Cultivo de Pessegueiro e Desbrota com Sergio Semerdjian
HTML-код
- Опубликовано: 22 янв 2025
- Siga e se inscreva no canal Oficial do Sergio Semerdjian
/ @brfanaticosporparreir...
São Paulo é uma cidade reconhecida por sua multiplicidade étnica e cultural. Japoneses, portugueses, italianos e descendentes de diversos outros países, principalmente da Europa e da Ásia, ajudaram a construir a identidade da maior cidade do Brasil. Por vezes, vemos essas histórias contadas em livros, filmes e exposições. No entanto, a comunidade armênia é uma das que não ganham esse destaque.
Registrar memória do povo armênio e narrar a vinda desses imigrantes ao Brasil foi o que levou a historiadora Sonia Maria de Freitas a mergulhar em um longo trabalho de pesquisa e produzir a obra ‘Presença Armênia em São Paulo: imigração, negócios, identidade, religião e interação social’, 11º livro publicado pela autora.
Ao longo de 236 páginas da publicação, o leitor encontrará depoimentos de descendentes armênios, centenas de fotos e documentos que relatam a chegada dos primeiros grupos de imigrantes em São Paulo, no início do século XX, na esperança de encontrar no Brasil uma oportunidade para recomeçar a vida. Nessa época, muitos armênios deixaram o país após o genocídio que matou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923.
A autora destaca este fato como um dos motivos que despertaram sua atenção para o povo armênio. “No ano 2000, no Museu da Imigração de São Paulo, tive contato com alguns sobreviventes do genocídio e a oportunidade de perceber essa força do povo armênio, que tem uma trajetória admirável de muita luta, trabalho e fé”, destaca a escritora.
O livro foi escrito a partir de vasta pesquisa em arquivos públicos e privados, entrevistas com armênios que vieram refugiados ao Brasil e também com seus descendentes, que mantiveram viva a cultura do país, incluindo as tradições religiosas, a língua, os costumes familiares e a culinária armênia.
Outro ponto de destaque da obra é o registro da trajetória que esse povo percorreu no último século, como a importância do bairro Presidente Altino, em Osasco, para a instalação da comunidade armênia na região e a sua participação no setor de calçados, que foi uma das principais fontes de renda de grande parte dos imigrantes, que chegaram ao país sem recursos financeiros.
“A pesquisa está muito bem documentada, inclusive com informações inéditas e com uma importante participação das famílias armênias, que foram personagens principais desta linda história que merece ser contada”, finaliza a autora.
Famílias armênias ajudaram na realização deste projeto
Desde o início da pesquisa até a publicação do livro passaram-se quase duas décadas. Sonia Freitas relata que durante esse tempo teve muito apoio de algumas famílias armênias, e não apenas nas entrevistas orais e por abrirem a porta de suas casas e compartilharem fotos, documentos e histórias, mas também financeiramente para cobrir os custos que envolvem a produção de um livro como este.
O empresário Sérgio Semerdjian, que é filho de armênios, foi o responsável pelo convite para que Sonia reunisse suas pesquisas e transformasse o que inicialmente era uma tese de doutorado em livro. Entusiasta de sua cultura, o descendente patrocinou a curadoria do livro e outros custos que oportuniz
Além da família de Sérgio, outras famílias armênias também colaboraram com a autora na coleta de dados e nos depoimentos, entre elas as famílias: Manissadjian, Rizkallah, kurdjian, Markossian, Burbulhan, Pamboukian, Kahvegian, Cumrian e Dichtchekenian.
Lançamento e vendas
A obra já tem dia e hora para ser lançada e contará com uma celebração especial. No dia 2 de novembro, das 15 às 19h00, será realizado o lançamento do livro no Clube Armênio, Rua Professor Ascendino Reis, 1450, Vila Clementino, em São Paulo.
O livro estará à venda no próprio Clube e em outras entidades da comunidade Armênia em São Paulo, além de ser comercializado pela internet.
Sonia Maria de Freitas é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou como pesquisadora e curadora no Museu da Imagem e do Som e no Museu da Imigração, em São Paulo. Há 25 anos, dedica-se ao tema dos imigrantes que se instalaram em São Paulo, sobretudo os portugueses.
