Cara pode ser passar mais de trinta anos a história do zile nunca muda e sempre do mesmo jeito, realmente ele muito verdadeiro e foi fiel em não mentir parabéns a ele
eu tambem concordo com isso ,cara ja ouvi varias x ele contando esse relato e meu amigo nenhum diferente do outro sempre da mesma forma sempre a mesma historia ....eu não duvido dele .
Meu caro, em vez de ser emprenhado pelo "papo unilateral de quem quer fugir de sua irresponsabilidade", leia o RF (Relatório Final) do acidente do RG 254 publicado pelo CENIPA. Vergonha!!
Assisti e li tudo que pude desse caso... Só o que tenho a dizer é: que fique a lição para todos nós do tamanho do mal que a arrogância pode causar às nossas vidas.
@@IgrejaBrasilBendito8193 como o co-piloto iria fazer algo se o Piloto não deixava? O próprio Garcez admite o erro na Caixa Preta do Avião! O que não pode haver, eu concordo, é culpabilizar um último individual. Houveram várias erros, mas infelizmente pelo o ato de arrogância o piloto levou um pouco mais da responsabilidade (ou quase toda).
Exato, dps do errado e quase acabando o combustível, ele assumiu e ai so esperava a morte. Ai copiloto não queria morrer nesse dia fez um pouso forçado praticamente sozinho porq o piloto não tava bem psicológico .
Mas o zilli também foi um herói. Se ele não auxilia o comandante, estabilizando a aeronave pra que ela não caísse de bico para baixo, nenhuma vida havia sobrevivido.
Exatamente! 👏👏👏 Se o agrimensor Afonso não fosse mateiro e não tivesse achado a fazendo, talvez teríamos hoje dois mistérios de desperecimento de aeronave a resolver: o Varig 254 e o Malaysia 370.
O Zile ter sido condenado foi injustiça!!! Mas as gravações ajudaram mto, se não ia ficar a palavra do Gacerz contra a dele e a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco.
O que mais me impressiona nessa história toda é o fato de ninguém falar da culpa da VARIG por ter feito a mudança das coordenadas sem dar treinamento,impressiona o fato de ninguém lembrar de outras sete tripulações terem caído na mesma armadilha que a própria companhia criou para seus pilotos tripulantes, ou seja, 14 pilotos também sofreram a mesma desorientação mas conseguiram redirecionarem-se e na época o comandante VARIG não ouvia conselhos ou sugestões do co-piloto. O Zille pelo que tudo mostra foi mais uma vítima da tragédia provocada pela Cia aérea e da incompetência do comandante do que propriamente um dos culpados.E mais uma coisa, está gravado no Fly Recorder daquele voo, o Garcez falando para o Zille:" Velho eu causei tudo isso, desculpe, nos vemos do outro lado" .Culpar ,condenar e arruinar a carreira do piloto Nilson Zille como um dos culpados pela tragédia foi uma das maiores injustiças na história dos acidentes aéreos . O que fizeram com o herói Nilson Zille foi um absurdo .
Sia a culpa é 100 por cento da varing com essa palhacada , mas o piloto tambem deveria falar com a torre , tipo que diacho de aeroporto é esse que nunca chega !
17:33 não é verdade, naquela época o CRM era muito fraco, o Comandante se achava um deus, e o Copiloto não podia bater de frente. Isso é muito bem explicado na série de vídeos do Aviões e Músicas.
Quem é antingo na Varig conhece a história, no refeitório, Comandantes e a diretora comiam em um salão com pratos de porcelana, o resto da galera no andar de baixo, no bandejão.
@@Binhotedxx a versão dele ta na própria fala dele na Caixa Preta.. Por isso ele não dá cara a tapa pra dar entrevistas.. A não ser aquela única que ele deu logo após o acidente.
@@paulinhamarreiro8440 Ele não fala sobre pq não vai se auto culpar?? Tá gravado ele falando , a história do co piloto não muda pq quando a gente mente a gente se embala todo.
Meu Deus os caras ainda tinham mais de 1 HORA de combustível a partir do momento que descobriram o erro, o que custava voltar comandante? Conseguiria voltar e pousar tranquilamente, puta merda eu fico inconformado
Ou ao menos admitir desorientação ou estado de emergência para que enviassem um jato da força aérea com radar para localizá-los e trazê-los de volta. O maior erro de todos foi infelizmente a arrogância do piloto. Mas também foi a sorte na queda. Pois a experiência dele auxiliado com a vontade de viver do zilli, conseguiram posar a aeronave sem um número maior de mortos.
@@anacris3313 a experiência dele não adiantou de nada na hora do pouso, Garcez não passa de um arrogante que carrega nas costas a perda de todas as vítimas, se não fosse o Zile, não restariam sobreviventes para contar a história
@@driftmasterlfs também concordo que foi a arrogância dele a causa do avião. Mas não da para negar a experiência dele. Fato que apesar da seriedade do acidente houveram sobreviventes. O Zilli foi peça fundamental. Mas zilli sozinho também não teria salvo ninguém. Foi um trabalho em conjunto.
Na época o CRM (Gerenciamento de recursos de equipe) praticamente ainda não havia chegado ao Brasil. Era comum a dificuldade de relacionamento entre comandantes e copilotos, movida pelo "power distance" ou super-hierarquização, que observa-se neste caso. Hoje o erro humano é muito mais estudado e reconhecido. Infelizmente errar é humano e persistir no erro também.
Não foi esse Epaminondas que saiu em busca de ajuda, ele foi junto mas ele não tomou a frente! Esse povo aí só tá vivo porque O HERÓI AFONSO SARAIVA achou água pra todos e saiu pra procurar trilha formaram equipe e ele liderou.
beleza, sendo que Discovery e National geographic são pioneiros nessa linha de programas sobre acidentes aéreos, trocentos anos antes dos vídeos do lito...mayday e segundos fatais são programas de tv outro formato. aliás o formato padrão que sempre existiu...mas os vídeos do lito são legais também 👍
@@brunoSantos-de4zc ele falou que morreu apenas um na hora do impacto, pois estava de pé no corredor, mas eles ficaram 3 dias na selva até serem resgatados e, nesse tempo, mais pessoas morreram
Um dos casos mais bizarros que eu já vi......Inacreditável o que ocorreu nesse caso. O co-piloto/afonso e epaminondas foram os verdadeiros heróis desse caso.
O herói dessa tragédia foi um cara chamado Afonso Saraiva. Ele e a irmã ajudaram as pessoas de todas as formas, ele foi meio que um líder nas tomadas de decisões em busca de ajuda.
Se isso fosse em qualquer outro país do MUNDO ... Nelson jamais teria sido punido da maneira que foi ...e perdeu seu sonho tão sofrido de conseguir ... ninguém se põe no lugar do ZIlle.... naquela época ele não podia passar por cima do Garcez... Brasil é uma palhaçada mesmo pqp ..que nojo ... LEIAM O LIVRO DO ZILLE
Nilson Zille. Um herói humilde que não foi reconhecido. Só anos depois. Porque, foi ele que percebeu que havia o erro na rota, quando ele levou a mão nas cartas de procedimento de descida e no Arco DME, a entrada do Arco era 027°
Pra mim o piloto do avião deu uma de orgulhoso, ele não queria dar o braço a torcer em nenhum momento, aceitando ajuda nem do co piloto nem de ninguém, é só minha opinião
Com um pouco de conhecimento de geografia percebe-se que o erro foi grosseiro. Primeiro, pela posição do sol. Segundo, se o Comandante em algum momento achou que Belém havia ficado prá trás, ele teria que estar voando por cima do oceano e não da floresta. Foi um erro muito bizarro! Se ele achou que Belém ficava ao Sul de Marabá, o erro foi ainda mais bizarro.
