Penso igual o sezar!!! Seja noiva seja Israel o importante é a lição que devemos tirar dela, pois afinal nós como igreja devemos aguardar Jesus prontos e preparados para esse evento glorioso
O Pr. Marcelo esqueceu que nas parábolas, nós não podemos usar a hermenêutica pra analizarmos pontos afim de extrairmos significados, mas sim analizarmos qual a mensagem central, no que Jesus esta focando, e nesta parobola Jesus está nos advertindo a cerca da vigilância com relação a eminência da sua vinda .
É claro que Deus tinha um povo escolhido através da linhagem, mais agora não é pela linhagem é por Cristo, logo a palavra e os conselhos de Deus é dado a igreja e não só a um povo
Ótimo ..Debate, parabéns pelo programa, e na vdd, comecei a estudar sobre isso, muito interessante ambos argumentos, pastor Marcelo uma benção, humilde, brincarão, honesto, pastor Carlos tbm, homem honrado, Deus abençoe a todos, e pastor Sezar, Deus te Honre sempre................
Pra mim 5 é a igreja e 5 é Israel. Qnd eu medito é oq eu entendo Eu não vou na onde de ninguém sem querer estar certo longe disso . mas eu leio e oq eu entendo na meditação eu trago pra mim.
Essa passagem relata claramente que Jesus Cristo, que nós ensinar que deveremos está prontos, vigilantes para a vinda de Cristo, não se é Israel ou gentil amém.
Jeremias 15 até 22 são profecias contra Israel por causa dos seus pecados e se cumpriu naqueles dias com Babilônia, mas no capitulo 23 mais uma vez Deus faz promessas futuras de restaurar seu povo Jr. 23.3-8.
Excelente debate, parabéns mais uma vez à Radio Musical ao Pr Sezar e aos debatedores. Talvez seja importante dizer que Mt 25 é o contexto da Grande Tribulação, a GT na visão pré tem a ver com Israel e não com a igreja.
Ora! São as noivas de Cristo na terra,as imprudentes e as prudentes,mostra que nem todas as noivas entrarão para as bodas,porque a porta se fechará para quem não estiver preparado para ser arrebatado. Paz e graça
Realmente faz sentido a pergunta?!!!se a noiva esta dentro da festa,quem e a Virgens?!!!pois um fato e que o testo bíblico das 10 virgens esta dentro do contexto da celebração litúrgica da festa de casamento judaica...entao e fato e que realmente a pergunta se encaixa de acordo com o texto QUEM E AS DEZ VIRGENS
As 10 VIRGENS É uma mensagem geral de vigilância e se aplica tanto para Israel como para Igreja, mas especificamente representa ISRAEL, que no caso, são os convidados ao casamento de Cristo e a Igreja.... a NOIVA (Igreja) nem aparece no texto.
Convidados? As noivas ali não são convidadas, elas são as noivas, o texto é bem claro quanto isso, então vc ta falando besteira, elas não são convidadas pra um casamento, elas são as noivas, ou seja é a igreja. Elas ali simbolizam o povo de Deus, Jesus está dizendo para o povo dele se manter vigilante pra volta dele, pois quem não estiver vigilante não entrará no céu com Jesus mas quem se manter vigilante entrará.
@@omega5335 vc precisa entender a analogia de Jesus, tem a ver com a cultura judaica de casamentos onde as "amigas da noiva" eram encarregadas desse preparação... releia o texto, a Noiva não aparece ali
Meu caro, não vejo assim, observe: Israel era desposada de Deus, Is 54.5; Ez 16.8-16. Mas Deus se divórciou de Israel, como esposa infiel Jr 3.8; 15.1. Concordo que a parábola é um alerta, mas não a nação caída, rejeitada conforme Rm 10.1-21; 11.1-16. Mas sim a igreja universalmente redimida, observe que João Batista apresenta a igreja de Cristo como noiva Jo 3.7. Outrossim, há um recurso na hermenêutica chamado contexto, e no contexto do NT a igreja é a noiva Ap 19.7;21.9;23.17 Mas não encontro elementos sólidos para reconhecer Israel como noiva, visto que o próprio Deus se divórciou dela, e declarou que não voltaria Jr 15.1. Um abraço reverendíssimo
@@CarlosWagnerBonfim Paz meu amigão... o meu ponto é que essas "Dez Virgens" não são a NOIVA. Na verdade, a "Noiva" nem aparece no texto. E à luz da cultura judaica, essas seriam as amigas da Noiva, como as damas de honra... pois quando o NOIVO vem para tomar a NOIVA, as amigas da Noiva acompanham as BODAS.
25:5226:12 A teologia dos pré tribulacionistas os põem em risco, pois estão descansados, amparados pelo arrebatamento, que só se dará na vinda de Cristo. Ao passo que, vigilância é um dever do pós, mediante tudo o que virá, conforme o que declara os diversos textos. Arrebatamento pré é uma invenção sem pé, sem cabeça e, é claro, sem texto bíblico.
Essa teologia está sendo baseada em versiculos isolados do contexto. Deus não rejeitou Israel se continuar lendo Romanos 11 vai ver Paulo dizendo: ²⁵ Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. ²⁶ E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. ²⁷ E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados". Romanos 11:25-27 Se continuar lendo Jeremias capitulo 3 vai ver que Deus chama a Israel e Judá que volte, ¹⁴ "Voltem, filhos rebeldes! Pois eu sou o senhor de vocês", declara o Senhor. "Tomarei vocês, um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião. ¹⁵ Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento. Jeremias 3:14,15. Da angustia de ver esses debates, homens inteligentes, estudados se prendendo a teologias fracas.
