Quanto mais ouço e leio sobre a obra, mais percebo o quanto o professor Tolkien era, de FATO, uma das maiores mentes que já habitaram este planeta!!! É realmente impressionante!
Quanto mais ouço e leio sobre a obra, mais percebo o quanto o professor Tolkien era, de FATO, uma das maiores mentes que já habitaram este planeta!!! É realmente impressionante!
Como pode alguém criar uma história tão rica e detalhada como essa? Quanto mais eu mergulho nessa mitologia, mas eu fico encantado e chego a pensar que essa história aconteceu de verdade de tão envolvido que fico.
E aconteceu mesmo, o Tolkien a subcriou com poderes divinos, recebendo as informações do que ele chama de Mundo Secundário. Mas caímos de lá, e todos os nossos esforços têm sido para retornar à esse Paraíso.
@GustavoDrummond Nos livros religiosos o que passa a sensação de que as histórias são reais não é a riqueza de detalhes, mas sim as mensagens passadas por estas histórias. Pessoas matam e morrem por religião. Isso é bizarro, mas também fantástico. O que é um livro pode fazer.
Dois adendos: Nos livros, Isildur não derrota Sauron (sim, mas não). Ele apenas corta o dedo com o Anel, para obte-lo em forma de um espólio de guerra, ou seja, fora Gil Galad e Elendil quem derrotaram o senhor do escuro. Não há menção de participação dele no combate. Os três se mataram ali. Isildur "termina o serviço" (rouba a kill do seu pai e do Gil) ao cortar o anel do dedo de Sauron, mas o Maiar já estava esgotado do confronto com os dois reis. Os filmes fazem o desfavor de gravar na mente das pessoas que Isildur quem deu sorte e venceu Sauron em um momento de desespero e piora ao mostrar que ele e Elrond seguem até a Sammath Naur, aquela fissura vulcânica que vemos Sauron com o Um bem no comecinho da narração sobre os anéis e mais tarde Frodo, Sam e Gollum se encontram e o Anel acaba destruído. No momento da emboscada derradeira, Isildur na verdade seguia para Valfenda, para pedir conselhos a Elrond sobre o anel. Embora todos joguem pedra em Isildur, por seu ato de tomar para si o Anel, era um homem nobre e que buscou fazer o que era correto. Então ele não 'falhou' como os filmes falam e que homens são facilmente corrompidos, etc.
@@tiagomoraes7890 obrigado a correção! :D Quanto ao assunto que Isildur trataria com Elrond, já não vou recordar da fonte. Mas era sobre o Anel(?) ficarei devendo fonte e posso outra vez estar enganado. Falava sobre arrependimento, só não lembro se da viagem/ter sofrido a emboscada e os filhos morrendo ou de ter tomado o Anel. Elrond, sábio como era, preferiu não tomar para si o título de alto-rei, dada a sina de todos os anteriores. Acho que não quis arriscar. :p Brincadeiras a parte fico com uma dúvida. HoME refere-se ao que exatamente? "... of Middle Earth"
@@tiagomoraes7890 ah sim. Obrigado. Ando afastado do mundo tolkeano. Não me recordava mesmo. Você esta correto. Agradeço as correções iniciais e os acréscimos de agora.
Na realidade nos livros é expresso: Ele toma o um anel para si porque quer ter como lembrança do seu pai e seu irmão. Ele não tinha nenhuma intenção de destruir o um anel. Assim como ele não precisaria se dirigir até Valfenda para pedir conselhos ao Elrond, uma vez que este também participou da batalha e acompanhou junto com Ciron o Isildur até a montanha da perdição para DESTRUIR SIM o um anel, mas o Isildur não quis. Não faz sentido você querer fazer um revisionismo aqui.
