O QUE É CAPITAL... NATURAL?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 дек 2022
  • Falamos de capital social, capital econômico, mas... e capital natural?
    As árvores limpam nosso ar e as florestas e os pântanos filtram nossa água. Espaços urbanos verdes absorvem carbono, resfriam nossas cidades e nos protegem de tempestades, e os ecossistemas aquáticos da natureza estabilizam o clima, previnem enchentes e controlam a qualidade da água.
    O capital natural refere-se aos estoques de água, terra, ar e recursos renováveis e não renováveis do planeta (como espécies vegetais e animais, florestas e minerais).
    O termo capital natural implica uma extensão da noção econômica de capital.
    Assim como todas as formas de capital são capazes de fornecer um fluxo de bens e serviços, os componentes do capital natural interagem para fornecer aos seres humanos e outras espécies bens e serviços que são amplos e diversos.
    Trata-se de um conceito que enxerga, sob a ótica dos custos de produção, o valor dos recursos naturais em relação a um produto ou serviço. A ideia é deixar de considerar tais insumos como ativos gratuitos e passar a fazer uma espécie de valoração/precificação dos mesmos, tratando-os como capital, nos mesmos moldes como tratamos recursos econômicos.
    A natureza é a base de nossa prosperidade social e econômica e pode ser administrada como fazemos com outras formas de capital.
    Já ouviu falar no Protocolo de Capital Natural?
    O Protocolo de Capital Natural é um documento de padronização que auxilia gestores de negócios a terem uma referência confiável a fim de ajudá-los a estipular seus próprios relatórios de forma confiável.
    Esses registros levam em conta pontos importantes para a inserção do Capital Natural como parte da lógica produtiva da empresa.
    Cada negócio tem suas particularidades em relação aos impactos ambientais e sociais que gera na comunidade em que está inserida, assim como possui sua própria relevância política e se posiciona de forma singular em meio a sociedade em que atua.
    O Capital Natural ainda é um conceito que está ganhando força, é verdade, porém está cada vez mais palatável para negócios de todos os tamanhos.
    E, com o passar do tempo, a necessidade de repensar a gestão dos recursos naturais torna-se mais evidente.
    Este é um movimento global de empresas, universidades, organizações sem fins lucrativos e outras iniciativas que estão se unindo, na esperança de fornecer um caminho importante para que as empresas sejam melhores administradores da natureza.
    O Protocolo - disponível em inglês no site naturalcapitalcoalition.org/protocol - descreve como identificar, medir e valorizar as partes da natureza nas quais as empresas confiam e impactam.
    ------------------------------------------------------
    🍿 Netflix da Arquitetura
    🔥 APRENDA TUDO em 1 só lugar: www.mobflix.com.br/izabele-co...

Комментарии •