Ao longo de sua carreira, publicou onze livros, muitos deles com a temática da imigração na cidade de São Paulo, entre eles a obra Presença portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial, 2006). Graças ao seu empenho em estudar e retratar a história de emigração dessas pessoas, foi agraciada com diversos prêmios e homenagens, entre eles homenagens da Câmara Municipal de São Paulo pela realização da exposição Memórias da imigração espanhola (1998) e pelos relevantes serviços prestados à comunidade portuguesa (2010), além do 30º Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, pela obra Presença Portuguesa em São Paulo (2007) e Prêmio Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil pela obra O café e a imigração (2004).
Rapaz, guarda estes vídeos, o Sérgio é uma enciclopédia vivo, será uma relíquia daqui a cem anos, muita saúde Sérgio...
Admiracao pelo Senhor Sergio, armenio que admiro pela dedicacao e contribuicao aos apaixonados pela fruticultura...artesanal
Sou fã dessa galera aí. Só quem tem gosto bom vai curtir isso ai
Coisa linda ! ❤
Lugar mais lindo, tem de tudo, amo os vídeos, é tanta coisa que se aprende, Sérgio está deixando a chácara cada dia mais bonita, é de uma organização, dedicação, tudo maravilhoso.....
Que bacana. 👏👏👏😀😀🙃🙃🙂🙂
Muito bom colher frutas em casa hoje eu vou ser a segunda pessoa a comenter
Boa noite! Muito bom os vídeos do do seu canal . Moro no Nordeste na Chapada Diamantina há alguns anos acompanhado esse canal planta em casa já tiver resultados surpreendentes.
Muito bom Toquinho! Continue fazendo os vídeos com o Sérgio na sua chácara! É muito bom e recompensador poder absorver esse conhecimento vital! Like !
Mestre Sergio Semerdjian mexe com as frutíferas com uma intimidade incrível, sem medo de errar. 😍❤️👏👏👏👏👏 Chegaria nesse nível, após umas 100 vidas 😂😂😂 Admiração e Gratidão sempre ❤️🙌🙏🙌❤️ Abraços 🤗🤗 (Luiza)
Coisa linda de ver esses pêssegos Parabéns para vocês!! Abraços Deus abençoe🌱🌱
Sérgio é um mestre de primeiríssima qualidade! 👏👏🥰🥰
Bom dia prof. Obg p aula mto boa esxelente um abraço f c Deus vida longa ao amigo e família
Amo pêssego, minha boca encheu dágua. Parabéns 👏👏
Saudades
ESSE É O MESTRE , HUMMM DEU VONTADE DE COMER PÊSSEGO KKK , TO INDO NA VERDUREIEA COMPRAR RSRS , VALEU TOQUINHO , SILVIO E O SÉRGIO ......
Obg sr Sergio,comecei gostar de cultivar uvas graças a ver ele falando sobre a terra ,plantas e suas historias de vida.gratidão.
Tudo muito lindo!
Gostaria de ter o rubi mel, mas não acho mudas aquu no Rio Grande do Sul.
Que saudades eu estava do Sérgio! Abraços de Goiás querido mestre!
Boa noite meu povo 💐. UM abraço de Goiás pra todos vcs do canal 💞💞💞💞
Sergio
Gosto muito de assistir teus vídeos
Deus Abençoe Sérgio
Parabéns! Ter o conhecimento como plantar em casa é bom. Gosto de pêssego e lidar com a planta é tudo de boom. ✌️💕👏👏👏👏👍🏻👍🏻
Meu Deus, coisa mais linda, minha fruta predileta, amooooooo pêssego 🍑!!!! Show de vídeo mto obrigado!!!! Deus abençoe grandemente vcs!!!!
Eu sou fã do Sérgio!!!
Ele é uma benção! Um anjo na terra passando um vasto conhecimento importantíssimo; não tenho conhecimento no assunto mas sou apaixonado pela natureza. Mas o conhecimento que ele adquiriu não é normal, é Dom de Deus, conhecimento que até engenheiro agrônomo duvida.
Que Deus continue te abençoando sempre!!!
Grande abraço Sérgio!!!
Bom dia tudo bem noro em Londrina no Paraná tenho naquetarina e pelego no quintal eles estão crescendo muito posso podar o amo tudo
Que beleza, plantar e colher não tem preço, a melhor coisa pra o corpo e mente, saudações de Alagoas
Nossa achei muito bonito o pêssego e parece o caroço ser solto da fruta. Da vontade de plantar uma muda só não sei se adapta bem a serra gaúcha
AMO 😍 pomar assim, pêssego 🍑 e tomate 🍅 juntos 🤣🤣🤣 adoro.
