Muito obrigado professora,você é incrível. Eu estava meio para baixo e estudar com a senhora me ajudou muito; Consegui entender toda a matéria, agradeço muito.
Parabéns pelo trabalho Brasil Escola, sempre gostei do trabalho de vocês, muito antes do RUclips, ficou mais fácil de entender como fazer os poemas agora. Obrigado.
Já tentei parar de escrever mas é impossível! Não sou não sou nenhum poeta só escrevo. Agora estou tentando encaixar em métricas os versos, mas é difícil manter o sentido. Essa aula é muito instrutiva. “ O Trovão Logas eram as noites; Grande era o medo, apreensão, raiva; As palavras iam longe; Os gritos o vazio cortava. A tensão me fazia tremer; Por vezes, quase em estado de choque; A loucura que me fez temer; É a mesma que me ensinou a ser forte. Nessa estrofe, poderia morrer; Pelas mãos da pessoa que amava; Ninguém acostuma-se a sofrer; A vontade de matar me tentava. Aos 13, a fúria, o ápice; Deplorável reação, sangue e suor na terra; O menino sumia, o homem mostrava a face. Já chegou com ódio, pronto pra guerra. Não terá mas passividade; Não tocará na mãe da besta, fera; Oh taxaram, incarnação da maldade; O trovão enfim se calou, marcando o fim de uma Hera.” Eu tento mas não enquadro!
Regras da separação de sílabas poéticas 1- a contagem se encerra na última sílaba tônica 2- ocorre a junção de sílabas átonas e sílabas tônicas vogais ou q comecem c h (n tendo som) 3- o rr/ss não se separam na separação Sobre os versos Isométricos - todos versos c msm quant de sílabas poéticas Heterométricos/verso livre - os versos tem quant diferentes de sílabas poéticas, mas seguem certa melodia Sobre a quantidade de sílabas poéticas em um verso Redondilha menor (5 silabas) - velha medida Redondilha maior (7 silabas) - velha medida Nova medida/decassílabos (10 sílabas) V alexandrinos (12silabas)
” hábitos Comuns” A vida nasce de um pequeno grão; É a escolha de vivê-la, passar ou morrer; O tempo é sem roteiro, parágrafo ou exclamação; Só imensas interrogações, para destruído, deixá-lo correr. O mundo livre, nós amarra em nós de marinheiro; Você tem direito de fazer o que quiser! Mas tudo que você pensa em querer custa dinheiro; Então você corre cada dia mais e mais atrás do dinheiro, mesmo sem querer. O capital desvia o seu objetivo; Te da ferramentas, armas e cotidiano; Te da uma rotina, que mais parece castigo; Pouco a pouco vai te sugando. Lhe impõe um senhorio, e chamam de trabalho; Te ensinam as regras, e os modos; Introduzem seus pensamentos massificado; Te põem em uma bolha e exclui do todo.
podem me ajudar por favor?RR e SS se separam ou nâo?Por que nesse vidio fala que nâo se separam e eu vi em outros videos os professores separando a palavra terra.Se alguem solber me ajuda tou muito confusa e não tou conseguindo corrigir os exercicios por conta dessa duvida.Eu estudo sozinha em casa e tava a mais de 6 anos q não estudava nada.Tou perdida .Grata.
Olá, @Kleo. Então, na separação silábica, o RR e SS devem ser separados. Entretanto, para a metrificacão, ou seja, divisão de sílabas poéticas, eles não adotam essa regra e não os separam. Espero ter ajudado corretamente.
fiquei com uma dúvida ali no exemplo do "Que o/lhos", professora... Como pode o "e" de "que" ser uma vogal átona se a palavra sendo oxítona significa que aquela é a própria sílaba tônica da palavra?
Por favor, as sílabas tônicas poéticas sempre coincidem com as tônicas gramaticais?
