Cara, que bom seria se existisse mais pessoas pragmáticas na net. Você ganhou um seguidor simplesmente usando da sinceridade. Tenho mais de 30 anos de TI e vejo muito gente se aproveitando do momento e desconhecimento alheio para empurrar cursos que vão somente consumir dinheiro e algo mais precioso que é o tempo de cada um. Parabéns!
Tem um curso de cientista de dados com uma carga horária de 70h e 48h teóricas , vc disse que estão empurrando cursos , deve fazer faculdade de 4 anos ou esse curso que promete bastante coisa em pouco tempo ? Obrigado
Depois desse vídeo e outros eu desisti. Essa área exige experiência de anos, ferramenta é o de menos. Não acho indicado para nos que somos mais velhos. Vou pesquisar Backend
Parabéns Jerry pelo conteúdo eu sou uma prova de tudo que vc explicou faz muito sentido ! Trabalho na área de análise de dados a seis anos e utilizo ferramentas muitos simples e uma delas e inclusive que está ao meu alcance é o Excel ! Trabalho em uma empresa de laticínios com sede comercial em São Paulo , utilizo Power BI e Python somente em apresentações dos resultados e nada atrapalha meu dia a dia como analista , pelo contrário sobra tempo para proatividade em outras áreas da empresa . Com isso meu feedback é sempre positivo me emotivando ainda mais na empresa. Trabalho com ferramentas simples porém utilizo com eficiência e temos um crescimento acumulado em mais de 35% no montante final e alguns produtos que eram considerados ovelha negra temos um crescimento de até 60% nas vendas . É muito gratificante você fazer parte deste crescimento , orientar e indicar a direção e quando o resultado dá certo .....há que sensação de trabalho bem feito ! Parabéns pelo conteúdo Jerry ...ganhou mais um fan !!
Nossa, você tocou num ponto delicado: há pessoas que querem sempre seguir o caminho mais difícil, querem usar/mostrar todo o conhecimento técnico que têm em cada atuação sendo que, muitas vezes, há caminhos mais práticos, rápidos e igualmente eficazes. Muito bom o video! Claro e objetivo. Amei!
Eu sugiro que você procure cursos técnicos de instituições federais onde você mora ou próximo. Com certeza vai te ajudar a dar um passo a frente antes de chegar à faculdade.
Muito esclarecedor seu vídeo. Sou analista ERP a 10 anos e estou migrando para DS e fico feliz em saber que minha experiência e conhecimento de negócios serão muito úteis para exercer esta função.
Simples e objetivo. Atualmente trabalho como analista de BI e sigo estudando para me tornar um cientista de dados. Além de cursos para ciência de dados, pretendo realizar uma pós em big data para ampliar meus conhecimentos. Parabéns pelo canal ! Abraços !
Sou cientista, doutor, trabalho a mais de 20anos com tecnicas quantitativas, simulação e otimização. Procuro sair da academia e trabalhar no mercado como cientista de dados. Me considero um bom cientista de dados e acho que posso agregar muito ao mercado. Graças à desinformação que acontece na área não consigo uma posição no mercado. Concordo 100% com você. O seu vídeo é muito fiel à realidade.
Obigado. mas com certeza com suas qualificações pode ter certeza que se você apenas adaptar alguns detalhes você vai conseguir uma posição. Você tem já uma base sólida. Só precisa ajustar os detalhes . Abraços
O cara é ótimo para explicar pesquisei no google e eu entendi nada ,mas quando eu vi esse ''vídeo "entendi tudo obrigado eu quero ser um cientista de dados
Obrigado por passar sua experiência. Atualmente sou analista de dados e estou buscando me especializar mais para me tornar um cientista de dados. Nessa minha busca , vejo que os cursos focam muito nas habilidades técnicas mas ninguém fala sobre como será o dia a dia no trabalho desse profissional. Seu vídeo ajudou muito a elucidar essa questão para mim.
Sou engenheiro e indiretamente trabalhava com data science sem mesmo saber! Hoje estou em busca de recolocação no mercado e irei apostar no aperfeiçoamento nesta área muito graças a este vídeo! Obrigado de coração ❤️
Caraca to na mesma situação, o que (única) coisa que mais amo no meu trabalho atual como engenheiro eletricista é a parte do excel, analise de dados, geração dos relatórios, apresentações etc. Mas e você ja conseguiu uma vaga nessa área?
@tami2652sou muito grato pela minha faculdade ensinar isso, diretamente e indiretamente, apesar dos pesares da engenharia... Sétimo período de Eng comp
@@Fabiozerazcara, vc que eu Eng elétrica o que me diz sobre sua área! É que estava pensando em fazer essa engenharia, porém não sei a realidade da área....
