Essa história minha esposa , sentiu na pele, poisestudava em uma escola totalmente de vidro que veio abaixo com a explosão, por sorte não se machucou, na época tinha 16 anos, hoje 63 .E eu com minha mãe estávamos no calçadão da rua xv aonde a explosão chegou com um barulho muito forte assustando a todos que passavam por ali. Me inscrevi hoje, história inesquecível para muitos curitibanos, parabéns pelo vídeo
Eu morava no Bacacheri, me lembro bem deste episódio trágico. Por muito tempo pudemos ver a destruição causada no local da explosão. Ótimo vídeo, parabéns ao canal, ganhou uma nova inscrita.
Cresci ouvindo essa história dos meus pais. Eles foram até o local para ver o que havia acontecido. Ninguém disse nada concreto no momento, pois muitos estavam e choque mesmo.
Sempre soube dessa historia que foi contada pelos tios, tias e avós... Até parecia mito... porem ver fotos do fato ocorrido deixa a história ainda mais interessante! Se não estou enganado a marca no asfalto consertado onde o caminhão explodiu era visível há poucos anos atrás...
Eu presenciei está explosão, estava no expresso em direção a Santa Cândida antes de chegar ao cruzamento férrea, vi a grande explosão acontecer, impossível de não esquecer...
Na época morava no centro, em casa tinha uma cristaleira onde minha mae guardava cm orgulho algumas louças de cristal...tamanho foi o tremor, q quebrou tudinho 😢
Na época eu tinha 12 anos, morava no Bairro Boa Vista, na Rua Estados Unidos, Estava dentro da casa de meus pais, a qual era de madeira, quando a casa começou a tremer, parecia um terremoto, saí para fora de casa e vi um cogumelo branco, o meu irmão mais velho que também estava na casa disse que poderia ser uma explosão de um posto de gasolina. O dia estava estável, sem chuvas. Lembro-me como se fosse hoje.
Eu morava na Av Paraná esquina com a rua Estados Unidos, tinha 16 anos e ouvi o estrondo 😱 sozinha em casa fiquei com medo! Eu poderia jurar que foi em 1975, mas se a reportagem disse.....
Eu também tinha 12 anos, estava longe, mas meus pais moravam a dois km de distância, ao ver na TV fomos de carro para ver como eles estavam, as ruas foram bloqueadas e graças a eu conhecer o bairro muito bem, conseguimos dar a volta, chegou a criar uma fresta na parece de madeira, só isso. Porém o medo que sentimos foi grande, sem saber nada até chegar lá...
@@marchesini59 Foi em 1976. Eu estava na 6ª Série, estudava no Colégio Medianeira na Av. Anita Garibaldi, não confundir com o Medianeira do Bairro Jardim das Américas. A escola era pública e era administrada pela igreja. Hoje não existe mais. Eu morava na Rua Estados Unidos entre as Ruas Ari Barroso e David Geronasso.
Eu tinha 4 anos e lembro muito bem. Estava no jardim de infância Stella Maris na rua Rocha Pombo. Brincando em um foguete de escorregador quando tudo tremeu, brinquei até q o foguete ia subir, mas as tias que cuidavam ficaram assustadas e recolheu todo mundo para a sala. O barulho foi bem grande e lembro que todos os adultos estavam muito apreensivos pois ninguém sabia o que tinha acontecido. Muitos anos depois fui saber.