6 лет назад+42
Eu escrevo versos, nunca pensei em métrica ou regras. Então ele não podem ser considerados poemas? Por exemplo, este texto abaixo que escrevi, o que seria? Um poema, ou, um texto normal? Manhã É de manhã, acordo... estou ainda sonolento. Por uns instantes meus olhos se fecham. Vejo você... Ainda estou na cama, me levanto, vou até a cozinha, preparo o café. Numa bandeja especial, seu café da manhã está pronto, levo até você. Trocamos beijos, trocamos pães de queijo. Olho em seus olhos, está linda, juntos, tomamos nosso café. Volto à cozinha. Ao fundo ouço sua voz dizendo: - Eu te amo. Volto a você. Nesse instante eu desperto, por uns instantes as distâncias se foram, e eu estava tão pertinho de você. Foi um sonho. O celular chama, ignoro, volto pra cama, é dia de folga... Talvez sonhe novamente, não sei... Embaixo dos cobertores... sem dormir... pensei em você. (José Benedito)
Olá Professora, estive a ver atentamente esta aula , mas n entendi o 5º verso se eu fosse a fazer sozinha diria que teria 1 só silaba, leria so sen/ ti n faz sentido mas eu dividiria assim, :( o que não entendi. Muito obrigada adorei o video.
Dividiu-se assim pq na métrica contamos até a sílaba q pronunciamos com maior intensidade, ou seja, contamos até a última sílaba tônica, e nesse caso o "ti" (do Senti) é a sílaba q pronunciamos com maior intensidade, motivo pelo qual ficou: " sen/ti =2 sílabas"
Ótima aula, porém fiquei com uma dúvida. No caso de um Haikai, onde o primeiro e o último verso são pentassílabos e o segundo é heptassílabo. Quando usamos apenas uma única palavra, por exemplo "Sensibilidade" a separação ficaria "Sen/si/bi/li/da" pois ela é a única e consequentemente a última palavra do verso?
Aqui no livro didático do 9 º ano diz que se uma sílaba terminar em vogal átona e a seguinte também for vogal átona tem-se a união das duas formando uma única sílaba poética... E vc fala em união de vogal átona mais vogal tônica...a final: vogal átona junta com vogal átona ou vogal átona com vogal tônica? Quais dessas classificações são aceitas?
Olá, eu tenho uma dúvida. Em 10.33 ela une o "de" ao "a", seguindo a segunda regra, porém, tbm seguindo a regra, deveria ter parado a separação ali. Entendam: *De amores* De+a --- átona + tônica. Seguindo a regra a contagem deveria parar pois a letra "a" foi considerada tônica , mas, ao envés disso continua e considera a sílaba "mo" também Uma tônica, e me surgiu uma duvida, Teria nesse verso duas sílabas tônicas?
O que ocorre é que o "de" possui uma vogal átona (pronunciamos muitas vezes como di, mais fraco) e a letra seguinte é tônica, "a", pronunciado forte, aberto. Mas a sílaba onde este 'a' está não é a sílaba tônica da palavra amore. É mo. É como se pronunciássemos amôre. Então a sílaba "de" cuja vogal "e" é átona, se une ao "a" de amore, que é aqui uma vogal tônica. E a próxima sílaba é a tônica, então é contada. A ideia é que se pronunciasse "dia" "mô" "ri", mas só se conta até o "mo". Não sei se ficou confuso.
tenho uma duvida, faço poemas com rimas mais sem métrica alguma, eles podem ser considerados poemas? Como este que fiz: O maior amor Existe um amor, sim um amor que abaixo do divino, vale mais que mil amores é aquele amor que nos suportou por meses e que nos teve em meio a dores é um amor corajoso, bondoso, grandioso, irradioso, carinhoso e majestoso que é doce, nunca amarga, que é grande, sempre alarga esse amor não poderia ser outra pessoa aquela que quando cai, lavou minhas feridas dedico isso a você, mamãe querida. (Pedro Henrique, autoria própria)
Sim pois está escrito em versos. A estrutura que você montou pressupõe uma forma de leitura, linha a linha, com ou sem um ritmo associado. Bem diferente desse texto que escrevi aqui, onde as pausas seguem exclusivamente as pontuações.