A noiva são aqueles discípulos e apóstolos e etc que morreram entre o primeiro e segundo século e iam ressuscitando a medida que i morrendo e estão julgando os que dormem ou seja morrem e são eles que irão decidir quem fica e quem sai do livro da vida
As 10 dez virgens são uma advertência geral para todos os seguidores de Jesus.Embora não descarto uma aplicação também para a época,pois o convite ao evangelho era previamente para a nação judaica.Abraço a todos!
É a igreja sim em Mateus 25, tudo certo, quem é noiva senão a igreja ? Quem espera a chegada do noivo senão a igreja ? Quem é que tem que estar preparado para a vinda do noivo ? Todas as respostas são: Igreja de Cristo.
Provavelmente todos os crentes e principalmente os que tinham o templo como um amuleto e nele colocavam toda sua certeza de salvação. E Jesus afirma que será uma quebra de protocolo e às dez não estando preparada a festa seguirá com apenas cinco.
PR. Marcelo necessita atentar que, PR. Antônio Gilberto de quem ele herdou uma cadeira na ACADEMIA evangélica e que lecionou ESCATOLIA por décadas, JAMAIS defendeu tal idéia. Fica a dica.
Gente tando gentio como israel é igreja Esse texto mostra quem vai estar pronto pra vinda do noivo Nso existe mais esse negocio de Israel Quando Jesus falou a parábola lógico que foi pra Israel porq ele começou a igreja lá Mas depois se espalhou para o mundo Então noiva sai todos os que aceitar Jesus se torna noiva E virgindade nesse texto representa separadas para o noivo ainda não tinha sido contaminado Mas o azeite representa o espírito santo Que quando Jesus vier ao mundo nem toda a igreja vai ter o azeite na vida não vão estar pronto para o casamento Mas não tem essa de Israel e sim igreja.
Salmos 45 explica. As virgens são os 5 ministérios de Efésios 4 que estão incumbidos de preparar a noiva (igreja). 5 virgens loucas, todos os ministros falsos que não fizeram o que a Palavra ordena e as 5 virgens atentas, são os ministros verdadeiros que preparam a igreja com a fiel palavra do Senhor Jesus. Os ministérios, Apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e mestres. Efésios 4.
O erro teológico mais comum cometido pela igreja é não ter entendido que o muro de separação entre judeu e gentios foi derrubado! Assim, para se entender a teologia bíblica, precisa levar em consideração esse fato. Os santos, a igreja, a noiva etc, são a igreja.
Concordo com o pastor Carlos Wagner. 10 simboliza totalidade. 5 virgens loucas não tem o Espírito Santo. 5 virgens prudentes tem o Espírito Santo. Existem 2 bilhões de pessoas que confessam o cristianismo, judeus e cristãos fazem parte da Igreja cujo noivo é Jesus Cristo.
Será que alguém seria doido de querer passar pela grande tribulação, depois de tudo o que a biblia ensina acerca desse período? Mas se a Bíblia ensina que a igreja vai passar, como mudar isto? Resta que o povo de Deus orar e se preparar...
10 virgens são Israel com CERTEZA quem conhece o texto é o contexto cultural sabe disso. Porém eu não vejo problema de usar em uma pregação para trazer uma aplicação de lições para IGREJA nós Dias de hoje.
Israel foi abandonado por Deus no novo testamento? Que loucura! Israel é povo escolhido pelo Eterno de forma perpétua. Outrossim nós "cristãos" somos enxertados na videira (Israel)
Deus rejeitou o judeus? Kkkkkkk 37. Portanto, assim declara Yahweh: “Se os céus em cima puderem ser medidos e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então Eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm praticado ao longo do tempo”, afirma o SENHOR. (Jeremias, 31)
- As dez virgens representam os judeus, não a Igreja de Cristo. - Nenhum noivo se casa com dez mulheres (nem na cultura judaica). - A palavra “virgem” pode ser usada tanto para mulheres como para homens. - O casamento era uma cerimônia discreta e era chamado de bodas. A festa de casamento era chamada de ceia das bodas e podia durar até uma semana. - Jesus alertava os judeus (os convidados) quanto a estarem preparados para quando Jesus (o noivo) voltasse com a Igreja (a noiva, que então seria já esposa - ver Apocalipse 19:7). “Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus muitas vezes, e teus discípulos [judeus] não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar” (Mateus 9:14-15). Leia também Lucas 12:35-36. - As virgens representavam, na verdade, judeus justos e injustos (ver Provérbios 13:9). - Os judeus considerados como justos serão aque- les que creem. “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós; tirar-vos-ei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor. Levar- vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face. Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Se- nhor Deus. Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança; separarei dentre vós os rebeldes e os que transgrediram contra mim; da terra das suas moradas eu os farei sair, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor” (Ezequiel 20:33-38). Leia também Zacarias 13:7-9; Malaquias 3:2-5 e Romanos 11:23-29. Saullo Stan
As 10 virgem não representa os judeus não é dim o casamento judeu Quando Jesus citou 10 virgens aguardando o noivo ele quis mostrar para os discípulos que quando ele voltar será igual o casamento judeu. Que é a noiva que espera o noivo E no casamento judeu sempre a família separa uma virgem para o noivo e é a noiva fica aguardando o dia do casamento Nessa parábola ele cita 10 para que os discípulos ali e o povo entenda a parábola que o noivo não vai vir buscar uma só E a igreja é a noiva de Cristo e nesse texto ax virgens é a noiva de Cristo Só que nem todas vão estar preparadas com o azeite o espírito santo. Lógico que se ele estava falando com judeus não ia usar o exemplo do casamento grego que os discípulos não ia entender a parábola.
