É possível encontrar sentido no sofrimento? Veja como Viktor Frankl ajuda a responder essa pergunta.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 фев 2025
  • É possível encontrar sentido no sofrimento?
    Como que sofrendo posso encontrar sentido na minha vida?
    As indagações acima são de fato intrigantes. Sendo um buscador de sentido ( um logovivente ) e pesquisando sobre a Logoterapia de Viktor Frankl, você já deve ter ouvido falar no termo : Inconcidionalidade do Sentido ou Sentido Incondicional.
    Vale ressaltar que não se trata de afirmar que sempre se vai vivenciar sentido, mas que há em cada situação de nossas vidas a oportunidade de que um sentido seja vivenciado, ainda que seja um enfrentamento corajoso do sofrimento.
    E é sobre este tema que o presente vídeo se debruça.
    Neste vídeo, Mateus Nunes (psicólogo , logoterapeuta e um dos fundadores da Escola do Sentido ) compartilha com você exemplos de momento da vida de Viktor Frankl ( pai da Logoterapia) em que foi através de uma experiência de sofrimento que o sentido apareceu em sua existência.
    Aqui, podemos notar que muito mais do que uma visão de mundo para a fundamentação da escola de psicoterapia que criou, ao falar de Incondicionalidade do Sentido ou de Sentido no Sofrimento, Viktor Frankl traduziu em palavras uma das mais ricas possibilidades humanas: vivenciar sentido mesmo diante das situações trágicas que se nos apresentam na vida.
    E, como você pôde perceber, tais considerações e experiências de vida desemborca no que chamamos de Otimismo Trágico ( base teórica deste V Aulão da Escola do Sentido ).
    Destacamos que este video faz parte uma sequência de cortes, trazendo os principais momentos do V Aulão da Escola do Sentido cujo o título é “Sofrimento, culpa e morte : o Otimismo Trágico como um olhar logoterapêutico transforma(dor)”.
    Mas o que mesmo você vai receber ao longo desta série?
    Cortes da exposição de todas as pessoas que compõem a Equipe Escola do Sentido desenvolvendo e aprofundando o tema do V Aulão da Escola do Sentido ( “Sofrimento, culpa e morte : o Otimismo Trágico como um olhar logoterapêutico transforma(dor)”.
    Convidamos você: acompanhe nossa série de cortes sobre “Sofrimento, culpa e morte : o Otimismo Trágico como um olhar logoterapêutico transforma(dor)”. Comente o qual sua compreensão dos temas que forem sendo trazido e fomente o compartilhamento no espaço dedicado aos comentários.
    Além disso:
    Lembra de deixar seu like;
    Inscreva-se em nosso canal Escola do Sentido;
    Ative o sininho das notificações;
    -Compartilhe este e outros vídeos nossos com colegas, amigos e familiares que querem conhecer mais da Logoterapia.
    Grande abraço,
    Equipe Escola do Sentido.

Комментарии • 27