@@dubem7984 Cara, tipo assim, alguns pontos. 1º ponto: Igual qualquer outra engenharia, vai ser muito difícil vc ser contratado como engenheiro na carteira, isso é um ponto negativo, mas é um ponto negativo normal/comum entre engenharias infelizmente, é sempre como analista, por exemplo, então aquele sonho de sair ganhando o piso de Engenheiro, esquece rsrs. 2º Sobre as áreas... Tem dois tipos de curso, não sei se ja chegou a ver, tem a de potencia que é voltada para elétrica de potência, geração, transmissão e distribuição e o curso voltado para eletrônica (que foi que eu fiz). As vagas não distinguem em si qual vc deve ter feito, mas faz o que vc gosta mais, claro. 3º Sobre vagas: pelo menos dentro da minha região, (que é ótima para emprego: Campinas - Jundiaí) percebi que cresceu muito vagas de energia eólica e até mesmo no brasil inteiro, tem bastante vaga em distribuidoras de energia tbm, já as as vagas voltadas para eletrônica são mais escassas, e mais difíceis, eu fiz Eng. Elétrica no sonho de me tornar um desenvolvedor de sistemas embarcados (pois eu tinha feito téc. mecatronica no SENAI), mas na prática PRA MIM infelizmente foi outra, tem poucas vagas de desenvolvedor, são empresas bem do nicho mesmo, tipo sla uma samsung, bosch, BYD, lenovo as empresas menores não aparecem esse tipo de vaga, muito por conta do mercado interno mesmo, que importa tudo e desenvolve pouco dentro do país, diferente da area de geração e distribuição que o pais é bem forte nisso (mas não é uma area que eu curto kkk). Hoje para vc ter ideia eu trabalho com PPP de Iluminação Pública, uma área crescente claro e interessante, mas que não é a do meu sonho la de mlk antes de eu entrar na faculdade, se eu pudesse voltar no tempo eu faria ADS. Vejo que cresceu muito esse mercado, tenho uns 10 amigos proximos mesmo pra entender bem a area e eles para vc ter ideia ganham mais que meu ultimo coordenador de Engenharia rsrs. o restante ganha igual eu em 3 anos de area, o que eu levei 5 de estudo mais 2 na areapara ganhar (5k). Então meu conselho é se voce gosta mesmo de Engenharia Elétrica, vc ja brinca, monta circuito, sempre ta estudando e tals, enfim...um entusiasta da área e se imagina fazendo isso, faz sim! Agora se vc só gosta (sem amar), faria pq alguem te falou que da dinheiro, ai eu não faria, como eu gosto de eletrônica, fiz mecatronica que tem programação, eu amo programação e faria ADS, mas vc pode ir para uma area tbm parecida com o que vc gosta sem ser engenharia de fato ou ADS no meu caso... Claro que tem gente que se da bem, mas cara é 1 em 10 e dps de uns anos realmente vira 9 em 10 engenheiro, mas é uma area como qualquer engenharia que demora para "crescer financeiramente" a nao ser que vc abra uma empresa, faça trampo por fora, etc.
É fundamental ter conhecimento sobre o problema a ser estudado, estatística, apresentação dos dados, comunicação, etc, essa é a base, com certeza. Porém um cientista de dados mediano para avançado precisa sim ter conhecimentos muito consolidados em Python/R e Machine Learning. Lembrando que Analista de Dados e Cientista de Dados são profissionais em níveis diferentes. Um Cientista começa como um Analista. Porém, a questão principal é que muitas empresas possuem problemas que não demandam um Cientista de Dados para obter resultados satisfatórios em seus cases, onde somente um Excel muitas vezes ja é o suficiente. Já em empresas maiores e consolidadas, como Bancos por exemplo, a vivência com os dados é o minimo esperado da maioria dos funcionários, independente do setor, e a resolução de problemas mais pesados são feitas através das mãos dos Cientistas, que para estarem ali, tiveram que passar não só por entrevistas, mas por provas que demonstrem o conhecimento tecnológico que aquele profissional possui. Não é a toa que um Cientista possui um salário tão acima da média aqui no Brasil.
Muito bem explicado! Parabéns! Independente da sua função na empresa, o seu valor vai ser em função de quanto resultado você gera. Se você não gera resultado, você não tem valor. É cruel, mas é a realidade. Fiquem com Deus e bons estudos!!
Eu nem sabia que existia essa profissão, um amigo da Índia veio me perguntar como funcionava no Brasil essa profissão, agora estou eu aqui querendo saber mais , para falar para ele .....Obrigada pelo o vídeo , muito esclarecedor.
Muito obg, pretendo me formar em estatística e sua explicação me deixou ainda mais desejoso por me tornar um cientista de dados. Essa analagia do final foi extremamente esclarecedora, pois pela forma que falam dá a entender que tudo nessa vida se resumirá a ser feito automicamente por programas
Muito esclarecedor, Jerry. Impressionante como você de maneira simples e humilde nos ajuda a clarear nossa visão a respeito desse mundo de Analise de Dados. Sou engenheiro e tenho aprendido muito sobre Analise de dados. Obrigado por mais esse ensinamento!!!!
Muito boa explicação. Ao ver este vídeo dá-me a impressão que data science é um domínio que foi criado no mundo tech. Vindo de uma empresa mais tradicional toda a descrição que faz sobre a finalidade de um data scientist nada difere face ao que fazem pessoas em finance ou marketing na minha empresa, ou seja procurar soluções para gerar valor e entender por que os resultados não estão bem. A diferença é que tipicamente em empresa não tech ninguém utiliza ferramentas como sql ou Python e fica-se pelo excel
Muito bom! Comecei hoje a saber mais sobre Data Science. Migrei para T.I. há um ano e meio e atualmente trabalho com UX e tenho estudado Front e Back-End. Decisões embasadas em análise de dados é realmente crucial.
Cara procura um técnico de DS, aborda diversos temas e pode te ajudar a achar um ramo! Indico o canal Curso em vídeo pra vc ver mais a área de programação que tem bastante a ver com dados tbm, corre lá ve se te interessa.
O que é primordial é conhecer estatística, porque no final das contas, você tem que saber medir se um resultado é diferente do outro. Tem canal aí divulgando que dá pra virar cientista de dados em 6 meses. Sério, pessoal acha que é só baixar uns notebooks, copiar uns códigos do stack overflow e rodar o script sem erro que isso gerou alguma coisa.
O que o Jerry comentou está corretíssimo. Vou tentar dar meus 2 cents de contribuição: 1) Espere muito trabalho e tempo dedicado a limpeza dos dados. Quase tudo vem faltando dados, períodos, etc. 2) Cada empresa que te pedir um trabalho pode ter uma visão completamente diferente de Data Science. Muitas vezes você terá que explicar o que é possível e impossível fazer. 3) Qualidade dos dados é o fator mais importante. Trará mais resultados que escolha entre XGBoost ou RandomForest, por exemplo. 4) Dedique boa parte a entender de gestão e como explicar didaticamente seus modelos. Por padrão, pessoas são céticas e não adianta mostrar uma rede neural e achar que todo mundo vai acreditar no que você diz. Prefira algo mais explicável possível, muitas vezes você não terá outra chance. Boa sorte!