@@marcioandre4623 Salvo engano é no Silmarilion que Elrond diz que o Anel deveria ter sido destruído na Montanha da Perdição. Conselho que Isildur não tomou de Elrond e Cirdan. "'Alas! yes,’ said Elrond. 'Isildur took it, as should not have been. It should have been cast then into Orodruin’s fire nigh at hand where it was made. But few marked what Isildur did. He alone stood by his father in that last mortal contest; and by Gil-galad only Círdan stood, and I. But Isildur would not listen to our counsel." Quando digo que Isildur estava a caminho de Valfenda para tratar do destino do Anel é porque é esse o registro em "The Disaster of the Gladden Fields" nos Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média. Eu não li ainda, mas os relatos dizem que ele estava a seguir para Valfenda, pois lá estavam sua esposa e seu filho mais novo. E TAMBÉM sentia necessidade de se aconselhar com Elrond. Nessa viagem saindo de Gondor estavam com ele seus três filhos mais velhos e 200 veteranos. E enquanto eram emboscados pelos orcs, seu filho mais velho pergunta se ele poderia utilizar o Um, no qual Isildur responde que não. Que não o tinha sob seu controle e que intencionava retorna-lo aos elfos que guardavam os Os Três. Em meio ao combate, no primeiro contato com os orcs, um emissário foi enviado com os fragmentos da espada Narsil, para que fosse levada até Valfenda. Do grupo foi o único que sobreviveu. Durante o embate os filhos e os soldados foram todos mortos. Por diversas vezes Isildur se recusou a fugir e deixar seus filhos e seus homens para trás, mas seu filho primogênito e naquela altura o único dos três filhos ainda vivo, no momento final o convence de usar o Um para escapar. Não fora um combate rápido, mas sim de atrito contra uma força 10x maior em um ambiente desfavorável, sob condições de clima e terreno ruins aos defensores, e os orcs ainda contavam com o impulso do Anel que os atraíam. Não há revisionismo algum. Eles jamais foram até o Orodruim e 2 anos do início da Terceira Era, Isildur seguiu do reino do sul, Gondor, para o norte. A maior parte das suas tropas já estava no reino de Arnor ao norte e ele considerava o Inimigo como derrotado por isso seguiu de forma leve, rápida e no menor caminho possível para chegar logo a Valfenda. Desculpa não ter sido claro e mais detalhado antes, é que considero muito ruim escrever demais em comentários do youtube.
@@marcioandre4623 Salvo engano é no Silmarilion que Elrond diz que o Anel deveria ter sido destruído na Montanha da Perdição. Conselho que Isildur não tomou de Elrond e Cirdan. "'Alas! yes,’ said Elrond. 'Isildur took it, as should not have been. It should have been cast then into Orodruin’s fire nigh at hand where it was made. But few marked what Isildur did. He alone stood by his father in that last mortal contest; and by Gil-galad only Círdan stood, and I. But Isildur would not listen to our counsel." Quando digo que Isildur estava a caminho de Valfenda para tratar do destino do Anel é porque é esse o registro em "The Disaster of the Gladden Fields" nos Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média. Eu não li ainda, mas os relatos dizem que ele estava a seguir para Valfenda, pois lá estavam sua esposa e seu filho mais novo. E TAMBÉM sentia necessidade de se aconselhar com Elrond. Nessa viagem saindo de Gondor estavam com ele seus três filhos mais velhos e 200 veteranos. E enquanto eram emboscados pelos orcs, seu filho mais velho pergunta se ele poderia utilizar o Um para lidar com os orcs, no qual Isildur responde que não. Que não o tinha sob seu controle e que intencionava retorna-lo aos Guardiões dos Três anéis. Em meio ao combate, no primeiro contato com os orcs, um emissário foi enviado com os fragmentos da espada Narsil, para que fosse levada até Valfenda. Do grupo foi o único que sobreviveu. Durante o embate os filhos e os soldados foram todos mortos. Por diversas vezes Isildur se recusou a fugir e deixar seus filhos e seus homens para trás, mas seu filho no momento final o convence de usar o Um para escapar. Não fora um combate rápido, mas sim de atrito contra uma força 10x maior em um ambiente desfavorável, sob condições de clima e terreno ruins aos defensores, e os orcs ainda contavam com o impulso do Anel que os atraíam. Não há revisionismo algum. Eles jamais foram até o Orodruin e 2 anos do início da Terceira Era, Isildur seguiu do reino do sul para o norte. A maior parte das suas tropas já estava no reino de Arnor e ele considerava o Inimigo como derrotado por isso seguiu de forma leve, rápida e no menor caminho possível para chegar logo a Valfenda.
Que narrativa fantástica! Parabéns!! Aragorn foi realmente um Heroi e um Rei durante as batalhas, conseguiu unir os homens livres contra a força de Sauron!
