Eu já Olhos D'água e com certeza, já quero ler o seu primeiro romance. Traga Isa cada vez mais autores negros aqui em seu canal é muito importante para fortalecer a intelectualidade negra do país!
Estive ouvindo o episódio do Mano a Mano com a Conceição e fiquei curiosíssima sobre nao so esse, mas os demais livros dela, que ainda não li. Recomendo a escuta, Isa! Obrigada pela resenha ❤
Fio Jasmin me despertou grande empatia. Acho que Conceição cumpriu sua intenção e escolheu um título excepcional. Grata por sua complementação ao referenciar a capa - adequada ao título, além de linda! Dela li Olhos d'água e Poncia Vicencio. Recomendo!!
Como? Ele é o tempo todo retratado como o esteriotipo do preto infiel, tarado e misógino, o "passado" dele que supostamente nos faria entendê-lo melhor além de raso é muito POUCO explorado !
Uau!! Desta autora eu só li "Olhos d'água" e no mês que vem lerei "Ponciá Vicêncio", com o Leia Mulheres da minha cidade. Este, da resenha, vai entrar na lista agora mesmo. Já entrou!
Li essa obra prima mês passado! Após assistir uma palestra da Conceição Evaristo na Fliparacatu do ano passado, fiquei com muita vontade de ler essa obra, e não me arrependi! O livro é pequeno, mas a densidade da escrita dela é dantesca, que escrita maravilhosa... parece que cada palavra foi escolhida milimétricamente, assim como o imenso esmero na escolha do nome dos personagens, o qual mostra que a autora foi cirúrgica em cada detalhe da obra. Além disso, a história em si é muito envolvente e eu achei genial a forma com ela desenvolve o personagem principal, o Fio Jasmim, por meio de capítulos com o nome das moças e suas respectivas histórias, as quais, cada uma delas, são protagonistas do próprio capítulo, mas tendo a passagem do galanteador Fio Jasmim em suas vidas. Porém, a Conceição não se prende apenas a estética da obra e em amarrá-la de forma coesa, mas também, coloca temas pertinentes de forma sutil, como o racismo, a solidão, as diferentes formas de lidar com o amor, a ausência de responsabilidade emocional e também tabus do gênero masculino, como a virilidade e a supressão das emoções. Que coincidência tê-lo lido ao mesmo tempo que você, Isa!! ótima resenha!
Eu havia separado este para ser minha primeira leitura de Evaristo. Troquei pela "Ponciá..." por ser o primeiro publicado dela (quando não conheço um escritor, busco começar pelo primeiro). Talvez volte a este.
Voltei a ler livros, muito por sua influência, Isabella Lubrano. Você tem toda a simpatia do mundo nessas leituras e comentários. A qualquer dia nos encontraremos em algum evento literário para conhecê-la pessoalmente. Felicidades para você e sua família.
Você disse: "Claro que eu, uma mulher branca, nunca vou conseguir entender completamente as vivências dessas personagens...". Isso me faz lembrar do dia em que eu conversava sobre feminismo com uma mulher, e, ao declarar-me feminista, ela me corrigiu, dizendo que eu não podia me declarar feminista, porque eu não tinha "lugar de fala". O que me faz lembrar, também, do embrião do LGBTQIA+ nos (longínquos) anos 90: o movimento GLS, que queria dizer gays, lésbicas e simpatizantes. Acho que na sigla do LGBTQIA+, hoje, falta um espaço para esse antigo "s". Embora nós, héteros, nunca possamos saber o que é a discriminação por orientação sexual como quem a sentiu inúmeras vezes na pele, isso não nos impede de, a partir de uma coisa tão humana quanto a empatia, pegarmos em suas mãos, e ajudarmos a levar à frente a tocha de sua luta. Da mesma forma eu, como homem, acredito que sim, eu posso me declarar legitimamente como feminista - mesmo sendo homem e não mulher. Assim como eu acho que sim, Isabella, você é, sim, capaz de entender, pela sua empatia, o que é ser uma mulher negra, num mundo dominado por homens - homens brancos. Mesmo com sua posição privilegiada na sociedade - branca e da classe média -, você já deixou claro, inúmeras vezes neste seu canal, que a dor alheia lhe importa. E você é a única booktuber que eu conheço com esse tipo de postura intelectual. Por isso, você tem a minha admiração.