TESTEMUNHEI PARTE DE DUAS GRANDES EXPLOSÕES NA MINHA INFÂNCIA !!!! Na do Juvevê, eu estava perto , e fui testemunha visual da explosão ! Estava na escola, que era razoavelmente próxima, começando a descer a escada de três degraus, e como já era uma das últimas alunas , parei e olhei bem para frente, bem sossegada ,nem sei por qual motivo, bem onde em segundos haveria a explosão ! Escutei o estrondo muito alto , tudo tremeu, os vidros dos vitrôs a meu lado quebraram,e antes eu pude ver algo cinza preto largo subindo rápido e alto subindo e depois, bem em cima abriu-se como um cogumelo imenso ! Minha colega Carla Castelano, que estava perto de mim, teve a sua casa perdida,felizmente sem vítimas em sua família ! Lógico que na hora não sabiamos do que ocorrera ainda ! *** E existiu dentre outros heróis , um herói anônimo, que era um guardinha que geralmente ficava próximo ao convento das irmãs passionistas , no Alto do Cabral, e que correu para lá , acho que pegando uma bicicleta que nem de quem era, e auxiliou muito ! Infelizmente não mais me recordo o nome deste , e não sei se é vivo, mas ajudou muito nos resgates, de forma incansável, até estes serem praticamente finalizados ! *** Minha mãe, que ainda era viva, quando escutou o estrondo,e diziam que vinha da direção da região da escola , apavorou-se , e correu para a escola aonde eu estudava, pois ninguém sabia exatamente nas primeiras notícias o que havia ocorrido ! *** /////// Houve outro acidente em Quatro Barras, acho que logo após , aonde uma grande empresa explodiu ,mas não vou postar o nome dela para evitar problemas ! Houve muitas mortes , em Quatro Barras, e igualmente ,mesmo criança testemunhei em partes, pois a Funerária Bonfim, que fazia plantão no IML na semana, após os corpos serem liberados do IML,teve que levá-los para um depósito, que havia no mesmo terreno que eu morava, na frente da mesma ! Lá os corpos foram arrumados, como foi possivel, e na Funerária, anexa, as famílias escolheram caixões, local de velórios , local de sepultamentos, etc! Mesmo com pouca idade,uns 10anos no máximo , acho que menos , entrei no depósito de urnas , e fiquei vendo alguns corpos,(pedaços de corpos) não sei quantos, serem arrumados/ transportados/acomodados , pois morava ali por coincidência , e o que fiz, entrar lá, era proibido para demais pessoas, até familiares ! O tumulto era tanto, que nem perceberam a minha presença, ou se perceberam, nem lembraram de pedir para eu sair ! ========== Ou seja, estava em dois locais diferentes,e testemunhei parte de duas tragédias que ceifaram vidas e ficaram para a história !
Eu nasci em 1986 e fiquei sabendo sobre esse acidente de explosão. Até o local da explosão, me mostraram quando eu era pequeno, até hoje eu lembro do local, mesmo sendo nascido 10 anos depois. Morávamos no Bacacheri. Interessante assistir detalhes do ocorrido hoje.
Morei 40 anos a 2 quadras de distância, vários produtos do nosso comércio caíram das prateleiras. A destruição foi grande na região. Ainda tenho jornais da época.
Estudava a 3ª série do primário na Escola Dom Manuel da Silveira Delboux no Hugo Lange. De lá ouvimos o estrondo e lembro de muitos alunos chorando assustados com o acontecido. Dava pra ver a fumaça preta pela janela.
Eu lembro desse dia. Eu morava a uns 5 km de distância do local da explosão, o barulho foi tão alto que pensamos que o guarda-roupas tinha tombado no quarto.
Mais uma tragédia causada por falta total de consciência, afinal é de domínio público que o transporte de materiais perigosos como explosivos é uma responsabilidade enorme, muito me admira que uma empresa (que se espera que tenha um mínimo de know-how) tenha se prestado à isso...
Parabéns pelo vídeo! Milimetricamente explicado 👏🏻👏🏻 Eu era pequeno, estava com minha tia em um supermercado próximo, não lembro de quase nada, a não ser dos produtos todos caindo das prateleiras e ter ficado escuro. Graças a Deus não aconteceu nada conosco. 🙏🏻
Provavelmente você estava no Mercado Real, ao lado da Igreja do Cabral ! Eu não estava tão longe assim dali e como postei, literalmente vi por acaso a explosão de longe, ainda criança !Me lembro daquela visão até hoje ! !
Eu morava na Av. Iguaçu entre a Floriano Peixoto e a Westphalen e as janelas do apartamento vibraram com a onda de choque, ao olhar pela janela deu para ver um enorme cogumelo de poeira e fumaça deixado pela explosão.
Eu morava em Campina Grande do Sul, era criança. Ouvimos uma forte explosão. Minha mãe ficou em alerta, assustada. Logo ligamos a tv e vimos a reportagem sobre a explosão no Ahu. Ali, uns dias depois, passamos de ônibus, linha Campina Grande-Guadalupe. Lembro das frentes das casas todas arrebentadas e um buraco enorme na rua, cercado por tábuas horizontais.
Eu ouvi, tinha 7 anos e estava brincando nos gramados da igreja nossa senhora do perpétuo Socorro onde minha avó era a zeladora, foi muito alto o barulho!
Eu morava na rua Mauá, no Alto da Glória. Nesse dia, eu estava voltando a pé do Colégio Estadual até minha casa. O chão tremeu e, em seguida, um cogumelo de fumaça negra levantou-se. Em poucos minutos, o que mais se via e ouvia eram pessoas desesperadas e barulhos de sirenes.
