Simplesmente impactante e maravilhoso do início ao fim. Quando ela fala "por que chamas se não me conheces?" Eu me senti muito envergonhada, pois sou de família negra mas não conheço muito da cultura nem da religião. Gosto do pouco que eu sei da cultura, mas por ter a pele mais clara, por todos os privilégios que eu ganho, eu acabo não me sentindo parte dela, ainda estou muito confusa com o assunto colorismo e sobre como me afirmar, pois sinto que me falta algo, parece que alguma coisa foi tirada de mim. Meus familiares que tem a pele mais escura do que eu, nenhum deles teve contato com a cultura negra, tinha uma avó que era da umbanda mas não sei quase nada sobre o que era, só que era visto com maus olhos, e o pouco que eu estou descobrindo é pela internet. Percebo que não foi apenas o acaso de os meus familiares próximos serem católicos que eu não tive esse contato, mas sim que isso tem a ver também com essa cultura de embranquecimento e apagamento das raízes negras. Percebi ainda mais isso quando soube que onde eu estudo uma professora foi acusada de "estar batendo tambor" só por estar dando aula de cultura negra, quando tem mais de 3 grupos cristãos na mesma instituição. Sendo que ocorre cultos e louvores no meio do pátio. Eu sou cristã, não sigo nenhuma igreja mas acredito em Deus, e acho isso uma falta de respeito muito grande, valorizar uma religião e marginalizar completamente outra, esquecer a importância e representatividade que ela traz. Mas fico tão feliz de ver que o RUclips e a internet se tornou um espaço que proporciona essa visibilidade. Eu sei que ainda tem muito a ser feito e percorrido, sei que existem logaritmos, mas ainda assim é incrível ver esse vídeo nos meus recomendados. ♡♡♡
Isso é muito maluco. Eu me sinto um pouco na sua posição. Fui criado em família cristã e tudo parece não se encaixar comigo. Conheci o movimento negro e, de repente, me percebi negro e isso é libertador ao mesmo tempo que coloca uma responsabilidade nas suas costas. Eu ainda me sinto deslocado em algumas questões, principalmente de religião. Pela minha criação cristã e minha "desintegração" dela, me considero ateu. Então, ainda não compreendo a minha espiritualidade ancestral negra. Espero um dia ter esse retorno à Deus, ou algo assim.
. Os Europeus nos devem reparacoes pelo que fizeram com nossos ancestrais. Querem apagar o periodo da escravidao e ocupacao de nossas terras da historia. Pesquisa Malcom X.
Me sinto da mesma forma, tenho a pele um pouco clara, visto que sou fruto de um negro e uma indígena, mas o aculturamento dos dois lados é muito forte, tudo que sei hoje vem das minhas pesquisas e investigações, religião, cultura, costumes, tudo foi perdido pelas ultimas 3 gerações (não acho que a culpa seja deles), mas não vou desapontar meus ancestrais, nossa cultura vai se fortalecer sempre e resistir!
Me sinto da mesma forma. Me identifiquei muito com sua história. Também fui criada em igreja, mas foi na evangélica. Sei que minha familia por parte de mãe se converteram para o evangelismo. Sempre ouvi dos meus familiares que candomblé invocavam demônios. Além de outras religiões. Eu e minha irmã vivíamos com medo do que falavam. Fico feliz de hoje pensar diferente. Mas ainda me falta conhecimento e não sei por onde começar. Espero que com o tempo eu consiga.
Letra fantástica, eles fazem uso da nossa cultura e tradição, chegam até tirar proveito dela quando é interessante, mas "vá procurando que um dia cê acha".
"Porque tú me chamas se não me conhece?" Essa pra quem chama Esù a torto e a direita sem nunca sequer te colocado o pé dentro de um terreiro. "Vai procurando que um dia cê acha" S2
Para fazer coro e expressar minha opinião, ouvi a essa música como se falassem diretamente a mim. Tenho a impressão que pedi muito do universo por muitos anos, e principalmente nos últimos. Sinto que sinais aqui e ali e em determinadas horas me aparecem. Gosto muito da cantora, penso que ela aparece para falar com o público sobre seus pensamentos. Admito que ver bonecas brancas queimarem no fogo me trouxe um impacto porque já ouvi dizerem sobre o trabalho das amas de leite no período em que o Brasil era Colônia e outra vez me veio na imaginação a imagem real de pessoas escravizadas cuidando de filhos de famílias brancas. Disto a associação entre bonecos e pessoas brancas. De todo modo, acredito que tratar qualquer pessoa com rigidez e ciúme em relações pessoais é um hábito que traz somente dor e confusão. Não sei no que acredita, mas deixo um abraço.