Linda resenha! Descrição feita com muita sensibilidade e a devida consideração. Obrigada, querida Isabela! Ainda devo ler Conceição Evaristo, com certeza! Grande senhora!
Excelente vídeo Isabella. A obra também é necessária para os homens porque desconstrói a imagem de conquistador mostrando que essa atitude pode deixar traumas difíceis de se superar na vida dos que foram deixados para trás. Há uma grande diferença entre ser homem de verdade e um "macho".
Leitura maravilhosa! Como a Isa falou eu senti empatia pelo trauma da infância dele, mas ao mesmo tempo senti muita raiva pelo que ele fez com as mulheres, principalmente com a esposa.
Também no início da leitura achei que a história era do belo conquistador de ébano.Mas na verdade as histórias das mulheres é que são importantes.Negras em sua maioria, mas teve uma ruiva, elas viviam suas histórias com intensidade.Umas bem determinadas seguiam suas vidas, com filhos ou sem filhos, outras se matavam, outras entendiam Fio como alguém que não crescia, que precisava ter suas lágrimas enxugadas e a vida amenizada por uma canção.
Eu não li o livro, mas creio que alguns homens não crescem, ou seja, não amadurecem, por conta do tipo de aprendizado que a maioria dos homens recebem. Mas as mulheres também padecem desse mesmo problema, em menor proporção obviamente, mas também padecem.
Todos livros que li da Conceição tem essa densidade poética e impactante. Gostei de todos , mas tem de poesia que acho que poucos conhecem e é maravilhoso: Poemas da Recordação .
salve Isabella . De Conceição Evaristo li primeiro seu magnifico livro de poemas e logo li "Olhos D'água ". Sem sombra de dúvida uma grande obra . Penso que são os poemas de Conceição que mais permite nos ver sua profundidade e seu apurado senso literário , sem dúvida uma escritora voltada para o social e o cotidiano de vidas humanas nem sempre felizes . Um abraço . A propósito , qual seu poeta de preferencia ? Um abraço .
Leia Olhos D' Água e Ponciá Vicêncio. Já li os dois. O primeiro reúne contos curtos e incríveis. Você não será mais a mesma depois de conhecer Lumbiá, Zaíta, Maria... personagens do livro.
Não existe algo como: Tu te tornas responsável pelo coração que cativas? É por aí, mas o que mais tem é gente que conquista, usa, e depois liga o foda-se.
Olhos D'água foi um livro difícil de elaborar, mas a Conceição escreve de um jeito tão incrível e poético, q neste caso nem precisei pausar a leitura para assimilar oq estava lendo, por mais duras q fossem as histórias. Recomendo fortemente!
Só estranhei que, no título, está escrito o novo livro de Conceição Evaristo. Me pareceu ser um lançamento recente, mas eu já tinha visto a obra há algum tempo. Mas você esclareceu que a edição é de 2022. Dependendo do ponto de vista, pode ser considerado novo livro.
A Conceicao, em entrevista ao programa Trilha de Letras, disse que está com um projeto de literatura erótica. Eu acho que esse romance ja e uma experimentacao nesse sentido...
Acho que essa presença de escritores e escritoras negras abordando o racismo e suas implicações é algo mais do que necessário, considerando que a produção artística dessas pessoas, de modo geral, foi deixada de lado pela academia e pela mídia ao longo dos anos. A presença de uma escritora como Conceição Evaristo, entre outros, transforma esse cenário e mostra todo um conjunto de ideias que antes permanecia à margem das discussões. Apenas discordo da autora quando ela dissocia sua obra de interpretações fundamentadas em referências da cultura clássica. Tais referências não dizem respeito exclusivamente à uma etnia específica. A mitologia grega, no caso, assim como as mitologias de outros povos antigos e também as de países africanos, ou as que surgiram entre os indígenas das Américas ou da Oceania, pertencem à humanidade. Elas estão inseridas naquilo que o Jung denominava "inconsciente coletivo", portanto, não estão restritas a grupos específicos. Devem ser difundidas e utilizadas em análises críticas. Não acredito que seja o caso vincula-las a esta ou aquela etnia, pois estão incorporadas ao patrimônio cultural humano.