professora, nao estou sendo ironico, sua aula foi muito boa, de verdade. Mas de tão linda que voce é que eu genuinamente não consegui prestar tanta atenção. Mas muito boa a aula
Então toda poesia que não se preocupa com a métrica vai ser heterometrico? Pois todo versos vai ter uma quantidade ou outra de sílabas poeticas não é mesmo? Achei o heterometrico e o livre semelhantes. A diferença é a distância entre as métricas? Desde já agradeço.
Alguém poderia me tirar uma dúvida qnto a escansao do seguinte verso: "amassadas na cama e dispersas até então". Queria saber se com a elisão se até com então a sílaba tônica deixa de ser o "TÃO" para ser "TÉEN" visto que pronunciando assim o tão torna-se átono
Eu acho que ficaria assim: a/té/en/tão. O "é" do "té" é tônico, então não se une com o "e" do en, que é átono. Isso ocorreria se viesse primeiro uma vogal átona e depois uma vogal tônica. Aqui temos o inverso.
S OU S Assim, no sul, Às cinco e seis, Eu sei que sou Um ser tão só: Um céu sem sol Que saia ao som De cem canções. Não sou mais são: Não saro e sangue Das solas salta Na insana senda. Mas sofro e surjo Bem sob as cinzas Mais cego e surdo. Não sou possante: Cresci com sobras De sal e açúcar Que se consomem. Cansei-me cedo. Vencido sumo Em certas selvas. Não sou mais sábio: Pois, se à mercê Do sopro sonso Das sensações Persigo sonhos, Só singro o sono E o senso cessa. Não sou mais certo: Passou acima Macissa sombra De assombro e susto. Cá sobre o solo Conselho aceito Sem sério açoite. Não sou mais solto: Na cela suja. Eu, sem passado, Pensei em sete Pessoas santas, Tão sãs e salvas E sua ação. Em suma, sempre Me sinto simples Recém nascido Sensível, sóbrio, Que suga os seios Sem seiva, secos, E sente sede. (Autor: EDEN SANTOS OLIVEIRA. Escrita em 28/03/2020)
Contribuição: existe uma 4ª regrinha> 1ª contagem feita até a última tônica do verso, 2ª se a sílaba anterior for átona e a próxima tônica composta de um vogal ou "h", 3ª rr e ss não se separam e 4ª se a sílaba anterior for nasal e a posterior for átona se unem em uma só sílaba. COM AMOR COAMOR Co'amor.... Muito discutido, mas a licença poética, neste caso, é para a composição de 3 sílabas: Com-a-mor mas como nasalização não é pronúncia, o correto é que não se conte separadamente de uma vogal átona seguinte. Se notarmos fica muito mais fluente pronunciar Coa-mor do que com-a-mor. este último parece um gaguejo. aliás você encontrará nos grandes nomes da literatura como Augusto dos Anjos e muitos outros defendendo essa questão.
Vim pelo cronograma do Felipe Araújo. Melhor cronograma do Brasil!
Verdade
Também acho
Papo reto
Verdade
seria os elementos da poesia 1 ou 2??
Muito obrigado professora,você é incrível. Eu estava meio para baixo e estudar com a senhora me ajudou muito; Consegui entender toda a matéria, agradeço muito.
Assunto explicado de maneira espetacular.... Objetivo, direto e muito esclarecedor... obrigada!!!!!
Parabéns pelo trabalho Brasil Escola, sempre gostei do trabalho de vocês, muito antes do RUclips, ficou mais fácil de entender como fazer os poemas agora. Obrigado.
Quanta qualidade em uma aula. Parabéns, parabéns!!
Já tentei parar de escrever mas é impossível! Não sou não sou nenhum poeta só escrevo. Agora estou tentando encaixar em métricas os versos, mas é difícil manter o sentido. Essa aula é muito instrutiva. “ O Trovão
Logas eram as noites;
Grande era o medo, apreensão, raiva;
As palavras iam longe;
Os gritos o vazio cortava.
