@@tiogustaoficial os bi articulados operam com 3 vagões, não há projetos de tri articulados pois não seriam capazes de fazer curvas. um bi articulado curva a partir do primeiro conjunto de rodas, e os outros os seguem, já no modelo de trem sobre rodas cada conjunto de rodas tem sistema de direção elétrico que se corrige independentemente dos outros, o que permitirá no futuro operar com 4, 5, 6 ... 8 carros, tudo claro depende da demanda, o que não falta na China
Achei bem interessante, aliás até porque poderia ser implementado nas vias segregadas dos BRTs aqui do Rio sem muita mudanças, apenas fazendo a parte sinalizadora no piso para guiar o trem(?) e isso sairia mais barato de implementar!
Há cerca de 11 anos, houve em uma faculdade no interior de minas, o desenvolvimento conceitual de um trem como este, cujos truques (conjuntos de rodas) moviam com direção elétrica orientados por tartarugas que funcionariam como trilhos ... nunca passou disso pois a faculdade que se dizia polo de inovação, não chegou nem a desenvolver um projeto, ficando apenas no conceito.
Muito bom!! Fascinante!! Meio de transporte lindíssimo, leva bastante passageiros, é sustentável e bem mais em conta por não ter os custos de instalação dos trilhos! A minha cidade é pequena, não tem esses meios de transportes, mas vejo pela TV e internet, cidades com VLT e outros meios, me fascina! Esse, tem a beleza de um VLT, mas não precisa dos trilhos.🚃❤👍
@@anibalcarrion5913 não daria certo, como cada conjunto de rodas se guia individualmente, o veículo ainda é lento. Já existe há anos e mesmo na China, com toda demanda existente, só opera em 1 linha. Quem sabe em alguns anos a tecnologia se torne confiável e segura o suficiente para velocidade de cruzeiro de uma rodovia
Aqui na Grande São Paulo poderia ser utilizado no Corredor São Mateus Jabaquara, nos corredores da Nove de Julho e Marques de São Vicente e no futuro BRT ABC e também no Expresso Tiradentes.
Uma das principais vantagens do trem é que ele usa trilhos e não gera engarrafamentos. Aí aparece alguém com a brilhante idéia de coloca o "trem" pra andar no meio das ruas... Kkkkkkk
Um biarticulado como os de Curitiba porém mais moderno. Sonho em ver esses aqui em Cascavel no Paraná. Chegamos agora com os elétricos chineses incluindo articulados, primeira prefeitura do Brasil a fazer esse tipo de aquisição, as demais cidades existem por meio das empresas prestadoras. Foi construído aqui um eletroterminal para abastecer e uma usina solar para garantir a produção de energia. É o transporte verde de Cascavel. Valeu pelo vídeo. Abraço.
Amigo, é claro que serão construídas vias próprias para esse veículo, assim como são construídos os corredores da 9 de julho, Santo Amaro, ABD, Líder e Morumbi. Não vai ser para andar em quebrada da periferia. Nenhum lugar do mundo é assim.
Isso é um VLP com cara de VLT, correto? Parece legal, mas tirando a parte autonoma qual seria a vantagem para uma cidade implementar ele invés de um rede de ônibus eletrificados?
O interessante que pode ter 3 ou 4 vagões, portas amplas que facilitam muito a entrada e saida de passageiros e o custo de implantação comparado a outras alternativas pode ser menor, mas é um item de nicho, inda mais na realidade de terreno acidentado que são as cidades no brasil.
Como você disse é na realidade um VLP, com aparência de um bonde moderno biarticulado. Como esse veículo já havia sido apresentado na Europa anteriormente os chineses criaram um marketing diferenciado chamando o produto similar deles de trem sem trilhos.
