Minha opinião, sendo bem sincero, acredito que deveriam ser diferentes as placas, concordo plenamente, tenho um passat 87 o mais original possivel, mas com algumas modificações que ja vieram nele desde o primeio dono...
@@Tubarao_Da_vendinha Na teoria, agora é assim. A placa branca com letra cinza é para ser usada em carros de coleção modificados e a preta com letras brancas nos carros de coleção originais. Mas, na prática, todo mundo está emplacando com a preta mesmo.
Estou restaurando um Santana 85 CS, era do meu falecido velho, cresci nele e na família desde 0KM. Hoje está na funilaria e volta restaurado original. Assim que esse carro receber a placa preta, sera feito um upgrade no motor, com injeção eletronica programável e um belo jogo de rodas e amortecedores rebaixados, aí sim o carro vai ser atualizado como eu sempre sonhei. Entre a placa preta e o upgrade, prefiro dirigir um carro antigo mais atualizado e confiável.
Tipo colocar freio a disco e aumentar a tala da roda, deveria contar como uma coisa normal,sem contar que isso aumenta a segurança e dirigibilidade do veículo
Tenho um vectra gls 1997, daqui a 3 anos ele fara 30 anos, modifiquei os cubos de roda e freios colocando as do vectra CD que sao maiores e melhores para frenagem, a diferença esta nos freios a disco na traseira e serem 5 furos, acho justo a modificação, pelo kit ser todo original do carro, mudando so a configuração
Eu gostei da nova modificação na lei! Ela é importante até para melhorar o uso do carro! Exemplo: melhorar freio, alguns itens de segurança, direção e etc....eu adorei....nem sempre dá pra manter um carro "ze frisinhado"! Como você disse: o legal do carro é curti lo e usa lo! Carro parado não conta história!
Gostei disso! Porquê os caras não valorizam os carros que não estejam brilhando ,os modificados são os piores 😊! Eu acho super interessante os fuscas trabalhadores ❤que estão nas ruas.
Perfeito, eu sou a favor com critério, meu carro por exemplo tem modificação de época desde 1974 , tem valor tanto como um original, ou seja tem tanto peso histórico quanto um original.
Eu respeito quem se prende muito a o veículo 100% original, mas na minha opinião se alguém tem um carro antigo e quer modificar, e quer ter a placa preta eu acho de boa, melhorias com freio, fiação e etc, a final sempre que existe o carro existe a modificação
Estou restaurando um Fusca 71 nós padrões original,mas quero colocar um motor 1600 com dupla solex 40 e quem sabe algumas outras modificações no motor, seria legal se conseguisse colocar como carro de colecionador ❤️
@@Hussein-JNeto Tudo depende de diversos fatores, não é só do estado de conservação e das peças usadas. Um carro original, em condições iguais, tende a ter mais valor que um de mesmo modelo, porém restaurado. Mas um restaurado bem feito pode valer mais que um original caindo aos pedaços. O histórico do carro também conta, se é um modelo raro, se tem um histórico documentado, se foi de alguém famoso.... Por exemplo, um Escort XR3 em mal estado, que pertenceu, digamos, ao Ayrton Senna, pode valer mais que um XR3 zero km que foi conservado, mas que não tem histórico nenhum... Enfim, são diversas variáveis que podem influenciar no valor histórico do carro.
Tanto que antigamente também existia carros modificados de época, quem não apoia é quem quer meter massa no carro pra deixar ele de Zé frisinho sendo que não vale nada
Olá! Se for uma cor presente no catálogo de cores para o ano do carro em questão, pode sim. O que não é aceito na vistoria da placa preta é você pintar um carro 73 com uma cor de 95, ou então pintar um Fusca com uma cor de Opala, por exemplo. Abraço!
@@saunergarage ok, meu uno e CS 93 branco todo original segundo dono no ano que vem ele, já e considerado antigo aí, eu queria pintar ele de vermelho e colocar placa preta nele.
acho que vai ser igual nos EUA o valor historico na idade mas o que vale ser feliz nao ficar preso a criterios importante ser feliz ter um carro que voçe curta valor individual
@@WilsonmanuelbarbosaBarbosa Ele vai precisar passar pela vistoria de um clube e receber o certificado. Mas, antes de tudo, precisa ser regularizado para as placas atuais e, nesse caso de placa amarela, é um processo um pouco mais complicado. Mas é possível, desde que você tenha os documentos.
eu tenho um twingo 94 o carro foi inteiramente restaurado , motor , câmbio, suspensão e a cor exatamente original e coloquei um teto da Ragtop e pretendo colocar couro animal e está com roda Binno aro 13 de época! aí naoposso colocar a placa só porque o teto não veio ao Brasil e na Europa tem
Aí já é um caso mais difícil. Mas se tiver material pra comprovar a opção, deve passar sem maiores problemas, visto que todos os Twingos são importados. Mas tem que esperar completar 30 anos da mesma forma.
Os clubes precisam manter a estrutura e cabe a eles garantir a presevação da história. Não acho errado se filiar. O governo não iria ter como se responsabilizar por isso. Mas há clubes que só cobram a vistoria e emissão do certificado e não tem mensalidade.
@@heraldopedroza obrigar a se filiar está na lei, então não tem como escapar. O que muda é que alguns não cobram mensalidade ou anuidade, mas você tem que estar vinculado a um clube de qualquer forma. Já cobrar mensalidade ou não é da política de cada clube. Tem que ver se na sua região tem algum que não cobre.
@@saunergarage não existe a obrigatoriedade de filiação na lei. Vc está muito mal informado. Nem mesmo na Constituição Federal existe obrigatoriedade de filiação.
@@heraldopedroza você está certo. Me expressei mal. Na prática, exige-se que o carro faça parte de uma coleção. Um clube que tem filiados é considerada uma coleção. Foi uma forma que encontraram pra você se filiar, caso tenha só um carro. Se você é um grande colecionador, que tem muitos carros, não precisaria. Mas ainda assim tem de passar por uma instituição sem fins lucrativos e credenciado ao denatran para obter a placa preta. O problema é que o denatran só credencia clubes pra esse fim. E clube tem filiação. O ideal era ser como nos EUA. Você mesmo faz o registro de tudo e pronto. Não tem clube, nem nada. Você vai pra um clube só se quiser.