Eu lembro deste episódio, tinha 15 anos na época e morava em Curitiba, Graças a Deus o local onde ocorreu a explosão era pouco habitada, se fosse na rua João Negrão, no centro, onde o caminhão se dirigia, seria uma catástrofe maior ainda.
Eu estava com 12 anos e morava na Sanra Efigênia e esse era o caminho do ônibus por onde passavameu pai qdo ia trabalhar.Qdo explodiu, o ônibus tinha a acabado de passar pela Anita Garibaldi.
Morava no Boa Vista e tinha 11 anos de idade. Brincava com amigos. Quando explodiu, achei que era o butijão de gás do vizinho, tamanho o impacto. Corremos para fora de casa e nos deparamos com um gigantesco cogumelo de fumaça branca que subia às alturas.
"A culpa de ter explodido tudo é do fabricante do dinamite". IMPRESSIONANTE a defesa da trasportadora. O nível de segurança desse pessoal da transportadora era zero, um bando de idiotas, transportando 1 TONELADA E MEIA DE TNT, mais uma cola altamente inflamável e ainda iriam pegar algumas madeira no Centro de Curitiba e tudo isso transportado num simples caminhão, sem os cuidados requiridos para tal e sem pessoal técnico treinado para o transporte desse tipo de carga. É surreal.
MInha mae me conta dessa explosão, ela morava a 5 km do local e falou que a terra tremeu, e uma nuvem de cogumelo deu pra ser vista. Vou até mandar esse vídeo a ela.
Eu morava na Av Paraná esquina com a rua Estados Unidos, tinha 16 anos e ouvi o estrondo 😱 sozinha em casa fiquei com medo! Eu poderia jurar que foi em 1975, mas se a reportagem disse....
Nesta ocasião, minha familia morava no centro, na Aminthas de Barros, quase esquina com Ubaldino do Amaral, eu era muito pequeno, mas meu irmão, 5 anos mais velho, escutou de nossa casa a explosão e todos percebemos os vidros tremendo. Então pegou sua Caloi aro 20 e foi com um amigo seguiu em direção ao ocorrido. No dia seguinte apareceu em uma entrevista da tv como papagaio de pirata. Nunca mais vimos está entrevista.
Nesse dia e hora as paredes de madeira da casa em que morava no centro civico, R Agostinho Macedo esquina com Mateus Leme, chacoalharam como se fossem de papel. Ninguém em casa entendeu o que tinha acontecido.
Eu tinha 12 anos na época e morava na rua Sete de abril,_alto da xv, e achei que era um tangue do exército que estava dando tiro 😂😂 bom está era a minha imaginação e só fiquei sabendo anos depois que era este acidente.
Vivi este momento, devia na FAB, na então EOEIG, hoje Cindacta II, estava de serviço, senti o tremor e ouvi o estrondo, quando sai do alojamento para ver o que houve vi uma enorme nuvem de fumaça. Foram deslocadas para lá tropas de auxílio tanto da FAB como do EB. Teve outras versões da causa não contadas porém investigada sobe sigilo.
Eu moro no bairro novo mundo senti tremer o chão demorou 5 segundos ouvi a explosão. Tinha 13 anos essa época. Vinha da madeireira 3 pinheiros com um saco de lenha
Bah,eu lembro que, em 1982, nas férias de verão, minha família saímos da Vila Elza, Viamão,RS, para irmos à Curitiba, pois minhas primas estavam de aniversário de 15 anos, e fomos passear por estas bandas. Porém meu tio disse que foi um caminhão da Liquigás que estava lotado de botijão de gás e que as casas de uma quadra foram pelos ares! Será a mesma história?
Sou de Curitiba conheço bem a história, morávamos na divisa da Barreirinha e cachoeira, eu tinha 1 ano, ouvi essa história dos meus pais, diziam q escutaram a explosão lá q está +- uns 10km . na época achavam q foi a fábrica tip top de biscoitos q fica ali bem perto q explodiu só depois souberam q foi um caminhão. Poderia ter sido pior já q ali passavam várias linhas de ônibus. Curioso hj trabalhos a 300 metros do local
Bom dia! Sou presidente da associação dos antigomobilistas do Paraná e vejo seus vídeos. Tenho um canal falando de Curitiba chamado "Curitiba 100 ninguém mas com outro foco. Eu a algum tempo estou planejando fazer um vídeo sobre o primeiro aeroclube de Curitiba que era localizado no bairro do Novo Mundo, mas até agora não consegui! Então fica uma sugestão de pauta para o seu canal. Se precisar de informações e material para isso pode entrar em contato comigo. Curitiba minha cidade natal tem muitas histórias que devem ser resgatadas e contadas para a nova geração.
