Parabéns.. só o "barulho" do pastejo, e a satisfação demonstradas pelas vacas, já provam que o pasto sempre será o mais eficiente e intensificado...👏👏👏👏👊👊
E isso ai vc esta ser o manejo pasto e muito fácil e manejo da silagem da muito trabalho eu com essa coisas proficao a quiser anos da muito trabalho parabéns video muito legal parabéns
Irrigação de pastagem, investi 10 mil em 1 hect, hj coloco 12 jersey em lactação neste terreno, adubando certinho não precisará mais de silagem nunca mais!
@@Leonardosilva-xz2bg Boa tarde. Pode me dizer sua média de produção de leite, a quantidade de adubo por hectare e o valor de uma novilha Jersey pronta pra ser inseminada, e seu município, por favor? Obrigado e feliz ano novo.
@@luigibonaita8028 atualmente estou com média de 21 litros dia por animal, com 12 jersey em 1 hect irrigado, estou gastando cerca de 22 reais por dia com adubo, e dou 1 kg de ração a cada 2,5 litros por animal, a ração e da Matsuda, moro em Minas Gerais média de 27 a 33 graus dia!
bom dia. Gostei da opnião, cada produtor tem seu caminho para o sucesso. Só acho que a composição do custo de produção não é tão simples assim e ela pode ser diferente de produtor para produtor. Temos que levar em conta o custo da terra. Temos que levar em conta a produção de leite em cada situação. Temos que considerar qual o nivel tecnologico de cada produtor, duas fazendas podem fazer a mesma silagem com custo diferentes so variando o nivel tecnologico. Assim com duas vacas que comem a mesma silagem podem ter diferentes produções de leite. Gostei do video mostrando a sua realidade. So acho que falta numeros na apuração do custo. litros/ha/ano essa deve ser a base de calculo na minha opnião.
Concordo totalmente com seu comentário. E se puder irrigar uma parte da pastagem melhor ainda. Se tiver como irrigar por gravidade , será a melhor escolha.
Gostei muito do seu canal. Vanderlei, estou iniciando aos poucos 04 piquetes para pastagem e uma de capineira. A minha regiao é de clima semiarido e com chuvas acima de 800 mm pois, é localizada na mata paraibana. Ou seja, transição entre mata atlantica e agreste. Chove com regularidade, porém tem uma estação seca de uns 4 meses. Depois de corrigido a deficiência do solo e ter implantado a pastagem. De modo geral. Como devo adubar minhas pastagem? A quantidade, se adubo líquido ou sólido? E se eu optar por adubo orgânico?
Parabéns pelo seu trabalho !! Pastagem funciona sim pra animais com médias menores de leite .ex: uma vaca de 40 kg de leite a cada 100 metros q ela anda ela perde 1,3 l de leite, a i o x da Questão o gestor tem q por na balança c compensa ou não . Na casa do meu pai temos os dois piquete de Mombaça e silagem os dois funciona muito bem desde que manejado de forma correta !
Com certeza não tenha dúvidas, se seguir corretamente todos esses critérios que você falou aí neste vídio , a pastagem se torna muito mais econômica e rentável, só tem que seguir as normas correta ok .
muito bom seus videos ainda nao sou produtor mais estou preparando pra ser seus videos estao nos ajudando obrigada e parabens , sempre que possivel de mais dicas de como trata o gado jersey
Bom dia. As vesis vc? Podem! Mi endica qual tipo de pastajem sera recomendada. Pra esti tipo de terreno Teho uma aria. Baxa. Umida. Mas. Umida que utrator ara ela toda. So que quamdo vem epoca da chuva ela omedece um poco. Qual tipo de semente vc? Mirrecomeda eu planta. Obrigado
Gostei das informações , bacanas e bem explicadas , concordo pastagem e mais baratas , mas temos que ver o clima de cada região ! Aposto num sistema misto semi-confinamento ,visando o clima do momento ,for muito quente ,frio,ou chuva de mais , confina , nó mais sou totalmente a favor de pastagem . Abraço e adorei as informações .
Muito bom, um bovino que acho muito bom para corte é o senepol um animal de ótimo manejo, precocidade, rusticidade, docilidade, acho está raça melhor que o angus, parabéns sucesso forte abraço!!
Com certeza, concordo plenamente isso é falta de papel e caneta ou seja, muitos ainda não fazem as anotações devidas , mas é sempre bom calcular-mos custos de produção.
Falou tudo meu amigo a idéia é fazer corte de gastos desnecessário a queles que vc citou! E na pecuária leiteira só está tendo lucro,aqueles produto que compra a instrução técnicas! Att.obg :Genilson de Minas Gerais!