Primeiramente sou eternamente grato ao nosso querido e amado, falecido Tolkien, por nos presentear com essa obra tão maravilhosa e rica em detalhes que é o universo de Lord Of The Rings. E a esse canal maravilhoso, simplesmente sensacional!!!!
Parabéns pelas explicações!!!! Vou ver de novo o retorno do Rei em versão estendida, fiquei com vontade compreendendo melhor toda a história através do seu esclarecimento! Gratidãooooooooooooooooo!
Lembrando que o Aragorn antes da guerra do anel foi capitão (general) de Gondor, rivalizando com o Denethor II na sua juventude, lutando varias batalhas e sendo muito admirado.
Ele provavelmente seria escolhido Regente pelo pai de Denethor caso não tivesse partido, pois ainda não era sua hora. Outro Regente já fora escolhido por seu feito(s) militar(es).
@@adrianovidal2697 O pai do Denethor iria indica-lo por causa da sua sabedoria e força e não por saber que o Thorongil era o Aragorn e toda sua herança.
Meninoooo que delícia ouvir sua narração e os detalhes que ficaram nos "extras" entre os livros do professor e as adaptações cinematográficas. Parabéns de uma professora que queria ter tido o privilégio de ter você como aluno 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿😘❤️💐
Excelente vídeo! Só acho que faltaram duas passagens essenciais para que a reivindicação de Aragorn fosse aceita: ele ter sido um herói de guerra de Gondor com o codinome de Thorongil e ter curado Faramir, que seria o próximo regente do reino.
Pelo que me lembro, nos livros Boromir também aceita Aragorn como seu rei, igual ao que acontece nos filmes. Isso também conta bastante pra legitimidade do reinado de Aragorn
Cara foi a única vez que consegui entender o porque Aragorn ficava indo de pessoa em pessoa olhando os ferimentos delas. São pouquissimas as cenas mas agora faz sentido. Parabéns aprendo muito sobre a Obra do mestre tolkien aqui
Excelente vídeo para quem não conhece tão bem os eventos passados da obra, bem como os detalhes dos livros! Eu mesmo não sabia que Elendil havia morrido nessa guerra, pois achava que Isildur já era o rei em exercício na época desses acontecimentos.
Mto obrigada pelas explicações, mto esclarecedor.. Eu já havia assistido alguns vídeos em outros canais, explicando um pouco as estórias anteriores, mas é uma confusão de nomes e reinos....
Que legal. Quanta informação interessante ficou de fora dos filmes (dá pra entender o porquê, afinal dava pra fazer mais filme só pra explicar essa parte da história). Mas foi muito legal conhecer tds esses detalhes!!! 💯
Fantástica explicação acoplada a excelente pesquisa dos vídeos e imagens. Vocês deram vida a uma importante parte da História dos Apêndices do Senhor dos Anéis. Meu muitíssimo obrigado! Espero que possa vir mais vídeos e histórias dos Apêndices como esse....
Muito boa explicação. Parabéns amigo. O mundo de Tolkien é infinitamente rico. O escritor e quase medium (rsrs... Pois parece que ele viu essas histórias, e não lendas) serviu na primeira guerra mundial e viu muitas coisas. Então ele entendia muito sobre o mal que se disfarça com o manto da bondade para dominar. Acontece isso até hoje (em pequena e larga escala. Até mesmo em nossas vidas particulares).
Toda a história do rei Aragorn,seu nascimento predestinado,trajeto e coroação são uma analogia de Tolkien a história de jesus Cristo que também terá seu retorno e vitória em trmpos sombrios,senhor dos senhores e eterno rei!❤
é realmente a explicação mais longa e profunda valeu mesmo a pena, incrível seu trabalho nossa as vezes faz parecer o filme tão mas tão raso.......mesmo assim uma obra incrível do Tolkien
É tão detalhado que parece que esse mundo e esses personagens realmente existiram.
Quanto mais ouço e leio sobre a obra, mais percebo o quanto o professor Tolkien era, de FATO, uma das maiores mentes que já habitaram este planeta!!!
É realmente impressionante!
@@douglasgaldino6510 o segredo é o cachimbo
Não é atoa o sucesso e influência da obra. O cara literalmente criou um mundo do zero usando apenas a literatura
⁷.@@GALLO2119
@douglasgalu8dino6510
Quanto mais ouço e leio sobre a obra, mais percebo o quanto o professor Tolkien era, de FATO, uma das maiores mentes que já habitaram este planeta!!!
