Webpalestra - Desafios da coinfecção Tuberculose-HIV

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Webpalestra realizada no dia 9 de novembro de 2017 sobre Os desafios da coinfecção tuberculose-HIV, com o médico pneumologista Gilberto Ramos Sandin.
    Resumo: O aumento de casos de tuberculose e de pessoas vivendo com HIV/AIDS traz importante alerta à saúde pública. A tuberculose, presente desde os tempos dos faraós, encontra no final do século XX importante fator de recrudescimento na população, o surgimento do HIV e o desenvolvimento da AIDS. No século XXI temos a tuberculose como maior causa de morte, dentre as infecciosas, em pacientes com HIV. Torna-se importante a atenção continuada com diagnóstico precoce e início do tratamento imediato quando uma ou ambas as situações são detectadas. Neste sentido, a busca ativa dos sintomáticos respiratórios, a investigação dos contatos de casos de tuberculose e a oferta simplificada para a população da realização do teste anti-HIV são objetivos a serem alcançados.

Комментарии • 8

  • @diegoreispessoa
    @diegoreispessoa 6 лет назад +2

    Excelente aula

    • @TelessaudeUFSC
      @TelessaudeUFSC  6 лет назад

      Oi Diego! Obrigado pelo comentário! Se você tiver interesse em conhecer outras ferramentas de educação permanente, acesse nosso site (www.telessaude.ufsc.br) e acompanhe nossa página no Facebook (facebook.com/TelessaudeSC) e nosso perfil no Instagram (instagram.com/TelessaudeSC/). Você também pode se cadastrar no Telessaúde SC (telessaude.ufsc.br/participar/) e aproveitar todos os nossos serviços!
      Estamos à disposição!

  • @TheWellington1991
    @TheWellington1991 6 лет назад

    Gostaria de saber se uma pessoa com HIV, consegue se curar

    • @DiscografiaBR
      @DiscografiaBR 4 года назад

      Ninguém responde ao rapaz?

    • @scarletsabino1702
      @scarletsabino1702 4 года назад +1

      Se curar não! Mais uma pessoa que é contaminada pelo o HIV tem que decorrer ao tratamento a base de anti retrovirais e pode sim ficar com uma vida normal e se a pessoa já faz o uso de anti retrovirais o vírus pode sim fica indetectável e ter uma vida normal. Por que a pessoa com o HIV não pode se curar porque além de ser uma doença imune ela ataca as principais células do nosso corpo que são as células mais conhecidas como CD4 ou os Linfócitos T