Parabéns, excelente didática, eu prefiro o filtro próximo ao motor por questões práticas de manutenção, mas é uma ótima opção instalar abaixo do chiqueirinho.
Curti o seu vídeo vou dar uma dica de ouro vc pode usar a borracha do burrinho mestre de freio onde passa cano de cobre onde vc falou na frente ou compra tampão de borracha fica top valeu pela dica
Boa Noite este vidio me ajudou bastante estou com dificuldades porque meu fusca passa na mangueira por dentro do carro vou fazer com sua orientação desde já lhe agradeço José Carlos sou de Liberdade
Tudo bom, eu tava mesmo querendo mudar a passagem original de combustivel do meu fusca, só não sábia por onde passar, agora vc deu a dica boa. Valew...
Eu tbm passei, ao contrário do que vc fez. Foi por trás pelo furo original porque estava sem o motor foi super fácil só dei uma inclinada como faz na ponta para depois pegar. Parabéns ajuda muitas pessoas esse procedimento..
Muito bom. Bem explicadinho. Eu tb fiz a substituição da linha de combustível, porém eu utilizei um cano de aço galvanizado e fiz a a troca do cano velho, colocando o tubo novo exatamente no lugar do antigo.
@@moacirmoraes1914 Consegui trocar sem tirar a carcaça nem abrir o túnel . Eu fiz passar uma espia pelo cano que já está no carro, de trás pra frente. Depois passei a mesma espia num cano novo. Comecei a puxar por tras, como se fosse um "passa fio" dentro duma parede. Assim, conforme o cano velho vai saindo, o cano novo vai ficando no exato lugar onde estava o velho.
@@paulodacaturrita3904 então, pelo que entendi, o cano original foi retirado do Fusca e no processo serviu de guia para puxar o novo. E isso? Eu pensei que o cano original era mais difícil de sair, mas pelo seu relato não é bem assim, Show!! E isso mesmo?
@@paulodacaturrita3904Muito interessante. Gostaria de entender melhor como fez. O que significa "espia"...seria um arame? E o cano original fica solto?
Muito bom , veio em hora certa a informação. Estava pensando como faria para passar a linha de combustivel do meu , pois esta passando uma mangueira zuada dentro do carro
544° Like! Aconteceu no meu também! A linha de combustível entupiu, então adaptei um cano de cobre que passa junto da linha dos freios traseiros e passei uma mangueira de combustível até o motor. Esta lá até hoje. Abraços.
Olá Marcelo!! Instalei o tubo de cobre em meu Fusca há mais de um ano e tb ficou perfeito. Obrigado pelos comentários, sempre bom falar com quem gosta do Fusca. Abraço!
Sem duvidas com o cabo do afogador é mais complicado fazer algo, se bem que eu nunca senti falta do afogador em meu Fusca, cumpre funções decorativas apenas, heheh
Boa noite. Parabéns pelo trabalho. Excelente, perfeito. So uma pergunta,não fica fazendo barulho esse cano solto dentro do túnel? Quero usar sua dica,e fazer no meu. Obrigado pela dica excelente.
Olá Moacir, me desculpe pela demora na resposta, me enganei pois pensei que já havia te respondido. Não percebo barulho do tubo batendo. Creio que como ele esta rigidamente fixo nas extremidades ele acaba não se movendo muito no interior do túnel, mas nada impede em revestir o tubo com uma mangueira para evitar possíveis barulhos.
Djalma quando você passou o tudo no acoplamento a parte aonde passa o tubo de gasolina é aberta? Se for tira o tubo velho da entrada pesca ele ele vai sair na saída original
Olá, me desculpe pela demora em responder. Não tentei, mas acho que não dá, devido ao difícil acesso. Veja em 3:59 min do vídeo, onde aparece a posição do tubo original. Abraço
Excelente, gostei muito, só fiquei pensando se esse tubo não vai ficar batendo dentro do túnel, mesmo com as extremidades calçadas com borracha, mas, é muito melhor que ficar por dentro do carro.