É realmente impressionante!
Como pode alguém criar uma história tão rica e detalhada como essa? Quanto mais eu mergulho nessa mitologia, mas eu fico encantado e chego a pensar que essa história aconteceu de verdade de tão envolvido que fico.
sem falar que esse vídeo é um resumo do resumo do resumo da terceira era! Tolkien era genial fala sério...
Muitas pessoas já pensam que histórias menos elaboradas que LOTR realmente aconteceram. Vide o cristianismo, islamismo, hinduísmo, etc.
Vai que ...
E aconteceu mesmo, o Tolkien a subcriou com poderes divinos, recebendo as informações do que ele chama de Mundo Secundário. Mas caímos de lá, e todos os nossos esforços têm sido para retornar à esse Paraíso.
@GustavoDrummond Nos livros religiosos o que passa a sensação de que as histórias são reais não é a riqueza de detalhes, mas sim as mensagens passadas por estas histórias. Pessoas matam e morrem por religião. Isso é bizarro, mas também fantástico. O que é um livro pode fazer.
Depois de uma explicação tão profunda dessas, será que alguém que vê esse vídeo ainda tem a idéia absurda de "um único herói" em senhor dos anéis?
Perfeita colocação Anderson!
Quem tem essa ideia idiota?
Sam e o único herói
@@rafaelcandidogoular647 frodo foi o mais foda!
Sam foi o meu herói preferido!🥰🥰
Caralho, isto não é somente uma explicação, é um TCC sobre Aragorn. Muito bom!!!
Brother, que vídeo espetacular! Sem palavras para descrever tamanha qualidade!
Tmj meu amigo Denis 👊🏼
Dois adendos:
Nos livros, Isildur não derrota Sauron (sim, mas não). Ele apenas corta o dedo com o Anel, para obte-lo em forma de um espólio de guerra, ou seja, fora Gil Galad e Elendil quem derrotaram o senhor do escuro. Não há menção de participação dele no combate. Os três se mataram ali. Isildur "termina o serviço" (rouba a kill do seu pai e do Gil) ao cortar o anel do dedo de Sauron, mas o Maiar já estava esgotado do confronto com os dois reis. Os filmes fazem o desfavor de gravar na mente das pessoas que Isildur quem deu sorte e venceu Sauron em um momento de desespero e piora ao mostrar que ele e Elrond seguem até a Sammath Naur, aquela fissura vulcânica que vemos Sauron com o Um bem no comecinho da narração sobre os anéis e mais tarde Frodo, Sam e Gollum se encontram e o Anel acaba destruído.
No momento da emboscada derradeira, Isildur na verdade seguia para Valfenda, para pedir conselhos a Elrond sobre o anel. Embora todos joguem pedra em Isildur, por seu ato de tomar para si o Anel, era um homem nobre e que buscou fazer o que era correto. Então ele não 'falhou' como os filmes falam e que homens são facilmente corrompidos, etc.
@@tiagomoraes7890 obrigado a correção! :D
Quanto ao assunto que Isildur trataria com Elrond, já não vou recordar da fonte. Mas era sobre o Anel(?) ficarei devendo fonte e posso outra vez estar enganado. Falava sobre arrependimento, só não lembro se da viagem/ter sofrido a emboscada e os filhos morrendo ou de ter tomado o Anel.
Elrond, sábio como era, preferiu não tomar para si o título de alto-rei, dada a sina de todos os anteriores. Acho que não quis arriscar. :p
Brincadeiras a parte fico com uma dúvida. HoME refere-se ao que exatamente? "... of Middle Earth"
@@tiagomoraes7890 ah sim. Obrigado. Ando afastado do mundo tolkeano. Não me recordava mesmo. Você esta correto. Agradeço as correções iniciais e os acréscimos de agora.
Na realidade nos livros é expresso: Ele toma o um anel para si porque quer ter como lembrança do seu pai e seu irmão. Ele não tinha nenhuma intenção de destruir o um anel. Assim como ele não precisaria se dirigir até Valfenda para pedir conselhos ao Elrond, uma vez que este também participou da batalha e acompanhou junto com Ciron o Isildur até a montanha da perdição para DESTRUIR SIM o um anel, mas o Isildur não quis. Não faz sentido você querer fazer um revisionismo aqui.