Olá, Lucas. Correto. Hoje em dia só carros de não inglesa com placa de coleção podem trafegar no país. Essa lei vai abrir mais possibilidades, inclusive para o mercado JDM. Abraço!
Eu estou negociando um Chevette, que é placa preta. Quero rebaixar um pouco e trocar as rodas porém manter tudo o resto original. Será que perco a placa preta ?
Olá, Lorenzzo! Vai depender da política de cada clube. Se a roda for de época, eles podem deixar você manter a placa preta ou então pedirem pra trocar para a placa de coleção com letra cinza e fundo branco, que é para carros de coleção personalizados agora. Na prática, em ambos os casos o carro vai manter o tipo "coleção" no documento, então você não deve ter maiores problemas se seguir os critérios que o clube indicar. Espero ter ajudado. Abraço!
@@Lorenzzomariano Mas você quer mesmo tirar a placa preta? Bom, se for o caso, é tranquilo, na hora da transferência você só precisa fazer um emplacamento normal, se você não for filiado a nenhum clube.
@@Lorenzzomariano Não é verdade. Primeiro porque se o novo dono não quiser ser filiado a um clube, ele pode trocar para uma placa mercosul comum. Não há nada que obrigue ele a se filiar a um clube. Isso seria inconstitucional. Segundo, um carro com placa preta que estiver irregular, na teoria, pode perder o certificado e ter de voltar a usar uma placa comum, então não faz sentido o que ele disse.
Bah, discordo totalmente. Mas também não dá pra esperar que qualquer lata velha tenha placa preta só por ser antigo. Não é um hobby barato, óvbio. Mas nem de longe é feito só pra rico. Mesmo porque o processo custa bem menos que uma CNH, por exemplo. Restaurar um carro sim custa caro e não é pra todo mundo. Mas, como eu disse, se o carro não estiver em condições, nem tem que ter placa preta mesmo.
Xará, boa tarde. É permitido instalar placa preta em veículos que incluíram ajuste de suspensão? Estou avaliando a aquisição de um fusca. Hoje o carro tem a placa preta, mas o cara pode muito bem ter colocado a suspensão após ter recebido a placa. Quando eu for transferir o veículo para o meu nome, terei que retornar para a placa convencional?
@@fuiembora567 Se você não for filiado a um clube, sim, vai ter de usar a placa mercosul normal. Se for, precisa fazer a vistoria no clube antes. O problema é que as vezes demora pra chegar o certificado. Veículos modificados podem sim receber placa de coleção. Pela lei atual, seria a placa branca com letras cinza. A preta seria para veículos originais. Mas, na prática, por falta do material refletivo cinza, o pessoal está emplacando carros modificados com a placa preta mesmo. Eu acho errado, mas... Sobre a suspensão, como eu disse, o carro modificado pode receber placa de coleção (em tese, a branca com letras cinza), porém, precisa de laudo legalizando a suspensão e vistoria especial do clube, para ver se há outras personalizações e se estas são de época e válidas. Espero ter ajudado. Abraço!
Jeitinho BR impera, isso é cultuado como um suprassumo. Essa lei é interessante veículos fora de série, com Dacon, Sousa Ramos entre outros, no meu caso nunca vi um com placa preta.
Gostei do vídeo. Então... Eu vejo algumas pessoas que pegam um modelo de Fusca por exemplo de 1965 e colocam a traseira tipo split do ano de 1955. Colocar peças de um ano diferente do modelo do carro faz com que perca a originalidade? É antigo do mesmo jeito.
Olá, Priscila. Nesse exemplo específico, perde a originalidade sim, porque altera a carroceria do carro para um modelo que não corresponde ao ano. Existem modificações bem menos invasivas e que são facilmente reversíveis, que não descaracterizar o carro. Para placa preta de originalidade, existem limites sobre o que se pode fazer. Abraço!
Eduardo ando acompanhando os carros placa preta a venda e 95% quando colocado a placa no site da FBVA da como placa inexistente. Fui ver com um estampador de placas e eles informaram que fazem com as letras cinza se o cliente quiser na hora da confecção da placa.
Olá, Felipe. Isso é lamentável, mostra o quanto o Brasil está longe de ser uma nação de verdade. Mas o fato de não aparecer no site da FBVA pode ser apenas falta de renovação do certificado, que agora na pandemia o pessoal deixou isso de lado. Mas também pode ser por falta do certificado, sendo uma placa ilegal mesmo. Se bem que o documento sem o "veículo de coleção" ainda vai denunciar que é uma fraude. É uma pena, o "jeitinho" sempre prevalece...
@@saunergarage pelo falta de renovação acredito que não seja, porque quando o carro está nessa situação aparece a devida informação no site. Além da placa treta agora temos a placa fake kkk
@@felipeassump um outro detalhe é quem nem todos os clubes são filiados à FBVA, então seus cadastros não vão aparecer no site. Isso já foi obrigatório, mas hoje não é mais.
Tenho um fusca 80 com rodas esportivas motor novo 4pneus novos lataria impecável só na minha mãos tem mais de 20 anos acho que aquele fuscas mesmo não sendo totalmente original também merece placa preta tem que levar em consideração a conservação do carro só no motor e pneus eu gastei 7 mil reais fica caro para manter carro antigo
Olá, Regis. Em parte, você está certo. Diretamente a lei não cita. Mas a resolução 56 estabelece que os critérios para emissão do certificado de originalidade são definidos pela entidade credenciada ao denatran. A portaria 3 estabelece que a FBVA seria a responsável por emitir o certificado e ela desenvolveu o formulário padrão de pontuação que é usado pelos clubes. Esse formulário estabelece essa pontuação mínima de 80 pontos (ou 80%). Embora a parte da portaria que dava exclusividade à FBVA de emitir o certificado de originalidade tenha sido revogada, ainda é de responsabilidade da entidade o controle e envio dos certificados emitidos nacionalmente ao denatran. Por esse motivos, todos os clubes, mesmo os não filiados à FBVA, ainda seguem essa mesma norma de 80 pontos para emissão do certificado. Isso na teoria é o que deveria ser. Na prática, a gente sabe que no Brasil as coisas não são bem assim. Agora, como isso fica a partir de abril, quando entram os modificados, ainda não sabemos.