Não é um ônibus, o conceito do ART se diferencia do ônibus por dois de detalhes: o ônibus articulado só pode ser no máximo biarticulado (Carro Motor+ 2 Carros Reboque), e no caso do ART pode ser configurado em até 6 carros (Carro Motor + 1 a 4 Carros Reboque + Carro Motor) (E se não me falha a memória, pode ser até 8 na configuração Carro Motor + 7 Carros Reboque + Carro Motor) e a segunda é que o ônibus articulado é unidirecional, ou seja: ele só pode seguir em uma única direção, sendo que se for para seguir na direção oposta. é obrigatório uma manobra de conversão de direção, já o ART é bidirecional, ou seja, ele não precisa fazer tal manobra para seguir um sentido oposto, creio que seria interessante para voce ver um sistema que é proximo a esse ART, o VLP (Veiculo Leve Sobre Pneus) de Medellín, na Colômbia (esse video aqui : ruclips.net/video/F0vLsOn_Aw8/видео.html) que é o sistema mais próximo do ART, a única diferença é que o VLP de Medelín precisa de um trilho guia, e o ART não precisaria, já que o trilho guia é digital.
@@remersonsilva5984 Vi o vídeo, mas parece bem lento, ainda mais compararmos com o metro de SP. Ele pode chegar perto da velocidade daqui? A vantagem pelo jeito é nessa questão de desfiladeiros, para ter força para subir e etc
Não, porque querendo ou não ele segue um trilho e tem mais capacidade do que um ônibus ou BRT. Aliás, os trens do metrô de Santiago - Chile usam pneu ao invés de trilho, nem por isso vejo gente chamando eles de "ônibus subterrâneos" ou algo assim.
Pra Brasilia que não investe em metrô e VLT e as pistas de BRT na maioria só rodam onibus comuns, seria uma boa alternativa esse trem sem trilhos. Daria maior vazão nos horarios de pico e para mais regiões
Em Brisbane, na Austrália, existe um projeto de dois corredores exclusivo pra ônibus que é um trem sem trilhos, em que serão 100% elétricos, onde este projeto é chamado de Brisbane Metro.
Eu moro aqui em Brisbane. Na verdade não é um trem sem trilhos e sim um ônibus biarticulado de carregamento rápido. Ele já existe na Suiça, pesquisa pelo TOSA, mas nunca foi aplicado como um BRT, esse vai ser o primeiro. É só um nome sem noção que deram ao projeto.
Implantar um sistema de VLST em tempo mínimo! Pode-se colocar em vias expressas, ele sai da via para pegar passageiros sem uso de estações em determinados pontos e retorna para a via quando chegar em trecho movimentado podendo circula entre o transito normal.
@@guilima3097DRT tem todos os benefícios de um VLT com a diferença que o trilho é pintado na rua ao invés de ser colocado trilho convencional, ou seja, é mais VLT do que BRT
Essa empresa poderia financiar uma pesquisa publica sobre a linha 18 bronze e tentar captar novamente esse projeto, talvez ainda de tempo de fazer a linha bronze sair do papel.
Vendo este video, me revolta, pq tudo no Brasil, exatamente tudo que é novo, moderno, e que facilita a vida do povo lá fora, aqui é caro, muito demorado e burocrático! Vemos outros lugares evoluindo e o nosso país segue retrógrado, atrasado!
Porque a atual prefeitura de SP, fez contratos de BRT em SP, sendo que a possibilidade de se transportar mais pessoas por esse trem! Seria interessante instalar esse tipo de trem na radial Leste e Aricanduva.
A Ferrari dos trens atualmente são os trens chineses. São muito superiores aos trens europeus. Superiores a qualquer trem italianos. Olha que de trens italianos eu entendo, pois moro em Pádova Itália.