No inicio também fiquei impactada com as bonecas sendo queimadas. Mas fiquei refletindo, e acho que simboliza queimar aquilo que é imposto como padrão. Meninas negras, até bem pouco tempo, não tinham nenhuma referencia em brinquedos, desenhos animados etc... Trabalhei em uma ONG que oferecia apoio psicossocial a crianças com HIV, e uma dessas crianças era uma menina negra que não gostava de crianças negras. Ela não se via como negra. É preciso trabalhar a identidade das crianças para que elas se aceitem e se amem como são.
Hoje lembrei de um sonho q tive com Esù não conheço muito da religião mas agora de madrugada acabo de conhecer essa música mano sei lá eu to chorando muito...
Acredito que quando ela fala " por que tu me chamas se não me conhece ?" ESú nós ajuda com nosso lado sombra que somos estimulados a reprimir, quando deveríamos aceita-lo e transmuta - lo, no entanto quando ela fala, "por que me chamas se não me conheces " Esu tá falando, pra que tu me chamas se tu não conhece nem a ti próprio. É o que eu acredito.
Querida Xênia. Agradeço ao Universo por eu ter vivido para ouvir e ver algo tão maravilhoso e importante para nós negros que nascemos neste país. A sensação de não pertencimento a este lugar sempre foi presente em mim. A sensação de estar sozinha, de não me enxergar. De não me reconhecer. Minha vontade nesse momento é de chorar. Um choro contido por 38 anos... Um choro represado... que foi se acumulando por tanto.... A canção me provoca uma emoção que o clipe conseguiu traduzir. Não dá pra explicar..... Cada um tem sua vivência e só quem sente sabe. Mexeu com tanta coisa aqui dentro...... Que vc não imagina!! Obrigada por estar onde está. Espero um dia ver um show seu e te conhecer. MUITO OBRIGADA! MUITO OBRIGADA! Sua arte é muito importante!!
Ontem à noite eu estava dormindo há horas em um sono profundo. A televisão ligada, como de costume, exibindo clipes de músicas aleatórias do RUclips. Fui acordado por esta música, não pq ouvi e gostei e sim pq fui despertado por ela. Agora estou aqui para conhecer melhor.
As criança negras albinas ❤❤❤❤ Foi muito importante lembrar delas nesse clipe 🥰 Eu li muito sobre elas, e nossa... é uma realidade muito triste em alguns lugares específicos do país
Que exu te traga todas as mensagens positivas para ainda mais a sucesso! Estou completamente apaixonado pelo seu trabalho, quantas referências! A boneca branca gente? A representatividade negra, os orixás, cruzamentos, natureza e energia. Estou de fato apaixonado por esse clipe!
Vc foi a melhor descoberta q fiz esse ano na música brasileira, vida longa ao seu trabalho e espero te ver crescendo enormemente! Volta no Rio smp, te adoro Deusa! 💛
Já fui em 2 shows da Xênia e posso dizer que foram umas das melhores experiências da minha vida. Mulher de energia incomparável , é cura, é força, é amor genuíno, é poder demais. ❤ admiro muito você, Xênia!
QUE HINO DE CLIPE!!! Fotografia e referências incríveis. Me arrepiei do início ao fim. Parabéns a Deusa Xenia e a todos os envolvidos nesse trabalho lindo!! 👏❤
RAPAZ NASCEU UMA ESTRELA BAHIANA! XENIA, VOCÊ NÃO TEM IDÉIA A QUANTIDADE DE VEZES QUE OUVI ESSA MÚSICA SUA, ESTAVA ANSIOSO PELO CLIP E ULTRAPASSOU AS EXPECTATIVAS. BOA SORTE NEGA , ARRASE! VC JA TEM UM FÃ! OBRIGADO POR NOS REPRESENTAR ♥ ARRASOU!!!!!!