A tensão me fazia tremer;
Por vezes, quase em estado de choque;
A loucura que me fez temer;
É a mesma que me ensinou a ser forte.
Nessa estrofe, poderia morrer;
Pelas mãos da pessoa que amava;
Ninguém acostuma-se a sofrer;
A vontade de matar me tentava.
Aos 13, a fúria, o ápice;
Deplorável reação, sangue e suor na terra;
O menino sumia, o homem mostrava a face.
Já chegou com ódio, pronto pra guerra.
Não terá mas passividade;
Não tocará na mãe da besta, fera;
Oh taxaram, incarnação da maldade;
O trovão enfim se calou, marcando o fim de uma Hera.” Eu tento mas não enquadro!
Percebo traços da segunda geração do romantismo!
Amei!!!! Muito simples. Didática perfeita!
poxa que aula boa vc explica bem 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que didática! Muito obrigada
Regras da separação de sílabas poéticas
1- a contagem se encerra na última sílaba tônica
2- ocorre a junção de sílabas átonas e sílabas tônicas vogais ou q comecem c h (n tendo som)
3- o rr/ss não se separam na separação
Sobre os versos
Isométricos - todos versos c msm quant de sílabas poéticas
Heterométricos/verso livre - os versos tem quant diferentes de sílabas poéticas, mas seguem certa melodia
Sobre a quantidade de sílabas poéticas em um verso
Redondilha menor (5 silabas) - velha medida
Redondilha maior (7 silabas) - velha medida
Nova medida/decassílabos (10 sílabas)
V alexandrinos (12silabas)
Minha heroina
Obg te amo prof , vc me ensinou oq minha professora não consigo
Professora, uma pequena dúvida: no verso "De amores", o a, a meu ver, é uma sílaba átona. A sílaba mo que é tônica, não?
Obrigado pela ajuda professora! Sua aula foi muito boa!
Olá professora, não entendi o 3⁰ verso. Não devia ficar DE/A/MO/RES, já que o A não é tônico?
oi Prof Mariana, tem um erro no slide, de um lado estava escrito cansar, e do outro cantar no poema "José"
moça muito obrigada me ajudou mt❤❤❤
Obg professora eu tenho teste disso amanhã e não estava entendendo direito
Muito bom! Obrigado professora 🤠
Ótima explicação,amei a aula❤
qual é a música em 0:17?
Obrigada por essa ótima aula!
Maravilhosa sua apresentação.
” hábitos Comuns”
A vida nasce de um pequeno grão;
É a escolha de vivê-la, passar ou morrer;
O tempo é sem roteiro, parágrafo ou exclamação;
Só imensas interrogações, para destruído, deixá-lo correr.
O mundo livre, nós amarra em nós de marinheiro;
Você tem direito de fazer o que quiser!
Mas tudo que você pensa em querer custa dinheiro;
Então você corre cada dia mais e mais atrás do dinheiro, mesmo sem querer.
O capital desvia o seu objetivo;
Te da ferramentas, armas e cotidiano;
Te da uma rotina, que mais parece castigo;
Pouco a pouco vai te sugando.
Lhe impõe um senhorio, e chamam de trabalho;
Te ensinam as regras, e os modos;
Introduzem seus pensamentos massificado;
Te põem em uma bolha e exclui do todo.
Parabéns, Rodrigo! Continue nessa pegada aí que vc vai longe
Nossa,nq bela critica ao nosso sistemas trabalhista capitalista
Vc utilizou métrica?
Excelente explicação professora
Gostei muito da sua aula, traga exemplo mas simples possível
Pode ser?
Show de aula!!!!