Olá Vanderlei,e tem os risco climáticos veranico,vento ,chuva de pedra,etc , não fazia essas contas mas depois de seu depoimento e prática no assunto optei pela pastagem,abs
Eu também gosto do seu sistema, embora na minha região ,de maio a setembro temos geadas. Por isso é que eu faço um pouco de silagem. Outra opção é uma boa Capineira e um canavial em posições que a geada não afete muito.
Este pasto é irrigado? Qual a área dos piquetes? E, quantas vacas ficam no pasto? As vacas ficam qto tempo no piquete? Qtos piquetes tem? Quais árvores vc irá plantar no pasto? Pensa em cortá-las no futuro?
Nao é irrigado hoje tem cerca de 700 m2. São 20 vacas Ficam 24 horas em cada piquete Tenho 18 piquetes em uso hoje Penso em plantar eucalipto, e cortá-las quando o atingir certo tamanho, plantando outras no lugar
Criar gado leiteiro a pasto é um bom negócio desde que o pasto seja de boa qualidade mas também acho que fazer um pouco de silagem é bom pois da mais segurança ao chegar em um período de seca
Bom dia meu caro, muito bom suas orientações, com certeza , no pouco entender tem toda razão. Seu rebanho é um show parabéns!!! Pretendo no futuro adquirir umas bezerras ou novilhas de uma boa genética da raça jersey pra começar meu plantel em a pequena propriedade aqui em MG perto de viçosa..
Então, o debate é mesmo muito saudável. Eu concordo contigo em um ambiente saudável como o que você apresenta. Nos casos de regiões semiáridas é mais complicado e pode ter casos que a silagem pode ser a forma mais viável para alimentar. Penso que é mesmo necessario que cada caso faça as contas para analisar ao invés de agir no chutômetro. Parabéns pelo trabalho.
Entendi o que o cara quiz dizer, a questão e que produzir pasto o ano todo de praticamente impossível,pelo menos aqui em Minas Gerais,mesmo adubando irrigando produtividade cai muito e qualidade também. Penso que o ideial e o cara ter na epoca de verão onde tem mais calor e luz, o pasto como trato, e com custo mais baixo,mas em compesacao o preco do leite fica muito mais baixo. E no inverno onde naturalmente o pasto fica mais inviavel uso da silagem, mesmo com preco mais alto o valor do leite esta mais atrativo. Aqui no inverno leite foi a 1,69 e no verão ja está a 0,99. Talves ideial seja fazer a analise pelo retorno financeiro de ambos.
Eu só não entendi uma coisa vc tem que gastar c silagem a cada 6 meses e com a ureia e adubo a cada 20 dias como funciona isso? pelo que entendi a silagem da mais trabalho, talvez o custo de maquinario possa ser reduzido com trabalho manual o pasto é bom sim, mas e na epoca de seca como faz? eu acredito que temos que trabalhar com os dois e tbm da pra fazer silagem de capim o que reduz o custo do replantio certo? Abraço...
No pasto a adubação e escalada, porém o custo dela se torna menor, por não precisar envolver tanto maquinário. E sim, é preciso trabalhar com silagem e pastagem juntas, pensando em escala de produção.
Aqui nós tinha o tifton 95 pra vaca de leite , mas agora acabou. Devo plantar ele de novo ou tem algum melhor que ele , que também aguente as poucas geadas do RS ?
Pastagens aqui na minha região na época da seca e complicado é muito frio capim inrrigado não saí bem ,a silagem de milho e caro mais vc consegue manter mais animais em uma área menor.
Oi, eu concordo plenamente com você que produzir leite a pasto é muito mais em conta do que em confinamento, o grande problema do produtor é quando chega a seca e se você não tiver irrigacao fica meio que impossível que é o meu caso, você consegue ria produzir sem irrigacao e sem confinamento na seca?
@@EmpreendedoresdoCampo Cuidado para o eucalipto não secar seus pastos. Já vi eucalipto, atrapalhar o desenvolvimento de culturas irrigadas, há mais de 50 metros do pé das árvores. Se atrapalha o desenvolvimento de lavouras irrigadas, pode atrapalhar mais ainda seu pasto plantado em sequeiro. O eucalipto é uma planta fantástica, com um sistema radicular admirável!
Quantos animais por hectar no pasto e na silagem, com 2 plágio por ano. O capital empatado em terra e qualidade do volumoso pasto e silagem, as vão produzir as na silagem.
Oi amigo, sei que o vídeo é passado,mas até hoje terá muitas pessoas inclusive eu,que concordam com seu método de produção a pasto! Sendo de total qualidade estou de acordo tbm!
Boa tarde! Gostaria de saber onde colocar os bezerros da vacas em lactação ? Eu teria que fazer piquetes pra eles também ? É as vacas secas sério outros piquetes também ?
