Boa noite. Da maneira que você fez, limpou apenas parte do sistema, pois com o veículo frio, a válvula termostática não abre, impedindo a circulação de água em todo sistema. O ideal é lavar com um limpa radiador orgânico, deixando o veículo esquentar, depois esgota, coloca água novamente, esquenta, esgota, .... até a água ficar limpa, daí faz a inserção do novo aditivo, do jeito que você fez no vídeo. Forte abraço!
Oi amigo sou do Paraguay eu so Paraguaio e gostei muito do seu video me ajudou muito parabens, desculpe se escrebi mal o portugués saudaçoes desde Paraguay
Bem assim mesmo do jeito que vc fez mas só um detalhe, a borracha anel oring que vai na ponta do cano ali no encaixe do reservatório seria interessante trocar pois o aditivo corrói ela e as vezes no tirar e colocar novamente ela estraga e acaba vazando líquido do radiador, esse anel custa 1 real na loja de autopeças. Abraços
Tudo correto mais eu só usaria o líquido refrigerante recomendo pela montadora que é o Tirreno aprovação Fiat 9.55523 um detalhe que faz a diferença , esse é top parece um gel .....
NAO PODE USAR AGUA DE TORNEIRA PARA FAZER A LAVAGUEM POIS AMESMA TEM FERRO NA COMPOSIÇAÕ ELA VAI ENFERRUJAR O MOTOR. TEM QUE USAR AGUA DESMINERALIZADA PARA FAZER A MANUTENÇÃO
@@JuanCarlos-jf6js boa tarde, o mopar é original e com certeza terá uma maior durabilidade , porém o objetivo é baixar a condutividade e a cavitação dentro do sistema. Esse aditivo que usei cumpre bem o papel de proteção do sistema.
Amigo, vamos as dicas, primeiro, esse aditivo que vc usou é de péssima qualidade, ele não é o Paraflu antigo que pertencia ao grupo Fiat e era de excelente qualidade, a Fiat parou de fabricar esse produto em 2015 e uma empresa química meia boca se apoderou do nome "Paraflu" por causa da sua fama e agora vende esse produto que inclusive não conseguiu homologação para nenhum fabricante devido a sua baixa qualidade, até a embalagem dele é ruim...eu não usaria esse produto no meu carro de jeito nenhum....o correto é o Tirreno com Tecnologia OT-C que agora é a fornecedora oficial da Stellantis, a informação inclusive esta no site deles, vc pode usar ele tranquilo no lugar do Mopar porque são exatamente o mesmo produto feito pela mesma empresa com a única diferença que no Mopar vc vai pagar mais caro pela "grife".....Segundo, eu no seu lugar jamais faria a limpeza usando agua de torneira sem estar usando o equipamento para a limpeza com o motor ligado, pois sempre vai existir resíduos de cloro que irão se prender nas paredes do sistema e ainda que em menor quantidade, causar a eletrólise, ainda mais com um aditivo de segunda linha.....e terceiro, na inspeção visual que deu pra fazer vendo o seu vídeo, o seu trocador de calor já tem sinais de oxidação do lado de fora e visíveis, imagine como esta do lado de dentro....eu efetuaria a troca por um novo em caráter de urgência, pois uma vez furado, vc perde o cambio, não adianta fazer limpeza e tentar salvar, em poucos meses após molhar os composites, ele vai quebrar.....e mesmo que quiser fazer a limpeza "só pra vender" só de aditivo de cambio, radiador, trocador novo e tempo que irá demorar colocando e tirando fluido dos dois, vai uns 5 mil tranquilo, melhor investir em um trocador novo, usar o aditivo recomendado no radiador e ficar livre do problema por muito tempo até vender sem precisar enganar ninguém....
É porque fica um resíduo no bloco do motor que não dá pra tirar, mas depois dessa troca diminui consideravelmente a condutividade de energia no líquido de arrefecimento diminuindo a eletrólise e a cavitação que causa danos no sistema e principalmente no trocador de calor.
Eu comprei o aditivos da tirreno pronto uso ,pra mim fazer a substituição!! E vou trocar o trocador de calor pelo radiador ,pra mim ficar despreocupado .
Ola no meu caso foi trocado o trocador de calor juntamente com o aditivo, porém apos uma semana percebi que baixou a água, completei com água desmineralizada, aproximadamente 400 ml, posso ter problemas?
Isso costuma ser normal após uma troca completa, o líquido baixa porque após a troca ficam algumas bolsas de ar no sistema, mas agora que você completou fique monitorado e se continuar baixando está com algum vazamento.