Acho dificil ser mais antigo que o aeroclube do Paraná, nunca se ouviu falar deste do xaxim ou se algum dia existiu, pode ser uma lenda urbana aeroclube sempre teve no bacacheri desde 1932 antes da segunda grande guerra pois antes quase nem existia aviões no Brasil so alguns bi planos militares em fase inicial
@@alexextreme3026 tenho depoimentos de pessoas dando informações de que ficava na area onde hoje é o CEP Centro empresarial Portao e se estendia ate onde hoje e o 13 batalhao da PM. esse seria o primeiro campo de aviação de Curitiba. Inclusive me relataram tambem de um acidente com aeronave neste local. Seria muito incrivel se esses dados estiverem perdidos. Trabalhei na aviação conheço muitas pessoas da antiga e vou continuar pesquisando por que me interessa muito essa historia.
@alexextreme3026 boa noite! Consegui fotos e notícias de época e tem site onde também tem essas e outras informações. Pra fechar o assunto veja: curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com
Ninguém é perfeito, e falar nomes pode trazer falhas facilmente, além de que nenhum político mereça muita atenção...o assunto é o fato, os políticos continuaram ganhando muito dinheiro e sempre vivem muito.... com nosso trabalho.
Essa história minha esposa , sentiu na pele, poisestudava em uma escola totalmente de vidro que veio abaixo com a explosão, por sorte não se machucou, na época tinha 16 anos, hoje 63 .E eu com minha mãe estávamos no calçadão da rua xv aonde a explosão chegou com um barulho muito forte assustando a todos que passavam por ali.
Me inscrevi hoje, história inesquecível para muitos curitibanos, parabéns pelo vídeo
Eu morava no Bacacheri, me lembro bem deste episódio trágico. Por muito tempo pudemos ver a destruição causada no local da explosão. Ótimo vídeo, parabéns ao canal, ganhou uma nova inscrita.
Cresci ouvindo essa história dos meus pais.
Eles foram até o local para ver o que havia acontecido.
Ninguém disse nada concreto no momento, pois muitos estavam e choque mesmo.
Sempre soube dessa historia que foi contada pelos tios, tias e avós... Até parecia mito... porem ver fotos do fato ocorrido deixa a história ainda mais interessante! Se não estou enganado a marca no asfalto consertado onde o caminhão explodiu era visível há poucos anos atrás...
Gosto muito de história de verdade continue sempre
Meu pai foi um dos feridos!
Um estilhaço atingiu a sua perna, ficou a história pra contar e a cicatriz.
😢
Eu presenciei está explosão, estava no expresso em direção a Santa Cândida antes de chegar ao cruzamento férrea, vi a grande explosão acontecer, impossível de não esquecer...
Na época morava no centro, em casa tinha uma cristaleira onde minha mae guardava cm orgulho algumas louças de cristal...tamanho foi o tremor, q quebrou tudinho 😢
Na época eu tinha 12 anos, morava no Bairro Boa Vista, na Rua Estados Unidos, Estava dentro da casa de meus pais, a qual era de madeira, quando a casa começou a tremer, parecia um terremoto, saí para fora de casa e vi um cogumelo branco, o meu irmão mais velho que também estava na casa disse que poderia ser uma explosão de um posto de gasolina. O dia estava estável, sem chuvas. Lembro-me como se fosse hoje.
Cogumelo branco?
@@Marcia_vivendonoparaiso Sim, formou um cogumelo semelhante a uma explosão de bomba atômica. Formou um cogumelo alto.
Eu morava na Av Paraná esquina com a rua Estados Unidos, tinha 16 anos e ouvi o estrondo 😱 sozinha em casa fiquei com medo! Eu poderia jurar que foi em 1975, mas se a reportagem disse.....
Eu também tinha 12 anos, estava longe, mas meus pais moravam a dois km de distância, ao ver na TV fomos de carro para ver como eles estavam, as ruas foram bloqueadas e graças a eu conhecer o bairro muito bem, conseguimos dar a volta, chegou a criar uma fresta na parece de madeira, só isso.
Porém o medo que sentimos foi grande, sem saber nada até chegar lá...
@@marchesini59 Foi em 1976. Eu estava na 6ª Série, estudava no Colégio Medianeira na Av. Anita Garibaldi, não confundir com o Medianeira do Bairro Jardim das Américas. A escola era pública e era administrada pela igreja. Hoje não existe mais. Eu morava na Rua Estados Unidos entre as Ruas Ari Barroso e David Geronasso.
