Não acho que o sotaque seja algo ruim. O problema é que existiu um estereótipo que todo nascido no interior de SP (o dito caipira, que é o meu caso) é xucro e burro. Isso foi bem verdade há pelo menos 1 século, quando apenas existia muitos imigrantes refugiados de guerra e pessoas com pouca escolaridade. Ficou esse estigma por aqui. Também não duvido que outros estados, principalmente o Nordeste, tenha uma sensação parecida devido ao índice de pobreza. A maneira como você fala diz muito sobre quem você é no fim das contas.
eu moro no méxico e meu sotaque paulista caipira é marcado até aqui (em espanhol). E tenho orgulho dos meu traços!! Não penso em mudar onde quer que eu esteja ❤
Sim, ele devia ter falado das diferenças internas do sotaque paulistano, mas a diferença mais básica é da classe média e alta / região central contra a classe mais pobre das áreas mais afastadas do centro.
@@Nikki-vq2ltE essa é a mistura suprema do paulistano msm, kkk. Quando estou em um ambiente público ou em um contexto mais sério, é sotaque 100% paulistano chato - naturalmente. Qnd estou em um contexto mais despojado ou de brincadeira, sempre puxo alguns trejeitos do caipira, q é menos requintado, mas mais engraçado
Uma leve carteirada do bem: tenho mestrado em Fonologia do Português e estava preparado pra ver uma reportagem super rasa e imprecisa, mas vocês mandaram muuuito bem. Impecável de ponta a ponta. Jornalismo da mais alta qualidade, parabéns!
Quando viajei para o Sul, na hora q comecei a falar a moça falou "vc é paulista, não é?". Sou paulistana, mas morei minha vida toda no interior, porém perto da capital, daí muito do meu sotaque tem "ein" da capital e o "r caipira" não tão forte assim.
Sou gaúcha casada com um paulistano com um sotaque parecido com o da moça, só que bem mais carregado. Essa idéia de que paulista não tem sotaque acontece provavelmente por ser um sotaque de referência - usado em muitos telejornais, ou em filmes dublados/desenhos. Muitos paulistanos dizem que gostam do meu sotaque porto alegrense, e acham que só o resto do Brasil tem sotaque. Mas não existe pessoa no mundo sem sotaque, nem que sejam pequenos traços de uma ou outra região. Excelente reportagem, BBC! 😊
Sim! Eu ensino inglês e eventualmente entro nessas conversas com americanos, ou estrangeiros num geral, e eles dizem que meu sotaque é muito claro. O que eu digo é que eles têm exposição ao meu sotaque por ser o mesmo usado na mídia, mas me lembro de ser criança e achar que todo mundo falava como eu por não ter internet nem exposição a outros sotaques...
Você tem razão quando cita que o sotaque paulista é o adotado pela mídia em geral: uma vizinha nordestina venho morar em São Paulo e o comentário dela foi, "Morar em São Paulo é como estar dentro de uma novela da globo e fazer parte do elenco" 😂😂😂 Ela se referia ao sotaque.
Nascida e criada em São Paulo, moro há 15 anos no interior e, apesar de já falar o r caipira, todo mundo me pergunta de onde eu sou. Um dia, perguntei para um motorista de uber porque ele achou que eu não fosse de Pinda. Ele explicou que é pelo meu jeito meio "Supla" de falar. Achei a melhor definição de todas kkk
Eu tô morando no interior de SP há 8 anos ,e não perco o meu sotaque paulistano de jeito nenhum 😂 É minha marca registrada. Amo meu sotaque paulistano ♥️
Manter o R com língua enrolada ou não é muito importante para um palavreado forte e aguerrido. Não troquem o R , que um dia porta vai virar pota e gambiarra vira gambiaha e daí só Deus sabe o que os preguiçosos linguísticos irão inventar.
Nasci e cresci na cidade de São Paulo, moro já a 7 anos na Europa e toda vez que eu encontro com alguém do Brasil e falo o meu (boa tarde) com o tal do R caipira, os brasileiros já sabem na hora que sou de São Paulo, eu só descobri que eu tinha sotaque depois de ter saído de SP 😅
Muito interessante! São Paulo é realmente uma terra indígena, só lembrar quantos lugares na capital paulista tem nomes indígenas; Ibirapuera, Anhangabaú, Butantã, etc.
O sotaque Paulista (não só o paulistano) merece um novo episódio. É uma mistura tão grande nesse estado que dá orgulho. É um mundo de sotaques incríveis e todos tem sua beleza! Não tenho ideia de que se com as décadas ou séculos, isso irá se uniformizar, mas espero que não. A beleza sempre esteve nas diferenças, ao meu ver.
tem a região de Sorocaba e de Piracicaba que tem o sotaque bem distinto. Acho que não vai se perder não, pois tenho amigos de cidades bem pequenas do interior que carregaram o sotaque ainda kkk
Concordo. Tenhio 65 anos, sou paulistana meu pai era português e minha mãe italiana. Adoro essa diversidade de culturas e sotaques que temos no estado.