Todos os dias eu vejo este vídeo e incontáveis são as vezes. Como é inspirador ver a cultura ancestral ser evidenciada, reafirmada e mostrada de maneira tão legítima! A cultura, história, fé, estética e sonoridade negra, sobretudo nossa afrobrasilidade, é uma riqueza! Xenia, obrigado por trazer de maneira tão poética! Tenho certeza de que Èsú, Òmólu e Oyá e os ancestrais se agraciaram com esta representatividade! Asè!
Parabéns Xenia França e tod@s envolvid@s nessa belíssima obra, esse vídeo leva as artes visuais, dança e música para novas paisagens e ideias. Tudo que precisamos. Abraços jjR
Xênia, você é uma dessas pessoas que vem na terra pra ajudar a equilibrar. Encharcada de entendimentos maiores. Já sou imensamente feliz em nascer na mesma época que você. Agradeço. Força!
Esta música mexe muito comigo em questões muito pessoais e psicológicas. Fui criado em família cristã e, olhando hoje, nada daquilo parece se encaixar comigo. Conheci o movimento negro e a história negra e, de repente, me percebi negro e isso é libertador, ao mesmo tempo que coloca uma responsabilidade nas suas costas. Eu ainda me sinto deslocado em algumas questões, principalmente a respeito de religião de matriz africana. Pela minha criação cristã e minha "desintegração" dela, me considero ateu hoje. Então, ainda não compreendo a minha espiritualidade ancestral negra. Mas espero um dia ter esse retorno à Deus, à África, ou algo assim. E esta música é um choque em mim, é uma (re)volta interna. Eu preciso conhecer Exu.
Que lindo Eli, me identifico com a sua história. Me permitir mergulhar na espiritualidade africana e está sendo uma vivência muito rica, é como se eu estivesse de volta pra casa, me sinto completo!
Porque tu me chamas se não me conhece? Forte demais essa frase ein? Eu tô encantada com as representações no clipe, eu caí de paraquedas aqui , já gostei de cara. Voz linda dessa mulher, e ela muito linda também! Eu me encantei muito tbm com o ponto do marabô , voz linda de quem estava cantando, tô sem palavras com o encanto que me causou ! Salve todo povo de aruanda !
Fico indiginado com uma obra-prima dessa, não tem o seu reconhecimentodevidoo. Parabéns Xenia, por fazer as pessoas pensarem sobre com a nossa história foi e é calada e esquecida todos os dias. Prabéns!
Essa letra é um manifesto, uma lição, e o videoclipe uma obra prima! Xenia França, me sinto honrada em ser da sua terra. A performance de "Pra Que Me Chamas?" no primeiro show das Aya Bass foi uma força que subiu da terra!
QUE LETRA, QUE ARRANJO, QUE INTERPRETAÇÃO, QUE MULHER, QUE CENÁRIO, QUE BASE! p.s. amei a ironia de se dizer que os baianos são lembrados apenas em fevereiro - mas, confesso que mantenho vocês à demasiado na minha - E AMO! CONTINUEM! #Achei
Meu deus Xenia é vida, é cultura, é representatividade, tudo isso misturado a uma finesse musical surpreendente e singular. É um prazer imensurável escultar, se envolver e conhecer esse universo que é a cultura afro e esse universo que é Xenia frança também !
Desde quando ouvi essa música pela primeira vez, eu esperava uma obra de tamanha magnitude visual, assim como a música música merece. A espera valeu a pena
Uaall... Não sei nem por onde começar... Que belo trabalho, uma riqueza de detalhes e informações, a letra, os cânticos, TUDO, absolutamente TUDO está muito bom. Eu amei cada cena!! Obrigado por esse presente !!! P.S: Melhor descoberta de 2018
Arrepiado do começo ao fim. Que seja celebrado o povo negro e sua linda essência ancestral! Lindo trabalho e respeito total a todos os envolvidos na sua realização e execução! Xênia dispensa comentários, já tem lugar cativo no meu ❤...
Espetacular!! Xênia, sou professor de Literatura Africana e te agradeço por respeitar nossos ancestrais.
Simplesmente impactante e maravilhoso do início ao fim.
Quando ela fala "por que chamas se não me conheces?" Eu me senti muito envergonhada, pois sou de família negra mas não conheço muito da cultura nem da religião. Gosto do pouco que eu sei da cultura, mas por ter a pele mais clara, por todos os privilégios que eu ganho, eu acabo não me sentindo parte dela, ainda estou muito confusa com o assunto colorismo e sobre como me afirmar, pois sinto que me falta algo, parece que alguma coisa foi tirada de mim.