Ouvi sobre data science com vc pelo ig, e comecei a pesquisar sobre. E real, nas pesquisas vi q eles colocam a linguagem como uma barreira e isso dava uma desmotivada. Gostei MT d vídeo deu uma esperança rs.
As linguagens de programação são bem tranquilas de aprender. Estou fazendo uma formação em ciência de dados e basicamente só uso python e R (ambas são linguagens bem fáceis de compreender), porém só uso elas como ferramenta mesmo, dificilmente você realmente vai precisar programar, na maioria das vezes já vai ter uma função pronta pra resolver o seu problema :) O que você tem que se preocupar, no meu ponto de vista, é com a matemática, que realmente é um desafio, e a principal tarefa, que é entender o problema de negócio, ter um bom conhecimento prévio sobre a área desse negócio para, assim, poder resolver o problema.
Qual seria a ciência por trás dos dados ??? Quais os conhecimento que precisamos ter além de saber utilizar as ferramentas. Existe um caminho de aprendizagem para chegar a isso???
Estou cada vez mais interessado nesse tema. Hoje em dia trabalho como Analista de Operação em um callcenter e curso administração. Acredito que estou cada vez mais próximo de encontrar o que eu de fato desejo para o meu futuro profissional.
Enfim encontrei um canal que realmente fala e mostra o caminho que decemos estudar, os outros canais que vi só confude nossa cabeça. Parabens pelo canal, ganhou mais uma inscrita
Talvez isto seja apenas algo que eu queira ouvir já que não tenho tanto dinheiro para investir em cursos ou realmente seja a verdade explicita jogada na nossa cara de forma suave e direta ! porém a Lógica utilizada para explicitar o ponto principal é lucida! e a analogia é interessante! porém há quem goste mais dos enfeites do que da festa! Obrigado amigo, você é um amigo!
Tenho 13 anos, fiz uma promessa a mim mesmo, vou ser um cientista de dados, e nunca mais vou passar dificuldades em casa. Gostaria de saber, é interessante aprender python para manipulação de dados, ou começar com outra coisa?
Estou adorando o canal. Com ele descobri que posso sim me fazer valer e aproveitar da minha primeira graduação em Psicologia pra aplicar em métodos de análise e descoberta em Data Science. Obrigado, e espero um dia sermos colegas de trabalho :)
Excluindo o domínio de ferramentas, quais as características essências de um profissional na área de dados e o que vc recomendaria estudar para ter uma base forte nesses aspectos essenciais?
Oi Douglas, entender dos problemas do negocio, entregar soluções que potencializam a estrategia da empresa e mostrar conhecimento sobre data literacy é bom.
Certamente estatística e visão de negócio. A primeira é tranquila de adquirir, só estudar pelos manuais, já a segunda requer um pouco de vivência. Por exemplo, saber o que tem impactado o indicador Reais por Ativo num determinado segmento e como alterará-los para aumentar a rentabilidade do negócio (de maneira mensurável, claro).
Muito esclarecedor o seu vídeo. Faz muitos anos que trabalho com o mercado digital, mas estou há alguns meses amadurecendo esse novo caminho. Importante conhecer antes de decidir. Logo, obg por compartilhar tudo.
Saudação Jerry Strazzeri! Muito obrigado por essa explicação simples e objetivo sobre o que é realmente um cientista de dados. Eu sou Angola e estou aprender os fundamentos da Data Science. Fiz alguns cursos grátis na DataCamp e na simplilearn. Mas ate hoje ainda tenho muitas dificuldades para aplicar os mesmo conhecimentos aprendido. Jerry Strazzeri, podes me indicar alguns sites ou plataformas onde posso treinar ou aplicar os conteúdos aprendido, afim de ganhar skill em Data Science.
Um cientista de dados tem que ter visão de quais informações são uteis para análises e quais problemas elas resolvem. Sua implementação pode até ser transferida para outro profissional tipo um especialista em Python, etc.
A pergunta que não cala é, e qual a aplicabilidade em outras áreas além de TI, teria algum exemplo de aplicação no comércio em geral? Na indústria? Na prestação de serviços em geral?
@@sandrofrancesconi9370 Eu não sou Cientista de Dados, mas sou Analista de Dados, vou te dar exemplos. Comercio: Eu posso responder como foram as vendas de um período, e através de uma análise exploratória, responder os motivos de vendas baixas(ou altas), quais categorias valeram, ou não a pena, qual o perfil do nosso consumidador, nosso desempenho mês a mês, entre outras coisas. Logística: Posso responder como está nosso Lead Time, o desempenho de nossos fornecedores, situação de nossos endereços, cobertura de estoque, quanto devemos nos preocupar com nossas validades (se for varejo por exemplo) baseado na nossa saída média daqueles SKUs, etc. Todas essas coisas, o Analista daquela àrea deveria saber, mas ai entram dois problemas: 1º a pessoa, provavelmente não tem capacidade análitica suficiente, ou conhecimento tecnico das ferramentas (Excel, Power BI, Python, Power Query). 2º Mesmo que ela tenha capacidade análitica, não tem o conhecimento para fazer consultas em banco de dados (as vezes nem pode), e fazer o processo de ETL (Extract, Transform, Load) corretamente. Cada vez mais, conhecimento em análise de dados, e nessas ferramentas que eu citei, está sendo cobrado em todas as àreas, pois como eu falei, a tendência é o próprio analista daquela àrea responder tudo isso, sem depender de um analista de dados. Já um cientista de Dados pegaria tudo que eu fiz, e diria como serão os possíveis cenários futuros com N variavéis, e o que você deve fazer para alcançar cada um deles.