@@saunergarage FBVA nada mais é que um clube como todos os demais clubes homologados do País. Não é nenhum órgão regulador. Órgao regulador é o DENATRAN e CONTRAN. Inclusive o nome "Federação" terá que ser substituído para pararem de causar esse tupo de confusão aos antigomobilistas!
@Regis Regis Sim e não, porque outros clubes repassam valores a FBVA como federação. E a FBVA é filiada à FIVA. Então ela tem um status diferente. Eu não acho ruim ter uma federação. Alguém precisa se responsabilizar por manter os padrões,.senão vira bagunça. Só temos algo minimamente organizado hoje por conta da FBVA. Mas tem o lado ruim também, e tem muitas falhas, como você disse. Mas ainda acho melhor com ela do que sem ela.
Olá, Anderson. Motor diferente invalida o processo de cara. Precisa ser o motor com código correto para o modelo do carro. Filtro esportivo vai depender do quanto altera as características, mas, no geral, perde pontos, mas não invalida.
@@saunergarage como eu sei se meu motor é o original do meu carro no caso meu carro é um gol quadrado 92 1.6 ap mais eu nao sei se este motor é o original do carro a cor do meu é bege arena aquela cor que tem moto 1000 por isso a duvida por que nao sei se esta cor saiu motor ap como eu consigo saber isso ?
@@garage82_ Você precisa buscar pelo código do motor pra ver se bate com o modelo do carro. Deve ter algum site que mostre isso, como tem para o Fusca. A cor provavelmente deve estar nos códigos de alguma plaqueta no carro, mas de Gol eu não entendo muito, então sugiro você procurar algum clube ou site especializado.
UMA DÚVIDA: Transferência de propriedade de um placa preta (mesma cidade (São Paulo x São Paulo) se faz necessária a troca da "placa preta" para essa placa Mercosul???
@@luciano_aroni Luciano. Perdão pela informação incorreta. Nosso amigo Regis tratou de corrigir. Tem a resolução 780/2019 que mudou a lei e permite sim manter a placa preta para o mesmo município. Por favor, desconsidere a informação anterior. Abraço!
Quem deve estar torcendo o nariz com a nova redação da lei é o mercado que utiliza da situação da "tal originalidade" para explorar valores exorbitantes em peças "originais" de época. Sendo que estes "Zé frisinhos" fazem o carro placa preta "original" para ganhar dinheiro e não manter o valor histórico dos mesmos!
Paulo, eu vejo pouca chance de a coisa mudar nesse sentido, mesmo com a nova redação. Carros customizados também estão caros, o mercado como um todo enlouqueceu. Uma pena.
Olá, Otávio. Vamos ver como vai ser. Acredito que cada clube vai definir o que é aceito e o que não é. Então devemos ter clubes especializados, por exemplo. Abraço!
LEGAL SUA KOMBI DE LEGO. É SENTA QUE VEM POLÊMICA. CARROS MODIFICADOS GANHA PLACA PRETA? É ESTRANHO. MAS CADA UM TERÁ SUA PRÓPRIA OPINIÃO. VI SEU VÍDEO VENDO SEU FUSCÃO VERDE HIPPIE,QUE FUSCÃO BONITO. TEM PAINEL JACARANDÁ. 4:03 EU TENHO ESSA KOMBI DE VIDRO DE COLOCAR BALA,E TENHO FUSCA TAMBÉM. ISSO SE DISSE DO 80% É VERDADE POIS O 20% PODE SER MODIFICADO..
Xará.... esse assunto (placa de colecionador) vai dar muito "pano pra manga!"... Eu "acho" que esse essa modificação no texto diminui a ação dos clubes, no que se refere à emissão do certificado, pois ficará descartada a avaliação técnica. Basta o proprietário ter o automóvel e o documento do carro com mais de 30 anos. Abs!
Estou comprando um Fusca 73 placa preta ,tenho que me associar p poder transferir p o meu nome ? O certo tbm seria fazer uma avaliação prévia correto ? Um grande abraço
Olá, Meliponario. Pra transferir para o seu nome com a placa preta você precisa estar associado a um clube com registro no Denatran. Avaliação prévia seria interessante apenas se você achar que o carro foi modificado e perdeu itens de originalidade. Caso contrário, faria apenas a vistoria oficial do clube mesmo. Mas cuide para que a data da vistoria esteja dentro do prazo pra fazer a transferência. Abraço!
Depende do clube. A maioria cobra uma anuidade. Mas isso não é regra. Existem clubes que cobram caro o processo da placa preta, mas não cobram anuidade. Os clubes filiados à FBVA, por exemplo, cobram anuidade e renovação da vistoria a cada 5 anos. Enfim, varia bastante
Faz parte, é um assunto que está longe de ser unanimidade. Mas acho que também não era justo carros modificados não poderem ser considerados "de coleção". Ainda temos de aguardar quais serão os critérios para os modificados, aí teremos isso mais claro.
@@saunergarage Concordo, não é justo com o modificado, entretanto não é justo com o original. Minha opinião, teria que ter duas placas, uma para original e outra para modificados.
Olá. Tenho dúvidas sobre como funciona a transferência de um veículo de placa preta. Difere em alguma coisa no procedimento de vistoria etc? Vi alguns comentários de que teria que refazer o certificado, isso procede?