Sem querer julgar ninguém, mas esses pontos q vc comentou sempre foi o q mais me chamava a atenção nesse acidente. Antes da decolagem, na hora do preparação do voo dentro da cabine, se eles sabem que Belém está ao Norte de Marabá, não tinha como voar na proa 270 (oeste) e chegar a Belém. Na hora de preparar os instrumentos para o voo ao entender q seria proa 270 já deveria ter chamado a atenção. É difícil de imaginar q dois pilotos não tiveram a percepção que Marabá está a Sul de Belém. Ok, hj é muito mais fácil se localizar, qq pessoa abre um Google maps da vida e verifica onde está uma cidade em relação à outra. Naquela época era na base da carta em papel. Mas pessoas do ramo, 2 pilotos, sendo 1 comandante com muita experiência, não ter essa percepção, é muito estranho.
¿Hola" muy buena noche, hermano brazilleño, mil perdon pero yo ño entendi nada d lá mensajen? Qué pasa muy bien. acá Juliet Sierra Bravo, desde Brazil" hasta la mañana.
Para ver como todos temos algum conhecimento e podemos sermos importantes, muita gente se acha melhor e superior que outras por terem algum estudo, estrutura financeira entre outros fatores que achamos que nos tornam "melhores" porém nesse caso uma pessoa simples salvou toda essa gente, o rapaz que encontrou água e sabia andar na floresta, mesmo que ele não tenha conhecimentos acadêmicos por exemplo, ainda assim é uma pessoa inteligente, por isso eu sempre digo ninguém é melhor do que ninguém, apesar das diferenças no final somos todos iguais, talvez se o comandante Garcia soubesse disso, seria mais humilde em admitir e reconhecer o erro e voltar quando o copiloto percebeu que tinham pego a proa errada com 1 hora de viagem, combustível para voltar eles tinham, mas o orgulho, arrogância e medo de tomar uma encarcada da empresa, resultou nisso.
É isto mesmo. Ia levar um gancho da Varig ou até um pé na bunda. Os outyros comandantes Deuses da Varig iam pegar no pé chamar de medroso. Ele já era um chá de merda se achava o melhor piloto do mundo.
Li e assisti muitas coisas a respeito desse acidente também. Algumas coisas me impressionaram bastante. Gente que gemia e gritava de dor e de repente os gritos iam ficando mais fracos e a pessoa morria. Como a passageira Kátia mãe do bebê Bruno. Ela tinha uma hemorragia e morreu sem socorro. Não tinha como socorrer alguém naquelas condições. Sobre culpados, eu acho que o piloto teve culpa mas não a total culpa. A culpa também foi a empresa que deixou margem pra erro no código do plano de voo. Não sei pq até hoje puniram o copiloto.
O co piloto não foi punido ele ficou na Varig por mais 2 anos. Ele teve uma multa de 500urv coisa da época. O Garces sim foi punido com multa 4 anos de prisão e breve cassado pra sempre
Prezado Lito, 1 Cumprimento-o pelo utilíssimo trabalho que você faz para promover o interesse pela aviação. 2 O CENIPA certamente fez um belo trabalho para determinar os fatores contribuintes desse acidente. Uma coisa, entretanto, me deixa perplexo por não ter sido abordada aparentemente por ninguém. Será que esse piloto e seu copiloto nunca tinham olhado um mapa do Brasil que lhes daria uma ideia, pelo menos aproximada, de onde fica a cidade de Belém? Será que nenhum dos dois nunca tinha olhado uma bússola, para saber que 270° significa Oeste e que, portanto, independente do que estivesse escrito no plano de voo o rumo jamais poderia ser este? Obrigado pela atenção.
Sim, na minha opinião o erro da carta foi grotesco por parte dos responsáveis pela implementação do novo padrão, não repassando o devido treinamento aos pilotos. Mas uma vez constatado o erro, 2hrs Voando fora da rota e ele preferiu evaporar todo o combustível ao invés de avisar o controle e iniciar um plano de reorientação de rota por rádio. Esse é do tipo quem manda sou eu, morro mas não admito! Espero que hoje em dia não haja mais pilotos com essa mentalidade, só de imaginar isso no próximo voo me sentiria muito inseguro.
Afirmo pra vc que o Garcez não mudou nada, encontrei o Zille no prédio dele no começo de 2022, e na conversa ele me mostrou uma mensagem de uma pessoa do sul, que teve um problema com o Garcez, causado pelo próprio, que assim como no 254, demonstrou uma arrogância terrível, não assumiu o erro, e botou a culpa nessa pessoa, essa mensagem a pessoa tinha mandado para o Zille umas duas semanas antes da nossa conversa.
Quem já assistiu o Zille em entrevista com LITO, entende tudo , a versão é sempre a mesma, sem por e nem tirar uma vírgula ..... SR COMANDANTE, sua arrogância causou o pior, Parabéns ao Zille e aos que se ajudaram na mata !!
Esse voo é a prova de que a mesma hierarquia Militar que Salva, mal empregada, e sem senso de humanidade e cooperação, é a mesma que Mata! Arrogância desnecessária levou ao desfecho desse voo! Hierarquia é uma definição de experiência e liderança, não de falta de comunicação e desumanidade! Parabéns aos que empregam ao benefício do bem, e se liguem os que usam como arma de superioridade! O fim é triste!
O que acontece é que naquele tempo o comandante era SUA EMINÊNCIA REVERENDÍSSIMA O COMANDANTE! Hoje em dia, o 1° oficial (copiloto) pode alertar e mesmo corrigir o comandante. Aliás, tem mesmo o dever de fazê-lo se observar que o comandante está prestes a fazer uma manobra errada. Se o Zille não tivesse tido a má sorte de ser escalado para aquele fatídico voo, hoje provavelmente seria um comandante com larga experiência. Enfim...
Não é bem assim na prática, amigo. O Comandante é o responsável pela aeronave e o Primeiro Oficial auxilia. Se há divergência, ambos têm de conversar. No caso, houve arrogância de ambos os lados.
A partir do momento que o Zille resolve entrar mudo e sair calado sem questionar nada, ele tá assumindo o risco e se tornando, mesmo sem intenção, uma espécie de cúmplice (palavra forte mas não tenho outra em mente) de tudo de errado que o Garcez fez...
Arrogância de ambos os lados ? Primeiro que foi o zille que durante toda a situação foi quem buscou auxílio via rádio e via mapa, e foi ele quem descobriu que eles estavam na direção errada mas foi o Garces que se recusou a corrigir pq ele não queria dar o braço a torcer
...e ele (o Zile) fala em conteúdos aqui msm no YT, q foi "quebrar um galho" fazendo essa lamentável viagem de SP - PA. O bagulho é loko. O cara d boa em ksa, um superior tira o cara da folga dele e põe pra operar um "vôo encerra carreira" feito aquele. Puuutz!!!!😒😓😓😓
Era só declarar emergência que vinha um avião da fab fazer acompanhamento até o próximo aeroporto e tudo ia acabar bem perderia o emprego mais ninguém tinha morrido, e com certeza os dois tinha seguindo suas vidas profissionais .
Sim verdade mesmo Roberval está correto mesmo, devemos fazer de tudo para poupa vidas, mais a própria falta de humildade dele e a presença da ignorância não deixou ele fazer isso.
Leiga total em assuntos de aviação, mas uma coisa pude perceber, porquê advertir pilotos que pedem socorro no ar e se colocam em estado de emergência?? Isso colabora para acidentes, pois alguns Garcezes da vida nao estao dispostos a admitir que erram ou temem pela perda do emprego, tem suas famílias etc. Quem declara emergência nas alturas nao deveria ser advertidos com duras penas qd aterrizassem. Erros humanos sao passíveis de acontecer ! Foi quase este mesmo caso, arrogância e medo dessa tal advertência somado ao fator, economia de custo ( combustível ) que o piloto que comandava a chapecoense tbm ceifou vidas dos jogadores brasileiros , jornalista e tripulaçao. Entao quem adverte e ate demite pilotos por declararem emergência nas alturas, deveriam agora tbm responder judicialmente ou militarmente, se for o caso.