Boa solução para não ficar por dentro do assoalho, já que esse tubo entope, consegui desentupir quando apareceu pra mim, enchendo o tubo com óleo de freio, compressor ligado numa extremidade e aquecendo com maçarico, o óleo quente disparou do outro lado.
Olá Adailton. Realmente essa possibilidade existe se o tubo estiver muito ondulado ou torto, mas no meu caso eu retirei o trambulador de cambio e verifiquei que o tubo ficou abaixo do varão. Uma possibilidade que deslumbrei também foi revestir o tubo com uma mangueira e assim protege-lo, porem, como disse, o tubo ficou relativamente distante e bem fixo nas extremidade e não tive nenhum problema até agora.
Troca da linha combustível Fusca ,se a linha original não estiver entupida, basta primeiramente, passar um arrame reforçado com duas vezes o tamanho da linha, ai passar o restante dentro do cano de cobre travar o arrame no final do cano de cobre, aí com ajuda de outra pessoa, um vai puxando a linha antiga , e outro vai empurrando o cano de cobre. Melhor ir puxando na frente aonde vai o tanque, automaticamente vai saindo a velha e entrando a Nova no mesmo caminho, se estiver entupida basta fazer um furinho na ponta dos dois canos, e unir com um arraminho reforçado e puxar a linha antiga , agora se estiver podre ai não da certo , tem que fazer desse jeito mesmo.
Um aviso de um fusqueiro antigo: Tubo de cobre reage quimicamente com a gasolina, deteriorando-a. A melhor canalização é a de borracha nitrílica própria para combustíveis. Pesquisa na internet sobre o assunto, pois tive problema com tubo de cobre que apodrecia literalmente a gasolina. Um abraço a todos os fuscamaníacos como eu.
Oi Antônio. Eu havia lido algo a respeito antes de fazer, porém é um tema controverso, pois muita gente usa. Inclusive, antes de fazer, consultei um colega mecânico das antigas que utiliza tubo de cobre a muitos anos e nunca teve problemas. Até então eu não constatei nada de anormal no meu Fusca, qualquer novidade eu aviso aqui no canal. De qualquer maneira, obrigado por postar essa informação.
@@DjalmaRosim Companheiro, acredito que o problema está relacionado com o tempo de permanência da gasolina dentro do tubo. Usei canos de cobre em meu fusca durante muito tempo sem nenhum problema, porém, usava o carro diariamente. Quando passei a usar o carro com menos frequência, notei os problemas relatados. Fiz um teste deixando um pedaço de cano de cobre num vaso de vidro com gasolina, e após alguns dias, a gasolina mudou de cor, ficou amarronzada e com cheiro diferente. Mostrei o teste para um mecânico experiente que me informou que a gasolina reagia com o cobre, deteriorando a mesma. Me aconselhou a trocar a canalização por mangueiras adequadas para combustíveis. A partir daí, não tive mais nenhum problema. Mas fica a dúvida; será que a gasolina da minha região tinha a composição diferente? seria o percentual de álcool elevado? não sei. Abandonei o uso de cano de cobre e nunca mais tive problemas, mesmo com o uso esporádico do carro. Um grande abraço deste fuscamaníaco, que agora está instalando o sistema de injeção eletrônica original da kombi (1997/2003). Valeu.
@@antonioparanhos3744 Perfeito. Seu relato explicando sua experiência é muito bom para este tópico porque estimula as pessoas a pesquisarem a respeito. Independente do material do tubo escolhido, o percurso citado no vídeo obviamente poderá ser o mesmo. Agradeço mais uma vez sua colaboração e vou ficar de olho em meu Fusca e informo aqui qualquer novidade a respeito. Bom sorte com a adaptação da injeção em seu Fusca.
Caro Paranhos, Eu, sempre houvi falar que o cobre dar reação química na gasolina. Sou de Jundiaí SP. Qual a sua cidade. Gostaria de afinar a conversa contigo, pois, depois de mais de 40 anos, sem ter contato com fusca, agora, acabei de comprar um fusca 1500, ano 1974, que estava parado há mais de 15 anos. Tenho 68 anos de idade e estou voltando a era do fusca que entendo que está mais presente que nunca.