Isso é uma fonte de debate, mas o que realmente interessa neste caso e você diminuir a eletrólise no sistema de arrefecimento, se você fizer a medição com um multímetro verá que a diferença após a troca e gigantesca, mesmo fazendo da forma que eu fiz no vídeo. O que faz o desgaste do material do nosso sistema de arrefecimento, além do uso do aditivo ruim ou o uso de apenas água , é principalmente a carga elétrica que agrava a corrosão dos componentes internos por onde a água passa, no caso do Renegade quem sofre muito com essa corrosão é justamente o trocador de calor. Existem alguns vídeos no RUclips que mostram essa corrosão causada pela eletrólise e mostram também como fazer esse teste aí no seu motor.
o aditivo da montadora é incompatível pois e quantidade de água e maior e por isso nas linhas Fiat e jeep tem o problema de corrosão do trocador de calor vou fazer agora no meu e vou usar o aditivo orgânico da Tirreno pronto pra uso e vou trocar o trocador de calor tem um cara em SP que fábrica reforçado
@@wesleymaxviana8813 a informação esta totalmente incorreta amigo e é normal ocorrer esse erro, o Paraflu que era bem conhecido e de excelente qualidade parou de ser fabricado em 2015, a empresa que o produzia pertencia ao grupo Fiat e com com a criação da FCA eles resolveram finalizar essa empresa, o que aconteceu? Uma empresa química de fundo de quintal se apoderou da marca e agora fabrica esse aditivo meia boca usando o nome que era forte no mercado, o Paraflu....mas esse produto não tem absolutamente nada a ver com o antigo, só de pegar na embalagem vc já percebe que é um produto "de segunda"....para linha Jeep/Fiat, use Tirreno com tecnologia OT-C.....
Depois de fazer esse processo de limpeza e depois completar com o líquido novo, eu ligo o carro com o reservatório aberto por mais ou menos 1 minuto. Isso é só para o líquido circular no sistema e eliminar possíveis bolhas de ar. Depois fechei o sistema e deixei a ventoinha armar por 3vezes, fique ligado nessa etapa, pois se a temperatura subir acima de 100 graus e a ventoinha não armar é porque tem ar no sistema. Depois de fazer essa verificação e esperar o eletroventilador(ventoinha), armar por três vezes, desligue o carro e espere esfriar por mais ou menos 1 hora, você vai perceber que o líquido no reservatório vai baixar, aí é só completar até o nível e finalizar o processo. Para evitar que entre ar sistema é importante você plugar as mangueiras no lugar enquanto estiver saindo o líquido de arrefecimento delas. Qualquer dúvida me chama.
Paulo, eu ainda não troquei, porém essa será minha próxima manutenção preventiva. Meu carro já está com 72 000 Km e para evitar possíveis problemas vou fazer essa troca, estou pesquisando preços do trocador de calor essa peça está custando um absurdo na concessionária, vou colocar um paralelo de boa qualidade.
@@filipebahiense-ricamente3388 Ainda estou pesquisando, no mercado livre tem vários, mas eu não confio nas fotos prefiro analizar pessoalmente. Ainda não parei pra procurar nas lojas, mas assim que puder vou fazer um vídeo sobre isso pra ajudar a esclarecer dúvidas.
Tem muita gente que está eliminando o sistema original do motor flex, fazendo um bypass no lugar dele e utilizando o trocador de calor do motor a diesel, que fica na frente do carro, e não tem risco para o câmbio.
@@carlosandrebarbosa1884 em todos que pego pra fazer manutenção, quase todos o proprietários estão optando pelo radiador de óleo, é 0 dor de cabeça, vale a pena.
Uma dica, pessoal esta dizendo que com 80.000 a peça que refrigera o radiador e a caixa de cambio automatica é com agua, depois dos 80.000 existe a chance de se misturar com oleo da caixa e estourar quebrar a caixa procede????? Estao trocando a forma e colando outra peça que refrigera a caixa de cambio automatica a ar, existe isso??? O que fazer?
O que causa a eletrólise e consequentemente o furo no trocador é o fluído de tipo OAT pois ele é ácido. Então para evitar isso use fluído da Tirreno do tipo OTC.
Se o carro nunca levou água e sempre fez a troca como o manual recomenda. Não precisa se preocupar. Só atenção a atualização do manual que agora recomenda 2 anos ou 24mil pra troca e diluição de 50/50
Se você fez certinho nao vai baixar, essa troca não tira todo agua do sistema, a intenção é fazer a limpeza do líquido antigo. Monitore a temperatura do motor, se não tiver alteração é porque deu tudo certo. Quando o motor estiver na temperatura ambiente retire a tampa e veja se o líquido não vai baixar.
@@irineuzin3643 seria se você conseguisse esvaziar todo o sistema, mas sem os equipamentos necessários fica impossível. Desse jeito que eu fiz já é o suficiente para diminuir drasticamente a condutividade do líquido que causa a eletrólise. A eletrólise corroe o sistema como se fosse ferrugem. Eu fiz o teste com o multímetro e a diferença passou a ficar dentro do aceitável. Tem vídeos no RUclips falando sobre isso. Do jeito que fizemos vai resolver. Só lembrando que o trocador de calor do renegade é uma bomba relógio o ideal é substituir por outro original.
@@superoblim e se soprar? Eu fazia assim no meu vectra....metia a boca e soprava...saia muita agua.,..ai depois eu colocava agua desmineralizada pra fazer o enxague ate derramar por todos as saidas ...soprava de novo....ai então ia colocando o o liquido de arrefecimento original. Vlw pela dica.
Não ficou ar nenhum, depois de alguns minutos de ter feito essa troca o líquido vai baixar um pouquinho, aí é só completar. Mas isso quando o carro estiver bem frio.
Sim, mas pra fazer com o carro quente é um serviço pra se fazer em um local especializado. Do modo como mostrei também é eficaz. Essa simples troca diminui de forma drástica a condutividade dentro do sistema de arrefecimento. Pode fazer tranquilo 👍
@@superoblimse tivesse tirado a válvula termostática, o que é bem tranquilo fazer isso, esgotaria a água do cabeçote e já aproveitava e via a situação da mesma para uma possível substituição. Ficaria um serviço 100%.