Estou montando uns 12 piquetes de aproximadamente 1000m cada Alêm de 1800m de capim elefante para uma emergência os piquetes são de capim tamgola pretendo manter 13 vacas Jersey será que vai dar certo graças a Deus tenho muita água em um córrego além de um posso artesiano que produz 12mil litros por hora pretendo fazer irrigação nós piquetes além de usar o esterco das vacas para usar como adubo no futuramente será que estou sertão neste planejamento aceito sugestões obrigado
Vc já ouviu falar no trabalho do Alan Savory? Ele faz um sistema com piquetes com rodízio diário. Tem mais detalhes do sistema dele, mas com esse manejo o próprio gado aduba o capim e vc pode deixar alguns piquetes sem pastejo por mais tempo até o capim formar suas próprias sementes. Melhora a qualidade do solo, aumenta a micro e macrofauna do solo, aumenta a capacidade de absorção e retenção de água (o q ajuda muito o capim na seca). O único porém é o manejo diário.
É o que estou fazendo aqui. Estou agora arrumando as cercas para manter o gado a noite nos piquetes, para aproveitar todo o esterco e urina. Quando um piquete esta com pouca resteva ou falhado, no caso do capim aries, eu pulo uma rodada para o pasto crescer mais e a semente cair. Vou pesquisar mais sobre o trabalho dele. Valeu a dica
Ótimo vídeo como sempre! Tenho mombaça pra pastagem e sorgo, napier e cana pra ensilar ou servir no cocho. Fazer a conta por preço do kilo de pasto e tirar a conclusão a partir daí acho um pouco equivocado. Uma vez que em 1 hectare de sorgo por exemplo vc pode produzir o dobro do volume da grama ou mais. Com mais comida, pode se ter mais animais e se produz mais. A conta certa , ao meu ver, deve ser feita em custo de produção por hectare dividido por quantidade de volumoso produzido por hectare e quantidade de animais que podem ser sustentados e quanto sobra no final das contas em cada sistema ( Producao por hectare) . Eu faço uso dos dois, e por não ter que pagar pra colher a "lavoura de forrageiras" é bem atrativa . Abraço e obrigado pelos vídeos, aprendemos bastante com vc!
Na minha propriedade é no cerrado mineiro, terra pobre em nutrientes, estou fazendo calagem e adubação NPK + 50% de uréia ou seja 200kg NPK+100KG UREIA/por hectare, e revesamento de adubação em em dois pastos, ou seja um pasto fica um ano sem receber adubo, meu resultado é satisfatório, olhando as pastagens do meus vizinhos que ainda acham que pasto não precisam ser adubados. Total da minha área 50 hectare, gado de corte, braquiária decumbens
Concordo completamente penso igual a você Estou fazendo uns piquete Aki espero que der certo na minha região ngm meche somente com silagem sou o único que está fazendo diferente Espero que dê certo
pasto desde q bem adubado e manejado é um excelente negocio, porem somente a pasto fica mais dificil de fexar a dieta das vacas inclusive muitas vezes acaba se tornando mais caro o custo, outro fator q complica é q nem sempre se tem pasto de qualidade e em quantidade suficiente para se fornecer o ano todo oq pode tbm aumentar o custo, portanto acho q quem produz leite deve ter os dois silagem de boa qualidade e pasto de boa qualidade ai sim vai ter um lucro maior por area q é oq precisamos ter
Concordo contigo. Pergunto: O teu piquete tem que tamanho e para quantos animais? Quero saber a tua relação animal/metro quadrado por dia no piquete. Muito obrigado antecipadamente.
Boa tarde na questão do milho se for para moer e dar como reforço para aumentar a produção do leite ,no manejo o cado a pasto é mais simples principalmente em piquetes pequenos tenho acompanhado algumas dicas sobre piquetes pequenos
É isso aí! Solo degradado, sem cuidado, pasto pobre! Ainda tem produtor que pensa não precisar repor nutrientes no solo da pastagem de forma constante, quero dizer, dividir a necessidade de forma distribuída durante o ano e aí acaba levando baita susto qdo ele percebe que tem adubar e a quantidade de adubo que tem que repor. E aí ele pensa, mas é pasto! Não é planta de cultura anual!!!!!! Pobre produtor! Kkkkkkkk
@@EmpreendedoresdoCampo Boa tarde Chará, sou Wanderley Moreira. Me tire uma dúvida: quantos kg de adubo +uréia por ha/ano? Considerando que o capim será irrigado anualmente! Abraço!