Oi Kelly. Declarar emergência por si só não resulta em punições ou advertências aos pilotos, porém, demanda uma investigação profunda dos órgãos de prevenção a acidentes aéreos. São avaliados todos os fatores envolvidos, desde humanos, até operacional. No caso específico do VG 254, se fosse declarado emergência, o Comandante seria investigado e teriam descoberto que houve uma falha dele. Consequentemente, um holofote de dúvidas sobre sua capacidade seria aceso. A Varig poderia, ou não, demiti-lo. No caso do voo da Chape, declarar emergência faria com que as autoridades facilmente percebessem que ele decolou com combustível abaixo dos mínimos de segurança. Este é um tipo de atitude que resulta em processo criminal. Então, evita-se ao máximo declarar emergência. Mas há vários casos onde emergência foi declarada, o caso investigado, medidas corretivas aplicadas e os pilotos voltaram a voar normalmente. Ah, enquanto a investigação não é concluída, os tripulantes envolvidos ficam com sua CMA suspensa, os impedindo de voar novamente, até a conclusão da investigação.
Pela hierarquia dentro do cockpit antigamente realmente era assim mesmo outro caso de arrogância de comandantes experiêntes foi o desastre de Tenerife , hoje a comunicação entre comandante e copiloto é bem diferente
Gente comparando programa do Discovery com aviões e música e que assistiu primeiro lá ...beleza rs, sendo que Discovery e National geographic são pioneiros nessa linha de programas sobre acidentes aéreos, trocentos anos antes dos vídeos do lito...inclusive esse episódio foi ao ar uns 8 anos atrás mais ou menos. Mayday e Segundos fatais são programas de tv em outro formato. aliás outro padrão de produção feito para Tv ...mas os vídeos do lito são legais também 👍
Mas porque a midia quer fazer desse engenheiro o heroi? que Elmondas que crlh, o verdadeiro heroi foi o tal de AFONSO, esse sim foi o cara que salvou todo mundo que sobreviveu e não esse tal de oportunista de um engenheiro Elmondas, ou almondegas ou a pqp a ele.
Achei vantagem em quase todos ficaram vivas porque muito difícil um avião desse porte cair na Mata de noite e ainda viver os passageiros primeiro que n tinha combustível esse é um fato
Aos 25:43, o co-piloto diz que o ZERO à esquerda, é sabido por todos, não deve ser levado em conta e que por isso eles o cortaram. Ocorre, que naquele mesmo vôo, duas pernadas antes, de Brasília a Imperatriz, onde a proa seria de 20 graus, eles receberam o plano de vôo com 0200 e não erraram. Tanto, que chegaram a Imperatriz. Só quando co-piloto e piloto inverteram suas funções a bordo, e o Garcez assumiu a operação do avião, é que deu merda.
Não foi isso. Na época a VARIG estava alterando alguns procedimentos e só Deus sabe pq eles decidiram colocar a carta com 4 dígitos (as demais empresas usavam apenas 3). Essa mudança começou em julho daquele ano e outros 14 pilotos já tinham feito essa confusão. Esse foi o único trágico. Ainda assim só voltaram com os 3 digitos depois de outro piloto se perder algum tempo depois (e olha que o CENIPA já tinha sugerido essa mudança)
Esse garcez é um assassino...se tivesse falado com a central dava tempo de achar algum lugar pra pousar.... tinha uma hora de combustível, matou inocentes atoa
E pior foi a falsa comunicação! Descobriu o erro e não comunicou Isso ia custar a vida de todo mundo, não fosse o herói sobrevivente que buscou água e encontrou a fazenda de onde chamaram o resgate!
É absolutamente fácil entender o que aconteceu dentro daquela cabina. O mercado nas mais diferentes áreas e segmentos muito recentemente percebeu que arrogância, autoritarismo entre outros sentimentos nocivos só levam a desgraça. As decisões tomadas em conjunto, questionadas com bom senso,pensadas...reduzem em muito as possibilidades de erros, naquela época, a realidade era outra;um copiloto só servia pra recolher o trem de pouso e apertar botõezinhos...toda responsabilidade era do Cmdt sim!
Esse piloto prepotente e arrogante preferiu continuar voando para lugar nenhum,deixar o combustível do avião acabar ao invés de declarar emergência. E pior que o maldito não teve um arranhão sequer 😠😤
Ta de sacanagem né? Co piloto covarde poderia ter metido a boca no trombone , peitado o garcez ficou quietinho. Sem contar que teria que ouvir a versao do garcez sobre o co piloto
@@Binhoted85 Naquele tempo o co piloto não tinha voz alta em relação ao comandante. Era regra irreversivel na aviação. Devido a esse acidente , isso mudou.
@@amaral883 e daí se não somos piloto de avião, se minha vida estiver em risco, eu quero q se foda minha carreira, pegava o radio e falava com a torre na hora, nem q fosse a força
Erro estúpido da Varig querendo economizar alguns trocados e emitindo o mesmo planejamento de voo para diferentes aviões, que acabou confundindo os pilotos, mas também foi muita estupidez do comandante recusar ajuda.
Zile alertou o comandante de que tinha algo errado após perceber que já deveriam ter divisado Belém... o Garcez não o escutou... a arrogância do comandante falou mais alto. Se o César Garcez tivesse dado um pouco de ouvidos ao primeiro oficial Nilson Zile, nada disso teria acontecido. História bem mal contada essa do Discovery... exageraram na imparcialidade a ponto de imputar culpa desproporcional a quem não merecia (no caso o Zile).
Caramba não tinha cobertura de radar, só frequência de rádio. Atrasado para 1989. Uma sequência de erros de todas as partes, Varig, Tripulação e Torre.
Só pra saber, hoje em dia, 2021, os Aviões usam algo similar ao Google Earth? Ou usa algo mais atrasado visualmente? Lógico que o mais importante não é o visual, é a funcionalidade. Se o tempo de atualização for mais curto possível, sendo instantâneo, de preferência, usando o cálculo da velocidade do Avião, é bem melhor.
O que faltou foi piloto na cabine , levantaram vôo e não sabiam para onde estavam indo , o avião tomou rumo para o oeste , totalmente oposto à proa Belém , os dois tiveram tempo de sobra para reverem seus posicionamentos e ....nada !!! Lamentável .....
Só acho que Varig merecia ser responsábilizada por ter dado um treinamento errado e uma a carta com proa errada e torre tbem viu o erro e não falou nada. Acho sim que houve erro do piloto mas não só dele
Os únicos culpados do acidente foram a Varig por mudar a numeração na carta de navegação, o pessoal do controle de vôo que não declarou emergência pelo atraso da chegada, e o comandante Garcez por ser IGNORANTE.
Eu nao concordo em ter punido o copiloto da para ver que em todo momento ele tentou reverte a situação o problema da aviação que eles procura sempre erro humano para livrar a maquina de quaisque problema que nao e o caso deste acidente mas falo por todos que ja ocorreu eles sempre procura erro humano.
Não é preciso ser cientista pra saber que norte é no rumo (ou proa) 360°, este(ou leste) é no rumo 090°, sul em 180°, e oeste no rumo 270°. Se você sai de um lugar (Marabá neste caso) e sabe que Belém é pró norte (360°), como é que este "brilhante e arrogante " Garçez" voou quase 1.000km no rumo 180°. E como é que em excelentes condições visuais, sabendo que o seu voo era de +- 50 min. e ele voou 3 horas sem vislumbrar o destino? Soberba e arrogância foram os ingredientes. E cobardia também.
Apenas um breve comentário: Não era de estranhar o rumo 270 sul, já que o trecho era para norte, Marabá para Belem ??? Na minha opinião erro primaríssimo, creio que nem aluno de aeroclube erraria assim. E mesmo tendo feito este primeiro erro, porque não recorreram a outros recursos de localização ??? Seria a rotina de cabine os induzir a erro tão grande ????.
