pensando em começar a ler esse tipo de livros sobre geopolítica e política pra me aprofundar mais sobre o tema.. vc poderia me recomendar algum livro para alguem que está começando a ler esse tipo de coisa? Serei muito grato
Pô cara, que aulão!!! Estava procurando saber mais sobre a visão de Dugin, e seu vídeo na abriu a cachola. Valeu!!!
Olavo de Carvalho na veia. Ele explica isso muito bem. Seu vídeo é um excelente resumo pra quem quer entender, mas não tem tempo de assistir as longas aulas do professor Olavo de Carvalho. Parabéns. Ganhou 1 inscrito
filósofo sem graduação? zzzz
Fora que ele provou que Dugin é um baita picareta.
Verdade! Um baita conhecedor e visionário. Ele desarma o Dugin no debate e deixa claro as reais intenções dessa teoria. Mas infelizmente parece que ela irá se concretizar e muitos ficaram chocados com o que virä.
@@JoaoCarlos-xe8vs Aristoteles tinha 1?
@@JoaoCarlos-xe8vs Refutou Olavo de Carvalho kkkkkk
O Rus' de Moscou mudou de ideologia diversas vezes, já foi ultra-ortodoxo, pan-eslavista, comunista, e agora também se diz "neo-eurasiano da quarta teoria política"... Muda e muda ideologia, mas permanece sempre a mesma coisa, o plano hegemônico dos Rus' de Moscou.
A. Dugin é mais um comentarista de Mackinder... A tal das linhas verticais civilizacionais parecem idênticas às pan-regiões de Haushofer...
Aliás, A. Dugin considera Moscow a Terceira Roma? Ele enforça a tese do translatio imperii? Hum.
bem observado
Mas não foi só ideologia russa que mudou ao longo do tempo! Todas civilizações mudaram suas ideologias de acordo com a sua visão de mundo da época!
Mas eu tenho a impressão que a Russia está sempre muito próxima do esquartejamento, se ela eventualmente não determinar claramente quem manda, a tendência é ela se esfacelar. A guerra com a Ucrânia demonstra isso, quando ela percebe que está perdendo espaço vital, ela vai à guerra. A longo prazo com um ocidente liberal isso não vai se sustentar.
Eles precisam se descentralizar, certo, Moscu pode ser a capital federal mas podem reforçar outras capitais econômicas e culturais, nem a Roma pode se manter como uma capital só, por isso foi fundada Constantinopla.
Excelente. Fica nítido que algumas regiões como América Latina não tem serventia em qualquer teoria. Para os atlanticistas é o seu quintal e pode ser explorado a qq momento. É só ver como agem e falam. Parecem nossos donos. Já do lado do euroasianismo fazemos parte dos insatisfeitos. Ou seja, não há lugar de destaque em qq teoria. Ou o Brasil amadurece e vira gente ou vai sofrer terrivelmente no futuro não muito distante....
Importante vc notar isso. O pessoal ainda tá na fase da Idolatria.
Esse vídeo é uma aula! Preciso assistir pelo menos mais duas vezes com calma e fazer anotações.
Parabéns pelo excelente vídeo De Leon.
Que aula!
Abraços e sucesso.
Primeiramente parabéns pelo canal. Aproveitando o tema do vídeo quero fazer uma sugestão de elaborar um estudo geopolítico sobre a Ásia Central, os países terminados com "istão". Sua instabilidade e alinhamento são essenciais tanto para Rússia como a China posicionarem seus focos externos e ao mesmo tempo construírem uma ponte de ligação entre essas potências. Caso os atlanticistas conseguissem inserir uma flecha nesse ponto poderiam gerar até a desintegração dessas potência, isso seria possível ? Os países da Ásia Central além da posição geográfica, são ricos em recursos naturais, mas p seus potenciais de mercado e militares, já que integram a Organização para a Cooperação de Xangai, podem representar algum peso ? Há possibilidades de reaquecer um Grande Jogo como dos séculos passados ?