@@reinaldomartins4770 Bom dia! Não, o cano antigo é soldado na parede do túnel, portanto ele fica lá. O tubo novo passa por dentro do túnel, tem espaço suficiente lá, por um novo percurso, conforme demonstro no vídeo.
Até hoje não percebi nada, funcionando perfeitamente bem. Em breve vou limpar o carburador e ai vou ver se tem algum indicio de oxidação lá e aviso aqui.
Só mais uma dúvida!!! Vc usou tubo de 3/16 ou 1/4? Encontrei uma linha de zinco aço galvanizado, porém na medida 3/16, aí fiquei na dúvida! Posso colocar 3/16? O que você me indicaria!!
Caramba, estranho. Tem que ter uma saída para frente do carro para retirar o varão de cambio quando for necessário fazer manutenção nele. Não posso dar certeza se nos demais anos de fabricação o esquema é semelhante ao meu Fusca que é 1971. Um amigo meu também não achou o furo, mas no caso dele o funileiro tampou.
Excelente explicação! Estou colocando o meu e não precisei soltar o varão . Com paciência ele passa naquela fresta . Abs
Parabéns . Solução que quase deixou original. O chicote no assoalho já perturba imagino essa mangueira .
Sem contar que é perigoso combustível passar por dentro do carro através de uma mangueira sujeita a danos, etc...
@@DjalmaRosim sim. Ainda mais com a qualidade dessas mangueiras. Ditas de injeção. Seis meses ficam tudo rachadas
Muito bem explicado, tentarei no meu. Obrigado.
Parabéns, excelente didática, eu prefiro o filtro próximo ao motor por questões práticas de manutenção, mas é uma ótima opção instalar abaixo do chiqueirinho.
Curti o seu vídeo vou dar uma dica de ouro vc pode usar a borracha do burrinho mestre de freio onde passa cano de cobre onde vc falou na frente ou compra tampão de borracha fica top valeu pela dica
Cara esse vídeo veio na hora certa muito obrigado, excelente explicação!!
Boa Noite este vidio me ajudou bastante estou com dificuldades porque meu fusca passa na mangueira por dentro do carro vou fazer com sua orientação desde já lhe agradeço José Carlos sou de Liberdade
Muito bom, amigo. Melhor vídeo que sobre o assunto que á vi.
Melhor explicação que eu já vi, parabéns!! Me cobraram 200 reais pra fazer isso eu mesmo vou fazer no meu.
Muito bom tutorial, vou fazer meu 86
Naquele buraco do túnel pode vedar com Capeó ( veda Capô). Fica muito bom e reforçado.
Muito bom. Também nunca conformei com aquela mangueira dentro do carro
Tudo bom, eu tava mesmo querendo mudar a passagem original de combustivel do meu fusca, só não sábia por onde passar, agora vc deu a dica boa. Valew...
Cara muito bom seu vídeo,simples e eficaz.
Essa ideia foi sensacional. Já vi muito carro com mangueira instalada por dentro e também por fora. Parabéns.
Obrigado!!! Dá mais trabalho que passar uma mangueira, mas fica excelente, definitivo.
Eu tbm passei, ao contrário do que vc fez.
Foi por trás pelo furo original porque estava sem o motor foi super fácil só dei uma inclinada como faz na ponta para depois pegar.
Parabéns ajuda muitas pessoas esse procedimento..
Legal saber que dá pra passar ao contrario também, abraço !!
Muito bom. Bem explicadinho. Eu tb fiz a substituição da linha de combustível, porém eu utilizei um cano de aço galvanizado e fiz a a troca do cano velho, colocando o tubo novo exatamente no lugar do antigo.
Olá Paulo. Na verdade o que vc fez é o mais correto.. 👏👏👏👍👍👍
Boa noite.
Como vc fez, abriu o túnel na parte debaixo?
@@moacirmoraes1914 Consegui trocar sem tirar a carcaça nem abrir o túnel . Eu fiz passar uma espia pelo cano que já está no carro, de trás pra frente. Depois passei a mesma espia num cano novo. Comecei a puxar por tras, como se fosse um "passa fio" dentro duma parede. Assim, conforme o cano velho vai saindo, o cano novo vai ficando no exato lugar onde estava o velho.