Lamentável um texto onde mostra Jesus como o esposo e o mensageiros (anjo) representa do a Igreja, que vem anunciando a vinda do Messias, as virgens representa as 2 casas de Israel. Norte e Sul. Uma lusaoa as 10 tribos. Quem anuncia a chegada do esposo é a igreja, ninguém mais toca trombetas na Bíblia.
As 5 virgens representam as pessoas que cuidam da igreja e a adornam, ou seja, os 5 ministérios ditos em Efésios, por isso, 5 virgens prudentes e 5 imprudentes.
Mais um detalhe, não tem nada a ver com o que o pastor disse, sobre ser a nação de Israel, por acaso a nação de Israel que cuida da igreja? Eles que a preparam para o noivo? Não, óbvio. E as 5 virgens não é a noiva, Cristo tem apenas 1 noiva e todo o contexto das outras parábolas falam de SERVOS.
A igreja é a noiva que simboliza as 10 virgens Porq quem está aguardando Jesus não é a igreja? Quem é a noiva de Cristo nso é a igreja? Nao existe 2 coisa nesse texto As virgens é a noiva de Cristo que é a igreja Porq Jesus teve que fazer a parábola citando sobre virgens esperando o noivo Para que os discípulos que eram judeus entendecem Porq na tradição judaica no casamento deles é a noiva que aguarda o noivo E era tradição escolher sempre uma noiva pura virgem que ainda não tinha sido tocada por homem Então na época em sua maioria os casamentos judeus as mulheres eram virgens Não era essa safadeza de hoje Tinha se o respeito E todo homem desejava casar com uma virgem Então para que os discípulos entendece a parábola Jesus tinha que por a igreja como a mulher virgem A noiva de Cristo tem que ser pura e não pode jamais faltar o azeite ( o espírito santo) Então a noiva é a igreja que está sendo simbolizada como as virgens da tradição judaica pura Então a resposta pra sua pergunta é a noiva é a igreja de Cristo se comparando com o casamento judaico nesse texto Quando Jesus chegar a igreja tem que ser como as virgens pura e ainda ter o espírito santo
@@irvingfernando8823 , o texto fala sobre 10 virgens (convidadas) e um noivo e obviamente uma noiva. Com isso, 2 personagens diferentes: as 10 virgens que n são 10 noivas e a noiva propriamente dito.
@@vandersonsantos8736 negativo As 10 virgens são aqueles que serão santificados e a outra parte no caso as 5 que serão perdidos por não terem se santificados . Não é 10 noiva. Ela simboliza uma só pessoa. Assim como a igreja são várias pessoas mas são uma só noiva. Só que alguns não entendem assim.
As dez virgens são a igreja. As dez virgens não são as noivas e sim damas de honra convidadas paras as bodas. A noiva é a cidade Santa Apocalipse 21.9-10.
O grande problema é que a pessoa leva consigo a linha teológica....Marcelo é dispensacionalista e etc....e devido a bagagem dessa linha morre defendendo o pensamento que carrega. O mesmo pode ser dito pelo lado oposto...o problema é a pessoa achar que só ela entende do assunto, desqualificando o concorrente e citações históricas..
A Oliveira é Israel essa Boa sendo que RM 11 ESTÁ FALANDO DE DOIS RAMOS O JAMBUSEIRO QUE OS GENTIOS E OS RAMOS NATURAIS QUE É Israel e a Oliveira e Jesus Cristo não sei como um homem que se diz tão sábio falar que a Oliveira é Israel
Que dó 😞 do Pr Marcelo Hebraísta … fica com essa obsessão de defender Judeu, e não consegue enxergar nas escrituras… pois acha que Deus ainda tem alguma coisa pra acertar com Israel …. As 70 semanas de Daniel deixa claro que 😐 DEUS encerrou sua participação com Israel após o messias e o cordeiro SACRIFICADO 🐑 agora para TODO QUE NELE CRER !!!!!
Às dez Virgens simbolisa a igreja sim. E o noivo que se fala na parábola, é Jesus Cristo. Não têm nada haver com casamento aqui. Às cinco quê entraram , significa a igreja quê sobe, as outras cinco, significa a igreja que vai ficar. Tem nada haver com dama de honra não. Às cinco quê entraram, significa a noiva de de Cristo, quê é a igreja de😮 Cristo.
Pr. Marcelo é tão estudado, um baita conhecedor, e faz uma pergunta dessas: "Se as virgens representam a igreja, então existem duas noivas?" Estudar tanto e não conseguir enxergar além do que os óculos do pretribulacionismo permitir, é tolice.