Eventualmente chegaremos lá =)
Excelente vídeo professor! Eu como apaixonado por geografia e história adorei acompanhar esta vídeoaula, e imagino o trabalho que deve ter dado para realizar este conteúdo.
OBS: Só senti a falta das fontes bibliográficas na descrição do vídeo 👍🏼. Quero muito começar a estudar este assunto com maior profundidade.
Grande aula, Essencial para desconstruir a miopia destrutiva Ocidental. Obrigado e Parabéns pela contribuição, abraços
Muito interessante essa sua análise como nos vídeo da explicação do que é Geopolítica & Pontos Críticos.
Professor do grupo BRICS só o Brasil e África do Sul não estão nesse eurasianismo o Brasil pode aproveitar essa mudança??? Ou é fadado ser a eterno país do futuro?!?!
Se depender da Teoria dos outros, estamos é ferrados. Seria bom desenvolver uma aqui.
Perfeito!
Vou criar a quinta teoria política: o bananismo.
Nessa teoria o Brasil tem que se tornar o polo da América latina
Credo brics 🤮
De Leon , faz um sobre o que a literatura geopolítica da França diz sobre o Brasil e demais países do Atlântico Sul. Ótimo vídeo.
Esperando ver a biografia desse conselheiro da atual Federação Russa que eu pessoalmente não sei muito bem qual é o seu propósito, idéias e planos do estado russo em conjunto as ideias desse conselheiro !
Tem uma série de videos de palestra dele e do círculo dele num canal chamado 'julius evola maçom'. Se tiver interesse, dê uma olhada.
Mais um excelente vídeo !!!
Para mais detalhes, recomendo o livro Os Eua e a nova ordem mundial, debate entre Dugin e Olavo de carvalho. Eu vejo alguns no youtube falando que os Eua serão destruidos por dentro e então surgira a China como nova potencia, mas essas pessoas ignoram o fato que cada pais tem seus padrões de comportamento culturais. Os Eua sempre tiveram desde sua fundação a cultura do debate e da dialetica interna, para eles é normal sempre criticarem eles mesmo, enquanto a china sempre teve o padrão de ser uma sociedade vertical baseada muito no status social. No cenario atual eu acho muito dificil um pais vertical superar os Eua e se tornar a potencia dominante. Eu estudei alguns autores da filosofia anglo saxonica, uma ideia minha é que os Eua colocaram ou tentam sempre colocar no mundo essa linha de ação dialetica, de sempre balancear as influencias de poder, como fazem internamente. Acho que isso se estende aos Eua ajudarem a desenvolver a china como potencia economica para ter um rival a altura nesse campo, ja que a russia rivaliza na parte belica. Na ideia da dialetica balanceada da filosofia anglo saxonica, todos os paises que fazem parte do conselho permanente da Onu devem estar em um patamar geral mais ou menos igual, e a china sempre foi a mais fraca de todas ate os Eua começarem a ajuda la a melhorar sua economia
Saudações prof De Leon gostaria de avisar que meu celebro deu tela azul bugou magistralmente que satisfação! E aproveitando, em uma Live ou em outro vídeo poderia explicar o que é possível dentro desse euroasianismo e o que é "bullshit" claro de acordo com sua opinião. Pelo meu entendimento tá muito bonito quero ver colocar isso em prática. (claro meu entendimento próximo a soma zero). Muito obrigado pelo vídeo de coração, estou alucinado por geopolítica, por sua culpa, durma com essa prof. E forte abraço!
Mal posso esperar pelo vídeo!
Aliás, acredito que seja uma boa ideia liberar o grupo do zap para que os membros possam conversar.
Concordo! 👍
Coletivismo vs individualismo, com perda e sujeição/submissão de direitos vs dignidade humana. Conservadorismo/isolacionista continental vs progressismo atlanticista. Imposição pela força vs liberdade de decisão. A situação geográfica da Rússia (à qual os outros povos não têm culpa), fez com que ela sempre se sentisse "sitiada". Eis a necessidade constante de ampliar o seu espaço de segurança e domínio geográfico, politico e económico. Contudo, verificamos que cada vez mais tem necessidade de o fazer à custa da mortandade e destruição. O que restará no fim de tudo?