@@marcioandre4623 Salvo engano é no Silmarilion que Elrond diz que o Anel deveria ter sido destruído na Montanha da Perdição. Conselho que Isildur não tomou de Elrond e Cirdan.
"'Alas! yes,’ said Elrond. 'Isildur took it, as should not have been. It should have been cast then into Orodruin’s fire nigh at hand where it was made. But few marked what Isildur did. He alone stood by his father in that last mortal contest; and by Gil-galad only Círdan stood, and I. But Isildur would not listen to our counsel."
Quando digo que Isildur estava a caminho de Valfenda para tratar do destino do Anel é porque é esse o registro em "The Disaster of the Gladden Fields" nos Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média. Eu não li ainda, mas os relatos dizem que ele estava a seguir para Valfenda, pois lá estavam sua esposa e seu filho mais novo. E TAMBÉM sentia necessidade de se aconselhar com Elrond. Nessa viagem saindo de Gondor estavam com ele seus três filhos mais velhos e 200 veteranos. E enquanto eram emboscados pelos orcs, seu filho mais velho pergunta se ele poderia utilizar o Um, no qual Isildur responde que não. Que não o tinha sob seu controle e que intencionava retorna-lo aos elfos que guardavam os Os Três. Em meio ao combate, no primeiro contato com os orcs, um emissário foi enviado com os fragmentos da espada Narsil, para que fosse levada até Valfenda. Do grupo foi o único que sobreviveu. Durante o embate os filhos e os soldados foram todos mortos. Por diversas vezes Isildur se recusou a fugir e deixar seus filhos e seus homens para trás, mas seu filho primogênito e naquela altura o único dos três filhos ainda vivo, no momento final o convence de usar o Um para escapar. Não fora um combate rápido, mas sim de atrito contra uma força 10x maior em um ambiente desfavorável, sob condições de clima e terreno ruins aos defensores, e os orcs ainda contavam com o impulso do Anel que os atraíam.
Não há revisionismo algum. Eles jamais foram até o Orodruim e 2 anos do início da Terceira Era, Isildur seguiu do reino do sul, Gondor, para o norte. A maior parte das suas tropas já estava no reino de Arnor ao norte e ele considerava o Inimigo como derrotado por isso seguiu de forma leve, rápida e no menor caminho possível para chegar logo a Valfenda.
Desculpa não ter sido claro e mais detalhado antes, é que considero muito ruim escrever demais em comentários do youtube.
@@marcioandre4623 Salvo engano é no Silmarilion que Elrond diz que o Anel deveria ter sido destruído na Montanha da Perdição. Conselho que Isildur não tomou de Elrond e Cirdan.
"'Alas! yes,’ said Elrond. 'Isildur took it, as should not have been. It should have been cast then into Orodruin’s fire nigh at hand where it was made. But few marked what Isildur did. He alone stood by his father in that last mortal contest; and by Gil-galad only Círdan stood, and I. But Isildur would not listen to our counsel."
Quando digo que Isildur estava a caminho de Valfenda para tratar do destino do Anel é porque é esse o registro em "The Disaster of the Gladden Fields" nos Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média. Eu não li ainda, mas os relatos dizem que ele estava a seguir para Valfenda, pois lá estavam sua esposa e seu filho mais novo. E TAMBÉM sentia necessidade de se aconselhar com Elrond. Nessa viagem saindo de Gondor estavam com ele seus três filhos mais velhos e 200 veteranos. E enquanto eram emboscados pelos orcs, seu filho mais velho pergunta se ele poderia utilizar o Um para lidar com os orcs, no qual Isildur responde que não. Que não o tinha sob seu controle e que intencionava retorna-lo aos Guardiões dos Três anéis. Em meio ao combate, no primeiro contato com os orcs, um emissário foi enviado com os fragmentos da espada Narsil, para que fosse levada até Valfenda. Do grupo foi o único que sobreviveu. Durante o embate os filhos e os soldados foram todos mortos. Por diversas vezes Isildur se recusou a fugir e deixar seus filhos e seus homens para trás, mas seu filho no momento final o convence de usar o Um para escapar. Não fora um combate rápido, mas sim de atrito contra uma força 10x maior em um ambiente desfavorável, sob condições de clima e terreno ruins aos defensores, e os orcs ainda contavam com o impulso do Anel que os atraíam.