@@paulodacaturrita3904 então, pelo que entendi, o cano original foi retirado do Fusca e no processo serviu de guia para puxar o novo. E isso? Eu pensei que o cano original era mais difícil de sair, mas pelo seu relato não é bem assim, Show!! E isso mesmo?
@@paulodacaturrita3904Muito interessante. Gostaria de entender melhor como fez. O que significa "espia"...seria um arame? E o cano original fica solto?
Muito bom o meu passei o do freio também e elétrica passei pôr cima da porta
Excelente trabalho, exige habilidade, conhecimento e paciência. Fica bem mais seguro contra incêndios.
Obrigado. Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena, fica realmente mais seguro contra incêndio.
Cara, seu vídeo me salvou demais. Muitíssimo obrigado, troquei a linha aqui, ficou show
Muito bom , veio em hora certa a informação. Estava pensando como faria para passar a linha de combustivel do meu , pois esta passando uma mangueira zuada dentro do carro
Seu mecânico é muito gente boa.
Otimo video, estou passando uma linha de combustivel pra deixa-lo injetado, mas confesso que será por fora mesmo ( em baixo nas laterais ).
Boa noite muito obrigado pelo vídeo ajudou muito fiz só jeito que vc falou deu certo
Que bom que ajudou, dá um certo trabalho mas fica bom. Abraços
Top hein amigo, esse video vai me ajudar mto, em vez de cobre vou usar tecalon, de resto vai ser igual
Boa explicação professor!
Muito obrigado pelo vídeo, ótimo trabalho. Parabéns.
Muito bom parabéns.
Parabéns pelo vídeo! Vou seguir o mesmo caminho no meu fusca. Obrigado!
Opa, boa sorte!
Muito bom. Obrigado pela excelente orientação.
544° Like! Aconteceu no meu também! A linha de combustível entupiu, então adaptei um cano de cobre que passa junto da linha dos freios traseiros e passei uma mangueira de combustível até o motor. Esta lá até hoje. Abraços.
Olá Marcelo!! Instalei o tubo de cobre em meu Fusca há mais de um ano e tb ficou perfeito. Obrigado pelos comentários, sempre bom falar com quem gosta do Fusca. Abraço!
Boa dica! Tbm não curto a mangueira dentro do carro. Agora só falta uma solução para tubulação do afogador kkk
Sem duvidas com o cabo do afogador é mais complicado fazer algo, se bem que eu nunca senti falta do afogador em meu Fusca, cumpre funções decorativas apenas, heheh
Ótimo trabalho parabéns 🙏🙏👍
Obrigado por compartilhar!!
No momento certo!!
Por coincidência fiz o mesmo, enfiei no buraquinho no Chiqueirinho empurrei e lá usei alicate de bico para guiar o tubo
Muito bom!
Boa tarde meu amigo, muito bom o video, só gostaria se saber qual o caninho e cobre que vc usou pois não estou encontrando para comprar
Oi Carlos. Tubo de cobre de 1/4" com comprimento de 3m. Procure em lojas de refrigeração.
Boa noite.
Parabéns pelo trabalho.
Excelente, perfeito.
So uma pergunta,não fica fazendo barulho esse cano solto dentro do túnel?
Quero usar sua dica,e fazer no meu.
Obrigado pela dica excelente.
Olá Moacir, me desculpe pela demora na resposta, me enganei pois pensei que já havia te respondido. Não percebo barulho do tubo batendo. Creio que como ele esta rigidamente fixo nas extremidades ele acaba não se movendo muito no interior do túnel, mas nada impede em revestir o tubo com uma mangueira para evitar possíveis barulhos.
Vç pode usar uma borracha tipo "passa-fio" para proteger o tubo de cobre no furo do túnel lá na frente.
Djalma quando você passou o tudo no acoplamento a parte aonde passa o tubo de gasolina é aberta? Se for tira o tubo velho da entrada pesca ele ele vai sair na saída original
Olá, me desculpe pela demora em responder. Não tentei, mas acho que não dá, devido ao difícil acesso. Veja em 3:59 min do vídeo, onde aparece a posição do tubo original. Abraço
Excelente, gostei muito, só fiquei pensando se esse tubo não vai ficar batendo dentro do túnel, mesmo com as extremidades calçadas com borracha, mas, é muito melhor que ficar por dentro do carro.
