Murcha de fusarium no feijão..

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 окт 2024
  • Capacidade de sobreviver no solo.. formam estruturas de sobrevivência (clamidósporos) e sobrevivem no solo e na palhada.. também são transmitido via semente…
    Temperaturas amenas (20 a 22 graus) favorecem a doença..
    No caso do Fusarium oxysporum f.sp. phaseoli, a doença entra desde a fase inicial, porem, aparece na fase mais avançada do ciclo..
    A infecção é precoce e o patógeno vai se desenvolvendo internamente e necrosa os vasos da planta.. quando a planta chega no reprodutivo, que precisa de uma grande quantidade de nutrientes, como os vasos estão comprometidos, a planta murcha e colapsa..
    Ao cortar as plantas, é possível ver o escurecimento dos feixes internos e quando a intença esporulação do fungo, você consegue ver uma massa rósea…
    Inicialmente, essa lavoura estava muito bonita.. até colocar umas fotos aqui para vcs verem.. com o passar do ciclo, subitamente as plantas começaram a murchar e perder as folhas…
    No caso do fusarium Solani, é possível observar o hipocótilo já infectado e os sintomas aparecem mais precocemente..
    Muitas vezes a doença se agrava quando da presença de nematóides na área.. uma vez que estes escancaram as portas e facilitam a entrada do fuçariam na planta..
    Em relação ao manejo, como eu falei, por ser um fungo que sobrevive na palha e tem estrutura de sobrevivência, fica muito difícil manejar.. nesse situação aqui, já não tem muito o que fazer..
    Uma das estratégias é escolher uma cultivar mais tolerante… utilizar semente de boa qualidade.. fazer o tratamento de semente.. e uma vez que o patógeno está estabelecido na área, não tem o que fazer além da rotação de culturas e uso de trichoderma..no mais, é dar uma condição para a planta ficar mais nutrida para resistir e perder menos em termos de produtividade..

Комментарии • 18