Pessoal, alguém sabe me dizer qual mecanismo impulsiona o sangue das veias cerebrais e dos seios em direção a veia jugular? Nas demais partes do corpo temos a bomba muscular, mas e dentro da caixa craniana? Temos o que?
Eai Guilherme, essa é uma bela pergunta. Tive que buscar no livro pra dar uma resposta completa, mas é relativamente simples. Ta bem explicadinho no capítulo 9, seção 2.3.1 do Ângelo Machado (página 88 do meu livro), mas vou dar uma resumida aqui. Primeiro, temos a tal da gravidade (para o sofrimento dos terraplanistas). Ela puxa o sangue pra baixo, e quando estamos com a cabeça pra cima, ela ajuda o sangue a ir para o coração. Se ficarmos de cabeça pra baixo, isso se inverte e o retorno venoso diminui consideravelmente. Esse fato tão simples é levado em consideração nos pacientes com hipertensão intracraniana por exemplo, a gente deixa a cabeceira deles elevada pra facilitar o retorno venoso e diminuir a pressão intracraniana (PIC). O contrário acontece com pacientes com hipotensão intracraniana, aí a gente deixa eles com a cabeceira reta. Inclusive tem uma síndrome chamada Síndrome do Trefinado, que acontece em pacientes craniectomizados (sem o osso no crânio), que é o seguinte: quando eles levantam, a pressão atmosférica supera a PIC e empurra o cérebro pra dentro. Procura umas imagens aí que tu entende, é bastante interessante. Mas estou me estendendo muito... Segundo, a cavidade torácica possui pressão negativa, em especial na inspiração (pressão entre a pleura visceral e parietal é de -7 mmHg na inspiração se não me engano, mas posso estar errado). Pressão negativa = sucção, então o tórax literalmente suga o sangue pra ele. Terceiro, a pulsação das artérias causa um aumento transitório na PIC (já que nesse momento tu joga mais sangue pra dentro; mais coisas dentro de um espaço igual = maior pressão. O crânio é uma caixa fechada e imóvel [doutrina de Monro-Kellie]). Esse aumento na PIC acaba forçando o sangue pra fora. Quarto, teoria do Martio: tem sangue chegando constantemente das artérias...ele vai empurrando o sangue que ta nas veias pra frente, ou seja, pra fora do crânio. Mas isso aqui é meio bobagem (haja vista não estar escrito em nenhum livro) porque a complacência do leito venoso é muito grande, especialmente o cerebral, onde as veias quase não tem camada muscular. De qualquer maneira é um jeito mais simplista de entender. Espero que a resposta não tenha ficado confusa. Sugiro ler o Ângelo, na parte que citei, para maiores esclarecimentos.
Parabéns pela aula garoto, você é muito inteligente, tem uma didática excelente e sabe passar muito bem o conhecimento, tem um grande futuro rapaz, corra atrás e Deus proverá, sucesso 👏🙏 Continue espalhando conhecimento, é de grande valia, um país sem educação nunca será uma grande nação, cabe à sua geração mudar isso, chama 👊🤝🫡🇧🇷🙏
EXCELENTE EXPLICAÇÃO MEU AMIGO, DE VERDADE, A MELHOR DO RUclips. EU HAVIA VISTO ALGUMAS OUTRAS AULAS MAS NENHUMA DE FORMA TAO CLARA COMO ESSSA! OBRIGADO, DEUS ABENÇOE!
mto obrigada pelo seu trabalho!! tenho prova quinta e sua aula está sendo mto elucidadora fiz 1 macete aqui: trolard vai pra allah (deus q tá no céu/cima) kkk
Grande homem!! To ha 2 meses estudando o modulo de neuroanatomia na argentina, numa das melhores faculdades de la, e nenhum curso, livro, aula de professor dinossauro me fez entender com tanta facilidade e destreza qnto a sua!! Mto obrigado mesmo! Um abs grande! Continue o belo trabalho
Obrigado pelo elogio, sempre feliz em ser útil pra sociedade. Ângelo Machado (como livro texto) e Netter (como Atlas) principalmente. Alguns outros livros eu já li em partes também, como o Snell e o Rhoton, mas não são necessários. O Snell é o Ângelo Machado americano e o Rhoton é pra neurocirurgiões.