Pq vcs vão pela cabeça do pastor Sezar e outros, muito embora ele ao está debatendo nesse, mais vejo ele relatando defendendo o pós. Mais a bíblia explica a bíblia
O negócio aqui é Bíblia irmão, não sigo Sezar, ou outro. A parábola é clara, Jesus vem, receberá os seus e depois a porta se fechará. As 5 representam a igreja, a noiva. 5 representam a meretriz que não vai entrar no reino eterno.
Esse Pastor Carlos está REDONDAMENTE equivocado. Vou só apresentar alguns pontos aqui, para dissipar qualquer dúvida. 1) Se fosse a igreja, Jesus estaria enganado, quando disse "muitos chamados e poucos escolhidos", pois essa afirmação, é lógica em mostrar que os escolhidos SÃO MENOS QUE os chamados e no caso das 10 virgens, o número dos escolhidos seria igual ao dos chamados (5); 2) No arrebatamento não haverá "um clamor" descrito no versículo 6, bem como ninguém vai se levantar para preparar nada, conforme o versículo 7; 3) Os crentes que ficarem, POR HIPÓTESE ALGUMA poderiam pedir alguma coisa aos que forem arrebatados, conforme o versículo 8; 4) No arrebatamento, a igreja será conduzida para a "casa de meu Pai" - disse Jesus -, portanto, não haverá o "abre-nos a porta" do versículo 11. Mais claro do que isso, só água do poço daqui de onde eu moro!
@@atiladesouza1040Punida? Quem disse isso? Vc acha que passar pela grande tribulação é punição? Então Israel foi punido ao ter que atravessar o deserto? Então a perseguição que Elias sofreu foi uma punição? A perseguição de João Batista era Deus punindo ele? Os apóstolos estavam sendo punidos quando foram perseguidos e mortos? Esse teu argumento não tem o menor cabimento.
O número 10 usado por Jesus simboliza a totalidade de dois Povos, Israel e Igreja . A Parábola é bem clara em dizer que um grupo representando um Povo vai entrar para a festa das Boldas e o outro vai Perder. Ou seja as 5 Prudentes representam a Igreja. E as 5 loucas São Israel. Leia lucas 12, 35 e 36 que fala sobre o mesmo assunto só que quase ninguém presta atenção. Vejam só, as 10 espevam o mesmo esposo. (O Messias ) A Igreja e Israel hoje também esperam o messias. SÓ QUE o nosso Jesus ja veio , foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia certo. Israel não crer nisso. O azeite ali não é o Espírito Santo ok ,e sim a palavra representada por Jesus ok. Israel vai perder a festa das Boldas porque não tem reserva da palavra que é Cristo. Eles tem azeite de Genesis a Malaquias. A Igreja tem a reserva que vai até apocalipse ok. Por isso vai ser arrebatada. Mas no final dos 7 anos da grande tribulação Israel reconhecerá o nosso Jesus Cristo e sera salvo . Glórias a Deus.
Só faltou dizerem que As 10 virgens são Pablo Vittar; Anitta; Mc. Pipoquinha; "Elvira do Ipiranga"; Pri Alcântara; Ivete; Daniela Mercury; Aracy de Almeida ["minha tia"] Ana Maria Braga e a falecida Palmeirinha.
O Fato de ser Judaico o contexto da parábola, também poder ser aplicado a igreja.
Penso igual o sezar!!! Seja noiva seja Israel o importante é a lição que devemos tirar dela, pois afinal nós como igreja devemos aguardar Jesus prontos e preparados para esse evento glorioso
O Pr. Marcelo esqueceu que nas parábolas, nós não podemos usar a hermenêutica pra analizarmos pontos afim de extrairmos significados, mas sim analizarmos qual a mensagem central, no que Jesus esta focando, e nesta parobola Jesus está nos advertindo a cerca da vigilância com relação a eminência da sua vinda .
É claro que Deus tinha um povo escolhido através da linhagem, mais agora não é pela linhagem é por Cristo, logo a palavra e os conselhos de Deus é dado a igreja e não só a um povo
Ótimo ..Debate, parabéns pelo programa, e na vdd, comecei a estudar sobre isso, muito interessante ambos argumentos, pastor Marcelo uma benção, humilde, brincarão, honesto, pastor Carlos tbm, homem honrado, Deus abençoe a todos, e pastor Sezar, Deus te Honre sempre................
Ótimo Debate, Pastor Marcelo Oliveira e também esse Pastor Carlos Wagner.
Pra mim 5 é a igreja e 5 é Israel.
Qnd eu medito é oq eu entendo
Eu não vou na onde de ninguém sem querer estar certo longe disso . mas eu leio e oq eu entendo na meditação eu trago pra mim.
Quando falo dos conselhos de Deus falo da sua palavra que deve ser acolhida e entendida por sua igreja
1:00:00 esse Marcelo é um barato 😂😂😂
Essa passagem relata claramente que Jesus Cristo, que nós ensinar que deveremos está prontos, vigilantes para a vinda de Cristo, não se é Israel ou gentil amém.
Que debate de alto nível muita informação respeito e bíblia
Jeremias 15 até 22 são profecias contra Israel por causa dos seus pecados e se cumpriu naqueles dias com Babilônia, mas no capitulo 23 mais uma vez Deus faz promessas futuras de restaurar seu povo Jr. 23.3-8.