Não justificando a prepotência do Garcez, que causou isso tudo, mas cara, na época se voava números, e não geograficamente como é hoje. Cartas eram riscos com números e letras em preto e branco. Hoje é colorido, tem gradiente de terreno e etc... Eu ainda acredito que o erro primordial tenha sido da Varig, e o garcez apenas comprou o erro dela e foi atrás dele. O Zille foi vítima, mas poderia ter feito algo, afinal, o que o Garcez iria fazer, matar ele? Enfim, há mais coisas a considerar. A propósito: 270 é proa Oeste. A proa Sul é 180.
Aviação desse tipo não se usa nenhuma referencia visual a não ser que seja extremamente necessário. Se voa números. não me interessa se vou pro sul ou pro norte. me interessa se minha proa é 270 ou 027. Eles não são idiotas. o Próprio zille fala que não notou nada de estranho pois nos instrumentos estava exatamente a informação que deveria estar, 270. a confusão foi de fato na leitura da informação, não na colocação dela no HSI. Além do mais, essa aeronave, ao contrário do que está no video não tinha nada digital. era puramente analógica. não tinha sequer sistemas de navegação inercial como qualquer avião de linha aérea de hoje em dia. Não tinha FMC. logo o piloto fazia todas essas funções e se "achava" por sinais de rádios.
Os fatores humanos foram importantes neste acidente, mas o fator da casa decimal pela Varig é no mínimo metade da causa deste acidente. Todas as reportagens da época não falavam do erro da companhia, apenas fritavam os dois pilotos.
Cara pode ser passar mais de trinta anos a história do zile nunca muda e sempre do mesmo jeito, realmente ele muito verdadeiro e foi fiel em não mentir parabéns a ele
bem contada até demais
eu tambem concordo com isso ,cara ja ouvi varias x ele contando esse relato e meu amigo nenhum diferente do outro sempre da mesma forma sempre a mesma historia ....eu não duvido dele .
Ou ele ta contando a mesma mentira a 30 anos kkk
Meu caro, em vez de ser emprenhado pelo "papo unilateral de quem quer fugir de sua irresponsabilidade", leia o RF (Relatório Final) do acidente do RG 254 publicado pelo CENIPA.
Vergonha!!
@@martronicsisten5720
Assisti e li tudo que pude desse caso... Só o que tenho a dizer é: que fique a lição para todos nós do tamanho do mal que a arrogância pode causar às nossas vidas.
Eu tb li e assisti tudo sobre esse caso até falei com alguns sobreviventes !! Histórias show !!!
A arrogância é o maior mal do ser humano. Precisamos praticar a humildade.
Certeza. A arrogância e a autossuficiência desse comandante em não querer aceitar ajuda foi crucial para que esse desastre acontecer
@@IgrejaBrasilBendito8193 como o co-piloto iria fazer algo se o Piloto não deixava? O próprio Garcez admite o erro na Caixa Preta do Avião! O que não pode haver, eu concordo, é culpabilizar um último individual. Houveram várias erros, mas infelizmente pelo o ato de arrogância o piloto levou um pouco mais da responsabilidade (ou quase toda).
Também assisti e li tudo, tenho o livro autografado e contato com o Nilson Zille
Zille, além de um herói não reconhecido, um herói injustiçado!
Se as cadeiras não tivessem se soltado na queda, o zille poderia ser considerado um herói que nem o Sulivan que pousou no Rio Hudson
Exato, dps do errado e quase acabando o combustível, ele assumiu e ai so esperava a morte. Ai copiloto não queria morrer nesse dia fez um pouso forçado praticamente sozinho porq o piloto não tava bem psicológico .
Concordo plenamente com vc. Nilson zille e um herói.
Herói mesmo foi o Afonso, sem ele praticamente ninguém ia sobreviver na selva
Com certeza Mateus, um herói, deveria ser reconhecido
O impressionante é que até hoje o maior herói disso tudo sequer foi reconhecido PARABÉNS Afonso
Mas o zilli também foi um herói. Se ele não auxilia o comandante, estabilizando a aeronave pra que ela não caísse de bico para baixo, nenhuma vida havia sobrevivido.
Exatamente! 👏👏👏 Se o agrimensor Afonso não fosse mateiro e não tivesse achado a fazendo, talvez teríamos hoje dois mistérios de desperecimento de aeronave a resolver: o Varig 254 e o Malaysia 370.
Zille e Afonso fizeram com que isso não terminasse em um completo desastre
EXATAMENTE, cara!
O Zile ter sido condenado foi injustiça!!! Mas as gravações ajudaram mto, se não ia ficar a palavra do Gacerz contra a dele e a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco.
O que mais me impressiona nessa história toda é o fato de ninguém falar da culpa da VARIG por ter feito a mudança das coordenadas sem dar treinamento,impressiona o fato de ninguém lembrar de outras sete tripulações terem caído na mesma armadilha que a própria companhia criou para seus pilotos tripulantes, ou seja, 14 pilotos também sofreram a mesma desorientação mas conseguiram redirecionarem-se e na época o comandante VARIG não ouvia conselhos ou sugestões do co-piloto. O Zille pelo que tudo mostra foi mais uma vítima da tragédia provocada pela Cia aérea e da incompetência do comandante do que propriamente um dos culpados.E mais uma coisa, está gravado no Fly Recorder daquele voo, o Garcez falando para o Zille:" Velho eu causei tudo isso, desculpe, nos vemos do outro lado" .Culpar ,condenar e arruinar a carreira do piloto Nilson Zille como um dos culpados pela tragédia foi uma das maiores injustiças na história dos acidentes aéreos . O que fizeram com o herói Nilson Zille foi um absurdo .
Lo mismo pienso yo!! es mas facil echarle la culpa al de mas abajo .
Exatamente! Um acidente sempre tem mais de um fator causador, essa casa decimal errada é tão importante quanto os fatores humanos deste acidente.
Sia a culpa é 100 por cento da varing com essa palhacada , mas o piloto tambem deveria falar com a torre , tipo que diacho de aeroporto é esse que nunca chega !
É que a justiça não ta ae pra ser justa e sim pra ter um meio termo e convivermos em sociedade, por isso vemos tantas injustiças
Concordo ☝️
17:33 não é verdade, naquela época o CRM era muito fraco, o Comandante se achava um deus, e o Copiloto não podia bater de frente.
Isso é muito bem explicado na série de vídeos do Aviões e Músicas.
A tal da síndrome de “aviões e músicas” kkk dps que lançaram canais desse tipo, todos entendem de avião! Kkkkkkkk patético
@@Valterxavier_mdm kkkkkk me poupe
Quem é antingo na Varig conhece a história, no refeitório, Comandantes e a diretora comiam em um salão com pratos de porcelana, o resto da galera no andar de baixo, no bandejão.
Deus*
Não canso de dizer que o que derrubou essa aeronave foi a arrogância e a prepotência do Garcez...
Pura verdade arrogância
Não entendo como tem gente falando mal do Zille sem nem compreender como era a aviação comercial antigamente...
@Anderson Marcos Exatamente.
@Anderson Marcos sim! Eu sei. E o outro que fiz foi pra reforçar o que vc tinha dito também. Rs
Ótimo ponto a levantar. O Zille foi muito acusado, não vejo o Garcez dando a cara a tapa, quem não deve não teme.
Não dá pra falar mal do Zille. Ele era um copiloto novo
O Zille é bem visto e admirado pelo pessoal da aviação. Até os leigos que se propõe a pensar apenas um pouco, percebem que ele agiu heroicamente.
Seria cômico se não fosse trágico. O avião pousa na floresta e o primeiro repórter a chegar se chama Leonel da Mata.
Kkkkkkkkk arrogante até o extremo
Oke aro
Cara. Eu vi isso no documentário na hora chorei de tanto rir
Verdade!!!