Sim. Essa possibilidade existe, mas no meu caso não ocorreu. O tubo se acomodou bem e não bate.
Boa solução para não ficar por dentro do assoalho, já que esse tubo entope, consegui desentupir quando apareceu pra mim, enchendo o tubo com óleo de freio, compressor ligado numa extremidade e aquecendo com maçarico, o óleo quente disparou do outro lado.
Legal essa explicação
eu fiz e funcionou.
Show!!! Fico satisfeito que o vídeo te ajudou.
Gostei do detalhamento...mas fiquei com dúvida quanto à acomodação do tubo dentro do túnel....será que não vai atritar com o varão do câmbio?
Olá Adailton. Realmente essa possibilidade existe se o tubo estiver muito ondulado ou torto, mas no meu caso eu retirei o trambulador de cambio e verifiquei que o tubo ficou abaixo do varão. Uma possibilidade que deslumbrei também foi revestir o tubo com uma mangueira e assim protege-lo, porem, como disse, o tubo ficou relativamente distante e bem fixo nas extremidade e não tive nenhum problema até agora.
To usando uma mangueira por dentro do fusca há mais de um ano, mas quero passar o tubo de cobre por dentro.
Vc pode me dizer a medida? Vlw
Troca da linha combustível Fusca ,se a linha original não estiver entupida, basta primeiramente, passar um arrame reforçado com duas vezes o tamanho da linha, ai passar o restante dentro do cano de cobre travar o arrame no final do cano de cobre, aí com ajuda de outra pessoa, um vai puxando a linha antiga , e outro vai empurrando o cano de cobre. Melhor ir puxando na frente aonde vai o tanque, automaticamente vai saindo a velha e entrando a Nova no mesmo caminho, se estiver entupida basta fazer um furinho na ponta dos dois canos, e unir com um arraminho reforçado e puxar a linha antiga , agora se estiver podre ai não da certo , tem que fazer desse jeito mesmo.
Um aviso de um fusqueiro antigo: Tubo de cobre reage quimicamente com a gasolina, deteriorando-a. A melhor canalização é a de borracha nitrílica própria para combustíveis. Pesquisa na internet sobre o assunto, pois tive problema com tubo de cobre que apodrecia literalmente a gasolina. Um abraço a todos os fuscamaníacos como eu.
Oi Antônio. Eu havia lido algo a respeito antes de fazer, porém é um tema controverso, pois muita gente usa. Inclusive, antes de fazer, consultei um colega mecânico das antigas que utiliza tubo de cobre a muitos anos e nunca teve problemas. Até então eu não constatei nada de anormal no meu Fusca, qualquer novidade eu aviso aqui no canal. De qualquer maneira, obrigado por postar essa informação.
@@DjalmaRosim Companheiro, acredito que o problema está relacionado com o tempo de permanência da gasolina dentro do tubo. Usei canos de cobre em meu fusca durante muito tempo sem nenhum problema, porém, usava o carro diariamente. Quando passei a usar o carro com menos frequência, notei os problemas relatados. Fiz um teste deixando um pedaço de cano de cobre num vaso de vidro com gasolina, e após alguns dias, a gasolina mudou de cor, ficou amarronzada e com cheiro diferente. Mostrei o teste para um mecânico experiente que me informou que a gasolina reagia com o cobre, deteriorando a mesma. Me aconselhou a trocar a canalização por mangueiras adequadas para combustíveis. A partir daí, não tive mais nenhum problema. Mas fica a dúvida; será que a gasolina da minha região tinha a composição diferente? seria o percentual de álcool elevado? não sei. Abandonei o uso de cano de cobre e nunca mais tive problemas, mesmo com o uso esporádico do carro. Um grande abraço deste fuscamaníaco, que agora está instalando o sistema de injeção eletrônica original da kombi (1997/2003). Valeu.