Eu tinha 4 anos e lembro muito bem. Estava no jardim de infância Stella Maris na rua Rocha Pombo. Brincando em um foguete de escorregador quando tudo tremeu, brinquei até q o foguete ia subir, mas as tias que cuidavam ficaram assustadas e recolheu todo mundo para a sala. O barulho foi bem grande e lembro que todos os adultos estavam muito apreensivos pois ninguém sabia o que tinha acontecido. Muitos anos depois fui saber.
TESTEMUNHEI PARTE DE DUAS GRANDES EXPLOSÕES NA MINHA INFÂNCIA !!!! Na do Juvevê, eu estava perto , e fui testemunha visual da explosão ! Estava na escola, que era razoavelmente próxima, começando a descer a escada de três degraus, e como já era uma das últimas alunas , parei e olhei bem para frente, bem sossegada ,nem sei por qual motivo, bem onde em segundos haveria a explosão ! Escutei o estrondo muito alto , tudo tremeu, os vidros dos vitrôs a meu lado quebraram,e antes eu pude ver algo cinza preto largo subindo rápido e alto subindo e depois, bem em cima abriu-se como um cogumelo imenso ! Minha colega Carla Castelano, que estava perto de mim, teve a sua casa perdida,felizmente sem vítimas em sua família ! Lógico que na hora não sabiamos do que ocorrera ainda ! *** E existiu dentre outros heróis , um herói anônimo, que era um guardinha que geralmente ficava próximo ao convento das irmãs passionistas , no Alto do Cabral, e que correu para lá , acho que pegando uma bicicleta que nem de quem era, e auxiliou muito ! Infelizmente não mais me recordo o nome deste , e não sei se é vivo, mas ajudou muito nos resgates, de forma incansável, até estes serem praticamente finalizados ! *** Minha mãe, que ainda era viva, quando escutou o estrondo,e diziam que vinha da direção da região da escola , apavorou-se , e correu para a escola aonde eu estudava, pois ninguém sabia exatamente nas primeiras notícias o que havia ocorrido ! *** /////// Houve outro acidente em Quatro Barras, acho que logo após , aonde uma grande empresa explodiu ,mas não vou postar o nome dela para evitar problemas ! Houve muitas mortes , em Quatro Barras, e igualmente ,mesmo criança testemunhei em partes, pois a Funerária Bonfim, que fazia plantão no IML na semana, após os corpos serem liberados do IML,teve que levá-los para um depósito, que havia no mesmo terreno que eu morava, na frente da mesma ! Lá os corpos foram arrumados, como foi possivel, e na Funerária, anexa, as famílias escolheram caixões, local de velórios , local de sepultamentos, etc! Mesmo com pouca idade,uns 10anos no máximo , acho que menos , entrei no depósito de urnas , e fiquei vendo alguns corpos,(pedaços de corpos) não sei quantos, serem arrumados/ transportados/acomodados , pois morava ali por coincidência , e o que fiz, entrar lá, era proibido para demais pessoas, até familiares ! O tumulto era tanto, que nem perceberam a minha presença, ou se perceberam, nem lembraram de pedir para eu sair ! ========== Ou seja, estava em dois locais diferentes,e testemunhei parte de duas tragédias que ceifaram vidas e ficaram para a história !
Mas pode dar uma pista do nome? Mas sinceramente, faz tanto tempo, não há motivo pra sigilo.
Muito interessante o seu relato!
BRITANITE SERÁ??!!@@wenyx1
Meus pais moravam em chácara em Colombo, e ouviram a explosão.
Eu nasci em 1986 e fiquei sabendo sobre esse acidente de explosão. Até o local da explosão, me mostraram quando eu era pequeno, até hoje eu lembro do local, mesmo sendo nascido 10 anos depois. Morávamos no Bacacheri. Interessante assistir detalhes do ocorrido hoje.
Tá eu nasci em 1978 nunca ouvi falar.
Moro aqui em Curitiba.
Morei 40 anos a 2 quadras de distância, vários produtos do nosso comércio caíram das prateleiras. A destruição foi grande na região. Ainda tenho jornais da época.
Que bacana, quantos telatos de oessoas que viveram esra ezperiendia. Gostei muito da forma domo o documentario foi apresentado. Parabens ao canal.
Vivi esse momento Histórico!
Estudava a 3ª série do primário na Escola Dom Manuel da Silveira Delboux no Hugo Lange. De lá ouvimos o estrondo e lembro de muitos alunos chorando assustados com o acontecido. Dava pra ver a fumaça preta pela janela.
Eu lembro desse dia. Eu morava a uns 5 km de distância do local da explosão, o barulho foi tão alto que pensamos que o guarda-roupas tinha tombado no quarto.