Huehuehue
Incrivel a versão do Zille nunca muda Garcez sacaneou legal
Claro né Zé só tem a versão dele teria que ouvir o que o Garcez teria a falar
@@Binhotedxx a versão dele ta na própria fala dele na Caixa Preta.. Por isso ele não dá cara a tapa pra dar entrevistas.. A não ser aquela única que ele deu logo após o acidente.
@@Binhotedxx Querendo defender o piloto???? Nem na China ele n tá certo.
@@paulinhamarreiro8440 Ele não fala sobre pq não vai se auto culpar?? Tá gravado ele falando , a história do co piloto não muda pq quando a gente mente a gente se embala todo.
@@Binhotedxx Garcez nunca mais quis dar entrevista e nem tem pra que , foi arrogante e acabou ocasionando o acidente
Meu Deus os caras ainda tinham mais de 1 HORA de combustível a partir do momento que descobriram o erro, o que custava voltar comandante? Conseguiria voltar e pousar tranquilamente, puta merda eu fico inconformado
Ou ao menos admitir desorientação ou estado de emergência para que enviassem um jato da força aérea com radar para localizá-los e trazê-los de volta. O maior erro de todos foi infelizmente a arrogância do piloto. Mas também foi a sorte na queda. Pois a experiência dele auxiliado com a vontade de viver do zilli, conseguiram posar a aeronave sem um número maior de mortos.
@@anacris3313 a experiência dele não adiantou de nada na hora do pouso, Garcez não passa de um arrogante que carrega nas costas a perda de todas as vítimas, se não fosse o Zile, não restariam sobreviventes para contar a história
@@driftmasterlfs também concordo que foi a arrogância dele a causa do avião. Mas não da para negar a experiência dele. Fato que apesar da seriedade do acidente houveram sobreviventes. O Zilli foi peça fundamental. Mas zilli sozinho também não teria salvo ninguém. Foi um trabalho em conjunto.
Um assassino 😢 era só ter voltado... tinha uma hora de combustível
Quem parou aqui pelo canal AVIÕES E MÚSICA do Lito?
Eu não
Até hoje... 05/2021 o depoimento do Zille, NUNCA mudou!
Zille é um cara fantástico, consegui contato com ele e se tornou um querido amigo... uma pena que esse fato ocasionou a interrupção da sua carreira...
Por isso que hj na aviação tem o termo "vai dar uma de Garçez?" Kk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É sério?
nao é só na aviaçao
ja vi gente falando isso no dia a dia
Essa foi fd...kkkk
Realmente nos anos 90 essa expressão foi muito usada pelas pessoas ,porém com o tempo foi perdendo lembrança
Na época o CRM (Gerenciamento de recursos de equipe) praticamente ainda não havia chegado ao Brasil. Era comum a dificuldade de relacionamento entre comandantes e copilotos, movida pelo "power distance" ou super-hierarquização, que observa-se neste caso. Hoje o erro humano é muito mais estudado e reconhecido. Infelizmente errar é humano e persistir no erro também.
Graças a deus um comentário lúcido.
Zille cara gente boa demais lutou muito pra ser piloto! pra min não tem culpa nenhuma no acidente!
Não foi esse Epaminondas que saiu em busca de ajuda, ele foi junto mas ele não tomou a frente! Esse povo aí só tá vivo porque O HERÓI AFONSO SARAIVA achou água pra todos e saiu pra procurar trilha formaram equipe e ele liderou.
Epaminonondas ,Afonso e outro que desistiu , só Afonso e epaminondas chegaram na fazenda
O cara deu PT no avião , matou 12 pessoas , deixou 36 pessoas com trauma E sequelas , tudo isso porque não quis voltar pro aeroporto e se localizar
Vim ver depois do vídeo do lito
Também!!
Vim ver se ele se contradiz, mas quebrei a cara, o Zilli foi totalmente coerente e não mudou em nada sua versão
beleza, sendo que Discovery e National geographic são pioneiros nessa linha de programas sobre acidentes aéreos, trocentos anos antes dos vídeos do lito...mayday e segundos fatais são programas de tv outro formato. aliás o formato padrão que sempre existiu...mas os vídeos do lito são legais também 👍
Tem um da globo q disse q morreu 12... E o Zille falou no canal do lito q morreu 1 só
@@brunoSantos-de4zc ele falou que morreu apenas um na hora do impacto, pois estava de pé no corredor, mas eles ficaram 3 dias na selva até serem resgatados e, nesse tempo, mais pessoas morreram
Um dos casos mais bizarros que eu já vi......Inacreditável o que ocorreu nesse caso.
O co-piloto/afonso e epaminondas foram os verdadeiros heróis desse caso.
Reza a lenda que Garcez está procurando Belém até hoje
Não queria ri lkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk
Esse piloto arrogante devia ter dado ouvido ao seu co piloto. O herói Nilson zille.
Po, Samuca! Jurava que eu nao ia rir nesse video. kkkkk
O herói dessa tragédia foi um cara chamado Afonso Saraiva. Ele e a irmã ajudaram as pessoas de todas as formas, ele foi meio que um líder nas tomadas de decisões em busca de ajuda.
Concordo , herói
Se isso fosse em qualquer outro país do MUNDO ... Nelson jamais teria sido punido da maneira que foi ...e perdeu seu sonho tão sofrido de conseguir ... ninguém se põe no lugar do ZIlle.... naquela época ele não podia passar por cima do Garcez... Brasil é uma palhaçada mesmo pqp ..que nojo ... LEIAM O LIVRO DO ZILLE
Nilson Zille. Um herói humilde que não foi reconhecido. Só anos depois. Porque, foi ele que percebeu que havia o erro na rota, quando ele levou a mão nas cartas de procedimento de descida e no Arco DME, a entrada do Arco era 027°
Pra mim o piloto do avião deu uma de orgulhoso, ele não queria dar o braço a torcer em nenhum momento, aceitando ajuda nem do co piloto nem de ninguém, é só minha opinião
o ego desse garces é maior doque a propria aeronave
Verdade cara. Concordo plenamente.
Garcez é um ser desprezível.
Com um pouco de conhecimento de geografia percebe-se que o erro foi grosseiro. Primeiro, pela posição do sol. Segundo, se o Comandante em algum momento achou que Belém havia ficado prá trás, ele teria que estar voando por cima do oceano e não da floresta. Foi um erro muito bizarro! Se ele achou que Belém ficava ao Sul de Marabá, o erro foi ainda mais bizarro.
Sem querer julgar ninguém, mas esses pontos q vc comentou sempre foi o q mais me chamava a atenção nesse acidente. Antes da decolagem, na hora do preparação do voo dentro da cabine, se eles sabem que Belém está ao Norte de Marabá, não tinha como voar na proa 270 (oeste) e chegar a Belém. Na hora de preparar os instrumentos para o voo ao entender q seria proa 270 já deveria ter chamado a atenção. É difícil de imaginar q dois pilotos não tiveram a percepção que Marabá está a Sul de Belém. Ok, hj é muito mais fácil se localizar, qq pessoa abre um Google maps da vida e verifica onde está uma cidade em relação à outra. Naquela época era na base da carta em papel. Mas pessoas do ramo, 2 pilotos, sendo 1 comandante com muita experiência, não ter essa percepção, é muito estranho.
Não precisa ser piloto para saber que 270 gráus está à oeste .
Exatamente, se o Garcez tivesse passado de Belém ele deveria estar voando sobre o oceano Atlântico...
Aviões e música tem com mais precisão de detalhes essa história!
Verdade
com certeza
O melhor relato desse acidente é no podcast do aerocast. O do lito é fraco perto daquele
@@marcosmatos668 um mim
Vejo modelos diferentes de explicação. Esse é uma simulação do que houve com relatos
Cabrini, devolva a fita do flight recorder que você pegou do Zille!!!!
¿Hola" muy buena noche, hermano brazilleño, mil perdon pero yo ño entendi nada d lá mensajen? Qué pasa muy bien. acá Juliet Sierra Bravo, desde Brazil" hasta la mañana.