Pessoal passando vergonha no RUclips que confundem sem saber a diferença entre o ônibus articulado e o ART (Automatic Rapid Rail Transit), primeiro que no caso do ART, a condução é por sistema de trilhos digitais, ou seja, essas faixas pintadas no trajeto predefinido, o segundo é que diferente dos ônibus articulados, que podem ser biarticulados, o ART pode ser configurado de 2 (Carro Motor + Carro Motor) a 6 carros (Carro Motor + 1 a 4 Carros reboque + 1 Carro Motor), diferente dos ônibus articulados que no máximo podem ser configurados com 2 carros (Carro Motor + Carro Reboque) ou os ônibus biarticulados, que podem ser configurados no máximo 3 carros (Carro Motor + 2 Carros Reboque),e a terceira e mais essencial para diferenciar os sistemas, é que o ART é bidirecional, ou seja, ele pode se movimentar em ambas as direções, sem a necessidade de manobra, já os ônibus articulados e biarticulados são unidirecional, ou seja, para ele seguir um sentido oposto, teria que fazer uma manobra circular, o que se colocar em um modelo de sistemas BRT por exemplo, teria que se criar um espaço maior para que o ônibus articulado e biarticulado seguisse um sentido contrario. É em suma um veiculo interessante, pois poderia ser usado em corredores de ônibus com uma remodelagem para 6 carros, assim adequando para grandes cidades, como São Paulo, interligando terminais rodoviários de bairros a estações de trem e metrô, e até mesmo com passagem de nível prioritários ao ART, muito melhor que esses corredores de ônibus, que temos hoje em dia, que só atendem ônibus biarticulados, sendo que esses não tem mais capacidade suficiente para atender aos usuários do transporte publico, os ônibus biarticulados só servem mesmo para atender bairros a terminais, e no caso desse ultimo deveria estar conectado a sistemas como o ART, que certamente atenderiam as demandas da cidade, diminuindo drasticamente o transito da cidade, dando melhor condição aos moradores da cidade.
O VEREADOR ABILIO BRUNINI LANÇOU ESSA IDEIA PRA O ATUAL GOVERNADOR DE MT AI TA PENDENTE DO BRT VAMO VER SE MUDAM DE OPINIAO NA GRANDE CUIABA ATE FINAL DO TERMINO DA PISTA EXCLUSIVA DO MODAL
é a mesma vantagem de um VLT, um veiculo leve só que sobre pneus seria um VLP aqui no brasil, ele é largo e piso baixo para não facilitar o capotamento, e tem portas largas e comporta muita mais pessoas que um BRT por exemplo que a maioria são piso alto, e a IA dele ja ajuda muito
@@v8fepasa É oq então? Tô fazendo uma pergunta simples, pq os trens do metrô de Santiago têm as mesmas características, possibilidades e capacidades q um trem do metrô de SP, a diferença é que aq se usa trilho e lá se usa pneu.
@@itsmesook. Cara, é só uma opinião! Tem gente que gosta de escrever com Canete preta. Outros gostam gostam de escrever com caneta azul. Uns gostam de jogar futebol nos fins de semana. Outros gostam de pescar. Não estou falando que o meu ou o seu argumento está certo ou errado. É apenas opinião. Há quem ache melhor o time do Corinthians e há quem gosta de outro time!
Eu achava que não tinha condutor. Então a tarefa do condutor é atenção na pista, abrir e fechar portas, acelerar e freiar como os trens comuns. Bom, esse articulado pode tranquilamente substituir as linhas de BRT como os do Rio que tem pretensão da VLTzação como chamaram. E quem sabe os de Curitiba
Já vi gente falando que VLT é igual BRT só que com mais capacidade e sobre trilhos, o que é vdd, mas aí o DRT que é bem mais parecido com VLT, vocês querem comparar com BRT? Não entendi até agora a lógica
@@itsmesook. a lógica é muito, mas muito simples! um ônibus com leitor ótico programado pra seguir linhas pontilhadas. acharam bonitinho dar nome de trem, mas é *idêntico* aos projetos de ônibus articulados.
Um desses no Expresso Tiradentes ficaria muito bom!
@dg1busos, sem dúvidas. Melhor que carro a diesel.
Uma opção mais barata no formato vlt, não necessita da instalação dos trilhos. Uma saída p cidades pequenas e q não tem BRT, vlt ou metrô
È um ônibus jumento e ja existe BRT
muito bacana esse trem e valeu por tomar essa chuva para mostrar para nos.
Verdade! 👍👍
É um ônibus articulado gourmet 😂😂😂
Busão Articulado: Railway edition 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
conceitualmente pode operar com mais vagões. na Turquia estão desenvolvendo com 4 vagões.