Excelente debate, parabéns mais uma vez à Radio Musical ao Pr Sezar e aos debatedores.
Talvez seja importante dizer que Mt 25 é o contexto da Grande Tribulação, a GT na visão pré tem a ver com Israel e não com a igreja.
Ora! São as noivas de Cristo na terra,as imprudentes e as prudentes,mostra que nem todas as noivas entrarão para as bodas,porque a porta se fechará para quem não estiver preparado para ser arrebatado.
Paz e graça
Exatamente isso.
Em jeremias 31/37 diz que é impossível Deus rejeitar ISRAEL….
Por isso apenas o remanescente deles será salvo!
Realmente faz sentido a pergunta?!!!se a noiva esta dentro da festa,quem e a Virgens?!!!pois um fato e que o testo bíblico das 10 virgens esta dentro do contexto da celebração litúrgica da festa de casamento judaica...entao e fato e que realmente a pergunta se encaixa de acordo com o texto QUEM E AS DEZ VIRGENS
As 10 VIRGENS É uma mensagem geral de vigilância e se aplica tanto para Israel como para Igreja, mas especificamente representa ISRAEL, que no caso, são os convidados ao casamento de Cristo e a Igreja.... a NOIVA (Igreja) nem aparece no texto.
Convidados? As noivas ali não são convidadas, elas são as noivas, o texto é bem claro quanto isso, então vc ta falando besteira, elas não são convidadas pra um casamento, elas são as noivas, ou seja é a igreja. Elas ali simbolizam o povo de Deus, Jesus está dizendo para o povo dele se manter vigilante pra volta dele, pois quem não estiver vigilante não entrará no céu com Jesus mas quem se manter vigilante entrará.
@@omega5335 vc precisa entender a analogia de Jesus, tem a ver com a cultura judaica de casamentos onde as "amigas da noiva" eram encarregadas desse preparação... releia o texto, a Noiva não aparece ali
Meu caro, não vejo assim, observe:
Israel era desposada de Deus, Is 54.5; Ez 16.8-16.
Mas Deus se divórciou de Israel, como esposa infiel Jr 3.8; 15.1.
Concordo que a parábola é um alerta, mas não a nação caída, rejeitada conforme Rm 10.1-21; 11.1-16.
Mas sim a igreja universalmente redimida, observe que João Batista apresenta a igreja de Cristo como noiva Jo 3.7.
Outrossim, há um recurso na hermenêutica chamado contexto, e no contexto do NT a igreja é a noiva Ap 19.7;21.9;23.17
Mas não encontro elementos sólidos para reconhecer Israel como noiva, visto que o próprio Deus se divórciou dela, e declarou que não voltaria Jr 15.1.
Um abraço reverendíssimo
@@CarlosWagnerBonfim Paz meu amigão... o meu ponto é que essas "Dez Virgens" não são a NOIVA. Na verdade, a "Noiva" nem aparece no texto. E à luz da cultura judaica, essas seriam as amigas da Noiva, como as damas de honra... pois quando o NOIVO vem para tomar a NOIVA, as amigas da Noiva acompanham as BODAS.
🙌 muito bom mestre!
Cadê o debate do dia 11.12.23
25:52 26:12 A teologia dos pré tribulacionistas os põem em risco, pois estão descansados, amparados pelo arrebatamento, que só se dará na vinda de Cristo. Ao passo que, vigilância é um dever do pós, mediante tudo o que virá, conforme o que declara os diversos textos. Arrebatamento pré é uma invenção sem pé, sem cabeça e, é claro, sem texto bíblico.
Essa teologia está sendo baseada em versiculos isolados do contexto.
Deus não rejeitou Israel se continuar lendo Romanos 11 vai ver Paulo dizendo: ²⁵ Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.
²⁶ E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.
²⁷ E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados". Romanos 11:25-27
Se continuar lendo Jeremias capitulo 3 vai ver que Deus chama a Israel e Judá que volte, ¹⁴ "Voltem, filhos rebeldes! Pois eu sou o senhor de vocês", declara o Senhor. "Tomarei vocês, um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião.
¹⁵ Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.
Jeremias 3:14,15.
Da angustia de ver esses debates, homens inteligentes, estudados se prendendo a teologias fracas.
Lógico que e a igreja
A noiva são aqueles discípulos e apóstolos e etc que morreram entre o primeiro e segundo século e iam ressuscitando a medida que i morrendo e estão julgando os que dormem ou seja morrem e são eles que irão decidir quem fica e quem sai do livro da vida
As 10 dez virgens são uma advertência geral para todos os seguidores de Jesus.Embora não descarto uma aplicação também para a época,pois o convite ao evangelho era previamente para a nação judaica.Abraço a todos!
Paz de Jesus Cristo, o pastor Carlos disse que a Igreja substitui Israel não procede essa informação!!!
Quem é a Oliveira na qual somos enxertados???
É a igreja sim em Mateus 25, tudo certo, quem é noiva senão a igreja ? Quem espera a chegada do noivo senão a igreja ? Quem é que tem que estar preparado para a vinda do noivo ?
Todas as respostas são: Igreja de Cristo.
Provavelmente todos os crentes e principalmente os que tinham o templo como um amuleto e nele colocavam toda sua certeza de salvação. E Jesus afirma que será uma quebra de protocolo e às dez não estando preparada a festa seguirá com apenas cinco.