Parabéns De Leon
o melhor canal, amoooooooooooooooooooooooo
Muito esclarecedor. Parabéns pelo seu trabalho.
Ótimo vídeo, bem didático. Obrigado professor!
Este Filósofo sabe do que fala.....Concordo em muitos aspectos.....A tentação de dominação do Atlanticismo é visivel e é encabeçada pelos estados Unidos e reino unido...
Simplesmente perfeito 👏👏
Pra mim as ideias do Prof. Duguin ainda esta em uma fase de conceito do que teoria que possa ser concebida como um sistema mas que deve ser fruto de debates e nesse sentido eu acredito que ela não se sustentara por 2 motivos a existência do nacionalismo como identidade histórica e a manutenção da sociedade privada baseada no rentismo especulativo. Sobre o vídeo nem tudo na intenet é merda são canais como esse com esse tipo de conteúdo que vale assistir dar o dedo e compartilhar.
Obrigado pelo conteúdo.
melhor canal do youtube
Valeu!
Agora estou ciente do que é. Obrigado Deleon.
Olhando essa parte toda azul do mapa, a Finlândia diz: "Dugin, fale por você, amigo! Me inclua fora dessa!"
Parabéns pelo vídeo: um conteúdo de alta qualidade
Em um tema tão complexo e tão atual me faz pensar nas mil possibilidades de prognóstico para A atuais conjunturas geopolíticas.
O Brasil me parece ser um ponto fora da curva no atlantismo, lembremos que o Brasil é essencialmente uma catarse geopolíticas baseada em um imperialismo (ultramarino) cujos frutos são ter produzido um tipo peculiar de associação política baseada sobretudo nas relações pragmáticas situacionais de cada momento histórico, a Rússia está engajada no seu destino "manifesto" de sempre está ao lado dos descontentes, já o Brasil parece ser aquele "patinho" feio das ambições de um Portugal semi mitológico, o que nos resta agora é ver qual será a reação dos EUA a toda a crise instalada atualmente, eles que são os herdeiros dos motivos imperialistas e civilização greco romana não terão pudor em demonstrar as armas ferozes de um capitalismo cujos dentes se tornam fatalmente a engrenagem de um grande monstro geopolítico.
Muito bom conteúdo
Muito bom!!!!
Muito boa aula
Alguma chance da Rússia anexar a Bielorrússia em um futuro próximo para proteger o seu núcleo geopolítico?
Sim, é possível.
O euroasianismo sempre existiu… Carlos magno…Napoleão hitler comunismo….à questão é quem fica a mandar….
Excelente.
Excelente!!
Só tenho a agradecer por essa excelente aula professor, uma das melhores se não a melhor sobre o pensamento geopolítico do Dugin.
Essa divisão multipolar lembra um pouco aquela da obra de G. Orwell "1984", onde existem Lestásia, Eurásia e Oceania.
É compreensível o motivo do surgimento desta teoria entre os russos graças a sua cultura, mas ainda me parece uma visão meio pobre de todos os rudimentos culturais e civilizatórios do mundo, resumindo estas diferenças em blocos estabelecidos geograficamente. Não sei se estou errado, mas ao me ver só é a maneira dos russos resumirem de maneira geral a situação global para que caiba dentro da sua própria concepção, estabelecendo um inimigo que seria seu completo oposto, um entendimento completamente ligado a espécies de fronteiras terrestres e talvez uma maneira de dar maior notoriedade a Rússia (visto que pela divisão apresentada no vídeo, o território sob influencia russa voltaria a ser mais ou menos o que foi no passado o império russo e a URSS).
Pergunto ao professor De Leon se ler as obras de Dugin seria uma bom conteúdo para compreender geopolítica? Ou se simplesmente servem para compreender a maneira de pensar dos adeptos dessa teoria que tem certa influencia sobre o governo russo?
Nesse fatiamento vertical aí sobrou pra sermos quintal dos EUA mesmo…
Gostei do conjunto teórico formal, onde o macro convive bem com o micro.