Meus familiares que tem a pele mais escura do que eu, nenhum deles teve contato com a cultura negra, tinha uma avó que era da umbanda mas não sei quase nada sobre o que era, só que era visto com maus olhos, e o pouco que eu estou descobrindo é pela internet. Percebo que não foi apenas o acaso de os meus familiares próximos serem católicos que eu não tive esse contato, mas sim que isso tem a ver também com essa cultura de embranquecimento e apagamento das raízes negras.
Percebi ainda mais isso quando soube que onde eu estudo uma professora foi acusada de "estar batendo tambor" só por estar dando aula de cultura negra, quando tem mais de 3 grupos cristãos na mesma instituição. Sendo que ocorre cultos e louvores no meio do pátio. Eu sou cristã, não sigo nenhuma igreja mas acredito em Deus, e acho isso uma falta de respeito muito grande, valorizar uma religião e marginalizar completamente outra, esquecer a importância e representatividade que ela traz.
Mas fico tão feliz de ver que o RUclips e a internet se tornou um espaço que proporciona essa visibilidade. Eu sei que ainda tem muito a ser feito e percorrido, sei que existem logaritmos, mas ainda assim é incrível ver esse vídeo nos meus recomendados. ♡♡♡
Isso é muito maluco. Eu me sinto um pouco na sua posição. Fui criado em família cristã e tudo parece não se encaixar comigo. Conheci o movimento negro e, de repente, me percebi negro e isso é libertador ao mesmo tempo que coloca uma responsabilidade nas suas costas. Eu ainda me sinto deslocado em algumas questões, principalmente de religião. Pela minha criação cristã e minha "desintegração" dela, me considero ateu. Então, ainda não compreendo a minha espiritualidade ancestral negra. Espero um dia ter esse retorno à Deus, ou algo assim.
. Os Europeus nos devem reparacoes pelo que fizeram com nossos ancestrais. Querem apagar o periodo da escravidao e ocupacao de nossas terras da historia. Pesquisa Malcom X.
bizarro, é exatamente como me sinto, também sou afrobege e minha família é toda preta mas renega sua cultura
Me sinto da mesma forma, tenho a pele um pouco clara, visto que sou fruto de um negro e uma indígena, mas o aculturamento dos dois lados é muito forte, tudo que sei hoje vem das minhas pesquisas e investigações, religião, cultura, costumes, tudo foi perdido pelas ultimas 3 gerações (não acho que a culpa seja deles), mas não vou desapontar meus ancestrais, nossa cultura vai se fortalecer sempre e resistir!
Me sinto da mesma forma. Me identifiquei muito com sua história. Também fui criada em igreja, mas foi na evangélica. Sei que minha familia por parte de mãe se converteram para o evangelismo. Sempre ouvi dos meus familiares que candomblé invocavam demônios. Além de outras religiões. Eu e minha irmã vivíamos com medo do que falavam. Fico feliz de hoje pensar diferente. Mas ainda me falta conhecimento e não sei por onde começar. Espero que com o tempo eu consiga.
MEU DEUS que coisa mais linda! Que presente. Obra prima. ♥
Rizzih Vlog ne? Fiquei de cara, Merece muito mais views
💖💕
?
Casa comigo?
Eu vi no Queremos em 18. Pirei, amo
Letra fantástica, eles fazem uso da nossa cultura e tradição, chegam até tirar proveito dela quando é interessante, mas "vá procurando que um dia cê acha".
"Porque tú me chamas se não me conhece?" Essa pra quem chama Esù a torto e a direita sem nunca sequer te colocado o pé dentro de um terreiro. "Vai procurando que um dia cê acha" S2
finalmente entendi esses versos. muito obrigado.
Fazendo coro com o colega aqui. Gostei da música e do vídeo, mas acredito que não o desfrutei completamente pela falta de referências minhas rs.