@@antonioparanhos3744 Perfeito. Seu relato explicando sua experiência é muito bom para este tópico porque estimula as pessoas a pesquisarem a respeito. Independente do material do tubo escolhido, o percurso citado no vídeo obviamente poderá ser o mesmo. Agradeço mais uma vez sua colaboração e vou ficar de olho em meu Fusca e informo aqui qualquer novidade a respeito. Bom sorte com a adaptação da injeção em seu Fusca.
@@DjalmaRosim Valeu. Vamos continuar a cuidar de nossos queridos fuscas. Um grande abraço.
Caro Paranhos,
Eu, sempre houvi falar que o cobre dar reação química na gasolina.
Sou de Jundiaí SP.
Qual a sua cidade.
Gostaria de afinar a conversa contigo, pois, depois de mais de 40 anos, sem ter contato com fusca, agora, acabei de comprar um fusca 1500, ano 1974, que estava parado há mais de 15 anos.
Tenho 68 anos de idade e estou voltando a era do fusca que entendo que está mais presente que nunca.
Bom dia mas você tem que saber que esse cano como é colocado ele é campeão tudo dentro do
Teria problema deixar por dentro do carro, no meu Fusca fizeram essa sistema de instalação.
@@juniorferro8852 Olá. Não tem problema desde que seja feito com tubo de cobre e instalação segura, aliás, muitos Fuscas são assim...
vou fazer no meu 81 vou passar o tubo de cobre como vou fazer uma restauracao no chassi vou aproveitar o momento e fazer essa trabalho parabens
Daniel, vai dar certo, fica bom!!
obrigado por me passar esse conhecimemto ficou muito bom muito melhor que passar uma magueira no carro padrao originao e muitas vezes melhor
Fala meu amigo, até hoje está ok essa linha de combustível? Quero fazer no meu....me ajuda com essa informação
Olá. Até hoje OK, sem nenhum problema...
Valeu pelo retorno 🙏
Eu colocaria lá por baixo.isso é o maior trampo.se é Loko.
Boa tarde, qual o diametro do tubo?
Olá, boa tarde! É de 1/4" com +/- 3 metros.
Bom dia! Vc primeiro retirou o cano antigo?
@@reinaldomartins4770 Bom dia! Não, o cano antigo é soldado na parede do túnel, portanto ele fica lá. O tubo novo passa por dentro do túnel, tem espaço suficiente lá, por um novo percurso, conforme demonstro no vídeo.
@@DjalmaRosim Muito obrigado!
Boa noite, algum problema referente a situação de gasolina reagir com o cobre??
Até hoje não percebi nada, funcionando perfeitamente bem. Em breve vou limpar o carburador e ai vou ver se tem algum indicio de oxidação lá e aviso aqui.
Só mais uma dúvida!!! Vc usou tubo de 3/16 ou 1/4? Encontrei uma linha de zinco aço galvanizado, porém na medida 3/16, aí fiquei na dúvida! Posso colocar 3/16? O que você me indicaria!!
Onde comprou o tubo?
Oficina de refrigeração que conserta ar condicionado, geladeira, etc...
Sabe se da certo com tubo de inox?
Olá, sim da certo. Somente o custo do tubo será bem maior.
Qual diâmetro do tubo de cobre?
1/4"
Meu deus vc não colocou nem uma abraçadeira na conexão entre o tubo e a mangueira? Apostando na sorte
Esse trampo tem que ser no mínimo 500 conto.
Meu Fusca não tem esse furo externo na carroceria
Caramba, estranho. Tem que ter uma saída para frente do carro para retirar o varão de cambio quando for necessário fazer manutenção nele. Não posso dar certeza se nos demais anos de fabricação o esquema é semelhante ao meu Fusca que é 1971. Um amigo meu também não achou o furo, mas no caso dele o funileiro tampou.
@@DjalmaRosim Desculpa.. falei besteira..
O entrada fica logo abaixo da trava do capo e não da pra ver com o capo fechado.
Obrigado
1
Tem.um.acoplamento de nylon bem mais fino que esse .
Sim Maquiavel, esse acoplamento de nylon é ideal, bem lembrado..