Olá, Samuel. Bem-vindo ao canal! Primeiramente, vale lembrar que a placa preta não existe mais, então se você passar um carro placa preta pro seu nome, ele vai ter de ser emplacacado com a nova placa de coleção do Mercosul. Na teoria, você tem que fazer um novo certificado de originalidade quando o carro que já tem placa de coleção troca de dono. Só que você precisa agendar isso com o clube vistoriador com certa agilidade, pois precisa passar o carro por seu nome em 30 dias, senão leva multa.
Como bem lembrado por outro colega aqui nesse tópico, a excessão fica para transferências de veículos dentro do mesmo município. Nesse caso, não precisa trocar a placa para o novo formato. Abraço!
Ou seja: liberaram a palhaçada... Podem me bater! A placa de coleção surgiu para carros ORIGINAIS! Não tenho NADA contra alguém fazer o que bem entender com o próprio carro, gastando o próprio dinheiro! Mas no BR é assim: todo mundo pode fazer tudo, quem segue a "regra do jogo" tem que ficar calado e toca o barco... Como alguém vai certificar um carro antigo modificado?!?!?!?!?! Como certificar uma roda adaptada? Uma suspensão rebaixada? Um moto de Opala num Simca?!?!?! Não é questão de "glamour"! Simplesmente agora qualquer um vai ter a placa... É patético!
Depende do ponto de vista. Um cara que tem uma coleção de hot rods não tem veículos históricos também? Um carro de corrida dos anos 70 que foi modificado e ganhou campeonatos não tem valor histórico também? A placa de coleção surgiu pra permitir que veículos antigos pudessem rodar sem precisar seguir as normas atuais de emissões e segurança. A questão da originalidade veio só depois, e deixou muitas outras pessoas de fora por não poderem rodar com seus antigos modificados sem tomar multa. Agora esses carros também poderão rodar nas ruas e serem reconhecidos como carros de coleção, o que está corretíssimo. Os originais continuam sendo valorizados, não muda nada.
@@saunergarage Desculpa, Eduardo, mas desvalorizou agora... Respeito sua opinião e, como eu disse, cada um é livre pra fazer o que quiser com o próprio carro! Só que vc concorda que é muito fácil meter um turbo num Corcel, rebaixar, meter roda adaptada e aí colocar a placa preta só para burlar alguma regras de trânsito? Em questão de segurança, qual antigo é mais seguro: um original ou um modificado? No MEU ponto de vista, avacalharam o mundo do carro antigo... Os originais ficarão mais e mais segregados e sempre seremos tratados com pejoração... Triste dia....
Pra mim vc pode colocar num Fusca 1500 por exemplo uma única ou dupla Weber 40 ou outro tipo de carburador, mas modifica-lo para injetado aí já era pra mim n é mais original
muito bem explicado.
parabéns.
Valeu! 💪
Minha opinião, sendo bem sincero, acredito que deveriam ser diferentes as placas, concordo plenamente, tenho um passat 87 o mais original possivel, mas com algumas modificações que ja vieram nele desde o primeio dono...
@@Tubarao_Da_vendinha Na teoria, agora é assim. A placa branca com letra cinza é para ser usada em carros de coleção modificados e a preta com letras brancas nos carros de coleção originais. Mas, na prática, todo mundo está emplacando com a preta mesmo.
@@saunergarage ah pode crê, não sabia dessa informação amigo, ganhou um inscrito aí mano, gostei da sua explicação no vídeo e tals parabéns mano
@@Tubarao_Da_vendinha sempre às ordens! 😉
Estou restaurando um Santana 85 CS, era do meu falecido velho, cresci nele e na família desde 0KM. Hoje está na funilaria e volta restaurado original. Assim que esse carro receber a placa preta, sera feito um upgrade no motor, com injeção eletronica programável e um belo jogo de rodas e amortecedores rebaixados, aí sim o carro vai ser atualizado como eu sempre sonhei. Entre a placa preta e o upgrade, prefiro dirigir um carro antigo mais atualizado e confiável.
Dependendo do critério, fica legal. Tem que ver como cada clube vai fazer isso.
Tipo colocar freio a disco e aumentar a tala da roda, deveria contar como uma coisa normal,sem contar que isso aumenta a segurança e dirigibilidade do veículo
Exato! 💪
Tenho um vectra gls 1997, daqui a 3 anos ele fara 30 anos, modifiquei os cubos de roda e freios colocando as do vectra CD que sao maiores e melhores para frenagem, a diferença esta nos freios a disco na traseira e serem 5 furos, acho justo a modificação, pelo kit ser todo original do carro, mudando so a configuração
É um tipo de modificação que dificilmente vão te incomodar por causa disso. No máximo, perderia uns pontos na vistoria, mas talvez nem isso.
Eu gostei da nova modificação na lei! Ela é importante até para melhorar o uso do carro! Exemplo: melhorar freio, alguns itens de segurança, direção e etc....eu adorei....nem sempre dá pra manter um carro "ze frisinhado"! Como você disse: o legal do carro é curti lo e usa lo! Carro parado não conta história!
Esse é o espírito, Denys. Valeu!
vdd tenho um fusca 1300l tava todo ferrado arrumei deixei ele lindo e mais seguro
É isso ai
Sem contar que é difícil encontrar peças originais e pessoas especializadas ou que queiram consertar um fusca.
Falou tudo
Gostei disso! Porquê os caras não valorizam os carros que não estejam brilhando ,os modificados são os piores 😊! Eu acho super interessante os fuscas trabalhadores ❤que estão nas ruas.
Na teoria eles têm que estar em boas condições. Em carros todos detonados não faz sentido ter a placa preta. Mas com marcas de uso diário, sim.
Foi muito bom saber desta motivação, obrigado pelo vídeo 👍🏽
Obrigado por assitir! 😊
Perfeito, eu sou a favor com critério, meu carro por exemplo tem modificação de época desde 1974 , tem valor tanto como um original, ou seja tem tanto peso histórico quanto um original.
Exato, teu carro é o melhor exemplo pra esse caso. É modificado desde sempre, merece ser considerado carro de coleção! Abraço!