Não há revisionismo algum. Eles jamais foram até o Orodruin e 2 anos do início da Terceira Era, Isildur seguiu do reino do sul para o norte. A maior parte das suas tropas já estava no reino de Arnor e ele considerava o Inimigo como derrotado por isso seguiu de forma leve, rápida e no menor caminho possível para chegar logo a Valfenda.
Que narrativa fantástica! Parabéns!! Aragorn foi realmente um Heroi e um Rei durante as batalhas, conseguiu unir os homens livres contra a força de Sauron!
“Eu o teria seguido, meu irmão. Meu Capitão. Meu Rei!"
Homens querendo eleger políticos com ideologias de merda. Eu só queria um líder nobre, corajoso e sábio como o Aragorn para chamar chamar de rei.
Primeiramente sou eternamente grato ao nosso querido e amado, falecido Tolkien, por nos presentear com essa obra tão maravilhosa e rica em detalhes que é o universo de Lord Of The Rings.
E a esse canal maravilhoso, simplesmente sensacional!!!!
Parabéns pelas explicações!!!! Vou ver de novo o retorno do Rei em versão estendida, fiquei com vontade compreendendo melhor toda a história através do seu esclarecimento! Gratidãooooooooooooooooo!
Tmj meu amigo Cleo 🤝🏼
rapaz se o povo brasileiro fosse minimamente parecido nessa exigencia toda com relação ao lider com o povo de gondor, nosso país estaria muito melhor.
Aqui, parece q a gente gosta de palhaços que falam um monte de besteiras e frases de efeito...
Bolsonaro = Sauron (só que burro). CHORA, GADO!
Lembrando que o Aragorn antes da guerra do anel foi capitão (general) de Gondor, rivalizando com o Denethor II na sua juventude, lutando varias batalhas e sendo muito admirado.
Ele provavelmente seria escolhido Regente pelo pai de Denethor caso não tivesse partido, pois ainda não era sua hora. Outro Regente já fora escolhido por seu feito(s) militar(es).
@@xAndre-SDM sim, mas ele usava outro nome, ninguém sabia sua linhagem
@@adrianovidal2697 O pai do Denethor iria indica-lo por causa da sua sabedoria e força e não por saber que o Thorongil era o Aragorn e toda sua herança.
Meninoooo que delícia ouvir sua narração e os detalhes que ficaram nos "extras" entre os livros do professor e as adaptações cinematográficas. Parabéns de uma professora que queria ter tido o privilégio de ter você como aluno 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿😘❤️💐
O prazer seria todo meu, Professora!
Excelente vídeo! Só acho que faltaram duas passagens essenciais para que a reivindicação de Aragorn fosse aceita: ele ter sido um herói de guerra de Gondor com o codinome de Thorongil e ter curado Faramir, que seria o próximo regente do reino.
Pelo que me lembro, nos livros Boromir também aceita Aragorn como seu rei, igual ao que acontece nos filmes. Isso também conta bastante pra legitimidade do reinado de Aragorn
A cada vídeo, o canal mostra a riqueza dessa obra.
Tanta coisa para ser explora...
maratonei esses filmes aí fim de semana agora, tenho no pen drive, nunca enjoa
Cuidado com essa boca grande aí!
@@2255-o1j qual foi moleque?
Valeu!
Boa
🤝🏼
Gostei muito, são detalhes que o público em geral não tem conhecimento, muito bom 👏👏👏
Muito top o vídeo, parabéns, gostei bastante saber da história mais detalhada e que envolve Aragorn e Isildur.👍👍💗
Opa! Fico feliz que tenha gostado! Obrigado pela visita amigo!
@@nerdcurioso.youtube ❤
Depois de uma explicação tão boa como essa agora eu vou orar para o céus me dar entendimento...
Cara foi a única vez que consegui entender o porque Aragorn ficava indo de pessoa em pessoa olhando os ferimentos delas. São pouquissimas as cenas mas agora faz sentido. Parabéns aprendo muito sobre a Obra do mestre tolkien aqui
Mto interessante, eu não li os livros e até agora não sabia desse contexto político de Gondor e Númenor, obrigado
Excelente vídeo para quem não conhece tão bem os eventos passados da obra, bem como os detalhes dos livros! Eu mesmo não sabia que Elendil havia morrido nessa guerra, pois achava que Isildur já era o rei em exercício na época desses acontecimentos.