Eai Marina. Quando falamos de "qual nervo é mais próximo da carótida" nessa aula, nesse contexto em geral, estamos falando da relação entre os nervos cranianos e a carótida interna DENTRO do seio cavernoso. Os nervos que cursam dentro do seio cavernoso são o Oculomotor, Troclear, Trigêmio (V1 e V2 apenas) e o nervo Abducente. O Abducente percorre o seio cavernoso imediatamente látero-inferiormente ao segmento cavernoso da carótida interna, sendo portanto "o nervo mais próximo da Carótida interna". No trajeto cervical, o nervo mais intimamente relacionado à carótida é o Vago, que cursa dentro da bainha carotídea juntamente com a artéria carótida cervical e veia jugular. O Ângelo Machado realmente não traz imagens dessa anatomia (seio cavernoso), mas o Netter possui uma imagem muito detalhada (Prancha 105 da 6° edição). Qual a relevância disso? Qualquer coisa que aumente a pressão dentro do seio cavernoso ou a pulsatilidade da Carótida interna podem afetar o N. Abducente, gerando diplopia e estrabismo convergente. Exemplos dessas situações são Fístulas Carótido-cavernosas, aneurismas carotídeos desse segmento, aumento da pressão intracraniana, entre outros.
Não tem muito segredo. Elas fazem parte do sistema venoso superficial do cérebro, e drenam a face dorsolateral do córtex. Toda a região cortical dorsolateral é drenada pelas veias cerebrais superficiais (divididas em superiores, que vão para o Seio Sagital Superior, e inferiores, que drenam para o Transverso ou, no caso da Veia Cerebral Média Superficial, para o Seio Esfenoparietal) das quais Trolard, Labbé e a Veia Cerebral Média Superficial são as mais notórias por serem mais calibrosas. Se olhares em figuras, verás que existem diversas veias corticais de menor calibre, estas possuem a mesma função que as 3 maiores (drenar o córtex cerebral) mas muitas vezes não recebem nome devido ao tamanho e sua inconsistência / variação anatômica.
Olá. O seio cavernoso recebe sangue, principalmente, das veias oftálmicas superiores, que passam pela fissura orbitária superior antes de atingí-lo, bem como das veias centrais da retina, os seios esfenoparietais e algumas outras veias menos relevantes. Isso é relevante em algumas situações clínicas, como por exemplo a fístula carótido-cavernosa, onde sangue passa da carótida direto para o seio cavernoso, aumentando a pressão no mesmo. Isso gera sintomas oculares, como quemose, dor, diplopia (devido à paralisia de nervos cranianos injuriados pelo aumento da pressão dentro do seio cavernoso, por onde cursam), podendo-se inclusive auscultar um sopro ocular. O sangue que passa pelo seio cavernoso segue então pelos seios petrosos superiores e inferiores, bem como pelo plexo basilar. Vale ressaltar que também existe uma comunicação entre os seios cavernosos, que são os seios interavernosos.
Pessoal, alguém sabe me dizer qual mecanismo impulsiona o sangue das veias cerebrais e dos seios em direção a veia jugular? Nas demais partes do corpo temos a bomba muscular, mas e dentro da caixa craniana? Temos o que?
Eai Guilherme, essa é uma bela pergunta. Tive que buscar no livro pra dar uma resposta completa, mas é relativamente simples. Ta bem explicadinho no capítulo 9, seção 2.3.1 do Ângelo Machado (página 88 do meu livro), mas vou dar uma resumida aqui.
Primeiro, temos a tal da gravidade (para o sofrimento dos terraplanistas). Ela puxa o sangue pra baixo, e quando estamos com a cabeça pra cima, ela ajuda o sangue a ir para o coração. Se ficarmos de cabeça pra baixo, isso se inverte e o retorno venoso diminui consideravelmente. Esse fato tão simples é levado em consideração nos pacientes com hipertensão intracraniana por exemplo, a gente deixa a cabeceira deles elevada pra facilitar o retorno venoso e diminuir a pressão intracraniana (PIC). O contrário acontece com pacientes com hipotensão intracraniana, aí a gente deixa eles com a cabeceira reta. Inclusive tem uma síndrome chamada Síndrome do Trefinado, que acontece em pacientes craniectomizados (sem o osso no crânio), que é o seguinte: quando eles levantam, a pressão atmosférica supera a PIC e empurra o cérebro pra dentro. Procura umas imagens aí que tu entende, é bastante interessante. Mas estou me estendendo muito...
Segundo, a cavidade torácica possui pressão negativa, em especial na inspiração (pressão entre a pleura visceral e parietal é de -7 mmHg na inspiração se não me engano, mas posso estar errado). Pressão negativa = sucção, então o tórax literalmente suga o sangue pra ele.
Terceiro, a pulsação das artérias causa um aumento transitório na PIC (já que nesse momento tu joga mais sangue pra dentro; mais coisas dentro de um espaço igual = maior pressão. O crânio é uma caixa fechada e imóvel [doutrina de Monro-Kellie]). Esse aumento na PIC acaba forçando o sangue pra fora.
