[IRPF] Novidade: Atualizações Críticas - Assista Antes de Declarar!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024

Комментарии • 26

  • @oswaldolimarosajr9734
    @oswaldolimarosajr9734 Год назад

    Grato pelas instruções sobre declaracão de espolio.

  • @dudaneto1
    @dudaneto1 Год назад

    Muito bom. Uma dúvida. Minha mãe faleceu jun.21, e meu ainda vivo. Deixou casa que vivem e um carro. Não fiz IR espolio inicial. Meu pai que declara a casa., que ficou 50%pai e 25% cada irmão. Partilha finalizou ago.22. Preciso fazer a IR final em nome dela? obrigado

  • @denism785
    @denism785 Год назад

    Pelo aplicativo p celular consegue a opção declaração final de espólio?

  • @jaimemonteirodossantos108
    @jaimemonteirodossantos108 Год назад

    Na declaração de espólio quando o contribuinte faleceu em 2022 e o inventário também foi concluído em 2022 devo fazer só declaração final de espólio ?

  • @felixbordieri7662
    @felixbordieri7662 Год назад

    Eduardo Sodré - Obrigado pelas respostas. Esqueci de informar no comentário anterior, que fiz o inventário da minha esposa em cartório em 2022 e que na escritura pública de inventário e partilha que ficou pronta em 2022 mesmo, eu sou viúvo meeiro e o nosso único filho ficou como o herdeiro descendente. Nessa escritura eu fico com 50% dos bens e o meu filho com 50%. Muito obrigado pela ajuda que puder me dar.

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад +1

      Ah! Sim! Perfeito! Aí nesse caso procede mesmo com a declaração de espólio para comprovar a transferência dos bens.
      Que bom que eu pude ajudar!

  • @anapaulascudeler8579
    @anapaulascudeler8579 Год назад

    Meu pai faleceu em 2000, o inventário dele concluído em 2004. Todavia, não foi feita a declaração final de espólio com as referidas partilhas dos bens, e agora devo fazer mesmo assim?

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад

      Como já se passaram mais de 5 anos, vc não consegue mais fazer por vias normais, nesse caso, por sua conta e risco, vc pode simplesmente informar os bens na declaração dos herdeiros, e não fazer a declaração final.

  • @wanderleymiro6131
    @wanderleymiro6131 Год назад

    andre meu tio faleceu e não tinha bens a declarar mas quando fez o inventario colocaram os 50% que ele teria direito dos bens da minha tia , minha tia declara esses bens todo ano e agora como vou baixar na declaração dela em 2022 esses 50% dos bens que foram p spolio do meu tio ? 02 casa e 02 carros

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад

      Pelo que vc descreveu, enquanto sua tia estiver em vida, os bens permanecem no IR dela mesmo, suponho eu que o inventário foi feito dessa forma pois ela não deve ter herdeiros diretos ou são bens em comum, e o inventário foi feito dessa forma para deixar registrado o direito dos herdeiros do seu tio.

  • @JoseCampos-pg8yy
    @JoseCampos-pg8yy Год назад

    Bom dia Eduardo,
    Me tira uma dúvida, estou fazendo minha declaração e estou com umas dúvidas, ja declarei em dois anos anteriores e não coloquei um imóvel que possuo, pois esta abaixo de 200 mil, este ano minha esposa precisa declarar ai pensei em declarar o imóvel, como faço coloca em minha declaração e na dela também, pois são declarações separadas.

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад +1

      Bem, depende de como é o casamento de vcs, se for por comunhão parcial de bens, e ele foi adquirido após o casamento, tanto faz na declaração de quem será informado.
      Já se foi adquirido antes do casamento, aí precisa declarar no CPF de quem comprou.
      Já se foi em comunhão total de bens, aí lança 50% em cada uma das declarações

    • @JoseCampos-pg8yy
      @JoseCampos-pg8yy Год назад

      @@MeExplicaContador
      Obrigado por responder!
      No caso é parcial, mas adquirirmos após o casamento, mas não vou ter problemas de não ter informado anteriormente, visto que faz mais de 10 anos que compramos,

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад +1

      @@JoseCampos-pg8yy bem, o correto seria vc retificar os últimos 5 anos para deixar certo a ficha de bens. Mas na prática nunca vi ninguém fazer isso e tbm nunca vi quem não faz ter algum problema ou cair em malha fina.
      Resumindo, nessa situação o mais comum é lançar p bem direto nessa declaração desse ano e acertar a ficha de bens daqui pra frente.

    • @JoseCampos-pg8yy
      @JoseCampos-pg8yy Год назад

      @@MeExplicaContador Muito obrigado

  • @suzaolivare4267
    @suzaolivare4267 Год назад

    Por favor, tenho uma duvida sobre a declaração de espolio dos meus pais, ele faleceu em 30/01/2022 e minha mãe em 05/03/2022, eram meus dependentes. Sou a inventariante, no ano passado lancei os dois como meus dependentes. Posso fazer declaração final de espolio esse ano? Minha mãe nunca declarou IR, preciso fazer no nome dela também? Muito obrigada pela orientação que puder me passar!

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад +1

      Sim, vc pode fazer a declaração final do espólio esse ano sim.
      Sobre o CPF de quem será feito a declaração, basta levar em consideração o CPF de quem foi finalizado o inventário, que no meu entendimento seria no CPF da sua mãe que faleceu por último, fazendo direito a sobrepartilha aos herdeiros.

  • @beatrizreis6223
    @beatrizreis6223 Год назад

    Não consigo ver o card que você deixou

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад

      Olá, obrigado por avisar!!! Eu deixei o link dos videos que eu cito nele na descrição... se vc estiver acessando pelo celular, basta clicar no titulo do video que ele abre a descrição e vc terá o link para todos os videos dessa playlist!

  • @monicaverona6194
    @monicaverona6194 Год назад

    Olá. No meu caso, o meu pai faleceu em Outubro de 2022 e em Novembro de 2022 foi realizado o inventário. Eu tenho que fazer a declaração inicial e final ou posso fazer somente a final?

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад

      Se no período que ele esteve em vida haja alguma coisa a declarar no IRPF, aí nesse caso deve ser feito sim a declaração inicial de espólio.
      Caso não, aí pode partir direto pra declaração final.

  • @felixbordieri7662
    @felixbordieri7662 Год назад

    Por favor, tenho uma duvida para fazer a declaração de espólio da minha esposa que faleceu em 2022. Sempre fiz as declarações dela em separado da minha declaração. Como éramos casados por comunhão universal de bens, sempre declarei os nossos bens na minha declaração. Portanto na declaração dela eu somente declarava os rendimentos dela de professora aposentada. Agora para fazer a declaração de espólio dela como faço, já que os bens nunca constaram na declaração da minha esposa, constaram somente na minha declaração. Obrigado.

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад +1

      Como vc comentou que era casado em comunhão universal de bens, o inventário é mero documento formal, pois não haverá transferência de titularidade, visto que vc já era proprietário em vida.
      Mas apenas para constar a declaração final de espólio, eu sugiro vc fazer a declaração apenas para informar o encerramento do CPF dela do cadastro da receita.
      O seu IR permanece inalterado.

    • @MeExplicaContador
      @MeExplicaContador  Год назад

      Eu tenho um vídeo sobre espólio tbm: ruclips.net/video/BhcgAXaJ1W8/видео.html

  • @anamariasilva4023
    @anamariasilva4023 Год назад

    Qual Instagram dele?