@@wanderleymoreira1590 Vai depender da analise de solo e expectativa de produção. Eu uso cerca de 2 mil kg da mistura adubo + ureia por ha por ano na pastagem
@@EmpreendedoresdoCampo Obrigado Vanderlei pela resposta! Mas havia imaginado uma menor quantidade. Acompanho sempre seu trabalho e seus vídeos. Abraços!
Amigo tenho um sítio na região do serido paraibano...aqui n tenho condições de ter pasto pois o inverno é muito inconstante e dura apenas 3 meses do ano...tenho uma criação de aproximadamente 100 ovinos/caprinos esse ano vou plantar sorgo e fazer silagem, vou tentar colocar tudo na ponta do lápis p assar p vc...vou investir no sorgo pelo fato da rebrota...pois vi no milho uma custo elevado no plantio sem rebrota...sou um pioneiro na minha região pelo q sei ninguém planta sorgo por esses lados assim q tiver os resultados te falo como foi
Já assistir alguns vídeos seus e achei todos muito instrutivos, tenho um pequeno sítio de 6 hectares em terreno ingrime, onde pretendo produzir leite a pasto, como produzir leite em terreno ingrime?
Gostei da explicação...
Parabéns...
Parabéns! Boa explicação...existem outros custos envolvidos que tu não citou... Mas, parabéns... e concordo 💯% dentro de sua realidade...
Parabéns pelo vídeo, toda ideia é válida, desde que adaptamos a nossa realidade.
Parabéns.. só o "barulho" do pastejo, e a satisfação demonstradas pelas vacas, já provam que o pasto sempre será o mais eficiente e intensificado...👏👏👏👏👊👊
E isso ai vc esta ser o manejo pasto e muito fácil e manejo da silagem da muito trabalho eu com essa coisas proficao a quiser anos da muito trabalho parabéns video muito legal parabéns
Boa produtor! Falando com experiência.
Parabéns você é muito inteligente , admiro seu trabalho , Deus ti abençoe sempre
Muito bom parabéns e comentário de produtor par produtores ai sim parabéns bem assim
Parabéns pelo vídeo.
Você está correto no seu ponto de vista.
Ola boa tarde.
Gostei do seu vidio,ti dou rasao fica muito mais barato msm a pastagem do que a silagem.
Parabens pelo vidio.
Muito bom! EXCELENTE VÍDEO!
Rapaz só nessa explicação sua foi ótima deu pra entender perfeitamente parabéns
Parabéns pela aula Sr. Vanderlei tem tubo para vencer na vida pois acho que se trata de um homem trabalhador.
Parabéns vanderlei você está certo, continue com seus ideais que Deus te abençoe. 👍
Eu sou a favor de ter os dois. A silagem em uma seca muito forte ou pelo menos pra complementar o pasto na seca ajuda muito
Concordo plenamente
Irrigação de pastagem, investi 10 mil em 1 hect, hj coloco 12 jersey em lactação neste terreno, adubando certinho não precisará mais de silagem nunca mais!
@@Leonardosilva-xz2bg Boa tarde.
Pode me dizer sua média de produção de leite, a quantidade de adubo por hectare e o valor de uma novilha Jersey pronta pra ser inseminada, e seu município, por favor?
Obrigado e feliz ano novo.
@@luigibonaita8028 atualmente estou com média de 21 litros dia por animal, com 12 jersey em 1 hect irrigado, estou gastando cerca de 22 reais por dia com adubo, e dou 1 kg de ração a cada 2,5 litros por animal, a ração e da Matsuda, moro em Minas Gerais média de 27 a 33 graus dia!
@@Leonardosilva-xz2bg Ok muito obrigado. Eu só queria tbm saber o preço de uma novilha Jersey na idade de ser inseminada.
bom dia.
Gostei da opnião, cada produtor tem seu caminho para o sucesso.
Só acho que a composição do custo de produção não é tão simples assim e ela pode ser diferente de produtor para produtor.
Temos que levar em conta o custo da terra.
Temos que levar em conta a produção de leite em cada situação.
Temos que considerar qual o nivel tecnologico de cada produtor, duas fazendas podem fazer a mesma silagem com custo diferentes so variando o nivel tecnologico. Assim com duas vacas que comem a mesma silagem podem ter diferentes produções de leite.
Gostei do video mostrando a sua realidade. So acho que falta numeros na apuração do custo.
litros/ha/ano essa deve ser a base de calculo na minha opnião.
Com certeza o custo vai muito além do pasto ou silagem. No vídeo só comparo esses dois.
QUAL.SEU.ESTADO.MUNI.TEM
IRIGACAO
Concordo totalmente com seu comentário. E se puder irrigar uma parte da pastagem melhor ainda. Se tiver como irrigar por gravidade , será a melhor escolha.