Quarto, teoria do Martio: tem sangue chegando constantemente das artérias...ele vai empurrando o sangue que ta nas veias pra frente, ou seja, pra fora do crânio. Mas isso aqui é meio bobagem (haja vista não estar escrito em nenhum livro) porque a complacência do leito venoso é muito grande, especialmente o cerebral, onde as veias quase não tem camada muscular. De qualquer maneira é um jeito mais simplista de entender.
Espero que a resposta não tenha ficado confusa. Sugiro ler o Ângelo, na parte que citei, para maiores esclarecimentos.
Parabéns pela aula garoto, você é muito inteligente, tem uma didática excelente e sabe passar muito bem o conhecimento, tem um grande futuro rapaz, corra atrás e Deus proverá, sucesso 👏🙏
Continue espalhando conhecimento, é de grande valia, um país sem educação nunca será uma grande nação, cabe à sua geração mudar isso, chama 👊🤝🫡🇧🇷🙏
EXCELENTE EXPLICAÇÃO MEU AMIGO, DE VERDADE, A MELHOR DO RUclips.
EU HAVIA VISTO ALGUMAS OUTRAS AULAS MAS NENHUMA DE FORMA TAO CLARA COMO ESSSA! OBRIGADO, DEUS ABENÇOE!
mto obrigada pelo seu trabalho!! tenho prova quinta e sua aula está sendo mto elucidadora
fiz 1 macete aqui: trolard vai pra allah (deus q tá no céu/cima) kkk
Meus parabéns, ótima aula
Grande homem!! To ha 2 meses estudando o modulo de neuroanatomia na argentina, numa das melhores faculdades de la, e nenhum curso, livro, aula de professor dinossauro me fez entender com tanta facilidade e destreza qnto a sua!! Mto obrigado mesmo! Um abs grande! Continue o belo trabalho
Aí tu me emociona hahah. Fico extremamente feliz em ajudar meu camarada!!
Sua explicação é muito didática, sempre volto aqui para revisar os seios! Muito obrigada por compartilhar
Aula leve e completa! Parabéns pela didática e muito obrigada!!!
Muito bom, obrigada pela explicação de forma clara e sucinta, estava a uma semana tentando entender isso, e com seu vídeo foi muito mais fácil!
que clareza de explicacao. parabens! foda!
cara, que aula foda 👊🏻
Brabo demais !! Continue gravando...
Excelente a aula, me ajudou muito. Gostei muito da parte que chamou o seio cavernoso de "gordinho, bixo véio" kkkkkk
Valeu cara, fico feliz. Seio cavernoso gordinho é sinal de boa alimentação pela veia oftálmica superior hehheh.
volta a gravar por favor!!!
Parabéns, consigo entender e aprender com você...
manda muuuito bem!!!!
aula perfeita, me ajudou MUITO! super rica e de facil entendimento
Que aula maravilhosaa, parabéns pela explicação leve e simples, ajudou bastante!
Obrigado Samara! Que bom que pude te ajudar. Gostei da descrição que tu deste pra minha explicação heheh.
Muito boom, esclareceu todas as dúvidas
Vc foi simplesmente perfeito!!!
SENSACIONAL!!!
Aula fantástica, muito obg!!
Parabéns pela explicação, 👏👏👏
Ameeeeeeeeeeei
Trolard vai pra lá e labbé vai pro pé! Ameei, ótima aula, me ajudou demais!!
Bah fico feliz Poliana, muito obrigado. Essa eu roubei dos meus veteranos, devo admitir hahah
Que didática excelente!!! Ajudou MUITO!! Muito obrigada
espetacular!!!!! me salvou no meu pré-prova!!! continua!!!!
Topp!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏Amei, parabéns.
excelente aula.
adorei a aula, muito obrigada!!
Fenomenal.
Aula perfeita!!
Vc é brabo
Obrigada.
Ótima aula
Muito bom!!! Baita didática!!
Sensacional!!
muito bom
Excelente, parabéns 👏
Deus abençoe 🙏
Fico feliz em ajudar Luiza!
Muito show a aula!!
Ótima aula!! muito didático, me ajudou muito
Excelente!
Aula muito bem explicada! Tmjj
Aula muito boa! Ajudou demais
Muito boa a tua didática! Parabéns, gostei muito da aula.
Obrigado Ricardo! Fico muito feliz que tenha gostado.
Aula muito produtiva!!!
Amei a aula, muuuuito didática!! Obrigada!