@@superoblim sim fica bão ,mais ainda tem a água dentro do motor pra ter 100% de limpeza dele e não contaminar o novo fluido é bom tirar eu faço no meu fica limpinho ,faz assim que vc fez ,aí vc monta tudo deixa o carro atingir a temperatura e a ventoinha era ligar aí vai abrir a Termostática vai ter a troca de água aí vc desliga e joga a mangueira de novo limpando faz isso mais uma fez trocando a água do motor já é o suficiente aí já tá bom faz e depois me fala o que achou ,fica top 👍 blz
Quando você começa a colocar o líquido novo a água que está lá dentro vai saindo pelo dreno. Perceba que em um momento o líquido vermelho começar a sair. Mas desta forma de trocar sempre fica um pouquinho do antigo, mas é irrelevante.
Amigo vc compra um carro de quase 90 mil reais , usa água de torneira para limpar o sistema, e usa o aditivo errado no carro aí pessoal quando fura o trocador de calor senta e chora com 45 mil reais pra trocar o câmbio não tou criticando e não sou o dono da verdade , mas aditivo do arrefecimento do Renegade é mopar é caro sim), mas jamais chega perto do custo do câmbio e digo mais eu não faria oq vc fez desculpa é minha opinião !!!!!!!!
Você tem razão , porem não tem problema nenhum fazer a limpeza do sistema com água da torneira, o que não pode é você usá-la como líquido refrigerante, quando for fazer o enxágue use bastante aditivo. Quanto ao aditivo em si, concordo que o ideal seria o original mopar, porém esse que usei é de excelente qualidade e se sempre fizer essa troca direitinho , você diminui o desgaste prematuro da da peça. Mas o ideal é trocar essa peça com pelo menos 40 mil km, abraço e obrigado pela comentário, sou totalmente a favor do debate e respeito o jeito como você expôs sua opinião, abraço!
Água de torneira contém cloro, por isto está tendo que trocar o líquido… Se drenar tudo, e fizer a mistura de água bidesmineralizada com líquido de arrefecimento , não ocorrerá eletrólise e ficará tudo clarinho…
@@andregustavo5370 pois é, o manual do Marea recomendava a troca de óleo do motor a cada 20.000km, deu no que deu.....qualquer um com um mínimo de conhecimento de química sabe o que acontece com a agua com minerais ou cloro dentro de um sistema fechado e que aquece....eletrólise....simples assim!
@@EmFocodoFoco isso amigo, já estamos em 2023, as coisas mudaram, qualquer um que entende o mínimo de quimica sabe o que é exposto no vídeo, dê uma assistida: ruclips.net/video/Xj6qBG1Tbgs/видео.htmlsi=P3EwqTXDYXtIjCrY
A Fiat nunca vai recomendar qualquer coisa que nao seja original, mas eu sempre uso o paraflu porque sei que é um ótimo aditivo e possui os componentes indicado o manual.
@@wandomotos o etileno glicol eleva o ponto de ebulição e ajuda como anticongelante, mas no caso desse motor o que se quer com a troca do fluido é diminuir a condutividade da eletricidade no fluido evitando a eletrólise que acaba com as partes metálicas e nesse caso específico a parte mais afetada com esse fenômeno é o trocador de calor.
Essa marca de aditivo eu não quero nem de graça, pois foi essa marca que a Fiat e Jeep usava quando deu problema nos trocadores de calor, melhor usar Tirreno. Outro problema é que lavou o sistema com água de torneira, pois nunca vai conseguir tirar toda água de dentro, e o cloro é muito agressivo para o sistema de arrefecimento.
@@Ivan07d a água não sai 100% , realmente. Mas quando é misturado com o aditivo ela é diluída e fica praticamente inofensiva. Por mais que esse aditivo não seja o melhor, concordo com isso, o importante é que vai reduzir drasticamente à eletrólise e à cavitação, o que realmente destrói o sistema de arrefecimento. Faça um teste no aditivo com um multímetro antes e depois desse procedimento que você verá a enorme diferença de condutividade. Esse processo de ser feito com frequência e o ideal é que se use produtos de maior qualidade, porém esse que usei não é ruim.
Não tem problema usar água de torneira para limpar , quando for colocar o aditivo é só colocar uma quantidade maior do que a que eu sei pra fazer o enxágue. Eu fiz o teste de condutividade no sistema usando um multímetro e ficou excelente.
@@wudsonoliveira1022 negativo irmão! Fica sujo quando o carro tem um dono descuidado. Quem faz esse procedimento com frequência não vai ter problemas , mas se for fazer uma limpeza pesada o procedimento tem que ser outro.
@@wudsonoliveira1022 negativo irmão! Fica sujo quando o carro tem um dono descuidado. Quem faz esse procedimento com frequência não vai ter problemas , mas se for fazer uma limpeza pesada o procedimento tem que ser outro.