Shedd uma vez falou, que se as virgens são igreja, não há pq Jesus falar que nunca às conheceu
As 10 VIRGENS, é a Plenitude do Corpo de Cristo....
Mas 5 foram buscar o azeite e na volta encontraram a porta fechada e o "" não vos conheço""
Sao os cincos ministerio da igreja
PR. Marcelo necessita atentar que, PR. Antônio Gilberto de quem ele herdou uma cadeira na ACADEMIA evangélica e que lecionou ESCATOLIA por décadas, JAMAIS defendeu tal idéia.
Fica a dica.
Temos que está vigilantes com azeite!
A paz irmãos onde em Is 24 fala que Deus divorciou de Israel?
Amém, perdão era Is 54.5; Ez 16.8-14, retrata O casamento.
Jr 3.8 o divórcio de Deus com Israel, veja Jr 15.1.
Um abraço
Pastor Carlos o senhor tem meu respeito muito tranquilo, educado e preciso no debate
Não tem como não ser a igreja pelo contexto do capítulo anterior e ao próprio capítulo 25..cuja a parábola dos 10 talentos, dá sequência a essa idéia.
Gente tando gentio como israel é igreja
Esse texto mostra quem vai estar pronto pra vinda do noivo
Nso existe mais esse negocio de Israel
Quando Jesus falou a parábola lógico que foi pra Israel porq ele começou a igreja lá
Mas depois se espalhou para o mundo
Então noiva sai todos os que aceitar Jesus se torna noiva
E virgindade nesse texto representa separadas para o noivo ainda não tinha sido contaminado
Mas o azeite representa o espírito santo
Que quando Jesus vier ao mundo nem toda a igreja vai ter o azeite na vida não vão estar pronto para o casamento
Mas não tem essa de Israel e sim igreja.
@@danielmachado4964 Bingo! Exato.
Salmos 45 explica. As virgens são os 5 ministérios de Efésios 4 que estão incumbidos de preparar a noiva (igreja). 5 virgens loucas, todos os ministros falsos que não fizeram o que a Palavra ordena e as 5 virgens atentas, são os ministros verdadeiros que preparam a igreja com a fiel palavra do Senhor Jesus. Os ministérios, Apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e mestres. Efésios 4.
O erro teológico mais comum cometido pela igreja é não ter entendido que o muro de separação entre judeu e gentios foi derrubado! Assim, para se entender a teologia bíblica, precisa levar em consideração esse fato. Os santos, a igreja, a noiva etc, são a igreja.
Concordo com o pastor Carlos Wagner. 10 simboliza totalidade. 5 virgens loucas não tem o Espírito Santo. 5 virgens prudentes tem o Espírito Santo. Existem 2 bilhões de pessoas que confessam o cristianismo, judeus e cristãos fazem parte da Igreja cujo noivo é Jesus Cristo.
Entendo que se o povo alí escutando a palavra de Jesus fosse chinês, ele ia falar trazendo exemplo da cultura chinesa, logo essa interpretação
Certíssimo, os dispensacionalistas são referentes ao judeus pq apredereram errado
Não há separação entre Israel e a Igreja, Romanos 11:17
Será que alguém seria doido de querer passar pela grande tribulação, depois de tudo o que a biblia ensina acerca desse período? Mas se a Bíblia ensina que a igreja vai passar, como mudar isto? Resta que o povo de Deus orar e se preparar...
O texto fala sobre a volta de Jesus então é óbvio que as virgens é a igreja, é o povo de Deus.
Considerando que somos o Israel espiritual, é para todos os que crêem em Jesus.
10 virgens são Israel com CERTEZA quem conhece o texto é o contexto cultural sabe disso. Porém eu não vejo problema de usar em uma pregação para trazer uma aplicação de lições para IGREJA nós Dias de hoje.
Israel foi abandonado por Deus no novo testamento? Que loucura! Israel é povo escolhido pelo Eterno de forma perpétua. Outrossim nós "cristãos" somos enxertados na videira (Israel)
10 Noivas?
Vão sempre se complicar quando querem tirar Israel do contexto biblico
Deus rejeitou o judeus? Kkkkkkk
37. Portanto, assim declara Yahweh: “Se os céus em cima puderem ser medidos e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então Eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm praticado ao longo do tempo”, afirma o SENHOR.
(Jeremias, 31)
- As dez virgens representam os judeus, não a Igreja de Cristo.
- Nenhum noivo se casa com dez mulheres (nem na cultura judaica).
- A palavra “virgem” pode ser usada tanto para mulheres como para homens.
- O casamento era uma cerimônia discreta e era chamado de bodas. A festa de casamento era chamada de ceia das bodas e podia durar até uma semana.
- Jesus alertava os judeus (os convidados) quanto a estarem preparados para quando Jesus (o noivo) voltasse com a Igreja (a noiva, que então seria já esposa - ver Apocalipse 19:7).
“Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus muitas vezes, e teus discípulos [judeus] não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar” (Mateus 9:14-15).
Leia também Lucas 12:35-36.
- As virgens representavam, na verdade, judeus justos e injustos (ver Provérbios 13:9).
- Os judeus considerados como justos serão aque- les que creem.
“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós; tirar-vos-ei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor. Levar- vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face. Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Se- nhor Deus. Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança; separarei dentre vós os rebeldes e os que transgrediram contra mim; da terra das suas moradas eu os farei sair, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor” (Ezequiel 20:33-38).