ótima aula!
que aula maravilhosa!
podem me ajudar por favor?RR e SS se separam ou nâo?Por que nesse vidio fala que nâo se separam e eu vi em outros videos os professores separando a palavra terra.Se alguem solber me ajuda tou muito confusa e não tou conseguindo corrigir os exercicios por conta dessa duvida.Eu estudo sozinha em casa e tava a mais de 6 anos q não estudava nada.Tou perdida .Grata.
Olá, @Kleo. Então, na separação silábica, o RR e SS devem ser separados. Entretanto, para a metrificacão, ou seja, divisão de sílabas poéticas, eles não adotam essa regra e não os separam. Espero ter ajudado corretamente.
Excelente !
Você salvou minha vida
Quem tá aqui só por causa da professora ?
Ela é linda né nossa senhora
fiquei com uma dúvida ali no exemplo do "Que o/lhos", professora... Como pode o "e" de "que" ser uma vogal átona se a palavra sendo oxítona significa que aquela é a própria sílaba tônica da palavra?
Obgd professora
Por favor, as sílabas tônicas poéticas sempre coincidem com as tônicas gramaticais?
Eu escrevo versos, nunca pensei em métrica ou regras. Então ele não podem ser considerados poemas?
Por exemplo, este texto abaixo que escrevi, o que seria? Um poema, ou, um texto normal?
Manhã
É de manhã, acordo...
estou ainda sonolento.
Por uns instantes meus olhos se fecham.
Vejo você...
Ainda estou na cama,
me levanto, vou até a cozinha,
preparo o café.
Numa bandeja especial, seu café da manhã está pronto,
levo até você.
Trocamos beijos, trocamos pães de queijo.
Olho em seus olhos, está linda,
juntos, tomamos nosso café.
Volto à cozinha.
Ao fundo ouço sua voz dizendo: - Eu te amo.
Volto a você.
Nesse instante eu desperto,
por uns instantes as distâncias se foram,
e eu estava tão pertinho de você.
Foi um sonho.
O celular chama, ignoro,
volto pra cama,
é dia de folga...
Talvez sonhe novamente,
não sei...
Embaixo dos cobertores...
sem dormir... pensei em você.
(José Benedito)
É um poema sim! Não precisa ter métrica para ser um poema! Esse é o seu estilo! E gostei muito do poema também!
Muito lindo seu poema!!!❤❤
@@PicityyTgf obrigado
@@lariribeiro2532 obrigado
Isso não seria uma prosa poética, ao invez de propriamente um poema?
Muito bom!!
Nos poemas de vinicius de morais, tem um que esta com a quantidade de silabas tônicas errada
Amei, muito obrigado!!
Metrica e escansão são a mesma coisa?
Agora eu vou fazer um bom teste
Mui/to/ bom/
o/bri/ga/(do)
Kkkk❤️
Vou começar a estudar por aqui pra as minhas provas kskskskskksksk essa semana mesmo eu já tenho prova
😳Como assim, eu aprendi? Uhuuulll
O/bri/ga/do/!/
Thank you
Quantas silabas metrica tem esse verso
" faça sentir ao peito que não sente"
Alguem pode me ajudar
Aula fantástica, perfeita e completa.
Tem um erro no texto ,mas está ótimo!😊
Olá Professora, estive a ver atentamente esta aula , mas n entendi o 5º verso se eu fosse a fazer sozinha diria que teria 1 só silaba, leria so sen/ ti n faz sentido mas eu dividiria assim, :( o que não entendi. Muito obrigada adorei o video.
Dividiu-se assim pq na métrica contamos até a sílaba q pronunciamos com maior intensidade, ou seja, contamos até a última sílaba tônica, e nesse caso o "ti" (do Senti) é a sílaba q pronunciamos com maior intensidade, motivo pelo qual ficou: " sen/ti =2 sílabas"
"4" anos passaram e eu fiquei aqui, lugar abandonado e só restava a mim..
Entendi a aula mas não qual é o proposito dessa categorização na prática.
Obrigada por nos ensinar. Até as próximas.