Levei meu renegade de 20mil km numa oficina pra avaliar, disseram q tinha q trocar o reservatório de expansão e colocariam um aditivo KOUBE, apenas 2 litro com 8 de água deionizada. Achei estranho demais! Sou leigo, alguém poderia opinar? Obrigado
@@gasmbr sim, é uma marca confiável. Mas no seu caso pode ter acontecido de os profissionais terem utilizado o aditivo concentrado. Mas normalmente é usado uma parte de aditivo concentrado para uma parte de água, 50% de mistura no mínimo como falei antes. Dois litros de aditivo deveria ser misturado a dois litros de água, renderia 4 litros no total, mas ideal é fazer uma mistura de 70% porque sempre fica um restinho de água no bloco do motor depois que fazemos a limpeza. Quanto ao reservatório é indicado a trocar normalmente quando ele já está muito sujo impossibilitando de identificar o nível ou se estiver com alguma avaria.
Olá tudo bem eu gostaria de deixar meu contributo a vcs e meus parabéns pelo trabalho ai no seu Renegade!! recentemente tive que fazer isso na oficina, troquei trocador calor mas eu coloquei um paralelo paguei 980,00 ( ruclips.net/video/1KvP1_2lPKY/видео.html ) também me orientei para retirar o trocador e colocar uma refrigeração direta do câmbio através de um radiador que é um kit de resfriamento (ruclips.net/video/YPluC-qxwbw/видео.html esta empresa cobra uns 4 mil montagem, troca total óleo cambio e cambio e limpeza arrefecimento )que se está vendendo na internet e que as pessoas têm instalado. Esse modelo que eu comprei porque ele é maior refrigera bem também muito melhor que esse original da jeep e tem uma grande vantagem nunca isso vai furar porque ele é feito uma coisa maciça, não sei quem que daqui na conversa perguntou mas é uma coisa muito interessante e vocês podem ter aí um uma boa proteção no carro e nunca mais se preocupar com essa coisa de misturar óleo com aditivo!!! E ter colocar cambio novo!!! né quanto a troca do nosso amigo aqui eu acho que poderia pode fazer a lavagem do sistema de arrefecimento com água torneira mesmo porque a própria oficina faz isso aí deixa o carro ligado algumas vezes e vai levar lavando aquilo tudo depois que você fez tudo isso você passa água desmineralizada, depois é retirar e colocar ai sim aditivo Tirreno/agua desmineralizada importante não deixar ar no sistema. Meu carro tá 81.000 é 2018 automático e troquei o óleo total do câmbio também marca Febi original da transmissão e recomendado AISIM alemão, na hora que vocês olha o óleo que sai da saí de lá vocês vão acreditar porcaria nojenta que sai lá de dentro cambio.... troca o trocador de calor e o sistema de arrefecimento com um bom aditivo!!! pode ser da mopar esse tirreno é boma a questão do trocador Jeep e que se usar liquido vagabundo e deixar envelher ali cria polaridade e corroi o traçador!!! Abraço a todos ( o trocador bujão ta bala!!!!)
Boa noite. Da maneira que você fez, limpou apenas parte do sistema, pois com o veículo frio, a válvula termostática não abre, impedindo a circulação de água em todo sistema. O ideal é lavar com um limpa radiador orgânico, deixando o veículo esquentar, depois esgota, coloca água novamente, esquenta, esgota, .... até a água ficar limpa, daí faz a inserção do novo aditivo, do jeito que você fez no vídeo. Forte abraço!
Eu faço é assim também fica limpinho top 👍
Ouvi dizer que agora a Jeep esta recomendo o tirreno OT-C .pra evitar a correção.
Oi amigo sou do Paraguay eu so Paraguaio e gostei muito do seu video me ajudou muito parabens, desculpe se escrebi mal o portugués saudaçoes desde Paraguay
Boa dica meu amigo não é difícil a troca.
Obrigado por ajudar fazer essa troca do líquido de arrefecimento em casa.
Muito bom amigo seu vídeo, mais eu não usaria o aditivo paraflu ,usaria o original mopar ou o que fábrica para mopar que seria o TIRRENO.
O que não pode é usar um aditivo de má qualidade, o paraflu atente bem , mas o ideal é sempre usar produtos originais.
Qual ideal para o renegade? O OT-C?
Bem assim mesmo do jeito que vc fez mas só um detalhe, a borracha anel oring que vai na ponta do cano ali no encaixe do reservatório seria interessante trocar pois o aditivo corrói ela e as vezes no tirar e colocar novamente ela estraga e acaba vazando líquido do radiador, esse anel custa 1 real na loja de autopeças. Abraços
Boa!
a especificacao do seu aditivo esta NBR14261 tipo C (a base de glicol) e pelo que vi precisa ser NBR14261 tipo A (base de Monoetilenoglicol)
Tudo correto mais eu só usaria o líquido refrigerante recomendo pela montadora que é o Tirreno aprovação Fiat 9.55523 um detalhe que faz a diferença , esse é top parece um gel .....
Tirreno com água desmineralizada…. Água com cloro nunca se deve colocar no sistema …
Precisar ligar o carro e deixar na marcha lenta até acionar a ventoinha, assim a termostática vai abrir e vai circular todo o líquido do sistema.
Muito obrigado pela dica, legal parabéns!
Show demais, obrigado pela explicação.
NAO PODE USAR AGUA DE TORNEIRA PARA FAZER A LAVAGUEM POIS AMESMA TEM FERRO NA COMPOSIÇAÕ ELA VAI ENFERRUJAR O MOTOR. TEM QUE USAR AGUA DESMINERALIZADA PARA FAZER A MANUTENÇÃO
@@mandeibem3739 pra lavar pode sim, não pode é usar líquido de arrefecimento
Valeu. Ajudou bastante.