Leia também Zacarias 13:7-9; Malaquias 3:2-5 e Romanos 11:23-29.
Saullo Stan
As 10 virgem não representa os judeus não é dim o casamento judeu
Quando Jesus citou 10 virgens aguardando o noivo ele quis mostrar para os discípulos que quando ele voltar será igual o casamento judeu.
Que é a noiva que espera o noivo
E no casamento judeu sempre a família separa uma virgem para o noivo e é a noiva fica aguardando o dia do casamento
Nessa parábola ele cita 10 para que os discípulos ali e o povo entenda a parábola que o noivo não vai vir buscar uma só
E a igreja é a noiva de Cristo e nesse texto ax virgens é a noiva de Cristo
Só que nem todas vão estar preparadas com o azeite o espírito santo.
Lógico que se ele estava falando com judeus não ia usar o exemplo do casamento grego que os discípulos não ia entender a parábola.
Lamentável um texto onde mostra Jesus como o esposo e o mensageiros (anjo) representa do a Igreja, que vem anunciando a vinda do Messias, as virgens representa as 2 casas de Israel. Norte e Sul. Uma lusaoa as 10 tribos.
Quem anuncia a chegada do esposo é a igreja, ninguém mais toca trombetas na Bíblia.
As 5 virgens representam as pessoas que cuidam da igreja e a adornam, ou seja, os 5 ministérios ditos em Efésios, por isso, 5 virgens prudentes e 5 imprudentes.
A interpretação pode ser qualquer uma, Lutero liberou o livre exame. Se não concordar é só trocar de denominação ou abrir a sua própria. 😂😂
Mais um detalhe, não tem nada a ver com o que o pastor disse, sobre ser a nação de Israel, por acaso a nação de Israel que cuida da igreja? Eles que a preparam para o noivo? Não, óbvio. E as 5 virgens não é a noiva, Cristo tem apenas 1 noiva e todo o contexto das outras parábolas falam de SERVOS.
A igreja é a noiva ok
Porém a igreja não é a s 10 virgens, pois as virgens foram convidadas , como a noiva é convidada para o próprio casamento ?
Exatamente
A pergunta que não quer calar: se as 10 virgens são a igreja, quem é a noiva?
Eu não entendo essa pergunta. Pq pra mim a igreja é a noiva. Então sim a igreja é a própria noiva ué
A igreja é a noiva que simboliza as 10 virgens
Porq quem está aguardando Jesus não é a igreja?
Quem é a noiva de Cristo nso é a igreja?
Nao existe 2 coisa nesse texto
As virgens é a noiva de Cristo que é a igreja
Porq Jesus teve que fazer a parábola citando sobre virgens esperando o noivo
Para que os discípulos que eram judeus entendecem
Porq na tradição judaica no casamento deles é a noiva que aguarda o noivo
E era tradição escolher sempre uma noiva pura virgem que ainda não tinha sido tocada por homem
Então na época em sua maioria os casamentos judeus as mulheres eram virgens
Não era essa safadeza de hoje
Tinha se o respeito
E todo homem desejava casar com uma virgem
Então para que os discípulos entendece a parábola
Jesus tinha que por a igreja como a mulher virgem
A noiva de Cristo tem que ser pura e não pode jamais faltar o azeite ( o espírito santo)
Então a noiva é a igreja que está sendo simbolizada como as virgens da tradição judaica pura
Então a resposta pra sua pergunta é a noiva é a igreja de Cristo se comparando com o casamento judaico nesse texto
Quando Jesus chegar a igreja tem que ser como as virgens pura e ainda ter o espírito santo
@@irvingfernando8823 , o texto fala sobre 10 virgens (convidadas) e um noivo e obviamente uma noiva. Com isso, 2 personagens diferentes: as 10 virgens que n são 10 noivas e a noiva propriamente dito.
@@vandersonsantos8736 negativo
As 10 virgens são aqueles que serão santificados e a outra parte no caso as 5 que serão perdidos por não terem se santificados . Não é 10 noiva. Ela simboliza uma só pessoa. Assim como a igreja são várias pessoas mas são uma só noiva. Só que alguns não entendem assim.
😂😂😂😂😂😂😂
Casar com dez noivas, estranho......
Israel cômo noiva jamais, PR Marcelo está equivocado
As dez virgens são a igreja.
As dez virgens não são as noivas e sim damas de honra convidadas paras as bodas.
A noiva é a cidade Santa Apocalipse 21.9-10.
Pr. Marcelo Oliveira, só uma observação: "E" é conjunção aditiva, não adversativa.
O grande problema é que a pessoa leva consigo a linha teológica....Marcelo é dispensacionalista e etc....e devido a bagagem dessa linha morre defendendo o pensamento que carrega. O mesmo pode ser dito pelo lado oposto...o problema é a pessoa achar que só ela entende do assunto, desqualificando o concorrente e citações históricas..
.