Gostei muito do seu canal. Vanderlei, estou iniciando aos poucos 04 piquetes para pastagem e uma de capineira. A minha regiao é de clima semiarido e com chuvas acima de 800 mm pois, é localizada na mata paraibana. Ou seja, transição entre mata atlantica e agreste. Chove com regularidade, porém tem uma estação seca de uns 4 meses. Depois de corrigido a deficiência do solo e ter implantado a pastagem. De modo geral. Como devo adubar minhas pastagem? A quantidade, se adubo líquido ou sólido? E se eu optar por adubo orgânico?
Bom dia. Você está de parabéns, com a sua criação.
Parabéns pelo seu trabalho !! Pastagem funciona sim pra animais com médias menores de leite .ex: uma vaca de 40 kg de leite a cada 100 metros q ela anda ela perde 1,3 l de leite, a i o x da Questão o gestor tem q por na balança c compensa ou não . Na casa do meu pai temos os dois piquete de Mombaça e silagem os dois funciona muito bem desde que manejado de forma correta !
Show vc é um agricultor instruído tô com você pastagem de qualidade sempre
10 anos de estudo entre cursos de nível superior e pós graduação.
Parabéns nobre amigo Vanderlei
A pastagem é sim o melhor caminho sempre!!! E digo mais, futuramente com a sombra a produção irá melhorar mais ainda!! Parabéns pelo belo trabalho!!
Com certeza não tenha dúvidas, se seguir corretamente todos esses critérios que você falou aí neste vídio , a pastagem se torna muito mais econômica e rentável, só tem que seguir as normas correta ok .
Concordo com voce. Pastagem sempre e a melhor opção. Estou trabalhando numa forma de ter pasto o ano todo. Porque o custo do silo e muito alto.
Ótimo vídeo! Bem informativo.
muito bom seus videos ainda nao sou produtor mais estou preparando pra ser seus videos estao nos ajudando obrigada e parabens , sempre que possivel de mais dicas de como trata o gado jersey
Lake e escrito PC muito boa sua explicação com relação ao milho
Muito bom o seu raciocínio , parabéns belo trabalho
Gostei muito do pasto no piquete reduzir gasto parabe um abraço
boa tarde muito obg aprendi muito com esse vedeo
Parabéns pela análise!
Bom dia. As vesis vc? Podem! Mi endica qual tipo de pastajem sera recomendada. Pra esti tipo de terreno Teho uma aria. Baxa. Umida. Mas. Umida que utrator ara ela toda. So que quamdo vem epoca da chuva ela omedece um poco. Qual tipo de semente vc? Mirrecomeda eu planta. Obrigado
Gostei das informações , bacanas e bem explicadas , concordo pastagem e mais baratas , mas temos que ver o clima de cada região ! Aposto num sistema misto semi-confinamento ,visando o clima do momento ,for muito quente ,frio,ou chuva de mais , confina , nó mais sou totalmente a favor de pastagem . Abraço e adorei as informações .
Tem razão muito bom sua explicação
Sou um técnico agrícola e concordo totalmente sobre sua opinião entre pastagem e silagem
Muito bom, um bovino que acho muito bom para corte é o senepol um animal de ótimo manejo, precocidade, rusticidade, docilidade, acho está raça melhor que o angus, parabéns sucesso forte abraço!!
Olá eu sou do pr explicação ótima vc deveria morar pro nosso lado muito bom
Deus abençoe vc irmão!
Com certeza, concordo plenamente isso é falta de papel e caneta ou seja, muitos ainda não fazem as anotações devidas , mas é sempre bom calcular-mos custos de produção.
Falou tudo meu amigo a idéia é fazer corte de gastos desnecessário a queles que vc citou! E na pecuária leiteira só está tendo lucro,aqueles produto que compra a instrução técnicas! Att.obg :Genilson de Minas Gerais!
Boa tarde, falou pouco mas falou tudo, parabéns
Seus vídeos são ótimos, qual adubo vc usa e qual a quantidade de ureia no adubo?
Também gostaria de saber
Muito bom gostei.
Ótima levantamento.
Muito bom.tbm acho q é melhor no pasto
Boa noite ,amigo na sua aducao vc utiliza a uréia e mais oque ? Se puderes me ajuda agradeço!
Mistura de ureia mais adubo (NPK)
A pastagem na seca nao sai se nao for irigado mas irigaçao e uma ves so cilo e todo ano tem custo elevado
Olá Vanderlei,e tem os risco climáticos veranico,vento ,chuva de pedra,etc , não fazia essas contas mas depois de seu depoimento e prática no assunto optei pela pastagem,abs
Concordo plenamente meu amigo.
Bom seria um vídeo sobre as cultivares que dão mais leite com menos concentrado.