Mas dessa maneira não foi esgotado tudo deve ter ficado quase metade do aditivo velho pois vai quase 6 litros.
Gostei! Parabéns.
Melhor líquido de arrefecimento é o original mopar e o Tirreno so uso estas duas marcas
Fiz deu certinho.
Não é melhor colocar o aditivo da mopar?
Boa tarde amigo, o mecânico indicou o líquido Mopar , alguma diferença significativa do que vc usou?
@@JuanCarlos-jf6js boa tarde, o mopar é original e com certeza terá uma maior durabilidade , porém o objetivo é baixar a condutividade e a cavitação dentro do sistema. Esse aditivo que usei cumpre bem o papel de proteção do sistema.
usei o paraflu por uns 30/35 mil km sujou muito o tanque q era novo. vou voltar pro original
@ boa!
Amigo, vamos as dicas, primeiro, esse aditivo que vc usou é de péssima qualidade, ele não é o Paraflu antigo que pertencia ao grupo Fiat e era de excelente qualidade, a Fiat parou de fabricar esse produto em 2015 e uma empresa química meia boca se apoderou do nome "Paraflu" por causa da sua fama e agora vende esse produto que inclusive não conseguiu homologação para nenhum fabricante devido a sua baixa qualidade, até a embalagem dele é ruim...eu não usaria esse produto no meu carro de jeito nenhum....o correto é o Tirreno com Tecnologia OT-C que agora é a fornecedora oficial da Stellantis, a informação inclusive esta no site deles, vc pode usar ele tranquilo no lugar do Mopar porque são exatamente o mesmo produto feito pela mesma empresa com a única diferença que no Mopar vc vai pagar mais caro pela "grife".....Segundo, eu no seu lugar jamais faria a limpeza usando agua de torneira sem estar usando o equipamento para a limpeza com o motor ligado, pois sempre vai existir resíduos de cloro que irão se prender nas paredes do sistema e ainda que em menor quantidade, causar a eletrólise, ainda mais com um aditivo de segunda linha.....e terceiro, na inspeção visual que deu pra fazer vendo o seu vídeo, o seu trocador de calor já tem sinais de oxidação do lado de fora e visíveis, imagine como esta do lado de dentro....eu efetuaria a troca por um novo em caráter de urgência, pois uma vez furado, vc perde o cambio, não adianta fazer limpeza e tentar salvar, em poucos meses após molhar os composites, ele vai quebrar.....e mesmo que quiser fazer a limpeza "só pra vender" só de aditivo de cambio, radiador, trocador novo e tempo que irá demorar colocando e tirando fluido dos dois, vai uns 5 mil tranquilo, melhor investir em um trocador novo, usar o aditivo recomendado no radiador e ficar livre do problema por muito tempo até vender sem precisar enganar ninguém....
Fiz limpeza no meu igual ao do video meu so coube 3 litro e meio tam bem
É porque fica um resíduo no bloco do motor que não dá pra tirar, mas depois dessa troca diminui consideravelmente a condutividade de energia no líquido de arrefecimento diminuindo a eletrólise e a cavitação que causa danos no sistema e principalmente no trocador de calor.
São 5,7 litros aproximadamente de líquido.
Obrigado pelo vídeo. Vai manter o trocador de calor modelo original mesmo? O meu eu troquei pelo radiador frontal
Eu comprei o aditivos da tirreno pronto uso ,pra mim fazer a substituição!! E vou trocar o trocador de calor pelo radiador ,pra mim ficar despreocupado .
pagou quanto?
Ola no meu caso foi trocado o trocador de calor juntamente com o aditivo, porém apos uma semana percebi que baixou a água, completei com água desmineralizada, aproximadamente 400 ml, posso ter problemas?
Isso costuma ser normal após uma troca completa, o líquido baixa porque após a troca ficam algumas bolsas de ar no sistema, mas agora que você completou fique monitorado e se continuar baixando está com algum vazamento.
Obrigado 🤝
Com 70 mil e ainda com trocador original bacana demais@@superoblim
Boa noite Amigo! não tem uma porcentagem de agua dismineralizada junto com o aditivo? Vi essa infotmação no manual de um honda que tive, 40x60.
Isso é uma fonte de debate, mas o que realmente interessa neste caso e você diminuir a eletrólise no sistema de arrefecimento, se você fizer a medição com um multímetro verá que a diferença após a troca e gigantesca, mesmo fazendo da forma que eu fiz no vídeo. O que faz o desgaste do material do nosso sistema de arrefecimento, além do uso do aditivo ruim ou o uso de apenas água , é principalmente a carga elétrica que agrava a corrosão dos componentes internos por onde a água passa, no caso do Renegade quem sofre muito com essa corrosão é justamente o trocador de calor. Existem alguns vídeos no RUclips que mostram essa corrosão causada pela eletrólise e mostram também como fazer esse teste aí no seu motor.
E outra coisa também, o aditivo que eu usei é pronto uso não precisa fazer essa mistura.
Procurem sempre usar o adtivo recomentado pelo manual
o aditivo da montadora é incompatível pois e quantidade de água e maior e por isso nas linhas Fiat e jeep tem o problema de corrosão do trocador de calor vou fazer agora no meu e vou usar o aditivo orgânico da Tirreno pronto pra uso e vou trocar o trocador de calor tem um cara em SP que fábrica reforçado
@@leandrocardoso1128 Q legal, vc tem o contato desse cara que faz o trocador de calor?