@@saunergarage abraço meu velho e parabéns pelos ótimos vídeos!
💪
Eu respeito quem se prende muito a o veículo 100% original, mas na minha opinião se alguém tem um carro antigo e quer modificar, e quer ter a placa preta eu acho de boa, melhorias com freio, fiação e etc, a final sempre que existe o carro existe a modificação
É por aí mesmo, tem que ter critério, claro. Mas modificados também são carros de coleção! Abraço!
Cara, perdoe-me. Nao imaginavaque o video fosse tão bom. Parabéns.
💪
Estou restaurando um Fusca 71 nós padrões original,mas quero colocar um motor 1600 com dupla solex 40 e quem sabe algumas outras modificações no motor, seria legal se conseguisse colocar como carro de colecionador ❤️
Olá, Jhonathan. Vamos ver quando saírem as tais regulamentações. Até o momento, não temos nada a respeito.
@@saunergarage conheci seu canal hj,estava olhando os vídeos sobre padrão original do fuscão,curti demais e aprendi muita coisa parabéns
Obrigado! A ideia é justamente ajudar quem está restaurando. Fico feliz que vide tenha gostado. Abraço!
Boa noite Eduardo. Você acha que tem menos valor (histórico) um Fusca 69 restaurado (nos padrões originais) do que um Fusca 69 original?
@@Hussein-JNeto Tudo depende de diversos fatores, não é só do estado de conservação e das peças usadas. Um carro original, em condições iguais, tende a ter mais valor que um de mesmo modelo, porém restaurado. Mas um restaurado bem feito pode valer mais que um original caindo aos pedaços. O histórico do carro também conta, se é um modelo raro, se tem um histórico documentado, se foi de alguém famoso.... Por exemplo, um Escort XR3 em mal estado, que pertenceu, digamos, ao Ayrton Senna, pode valer mais que um XR3 zero km que foi conservado, mas que não tem histórico nenhum... Enfim, são diversas variáveis que podem influenciar no valor histórico do carro.
@@saunergarage entendi. Obrigado, amigo, pela atenção.
Sou contra por exemplo carro rebaixado , maioria e surrado...
Alguns até são legais, desde que não baixem muito, pra ficar arrastando no chão. Aí já é manolagem.
Tanto que antigamente também existia carros modificados de época, quem não apoia é quem quer meter massa no carro pra deixar ele de Zé frisinho sendo que não vale nada
🤣
Boa noite, mudança de cor pode
Olá! Se for uma cor presente no catálogo de cores para o ano do carro em questão, pode sim. O que não é aceito na vistoria da placa preta é você pintar um carro 73 com uma cor de 95, ou então pintar um Fusca com uma cor de Opala, por exemplo. Abraço!
@@saunergarage ok, meu uno e CS 93 branco todo original segundo dono no ano que vem ele, já e considerado antigo aí, eu queria pintar ele de vermelho e colocar placa preta nele.
@@garagemdomagaiver1514 Tranquilo. É só procurar um vermelho do catálogo do ano dele e mandar ver! Boa sorte!
acho que vai ser igual nos EUA o valor historico na idade mas o que vale ser feliz nao ficar preso a criterios importante ser feliz ter um carro que voçe curta valor individual
Veremos. Tomara que seja por aí. Abraço!
Tenho um carro placa amarela o veículo fabricado em 1971 pode ser explicado para placa preta
@@WilsonmanuelbarbosaBarbosa Ele vai precisar passar pela vistoria de um clube e receber o certificado. Mas, antes de tudo, precisa ser regularizado para as placas atuais e, nesse caso de placa amarela, é um processo um pouco mais complicado. Mas é possível, desde que você tenha os documentos.
Tem uma opinião parcial a respeito, mas vou esperar o que vai ocorrer na prática para manifestar. Parabéns pelo trabalho.
Vamos aguardar. Já passou da hora de liberarem as tais resoluções...
eu tenho um twingo 94 o carro foi inteiramente restaurado , motor , câmbio, suspensão e a cor exatamente original e coloquei um teto da Ragtop e pretendo colocar couro animal e está com roda Binno aro 13 de época! aí naoposso colocar a placa só porque o teto não veio ao Brasil e na Europa tem
Aí já é um caso mais difícil. Mas se tiver material pra comprovar a opção, deve passar sem maiores problemas, visto que todos os Twingos são importados. Mas tem que esperar completar 30 anos da mesma forma.
Ser obrigado a se filiar é uma vergonha. Quer cobrar a emissão do Certificado tudo bem, mas obrigar a filiação é um absurdo.
Os clubes precisam manter a estrutura e cabe a eles garantir a presevação da história. Não acho errado se filiar. O governo não iria ter como se responsabilizar por isso. Mas há clubes que só cobram a vistoria e emissão do certificado e não tem mensalidade.
@@saunergarage e qual seria ? Pois só localizei clubes que obrigam a filiação.
@@heraldopedroza obrigar a se filiar está na lei, então não tem como escapar. O que muda é que alguns não cobram mensalidade ou anuidade, mas você tem que estar vinculado a um clube de qualquer forma. Já cobrar mensalidade ou não é da política de cada clube. Tem que ver se na sua região tem algum que não cobre.
@@saunergarage não existe a obrigatoriedade de filiação na lei. Vc está muito mal informado. Nem mesmo na Constituição Federal existe obrigatoriedade de filiação.
@@heraldopedroza você está certo. Me expressei mal. Na prática, exige-se que o carro faça parte de uma coleção. Um clube que tem filiados é considerada uma coleção. Foi uma forma que encontraram pra você se filiar, caso tenha só um carro. Se você é um grande colecionador, que tem muitos carros, não precisaria. Mas ainda assim tem de passar por uma instituição sem fins lucrativos e credenciado ao denatran para obter a placa preta. O problema é que o denatran só credencia clubes pra esse fim. E clube tem filiação. O ideal era ser como nos EUA. Você mesmo faz o registro de tudo e pronto. Não tem clube, nem nada. Você vai pra um clube só se quiser.