O cara é gostosão e garanhão. Deixa uma trilha de mulheres abandonadas sem remorsos, ao contrário, assim que perde o interesse esquece completamente da pessoa. Existe do tipo homens brancos, pretos, amarelos … Achei interessante a Autora caracterizar o personagem como preto sem passar pano para o comportamento em razão da etnia.
Com certeza a maioria das mães solos vão se identificar. Homens negros por mais que tenham sofrido tmb Sao homens. Né atoa que a maioria dos idosos em asilos são homens. Não julgo os filhos que foram abandonados quando abandonam os seus pais idosos nos asilos.
A literatura partriarcal da elite branca até hoje sempre foi as melhores ! Eu não gostei desse livro da classe trabalhadora escrito por negros que trata o homem como criança. Obs.: Eu dei dislik no seu vídeo tá? Hummm..😒😒😒😒😒😒😒
li olhos Dágua e Canção para Ninar menino grande, Conceição é espetacular !
Eu já Olhos D'água e com certeza, já quero ler o seu primeiro romance. Traga Isa cada vez mais autores negros aqui em seu canal é muito importante para fortalecer a intelectualidade negra do país!
Que maravilha trazer a literatura preta para os seus vídeos, muito importante, sobretudo não trazer só no mês da convivência, como muitos fazem.
Li olhos d'agua da Conceição Evaristo
Recomendo❤
Li esse livro para o vestibular da UESB em 2021. É muito bom!!!
Conceição Evaristo é maravilhosa
Isa , faz uma LC dela e da carolina maria de Jesus
Tudo lindo. Linda leitura da capa; obrigada.
Estive ouvindo o episódio do Mano a Mano com a Conceição e fiquei curiosíssima sobre nao so esse, mas os demais livros dela, que ainda não li. Recomendo a escuta, Isa! Obrigada pela resenha ❤
Como vc linda por dentro por fora princesa luz linda❤ Deus te abencoe❤
Fio Jasmin me despertou grande empatia. Acho que Conceição cumpriu sua intenção e escolheu um título excepcional.
Grata por sua complementação ao referenciar a capa - adequada ao título, além de linda!
Dela li Olhos d'água e Poncia Vicencio. Recomendo!!
Como? Ele é o tempo todo retratado como o esteriotipo do preto infiel, tarado e misógino, o "passado" dele que supostamente nos faria entendê-lo melhor além de raso é muito POUCO explorado !
Já li todos os livros dela. Só falta esse!!! A escrita dela é realmente incrível
adoro este
eu adoro ler seus videos,parabéns
Uau!! Desta autora eu só li "Olhos d'água" e no mês que vem lerei "Ponciá Vicêncio", com o Leia Mulheres da minha cidade. Este, da resenha, vai entrar na lista agora mesmo. Já entrou!
Linda !!! Amo seu canal 🌷
Li essa obra prima mês passado!
Após assistir uma palestra da Conceição Evaristo na Fliparacatu do ano passado, fiquei com muita vontade de ler essa obra, e não me arrependi! O livro é pequeno, mas a densidade da escrita dela é dantesca, que escrita maravilhosa... parece que cada palavra foi escolhida milimétricamente, assim como o imenso esmero na escolha do nome dos personagens, o qual mostra que a autora foi cirúrgica em cada detalhe da obra. Além disso, a história em si é muito envolvente e eu achei genial a forma com ela desenvolve o personagem principal, o Fio Jasmim, por meio de capítulos com o nome das moças e suas respectivas histórias, as quais, cada uma delas, são protagonistas do próprio capítulo, mas tendo a passagem do galanteador Fio Jasmim em suas vidas. Porém, a Conceição não se prende apenas a estética da obra e em amarrá-la de forma coesa, mas também, coloca temas pertinentes de forma sutil, como o racismo, a solidão, as diferentes formas de lidar com o amor, a ausência de responsabilidade emocional e também tabus do gênero masculino, como a virilidade e a supressão das emoções. Que coincidência tê-lo lido ao mesmo tempo que você, Isa!! ótima resenha!
Como sempre resenha maravilhosa! Da Conceição, eu só li o livro de contos Olhos d'água, cada conto é um soco na boca do estômago.