Você disse tudo! Explanação simples,objetiva e sem ruido! Parabéns!!💥👏🏻👏🏻👏🏻 As pessoas precisam conhecer seu canal, esse video é de útilidade "datascience pública"! 😅 Não trabalho na area, mas venho degustando essa area como hobbie (meu joguinho ehehej); Aprendi muito no kaggle e livros. Essa é uma area muito carente, no entanto, tenho notado, que aqui no BRASIL, existem vários Cientistas de dados, formados via pós-graduacao, extensão que infelizmente estão a deriva, sem consegui um emprego na area; Nos grupos que participo, vejo que o roteiro é sempre o mesmo: Pessoas que sairam de suas areas base, para ganhar mais como cientista de dados. Minha pergunta para a carencia de realocação é a seguinte: Isso é culpa das propagandas que vendem um curso que te deixará empregado com um salário bem "gordo"? Um outro fato que tenho presenciado, é que muitos desses cientistas, nunca usaram (ou se quer conheciam) o kaggle. Fico com a impressão de que ficaram presos ao conteúdo dado em suas respectivas pós,cursos... Nesse caso, quem é responsavél por essa "trajédia"?
Acabo de descobrir neste vídeo que fui um Data Scientist, há 12 anos atrás, quando eu era PCP de uma fábrica com 98 produtos no mix e mais de 300 peças de matéria prima, e tinha que fazer todo o controle e planejamento da produção no Excel, bem como, gerar indicadores estatísticas de produção e de vendas. Tais dados gerados influenciavam as grandes decisões da empresa. Eu, apenas com ensino médio, ganhava 1012 reais, na carteira, que eu torrava tudo na balada... era apenas um Programador e controlador de produção... hoje chamam isso de data scientist, e pagam fortunas.. Estou a refletir... Como as coisas mudam, depois de 2 lustros.... .... hoje sou funcionário público, concursado.
Através de conclusões por Data Science você pode auxiliar o testes, ficou meio vago então vou dar um exemplo bem básico: X números de casos que apresentam problemas na parte Y do software usam um máquina ou sistema operacional Z, e isso seria uma pesquisa de dados que te ajudaria na hora da solução de problemas do seu Software. É mais difícil procurar uma área que Data Science NÃO pode ser aplicada.
Estudei programaçao java etc por quse 1 ano, mas veio um oportunidade (depois de muita lutaaa) de Estagio em Data S. Relutei no inicio porem me conformei e vejo que eh uma carreira muito promissora...mas ainda n vou larger a programaçao hehhe
6:58 pronto, é isso, eu me fo#@ todo na eng comp da ufjf, e a galera vem achando q se fizer um cursin de sql, power bi e python já vai virar cientista...
Cara, que bom seria se existisse mais pessoas pragmáticas na net. Você ganhou um seguidor simplesmente usando da sinceridade. Tenho mais de 30 anos de TI e vejo muito gente se aproveitando do momento e desconhecimento alheio para empurrar cursos que vão somente consumir dinheiro e algo mais precioso que é o tempo de cada um. Parabéns!
Valeu luiz!
@@jerryst oooooooioooooooooooooo
@@pedrobarbosa5316 WOOOOOOOOOOW
Tem um curso de cientista de dados com uma carga horária de 70h e 48h teóricas , vc disse que estão empurrando cursos , deve fazer faculdade de 4 anos ou esse curso que promete bastante coisa em pouco tempo ? Obrigado
Vdd
Tenho 40 anos quero entrar nessa profissão claro estudar é a chave!
Tenho 41 e também estou querendo mudar de carreira
Tenho 40 e yamb 👍 quero
Depois desse vídeo e outros eu desisti. Essa área exige experiência de anos, ferramenta é o de menos.
Não acho indicado para nos que somos mais velhos.
Vou pesquisar Backend
Após vinte nos na área de Manutenção Industrial quero mudar de área, e estou interessado nesta área, o que vc diz??
eae, iniciou?
Parabéns Jerry pelo conteúdo eu sou uma prova de tudo que vc explicou faz muito sentido ! Trabalho na área de análise de dados a seis anos e utilizo ferramentas muitos simples e uma delas e inclusive que está ao meu alcance é o Excel ! Trabalho em uma empresa de laticínios com sede comercial em São Paulo , utilizo Power BI e Python somente em apresentações dos resultados e nada atrapalha meu dia a dia como analista , pelo contrário sobra tempo para proatividade em outras áreas da empresa .
Com isso meu feedback é sempre positivo me emotivando ainda mais na empresa. Trabalho com ferramentas simples porém utilizo com eficiência e temos um crescimento acumulado em mais de 35% no montante final e alguns produtos que eram considerados ovelha negra temos um crescimento de até 60% nas vendas . É muito gratificante você fazer parte deste crescimento , orientar e indicar a direção e quando o resultado dá certo .....há que sensação de trabalho bem feito !
Parabéns pelo conteúdo Jerry ...ganhou mais um fan !!
Ótima contribbuição. 👊
Oi, Eduardo. É necessário muito conhecimento matemático para entrar nessa área de análise de dados?
Legal Eduardo. Pode falar como vc entrou? Vc fez faculdade?
Me abriu os olhos sem enrolação. Muito bom, percebi que realmente eu estava muito iludido
Nossa, você tocou num ponto delicado: há pessoas que querem sempre seguir o caminho mais difícil, querem usar/mostrar todo o conhecimento técnico que têm em cada atuação sendo que, muitas vezes, há caminhos mais práticos, rápidos e igualmente eficazes.
Muito bom o video! Claro e objetivo. Amei!
Excelente abordagem. O segredo é escolher o caminho mais simples para solucionar determinado problema.
É só saber excel e arrumar um serviço no Amazon, né? 😬 😂 😂
SIM Renato Péres de Albuquerque mas com critério fundamentado na ciência.
Mais claro impossível, muito bom.
Amei sua foto de perfil, Architects Forever♡
Architects 😍
Tenho 12 anos e estou me especializando na área para fazer jovem aprendiz
Manda bala! Se vc se dedicar desde agora, seu futuro será brilhante, parabens!
Show de bola, parabéns!
Estude ESTATÍSTICA se possível faça superior. Estou no meio das duas áreas (programação e data science) e afirmo isso
@@itslevictor tô começando do zero agr, eu começo com o que ?