Bacana entendi bem.
não entendi a segunda regra
obggg prof
A professora explica tão bem que não precisava ser bonita, e é tão bonita que não precisava explicar bem
Não entendi porque o A de amada é tônica
Ótima aula, porém fiquei com uma dúvida. No caso de um Haikai, onde o primeiro e o último verso são pentassílabos e o segundo é heptassílabo. Quando usamos apenas uma única palavra, por exemplo "Sensibilidade" a separação ficaria "Sen/si/bi/li/da" pois ela é a única e consequentemente a última palavra do verso?
acredito que sim . como ela falou as silabas poéticas são diferentes das silabas gramatica .
Aqui no livro didático do 9 º ano diz que se uma sílaba terminar em vogal átona e a seguinte também for vogal átona tem-se a união das duas formando uma única sílaba poética... E vc fala em união de vogal átona mais vogal tônica...a final: vogal átona junta com vogal átona ou vogal átona com vogal tônica? Quais dessas classificações são aceitas?
O seu livro está certo.
Quem esta em 2021 pq da aula de português curti
Parabéns
Olá, eu tenho uma dúvida.
Em 10.33 ela une o "de" ao "a", seguindo a segunda regra, porém, tbm seguindo a regra, deveria ter parado a separação ali.
Entendam:
*De amores*
De+a --- átona + tônica.
Seguindo a regra a contagem deveria parar pois a letra "a" foi considerada tônica , mas, ao envés disso continua e considera a sílaba "mo" também Uma tônica, e me surgiu uma duvida,
Teria nesse verso duas sílabas tônicas?
Atona
O que ocorre é que o "de" possui uma vogal átona (pronunciamos muitas vezes como di, mais fraco) e a letra seguinte é tônica, "a", pronunciado forte, aberto. Mas a sílaba onde este 'a' está não é a sílaba tônica da palavra amore. É mo. É como se pronunciássemos amôre. Então a sílaba "de" cuja vogal "e" é átona, se une ao "a" de amore, que é aqui uma vogal tônica. E a próxima sílaba é a tônica, então é contada.
A ideia é que se pronunciasse "dia" "mô" "ri", mas só se conta até o "mo". Não sei se ficou confuso.
tenho uma duvida, faço poemas com rimas mais sem métrica alguma, eles podem ser considerados poemas?
Como este que fiz:
O maior amor
Existe um amor, sim um amor
que abaixo do divino, vale mais que mil amores
é aquele amor que nos suportou por meses
e que nos teve em meio a dores
é um amor corajoso, bondoso, grandioso,
irradioso, carinhoso e majestoso
que é doce, nunca amarga,
que é grande, sempre alarga
esse amor não poderia ser outra pessoa
aquela que quando cai, lavou minhas feridas
dedico isso a você, mamãe querida.
(Pedro Henrique, autoria própria)
7:47
Sim pois está escrito em versos. A estrutura que você montou pressupõe uma forma de leitura, linha a linha, com ou sem um ritmo associado. Bem diferente desse texto que escrevi aqui, onde as pausas seguem exclusivamente as pontuações.
Ajudou muito, obrigad🤗
professora, nao estou sendo ironico, sua aula foi muito boa, de verdade. Mas de tão linda que voce é que eu genuinamente não consegui prestar tanta atenção. Mas muito boa a aula
nossa que professora linda mds
Obrigadooooo
Mas a sílaba tônica de amores não é o "mo"?! A professore disse que a sílaba tônica era a letra "a".
Boa aula, aliás ta solteira?
KKKKKKKK
Ótima didática.
Muito bom
Porque não disponibiliza o material da aula em pdf seria muito bom.
Ótima professora e aula.
Legal gostei , explicadireitinho.
Como dividir este verso
Dessa gente sei quase infinita
❤👌🏾👌🏾👌🏾
😊
Eu não entendi a 2
❤
❤️❤️
Obrigada, você me ajudou muito!