@@caiovaz6417 os onibus bi articulados também suportam 4 carros acoplados, basicamente é a mesma coisa só que com uma nova roupagem e um nome bonito.
@@tiogustaoficial os bi articulados operam com 3 vagões, não há projetos de tri articulados pois não seriam capazes de fazer curvas. um bi articulado curva a partir do primeiro conjunto de rodas, e os outros os seguem, já no modelo de trem sobre rodas cada conjunto de rodas tem sistema de direção elétrico que se corrige independentemente dos outros, o que permitirá no futuro operar com 4, 5, 6 ... 8 carros, tudo claro depende da demanda, o que não falta na China
@@caiovaz6417 vdd vc está certo, esse novo trem é muito melhor.👍
Achei bem interessante, aliás até porque poderia ser implementado nas vias segregadas dos BRTs aqui do Rio sem muita mudanças, apenas fazendo a parte sinalizadora no piso para guiar o trem(?) e isso sairia mais barato de implementar!
chinese here, this is just a bus with extra steps (although it could be a predecessor to light rail and might work out in some cities)
Há cerca de 11 anos, houve em uma faculdade no interior de minas, o desenvolvimento conceitual de um trem como este, cujos truques (conjuntos de rodas) moviam com direção elétrica orientados por tartarugas que funcionariam como trilhos ... nunca passou disso pois a faculdade que se dizia polo de inovação, não chegou nem a desenvolver um projeto, ficando apenas no conceito.
Essa tecnologia vai mudar tudo que sabemos sobre o futuro da mobilidade urbana. Incrível!!!!!! Otimo video!!!!!
Parabéns pelo seu belo trabalho !!!!
Muito bom!! Fascinante!! Meio de transporte lindíssimo, leva bastante passageiros, é sustentável e bem mais em conta por não ter os custos de instalação dos trilhos! A minha cidade é pequena, não tem esses meios de transportes, mas vejo pela TV e internet, cidades com VLT e outros meios, me fascina! Esse, tem a beleza de um VLT, mas não precisa dos trilhos.🚃❤👍
Excelente alternativa para o trem entre São Paulo x Santos. Desce a Imigrantes e chega rápido no litoral
Bem pensado! Seria uma solução interessante. Pena que os interesses rodoviaristas ainda prevaleçam por aqui...
@@anibalcarrion5913 não daria certo, como cada conjunto de rodas se guia individualmente, o veículo ainda é lento. Já existe há anos e mesmo na China, com toda demanda existente, só opera em 1 linha.
Quem sabe em alguns anos a tecnologia se torne confiável e segura o suficiente para velocidade de cruzeiro de uma rodovia
Aqui na Grande São Paulo poderia ser utilizado no Corredor São Mateus Jabaquara, nos corredores da Nove de Julho e Marques de São Vicente e no futuro BRT ABC e também no Expresso Tiradentes.
O político faz de tudo pra não construir trem. O que o povo quer? Trem. O que o político entrega: mais ônibus
Uma das principais vantagens do trem é que ele usa trilhos e não gera engarrafamentos. Aí aparece alguém com a brilhante idéia de coloca o "trem" pra andar no meio das ruas... Kkkkkkk
Um biarticulado como os de Curitiba porém mais moderno. Sonho em ver esses aqui em Cascavel no Paraná. Chegamos agora com os elétricos chineses incluindo articulados, primeira prefeitura do Brasil a fazer esse tipo de aquisição, as demais cidades existem por meio das empresas prestadoras. Foi construído aqui um eletroterminal para abastecer e uma usina solar para garantir a produção de energia. É o transporte verde de Cascavel. Valeu pelo vídeo. Abraço.
Se colocar esse "trem" aqui em São Paulo, não vai sobra nenhum amortecedor inteiro devido a muitas irregularidade do asfalto além dos buracos.
🤣🤣🤣
Amigo, é claro que serão construídas vias próprias para esse veículo, assim como são construídos os corredores da 9 de julho, Santo Amaro, ABD, Líder e Morumbi. Não vai ser para andar em quebrada da periferia. Nenhum lugar do mundo é assim.