A CONCEIÇÃO É MUITO BOA
Eu havia separado este para ser minha primeira leitura de Evaristo. Troquei pela "Ponciá..." por ser o primeiro publicado dela (quando não conheço um escritor, busco começar pelo primeiro). Talvez volte a este.
Li o livro Becos da Memória, muito bonito, sensível e poético ao relatar a dureza da vida de vários personagens em uma favela. Vale muito a pena.
Voltei a ler livros, muito por sua influência, Isabella Lubrano. Você tem toda a simpatia do mundo nessas leituras e comentários. A qualquer dia nos encontraremos em algum evento literário para conhecê-la pessoalmente. Felicidades para você e sua família.
Você disse: "Claro que eu, uma mulher branca, nunca vou conseguir entender completamente as vivências dessas personagens...". Isso me faz lembrar do dia em que eu conversava sobre feminismo com uma mulher, e, ao declarar-me feminista, ela me corrigiu, dizendo que eu não podia me declarar feminista, porque eu não tinha "lugar de fala". O que me faz lembrar, também, do embrião do LGBTQIA+ nos (longínquos) anos 90: o movimento GLS, que queria dizer gays, lésbicas e simpatizantes. Acho que na sigla do LGBTQIA+, hoje, falta um espaço para esse antigo "s". Embora nós, héteros, nunca possamos saber o que é a discriminação por orientação sexual como quem a sentiu inúmeras vezes na pele, isso não nos impede de, a partir de uma coisa tão humana quanto a empatia, pegarmos em suas mãos, e ajudarmos a levar à frente a tocha de sua luta. Da mesma forma eu, como homem, acredito que sim, eu posso me declarar legitimamente como feminista - mesmo sendo homem e não mulher. Assim como eu acho que sim, Isabella, você é, sim, capaz de entender, pela sua empatia, o que é ser uma mulher negra, num mundo dominado por homens - homens brancos. Mesmo com sua posição privilegiada na sociedade - branca e da classe média -, você já deixou claro, inúmeras vezes neste seu canal, que a dor alheia lhe importa. E você é a única booktuber que eu conheço com esse tipo de postura intelectual. Por isso, você tem a minha admiração.
Becos da memória foi minha primeira leitura da Conceição e ainda é meu favorito. Leia, Isa.
Linda resenha! Descrição feita com muita sensibilidade e a devida consideração. Obrigada, querida Isabela!
Ainda devo ler Conceição Evaristo, com certeza! Grande senhora!
Excelente vídeo Isabella. A obra também é necessária para os homens porque desconstrói a imagem de conquistador mostrando que essa atitude pode deixar traumas difíceis de se superar na vida dos que foram deixados para trás. Há uma grande diferença entre ser homem de verdade e um "macho".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Li vários contos dela, são impressionantes! Sem dúvida vou ler esse romance! 📚
Li assim que foi publicado. A escrita da Conceição é maravilhosa, poética, um deleite.
Já esse protagonista…. vontade de esganar esse sujeito.
Obrigado, Isa..!!
Amo que a Isa traz livros nacionais contemporâneos. Temos autores maravilhosos
Li Olhos D'água. São várias histórias relatando a vida como ela é de mulheres (crianças, jovens, adultas). Muito bom.
Traga mais livros contemporâneos brasileiros por favor!!!!!!!!!!
Amei sua resenha sou leitora da Conceição amo todos os livros que li, serio impecável!!!!
Li Olhos D'água há pucas semanas, é ótimo!
Maravilhosa❤❤❤❤
Leitura maravilhosa! Como a Isa falou eu senti empatia pelo trauma da infância dele, mas ao mesmo tempo senti muita raiva pelo que ele fez com as mulheres, principalmente com a esposa.
Parece um bom livro. Merece uma chance, com certeza.
adoro este canal más gostaria de ver comentários sobre o livro a queda de gigantes do autor Ken Follet gratidão
Também no início da leitura achei que a história era do belo conquistador de ébano.Mas na verdade as histórias das mulheres é que são importantes.Negras em sua maioria, mas teve uma ruiva, elas viviam suas histórias com intensidade.Umas bem determinadas seguiam suas vidas, com filhos ou sem filhos, outras se matavam, outras entendiam Fio como alguém que não crescia, que precisava ter suas lágrimas enxugadas e a vida amenizada por uma canção.