Para fazer coro e expressar minha opinião, ouvi a essa música como se falassem diretamente a mim. Tenho a impressão que pedi muito do universo por muitos anos, e principalmente nos últimos. Sinto que sinais aqui e ali e em determinadas horas me aparecem. Gosto muito da cantora, penso que ela aparece para falar com o público sobre seus pensamentos. Admito que ver bonecas brancas queimarem no fogo me trouxe um impacto porque já ouvi dizerem sobre o trabalho das amas de leite no período em que o Brasil era Colônia e outra vez me veio na imaginação a imagem real de pessoas escravizadas cuidando de filhos de famílias brancas. Disto a associação entre bonecos e pessoas brancas. De todo modo, acredito que tratar qualquer pessoa com rigidez e ciúme em relações pessoais é um hábito que traz somente dor e confusão. Não sei no que acredita, mas deixo um abraço.
No inicio também fiquei impactada com as bonecas sendo queimadas. Mas fiquei refletindo, e acho que simboliza queimar aquilo que é imposto como padrão. Meninas negras, até bem pouco tempo, não tinham nenhuma referencia em brinquedos, desenhos animados etc... Trabalhei em uma ONG que oferecia apoio psicossocial a crianças com HIV, e uma dessas crianças era uma menina negra que não gostava de crianças negras. Ela não se via como negra. É preciso trabalhar a identidade das crianças para que elas se aceitem e se amem como são.
Hoje lembrei de um sonho q tive com Esù não conheço muito da religião mas agora de madrugada acabo de conhecer essa música mano sei lá eu to chorando muito...
A contribuição da Xênia pra cultura brasileira é inquestionável. Voa rainha.🎈💖💓💓💓💓
Arrepiadíssimo na parte do ponto de Exu Marabô. Clipe lindo!
SOS Astral Umbanda é vida, mas não é um ponto, é um oriki de Èsú, ancestralidade africana cultuada no Candomblé de nação Ketu.
@@jarellerocha você sabe se/onde tem áudio completo desse oriki?
Cultura Brasileira* umbanda é brasileira, candomblé é africana
@@namastebudda1046 candomblé tbm é brasileiro, mas de origem africana ^^
É uma energia forte né... axé nos envolvendo
" Porque tu me chamas se não me conhece? " Ancestralidade ♡
Tô com nó na garganta de emoção! Sinto o PODER! PODER meu, do meu povo! ✊
Voce ta com canal aqui no yt ?
Acredito que quando ela fala " por que tu me chamas se não me conhece ?" ESú nós ajuda com nosso lado sombra que somos estimulados a reprimir, quando deveríamos aceita-lo e transmuta - lo, no entanto quando ela fala, "por que me chamas se não me conheces " Esu tá falando, pra que tu me chamas se tu não conhece nem a ti próprio. É o que eu acredito.
XENIA VC ACABOU DE QUEBRAR A INTERNET MAIS UM VEZ
O clipe é um espetáculo! Mas confesso que não compreendo a letra. Qual a principal mensagem?
@@JessicaAlves-sn4hq sobre pessoas que ficam falando de exu sem saber quem ele é (minha compreensão foi essa) espero ter ajudado ;)
ESSA MULHER PRECISA URGENTE SER RECONHECIDA PELO MUNDO TODO, PORRA! IMPOSSÍVEL ESSE CLIPE SER MAIS PERFEITO QUE ISSO
SIMM!!!!!!!!!!!!!!!!!
to conhecendo hj
Aconteceu
Respeito ao povo preto, chega arrepia
Maravilho,muito bom de arrepiar
Querida Xênia. Agradeço ao Universo por eu ter vivido para ouvir e ver algo tão maravilhoso e importante para nós negros que nascemos neste país. A sensação de não pertencimento a este lugar sempre foi presente em mim. A sensação de estar sozinha, de não me enxergar. De não me reconhecer. Minha vontade nesse momento é de chorar. Um choro contido por 38 anos...
Um choro represado... que foi se acumulando por tanto.... A canção me provoca uma emoção que o clipe conseguiu traduzir. Não dá pra explicar..... Cada um tem sua vivência e só quem sente sabe. Mexeu com tanta coisa aqui dentro...... Que vc não imagina!!
Obrigada por estar onde está.
Espero um dia ver um show seu e te conhecer.
MUITO OBRIGADA! MUITO OBRIGADA!
Sua arte é muito importante!!
Ual, Xenia. Que lindo esse clipe, fotografia impecável. Amei
Ontem à noite eu estava dormindo há horas em um sono profundo. A televisão ligada, como de costume, exibindo clipes de músicas aleatórias do RUclips. Fui acordado por esta música, não pq ouvi e gostei e sim pq fui despertado por ela. Agora estou aqui para conhecer melhor.