Eu sugiro que você procure cursos técnicos de instituições federais onde você mora ou próximo. Com certeza vai te ajudar a dar um passo a frente antes de chegar à faculdade.
Muito esclarecedor seu vídeo. Sou analista ERP a 10 anos e estou migrando para DS e fico feliz em saber que minha experiência e conhecimento de negócios serão muito úteis para exercer esta função.
👊
Simples e objetivo. Atualmente trabalho como analista de BI e sigo estudando para me tornar um cientista de dados. Além de cursos para ciência de dados, pretendo realizar uma pós em big data para ampliar meus conhecimentos. Parabéns pelo canal ! Abraços !
Analista de bi ganha bem? Fiz curso se power bi, mas sei que vou ter que aprender mais coisas
Sou cientista, doutor, trabalho a mais de 20anos com tecnicas quantitativas, simulação e otimização. Procuro sair da academia e trabalhar no mercado como cientista de dados. Me considero um bom cientista de dados e acho que posso agregar muito ao mercado. Graças à desinformação que acontece na área não consigo uma posição no mercado. Concordo 100% com você. O seu vídeo é muito fiel à realidade.
Obigado. mas com certeza com suas qualificações pode ter certeza que se você apenas adaptar alguns detalhes você vai conseguir uma posição. Você tem já uma base sólida. Só precisa ajustar os detalhes . Abraços
@@jerryst tenho esperança!
Novo seguidor! Sou leigo ainda no assunto, mas, aos 40 anos, quero me tornar Cientista de Dados e estar aqui te assistindo é o primeiro passo
Vídeo de quem conhece o assunto e de como as empresas lá fora tratam o assunto. Tem muita gente confundindo ferramentas com o que é um data scientist.
O cara é ótimo para explicar pesquisei no google e eu entendi nada ,mas quando eu vi esse ''vídeo "entendi tudo obrigado eu quero ser um cientista de dados
Claro, lúcido e preciso. Sinto q se o cara manja de estatística e matemática.. manjar de negócios... já é um data scientinst top!
Obrigado por passar sua experiência. Atualmente sou analista de dados e estou buscando me especializar mais para me tornar um cientista de dados. Nessa minha busca , vejo que os cursos focam muito nas habilidades técnicas mas ninguém fala sobre como será o dia a dia no trabalho desse profissional. Seu vídeo ajudou muito a elucidar essa questão para mim.
Abordagem muito sensata e esclarecedora! Sou da área e acredito que este é o caminho. Abraços
Sou engenheiro e indiretamente trabalhava com data science sem mesmo saber! Hoje estou em busca de recolocação no mercado e irei apostar no aperfeiçoamento nesta área muito graças a este vídeo! Obrigado de coração ❤️
Caraca to na mesma situação, o que (única) coisa que mais amo no meu trabalho atual como engenheiro eletricista é a parte do excel, analise de dados, geração dos relatórios, apresentações etc. Mas e você ja conseguiu uma vaga nessa área?
@tami2652sou muito grato pela minha faculdade ensinar isso, diretamente e indiretamente, apesar dos pesares da engenharia... Sétimo período de Eng comp
@@Fabiozerazcara, vc que eu Eng elétrica o que me diz sobre sua área! É que estava pensando em fazer essa engenharia, porém não sei a realidade da área....
@@dubem7984 Cara, tipo assim, alguns pontos.
1º ponto: Igual qualquer outra engenharia, vai ser muito difícil vc ser contratado como engenheiro na carteira, isso é um ponto negativo, mas é um ponto negativo normal/comum entre engenharias infelizmente, é sempre como analista, por exemplo, então aquele sonho de sair ganhando o piso de Engenheiro, esquece rsrs.
2º Sobre as áreas... Tem dois tipos de curso, não sei se ja chegou a ver, tem a de potencia que é voltada para elétrica de potência, geração, transmissão e distribuição e o curso voltado para eletrônica (que foi que eu fiz). As vagas não distinguem em si qual vc deve ter feito, mas faz o que vc gosta mais, claro.
3º Sobre vagas: pelo menos dentro da minha região, (que é ótima para emprego: Campinas - Jundiaí) percebi que cresceu muito vagas de energia eólica e até mesmo no brasil inteiro, tem bastante vaga em distribuidoras de energia tbm, já as as vagas voltadas para eletrônica são mais escassas, e mais difíceis, eu fiz Eng. Elétrica no sonho de me tornar um desenvolvedor de sistemas embarcados (pois eu tinha feito téc. mecatronica no SENAI), mas na prática PRA MIM infelizmente foi outra, tem poucas vagas de desenvolvedor, são empresas bem do nicho mesmo, tipo sla uma samsung, bosch, BYD, lenovo as empresas menores não aparecem esse tipo de vaga, muito por conta do mercado interno mesmo, que importa tudo e desenvolve pouco dentro do país, diferente da area de geração e distribuição que o pais é bem forte nisso (mas não é uma area que eu curto kkk).
Hoje para vc ter ideia eu trabalho com PPP de Iluminação Pública, uma área crescente claro e interessante, mas que não é a do meu sonho la de mlk antes de eu entrar na faculdade, se eu pudesse voltar no tempo eu faria ADS. Vejo que cresceu muito esse mercado, tenho uns 10 amigos proximos mesmo pra entender bem a area e eles para vc ter ideia ganham mais que meu ultimo coordenador de Engenharia rsrs. o restante ganha igual eu em 3 anos de area, o que eu levei 5 de estudo mais 2 na areapara ganhar (5k). Então meu conselho é se voce gosta mesmo de Engenharia Elétrica, vc ja brinca, monta circuito, sempre ta estudando e tals, enfim...um entusiasta da área e se imagina fazendo isso, faz sim! Agora se vc só gosta (sem amar), faria pq alguem te falou que da dinheiro, ai eu não faria, como eu gosto de eletrônica, fiz mecatronica que tem programação, eu amo programação e faria ADS, mas vc pode ir para uma area tbm parecida com o que vc gosta sem ser engenharia de fato ou ADS no meu caso... Claro que tem gente que se da bem, mas cara é 1 em 10 e dps de uns anos realmente vira 9 em 10 engenheiro, mas é uma area como qualquer engenharia que demora para "crescer financeiramente" a nao ser que vc abra uma empresa, faça trampo por fora, etc.