@@candidato252002
Os corredores de ônibus novos do Brasil, piso é cheio de irregularidades.
@@MOSITR uma pergunta: você já esteve em outros países que lhe desses propriedade na comparação dos pisos destes com os pisos aqui do Brasil?
@@dg1busos
Já, o asfalto de buenos Aires é melhor do que do Brasil
🤣🤣🤣🤣
@@MOSITR pelo jeito você deve ter mastigado um pedaço do asfalto de lá para poder elaborar tal definição kkk
Isso é um VLP com cara de VLT, correto?
Parece legal, mas tirando a parte autonoma qual seria a vantagem para uma cidade implementar ele invés de um rede de ônibus eletrificados?
Aqui em SP da certo não...prefeitura ta "recapeando" boa parte da cidade e a sinalização vem bem depois.
O interessante que pode ter 3 ou 4 vagões, portas amplas que facilitam muito a entrada e saida de passageiros e o custo de implantação comparado a outras alternativas pode ser menor, mas é um item de nicho, inda mais na realidade de terreno acidentado que são as cidades no brasil.
Como você disse é na realidade um VLP, com aparência de um bonde moderno biarticulado. Como esse veículo já havia sido apresentado na Europa anteriormente os chineses criaram um marketing diferenciado chamando o produto similar deles de trem sem trilhos.
Ou seja... Um ônibus articulado pilotado por IA? Top hahahahah
só não atropelar e tá top
Não é um ônibus, o conceito do ART se diferencia do ônibus por dois de detalhes: o ônibus articulado só pode ser no máximo biarticulado (Carro Motor+ 2 Carros Reboque), e no caso do ART pode ser configurado em até 6 carros (Carro Motor + 1 a 4 Carros Reboque + Carro Motor) (E se não me falha a memória, pode ser até 8 na configuração Carro Motor + 7 Carros Reboque + Carro Motor) e a segunda é que o ônibus articulado é unidirecional, ou seja: ele só pode seguir em uma única direção, sendo que se for para seguir na direção oposta. é obrigatório uma manobra de conversão de direção, já o ART é bidirecional, ou seja, ele não precisa fazer tal manobra para seguir um sentido oposto, creio que seria interessante para voce ver um sistema que é proximo a esse ART, o VLP (Veiculo Leve Sobre Pneus) de Medellín, na Colômbia (esse video aqui : ruclips.net/video/F0vLsOn_Aw8/видео.html) que é o sistema mais próximo do ART, a única diferença é que o VLP de Medelín precisa de um trilho guia, e o ART não precisaria, já que o trilho guia é digital.
@@remersonsilva5984que vacilo da apresentação então, deveria colocar 4 ou 5 vagões pra todos entender o diferencial dele.
@@remersonsilva5984 Vi o vídeo, mas parece bem lento, ainda mais compararmos com o metro de SP. Ele pode chegar perto da velocidade daqui? A vantagem pelo jeito é nessa questão de desfiladeiros, para ter força para subir e etc
Belo ônibus
Ou seja, um ônibus?
Eu comecei uma guerra😂😂😂😂
Não, porque querendo ou não ele segue um trilho e tem mais capacidade do que um ônibus ou BRT. Aliás, os trens do metrô de Santiago - Chile usam pneu ao invés de trilho, nem por isso vejo gente chamando eles de "ônibus subterrâneos" ou algo assim.
mt maior a capacidade que um ônibus poderia ter, mesmo sendo um brt
@@itsmesook. É pneu ao invés de ferro, e não ao invés de trilho
@@emmanoelaraujo1697 Um onibus articulado nada +
@@semprequevoceolharoscoment1843 então o metrô chileno é ônibus subterrâneo
Pra Brasilia que não investe em metrô e VLT e as pistas de BRT na maioria só rodam onibus comuns, seria uma boa alternativa esse trem sem trilhos. Daria maior vazão nos horarios de pico e para mais regiões
Tem um monte desses em Ctba, SP e RJ também.
Em SP quase não se veh mais os de 3 partes.