Uauu que sensação maravilhosa, que chamado.
Que maneiro!!
Quanta sensibilidade estética! Xênia França é um deleite aos olhos e aos ouvidos! Axé!
As criança negras albinas ❤❤❤❤
Foi muito importante lembrar delas nesse clipe 🥰
Eu li muito sobre elas, e nossa... é uma realidade muito triste em alguns lugares específicos do país
UAL!!! Gente, o que foi esse clipe? Eu tô muito orgulhoso de ser fã
Que exu te traga todas as mensagens positivas para ainda mais a sucesso! Estou completamente apaixonado pelo seu trabalho, quantas referências! A boneca branca gente? A representatividade negra, os orixás, cruzamentos, natureza e energia. Estou de fato apaixonado por esse clipe!
Mulher que clipe foi esse! Sem dúvidas um dos melhores clipes que pude contemplar! Vem pra Recife !
up
Por que demorei tanto pra escutar essa mulher? Incrível. Conceito, voz, fotografia, styling e mensagem.
Vc foi a melhor descoberta q fiz esse ano na música brasileira, vida longa ao seu trabalho e espero te ver crescendo enormemente! Volta no Rio smp, te adoro Deusa! 💛
*Somos 2*
essa música é um absurdo, simplesmente maravilhosa
Já fui em 2 shows da Xênia e posso dizer que foram umas das melhores experiências da minha vida. Mulher de energia incomparável , é cura, é força, é amor genuíno, é poder demais. ❤ admiro muito você, Xênia!
Adoração eterna, impactante, surreal.
Maximo respeito.
Eu simplesmente AMEI, é uma perfeição esse clipe
Fotografia, direção, figurino, poesia... Xênia França dona da perfeição
QUE HINO DE CLIPE!!!
Fotografia e referências incríveis. Me arrepiei do início ao fim. Parabéns a Deusa Xenia e a todos os envolvidos nesse trabalho lindo!! 👏❤
Uma verdadeira obra de arte do começo ao fim! Merece arrastar todos os prêmios ❤️
Muito axé pra essa Rainha 👑
Uma artista talentosa demais, essa letra da música é sensacional dá pra levar pra sala de aula!
ESSE É O VERDADEIRO LADO DA FORÇA NEGRA!
Quanta qualidade, quanta poesia e quanta verdade. Gratidão pela sua existência 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
RAPAZ NASCEU UMA ESTRELA BAHIANA! XENIA, VOCÊ NÃO TEM IDÉIA A QUANTIDADE DE VEZES QUE OUVI ESSA MÚSICA SUA, ESTAVA ANSIOSO PELO CLIP E ULTRAPASSOU AS EXPECTATIVAS. BOA SORTE NEGA , ARRASE! VC JA TEM UM FÃ! OBRIGADO POR NOS REPRESENTAR ♥ ARRASOU!!!!!!
Baiana é sem H
Vai ter cultura preta SIM!
LINDAS!
Axé e bênção pra quem é de bênção!
Ora Yê Yê Ô, minha mãe Oxum!
A Música no final é de Orixá Exu
A música é totalmente cheia de significados... O clip ficou f@da.
Gente me apaixonei por essa artista.que clipe ..tudo lindo e feito com um cuidado ímpar. Parabéns
MINHA BAHIA REPRESENTA MUITO
ae calora vc ta em td lugar
@@britojf hahahahahahayaayay
@@musicnessaoficial dia desses fui no salão e procurei no google "cortes curtos de cabelo cacheado" e apareceu uma foto sua nos resultados.
@@britojf meu Deus to famosaa
Essa música é a trilha sonora de 2018 pra esse baiano aqui. Gratidão Xênia. Muito amor pra você e axé!
Que coisa mais linda! 🙏🏾❤️
Todos os dias eu vejo este vídeo e incontáveis são as vezes. Como é inspirador ver a cultura ancestral ser evidenciada, reafirmada e mostrada de maneira tão legítima! A cultura, história, fé, estética e sonoridade negra, sobretudo nossa afrobrasilidade, é uma riqueza! Xenia, obrigado por trazer de maneira tão poética! Tenho certeza de que Èsú, Òmólu e Oyá e os ancestrais se agraciaram com esta representatividade! Asè!