É óbvio que a noiva é a Nova Jerusalém Apocalipse capítulo 21 versículo
A Oliveira é Israel essa Boa sendo que RM 11 ESTÁ FALANDO DE DOIS RAMOS O JAMBUSEIRO QUE OS GENTIOS E OS RAMOS NATURAIS QUE É Israel e a Oliveira e Jesus Cristo não sei como um homem que se diz tão sábio falar que a Oliveira é Israel
Que dó 😞 do Pr Marcelo Hebraísta … fica com essa obsessão de defender Judeu, e não consegue enxergar nas escrituras… pois acha que Deus ainda tem alguma coisa pra acertar com Israel …. As 70 semanas de Daniel deixa claro que 😐 DEUS encerrou sua participação com Israel após o messias e o cordeiro SACRIFICADO 🐑 agora para TODO QUE NELE CRER !!!!!
A noiva é a nova Jerusalém.
Igreja fiel e infiel... Isso testifica com apocalipse!
No primeiro versículo de Mateus 25 é dito que ele é esposo delas.
Às dez Virgens simbolisa a igreja sim. E o noivo que se fala na parábola, é Jesus Cristo. Não têm nada haver com casamento aqui. Às cinco quê entraram , significa a igreja quê sobe, as outras cinco, significa a igreja que vai ficar. Tem nada haver com dama de honra não. Às cinco quê entraram, significa a noiva de de Cristo, quê é a igreja de😮 Cristo.
Pr. Marcelo é tão estudado, um baita conhecedor, e faz uma pergunta dessas: "Se as virgens representam a igreja, então existem duas noivas?"
Estudar tanto e não conseguir enxergar além do que os óculos do pretribulacionismo permitir, é tolice.
Pq vcs vão pela cabeça do pastor Sezar e outros, muito embora ele ao está debatendo nesse, mais vejo ele relatando defendendo o pós. Mais a bíblia explica a bíblia
O negócio aqui é Bíblia irmão, não sigo Sezar, ou outro. A parábola é clara, Jesus vem, receberá os seus e depois a porta se fechará. As 5 representam a igreja, a noiva. 5 representam a meretriz que não vai entrar no reino eterno.
Esse Pastor Carlos está REDONDAMENTE equivocado. Vou só apresentar alguns pontos aqui, para dissipar qualquer dúvida.
1) Se fosse a igreja, Jesus estaria enganado, quando disse "muitos chamados e poucos escolhidos", pois essa afirmação, é lógica em mostrar que os escolhidos SÃO MENOS QUE os chamados e no caso das 10 virgens, o número dos escolhidos seria igual ao dos chamados (5);
2) No arrebatamento não haverá "um clamor" descrito no versículo 6, bem como ninguém vai se levantar para preparar nada, conforme o versículo 7;
3) Os crentes que ficarem, POR HIPÓTESE ALGUMA poderiam pedir alguma coisa aos que forem arrebatados, conforme o versículo 8;
4) No arrebatamento, a igreja será conduzida para a "casa de meu Pai" - disse Jesus -, portanto, não haverá o "abre-nos a porta" do versículo 11.
Mais claro do que isso, só água do poço daqui de onde eu moro!
A parábola 10 virgens é a Igreja formada por gentios e judeus. A Igreja passa pela grande tribulação, e no fim é arrebatada.
Na sua cabeça! Na bíblia com certeza diz diferente!! A igreja vai ser punida?
@@atiladesouza1040 A igreja é a noiva de Cristo, é perseguida e muitas mortes até o fim da grande tribulação quando haverá o arrebatamento.
@@atiladesouza1040Punida? Quem disse isso? Vc acha que passar pela grande tribulação é punição? Então Israel foi punido ao ter que atravessar o deserto? Então a perseguição que Elias sofreu foi uma punição? A perseguição de João Batista era Deus punindo ele? Os apóstolos estavam sendo punidos quando foram perseguidos e mortos? Esse teu argumento não tem o menor cabimento.
O número 10 usado por Jesus simboliza a totalidade de dois Povos, Israel e Igreja .
A Parábola é bem clara em dizer que um grupo representando um Povo vai entrar para a festa das Boldas e o outro vai Perder.
Ou seja as 5 Prudentes representam a Igreja. E as 5 loucas São Israel. Leia lucas 12, 35 e 36 que fala sobre o mesmo assunto só que quase ninguém presta atenção.
Vejam só, as 10 espevam o mesmo esposo. (O Messias )
A Igreja e Israel hoje também esperam o messias. SÓ QUE o nosso Jesus ja veio , foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia certo. Israel não crer nisso.
O azeite ali não é o Espírito Santo ok ,e sim a palavra representada por Jesus ok.
Israel vai perder a festa das Boldas porque não tem reserva da palavra que é Cristo.
Eles tem azeite de Genesis a Malaquias. A Igreja tem a reserva que vai até apocalipse ok. Por isso vai ser arrebatada. Mas no final dos 7 anos da grande tribulação Israel reconhecerá o nosso Jesus Cristo e sera salvo . Glórias a Deus.
Só faltou dizerem que As 10 virgens são Pablo Vittar; Anitta; Mc. Pipoquinha; "Elvira do Ipiranga"; Pri Alcântara; Ivete; Daniela Mercury; Aracy de Almeida ["minha tia"] Ana Maria Braga e a falecida Palmeirinha.
O pastor Carlos ficou perdido no seus argumentos
Não tem jeito que o pastor César cutuca quem e pré ,vai cutucar o pastor Juliano fagra que o senhor vai ter uma aula de novo..
Nunca mais ele convida juliano kk. Ali ele se enrolou todo.