Esse foi o melhor vídeo que assisti sobre DS. Quase um heads up. Estava focando mais nas ferramentas que na essência da Ciência. Parabéns!
É fundamental ter conhecimento sobre o problema a ser estudado, estatística, apresentação dos dados, comunicação, etc, essa é a base, com certeza. Porém um cientista de dados mediano para avançado precisa sim ter conhecimentos muito consolidados em Python/R e Machine Learning. Lembrando que Analista de Dados e Cientista de Dados são profissionais em níveis diferentes. Um Cientista começa como um Analista. Porém, a questão principal é que muitas empresas possuem problemas que não demandam um Cientista de Dados para obter resultados satisfatórios em seus cases, onde somente um Excel muitas vezes ja é o suficiente.
Já em empresas maiores e consolidadas, como Bancos por exemplo, a vivência com os dados é o minimo esperado da maioria dos funcionários, independente do setor, e a resolução de problemas mais pesados são feitas através das mãos dos Cientistas, que para estarem ali, tiveram que passar não só por entrevistas, mas por provas que demonstrem o conhecimento tecnológico que aquele profissional possui. Não é a toa que um Cientista possui um salário tão acima da média aqui no Brasil.
Análise mais sincera que já vi, valeu !!!
Muito bem explicado! Parabéns!
Independente da sua função na empresa, o seu valor vai ser em função de quanto resultado você gera.
Se você não gera resultado, você não tem valor.
É cruel, mas é a realidade.
Fiquem com Deus e bons estudos!!
É mesmo? Rs
Eu nem sabia que existia essa profissão, um amigo da Índia veio me perguntar como funcionava no Brasil essa profissão, agora estou eu aqui querendo saber mais , para falar para ele .....Obrigada pelo o vídeo , muito esclarecedor.
Vídeo mais sincero e verdadeiro que já vi no RUclips relacionado ao tema !
Esse vídeo abriu minha cabeça. Acho que vou é continuar com meu Full-stack java mesmo.
Muito obg, pretendo me formar em estatística e sua explicação me deixou ainda mais desejoso por me tornar um cientista de dados. Essa analagia do final foi extremamente esclarecedora, pois pela forma que falam dá a entender que tudo nessa vida se resumirá a ser feito automicamente por programas
Muito esclarecedor, Jerry. Impressionante como você de maneira simples e humilde nos ajuda a clarear nossa visão a respeito desse mundo de Analise de Dados. Sou engenheiro e tenho aprendido muito sobre Analise de dados. Obrigado por mais esse ensinamento!!!!
Muito boa explicação. Ao ver este vídeo dá-me a impressão que data science é um domínio que foi criado no mundo tech. Vindo de uma empresa mais tradicional toda a descrição que faz sobre a finalidade de um data scientist nada difere face ao que fazem pessoas em finance ou marketing na minha empresa, ou seja procurar soluções para gerar valor e entender por que os resultados não estão bem. A diferença é que tipicamente em empresa não tech ninguém utiliza ferramentas como sql ou Python e fica-se pelo excel
As pessoas tendem a dificultar as coisas, meu antigo chefe sempre dizia: Simples e direto é sempre melhor
Muito bom! Comecei hoje a saber mais sobre Data Science. Migrei para T.I. há um ano e meio e atualmente trabalho com UX e tenho estudado Front e Back-End. Decisões embasadas em análise de dados é realmente crucial.
Eu faço técnico em agropecuaria , mas não quero ficar nesse ramo, quero algo a ver com tecnologia , vc tem uma dica pra eu ter um ramo na minha vida ?
Cara procura um técnico de DS, aborda diversos temas e pode te ajudar a achar um ramo!
Indico o canal Curso em vídeo pra vc ver mais a área de programação que tem bastante a ver com dados tbm, corre lá ve se te interessa.
Falou tudo, realmente é muito importante conhecer os dados, aprender com eles e tirar o caldo. Parabéns.
Esclarecedor, meu amigo. Obrigado e sucesso.
O que é primordial é conhecer estatística, porque no final das contas, você tem que saber medir se um resultado é diferente do outro. Tem canal aí divulgando que dá pra virar cientista de dados em 6 meses. Sério, pessoal acha que é só baixar uns notebooks, copiar uns códigos do stack overflow e rodar o script sem erro que isso gerou alguma coisa.
Né?!
Sensacional esse vídeo. Muito sincero!
Ganhou 1 inscrito.
Claro e direto!
O vídeo mais esclarecedor que poderia assistir sobre Ciência de Dados, área que quero atuar
Eu preocupado em aprender o Mundo de coisas para dar o ponta pe inicial seu ponto de vista me deu uma luz da realidade
Boa meu amigo. Estou te acompanhando!
Que bom ter você por aqui.
Melhor explicação que encontrei aqui no youtube!!!
O que o Jerry comentou está corretíssimo. Vou tentar dar meus 2 cents de contribuição: 1) Espere muito trabalho e tempo dedicado a limpeza dos dados. Quase tudo vem faltando dados, períodos, etc. 2) Cada empresa que te pedir um trabalho pode ter uma visão completamente diferente de Data Science. Muitas vezes você terá que explicar o que é possível e impossível fazer. 3) Qualidade dos dados é o fator mais importante. Trará mais resultados que escolha entre XGBoost ou RandomForest, por exemplo. 4) Dedique boa parte a entender de gestão e como explicar didaticamente seus modelos. Por padrão, pessoas são céticas e não adianta mostrar uma rede neural e achar que todo mundo vai acreditar no que você diz. Prefira algo mais explicável possível, muitas vezes você não terá outra chance. Boa sorte!
SENSACIONAL. Parabéns Jerry!