Que vídeo espetacular! Uma verdadeira aula de História do universo Lord of The Rings.
Tmj meu mano Rodrigo 🤜🏼🤛🏼
Parabéns!! Isso não foi uma simples explicação, foi uma aula.
🤜🏼🤛🏼
Todo os personagens são muito bem construídos. Adorei todos!
Mto obrigada pelas explicações, mto esclarecedor.. Eu já havia assistido alguns vídeos em outros canais, explicando um pouco as estórias anteriores, mas é uma confusão de nomes e reinos....
Imagina 😆
Que legal. Quanta informação interessante ficou de fora dos filmes (dá pra entender o porquê, afinal dava pra fazer mais filme só pra explicar essa parte da história). Mas foi muito legal conhecer tds esses detalhes!!! 💯
Sensacional o Vídeo auto explicativo, funcional e fácil de entender, parabéns... vou acompanhá-lo
Valeu amigo Gilberto!
É uma história muito rica e linda. Não me canso de reaver e reler... gosto muito também da história do Elfo Earendil e seu barco voador.
eu fico fassinado com as historias
trabalho escutando eles explicando as historias muito bom isso amo as historias dos senhor dos aneis...
Excelente video! Muito bem detalhado e explicado!
🤜🏼🤛🏼
Simplesmente, Fascinante!
Obrigado por mais uma aula sobre a terra media
Imagina meu amigo Luis, obrigado pelo comentário 🙏🏼
Esse é um dos melhores videos que já vi sobre senhor dos aneis
Uau! Excelente vídeo! Muito profundo, com muito conteúdo! Parabéns!
Tmj Bro 🤜🏼🤛🏼
Parabéns pela troca de conhecimento 👏👏👏👏👏👏 no aguardo dos próximos vídeos.
Imagina Frank, eu que agradeço pela visita! 🤜🏼🤛🏼
Vc é o cara. Sem palavras para os teus vídeos , são feitos com inteligência e esmero. Parabéns
Parabéns pela sua rica e esclarecedora explicação! ficou fácil de entender e mergulhar em tudo!
Rapaz que explicação excelente! Parabens ficou show o video
🤜🏼🤛🏼
MUUUUITO bom cara. Ja li os livros a 15 anos atrás e rever a história tão bem contada me deu arrepios. Parabéns
maaaaano muito bem explicadao ... tava procurando um videos pra explicar tudo pra minha esposa e esse foi o melhor de todos .. .
Muito boa explicação, essa é uma dúvida que eu sempre tive
🤜🏼🤛🏼
Excelente! Obrigado pelo vídeo.
Meu irmão, você explica muito bem as coisas.
Valeu mesmo parabéns pelo video.
excelente.
🤝🏼
Meu brother que videozao TOP hein?
Muito obrigado pelo trabalho, resumiu tudo de forma magistral e bem fácil de entender.
Tmj meu mano Lucas
Top demais a explicação meu nobre, parabéns!
Tmj meu mano Elder!
Até hoje acho estranho não ver o exército de Gondor em peso defendendo a cidade poderiam ter seguido os livros nesse ponto
Excelente vídeo!! Como vc valoria a obra... parabéns.
Parabéns pelo vídeo tão detalhado. Você tem muita excelência no que faz. Sou fã.
Seus vídeos sobre a obra de Tolkien são incríveis, parabéns
Obrigado pelo comentário Nicole! Fico feliz que esteja curtindo 😆
Foi uma viagem ao passado aonde li os livros e já não me lembrava de muitas coisas. Muito obrigado
Vídeo muito fiel à narrativa de Tolkien é bastante esclarecedor.
Parabéns
Obrigado amigo
Sensacional. Suas explicações me fizeram aproveitar ainda mais as leituras que fiz dos livros! Obrigado. Parabéns!!!
Parabéns pelo vídeo, muito fácil de assistir e didático.
Adorei a explicação tão detalhada! Parabéns!
QUE AULA!
