Reajuste dos planos de saúde coletivos por adesão 2024: é possível rever o aumento na mensalidade?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 авг 2024
  • O reajuste dos planos de saúde coletivos por adesão promete ser o maior da série histórica em 2024, podendo chegar a 35% conforme as previsões do mercado.
    Historicamente, este tipo de plano de saúde é o que tem os aumentos mais expressivos, com percentuais até três vezes maiores que o índice estipulado pela ANS para os contratos individuais e familiares.
    Por exemplo, em 2023 a média de reajuste do plano de saúde coletivo por adesão chegou próximo aos 30%, enquanto o aumento dos contratos individuais e familiares foi de 9,63%.
    Os planos de saúde coletivos por adesão são aqueles contratados via entidades de classe, sindicatos e associações. O mais conhecido deles é o da Qualicorp, que costuma ter aumentos anuais bastante altos.
    Isto ocorre porque, diferentemente dos planos de saúde individuais, os contratos coletivos por adesão não têm o reajuste controlado pela ANS. Ou seja, as empresas podem aplicar o percentual de aumento que entenderem ser mais vantajoso para elas.
    Para os beneficiários, no entanto, fica a dúvida se há uma saída para os aumentos exorbitantes desses planos de saúde.
    E a resposta é: sim! Você não precisa aceitar nem ficar refém dos reajustes abusivos dos planos de saúde coletivos por adesão em 2024, seja da Qualicorp ou de outras empresas.
    Assista ao vídeo e confira as explicações do professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde, Elton Fernandes, sobre o tema.
    Você entenderá como identificar um reajuste abusivo do plano de saúde coletivo por adesão e de que forma é possível rever e recuperar valores pagos indevidamente.
    Em nosso canal, temos outros vídeos que tratam do reajuste do plano de saúde, com informações sobre a previsão de aumento em 2024, o que ocorreu em 2023 e em anos anteriores. Confira uma explicação ampla do Dr. Elton Fernandes neste link: • Aumento do Plano de Sa...
    Leia também o artigo “Reajuste plano de saúde 2023/2024: como se defender de aumentos abusivos?” em nosso blog: www.eltonferna...
    Não importa o nome do plano de saúde, tampouco se é um plano empresarial, individual, coletivo por adesão - como os planos da Qualicorp -, se é um plano familiar ou autogestão, tampouco se a operadora de saúde é a Bradesco, Sul América, Unimed, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outra, havendo reajuste abusivo é possível buscar na Justiça o ressarcimento do que foi cobrado indevidamente.
    Siga nossas redes sociais e visite nosso site:
    ▷ Facebook: / eltonfernandesadvocacia
    ▷ Instagram: / eltonfernandesadvogados
    ▷ Site: www.eltonferna...
    Entre em contato:
    ▷ E-mail: contato@eltonfernandes.com.br
    ▷ Telefone: (11) 3141-0440
    ▷ WhatsApp: (11) 97751-4087
    O escritório do advogado Elton Fernandes é inscrito na OAB/SP sob n.º 16.616, é especialista em ações contra planos de saúde, SUS, Direito Médico e Hospitalar, seguros etc.

Комментарии • 15

  • @cintiakanashiro2117
    @cintiakanashiro2117 4 месяца назад

    Que esclaredor.
    Obrigada Dr. Elton por termos a oportunidade de entender melhor esse tema tão pertinente.

  • @acjazz01
    @acjazz01 5 месяцев назад +1

    Dr. Elton, eu trabalhava como PJ então contratei um plano de saude empresarial para minha empresa, mas fui contratado como CLT e agora gostaria de saber como poderia fazer para me insentar da multa por cancelamento. Se eu encerrar a empresa terei que continuar pagando por um plano cuja empresa nem existe mais?

  • @zieg007
    @zieg007 3 месяца назад

    Excelente vídeo!

  • @Cainja
    @Cainja 4 месяца назад

    O meu informou que será 48%.
    Ano passo foi 40 ,ou seja sair de 250,00 agora vamos passar dos 600,00.

  • @estherazevedo1930
    @estherazevedo1930 6 месяцев назад

    Muito bom !!

  • @caiorpassos
    @caiorpassos 5 месяцев назад

    Dr. Elton, fiz um plano de saúde empresarial pois trabalhava como PJ. Precisei cancelar Me cobraram a multa de 50%... Eu pedi pra parcelar e só consegui pagar 1 parcela...a multa dos boletos pra retomar o pagamento chega a 14%...O que pode acontecer se eu não pagar o restante?

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 Месяц назад

    Mais da metade do meu salário é so pra pagar o plano do meu filho. Sem condições

  • @wblzr
    @wblzr 5 месяцев назад

    Dr. Elton, precisava muito da sua atenção no seguinte, se me permite. A minha esposa, paciente de LES, já com histórico de diversas complicações relacionadas à doença, tem reação alérgica aos medicamentos indicados para LES, incluindo Rituximabe. A médica diz que a única esperança é o Belimumabe, já escreveu pedido para a Unimed, mas negaram. A doença, após um período de estabilidade, voltou agora à atividade. Não temos como comprar o remédio. A Unimed é obrigada ou não a fornecer o tratamento? Agradeço a atenção e parabéns pelos excelentes vídeos.

    • @EltonFernandesAdvogados
      @EltonFernandesAdvogados  5 месяцев назад

      Isso é comum, mas muito possível de resolver na Justiça. Qualquer advogado especialista pode te ajudar, pois tudo é feito on line. Fale com alguém experiente e que vcs confiem, ok? Urgente

    • @user-zj5lu8bw6j
      @user-zj5lu8bw6j 11 часов назад

      Sim, é obrigada.

  • @estherazevedo1930
    @estherazevedo1930 6 месяцев назад

    👍

  • @aloisioaz6851
    @aloisioaz6851 4 месяца назад

    Como faço sua pós graduação?

  • @leandroquadra
    @leandroquadra 3 месяца назад

    Não é possivel fazer mais plano individual sem ser por adesao? otimo video

    • @EltonFernandesAdvogados
      @EltonFernandesAdvogados  3 месяца назад

      Adesão é completamente diferente do individual. Poucas empresas vendem individual, mas se encontrar, abrace

    • @vivianealves8323
      @vivianealves8323 3 месяца назад

      Eu vendo! Sou consultora em saúde, se você for do Rio de Janeiro eu tenho opções de planos individuais.