Muito legal. Agora sei o que faz um data scientist.
Ouvi sobre data science com vc pelo ig, e comecei a pesquisar sobre. E real, nas pesquisas vi q eles colocam a linguagem como uma barreira e isso dava uma desmotivada. Gostei MT d vídeo deu uma esperança rs.
Valeu Veronica
As linguagens de programação são bem tranquilas de aprender. Estou fazendo uma formação em ciência de dados e basicamente só uso python e R (ambas são linguagens bem fáceis de compreender), porém só uso elas como ferramenta mesmo, dificilmente você realmente vai precisar programar, na maioria das vezes já vai ter uma função pronta pra resolver o seu problema :) O que você tem que se preocupar, no meu ponto de vista, é com a matemática, que realmente é um desafio, e a principal tarefa, que é entender o problema de negócio, ter um bom conhecimento prévio sobre a área desse negócio para, assim, poder resolver o problema.
@@gustavoarruda9218 estou estudando na faculdade, estou muito perdido, obrigado pelas explicações.
Otimo video tirou minhas duvidas, agora vou ver os outros, vlw obrigado.
Explicou de forma clara e objetiva. Me interessei pela área. obrigado pelas informações.
tenho 13 anos e já estou estudando essa área e e ja sei programa um pouco
Que vídeo sensacional! Objetivo e claro. Muito obrigada Jerry
Qual seria a ciência por trás dos dados ??? Quais os conhecimento que precisamos ter além de saber utilizar as ferramentas. Existe um caminho de aprendizagem para chegar a isso???
Top demais as informações deste vídeo. Total sinceridade e tudo faz bastante sentido. Gratidão e sucesso sempre!
Excelente vídeo!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente!
Estou cada vez mais interessado nesse tema. Hoje em dia trabalho como Analista de Operação em um callcenter e curso administração. Acredito que estou cada vez mais próximo de encontrar o que eu de fato desejo para o meu futuro profissional.
pessoal tem mania de chegar em video e achar que tudo é maravilhoso
meu caro, muito obrigado mesmo pelas info.
Cara você esclareceu muito.obrigado
Interessante, falou tudo. As vezes consigo fazer um trabalho excelente e mais apresentável sem precisar de linguagens avançadas
Faz muito sentido. Parabéns
Enfim encontrei um canal que realmente fala e mostra o caminho que decemos estudar, os outros canais que vi só confude nossa cabeça.
Parabens pelo canal, ganhou mais uma inscrita
Excelente vídeo, parabéns pelo conteúdo! Direto e claro, deixou muito clara a profissão!
Muito bom, é desnecessário ver outros vídeos explicando o assunto... a não ser que seja algo muito específico
Talvez isto seja apenas algo que eu queira ouvir já que não tenho tanto dinheiro para investir em cursos ou realmente seja a verdade explicita jogada na nossa cara de forma suave e direta ! porém a Lógica utilizada para explicitar o ponto principal é lucida! e a analogia é interessante! porém há quem goste mais dos enfeites do que da festa!
Obrigado amigo, você é um amigo!
Tenho 13 anos, fiz uma promessa a mim mesmo, vou ser um cientista de dados, e nunca mais vou passar dificuldades em casa. Gostaria de saber, é interessante aprender python para manipulação de dados, ou começar com outra coisa?
Boa sorte na jornada!
Usa sim. Mas primeiro estuda a teoria e logo utiliza Python para verificar essa teoria.
@@ivanmoreno1668 E por onde eu poderia estudar essa teoria?
@@kratos11ist qual é teu objetivo de curto prazo?
Estatistica. Aprenda muita matemática
Estou adorando o canal. Com ele descobri que posso sim me fazer valer e aproveitar da minha primeira graduação em Psicologia pra aplicar em métodos de análise e descoberta em Data Science. Obrigado, e espero um dia sermos colegas de trabalho :)
Obrigado amigo, explicou muito bem!
Muito bom o seu video Jerry.
Parabéns pela apresentação. Muito esclarecedor
Excelente video, gostaria de saber o que devo aprender para alavancar minha carreira
Sempre trazendo questionamentos relevantes que nos faz refletir e pontuando com clareza as informações. Obrigado!
Valeu Fred
Pra isso vc deve conhecer muito bem o nicho do negócio
Excluindo o domínio de ferramentas, quais as características essências de um profissional na área de dados e o que vc recomendaria estudar para ter uma base forte nesses aspectos essenciais?
Oi Douglas, entender dos problemas do negocio, entregar soluções que potencializam a estrategia da empresa e mostrar conhecimento sobre data literacy é bom.
Certamente estatística e visão de negócio. A primeira é tranquila de adquirir, só estudar pelos manuais, já a segunda requer um pouco de vivência. Por exemplo, saber o que tem impactado o indicador Reais por Ativo num determinado segmento e como alterará-los para aumentar a rentabilidade do negócio (de maneira mensurável, claro).
Jerry, você foi direto ao ponto! Concordo com você!
Foi bem esclarecedor, muito bom! Grande abraço Jerry!
Obrigado Washington!
Me tornei fã do canal, ótimo conteúdo!!!
Muito esclarecedor o seu vídeo. Faz muitos anos que trabalho com o mercado digital, mas estou há alguns meses amadurecendo esse novo caminho. Importante conhecer antes de decidir. Logo, obg por compartilhar tudo.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Thanks Henrique
Na área de T.I muitas das vezes o preguiçoso resolve mais rápido o problema.
Saudação Jerry Strazzeri! Muito obrigado por essa explicação simples e objetivo sobre o que é realmente um cientista de dados. Eu sou Angola e estou aprender os fundamentos da Data Science. Fiz alguns cursos grátis na DataCamp e na simplilearn. Mas ate hoje ainda tenho muitas dificuldades para aplicar os mesmo conhecimentos aprendido. Jerry Strazzeri, podes me indicar alguns sites ou plataformas onde posso treinar ou aplicar os conteúdos aprendido, afim de ganhar skill em Data Science.