A NOM, passa sim por está conquista, acredito que neste Novo Milênio, certamente tudo será reajeitado, o Ocidente capitalista irá encolher pois ficou caro mantelo. Já os personagens do BRICS, enquanto parceiros comerciais tendem a crescer economicamente, tornando-se polos globais de desenvolvimento... Ao Brasil resta uma teoria Sul Americana a ser desenvolvida, com dificuldades muito regionalizada... O Brasil teria está destinação natural mas é só geográfica, os países circundantes são minorias influenciadas pelo líderes locais atrelados ao tráfico o que torna a teoria global inviável enquanto o câncer social não for limitado..
Muito à que se dito é feito, mas tem uma fronteira comum a ser explorada é dominada o Mar, Oceanos, mas estamos num nível de 79 % civilizatório no conceito interplanetário, mas a caminho de nos tornarmos plenos em 2 a 3 gerações a frente, crédito tudo ao desenvolvimento Tecnológico...
Grato prof. Por sua lux, continue nos brindando com o seu melhor. D 'Claro ...
O livro 1984 retrata bem o cenário que seria o mundo com o império da Eurasia-Russia. E quem quer entender aconselho o livro geopolítica de Dugin.
Comentário de engajamento.
@geopolítica mundial caso ocorra, em um futuro próximo! uma guerra civil no EUA (em decorrência do colapso financeiro do país) seria possível, a China financiar movimentos separatistas lá nos EUA?. E se sim, no que isso implicaria no
cenário geopolítico mundial atual ?.
Não há ainda uma geografização de uma crise nos Estados Unidos. Isso é fundamental antes de uma guerra civil.
Vivas a Rússia, Putin, Trump, Orban, e Bolsonaro!
Bolsonaro não
Seus vídeos são essenciais!! Obrigada ☺️☺️
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho
Excelente explicação. Parabéns. Sempre quis entender a teoria eurasiana. Fundamental para entender a geopolitica do nosso tempo.
Muito obrigado por nos trazer informações importantes e confiáveis
Show
Visão neofascista com reminiscência do império soviético
Excelente os seus vídeos. Parabéns!
Sou uma pessoa que tenta racionalizar ao máximo as questões a fim de evitar discursos demasiadamente ideológicos. Mas ao ver este vídeo, não tem como não refletir sobre uma questão : nossa moral baseada em conceitos atrelados ao universalismo é tão passível de questionamento, assim? É arrogante pensar que vivemos de maneira mais pacífica e civilizada do que outras culturas? Forte abraço e obrigado pelo conteúdo!
Sinceramente, eu acho que uma cultura deve ser universalizada a partir do momento que defende os direitos individuais humanos de existir e ser respeitado na sua existência. Meio que, infelizmente algumas ideias do ocidente mesmo que atrelada ao capitalismo e hegemonia cultural, acabam sendo real mais justas, e creio até que seja por isso tbm, que teve tanto sucesso global.
Agora é aquela, uma cultura pode ter dentro dela coisas ruins e boas, a universalização poderia por em evidencia oq há de bom em cada uma delas, pautada sempre no respeito para com as diferenças e combate a intolerância, já que uma ideologia que prega contra a liberdade de outras ideologias, deve sofrer penalidades dentro de uma sociedade que deseja a paz. Todos as ideias e culturas são bem vindas, menos as intolerantes.
@@niveamenezes7982 patético.. ninguém deve universalizar, cada povo tem a sua cultura.
Pelo visto o Eurasianismo bebe na teoria do determinismo Geográfico!
A maioria dos geopolíticos.
A melhor síntese. Obrigado
É mais tranquilo do que parece.
top.
Achei uma teve muito utópica.
Parece tentar refazer oque a união soviética tentou e não deu certo (por outros motivos paralem da unificação política e territorial) .
O ser humano por se só não gosta de depender de outro após ter provado o gosto da liberdade... digam a russia para seder-se a china e verão que ela se negará .
Mesmo a china sendo mais forte economicamente .