Fantástica explicação acoplada a excelente pesquisa dos vídeos e imagens. Vocês deram vida a uma importante parte da História dos Apêndices do Senhor dos Anéis. Meu muitíssimo obrigado! Espero que possa vir mais vídeos e histórias dos Apêndices como esse....
Muito boa explicação. Parabéns amigo. O mundo de Tolkien é infinitamente rico. O escritor e quase medium (rsrs... Pois parece que ele viu essas histórias, e não lendas) serviu na primeira guerra mundial e viu muitas coisas. Então ele entendia muito sobre o mal que se disfarça com o manto da bondade para dominar. Acontece isso até hoje (em pequena e larga escala. Até mesmo em nossas vidas particulares).
Mto bom esse vídeo. Conteúdo mto detalhado. Parabéns.
Tmj mano Gui 🤜🏼🤛🏼
Mestre! Faz um vídeo sobre o dado que está nesta exata minutagem: 02:09. Sobre a primeira guerra entre humanos(prenumenorianos)/elfos vs Melkor.
Mto bom esse vídeo! Admirável a dedicação do autor em explicar os detalhes acerca das questões políticas e monárquicas desse _épico das ficções_...
Estou quase convencido a ler a coleção.
Parabéns pelo trabalho
Que felicidade ver Tolkien ser destrinchado com todo esse cuidado. Parabéns pelo conteúdo, mano!
Tmj Gabriel meu mano! 🤜🏼🤛🏼
Suas explicações sao as melhores.
cara !!!que explicação surpreendente muito bom Vídeo parabéns
Tmj irmão 🤜🏼🤛🏼
Meu irmão, seu conteúdo é fino do fino. Espero o mesmo trabalho com a nova série anéis do poder kkkkkkk.
Chamar essa série de bosta aínda seria elogio.
@@blablasevero5309 vai falar de niobio
@@matheusfreitas8834 mds! Como tu trás nióbio para debate sobre Tolkien?
@@Guialex10 mitriu na serie dar nova vida aos elfos puta que pariu que escreveu essa bosta
@@blablasevero5309Quanto 3333×÷÷
Excelente explicação! Parabéns pelo vídeo!
Seu trabalho é muito bem feito, parabéns ! + 1 inscrito
Descobri seu canal ontem e ja vi sete vídeos sobre o senhor dos anéis. Parabéns
muito Bom, obrigado
Tmj meu amigo 🤝🏼
Explicação sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Assistindo os filmes eu não conseguir entender sobre todos esses detalhes.
ESCLARECEDOR ! MUITO BOM !
Toda a história do rei Aragorn,seu nascimento predestinado,trajeto e coroação são uma analogia de Tolkien a história de jesus Cristo que também terá seu retorno e vitória em trmpos sombrios,senhor dos senhores e eterno rei!❤
Parabéns... muito bom
🤝🏼
Análise espetacular inclusive eu vibrei na cena da versão estendida quando Aragorn cura Ewen e Faramir em seus leitos de morte com a Erva do Rei!
Vídeo maravilhoso, parabéns 👏👏👏 ganhou mais um inscrito!
🤝🏼
Explicação maravilhosa.
🤝🏼
Magnifica trilogia
Caracas mano... Deu até vontade de chorar! Ganhou mais um inscrito!
Que excepcional , perfeito . Parabéns pela aula .
Parabéns pelo seu trabalho excepcional!!
Parabéns pelo vídeo! Excelente
Ótima explanação!!!
Excelente explicação.
Excelente vídeo. Muito bom mesmo
🤝🏼
parabéns pela explicação muito boa
é realmente a explicação mais longa e profunda valeu mesmo a pena, incrível seu trabalho nossa as vezes faz parecer o filme tão mas tão raso.......mesmo assim uma obra incrível do Tolkien
Eu aprendi demais nesse vídeo, parabéns meu amigo! 👏👏👏👏
Top o vídeo. Vida longa as obras de Tolkien. Criatividade jamais vista.
Puta trabalho !! Mas tá de parabéns resumiu bem a historia !! ficou muito bom.
Que vídeo bom, cara. Parabéns.
Que vídeo sensacional, meus parabéns!
Tmj meu amigo 🤝🏼
Massa altamente informativo!
Otimo vídeo, que bela explicação
Vídeo braboooo. Valeuuu
Tmj meu mano Luiz 🤜🏼🤛🏼