@@walandeoliveirarodrigues3564 sim, muito caro de se manter numa cidade com relevo altamente acidentado que nem São Paulo.
Não, o que tem nessas cidades é BRT, no caso do Rio tem VLT também, mas esse não tem em nenhum canto do Brasil
Em Brisbane, na Austrália, existe um projeto de dois corredores exclusivo pra ônibus que é um trem sem trilhos, em que serão 100% elétricos, onde este projeto é chamado de Brisbane Metro.
Eu moro aqui em Brisbane. Na verdade não é um trem sem trilhos e sim um ônibus biarticulado de carregamento rápido. Ele já existe na Suiça, pesquisa pelo TOSA, mas nunca foi aplicado como um BRT, esse vai ser o primeiro. É só um nome sem noção que deram ao projeto.
Implantar um sistema de VLST em tempo mínimo! Pode-se colocar em vias expressas, ele sai da via para pegar passageiros sem uso de estações em determinados pontos e retorna para a via quando chegar em trecho movimentado podendo circula entre o transito normal.
Ou seja, um BRT
@@guilima3097DRT tem todos os benefícios de um VLT com a diferença que o trilho é pintado na rua ao invés de ser colocado trilho convencional, ou seja, é mais VLT do que BRT
Trem sem trilho? Meu Deus 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
pois é, já existe isso há muito tempo, se chama ônibus.
@@AndreNaves nossa, 🤯🤯🤯🤯🤯 eu nn sabia, achav que era navio
Essa empresa poderia financiar uma pesquisa publica sobre a linha 18 bronze e tentar captar novamente esse projeto, talvez ainda de tempo de fazer a linha bronze sair do papel.
Eu lembrei do VLP.
É basicamente um VLP
@@raulcarlos , na verdade é uma mistura de VLP com VLT.
Vendo este video, me revolta, pq tudo no Brasil, exatamente tudo que é novo, moderno, e que facilita a vida do povo lá fora, aqui é caro, muito demorado e burocrático!
Vemos outros lugares evoluindo e o nosso país segue retrógrado, atrasado!
em curitiba tem isso a anos e mais anos.
e belo horizonte tambem nao tao moderno mas tem
Pra locais planos funcionaria muito bem.
Essse veículo fica preso no trânsito
Ideal mesmo p/ as grandes cidades metrô , trem , monotrilho e fura fila de SP
1:12 do nada o lenin so observando ali kkkk
Olhem, pela proposta, ele fucarua bem adequado a realidade brasileira. Economizariamos com infraestruturas !!!!
Implantar nas capitais brasileiras e nas médias cidades brasileiras!!!
Boa Alternativa para Curitiba
Porque a atual prefeitura de SP, fez contratos de BRT em SP, sendo que a possibilidade de se transportar mais pessoas por esse trem! Seria interessante instalar esse tipo de trem na radial Leste e Aricanduva.
só colocar esse trem na BRT que vai fazer, imagina esse bicho trocando de faixa kkkk
A Ferrari dos trens atualmente são os trens chineses. São muito superiores aos trens europeus. Superiores a qualquer trem italianos. Olha que de trens italianos eu entendo, pois moro em Pádova Itália.
Pessoal passando vergonha no RUclips que confundem sem saber a diferença entre o ônibus articulado e o ART (Automatic Rapid Rail Transit), primeiro que no caso do ART, a condução é por sistema de trilhos digitais, ou seja, essas faixas pintadas no trajeto predefinido, o segundo é que diferente dos ônibus articulados, que podem ser biarticulados, o ART pode ser configurado de 2 (Carro Motor + Carro Motor) a 6 carros (Carro Motor + 1 a 4 Carros reboque + 1 Carro Motor), diferente dos ônibus articulados que no máximo podem ser configurados com 2 carros (Carro Motor + Carro Reboque) ou os ônibus biarticulados, que podem ser configurados no máximo 3 carros (Carro Motor + 2 Carros Reboque),e a terceira e mais essencial para diferenciar os sistemas, é que o ART é bidirecional, ou seja, ele pode se movimentar em ambas as direções, sem a necessidade de manobra, já os ônibus articulados e biarticulados são unidirecional, ou seja, para ele seguir um sentido oposto, teria que fazer uma manobra circular, o que se colocar em um modelo de sistemas BRT por exemplo, teria que se criar um espaço maior para que o ônibus articulado e biarticulado seguisse um sentido contrario.