Mais uma tragédia causada por falta total de consciência, afinal é de domínio público que o transporte de materiais perigosos como explosivos é uma responsabilidade enorme, muito me admira que uma empresa (que se espera que tenha um mínimo de know-how) tenha se prestado à isso...
eu tenho lembrança desta tragédia.pois meu pai na época chegou em casa falando desta tragédia,eu era muito novo acho que menos de dez anos de idade.
Parabéns pelo vídeo! Milimetricamente explicado 👏🏻👏🏻 Eu era pequeno, estava com minha tia em um supermercado próximo, não lembro de quase nada, a não ser dos produtos todos caindo das prateleiras e ter ficado escuro. Graças a Deus não aconteceu nada conosco. 🙏🏻
Provavelmente você estava no Mercado Real, ao lado da Igreja do Cabral ! Eu não estava tão longe assim dali e como postei, literalmente vi por acaso a explosão de longe, ainda criança !Me lembro daquela visão até hoje ! !
@ Isso mesmo, supermercado Real!
Moro em CTba desde 88 e nunca tinha ouvido falar dessa tragédia. Que horror!
Eu morava na Av. Iguaçu entre a Floriano Peixoto e a Westphalen e as janelas do apartamento vibraram com a onda de choque, ao olhar pela janela deu para ver um enorme cogumelo de poeira e fumaça deixado pela explosão.
Interessante, nunca soube dessa tragédia 😮😮😮
Nem eu
Ótima apresentação.
Super interessante! Parabéns pelo vídeo
Eu morava em Campina Grande do Sul, era criança. Ouvimos uma forte explosão. Minha mãe ficou em alerta, assustada. Logo ligamos a tv e vimos a reportagem sobre a explosão no Ahu. Ali, uns dias depois, passamos de ônibus, linha Campina Grande-Guadalupe. Lembro das frentes das casas todas arrebentadas e um buraco enorme na rua, cercado por tábuas horizontais.
Eu ouvi, tinha 7 anos e estava brincando nos gramados da igreja nossa senhora do perpétuo Socorro onde minha avó era a zeladora, foi muito alto o barulho!
Eu morava na praça ucrania e tinha 11 anos
Lembro q ouvi a explosão os vidros da casa tremeram muito…
Eu estudava no Colégio Positivo, no Centro, e nessa noite o professor de Geografia não foi à aula, pois sua casa desabou com a explosão.
Eu morava na rua Mauá, no Alto da Glória. Nesse dia, eu estava voltando a pé do Colégio Estadual até minha casa. O chão tremeu e, em seguida, um cogumelo de fumaça negra levantou-se. Em poucos minutos, o que mais se via e ouvia eram pessoas desesperadas e barulhos de sirenes.
Eu lembro deste episódio, tinha 15 anos na época e morava em Curitiba, Graças a Deus o local onde ocorreu a explosão era pouco habitada, se fosse na rua João Negrão, no centro, onde o caminhão se dirigia, seria uma catástrofe maior ainda.
Eu estava com 12 anos e morava na Sanra Efigênia e esse era o caminho do ônibus por onde passavameu pai qdo ia trabalhar.Qdo explodiu, o ônibus tinha a acabado de passar pela Anita Garibaldi.
Morava no Boa Vista e tinha 11 anos de idade. Brincava com amigos. Quando explodiu, achei que era o butijão de gás do vizinho, tamanho o impacto. Corremos para fora de casa e nos deparamos com um gigantesco cogumelo de fumaça branca que subia às alturas.
Lembro bem desse dia, deu pra escutar de onde eu morava.
Parabéns pelo trabalho e canal muito interessante.
"A culpa de ter explodido tudo é do fabricante do dinamite".
IMPRESSIONANTE a defesa da trasportadora.
O nível de segurança desse pessoal da transportadora era zero, um bando de idiotas, transportando 1 TONELADA E MEIA DE TNT, mais uma cola altamente inflamável e ainda iriam pegar algumas madeira no Centro de Curitiba e tudo isso transportado num simples caminhão, sem os cuidados requiridos para tal e sem pessoal técnico treinado para o transporte desse tipo de carga.
É surreal.
fiquei sabendo no dia.
3km da minha casa.
mas nao fui ver.
sempre que passo por ali lembro
do acidente.
MInha mae me conta dessa explosão, ela morava a 5 km do local e falou que a terra tremeu, e uma nuvem de cogumelo deu pra ser vista. Vou até mandar esse vídeo a ela.
Eu me lembro deste dia até hoje, morava no Boa Vista, e podíamos ver um cogumelo de fumaça no céu.