@@edertoti1907 esse trocador de calor ainda é origina.
Paraflu é um dos melhores aditivos que existe sempre usei nos meus carros e nunca tive problema. Muito pelo contrário ele sempre protegeu o sistema
@@wesleymaxviana8813 a informação esta totalmente incorreta amigo e é normal ocorrer esse erro, o Paraflu que era bem conhecido e de excelente qualidade parou de ser fabricado em 2015, a empresa que o produzia pertencia ao grupo Fiat e com com a criação da FCA eles resolveram finalizar essa empresa, o que aconteceu? Uma empresa química de fundo de quintal se apoderou da marca e agora fabrica esse aditivo meia boca usando o nome que era forte no mercado, o Paraflu....mas esse produto não tem absolutamente nada a ver com o antigo, só de pegar na embalagem vc já percebe que é um produto "de segunda"....para linha Jeep/Fiat, use Tirreno com tecnologia OT-C.....
Exelente
Vc deixa o carro ligado com o reservatorio sem tampa por quanto tempo? Espera sair as bolhas etc?
Depois de fazer esse processo de limpeza e depois completar com o líquido novo, eu ligo o carro com o reservatório aberto por mais ou menos 1 minuto. Isso é só para o líquido circular no sistema e eliminar possíveis bolhas de ar. Depois fechei o sistema e deixei a ventoinha armar por 3vezes, fique ligado nessa etapa, pois se a temperatura subir acima de 100 graus e a ventoinha não armar é porque tem ar no sistema. Depois de fazer essa verificação e esperar o eletroventilador(ventoinha), armar por três vezes, desligue o carro e espere esfriar por mais ou menos 1 hora, você vai perceber que o líquido no reservatório vai baixar, aí é só completar até o nível e finalizar o processo. Para evitar que entre ar sistema é importante você plugar as mangueiras no lugar enquanto estiver saindo o líquido de arrefecimento delas. Qualquer dúvida me chama.
Boa noite vc já trocou o trocador de calor alguma vez se sim com quantos km ? Obg pelo vídeo muito bom 👍
Paulo, eu ainda não troquei, porém essa será minha próxima manutenção preventiva. Meu carro já está com 72 000 Km e para evitar possíveis problemas vou fazer essa troca, estou pesquisando preços do trocador de calor essa peça está custando um absurdo na concessionária, vou colocar um paralelo de boa qualidade.
@@superoblim vc achou algum paralelo de boa qualidade?
@@filipebahiense-ricamente3388 Ainda estou pesquisando, no mercado livre tem vários, mas eu não confio nas fotos prefiro analizar pessoalmente. Ainda não parei pra procurar nas lojas, mas assim que puder vou fazer um vídeo sobre isso pra ajudar a esclarecer dúvidas.
Tem muita gente que está eliminando o sistema original do motor flex, fazendo um bypass no lugar dele e utilizando o trocador de calor do motor a diesel, que fica na frente do carro, e não tem risco para o câmbio.
@@carlosandrebarbosa1884 em todos que pego pra fazer manutenção, quase todos o proprietários estão optando pelo radiador de óleo, é 0 dor de cabeça, vale a pena.
Uma dica, pessoal esta dizendo que com 80.000 a peça que refrigera o radiador e a caixa de cambio automatica é com agua, depois dos 80.000 existe a chance de se misturar com oleo da caixa e estourar quebrar a caixa procede????? Estao trocando a forma e colando outra peça que refrigera a caixa de cambio automatica a ar, existe isso??? O que fazer?
Infelizmente há muitos relatos de problemas no trocador de calor, se puder troque antes dos 80.000.
O que causa a eletrólise e consequentemente o furo no trocador é o fluído de tipo OAT pois ele é ácido. Então para evitar isso use fluído da Tirreno do tipo OTC.
Se o carro nunca levou água e sempre fez a troca como o manual recomenda. Não precisa se preocupar. Só atenção a atualização do manual que agora recomenda 2 anos ou 24mil pra troca e diluição de 50/50
@@diegobsousao Tirreno já é o que fabrica o original Mopar. Tem até a mesma embalagem. Mas dizem que a o Mopar tem uma pequena diferença solicitada.
Eu não mexi no ar quente, aí só coube 4 litros e não abaixou até agora, será que ficou água?
Se você fez certinho nao vai baixar, essa troca não tira todo agua do sistema, a intenção é fazer a limpeza do líquido antigo. Monitore a temperatura do motor, se não tiver alteração é porque deu tudo certo. Quando o motor estiver na temperatura ambiente retire a tampa e veja se o líquido não vai baixar.
@@superoblim mas o certo não seria 4,9 litros de acordo com a montadora?
@@irineuzin3643 seria se você conseguisse esvaziar todo o sistema, mas sem os equipamentos necessários fica impossível. Desse jeito que eu fiz já é o suficiente para diminuir drasticamente a condutividade do líquido que causa a eletrólise. A eletrólise corroe o sistema como se fosse ferrugem. Eu fiz o teste com o multímetro e a diferença passou a ficar dentro do aceitável. Tem vídeos no RUclips falando sobre isso. Do jeito que fizemos vai resolver. Só lembrando que o trocador de calor do renegade é uma bomba relógio o ideal é substituir por outro original.