é Cabrini devolve a fita do zille
Ele pegou mesmo?
@@netinho100387 sim ele pediu pro Zille emprestado pra ele ouvir. Nunca mais devolveu k.
@@Elias_Saraiva Poxa. Ele deveria devolver.
Para ver como todos temos algum conhecimento e podemos sermos importantes, muita gente se acha melhor e superior que outras por terem algum estudo, estrutura financeira entre outros fatores que achamos que nos tornam "melhores" porém nesse caso uma pessoa simples salvou toda essa gente, o rapaz que encontrou água e sabia andar na floresta, mesmo que ele não tenha conhecimentos acadêmicos por exemplo, ainda assim é uma pessoa inteligente, por isso eu sempre digo ninguém é melhor do que ninguém, apesar das diferenças no final somos todos iguais, talvez se o comandante Garcia soubesse disso, seria mais humilde em admitir e reconhecer o erro e voltar quando o copiloto percebeu que tinham pego a proa errada com 1 hora de viagem, combustível para voltar eles tinham, mas o orgulho, arrogância e medo de tomar uma encarcada da empresa, resultou nisso.
É isto mesmo. Ia levar um gancho da Varig ou até um pé na bunda. Os outyros comandantes Deuses da Varig iam pegar no pé chamar de medroso. Ele já era um chá de merda se achava o melhor piloto do mundo.
Li e assisti muitas coisas a respeito desse acidente também. Algumas coisas me impressionaram bastante. Gente que gemia e gritava de dor e de repente os gritos iam ficando mais fracos e a pessoa morria. Como a passageira Kátia mãe do bebê Bruno. Ela tinha uma hemorragia e morreu sem socorro. Não tinha como socorrer alguém naquelas condições. Sobre culpados, eu acho que o piloto teve culpa mas não a total culpa. A culpa também foi a empresa que deixou margem pra erro no código do plano de voo. Não sei pq até hoje puniram o copiloto.
O co piloto não foi punido ele ficou na Varig por mais 2 anos. Ele teve uma multa de 500urv coisa da época. O Garces sim foi punido com multa 4 anos de prisão e breve cassado pra sempre
Ambos condenados há 4 anos.
Prezado Lito,
1
Cumprimento-o pelo utilíssimo trabalho que você faz para promover o interesse pela aviação.
2
O CENIPA certamente fez um belo trabalho para determinar os fatores contribuintes desse acidente.
Uma coisa, entretanto, me deixa perplexo por não ter sido abordada aparentemente por ninguém.
Será que esse piloto e seu copiloto nunca tinham olhado um mapa do Brasil que lhes daria uma ideia, pelo menos aproximada, de onde fica a cidade de Belém?
Será que nenhum dos dois nunca tinha olhado uma bússola, para saber que 270° significa Oeste e que, portanto, independente do que estivesse escrito no plano de voo o rumo jamais poderia ser este?
Obrigado pela atenção.
Aqui não é o canal do Lito.
Sim, na minha opinião o erro da carta foi grotesco por parte dos responsáveis pela implementação do novo padrão, não repassando o devido treinamento aos pilotos. Mas uma vez constatado o erro, 2hrs Voando fora da rota e ele preferiu evaporar todo o combustível ao invés de avisar o controle e iniciar um plano de reorientação de rota por rádio. Esse é do tipo quem manda sou eu, morro mas não admito! Espero que hoje em dia não haja mais pilotos com essa mentalidade, só de imaginar isso no próximo voo me sentiria muito inseguro.
a varig carrega boa parte da culpa inicial, mas sempre é jogado para os pilotos
Afirmo pra vc que o Garcez não mudou nada, encontrei o Zille no prédio dele no começo de 2022, e na conversa ele me mostrou uma mensagem de uma pessoa do sul, que teve um problema com o Garcez, causado pelo próprio, que assim como no 254, demonstrou uma arrogância terrível, não assumiu o erro, e botou a culpa nessa pessoa, essa mensagem a pessoa tinha mandado para o Zille umas duas semanas antes da nossa conversa.
Quem já assistiu o Zille em entrevista com LITO, entende tudo , a versão é sempre a mesma, sem por e nem tirar uma vírgula ..... SR COMANDANTE, sua arrogância causou o pior, Parabéns ao Zille e aos que se ajudaram na mata !!
Ô Garcez, você não conseguiu ir pra Belém por quê?
Chega ser Hilário
Não.. É pq a bússola tava com outra proa, a gente Ficou andando entre Belém e Maraba e agora não tem combustível para lugar nenhum. Entendeu?
O bicho é tão liso que parece que rolou até sexo com comissária em pleno dia de sobrevivência na selva......
@@Produto_Ideal É sério?
Iara Patricia parece que sim, preciso checar essa info mas pelo que consta no livro do co piloto tem esse relato!!
Não se falou sobre os verdadeiros heróis, Afonso e a irmã.
isso mesmo
Esse voo é a prova de que a mesma hierarquia Militar que Salva, mal empregada, e sem senso de humanidade e cooperação, é a mesma que Mata! Arrogância desnecessária levou ao desfecho desse voo! Hierarquia é uma definição de experiência e liderança, não de falta de comunicação e desumanidade! Parabéns aos que empregam ao benefício do bem, e se liguem os que usam como arma de superioridade! O fim é triste!
Vejo que temos muitos especialistas em aviação, temos grandes pilotos aqui
Vejo que temos uma comissária de bordo de mini saia mostrando os coxão..
Vemos q temos invejosos pois os outros tem mais inteligência na hora de opinar enquanto outros nao
O que acontece é que naquele tempo o comandante era SUA EMINÊNCIA REVERENDÍSSIMA O COMANDANTE! Hoje em dia, o 1° oficial (copiloto) pode alertar e mesmo corrigir o comandante. Aliás, tem mesmo o dever de fazê-lo se observar que o comandante está prestes a fazer uma manobra errada. Se o Zille não tivesse tido a má sorte de ser escalado para aquele fatídico voo, hoje provavelmente seria um comandante com larga experiência. Enfim...
Não é bem assim na prática, amigo. O Comandante é o responsável pela aeronave e o Primeiro Oficial auxilia. Se há divergência, ambos têm de conversar. No caso, houve arrogância de ambos os lados.
A partir do momento que o Zille resolve entrar mudo e sair calado sem questionar nada, ele tá assumindo o risco e se tornando, mesmo sem intenção, uma espécie de cúmplice (palavra forte mas não tenho outra em mente) de tudo de errado que o Garcez fez...
Arrogância de ambos os lados ? Primeiro que foi o zille que durante toda a situação foi quem buscou auxílio via rádio e via mapa, e foi ele quem descobriu que eles estavam na direção errada mas foi o Garces que se recusou a corrigir pq ele não queria dar o braço a torcer
@@MrBryanbjs é assim atualmente. No passado creio que não
...e ele (o Zile) fala em conteúdos aqui msm no YT, q foi "quebrar um galho" fazendo essa lamentável viagem de SP - PA. O bagulho é loko. O cara d boa em ksa, um superior tira o cara da folga dele e põe pra operar um "vôo encerra carreira" feito aquele. Puuutz!!!!😒😓😓😓
Por incrível que parece o voo da gol 1907 caiu perto do Varig 254 , cerca de 60 kilometros,
Nossa! Não sabia disso.
Era só declarar emergência que vinha um avião da fab fazer acompanhamento até o próximo aeroporto e tudo ia acabar bem perderia o emprego mais ninguém tinha morrido, e com certeza os dois tinha seguindo suas vidas profissionais .
Ele acabou perdendo o emprego pro resto da vida, a idiotice dele custou isso, perdeu o visto para voar e nunca mais pôde pilotar um avião
Ou retornar , como o copiloto sugeriu varias vezes.
Sim verdade mesmo Roberval está correto mesmo, devemos fazer de tudo para poupa vidas, mais a própria falta de humildade dele e a presença da ignorância não deixou ele fazer isso.