É em suma um veiculo interessante, pois poderia ser usado em corredores de ônibus com uma remodelagem para 6 carros, assim adequando para grandes cidades, como São Paulo, interligando terminais rodoviários de bairros a estações de trem e metrô, e até mesmo com passagem de nível prioritários ao ART, muito melhor que esses corredores de ônibus, que temos hoje em dia, que só atendem ônibus biarticulados, sendo que esses não tem mais capacidade suficiente para atender aos usuários do transporte publico, os ônibus biarticulados só servem mesmo para atender bairros a terminais, e no caso desse ultimo deveria estar conectado a sistemas como o ART, que certamente atenderiam as demandas da cidade, diminuindo drasticamente o transito da cidade, dando melhor condição aos moradores da cidade.
Daria muito certo no Expresso Tiradentes.
Esse sera o futuro do brt do rj
A estrutura toda é de um trem/metro. Abaixo dele é pneu?
Se não tem trilho, tem pneu, se tem pneu é um ônibus.
Já tinha visto falar nesse tipo de trem mas na China eu não consegui entender os eixos dele igual eixos de ônibus ?
esse ai SERIA IDEAL PARA BAIXADA CUIABANA CBA VG
O VEREADOR ABILIO BRUNINI LANÇOU ESSA IDEIA PRA O ATUAL GOVERNADOR DE MT AI TA PENDENTE DO BRT VAMO VER SE MUDAM DE OPINIAO NA GRANDE CUIABA ATE FINAL DO TERMINO DA PISTA EXCLUSIVA DO MODAL
Foi isso que foi prometido em SJC e entregaram BRT!
Também conhecido como ônibus.
Qdo vai vim esse para SP
Vai ter vídeo do CINOVA H2 movido a hidrogênio?
Mas pq um trem? Qual a velocidade?
Implantem aqui em Maringá PR!!!
E muito legal eu gostei
TRADUZINDO : ÔNIBUS GERAÇÃO Z, BUSÃO ENZO VALENTINA
oxe KKKK tão metendo briga de geração até nisso, cria vergonha na cara
Ele é muito bonito e aparentemente funcional, mas não é um trem, pois não usa trilhos! rsrsrsrs
o que será que acontece se alguém apagar essas faixas na rua??
Este ônibus articulado gourmet entre em operação na China. O ônibus gourmet ficará para o Expresso Tiradentes. Renato Lobo no InnoTrans 2024.
Um minhocão enfeitado.
Qual é a vantagem de um trem sem trilho em relação a um trem com trilho ou com um ônibus articulado?
Quanto ao ônibus articulado, nenhuma. Quanto ao trem com trilho, as mesmas do ônibus articulado...
@@gohanssj48 então é só firula marketeira haha
@@rob_v_te uma vez por ano alguém fala desse ônibus glorificado.
O custo de implementação é menor que sistemas sobre trilhos, e a capacidade é maior que a de ônibus articulados ou BRTs
é a mesma vantagem de um VLT, um veiculo leve só que sobre pneus seria um VLP aqui no brasil, ele é largo e piso baixo para não facilitar o capotamento, e tem portas largas e comporta muita mais pessoas que um BRT por exemplo que a maioria são piso alto, e a IA dele ja ajuda muito
Agora pneu de trem fura! 😂
Manda para o Gov Sp
A China é demais!❤
Sem condutor?
encontrou o pessoal da NEXT MOBILIDADE ai ? só que não.....jamais investiram nesse nível de qualidade
Isso e um minhocão,imagina um desses nas avenidas de sum Paulo hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha
Os BRTs do Brasil podiam ser isso aí. Parece transportar muito mais pessoas e o design tanto interno como externo é bem mais bonito
Trem sem trilhos , para mim, não é trem
os trens do metrô de Santiago no Chile usam pneu, eles são o que pra você então?
