Como criar Comunidade em 2025?
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- #lançamentodigital #marketingdigital #communitybuilder #communityengagement
Toque aqui para conhecer a Comunidade da nossa Agência de Gestão de Comunidade:
onovopoder.hey...
Fale comigo para que eu possa ajudar a gerenciar o seu negócio como Estrategista de Comunidade:
api.whatsapp.c...
Excelente, Capitã!
Acabei de encontrar seu canal pesquisando sobre o circle (estou procurando sobre sistemas de pagamento que integrem aqui no Brasil, pelo video percebi que é possível usar vários, é uma questão apenas de criar as automações - minha dificuldade em usar o stripe seria a questão do PIX).
Vou trazer uma perspectiva adicional como potencial cliente e que ainda não vi profissionais de comunidade e nem mesmo o circle percebendo um outro posicionamento de mercado com potencial enorme.
Entendo que o modelo de comunidade é um produto diferente da venda de cursos.
Mas na prática também, apesar das vantagens de renda recorrente e fortalecimento de marca é um modelo de negócio muito mais complexo e que acaba não sendo a principal escolha da maioria dos profissionais de educação (preferem a venda direta dos cursos, mais fácil de gerenciar).
Porém, depois que o circle criou a possibilidade da entrega de cursos, ele entrou em um outro mercado que nem ele mesmo parece ter percebido: o mercado de área de membros.
A maioria dos criadores de cursos não querem criar uma comunidade, querem apenas uma área de membros com um login e senha pra entregar o seu material.
E o circle, por mais que não se posicione assim, pode fazer isso com maestria (inclusive esse é o meu interesse).
Isso porque a experiência do cliente (apenas de um curso, sem comunidade) seria muito superior a maioria das áreas de membros do mercado (beleza, menu lateral com acessos separados, fluxo de aulas em diferentes formatos - vídeo, texto, embed - e principalmente aplicativos nativos para IOS e Android, o que a maioria das plataformas de área de membros não oferecem).
E se isso não fosse o suficiente (e é aqui que brilha os olhos do dono de curso, porque a maioria nem se importa com essas vantagens para o cliente final, sei que sou minoria nesse quesito), os upsells para outros produtos mais caros podem ser feitos ali dentro da própria área de membros (inclusive com a "página de vendas" ali dentro, com o vídeo de vendas até e o corpo da página, que na prática, seria apenas um post em um canal do circle com o título "Mentoria" talvez, inclusive até com o formulário de pré-seleção embedado dentro do próprio post, ou seja, o cliente não precisa nem sair do post pra preencher o formulário, como mostrou no vídeo o formulário de pesquisa do typeform embedado no post).
E é aqui que o circle brilha mais ainda, porque nesse caso de mentoria, aí sim geralmente precisa de uma experiência digamos mais de comunidade, com encontros no zoom (que o circle já tem já atrás de um paywall), um ambiente de chat (substituindo o sempre presente grupo de Whatsapp dos membros da mentoria, também já por trás de um paywall).
Ou seja, o cliente já está ali dentro da área de membros consumindo um curso... Os upsells estão ali a um clique no menu lateral (isso sem falar que a esteira de produtos pode ir no low ticket até o high ticket, tudo ali pronto, integrado, num mesmo ecossistema, quase como um cardápio para o cliente escolher).
Venda e entrega tudo integrado e se realimentando.
E mais... Além de tudo isso, se em algum momento o produtor quiser de fato criar uma comunidade completa, ele já está ali dentro do mesmo sistema, não precisa ir para outra ferramenta de "comunidade". Mas essa é uma opção que poucos vão querer seguir pelo trabalho que dá.
Mas, independentemente do nível que o produtor quiser chegar, o circle estrega qualquer nível que ele quiser, do mais simples (curso sem nenhum suporte, só as aulas gravadas) até o mais complexo (comunidade completa).
Acredito que essa é uma grande oportunidade, principalmente para clientes como eu que se importam com a experiência do cliente final e que percebem a qualidade da entrega do circle.
O que percebo é que ninguém ou pouquíssimas pessoas ligaram esses pontos e por isso tão pouca adoção do circle aqui no Brasil (muito foco ainda nos criadores de comunidades, que são a minoria e não nos criadores e de cursos e mentorias).
Só pra fechar, criadores de mentorias/programas mais caros (o que estou abrindo minhas portas por aqui) querem/precisam entregar a melhor experiência possível para o cliente (minha visão) e ter a melhor plataforma de área de membros, com tudo integrado e fluído, já é um diferencial enorme, antes mesmo do conteúdo em si do produto.
Fica essa contribuição de alguém que está nesse momento de estruturação.
Para você como prestadora de serviço/mentora também, talvez seja um produto a se pensar com muita atenção.
Se você demonstrar a qualidade dessa entrega para mentores high ticket como diferencial, existe uma grande possibilidade de fechar contratos altos e provavelmente mais fáceis de entregar do que a estruturação de toda uma comunidade completa (demanda menor e muitos clientes com menor poder de investimento).
Obrigado por esse vídeo, Capitã!
Só por esse vídeo, você demostra ser uma profissional de primeira linha.
Parabéns pela profundidade e cuidado com a estruturação de todo o seu processo.
Muito sucesso pra você!
Comunidade é modelo de negócio. Todo negócio é uma comunidade. Todos podem ter uma seja de qual tamanho for desde que sigam a estratégia de construção de ecossistema que aplicamos. Agradeço pelo feedback. Caso tenha interesse em consultoria para te ajudar com sua Comunidade estamos aí. Na descrição do vídeo você encontra uma demonstração do nosso próprio ecossistema.