Foi impressão minha ou eles, de maneira bem grosseira, fizeram um mix da teoria das pan-regiões, heartland e do choque de civilizações sob o ponto de vista russo?
Força Rússia vamos lá.
Professor, o Brasil tem ou já teve alguma Teoria Geopolica nossa???
Tem Goldery, Meira Matos, Therezinha de Castro entre outros.
Mas nenhum respeita organicidade e todos alimentam mitos superados.
@@GeopolíticaMundial quem sabe nas próximas gerações, perdemos nossa janela histórica.
Meridionalismo
@@kane5977 "oh meu deus como eu sou o diferentao eu falo mal do meu próprio pais e puxa saco de outros paises que nao deve nem saber da minha existência" kane5977 o vira lata
Muito bem esclarecedor e bem explanado.
faz sobre a america do sul e o motivo dela não prosperar como a do norte
Antes pensava que era coisa de Teoria da Conspiração
Grande parte até é.
@@GeopolíticaMundial Sim.
Pelo jeito que tá indo a coisa,parece que a idéia do Dugin vai virar farelo.
existe alguma chance do bloqueio acabar? até quando vai essa guerra, a russia vai se contentar com a deposicao do comediante/dombas ou vai querer a ucrania toda? obrigado!
Só Deus sabe, amigo. =(
A russia quer roubar a ucrania toda..
Obrigado!
Boa noite. Primeiro, parabéns pelo canal que continua em alto nível. Infelizmente, o tempo, ou falta dele, não me permite acompanhar da forma adequada. De todos ótimos vídeos do canal, acho que este é o melhor. Ao menos, nenhum outro me fez pensar tanta coisa enquanto acompanhava. De todas as questões que pensei, a que eu gostaria de deixar é a seguinte. Valores como liberdade de expressão e pensamento são inerentes ao atlantisno? Em caso afirmativo, o quanto é contraditório pensadores que vivem em países que vivem sob a égide do atlantisno fazerem uso desse tipo de liberdade para se posicionarem em favor, por exemplo, do eurasianismo? E mais. Justamente a internet, citada no vídeo, não seria uma inovação tecnológica possível somente em um ambiente de liberdade existente no atlantismo? Sei que você se pauta mais pelo pragmatismo, mas penso que são questões importantes. Obrigado.
Desde os anos 50 eles tinham esse plano
Muito complicado mestre
Excelente conteúdo! Poderia indicar as referências bibliográficas utilizadas?
Disparado o video mais complexo que ja vi aqui no canal. Vou ter de ver de novo pra ent3nder melhor os detalhes. W questao da verticalizacao faz muito sentido, mas nao vejo isso pelo eurasianismo, vejo mais isso pelo possivel isolamento dos EUA e a lenta implosao demografica da europa branca, substituida por uma europa islamica e com guerras et3rnas r3com3cando
Gostei dessa ideologia.
Bem interessante, isso é uma quebra do mundo dominado pelos atlanticistas em um mundo multipolar. Particularmente eu tô de saco cheio do Ocidente impondo a força seus valores no resto do mundo. A gente aqui no Brasil é refém dos valores ocidentais l.
Show muito bom
Muito interessante.
Meu muito obrigado
Pelos sucessivos erros, vejo que essa tese (se realmente estão usando) deu muito errado!!
Magnifico.
Pelo tamanho e riquesas que a russia ja tem num sei o pq não é a maior economia do mundo.
Essa anaconda estratégica seria o Rimland?
Não, mas se repararmos é bem similar. É bem claro q ele se baseou nela.
Ok
Enfim um vídeo de qualidade no youtube sobre o eurasianismo no pensamento de Alexandr Dugin.
Professor, achei esta teoria confusa, muitos conceitos meio forçados, muitas ideias coladas. Estou certa ou estou burrinha?
Complicadinho msm. =)
Vida longa a ordem atlanticista!!!!!!!!!!!!🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇪🇺🇪🇺🇪🇺
Kkkkkkkkkk sua ordem está desmoronando de forma tragicômica, se prepare pra ver China e Rússia como superpotencias
força eurasianismo kkkkk .