Que bom que gostou Isabella, fico feliz em ajudar!!
Ajudou muito 🥰🥰🥰
Muito bom mesmo!!!
Que bom poder te ajudar Lucas!!
Ótima aula! Parabéns!
Sensacional a aula
Valeu Lázaro!
Muito boa a aula! Me ajudou muito! Obrigadaa
Seu elogio foi um belo presente de natal Isabella. Obrigado kzkzk. Fico feliz em poder ajudar.
Aula ótima!
Valeu Camila!
meninooo voce é muito bom , por onde voce estuda? quais bibliografias? onde voce descobriu que o seio transverso "sai" da confluencia dos seios ?
Obrigado pelo elogio, sempre feliz em ser útil pra sociedade. Ângelo Machado (como livro texto) e Netter (como Atlas) principalmente. Alguns outros livros eu já li em partes também, como o Snell e o Rhoton, mas não são necessários. O Snell é o Ângelo Machado americano e o Rhoton é pra neurocirurgiões.
aula perfeita, obrigada!!
Aula perfeitaaa!
Queria eu que fosse perfeita kzkkz. Que bom que tu gostou Vivian, fico feliz em ajudar.
o nervo hipoglosso não seria o mais perto da A. carótida? Não achei no Machado essa parte e fiquei confusa
Eai Marina.
Quando falamos de "qual nervo é mais próximo da carótida" nessa aula, nesse contexto em geral, estamos falando da relação entre os nervos cranianos e a carótida interna DENTRO do seio cavernoso.
Os nervos que cursam dentro do seio cavernoso são o Oculomotor, Troclear, Trigêmio (V1 e V2 apenas) e o nervo Abducente.
O Abducente percorre o seio cavernoso imediatamente látero-inferiormente ao segmento cavernoso da carótida interna, sendo portanto "o nervo mais próximo da Carótida interna".
No trajeto cervical, o nervo mais intimamente relacionado à carótida é o Vago, que cursa dentro da bainha carotídea juntamente com a artéria carótida cervical e veia jugular.
O Ângelo Machado realmente não traz imagens dessa anatomia (seio cavernoso), mas o Netter possui uma imagem muito detalhada (Prancha 105 da 6° edição).
Qual a relevância disso? Qualquer coisa que aumente a pressão dentro do seio cavernoso ou a pulsatilidade da Carótida interna podem afetar o N. Abducente, gerando diplopia e estrabismo convergente. Exemplos dessas situações são Fístulas Carótido-cavernosas, aneurismas carotídeos desse segmento, aumento da pressão intracraniana, entre outros.
Aula maravilhosa! Obrigadaaa!
Tá do caralho (elogio em pt de portugal), adorei.
Ala to famoso internacionalmente agora quem diria hahah
Aula Maravilhosa
Feliz que gostaste Thais
qual seria a função das veias de trolard e labbe?
Não tem muito segredo. Elas fazem parte do sistema venoso superficial do cérebro, e drenam a face dorsolateral do córtex.
Toda a região cortical dorsolateral é drenada pelas veias cerebrais superficiais (divididas em superiores, que vão para o Seio Sagital Superior, e inferiores, que drenam para o Transverso ou, no caso da Veia Cerebral Média Superficial, para o Seio Esfenoparietal) das quais Trolard, Labbé e a Veia Cerebral Média Superficial são as mais notórias por serem mais calibrosas. Se olhares em figuras, verás que existem diversas veias corticais de menor calibre, estas possuem a mesma função que as 3 maiores (drenar o córtex cerebral) mas muitas vezes não recebem nome devido ao tamanho e sua inconsistência / variação anatômica.
Vc sabe me dizer de onde o seio cavernoso se origina?
Olá.
O seio cavernoso recebe sangue, principalmente, das veias oftálmicas superiores, que passam pela fissura orbitária superior antes de atingí-lo, bem como das veias centrais da retina, os seios esfenoparietais e algumas outras veias menos relevantes.
Isso é relevante em algumas situações clínicas, como por exemplo a fístula carótido-cavernosa, onde sangue passa da carótida direto para o seio cavernoso, aumentando a pressão no mesmo. Isso gera sintomas oculares, como quemose, dor, diplopia (devido à paralisia de nervos cranianos injuriados pelo aumento da pressão dentro do seio cavernoso, por onde cursam), podendo-se inclusive auscultar um sopro ocular.
O sangue que passa pelo seio cavernoso segue então pelos seios petrosos superiores e inferiores, bem como pelo plexo basilar. Vale ressaltar que também existe uma comunicação entre os seios cavernosos, que são os seios interavernosos.
Muito bom