Olha, eu não faço parte dessa escola dessa aula mas, métrica em ingles é metric, que de tras para frente fica tric me que siginifica me engane
Profundo
Então toda poesia que não se preocupa com a métrica vai ser heterometrico?
Pois todo versos vai ter uma quantidade ou outra de sílabas poeticas não é mesmo?
Achei o heterometrico e o livre semelhantes.
A diferença é a distância entre as métricas?
Desde já agradeço.
Muito bom aprendi bastante 👏
Alguém poderia me tirar uma dúvida qnto a escansao do seguinte verso: "amassadas na cama e dispersas até então". Queria saber se com a elisão se até com então a sílaba tônica deixa de ser o "TÃO" para ser "TÉEN" visto que pronunciando assim o tão torna-se átono
O "tão" continua sílaba tônica.
Eu acho que ficaria assim: a/té/en/tão. O "é" do "té" é tônico, então não se une com o "e" do en, que é átono. Isso ocorreria se viesse primeiro uma vogal átona e depois uma vogal tônica. Aqui temos o inverso.
Que aula!
Não consigo prestar atenção ; )
Vim pela minha professora que esqueci o nome
obrigada .
Incrível!!!!!
gostei d aula, mas quero entender melhor a 2a regra
S OU S
Assim, no sul,
Às cinco e seis,
Eu sei que sou
Um ser tão só:
Um céu sem sol
Que saia ao som
De cem canções.
Não sou mais são:
Não saro e sangue
Das solas salta
Na insana senda.
Mas sofro e surjo
Bem sob as cinzas
Mais cego e surdo.
Não sou possante:
Cresci com sobras
De sal e açúcar
Que se consomem.
Cansei-me cedo.
Vencido sumo
Em certas selvas.
Não sou mais sábio:
Pois, se à mercê
Do sopro sonso
Das sensações
Persigo sonhos,
Só singro o sono
E o senso cessa.
Não sou mais certo:
Passou acima
Macissa sombra
De assombro e susto.
Cá sobre o solo
Conselho aceito
Sem sério açoite.
Não sou mais solto:
Na cela suja.
Eu, sem passado,
Pensei em sete
Pessoas santas,
Tão sãs e salvas
E sua ação.
Em suma, sempre
Me sinto simples
Recém nascido
Sensível, sóbrio,
Que suga os seios
Sem seiva, secos,
E sente sede.
(Autor: EDEN SANTOS OLIVEIRA. Escrita em 28/03/2020)
Vc utilizou métrica nessa poesia?
@@lidianerodriguez9606 Sim, Lidiane, utilizei métrica, sim: São versos de 4 sílabas poéticas.
CONTRIBUIÇÃO: 11 sílabas poéticas (hendecassílabos) Também chamado de (Arte maior)
Não entendi nada
Kkkkkkklkkkkkkkk
Top o
Quero saber como aprender a ler eu quero mandar um bolinhos com você particular
😂😂😂
Contribuição: existe uma 4ª regrinha> 1ª contagem feita até a última tônica do verso, 2ª se a sílaba anterior for átona e a próxima tônica composta de um vogal ou "h", 3ª rr e ss não se separam e 4ª se a sílaba anterior for nasal e a posterior for átona se unem em uma só sílaba. COM AMOR COAMOR Co'amor.... Muito discutido, mas a licença poética, neste caso, é para a composição de 3 sílabas: Com-a-mor mas como nasalização não é pronúncia, o correto é que não se conte separadamente de uma vogal átona seguinte. Se notarmos fica muito mais fluente pronunciar Coa-mor do que com-a-mor. este último parece um gaguejo. aliás você encontrará nos grandes nomes da literatura como Augusto dos Anjos e muitos outros defendendo essa questão.
"Casimiro de Abreu " cidade do poeta, eu moro ai !!!!❤❤
mo/ça ca/sa co/mi/go por/fa/vor
A palavra teus não se divide porquê? Não ficaria te-us??
acredito que essa parte entre na parte da Sinérese e Diérese
Tem-se um ditongo, os quais não se separam silabicamente