Negros também podem ser ruivos 😊
estava esperando essa resenha, que bom!
Como sempre perfeita a resenha, já baixei a amostra no kindle 🫶
Eu não li o livro, mas creio que alguns homens não crescem, ou seja, não amadurecem, por conta do tipo de aprendizado que a maioria dos homens recebem. Mas as mulheres também padecem desse mesmo problema, em menor proporção obviamente, mas também padecem.
Aproveito a oportunidade do título da obra e pergunto a quem se interessar pela mesma :Quando o Brasil deixará de ser menino e crescerá finalmente?
Todos livros que li da Conceição tem essa densidade poética e impactante. Gostei de todos , mas tem de poesia que acho que poucos conhecem e é maravilhoso: Poemas da Recordação .
Adoro o título, já há uma doçura nele. Obrigada pelo trabalho
salve Isabella . De Conceição Evaristo li primeiro seu magnifico livro de poemas e logo li "Olhos D'água ". Sem sombra de dúvida uma grande obra . Penso que são os poemas de Conceição que mais permite nos ver sua profundidade e seu apurado senso literário , sem dúvida uma escritora voltada para o social e o cotidiano de vidas humanas nem sempre felizes . Um abraço . A propósito , qual seu poeta de preferencia ? Um abraço .
Leia Olhos D' Água e Ponciá Vicêncio. Já li os dois. O primeiro reúne contos curtos e incríveis. Você não será mais a mesma depois de conhecer Lumbiá, Zaíta, Maria... personagens do livro.
Faz leitura coletiva de Olhos D'água!
Leia Ponciá Vicêncio. Sou apaixonada por Conceição Evaristo, mas Ponciá é de longe minha personagem favorita!
Isa, quando possível, leia “Olhos D’água”, pois é um livro de contos comovente e belíssimo ❤️
Responsabilidade afetiva é algo humano; civil, civilizado.
Eu li Olhos d'água e Ponciá Vicêncio! Leituras tocantes! 😢😢
Isa, resenha maravilhosa sobre esse novo lançamento dessa espetacular escritora. Faça mais resenhas de literatura preta
Eu já li esse e Olhos D’água. Prefiro o primeiro. Muito legal vc contar a história da capa e nos apresentar um artista novo.
Li o livro dela, Becos de memória, amei!
Oiii, seus vídeos são incríveis!
Você pode fazer um de "A moreninha" de Joaquim Manoel de Macedo, por favor?
❤
Não existe algo como: Tu te tornas responsável pelo coração que cativas? É por aí, mas o que mais tem é gente que conquista, usa, e depois liga o foda-se.
Leia Becos da Memória. Maravilhoso.
Essa é a história do romance da moçambicana Paulina Chiziane, «Niketche: Uma História de Poligamia». Será que elas se conhecem?
❤❤❤
Essa resenha me fez lembrar o filme "American Fiction" de 2023.
Faça mais resenhas de livros dela e da Carolina Maria de jesus
Olhos d'água é lindíssimo.
Gratidão
Ja vou colocar na minha lista ❤
Olhos D'água foi um livro difícil de elaborar, mas a Conceição escreve de um jeito tão incrível e poético, q neste caso nem precisei pausar a leitura para assimilar oq estava lendo, por mais duras q fossem as histórias. Recomendo fortemente!
Lembra o Tony Stark no comeco dos filmes da Marvel!
Faça resenha de livros da Octávia Butler
Ótima resenha.
Adorei o vídeo!
Meu favorito dela é Ponciá Vicêncio
Faltam 2 para 400 aeeeee!
Só estranhei que, no título, está escrito o novo livro de Conceição Evaristo. Me pareceu ser um lançamento recente, mas eu já tinha visto a obra há algum tempo. Mas você esclareceu que a edição é de 2022. Dependendo do ponto de vista, pode ser considerado novo livro.
Leia 'Olhos D'água' da mesma
só a rapaziada q vai ver o resumo um dia antes da prova
Ponciá Vivêncio é imperdível!