Excelente explicação sobre o tema. Me motivou a pesquisar mais sobre!
Um cientista de dados tem que ter visão de quais informações são uteis para análises e quais problemas elas resolvem. Sua implementação pode até ser transferida para outro profissional tipo um especialista em Python, etc.
A pergunta que não cala é, e qual a aplicabilidade em outras áreas além de TI, teria algum exemplo de aplicação no comércio em geral? Na indústria? Na prestação de serviços em geral?
Em tudo.
@@GuilhermeOliveira-f7p exemplos em outras áreas.
@@sandrofrancesconi9370 Eu não sou Cientista de Dados, mas sou Analista de Dados, vou te dar exemplos. Comercio: Eu posso responder como foram as vendas de um período, e através de uma análise exploratória, responder os motivos de vendas baixas(ou altas), quais categorias valeram, ou não a pena, qual o perfil do nosso consumidador, nosso desempenho mês a mês, entre outras coisas. Logística: Posso responder como está nosso Lead Time, o desempenho de nossos fornecedores, situação de nossos endereços, cobertura de estoque, quanto devemos nos preocupar com nossas validades (se for varejo por exemplo) baseado na nossa saída média daqueles SKUs, etc. Todas essas coisas, o Analista daquela àrea deveria saber, mas ai entram dois problemas: 1º a pessoa, provavelmente não tem capacidade análitica suficiente, ou conhecimento tecnico das ferramentas (Excel, Power BI, Python, Power Query). 2º Mesmo que ela tenha capacidade análitica, não tem o conhecimento para fazer consultas em banco de dados (as vezes nem pode), e fazer o processo de ETL (Extract, Transform, Load) corretamente. Cada vez mais, conhecimento em análise de dados, e nessas ferramentas que eu citei, está sendo cobrado em todas as àreas, pois como eu falei, a tendência é o próprio analista daquela àrea responder tudo isso, sem depender de um analista de dados. Já um cientista de Dados pegaria tudo que eu fiz, e diria como serão os possíveis cenários futuros com N variavéis, e o que você deve fazer para alcançar cada um deles.
Top !!! esclarecedor!!!
Muito boa a explicação
Você disse tudo!
Explanação simples,objetiva e sem ruido!
Parabéns!!💥👏🏻👏🏻👏🏻
As pessoas precisam conhecer seu canal, esse video é de útilidade "datascience pública"! 😅
Não trabalho na area, mas venho degustando essa area como hobbie (meu joguinho ehehej); Aprendi muito no kaggle e livros.
Essa é uma area muito carente, no entanto, tenho notado, que aqui no BRASIL, existem vários Cientistas de dados, formados via pós-graduacao, extensão que infelizmente estão a deriva, sem consegui um emprego na area; Nos grupos que participo, vejo que o roteiro é sempre o mesmo:
Pessoas que sairam de suas areas base, para ganhar mais como cientista de dados.
Minha pergunta para a carencia de realocação é a seguinte:
Isso é culpa das propagandas que vendem um curso que te deixará empregado com um salário bem "gordo"?
Um outro fato que tenho presenciado, é que muitos desses cientistas, nunca usaram (ou se quer conheciam) o kaggle.
Fico com a impressão de que ficaram presos ao conteúdo dado em suas respectivas pós,cursos...
Nesse caso, quem é responsavél por essa "trajédia"?
Tem uma graduação específica ? Por que o you tube quer vender curso com duração de 12 meses
Valeu Francke 👊
@@andersongarcia7916 Estatística ou Ciência da Computação
Isso é perfeito para tomada de decisão em uma Startup. Tudo que preciso dominar.
Expecional, muito obrigado por tamanha excelência em conteúdo.
Valeu Danilo
Sou gestor comercial e estou querendo ganhar conhecimento nessa área
Demais! Grato!
TOP! Não podia estar mais de acordo!!!!
Gostei muito do conteúdo professor.🙏💒
Acabo de descobrir neste vídeo que fui um Data Scientist, há 12 anos atrás, quando eu era PCP de uma fábrica com 98 produtos no mix e mais de 300 peças de matéria prima, e tinha que fazer todo o controle e planejamento da produção no Excel, bem como, gerar indicadores estatísticas de produção e de vendas. Tais dados gerados influenciavam as grandes decisões da empresa. Eu, apenas com ensino médio, ganhava 1012 reais, na carteira, que eu torrava tudo na balada... era apenas um Programador e controlador de produção... hoje chamam isso de data scientist, e pagam fortunas.. Estou a refletir... Como as coisas mudam, depois de 2 lustros.... .... hoje sou funcionário público, concursado.
Data science é muito mais do que isso, necessita de um grande conhecimento de programação e estatística.
@@MegaK850i Cala a boca.
Análise de dados é diferente de ciência de dados, irmão
Muito boa abordagem!
Gostei, muito objetivo
Consigo utilizar Ciencia de Dados para trabalhar no mercado financeiro? Acões/Futuros/Forex...
Ótima explicação 👍
Estava pensando aqui: tem como eu usar Data Science para a área de testes de softwares?
Através de conclusões por Data Science você pode auxiliar o testes, ficou meio vago então vou dar um exemplo bem básico:
X números de casos que apresentam problemas na parte Y do software usam um máquina ou sistema operacional Z, e isso seria uma pesquisa de dados que te ajudaria na hora da solução de problemas do seu Software.
É mais difícil procurar uma área que Data Science NÃO pode ser aplicada.
Estudei programaçao java etc por quse 1 ano, mas veio um oportunidade (depois de muita lutaaa) de Estagio em Data S. Relutei no inicio porem me conformei e vejo que eh uma carreira muito promissora...mas ainda n vou larger a programaçao hehhe
EXCELENTE!!
Muito bem explicado vc foi top
6:58 pronto, é isso, eu me fo#@ todo na eng comp da ufjf, e a galera vem achando q se fizer um cursin de sql, power bi e python já vai virar cientista...
Sininho ativado...
Muito interessante, valeu.👍