Edb
então quer dizer que a geografia de um lugar define um povo? isso me cheira balela se a Eurasia existisse não precisaria que a Russia usa-se de força ! acredito que a Russia deveria se preocupar com seu povo e sua politica que esta nas mãos de oligarcas gananciosos !
Etd: erros de digitação
hur dur não assisti o vídeo e tô bostejando nos comentários. hur dur.
@@papavoid3584 assistir sim o vídeo , essa filosofia russa não nem um pouco logica.
Duvido que o objetivo da Russia é busca o equilíbrio das civilizações , na geopolítica cada pais busca pelo seus interesses e Russia não quer o equilíbrio do mundo mas sim o tomar lugar do estados unidos na geopolítica mundial
@@mauricio-mal7892 Pelo que entendi, após ler o livro do Alexander Durgin (e eu pensei que tivesse entendido errado, mas o vídeo simplesmente colocou para mim que eu entendi certo) é que a Rússia e aquele bando de oligarcas querem dividir o mundo de forma verticalizada, para que a Rússia, que ficaria com a maior parte do mundo, aliás, explore e sugue de canudinho a Ásia, junto com a miguchinha China. Talvez, o Japão não seja tão explorado;
A Europa ocidental ficaria com a África e lambam os beiços!
Por fim, os EUA ficariam com as Américas, Reino Unido e com a Austrália. Claro que Austrália e UK não vão sustentar a oligarquia Americana e sim, nós.
Todo mundo que está abaixo da linha do Equador, se ferra para sustentar oligarquias e dizem amém aos mandos e desmandos. Se vai ter gente morrendo de fome... Oras, civis ucranianos estão tomando bomba na cabeça neste exato momento e isso não tira o sono dos oligarcas russos, mesmo! O que lhes tira o sono é o super iate apreendido pela polícia italiana.
No fim do dia, os oligarcas se reunem, um bate na barriguinha do outro, o oligarca russo bate na barriguinha do oligarca Alemão, ambos batem na barriguinha do Elon Mollusk, dão risadas e cheiram carreiras e mais carreiras de pó enquanto bebericam uísque.
O mundo é ruim da forma que está, mas essa proposta é uma insanidade que só poderia ter saído da cabeça de um indivíduo que se parece com o Raputin.
@@lucys.norton7990 sim , não vejo a Russia e nem a china como solução para o nosso mundo , essa teoria só valoriza os interesses de um elite de países tidos como ''dominantes''
o Olavo de Carvalho já acabou com esse cara!!!
Não
Eurasianismo, A maoir idiotice que ja ouvi falar.
Espero q essa ideia prospere. Maior idiotice é essa sanha ocidente pra empurrar seus valores pro mundo.
@@renato3780 Facil. Só os orientais desligar a internet e varias tecnologias. Afinal, é crianção ocidental, nem por isso tão indo lá ameaçar e xingar por eles estarem usufruindo disso. Eurasianismo é burro e infantil. Multiculturalismo é modernista e tradicionalismo é continuidade, não reforma inevitavel, como propõe o Dugin, ele é mais moderno do que a modernidade imaginária que ele quer destruir.
@@renato3780Mas esses "valores" que estão sendo propagados pelo Ocidente nunca foram valores do povo ocidental. Quem tá promovendo essas bizarrices é uma elite que quer justamente acabar culturalmente com todos os valores ocidentais. O que temos que fazer não é importar o Eurasianismo, e sim resgatar os valores ocidentais, principalmente católicos, doa a quem doer.
BOLSONARO 22
Video chato d+
entao vai ver canal de crianca, anim al
Causou pane em seu "célebro' porque você fugiu da 'falculdade'? É melhor assistir o BBB....🤣🤣🤣
Então volte para o jardim da infância para destrava sua deficiência cognitiva programada ...
Vai assistir rede globo então
O problema do vídeo é que ele coloca o Dugin em um patamar que só o Dugin acha que está. Dá uma lida no livro dele, é patético. O cara é um xamanista.