A Conceicao, em entrevista ao programa Trilha de Letras, disse que está com um projeto de literatura erótica. Eu acho que esse romance ja e uma experimentacao nesse sentido...
Nunca li romance , Vou procurar !!
Kkkkkkkkk, "teve" de tomar cuidado com o alguns para não ofender ninguém.
Se os homens não madurecem nunca, imagina as mulheres 😂😂😂
Sentiu aí? Kkkkk deve ter se identificado
Ta na minha lista r li olhos d'gua
Nem todo homem hahahah (postei e saí correndo).
Ninguém pensou no boto cor de rosa?
Gostei
Eu sou assim
Acho que essa presença de escritores e escritoras negras abordando o racismo e suas implicações é algo mais do que necessário, considerando que a produção artística dessas pessoas, de modo geral, foi deixada de lado pela academia e pela mídia ao longo dos anos. A presença de uma escritora como Conceição Evaristo, entre outros, transforma esse cenário e mostra todo um conjunto de ideias que antes permanecia à margem das discussões. Apenas discordo da autora quando ela dissocia sua obra de interpretações fundamentadas em referências da cultura clássica. Tais referências não dizem respeito exclusivamente à uma etnia específica. A mitologia grega, no caso, assim como as mitologias de outros povos antigos e também as de países africanos, ou as que surgiram entre os indígenas das Américas ou da Oceania, pertencem à humanidade. Elas estão inseridas naquilo que o Jung denominava "inconsciente coletivo", portanto, não estão restritas a grupos específicos. Devem ser difundidas e utilizadas em análises críticas. Não acredito que seja o caso vincula-las a esta ou aquela etnia, pois estão incorporadas ao patrimônio cultural humano.
❤❤❤
❤
🖤🖤💜💜
Essa cara q vc fez na thumb ai, sexy d+
Desculpa, mas será que tem a ver a forma de interpretar a trama do livro com ser uma pessoa branca ou não?
O cara é gostosão e garanhão. Deixa uma trilha de mulheres abandonadas sem remorsos, ao contrário, assim que perde o interesse esquece completamente da pessoa. Existe do tipo homens brancos, pretos, amarelos … Achei interessante a Autora caracterizar o personagem como preto sem passar pano para o comportamento em razão da etnia.
Você está certo, é ignorância sua
Vai cem tar numa r@la@@gisique
Ignorante é vc sua otária @@gisique
Vc que é ignorante, riquinha de condomínio @@gisique
Não aprecio a escrita de Conceição. Desculpem por eu existir.
😢😢😢😢
Comentário.
Com certeza a maioria das mães solos vão se identificar. Homens negros por mais que tenham sofrido tmb Sao homens. Né atoa que a maioria dos idosos em asilos são homens. Não julgo os filhos que foram abandonados quando abandonam os seus pais idosos nos asilos.
9:34 Se ficou comovida, é porque compreendeu e foi empática. Não vai por aí, não...
Ficou com ciúmes do fio Jasmin? Kkkkk
Que logica sem logica, se vc é queto na sua não mexer com mulher nem uma,, ? Haaa deve ser Gay ai mexer é tarado logica sem logica
Um livro sobre "leitada e ghost", e mulheres que não assumem a responsabilidade de se envolver com um garanhão? Dispenso.
Kkkkkkkkk
Que ser maravilhoso vc deve ser ... putz ... sabe ler ? E interpretar? Affff
@@marianeide9845 fica a vontade pra reproduzir o comportamento descrito moça... se liberte 😉
A literatura partriarcal da elite branca até hoje sempre foi as melhores ! Eu não gostei desse livro da classe trabalhadora escrito por negros que trata o homem como criança.
Obs.: Eu dei dislik no seu vídeo tá? Hummm..😒😒😒😒😒😒😒
Que opinião detestável
@@munikess detestável é o seu pré-conceito contra homens e meninos. Vc tem inveja de homens? Pq vc não gosta de pessoas brancas ?
@@munikess Aaaaa.. pronto agora a gente tem que a acha a literatura negra bonita, pq se não achar lindo é pré-conceito. Me poupe né?
Oi, humaninho branquinho e sem noção... tá "causando " por aqui? Que desperdício do seu "rico e precioso" tempo ! Affff