Meu vectra tem multimídia volante com comandos nele. Lanternas esportivas e rodas 17 do elite daqui a 9 anos vou por placa de colecionador sim
Tudo vai depender dos critérios do clube. Pelo visto, cada clube é que vai decidir o que pode e o que não pode.
isso facilita muito para que quer ter carros modificados que são dirigidos do lado direito pois eles só podem rodar com a placa preta
Olá, Lucas. Correto. Hoje em dia só carros de não inglesa com placa de coleção podem trafegar no país. Essa lei vai abrir mais possibilidades, inclusive para o mercado JDM. Abraço!
Eu estou negociando um Chevette, que é placa preta. Quero rebaixar um pouco e trocar as rodas porém manter tudo o resto original. Será que perco a placa preta ?
Olá, Lorenzzo! Vai depender da política de cada clube. Se a roda for de época, eles podem deixar você manter a placa preta ou então pedirem pra trocar para a placa de coleção com letra cinza e fundo branco, que é para carros de coleção personalizados agora. Na prática, em ambos os casos o carro vai manter o tipo "coleção" no documento, então você não deve ter maiores problemas se seguir os critérios que o clube indicar. Espero ter ajudado. Abraço!
@@saunergarage sabe me informar como faço pra tirar a placa preta do documento então ? Na transferência se eu pedir pra tirar já sai sem custo ?
@@Lorenzzomariano Mas você quer mesmo tirar a placa preta? Bom, se for o caso, é tranquilo, na hora da transferência você só precisa fazer um emplacamento normal, se você não for filiado a nenhum clube.
@@saunergarage liguei num despachante e ele me informou que não tem como tirar a placa preta se já tiver no documento. Isso é verdade mesmo ?
@@Lorenzzomariano Não é verdade. Primeiro porque se o novo dono não quiser ser filiado a um clube, ele pode trocar para uma placa mercosul comum. Não há nada que obrigue ele a se filiar a um clube. Isso seria inconstitucional. Segundo, um carro com placa preta que estiver irregular, na teoria, pode perder o certificado e ter de voltar a usar uma placa comum, então não faz sentido o que ele disse.
placa preta foi colocada pra rico ter exclusividade em carro de coleção
Bah, discordo totalmente. Mas também não dá pra esperar que qualquer lata velha tenha placa preta só por ser antigo. Não é um hobby barato, óvbio. Mas nem de longe é feito só pra rico. Mesmo porque o processo custa bem menos que uma CNH, por exemplo. Restaurar um carro sim custa caro e não é pra todo mundo. Mas, como eu disse, se o carro não estiver em condições, nem tem que ter placa preta mesmo.
Excelente vídeo!
Obrigado!
Xará, boa tarde. É permitido instalar placa preta em veículos que incluíram ajuste de suspensão? Estou avaliando a aquisição de um fusca. Hoje o carro tem a placa preta, mas o cara pode muito bem ter colocado a suspensão após ter recebido a placa. Quando eu for transferir o veículo para o meu nome, terei que retornar para a placa convencional?
A suspensão, no caso, foi alterada para ajuste com parafuso, onde você consegue erguer ou abaixar o carro.
@@fuiembora567 Se você não for filiado a um clube, sim, vai ter de usar a placa mercosul normal. Se for, precisa fazer a vistoria no clube antes. O problema é que as vezes demora pra chegar o certificado.
Veículos modificados podem sim receber placa de coleção. Pela lei atual, seria a placa branca com letras cinza. A preta seria para veículos originais. Mas, na prática, por falta do material refletivo cinza, o pessoal está emplacando carros modificados com a placa preta mesmo. Eu acho errado, mas...
Sobre a suspensão, como eu disse, o carro modificado pode receber placa de coleção (em tese, a branca com letras cinza), porém, precisa de laudo legalizando a suspensão e vistoria especial do clube, para ver se há outras personalizações e se estas são de época e válidas.
Espero ter ajudado. Abraço!
Jeitinho BR impera, isso é cultuado como um suprassumo.
Essa lei é interessante veículos fora de série, com Dacon, Sousa Ramos entre outros, no meu caso nunca vi um com placa preta.
Esses fora de série já recebiam placa preta antes, mas alguns clubes não aceitavam. Agora não tem mais isso. São veículos históricos também.
Boa.noiti.tenho.uma.d10.Praça.preta.ela.e.100.por dentro.orijinal.sou.fam.de.carro.antigo
Olá, Antônio. Bem-vindo. Curta muito o carro! Original ou não, os antigos são uma paixão. Abraço!
Gostei do vídeo. Então... Eu vejo algumas pessoas que pegam um modelo de Fusca por exemplo de 1965 e colocam a traseira tipo split do ano de 1955. Colocar peças de um ano diferente do modelo do carro faz com que perca a originalidade? É antigo do mesmo jeito.
Olá, Priscila. Nesse exemplo específico, perde a originalidade sim, porque altera a carroceria do carro para um modelo que não corresponde ao ano. Existem modificações bem menos invasivas e que são facilmente reversíveis, que não descaracterizar o carro. Para placa preta de originalidade, existem limites sobre o que se pode fazer. Abraço!
Eduardo ando acompanhando os carros placa preta a venda e 95% quando colocado a placa no site da FBVA da como placa inexistente. Fui ver com um estampador de placas e eles informaram que fazem com as letras cinza se o cliente quiser na hora da confecção da placa.
Olá, Felipe. Isso é lamentável, mostra o quanto o Brasil está longe de ser uma nação de verdade. Mas o fato de não aparecer no site da FBVA pode ser apenas falta de renovação do certificado, que agora na pandemia o pessoal deixou isso de lado. Mas também pode ser por falta do certificado, sendo uma placa ilegal mesmo. Se bem que o documento sem o "veículo de coleção" ainda vai denunciar que é uma fraude. É uma pena, o "jeitinho" sempre prevalece...