O que muitos relataram na época, foi q o início do fogo no caminhão foi um pneu furado.
Eu morava na Av Paraná esquina com a rua Estados Unidos, tinha 16 anos e ouvi o estrondo 😱 sozinha em casa fiquei com medo! Eu poderia jurar que foi em 1975, mas se a reportagem disse....
Eu morava num predio na Barao do Cerro Azul no decimo terceiro andar e o predio tremeu na hora da explosão eu estava na cizinha fazendo lanche.
Tinha apenas 4 anos, mas lembro do tremor. Como um abalo sísmico. Morava no Bacacheri.
Nesta ocasião, minha familia morava no centro, na Aminthas de Barros, quase esquina com Ubaldino do Amaral, eu era muito pequeno, mas meu irmão, 5 anos mais velho, escutou de nossa casa a explosão e todos percebemos os vidros tremendo. Então pegou sua Caloi aro 20 e foi com um amigo seguiu em direção ao ocorrido. No dia seguinte apareceu em uma entrevista da tv como papagaio de pirata. Nunca mais vimos está entrevista.
Essa bicicletas era o sucesso para nós na época, eu tinha 12 anos ... mas estava longe de casa nesse dia...
Agora moro pertinho de onde foi, Na época morava no Barigui e escutamos o Barulho....
O Donato era técnico do time que eu jogava. Passou a ser chamado de Donato Dinamite.
Gente muito boa.
Nesse dia e hora as paredes de madeira da casa em que morava no centro civico, R Agostinho Macedo esquina com Mateus Leme, chacoalharam como se fossem de papel. Ninguém em casa entendeu o que tinha acontecido.
Parabéns por este vídeo
Gostei do vídeo então curti e me escrevi
Minha tia trabalhava na fábrica de biscoitos Lucinda, no Juvêve. Quebrou algumas vidraças da fábrica.
Eu tinha 12 anos na época e morava na rua Sete de abril,_alto da xv, e achei que era um tangue do exército que estava dando tiro 😂😂 bom está era a minha imaginação e só fiquei sabendo anos depois que era este acidente.
Como sugestão, teve a explosão da casa de fogos na esquina da visconde de guarapuava e marechal Floriano.
Verdade...eles eram meus amigos😢😢😢 foram meus padrinhos de casamento 😢😢😢
Vivi este momento, devia na FAB, na então EOEIG, hoje Cindacta II, estava de serviço, senti o tremor e ouvi o estrondo, quando sai do alojamento para ver o que houve vi uma enorme nuvem de fumaça. Foram deslocadas para lá tropas de auxílio tanto da FAB como do EB. Teve outras versões da causa não contadas porém investigada sobe sigilo.
Foi um atentado?
Eu.morava no bairro higianopolis perto do Colegio madela sofia e todos os vidros da minha casa tremeram, lembro bem disso
8 unidades de dinamite! Nada mais,mas foi uma explosão terrível!
Eu moro no bairro novo mundo senti tremer o chão demorou 5 segundos ouvi a explosão. Tinha 13 anos essa época. Vinha da madeireira 3 pinheiros com um saco de lenha
O motor do caminhão caiu em cima da marquise do prédio da Telê par
A escola que eu estava quebrou todos os vidros, eu morava e estudava bem próximo desse local no bairro do bacacheri
Poderia falar sobre a evolução das estradas do Paraná
Lembro bem desse dia. Eu estudava no colégio Leoncio Correa, no Bacacheri. Fica há uns 3Km do local da explosão. Susto geral na piazada da escola.
Meu tio, José Valdir Porath, à época servindo no 20° BIB, foi um dos militares que ficou de plantão a noite na área do acidente.
Estava em sala de aula, quando se ouviu o estrondo e o tremer do colegio, o evacuar da escola no Hugo Lange.
Eu estive lá
Bah,eu lembro que, em 1982, nas férias de verão, minha família saímos da Vila Elza, Viamão,RS, para irmos à Curitiba, pois minhas primas estavam de aniversário de 15 anos, e fomos passear por estas bandas. Porém meu tio disse que foi um caminhão da Liquigás que estava lotado de botijão de gás e que as casas de uma quadra foram pelos ares! Será a mesma história?
Sim e a mesma estória.
Nunca ouvi falar dessa tragédia
Nesse dia eu pensei que ia acabar o mundo
👏👏👏👏
So veio abaixo as casas do meio das duas vias.
O povo gosta de aumentar a história.
Incrível.
Eu lembro deste evento !