E também as que menos exigem manejo.
Concordo daria um ótimo vídeo
Certo amigo estas com razão, aqui no Brasil o produtos rural não tanho o abito de silagem de pastagens , o resultado e bom e barato
E se vc. Conseguisse dar utilização diversificada ao. Milho plantado?. Ou seja venda para formas de consumo humano?
Verdade, certíssimo.
Eu também gosto do seu sistema, embora na minha
região ,de maio a setembro temos geadas.
Por isso é que eu faço um
pouco de silagem.
Outra opção é uma boa
Capineira e um canavial
em posições que a geada não afete muito.
Noel, aqui também tem geadas. Moro no Rio Grande do Sul. Faço silagem também, porém eu vejo o pasto como primeira fonte de alimentação das vacas
E mesmo na seca, com a irrigação eu consigo a mesma produção no meu pasto ???
Este pasto é irrigado?
Qual a área dos piquetes? E, quantas vacas ficam no pasto?
As vacas ficam qto tempo no piquete?
Qtos piquetes tem?
Quais árvores vc irá plantar no pasto? Pensa em cortá-las no futuro?
Nao é irrigado
hoje tem cerca de 700 m2. São 20 vacas
Ficam 24 horas em cada piquete
Tenho 18 piquetes em uso hoje
Penso em plantar eucalipto, e cortá-las quando o atingir certo tamanho, plantando outras no lugar
Criar gado leiteiro a pasto é um bom negócio desde que o pasto seja de boa qualidade mas também acho que fazer um pouco de silagem é bom pois da mais segurança ao chegar em um período de seca
Claro. Silagem não pode faltar. Mas deve ser usada para co implementação e não alimento principal
+Vanderlei Holz Lermen é verdade eu sou a favor usar a silagem como complemento
Pastagem irrigada fica mais caro que silagem? Queria usar sorgo boliviano. Qual sua opinião?
Bom dia meu caro, muito bom suas orientações, com certeza , no pouco entender tem toda razão. Seu rebanho é um show parabéns!!! Pretendo no futuro adquirir umas bezerras ou novilhas de uma boa genética da raça jersey pra começar meu plantel em a pequena propriedade aqui em MG perto de viçosa..
Então, o debate é mesmo muito saudável. Eu concordo contigo em um ambiente saudável como o que você apresenta. Nos casos de regiões semiáridas é mais complicado e pode ter casos que a silagem pode ser a forma mais viável para alimentar. Penso que é mesmo necessario que cada caso faça as contas para analisar ao invés de agir no chutômetro. Parabéns pelo trabalho.
Super concordo com vc pastagem sempre será mais econômica e mas fácil de lidar né ...
Entendi o que o cara quiz dizer, a questão e que produzir pasto o ano todo de praticamente impossível,pelo menos aqui em Minas Gerais,mesmo adubando irrigando produtividade cai muito e qualidade também.
Penso que o ideial e o cara ter na epoca de verão onde tem mais calor e luz, o pasto como trato, e com custo mais baixo,mas em compesacao o preco do leite fica muito mais baixo.
E no inverno onde naturalmente o pasto fica mais inviavel uso da silagem, mesmo com preco mais alto o valor do leite esta mais atrativo.
Aqui no inverno leite foi a 1,69 e no verão ja está a 0,99.
Talves ideial seja fazer a analise pelo retorno financeiro de ambos.
Eu só não entendi uma coisa vc tem que gastar c silagem a cada 6 meses e com a ureia e adubo a cada 20 dias como funciona isso? pelo que entendi a silagem da mais trabalho, talvez o custo de maquinario possa ser reduzido com trabalho manual o pasto é bom sim, mas e na epoca de seca como faz? eu acredito que temos que trabalhar com os dois e tbm da pra fazer silagem de capim o que reduz o custo do replantio certo?
Abraço...
No pasto a adubação e escalada, porém o custo dela se torna menor, por não precisar envolver tanto maquinário. E sim, é preciso trabalhar com silagem e pastagem juntas, pensando em escala de produção.
Com certeza a pastagem e bem mais em conta ,na minha propriedade eu faço rodízio de pasto tenho pasto ano todo
Perfeito o que vc falou eu produtor de leite e vejo. O valo que tenho que gastar para faser a silage comparado com pastagem permanente
Qual o valor em média desse capim áreas e como vc aduba e com máquina ou manual?
Aqui nós tinha o tifton 95 pra vaca de leite , mas agora acabou. Devo plantar ele de novo ou tem algum melhor que ele , que também aguente as poucas geadas do RS ?
Fora o pasto você oferece a mais algum suplemento? e como você prepara essa adubação para o pasto?
Excelente.