@@saunergarage pelo falta de renovação acredito que não seja, porque quando o carro está nessa situação aparece a devida informação no site. Além da placa treta agora temos a placa fake kkk
@@felipeassump um outro detalhe é quem nem todos os clubes são filiados à FBVA, então seus cadastros não vão aparecer no site. Isso já foi obrigatório, mas hoje não é mais.
Totalmente contra.
É polêmico, sem dúvidas, mas acho justo.
Tenho um fusca 80 com rodas esportivas motor novo 4pneus novos lataria impecável só na minha mãos tem mais de 20 anos acho que aquele fuscas mesmo não sendo totalmente original também merece placa preta tem que levar em consideração a conservação do carro só no motor e pneus eu gastei 7 mil reais fica caro para manter carro antigo
Não deixa de ser de coleção, mesmo não sendo original. É isso que a lei quer mudar. Abraço!
Perfeito!!!!!
💪
Não há percentual nenhum em lei como é dito!
Olá, Regis. Em parte, você está certo. Diretamente a lei não cita. Mas a resolução 56 estabelece que os critérios para emissão do certificado de originalidade são definidos pela entidade credenciada ao denatran. A portaria 3 estabelece que a FBVA seria a responsável por emitir o certificado e ela desenvolveu o formulário padrão de pontuação que é usado pelos clubes. Esse formulário estabelece essa pontuação mínima de 80 pontos (ou 80%). Embora a parte da portaria que dava exclusividade à FBVA de emitir o certificado de originalidade tenha sido revogada, ainda é de responsabilidade da entidade o controle e envio dos certificados emitidos nacionalmente ao denatran. Por esse motivos, todos os clubes, mesmo os não filiados à FBVA, ainda seguem essa mesma norma de 80 pontos para emissão do certificado. Isso na teoria é o que deveria ser. Na prática, a gente sabe que no Brasil as coisas não são bem assim. Agora, como isso fica a partir de abril, quando entram os modificados, ainda não sabemos.
@@saunergarage FBVA nada mais é que um clube como todos os demais clubes homologados do País. Não é nenhum órgão regulador. Órgao regulador é o DENATRAN e CONTRAN. Inclusive o nome "Federação" terá que ser substituído para pararem de causar esse tupo de confusão aos antigomobilistas!
@Regis Regis Sim e não, porque outros clubes repassam valores a FBVA como federação. E a FBVA é filiada à FIVA. Então ela tem um status diferente. Eu não acho ruim ter uma federação. Alguém precisa se responsabilizar por manter os padrões,.senão vira bagunça. Só temos algo minimamente organizado hoje por conta da FBVA. Mas tem o lado ruim também, e tem muitas falhas, como você disse. Mas ainda acho melhor com ela do que sem ela.
amigo me tira uma duvida se tiver motor diferente ou carro todo original mais o filtro do carro esta esportivo atrapalha para colocar placa preta ?
Olá, Anderson. Motor diferente invalida o processo de cara. Precisa ser o motor com código correto para o modelo do carro. Filtro esportivo vai depender do quanto altera as características, mas, no geral, perde pontos, mas não invalida.
@@saunergarage como eu sei se meu motor é o original do meu carro no caso meu carro é um gol quadrado 92 1.6 ap mais eu nao sei se este motor é o original do carro a cor do meu é bege arena aquela cor que tem moto 1000 por isso a duvida por que nao sei se esta cor saiu motor ap como eu consigo saber isso ?
@@garage82_ Você precisa buscar pelo código do motor pra ver se bate com o modelo do carro. Deve ter algum site que mostre isso, como tem para o Fusca. A cor provavelmente deve estar nos códigos de alguma plaqueta no carro, mas de Gol eu não entendo muito, então sugiro você procurar algum clube ou site especializado.
tem aquele estilo Brasileiro...tem historia tb...e a cor da placa continuará fundo branco com letra cinza?
Por enquanto, tudo indica que sim, a cor da placa vai permanecer. Mas já tem gente pressionando pra voltar a ser preta.
UMA DÚVIDA: Transferência de propriedade de um placa preta (mesma cidade (São Paulo x São Paulo) se faz necessária a troca da "placa preta" para essa placa Mercosul???
Infelizmente sim, Luciano. Trocou o dono, tem que trocar a placa, mesmo sendo da mesma cidade.
@@saunergarage Entendi...Uma pena! Obrigado pelo esclarecimento...
@@saunergarage negativo! Transferência entre proprietários do mesmo município a placa é mantida!
@@regisrodrigues8 você está certo. Esqueci da resolução 780! Obrigado pela correção!
@@luciano_aroni Luciano. Perdão pela informação incorreta. Nosso amigo Regis tratou de corrigir. Tem a resolução 780/2019 que mudou a lei e permite sim manter a placa preta para o mesmo município. Por favor, desconsidere a informação anterior. Abraço!
placa preto ja virou piada🤣
Pra quem faz dela uma piada, sim.
Quem deve estar torcendo o nariz com a nova redação da lei é o mercado que utiliza da situação da "tal originalidade" para explorar valores exorbitantes em peças "originais" de época.
Sendo que estes "Zé frisinhos" fazem o carro placa preta "original" para ganhar dinheiro e não manter o valor histórico dos mesmos!
Paulo, eu vejo pouca chance de a coisa mudar nesse sentido, mesmo com a nova redação. Carros customizados também estão caros, o mercado como um todo enlouqueceu. Uma pena.
Só queria meu Silvia s15 tunado com kit Rocket bunny e um escape foda e um aerofólio mais o povo complica pra crlh pqp
Olá, Otávio. Vamos ver como vai ser. Acredito que cada clube vai definir o que é aceito e o que não é. Então devemos ter clubes especializados, por exemplo. Abraço!
LEGAL SUA KOMBI DE LEGO.
É SENTA QUE VEM POLÊMICA.
CARROS MODIFICADOS GANHA PLACA PRETA?
É ESTRANHO.
MAS CADA UM TERÁ SUA PRÓPRIA OPINIÃO.