Trem sem trilhos nao é trem. Ja falei!@@itsmesook.
@@v8fepasa É oq então? Tô fazendo uma pergunta simples, pq os trens do metrô de Santiago têm as mesmas características, possibilidades e capacidades q um trem do metrô de SP, a diferença é que aq se usa trilho e lá se usa pneu.
@@itsmesook. Cara, é só uma opinião! Tem gente que gosta de escrever com Canete preta. Outros gostam gostam de escrever com caneta azul. Uns gostam de jogar futebol nos fins de semana. Outros gostam de pescar. Não estou falando que o meu ou o seu argumento está certo ou errado. É apenas opinião. Há quem ache melhor o time do Corinthians e há quem gosta de outro time!
Lá na China trem 🚆 🚆 sem trilhos aqui trem 🚆 🚆 🚆 fora dos trilhos nada de linha 17😂😂😂😂
Alo Eduardo Paes, bora trocar o brt por esse ai rs
Esse "trem" poderia ser a suloção para substituir o VLT de Cuiabá
isso ai no corredor de trolebus aqui do abc ia fazer um estrago, o vlt não parece ser possivel
Na onde e isso
Isso eh tipo um mega trolebus do futuro.
Está aí um “trem” interessante para cidades que não tem esse meio de transporte.
PODERIAM SER COLOCADOS NO SISTEMA FURA FILA AQUI EM SÃO PAULO
Praticamente é um VLT bem moderno, muito legal essa tecnologia
Acho melhor que um VLT convencional pq não precisa abrir o chão pra por o trilho
@@itsmesook. VLT , é veiculo leve sobre trilhos, cade o trilho ai ?
È um ônibus articulado e nada +
Tá na hora da Marcopolo fazer um VLT sem trilhos para rodar em centros urbanos como esse VLT da crrc
veiculo leve com pneus. ( vlp)
E os freios pneumáticos? Na ladeira vai de caminhão desgovernado?
esse "trem" não pode subir/descer ladeira
E um seguidor de linha, igual aos robozinhos educativos em aulas de robótica.
É um ônibus!
Ou seja; um BRT que anda como o automatismo de Tesla.
Pela altura dele em relação ao solo, e se depender de avenidas bem niveladas, já era...
Eu achava que não tinha condutor. Então a tarefa do condutor é atenção na pista, abrir e fechar portas, acelerar e freiar como os trens comuns. Bom, esse articulado pode tranquilamente substituir as linhas de BRT como os do Rio que tem pretensão da VLTzação como chamaram. E quem sabe os de Curitiba
Como ele para em pé??????
Concordo que o mapas em telas de LED a cima das portas são melhores, mais não precisa chamar os atuas de horroroso kkk
Os caras estão em 2050...
Ainda prefiro aqueles ônibus com canaleta australianos
Primeira lombada montanha do Brasil e desmonta todo rsrsr
Eles podiam substituir os Brts do Brasil
“Trem sem trilhos”
… então, um ônibus?
o metrô no Chile usa pneu, vai falar que é ônibus subterrâneo?
@@itsmesook. Vc não sabe o que é um trilho ? tem pneus mas ainda sim roda sobre trilhos que os guia
BRT com sensores
Uma boa alternativa para o BRT!
Muito estreito!
*parecidíssimo* com o ônibus articulado 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
só é mais tecnológico.
Já vi gente falando que VLT é igual BRT só que com mais capacidade e sobre trilhos, o que é vdd, mas aí o DRT que é bem mais parecido com VLT, vocês querem comparar com BRT? Não entendi até agora a lógica
@@itsmesook. a lógica é muito, mas muito simples! um ônibus com leitor ótico programado pra seguir linhas pontilhadas. acharam bonitinho dar nome de trem, mas é *idêntico* aos projetos de ônibus articulados.
Trem sem trilhos chama-se biarticulado.
Melhor falar VLT sem trilhos. Não é um trem.
Se não tem trilhos é um ônibus.
Corre bino! É uma cilada.
👍🏻