É uma diva! É uma princesa africana 😍😍😍😍
Encantado, Belissimo trabalho!!
Eu tô chorando. Que poder é esse?
Que clipe! Que fotografia! QUE TUDO!
meu deus que clipe incrivel, eu to tão emocionda.💓
Beleza, poesia, ancestralidade! Arrepios! Perfeição! Lindo! Lindo! Lindo!
E essa locação maravilhosa?!?!?! Onde ficam esses lugares??????? Recôncavo?????? África??????
Tb quero saberrrrr
Tbm quero saber
Alguem sabe?
Cuba
To procurando essas locações q nem doido
Parabéns Xenia França e tod@s envolvid@s nessa belíssima obra, esse vídeo leva as artes visuais, dança e música para novas paisagens e ideias. Tudo que precisamos.
Abraços
jjR
Rainha ! Maravilhosa! Parabéns e obrigada por tudo isso! ✊🏿👋🏿👋🏿👋🏿👋🏿👋🏿👋🏿👑👋🏿👋🏿
Xênia, você é uma dessas pessoas que vem na terra pra ajudar a equilibrar. Encharcada de entendimentos maiores. Já sou imensamente feliz em nascer na mesma época que você. Agradeço. Força!
Excelente trabajo. Felicidades. Saludos desde Guadalajara, México.
Maravilhoso esse clipe, a musica, fotografia...Fantastico! Muito bom gosto! Parabens!
Eu tô chorando porque é tudo muito lindo!
Esta música mexe muito comigo em questões muito pessoais e psicológicas. Fui criado em família cristã e, olhando hoje, nada daquilo parece se encaixar comigo. Conheci o movimento negro e a história negra e, de repente, me percebi negro e isso é libertador, ao mesmo tempo que coloca uma responsabilidade nas suas costas. Eu ainda me sinto deslocado em algumas questões, principalmente a respeito de religião de matriz africana. Pela minha criação cristã e minha "desintegração" dela, me considero ateu hoje. Então, ainda não compreendo a minha espiritualidade ancestral negra. Mas espero um dia ter esse retorno à Deus, à África, ou algo assim. E esta música é um choque em mim, é uma (re)volta interna.
Eu preciso conhecer Exu.
Vou procurando... Um dia eu acho.
Que lindo Eli, me identifico com a sua história. Me permitir mergulhar na espiritualidade africana e está sendo uma vivência muito rica, é como se eu estivesse de volta pra casa, me sinto completo!
Asé ô Xenia! Exu te abra os caminhos e te guarde pelos 4 cantos. Exu é dono da encruza, na Calunga ele é Rei! Laroye
Porque tu me chamas se não me conhece? Forte demais essa frase ein? Eu tô encantada com as representações no clipe, eu caí de paraquedas aqui , já gostei de cara. Voz linda dessa mulher, e ela muito linda também! Eu me encantei muito tbm com o ponto do marabô , voz linda de quem estava cantando, tô sem palavras com o encanto que me causou ! Salve todo povo de aruanda !
Eu não conheço, mas acho que esse vídeo tem muita representatividade para as religiões afro! Tá simplesmente lindo e emocionante.
. Me arrepiei.
Já assisti a este vídeo incontáveis vezes e nunca me canso!!! Ele é perfeito!
por meses venho ouvindo essa música e cada vez mais eu a amo. Diz 100% sobre nós.
ouvi ontem pela primeira vez ! estou encantada com tanta riqueza ! meus parabéns ficou linda a música o clipe ! tudo !
CARALHO, O QUE É ESSE CLIPE???? TO CHOCADO
Cada vez que assisto o clipe eu quero dar um like novo, e olha que assisto com frequência. Mulher maravilhosa
Jamais vi um clipe brasileiro tão foda!!
Clipe maravilhoso!!!! A equipe da Xenia com producoes cada vez mais incriveis!
ai gente que coisa mais linda! Sério, Xenia é demais!!!!!!!!!!
laroye
Ual!!! que clip lindo e que mensagem! Parabéns!!! virei fã, Xenia você é Incrivel! Parabéns a todos os envolvidos nesta arte!
Affff! Essa música, essa letra, esse CENÁRIO. Nem sei oq falar! Asè!
uma das coisas mais lindas que já vi do meu país é este clipe!
ESTOU APAIXONADO POR ESTA MÚSICA.
.