Faz sentido,o fabricante especificar o tipo de transporte, pra cada mercadoria de risco 🤔
Morava na Rua Belém.
Eu estava lá , e vi acontecer.
Eu morava no centro cívico e senti o tremor no prédio, parecia um terremoto.
Vish so agora ouvi falar desse caso, que coisa triste, em 1976 eu nao era nem nascido, nasci em 1980, Nasci em Sao Paulo -SP
Eu lembro bem disso
Sou de Curitiba conheço bem a história, morávamos na divisa da Barreirinha e cachoeira, eu tinha 1 ano, ouvi essa história dos meus pais, diziam q escutaram a explosão lá q está +- uns 10km . na época achavam q foi a fábrica tip top de biscoitos q fica ali bem perto q explodiu só depois souberam q foi um caminhão. Poderia ter sido pior já q ali passavam várias linhas de ônibus. Curioso hj trabalhos a 300 metros do local
Bom dia! Sou presidente da associação dos antigomobilistas do Paraná e vejo seus vídeos.
Tenho um canal falando de Curitiba chamado "Curitiba 100 ninguém mas com outro foco.
Eu a algum tempo estou planejando fazer um vídeo sobre o primeiro aeroclube de Curitiba que era localizado no bairro do Novo Mundo, mas até agora não consegui!
Então fica uma sugestão de pauta para o seu canal.
Se precisar de informações e material para isso pode entrar em contato comigo.
Curitiba minha cidade natal tem muitas histórias que devem ser resgatadas e contadas para a nova geração.
Acho dificil ser mais antigo que o aeroclube do Paraná, nunca se ouviu falar deste do xaxim ou se algum dia existiu, pode ser uma lenda urbana aeroclube sempre teve no bacacheri desde 1932 antes da segunda grande guerra pois antes quase nem existia aviões no Brasil so alguns bi planos militares em fase inicial
@@alexextreme3026 tenho depoimentos de pessoas dando informações de que ficava na area onde hoje é o CEP Centro empresarial Portao e se estendia ate onde hoje e o 13 batalhao da PM.
esse seria o primeiro campo de aviação de Curitiba.
Inclusive me relataram tambem de um acidente com aeronave neste local.
Seria muito incrivel se esses dados estiverem perdidos.
Trabalhei na aviação conheço muitas pessoas da antiga e vou continuar pesquisando por que me interessa muito essa historia.
@alexextreme3026 boa noite! Consegui fotos e notícias de época e tem site onde também tem essas e outras informações.
Pra fechar o assunto veja:
curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com
Um vídeo tão lindo e com informações importantes o cara não sabe falar o nome do prefeito da época!
Lamentável! Lamentável!
Sim... também percebi a falha na pronúncia.
Saul Raiz
Ninguém é perfeito, e falar nomes pode trazer falhas facilmente, além de que nenhum político mereça muita atenção...o assunto é o fato, os políticos continuaram ganhando muito dinheiro e sempre vivem muito.... com nosso trabalho.
@@franciscofontana6055 exatamente
Eu tinha 2 anos quando aconteceu nunca ouvi falar dessa explosão nem meu esposo que tinha 8 anos na época mas é interessante
Nasci aqui em Curitiba e na época, eu tinha 6 anos, mas nunca ouvi falar.
A minha casa teve todos os vidros quebrados e as janelas saltaram pra fora.😮
Até pouco tempo a rua tinha uma depressão por causa da explosão
Sim essa depressão ficou por uns 30 anos e sempre que reformavam a rua ela afundava de novo
Gostei, nunca tinha escurado
💯
Interessante.
Depois da Loira Fantasma, Neve… estava na escola e ouvi a explosão
Testemunhei de camarote!
@@edisonctba1 1 rum... sei... kkkkkk
Depois fiquei sabendo que foi um caminhão com dinamite que explodiu
Levantou.se a hipótese de ter sido um atentado visto o fato ter acontecido bem em frente a penitenciária do Ahu.
Duas pessoas morreram na hora, mas uma morreu duas vezes, na hora e ao chegar no hospital.
DESOBSTRUIÇÃO DO LOCAL - KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. (DESOBSTRUÇÃO) .
NA RUA DA QUADRA DE CASA
Se fosci hoje a esquerda Falava que era cupa do Bolsonaro kk
eu tinha 9 anos e mora na Rua Colombo no Ahu .... e eu fui lá com meu Pai e meus irmãos...
Eu tinha 15 anos e só pra lembrar o caminhão era um mercedes vermelho e truck
Nossa como asegurança era niglengiciada antigamente.
"Ele parou às pressas" ???
Pô, péra aí !!!