Pastagens aqui na minha região na época da seca e complicado é muito frio capim inrrigado não saí bem ,a silagem de milho e caro mais vc consegue manter mais animais em uma área menor.
O ideal é combinar as duas
Oi, eu concordo plenamente com você que produzir leite a pasto é muito mais em conta do que em confinamento, o grande problema do produtor é quando chega a seca e se você não tiver irrigacao fica meio que impossível que é o meu caso, você consegue ria produzir sem irrigacao e sem confinamento na seca?
Olá Vanderlei como de costume um assunto muito pertinente muito boa a explicação. vc disse que em breve terá sombra aí, como vc pretende fazer?
Vou plantar linhas de eucalipto
@@EmpreendedoresdoCampo Cuidado para o eucalipto não secar seus pastos. Já vi eucalipto, atrapalhar o desenvolvimento de culturas irrigadas, há mais de 50 metros do pé das árvores. Se atrapalha o desenvolvimento de lavouras irrigadas, pode atrapalhar mais ainda seu pasto plantado em sequeiro. O eucalipto é uma planta fantástica, com um sistema radicular admirável!
Quantos animais por hectar no pasto e na silagem, com 2 plágio por ano. O capital empatado em terra e qualidade do volumoso pasto e silagem, as vão produzir as na silagem.
Vc ta certo amigo parabéns sou de Caicó Rio Grande do. Notte.
Concordo em tudo o que você falou. Cento por cento. Tens razão
Oi amigo, sei que o vídeo é passado,mas até hoje terá muitas pessoas inclusive eu,que concordam com seu método de produção a pasto!
Sendo de total qualidade estou de acordo tbm!
Nossa! Quanto fazendeiro 👨🌾
Oi, muito bom teus videos. Uma pergunta, quantos m2 tem cada piquete e quantas vacas da pra colocar? Obrigada.
Os meus tem aproximadamente 700 m2, hoje temos 21 vacas
@@EmpreendedoresdoCampo puxa, rende bem, e quantos piquetes vc tem no total?
Boa tarde! Gostaria de saber onde colocar os bezerros da vacas em lactação ? Eu teria que fazer piquetes pra eles também ? É as vacas secas sério outros piquetes também ?
Gostei desse canal!
Vanderlei o capim áries se adapta a qualquer clima? Precisa de irrigação?
Estou montando uns 12 piquetes de aproximadamente 1000m cada Alêm de 1800m de capim elefante para uma emergência os piquetes são de capim tamgola pretendo manter 13 vacas Jersey será que vai dar certo graças a Deus tenho muita água em um córrego além de um posso artesiano que produz 12mil litros por hora pretendo fazer irrigação nós piquetes além de usar o esterco das vacas para usar como adubo no futuramente será que estou sertão neste planejamento aceito sugestões obrigado
Vc já ouviu falar no trabalho do Alan Savory? Ele faz um sistema com piquetes com rodízio diário.
Tem mais detalhes do sistema dele, mas com esse manejo o próprio gado aduba o capim e vc pode deixar alguns piquetes sem pastejo por mais tempo até o capim formar suas próprias sementes.
Melhora a qualidade do solo, aumenta a micro e macrofauna do solo, aumenta a capacidade de absorção e retenção de água (o q ajuda muito o capim na seca).
O único porém é o manejo diário.
É o que estou fazendo aqui. Estou agora arrumando as cercas para manter o gado a noite nos piquetes, para aproveitar todo o esterco e urina. Quando um piquete esta com pouca resteva ou falhado, no caso do capim aries, eu pulo uma rodada para o pasto crescer mais e a semente cair. Vou pesquisar mais sobre o trabalho dele. Valeu a dica
Pastagens sempre será mais barato, mas o custo da silagem é sempre uma garantia nas horas de apuro "seca"
Oi gosto muito dos seus vídeos estou aprendendo muito com vc quau o tamanho do seu piquete e quantas vacas vc coloca nele
700 m2. tem 25 vacas hoje
Qts litros de leite por dia? Vc vende pros laticínios?é lucrativo a atividade leiteira?
Ótimo vídeo como sempre! Tenho mombaça pra pastagem e sorgo, napier e cana pra ensilar ou servir no cocho. Fazer a conta por preço do kilo de pasto e tirar a conclusão a partir daí acho um pouco equivocado. Uma vez que em 1 hectare de sorgo por exemplo vc pode produzir o dobro do volume da grama ou mais. Com mais comida, pode se ter mais animais e se produz mais. A conta certa , ao meu ver, deve ser feita em custo de produção por hectare dividido por quantidade de volumoso produzido por hectare e quantidade de animais que podem ser sustentados e quanto sobra no final das contas em cada sistema ( Producao por hectare) . Eu faço uso dos dois, e por não ter que pagar pra colher a "lavoura de forrageiras" é bem atrativa . Abraço e obrigado pelos vídeos, aprendemos bastante com vc!
