O PAPEL DA ECOCARDIOGRAFIA NA CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA - MUITO MAIS QUE UM EXAME COMPLEMENTAR.
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Nesta vídeo aula vamos rever as principais mutações relacionadas com a doença, a incidência da doença no mundo, os tipos de apresentação de acordo com a distribuição da hipertrofia, como fazer o diagnóstico com o ECO, como diferenciar a hipertrofia fisiológica da hipertrofia patológica, as formas anatômicas (neutra, convexa, sigmóide e apical), vamos saber por que a distância interpapilar diminui na CMH apical forma dominante distal, vamos entender o que é o SAM e saber como ele pode se mostrar um achado mais importante, vamos saber um pouco sobre as formas não obstrutiva, provocável e obstrutiva, vamos conhecer o que é deflexão mesossistólica (modo M da valva aórtica), vamos saber detalhes dobre a CMH médio-ventricular, vamos saber as regras atuais para o rastreamento de descendentes de portadores e vamos conversar sobre o tratamento clínico, alcoolização septal e miectomia, principalmente relembrar à luz das evidências quando devemos indicar cada um deles. Vamos falar sobre os fatores de risco convencionais e não convencionais.
Show de aula!!!👏👏👏
Aula está muito boa 👍
Excelente aula
doutor existe cardiomiopatia hipertrófica transitória ?
@@DanielaSantos-qq4ur muitas vezes pode acontecer da pessoa ter a alteração no gene (genotipo +) mas ainda não apresentar a hipertrofia (fenótipo -).
@@ronaldorodrigues7199
minha bebezinha foi diagnosticada com cardiomiopatia hipertrófica não obstrutiva e a hipertrofia regrediu.
o que aconteceu neste caso ? Foi erro médico ?
@@DanielaSantos-qq4ur fica mais fácil de ver o tipo de hipertrofia quando o bebê vai crescendo. Importante é que tudo ficou bem.
Doutor e quando a cardiomiopatia hipertrofica manifesta com hipertrofia importante do ventriculo direito e o esquerdo está normal.
@@julianealvarenga2343 Sim, a cardiomiopatia hipertrófica (CMH) pode gerar hipertrofia do ventrículo direito (VD), embora seja menos comum e mais observada em casos avançados ou em variantes específicas da doença. Na CMH, o aumento na espessura da parede ventricular ocorre principalmente no ventrículo esquerdo, mas a hipertrofia do VD pode aparecer em casos onde há sobrecarga hemodinâmica ou quando a CMH é acompanhada de hipertensão pulmonar, alterações genéticas específicas ou condições que levam a um comprometimento biventricular.
@ronaldorodrigues7199
O caso é de um recém nascido que apresentou no ecocardiograma hipertrofia importante do VD com câmeras cardíacas direitas com dilatação moderada .mas VE está normal .
tbm apresentou FOP, CIV 2,5 , Pca de 2,8 e sinais indiretos de hipertensão pulmonar
A minha dúvida é: a causa da hipertrofia é da cardiomiopatia hipertrofica ?
Bebe já com 3 meses e assintomático
@@julianealvarenga2343 A hipertrofia do ventrículo direito (VD) em recém-nascidos pode ter várias causas, geralmente associadas a condições que aumentam a pressão ou resistência que o VD precisa enfrentar. Entre as causas estão:
1. Doenças congênitas do coração: Defeitos como a tetralogia de Fallot, atresia pulmonar, estenose da valva pulmonar e comunicação interatrial (CIA) podem causar sobrecarga de pressão no VD, levando à hipertrofia.
2. Hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido (HPPRN): Essa condição ocorre quando a circulação fetal normal persiste após o nascimento, mantendo alta pressão na circulação pulmonar e forçando o VD a trabalhar mais.
3. Diabetes materno: Bebês de mães diabéticas podem apresentar hipertrofia cardíaca, incluindo no VD, devido a fatores de crescimento que influenciam o desenvolvimento cardíaco.
4. Síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE): Nesta condição, o lado esquerdo do coração é subdesenvolvido, e o VD assume um papel maior na circulação sistêmica, levando à hipertrofia.
Converse com a equipe médica responsável, com certeza poderá lhe dar informações mais direcionadas ao seu caso.
@@ronaldorodrigues7199 obrigada doutor
E sim a mãe é diabética .
o senhor poderia gravar a respeito da miocardiopatia hipertrófica em recém nascidos de mães diabeticas ?
pouco vi a respeito disso.
@@ronaldorodrigues7199 Eu sou diabética e minha bebê nasceu com cardiomiopatia hipertrófica não obstrutiva segundo um ecocardiograma mas depois regrediu a hipertrofia.
Será que ainda existe risco?