@@superoblim e se soprar? Eu fazia assim no meu vectra....metia a boca e soprava...saia muita agua.,..ai depois eu colocava agua desmineralizada pra fazer o enxague ate derramar por todos as saidas ...soprava de novo....ai então ia colocando o o liquido de arrefecimento original. Vlw pela dica.
@@jari173 boa ideia, vou fazer a troca novamente e agora vou usar essa técnica. Tmj
TOP
Qual o ano desse Renegade?
2016
Fazendo dessa forma não ficou nada de ar no sistema?
Não ficou ar nenhum, depois de alguns minutos de ter feito essa troca o líquido vai baixar um pouquinho, aí é só completar. Mas isso quando o carro estiver bem frio.
Obrigado, meu amigo, farei esse procedimento no meu.
Ué, c o carro frio a válvula termostática n abre, assim n passa toda água e outra , esqueceu de ligar o ar quente
Sim, mas pra fazer com o carro quente é um serviço pra se fazer em um local especializado. Do modo como mostrei também é eficaz. Essa simples troca diminui de forma drástica a condutividade dentro do sistema de arrefecimento. Pode fazer tranquilo 👍
@@superoblimse tivesse tirado a válvula termostática, o que é bem tranquilo fazer isso, esgotaria a água do cabeçote e já aproveitava e via a situação da mesma para uma possível substituição. Ficaria um serviço 100%.
Vc fez tudo isso com o carro desligado né?
Sim, o carro tem que estar desligado.
Amigo vc nao ligou o carro pra tirar a agua que ta dentro do motor depois da Válvula Termostática vai sujar de novo
Desse jeito que fiz ficou perfeito !
Mas toda ajuda é válida, fica a dica para os próximos.
@@superoblim sim fica bão ,mais ainda tem a água dentro do motor pra ter 100% de limpeza dele e não contaminar o novo fluido é bom tirar eu faço no meu fica limpinho ,faz assim que vc fez ,aí vc monta tudo deixa o carro atingir a temperatura e a ventoinha era ligar aí vai abrir a Termostática vai ter a troca de água aí vc desliga e joga a mangueira de novo limpando faz isso mais uma fez trocando a água do motor já é o suficiente aí já tá bom faz e depois me fala o que achou ,fica top 👍 blz
@@RemersonCesarmano me dá moral nessa troca comprei os produtos mais tô com receio de trocar devido a essa condição que vc explicou
Ensinando errado, curioso metido a esperto
E o do radiador ? Ficou o velho .
Quando você começa a colocar o líquido novo a água que está lá dentro vai saindo pelo dreno. Perceba que em um momento o líquido vermelho começar a sair. Mas desta forma de trocar sempre fica um pouquinho do antigo, mas é irrelevante.
Amigo vc compra um carro de quase 90 mil reais , usa água de torneira para limpar o sistema, e usa o aditivo errado no carro aí pessoal quando fura o trocador de calor senta e chora com 45 mil reais pra trocar o câmbio não tou criticando e não sou o dono da verdade , mas aditivo do arrefecimento do Renegade é mopar é caro sim), mas jamais chega perto do custo do câmbio e digo mais eu não faria oq vc fez desculpa é minha opinião !!!!!!!!
Você tem razão , porem não tem problema nenhum fazer a limpeza do sistema com água da torneira, o que não pode é você usá-la como líquido refrigerante, quando for fazer o enxágue use bastante aditivo. Quanto ao aditivo em si, concordo que o ideal seria o original mopar, porém esse que usei é de excelente qualidade e se sempre fizer essa troca direitinho , você diminui o desgaste prematuro da da peça. Mas o ideal é trocar essa peça com pelo menos 40 mil km, abraço e obrigado pela comentário, sou totalmente a favor do debate e respeito o jeito como você expôs sua opinião, abraço!
Água de torneira contém cloro, por isto está tendo que trocar o líquido…
Se drenar tudo, e fizer a mistura de água bidesmineralizada com líquido de arrefecimento , não ocorrerá eletrólise e ficará tudo clarinho…
@@rafasofotomanual da jeep deixa bem claro, água potável, nada de desmineralizada.
@@andregustavo5370 pois é, o manual do Marea recomendava a troca de óleo do motor a cada 20.000km, deu no que deu.....qualquer um com um mínimo de conhecimento de química sabe o que acontece com a agua com minerais ou cloro dentro de um sistema fechado e que aquece....eletrólise....simples assim!
@@EmFocodoFoco isso amigo, já estamos em 2023, as coisas mudaram, qualquer um que entende o mínimo de quimica sabe o que é exposto no vídeo, dê uma assistida: ruclips.net/video/Xj6qBG1Tbgs/видео.htmlsi=P3EwqTXDYXtIjCrY
Bom dia ! O líquido da marca paraflu pronto uso rosa é compatível com o jeep Renegade 1.8 motor etorq evo?
A Fiat nunca vai recomendar qualquer coisa que nao seja original, mas eu sempre uso o paraflu porque sei que é um ótimo aditivo e possui os componentes indicado o manual.
O paraflu nao contem etileno glicol
@@wandomotos o etileno glicol eleva o ponto de ebulição e ajuda como anticongelante, mas no caso desse motor o que se quer com a troca do fluido é diminuir a condutividade da eletricidade no fluido evitando a eletrólise que acaba com as partes metálicas e nesse caso específico a parte mais afetada com esse fenômeno é o trocador de calor.