Pq se ele voltasse perderia o emprego?
@@dalilabarbara683 perderia o emprego porque o erro foi do comandante.Alem de perder o emprego, poderia pagar muita!
Leiga total em assuntos de aviação, mas uma coisa pude perceber, porquê advertir pilotos que pedem socorro no ar e se colocam em estado de emergência?? Isso colabora para acidentes, pois alguns Garcezes da vida nao estao dispostos a admitir que erram ou temem pela perda do emprego, tem suas famílias etc.
Quem declara emergência nas alturas nao deveria ser advertidos com duras penas qd aterrizassem. Erros humanos sao passíveis de acontecer ! Foi quase este mesmo caso, arrogância e medo dessa tal advertência somado ao fator, economia de custo ( combustível ) que o piloto que comandava a chapecoense tbm ceifou vidas dos jogadores brasileiros , jornalista e tripulaçao.
Entao quem adverte e ate demite pilotos por declararem emergência nas alturas, deveriam agora tbm responder judicialmente ou militarmente, se for o caso.
Realmente, eles favorecem para o piloto errar
concordo, mas o piloto da chape era um sócio, ele não queria abastecer para economizar dinheiro
Oi Kelly.
Declarar emergência por si só não resulta em punições ou advertências aos pilotos, porém, demanda uma investigação profunda dos órgãos de prevenção a acidentes aéreos. São avaliados todos os fatores envolvidos, desde humanos, até operacional.
No caso específico do VG 254, se fosse declarado emergência, o Comandante seria investigado e teriam descoberto que houve uma falha dele. Consequentemente, um holofote de dúvidas sobre sua capacidade seria aceso. A Varig poderia, ou não, demiti-lo. No caso do voo da Chape, declarar emergência faria com que as autoridades facilmente percebessem que ele decolou com combustível abaixo dos mínimos de segurança. Este é um tipo de atitude que resulta em processo criminal. Então, evita-se ao máximo declarar emergência. Mas há vários casos onde emergência foi declarada, o caso investigado, medidas corretivas aplicadas e os pilotos voltaram a voar normalmente.
Ah, enquanto a investigação não é concluída, os tripulantes envolvidos ficam com sua CMA suspensa, os impedindo de voar novamente, até a conclusão da investigação.
Faltou o "Tenham todos um bom final" do Garcez. Vou dizer, se eu morresse por causa de um idiota como ele, eu ia ficar muito brava.
Como tu ia ficar brava se estaria morta ? Haha
@@VictorBack Alma penada. 🤷
Impáfia do Garcês? Será pelo fato de haver sido militar?...
Pela hierarquia dentro do cockpit antigamente realmente era assim mesmo outro caso de arrogância de comandantes experiêntes foi o desastre de Tenerife , hoje a comunicação entre comandante e copiloto é bem diferente
Nesse jogo de xadrez entre Garcez, Zille e varig pra decidir quem tem mais culpa, quem pagou mesmo foram os 12 mortos.
Gente comparando programa do Discovery com aviões e música e que assistiu primeiro lá ...beleza rs, sendo que Discovery e National geographic são pioneiros nessa linha de programas sobre acidentes aéreos, trocentos anos antes dos vídeos do lito...inclusive esse episódio foi ao ar uns 8 anos atrás mais ou menos. Mayday e Segundos fatais são programas de tv em outro formato. aliás outro padrão de produção feito para Tv ...mas os vídeos do lito são legais também 👍
"Desculpa velho o erro foi meu, a gente se encontra no outro lado da vida" .
Eu enfiava a minha mão dentro da boca dele! Acho que eu matava esse comandante na porrada se eu fosse esse copiloto!
E todo mundo morreria. O cara preferiu lutar pra viver até o último minuto,e conseguiu
Eu matava ele ali mesmo kkkk
Pelo menos onerro ele assumiu, tinha chances de mudar isso.
O copiloto : vishi esse cara já tá morto !
Realmente morto de arrogância.
"Olha a merda que você fez"
Zille para o Comandante Garcez
Shiii
* apontando pro gravador *
`` Catástrofes Aéreas Varig - Voo Marabá/Belém `` Procurem no You Tube nao é a primeira parte e sim a parte inteira desse video :)
PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO DO NILSON ZILLE.
O Garcez acreditava, de verdade, que estava certo! Isto, pra mim, é o mais bizarro da história…
Mas porque a midia quer fazer desse engenheiro o heroi? que Elmondas que crlh, o verdadeiro heroi foi o tal de AFONSO, esse sim foi o cara que salvou todo mundo que sobreviveu e não esse tal de oportunista de um engenheiro Elmondas, ou almondegas ou a pqp a ele.
Achei vantagem em quase todos ficaram vivas porque muito difícil um avião desse porte cair na Mata de noite e ainda viver os passageiros primeiro que n tinha combustível esse é um fato
Sim muitos fatores contribuíram para que houvesse sobreviventes , não só pela falta de combustível .
tambem gostaria de ver o Ep.1, teria como postar amigo?
Aos 25:43, o co-piloto diz que o ZERO à esquerda, é sabido por todos, não deve ser levado em conta e que por isso eles o cortaram. Ocorre, que naquele mesmo vôo, duas pernadas antes, de Brasília a Imperatriz, onde a proa seria de 20 graus, eles receberam o plano de vôo com 0200 e não erraram. Tanto, que chegaram a Imperatriz. Só quando co-piloto e piloto inverteram suas funções a bordo, e o Garcez assumiu a operação do avião, é que deu merda.
pelo o que pude perceber, os trechos anteriores tinha via aéreas. Com isso, eles não ajustaram a proa pelo mesmo documento e sim por outro.
Os primeiros caminhos foram feitos por aerovias
Que documentário!!! Muito bom, parabéns.
0270 o certo seria 27.0 o erro foi quem redigiu a CARTA
Não foi isso. Na época a VARIG estava alterando alguns procedimentos e só Deus sabe pq eles decidiram colocar a carta com 4 dígitos (as demais empresas usavam apenas 3). Essa mudança começou em julho daquele ano e outros 14 pilotos já tinham feito essa confusão. Esse foi o único trágico. Ainda assim só voltaram com os 3 digitos depois de outro piloto se perder algum tempo depois (e olha que o CENIPA já tinha sugerido essa mudança)
Foi uma série de fatores que causaram esse acidente eu lembro na época.
Coronel Douglas Coronel Jenkins pessoas muito boas. Eu trabalhava no DAC na época.
Época que o Discovery passava coisia boa
Repórter,,, Leonel da mata kkkkk
A culpa toda é o Ego do primeiro Piloto que com marra não tava nem ai pro que o Zile falava.😢😢😢😢 complicado mesmo 😢
Esse garcez é um assassino...se tivesse falado com a central dava tempo de achar algum lugar pra pousar.... tinha uma hora de combustível, matou inocentes atoa
Culpa da ganância do Garcez.
História viva da aviação brasileira tudo aconteceu por pura arrogância do comandante Garcez ñ teve humildade de reconhecer o erro
E pior foi a falsa comunicação!
Descobriu o erro e não comunicou
Isso ia custar a vida de todo mundo, não fosse o herói sobrevivente que buscou água e encontrou a fazenda de onde chamaram o resgate!
33:36 ele fala uma frase impactante!!!
O verdadeiro herói dessa tragédia se chama AFONSO SARAIVA!
Antigamente não existia crew resource management... O comandante da aeronave mandava e copiloto ficava quieto.
o povo burro nao sabe disso
É absolutamente fácil entender o que aconteceu dentro daquela cabina. O mercado nas mais diferentes áreas e segmentos muito recentemente percebeu que arrogância, autoritarismo entre outros sentimentos nocivos só levam a desgraça. As decisões tomadas em conjunto, questionadas com bom senso,pensadas...reduzem em muito as possibilidades de erros, naquela época, a realidade era outra;um copiloto só servia pra recolher o trem de pouso e apertar botõezinhos...toda responsabilidade era do Cmdt sim!