VI SEU VÍDEO VENDO SEU FUSCÃO VERDE HIPPIE,QUE FUSCÃO BONITO.
TEM PAINEL JACARANDÁ.
4:03 EU TENHO ESSA KOMBI DE VIDRO DE COLOCAR BALA,E TENHO FUSCA TAMBÉM.
ISSO SE DISSE DO 80% É VERDADE POIS O 20% PODE SER MODIFICADO..
Na verdade já deveria ser assim desde sempre. Vide outros países. :)
Ah, tem um Fusca azul de lego ali atrás de mim, mas ele acabou não aparecendo... 😊
Xará.... esse assunto (placa de colecionador) vai dar muito "pano pra manga!"...
Eu "acho" que esse essa modificação no texto diminui a ação dos clubes, no que se refere à emissão do certificado, pois ficará descartada a avaliação técnica. Basta o proprietário ter o automóvel e o documento do carro com mais de 30 anos.
Abs!
Sim, ainda vai dar muito o que falar. Já era pra ter saído a resolução sobre os modificados. Está atrasada. Vamos ver como vai ser.
Estou comprando um Fusca 73 placa preta ,tenho que me associar p poder transferir p o meu nome ? O certo tbm seria fazer uma avaliação prévia correto ? Um grande abraço
Olá, Meliponario. Pra transferir para o seu nome com a placa preta você precisa estar associado a um clube com registro no Denatran. Avaliação prévia seria interessante apenas se você achar que o carro foi modificado e perdeu itens de originalidade. Caso contrário, faria apenas a vistoria oficial do clube mesmo. Mas cuide para que a data da vistoria esteja dentro do prazo pra fazer a transferência. Abraço!
@@saunergarage com certeza teria que pagar uma mensalidade p esse clube ? alem de taxa de inscrição correto ?
Depende do clube. A maioria cobra uma anuidade. Mas isso não é regra. Existem clubes que cobram caro o processo da placa preta, mas não cobram anuidade. Os clubes filiados à FBVA, por exemplo, cobram anuidade e renovação da vistoria a cada 5 anos. Enfim, varia bastante
Não concordo, placa preta só p original. No caso do modificado tinha que vir escrito " genérico" .
Mesmo não concordando, vídeo ótimo.
Faz parte, é um assunto que está longe de ser unanimidade. Mas acho que também não era justo carros modificados não poderem ser considerados "de coleção". Ainda temos de aguardar quais serão os critérios para os modificados, aí teremos isso mais claro.
@@saunergarage Concordo, não é justo com o modificado, entretanto não é justo com o original. Minha opinião, teria que ter duas placas, uma para original e outra para modificados.
Olá. Tenho dúvidas sobre como funciona a transferência de um veículo de placa preta. Difere em alguma coisa no procedimento de vistoria etc? Vi alguns comentários de que teria que refazer o certificado, isso procede?
Olá, Samuel. Bem-vindo ao canal! Primeiramente, vale lembrar que a placa preta não existe mais, então se você passar um carro placa preta pro seu nome, ele vai ter de ser emplacacado com a nova placa de coleção do Mercosul. Na teoria, você tem que fazer um novo certificado de originalidade quando o carro que já tem placa de coleção troca de dono. Só que você precisa agendar isso com o clube vistoriador com certa agilidade, pois precisa passar o carro por seu nome em 30 dias, senão leva multa.
Como bem lembrado por outro colega aqui nesse tópico, a excessão fica para transferências de veículos dentro do mesmo município. Nesse caso, não precisa trocar a placa para o novo formato. Abraço!
Sou totalmente contra, perdeu a essência !
Qual essência?
Ou seja: liberaram a palhaçada... Podem me bater! A placa de coleção surgiu para carros ORIGINAIS! Não tenho NADA contra alguém fazer o que bem entender com o próprio carro, gastando o próprio dinheiro! Mas no BR é assim: todo mundo pode fazer tudo, quem segue a "regra do jogo" tem que ficar calado e toca o barco... Como alguém vai certificar um carro antigo modificado?!?!?!?!?! Como certificar uma roda adaptada? Uma suspensão rebaixada? Um moto de Opala num Simca?!?!?! Não é questão de "glamour"! Simplesmente agora qualquer um vai ter a placa... É patético!
Depende do ponto de vista. Um cara que tem uma coleção de hot rods não tem veículos históricos também? Um carro de corrida dos anos 70 que foi modificado e ganhou campeonatos não tem valor histórico também? A placa de coleção surgiu pra permitir que veículos antigos pudessem rodar sem precisar seguir as normas atuais de emissões e segurança. A questão da originalidade veio só depois, e deixou muitas outras pessoas de fora por não poderem rodar com seus antigos modificados sem tomar multa. Agora esses carros também poderão rodar nas ruas e serem reconhecidos como carros de coleção, o que está corretíssimo. Os originais continuam sendo valorizados, não muda nada.
@@saunergarage Desculpa, Eduardo, mas desvalorizou agora... Respeito sua opinião e, como eu disse, cada um é livre pra fazer o que quiser com o próprio carro! Só que vc concorda que é muito fácil meter um turbo num Corcel, rebaixar, meter roda adaptada e aí colocar a placa preta só para burlar alguma regras de trânsito? Em questão de segurança, qual antigo é mais seguro: um original ou um modificado? No MEU ponto de vista, avacalharam o mundo do carro antigo... Os originais ficarão mais e mais segregados e sempre seremos tratados com pejoração... Triste dia....
@@PetrolHeadBrasil discordo, mas certamente não é uma unanimidade. Eu achei boa a mudança.
@@saunergarage toda unanimidade é burra. É salutar existir divergências.
@@PetrolHeadBrasil com certeza, e que bom que podemos divergir em alto nível!
Pra mim vc pode colocar num Fusca 1500 por exemplo uma única ou dupla Weber 40 ou outro tipo de carburador, mas modifica-lo para injetado aí já era pra mim n é mais original
É um ponto. Mas temos de aguardar as tais regulamentações. Até agora, nada foi divulgado.