ABRAÇOS DE ANGOLA 🇦🇴🇦🇴
.
QUE JÓIA RARA O BRASIL TEM! 😍
Fico indiginado com uma obra-prima dessa, não tem o seu reconhecimentodevidoo. Parabéns Xenia, por fazer as pessoas pensarem sobre com a nossa história foi e é calada e esquecida todos os dias. Prabéns!
QUANTOS DETALHES. TUDO MTO LINDO IRMÃ. A SRA E A PRODUÇÃO ESTÃO DE PARABÉNS.
Não tanquei ouvir sozinho, que obra prima, melhor som de 2018 que conheci em 2020.
O candomblé me salvou e essa música me salva mais a cada dia. Obrigada, Xênia ♥️
Quanta BELEZA! Um dos melhores clipes que vi nos últimos anos.Amei a música. Parabéns!
RAINHA DO 🇧🇷 E DO MEU CORAÇÃO ❣
É um espetáculo de magnitude esse clipe! Um reencontro com as origens afro, potência e avanço para uma fronteira do eu, só autorizada
XÊNIA FRANÇA SEGUE FAZENDO HISTÓRIA 👊🏽❤️
Muito LINDO, Parabéns pelo trabalho!
O título vem de Cuba, da liturgia da santeria "Pa que tu me llamas si tu no me conoces?" para Eleguá (Exu/Esu)
Essa letra é um manifesto, uma lição, e o videoclipe uma obra prima! Xenia França, me sinto honrada em ser da sua terra. A performance de "Pra Que Me Chamas?" no primeiro show das Aya Bass foi uma força que subiu da terra!
Chorando impactado por tanta beleza!
Meu Deus que obra!!! Lindo de se vê e ouvir!! Quanta beleza juntas!! 🌻❤️
Alguém conhece o cenário que encerra o clipe? Que lugar incrível
Que lugar lindoooooo, tbm quero saberrrr upppppp
A música é "Ago nlie" Ketu de Orixá Exu
porqueeeeeeeee esse clipe ainda não tem milhões? QUE SOM E CLIPE ❤
QUE LETRA, QUE ARRANJO, QUE INTERPRETAÇÃO, QUE MULHER, QUE CENÁRIO, QUE BASE!
p.s. amei a ironia de se dizer que os baianos são lembrados apenas em fevereiro - mas, confesso que mantenho vocês à demasiado na minha - E AMO! CONTINUEM!
#Achei
Meu deus Xenia é vida, é cultura, é representatividade, tudo isso misturado a uma finesse musical surpreendente e singular. É um prazer imensurável escultar, se envolver e conhecer esse universo que é a cultura afro e esse universo que é Xenia frança também !
Desde quando ouvi essa música pela primeira vez, eu esperava uma obra de tamanha magnitude visual, assim como a música música merece. A espera valeu a pena
Meu Deus que clipe lindo! Que maravilhosa! Salve a cultura afro-brasileira, salve todos os orixás! Axé!!
Lindo profundo forte! Isso é real, isso é compromisso, propósito de vida! Parabéns mulher que artista incrível é vc e todo que trabalharam nesta obra!
que clipe foi esse? que lindão meu deus. ❤️
Que lindo clipe e música!
Parabéns a toda produção!
E obrigada por esse encanto todo!
XÊNIA O QUE FOI ISSO!!!!!!! QUE CLIPE!
Depois de muito procurar, achei uma cantora que merece respeito! Axé!
Uaall...
Não sei nem por onde começar...
Que belo trabalho, uma riqueza de detalhes e informações, a letra, os cânticos, TUDO, absolutamente TUDO está muito bom. Eu amei cada cena!! Obrigado por esse presente !!!
P.S: Melhor descoberta de 2018
Se estou procurando estou achando, a cultura magnífica desse país! ´Que arte maravilhosa, e vejo denovo e mais uma vez! Obrigada!
Lindo! Em que lugar foi filmado esse clipe?
Arrepiado do começo ao fim. Que seja celebrado o povo negro e sua linda essência ancestral! Lindo trabalho e respeito total a todos os envolvidos na sua realização e execução! Xênia dispensa comentários, já tem lugar cativo no meu ❤...
Perfeito. Sucesso. Laroyê.
Eu estou em choque!! Que deusa😍e que perfeição esse som!! Muito obrigada.
Não consigo nem comentar .. magnética 🖤