Esse piloto prepotente e arrogante preferiu continuar voando para lugar nenhum,deixar o combustível do avião acabar ao invés de declarar emergência.
E pior que o maldito não teve um arranhão sequer 😠😤
A empresa pagou com o seu final anos depois .... Ela sim a verdadeira culpada
Nós pagamos , era uma estatal 😂😂😂😂
24:22 Um equipamento com oferecimento das Organizações Tabajara.
20:18 O cara é tão arrogante que todos os instrumentos estão errados e ele não....
Se não fosse Deus guiando o Afonso creio que o destino dos sobreviventes seria outro. Epaminondas? Um sobrevivente que apenas o acompanhou.
A arrogância, soberba e prepotência do Garcez fizeram dele um traidor medíocre e um assassino covarde.
Zille é um piloto honrado e um herói admirável.
Ta de sacanagem né? Co piloto covarde poderia ter metido a boca no trombone , peitado o garcez ficou quietinho. Sem contar que teria que ouvir a versao do garcez sobre o co piloto
@@Binhoted85 provavelmente vc não é piloto e conhece pouco ou nada sobre aviação comercial.
@@Binhoted85 Naquele tempo o co piloto não tinha voz alta em relação ao comandante. Era regra irreversivel na aviação. Devido a esse acidente , isso mudou.
@@amaral883 e daí se não somos piloto de avião, se minha vida estiver em risco, eu quero q se foda minha carreira, pegava o radio e falava com a torre na hora, nem q fosse a força
Quem e o responsavel de nao colocar o ponto ai? Esse e o responsavel
Erro estúpido da Varig querendo economizar alguns trocados e emitindo o mesmo planejamento de voo para diferentes aviões, que acabou confundindo os pilotos, mas também foi muita estupidez do comandante recusar ajuda.
Um zero a esquerda tem muito poder .
@@digranni128 Foi o zero à direita que deu merda
Eu simplesmente fiquei chocado com a falta de ética profissional. OMG!. Claro que na atualidade a situação é inversa. Mas que é chocante, isso é.
Zile e o herói assim como Afonso pois um pousou e o outro encontrou socorro,
Zile alertou o comandante de que tinha algo errado após perceber que já deveriam ter divisado Belém... o Garcez não o escutou... a arrogância do comandante falou mais alto. Se o César Garcez tivesse dado um pouco de ouvidos ao primeiro oficial Nilson Zile, nada disso teria acontecido.
História bem mal contada essa do Discovery... exageraram na imparcialidade a ponto de imputar culpa desproporcional a quem não merecia (no caso o Zile).
90% da culpa é do piloto Garcez que era muito ignorante, arrogante e se achava o tal.
Esse Epimondas ai so que pegar fama, quem saiu pra procurar ajuda foi o Afonso o unico a conhecer a salva
Caramba não tinha cobertura de radar, só frequência de rádio. Atrasado para 1989. Uma sequência de erros de todas as partes, Varig, Tripulação e Torre.
Ele não foi humiude eles sobreviveram no pouso na floresta,sendo no mar ninguém sairia vivo.
Só pra saber, hoje em dia, 2021, os Aviões usam algo similar ao Google Earth?
Ou usa algo mais atrasado visualmente?
Lógico que o mais importante não é o visual, é a funcionalidade.
Se o tempo de atualização for mais curto possível, sendo instantâneo, de preferência, usando o cálculo da velocidade do Avião, é bem melhor.
Canal ASA tem relato completo.
Aviões e música tb tem.
O que faltou foi piloto na cabine , levantaram vôo e não sabiam para onde estavam indo , o avião tomou rumo para o oeste , totalmente oposto à proa Belém , os dois tiveram tempo de sobra para reverem seus posicionamentos e ....nada !!!
Lamentável .....
O co piloto Zille não teve culpa alguma, a culpa foi da empresa e do piloto, pela sua arrogância.
Só acho que Varig merecia ser responsábilizada por ter dado um treinamento errado e uma a carta com proa errada e torre tbem viu o erro e não falou nada. Acho sim que houve erro do piloto mas não só dele
Milico tentando proteger milico! Isso vai ser sempre normal. Eles sao "perfeitos"!!!
Não escreve merda , nada a ver . O cara já tava fora da Fab a anos
O que e botar boca no trombone?
ELES DIZEM O TEMPO TODO "ELES " COMO SE O COPILOTO TIVESSE VOZ. O PILOTO FOI O CULPADO DE TUDO, COM SUA ARROGÂNCIA.
Os únicos culpados do acidente foram a Varig por mudar a numeração na carta de navegação, o pessoal do controle de vôo que não declarou emergência pelo atraso da chegada, e o comandante Garcez por ser IGNORANTE.
Eu nao concordo em ter punido o copiloto da para ver que em todo momento ele tentou reverte a situação o problema da aviação que eles procura sempre erro humano para livrar a maquina de quaisque problema que nao e o caso deste acidente mas falo por todos que ja ocorreu eles sempre procura erro humano.
Esses foram os melhores documentários q a history fez, hoje em dia é um monte de mimimim
Não é preciso ser cientista pra saber que norte é no rumo (ou proa) 360°, este(ou leste) é no rumo 090°, sul em 180°, e oeste no rumo 270°. Se você sai de um lugar (Marabá neste caso) e sabe que Belém é pró norte (360°), como é que este "brilhante e arrogante " Garçez" voou quase 1.000km no rumo 180°.
E como é que em excelentes condições visuais, sabendo que o seu voo era de +- 50 min. e ele voou 3 horas sem vislumbrar o destino? Soberba e arrogância foram os ingredientes. E cobardia também.
Sempre assisto sobre esse incidente 😮,uma lição de vida
gostaria de ver a parte 1 porke nao postam
Apenas um breve comentário:
Não era de estranhar o rumo 270 sul, já que o trecho era para norte, Marabá para Belem ???
Na minha opinião erro primaríssimo, creio que nem aluno de aeroclube erraria assim.
E mesmo tendo feito este primeiro erro, porque não recorreram a outros recursos de localização ???
Seria a rotina de cabine os induzir a erro tão grande ????.
Não justificando a prepotência do Garcez, que causou isso tudo, mas cara, na época se voava números, e não geograficamente como é hoje. Cartas eram riscos com números e letras em preto e branco. Hoje é colorido, tem gradiente de terreno e etc... Eu ainda acredito que o erro primordial tenha sido da Varig, e o garcez apenas comprou o erro dela e foi atrás dele. O Zille foi vítima, mas poderia ter feito algo, afinal, o que o Garcez iria fazer, matar ele? Enfim, há mais coisas a considerar.
A propósito: 270 é proa Oeste. A proa Sul é 180.
Acho que não é um erro tão primário assim pq teve 8 erros deste tipo na mesma companhia. Este foi o único que teve acidente.
mais comum do que vc imagina. Aviaçao comercial se voa por números, não orientações primarias!
Aviação desse tipo não se usa nenhuma referencia visual a não ser que seja extremamente necessário. Se voa números. não me interessa se vou pro sul ou pro norte. me interessa se minha proa é 270 ou 027. Eles não são idiotas. o Próprio zille fala que não notou nada de estranho pois nos instrumentos estava exatamente a informação que deveria estar, 270. a confusão foi de fato na leitura da informação, não na colocação dela no HSI. Além do mais, essa aeronave, ao contrário do que está no video não tinha nada digital. era puramente analógica. não tinha sequer sistemas de navegação inercial como qualquer avião de linha aérea de hoje em dia. Não tinha FMC. logo o piloto fazia todas essas funções e se "achava" por sinais de rádios.
Os fatores humanos foram importantes neste acidente, mas o fator da casa decimal pela Varig é no mínimo metade da causa deste acidente. Todas as reportagens da época não falavam do erro da companhia, apenas fritavam os dois pilotos.