Essa marca de aditivo eu não quero nem de graça, pois foi essa marca que a Fiat e Jeep usava quando deu problema nos trocadores de calor, melhor usar Tirreno. Outro problema é que lavou o sistema com água de torneira, pois nunca vai conseguir tirar toda água de dentro, e o cloro é muito agressivo para o sistema de arrefecimento.
@@Ivan07d a água não sai 100% , realmente. Mas quando é misturado com o aditivo ela é diluída e fica praticamente inofensiva. Por mais que esse aditivo não seja o melhor, concordo com isso, o importante é que vai reduzir drasticamente à eletrólise e à cavitação, o que realmente destrói o sistema de arrefecimento. Faça um teste no aditivo com um multímetro antes e depois desse procedimento que você verá a enorme diferença de condutividade. Esse processo de ser feito com frequência e o ideal é que se use produtos de maior qualidade, porém esse que usei não é ruim.
Rapaz, show, eu só não usaria agua da torneira para limpar
Não tem problema usar água de torneira para limpar , quando for colocar o aditivo é só colocar uma quantidade maior do que a que eu sei pra fazer o enxágue. Eu fiz o teste de condutividade no sistema usando um multímetro e ficou excelente.
😂ai bloco do motor ta cheio de sujeira nao abriu válvula termostática p limpar água bloco rs kkk
@@wudsonoliveira1022 negativo irmão! Fica sujo quando o carro tem um dono descuidado. Quem faz esse procedimento com frequência não vai ter problemas , mas se for fazer uma limpeza pesada o procedimento tem que ser outro.
@@wudsonoliveira1022 negativo irmão! Fica sujo quando o carro tem um dono descuidado. Quem faz esse procedimento com frequência não vai ter problemas , mas se for fazer uma limpeza pesada o procedimento tem que ser outro.
Levei meu renegade de 20mil km numa oficina pra avaliar, disseram q tinha q trocar o reservatório de expansão e colocariam um aditivo KOUBE, apenas 2 litro com 8 de água deionizada. Achei estranho demais! Sou leigo, alguém poderia opinar? Obrigado
A proporção do manual e 70 % de aditivo e o mínimo de 50.
Ou seja, quiseram colocar 20% aditivo 80% água! Sem sentido! E ainda trocar o reservatório. Conhece o esse aditivo koube?
@@gasmbr sim, é uma marca confiável. Mas no seu caso pode ter acontecido de os profissionais terem utilizado o aditivo concentrado. Mas normalmente é usado uma parte de aditivo concentrado para uma parte de água, 50% de mistura no mínimo como falei antes. Dois litros de aditivo deveria ser misturado a dois litros de água, renderia 4 litros no total, mas ideal é fazer uma mistura de 70% porque sempre fica um restinho de água no bloco do motor depois que fazemos a limpeza.
Quanto ao reservatório é indicado a trocar normalmente quando ele já está muito sujo impossibilitando de identificar o nível ou se estiver com alguma avaria.
@@superoblim obrigado
Olá tudo bem eu gostaria de deixar meu contributo a vcs e meus parabéns pelo trabalho ai no seu Renegade!! recentemente tive que fazer isso na oficina, troquei trocador calor mas eu coloquei um paralelo paguei 980,00 ( ruclips.net/video/1KvP1_2lPKY/видео.html ) também me orientei para retirar o trocador e colocar uma refrigeração direta do câmbio através de um radiador que é um kit de resfriamento (ruclips.net/video/YPluC-qxwbw/видео.html esta empresa cobra uns 4 mil montagem, troca total óleo cambio e cambio e limpeza arrefecimento )que se está vendendo na internet e que as pessoas têm instalado. Esse modelo que eu comprei porque ele é maior refrigera bem também muito melhor que esse original da jeep e tem uma grande vantagem nunca isso vai furar porque ele é feito uma coisa maciça, não sei quem que daqui na conversa perguntou mas é uma coisa muito interessante e vocês podem ter aí um uma boa proteção no carro e nunca mais se preocupar com essa coisa de misturar óleo com aditivo!!! E ter colocar cambio novo!!! né quanto a troca do nosso amigo aqui eu acho que poderia pode fazer a lavagem do sistema de arrefecimento com água torneira mesmo porque a própria oficina faz isso aí deixa o carro ligado algumas vezes e vai levar lavando aquilo tudo depois que você fez tudo isso você passa água desmineralizada, depois é retirar e colocar ai sim aditivo Tirreno/agua desmineralizada importante não deixar ar no sistema. Meu carro tá 81.000 é 2018 automático e troquei o óleo total do câmbio também marca Febi original da transmissão e recomendado AISIM alemão, na hora que vocês olha o óleo que sai da saí de lá vocês vão acreditar porcaria nojenta que sai lá de dentro cambio.... troca o trocador de calor e o sistema de arrefecimento com um bom aditivo!!! pode ser da mopar esse tirreno é boma a questão do trocador Jeep e que se usar liquido vagabundo e deixar envelher ali cria polaridade e corroi o traçador!!! Abraço a todos ( o trocador bujão ta bala!!!!)
áudio ruim + dicção péssima + música trash = DESLIKE
Infelizmente não sou profissional, mas Você está certo, preciso melhorar.