O principal custo nessa comparação é a "máquina". Milho é plantio, colheita, transporte. Pasto é so adubar e roçar quando necessário.
Na minha propriedade é no cerrado mineiro, terra pobre em nutrientes, estou fazendo calagem e adubação NPK + 50% de uréia ou seja 200kg NPK+100KG UREIA/por hectare, e revesamento de adubação em em dois pastos, ou seja um pasto fica um ano sem receber adubo, meu resultado é satisfatório, olhando as pastagens do meus vizinhos que ainda acham que pasto não precisam ser adubados. Total da minha área 50 hectare, gado de corte, braquiária decumbens
Concordo completamente penso igual a você
Estou fazendo uns piquete Aki espero que der certo na minha região ngm meche somente com silagem sou o único que está fazendo diferente
Espero que dê certo
Sou de Santa Catarina qual pasto devo usar aqui nessa região que e muito irregular de morros
pasto desde q bem adubado e manejado é um excelente negocio, porem somente a pasto fica mais dificil de fexar a dieta das vacas inclusive muitas vezes acaba se tornando mais caro o custo, outro fator q complica é q nem sempre se tem pasto de qualidade e em quantidade suficiente para se fornecer o ano todo oq pode tbm aumentar o custo, portanto acho q quem produz leite deve ter os dois silagem de boa qualidade e pasto de boa qualidade ai sim vai ter um lucro maior por area q é oq precisamos ter
Concordo contigo. Pergunto: O teu piquete tem que tamanho e para quantos animais? Quero saber a tua relação animal/metro quadrado por dia no piquete. Muito obrigado antecipadamente.
Boa tarde na questão do milho se for para moer e dar como reforço para aumentar a produção do leite ,no manejo o cado a pasto é mais simples principalmente em piquetes pequenos tenho acompanhado algumas dicas sobre piquetes pequenos
Vc faz a rocada para fazer a sobressemeadura de pastagem de inverno?
É isso aí!
Solo degradado, sem cuidado, pasto pobre!
Ainda tem produtor que pensa não precisar repor nutrientes no solo da pastagem de forma constante, quero dizer, dividir a necessidade de forma distribuída durante o ano e aí acaba levando baita susto qdo ele percebe que tem adubar e a quantidade de adubo que tem que repor. E aí ele pensa, mas é pasto! Não é planta de cultura anual!!!!!!
Pobre produtor! Kkkkkkkk
Sabe de nada inocente kkkkk pobre produtor .. 😂😂😂
Por isso recomendo adubação constante e não apenas 1 ou duas vezes ao ano
@@EmpreendedoresdoCampo Boa tarde Chará, sou Wanderley Moreira. Me tire uma dúvida: quantos kg de adubo +uréia por ha/ano? Considerando que o capim será irrigado anualmente! Abraço!
@@wanderleymoreira1590 Vai depender da analise de solo e expectativa de produção. Eu uso cerca de 2 mil kg da mistura adubo + ureia por ha por ano na pastagem
@@EmpreendedoresdoCampo Obrigado Vanderlei pela resposta! Mas havia imaginado uma menor quantidade. Acompanho sempre seu trabalho e seus vídeos. Abraços!
Amigo tenho um sítio na região do serido paraibano...aqui n tenho condições de ter pasto pois o inverno é muito inconstante e dura apenas 3 meses do ano...tenho uma criação de aproximadamente 100 ovinos/caprinos esse ano vou plantar sorgo e fazer silagem, vou tentar colocar tudo na ponta do lápis p assar p vc...vou investir no sorgo pelo fato da rebrota...pois vi no milho uma custo elevado no plantio sem rebrota...sou um pioneiro na minha região pelo q sei ninguém planta sorgo por esses lados assim q tiver os resultados te falo como foi
Bom dia. Vandelei gostaria de saber como vc faz a adubação.
Jogo a lanço quando tem umidade
Já assistir alguns vídeos seus e achei todos muito instrutivos, tenho um pequeno sítio de 6 hectares em terreno ingrime, onde pretendo produzir leite a pasto, como produzir leite em terreno ingrime?
Claro. É so organizar e trabalhar com animais menores e mais rusticos
@@EmpreendedoresdoCampo Dá pra trabalhar com 20 piquetes, só a pasto, e com gado Jersey?
Gostei muito bom
qual a metragem deste piquete das vacas para eu ter uma ideia de quanto de adubo se gastará num ano por hectare?
Em torno de 2 mil kg por há por hectare