Boa tarde, aprendo muito com o Sérgio, obrigado por fazer os vídeos. Ele vende mudas de pêssego e uva ? Obrigado desde ja
quem vende mudas de pêssego e o Sr. Jose Barros o Sergio tem videos com ele
Que coisa lindaaaaa esse pêssego vocês estão fazendo vontade hahaha
Gente ! Eu tenho tanta vontade de conhecer a todos ,pena que não tenho uma chácara ,minhas frutíferas são todas em vasos !
Quero uma muda!!
Tá assistindo seu vídeo e vi do mesmo do meu então ele é rubimel doce mto gostoso e guando posso fazer a poda está na florada um abraço
Olá pessoal morro em Chapecó SC tem alguém q possa me explicar quais variedades de pêssego q amadurece entre setembro e outubro na minha região obrigado
Conheci o canal hoje e já me apaixonei. Como faço para conseguir essas espécies sugeridas pelo Sr. Sergio?
Que bonito! Este é o que conhecíamos como branco duro?
Olá a todos.
Tenho um pé de pêssego que virou uma árvore de 5 mts por falta do trato cultural (podas), o tronco esta com uma grossura de um cano de 200mm. Pergunto: Se eu fizer uma poda drástica aos 40cm do solo eu corro o risco de perder a planta? Obrigado.
Eu quero muda desse pêssego rubimel
Comprei um terreno e já tinha um pé de pêssego com 2 metros e não sei qual a espécie tem como identificar através da folha ou fruto poderia fazer um vídeo ou me ensinar
O senhor poderia vender pra nós as mudas de rubimel seu Sérgio 👏👏👏😊
Também quero ❤, alguém conseguiu saber como podemos comprar a muda?
Esse pêssego"rubimel" produziria na minha região? Estamos na zn da Mata mineira
Bom dia mestre Sérgio, tenho uma pergunta se puder,.
Tenho um Restaurante e bem aberto bate bastante Luz Natural e Sol tambem, gostaria de colocar uma Árvore dentro se pudesse me indicar qual seria a mais indicada. Agradeço
Aqui não dá nada não sei c e porque é pé franco e é novo será que é isso aí 🤔🤔c possível me manda o link de um fornecedor destas variedade de pêssego 🍑 agradeço muito 🤝🤝, vou fazer isso aí com este agora então 🤝🤝
Moro no Ceará clima muito quente...será que dá esse fruto aqui...
Nao cabeça chata kkk
Enxertei o meu hoje em primeiro de Abril, será que vai dar certo?
Professor Sérgio eu tenho só pé de pêssego enorme eu podei limpei e tá bem florido ele é pingo de mel ou rubimel ? Obrigada
Show heim qual o mês para poda da nectarina ?
Alguém poderia me dizer se o pêssego rubemel e o oromel é o mesmo .
Oi Sérgio boa tarde???
Eu me chamo Paulo e moro em Belo Horizonte MG. Eu tenho o pêssego rubro mel e gostaria de saber como fazer mudas apartir de estaquia??
Obrigado??
O-lá 🙌
É sempre um prazer ouvir as explicações do Sergio, quanto conhecimento. Teria algum email pra contato da equipe?
Grande abraço a todos.
ola boa tarde, gostaria de saber como faz para comprar mudas?
Gosto de frutas 'meio' verdes e crocantes
Consigo cultivar pêssego 🍑 em Pernambuco proximo ao litoral?
Boa noite. Tudo bem? Colhi meus pêssegos há 2 semanas e agora o pé está com uma espécie de gel transparente em alguns galhos. O que eu faço? Nunca tinha aparecido.
Silvio é muito parecido com Elon Musk.... Parabéns pelos vídeos!!!
EU SÓ José Pedro EU quero saber como que Faso para meu sítio dá feijão milho
Quero saber o nome do livro que vcs falam na descrição desse vídeo. Quero comprá-lo. Me ajudam aí. 👏👏👏✌✌✌💯💯💯💯💯
Que vontade de comer esses pessegos tirados do pe....
Encherto que o Silvio fez né um pé de jurubeba com outras frutas
Pessoal, como faço para adquirir um galho ou muda desse doradão? Vocês vendem?
Em q momento ensaca fruta p não dar bicho?
Que pêssego 😋🍑 lindo 💖
Quando estiver do tamanho de uma azeitona
Kkk...confesso que podei...em vez de desbrota e não comi pêssego...veremos agora ...o que aprendi...kkk