Eu acho o sotaque mais chique do Brasil. É tao gostoso ouvir os sotaques de SP, tabto o erre 0aulistano, wuanto o unico erre verdadeiramente brasileiro, o erre caipira. Sao muito chiques.
Excelente doc. . Quando conheci SP entendi que na capital existem vários sotaques paulistanos. 1 Paulistanos filhos de paulistanos 2 Paulistanos filhos de paulistas 3 Paulistanos filhos de estrangeiros ou netos 4Paulistanos filhos de pessoas do norte, nordeste e sul... . Quando a gente está naquela sociedade não percebe o sotaque que tem, sou soteropolitano e morei 4 anos entre SP e PR , ao final quando eu falava com as pessoas daqui notava bem mais o sotaque do que quando eu tambem morava em Salvador.
Sou carioca a primeira vez que fui a São Paulo foi em um congresso vários sotaques, gente de todas as regiões do país e de repente uma pessoa falando chiado do meu lado, na mesma hora perguntei: você é carioca e a resposta foi: sim. Me senti muito feliz em encontrar uma pessoa da minha cidade. Só percebemos que temos sotaque quando viajamos para outro estado e, de verdade eu acho maravilhosa essa diversidade ❤
Sou paulistano (nascido em SP capital) , com família paterna do interior de São Paulo. Por isso sempre tive um sotaque mais caipira, que tenho muito orgulho!
São Paulo, o jeito de falar muda depende do local, entre periferias e bairros de diferentes níveis então muda muito. Pra mim o mais bonito e importante
@@elaine5979 Olá,prazer paulistano aqui,tudo bem !? 😊 Sim tenho muita noção. E eu estava falando do "R", não das outras características do sotaque paulistano.
Sou do litoral, ja morei no interior e hoje moro na capital. São regiões com sotaques completamente diferentes. Minha tia é santista e parece carioca kkkkk
Então, sou de são Vicente e o sotaque do litoral é bem diferente do resto do estado mesmo. Nosso R parece mais o carioca, mas o S não é tão chiado. Algumas pessoas mais velhas de Santos tem o S bem chiado, mas não é padrão na região.
@@chaopauludo7821litoral é a região com mais influência portuguesa no Brasil. Não tem nada a ver com carioca. É parecido porque ambos tiveram influência portuguesa.
Me surpreendeu muito a pronúncia dos paraguaios, que produzem r retroflexo, ao contrário do esperado no espanhol, que tem como característica os r tap e vibrante. Imagino que seja pela presença do guarani, que também é língua oficial do Paraguai. Ou seja, outra marca de língua indígena em interação com uma língua ibérica.
Sim! Eu notei isso também. É muito fácil identificar um paraguaio por causa do r retroflexo. Embora deve haver paraguaios que evitam o r retroflexo parecer mais culto (?)
tambem percebi essa caracteristica do espanhol falado no paraguai
8 месяцев назад+15
Sim! Bem lembrado. Eu também notei isso no sotaque paraguaio. Uma vez até comentei com um paraguaio que falou do guarani como resposável. Me surpreendeu o vídeo não ter citado o guarani como influência nesse erre caipira, acho que faria todo sentido.
Em MG tem muitos sotaques, pq absorve os sotaques vizinhos. Perto de SP falam o R caipira de SP; perto do RJ falam o sotaque próximo do carioca; perto da Bahia falam que nem os baianos. Só o centrão de MG mesmo tem um sotaque próprio
Eu como paulista vejo diferente, pra mim as cidades de SP que ficam próximas de Minas é que tem o sotaque parecido com os dos mineiros, tenho parentes no triângulo e sul de Minas e o sotaque deles apesar da mistura com o interior paulista se percebe nitidamente mineiro.
Sou mineiro casado com uma carioca morando em Sp capital e tenho uma filha de 7 anos. Nós quase não temos mais sotaque, mas minha filha fala pooorrrta, fooorrrça, incrível sotaque muito caipira.
Eu também sou do ABC e o R e caipira é ainda peguei o cê dos mineiros pra abreviar você enfim ❤ é isso kkkk eu só não gosto dessa nova moda que esses adolescentes estão falando mnu… e muito feio kkkk da impressão de burrice kkkk
Sem novidade, sim a influência italiana, francesa, espanhola, estadunidense na fala de São Paulo sim isso é óbvio muitos estrangeiros jornalistas, artistas, músicos e filósofos dessas nacionalidades viveram em São Paulo algumas até viraram brasileiras e deixaram sua marca na cidade. Isso e fato histórico na fonologia de São Paulo.
@@crisqueiroz7690O sotaque paranaense é idêntico ao sotaque paulista. Eles puxam o R caipira e italianizado igual paulistas. E muitas cidades do interior de SP falam igual a eles como "LeitE QuentE" igual a Curitiba. A única coisa que muda são as gírias e algumas palavras.
Perfeito o estudo, eu por exemplo paulistano... quando era criança no interior muitas pessoas não conseguiam falar meu nome Arthur, e quem conseguia falava Arrrrtuuuurrrrr. Agora quanto a esse diferença, atualmente ser um fator de diferenciação de classe social, eu tenho a mesma visão. Muito boa a reportagem.
Muitoooo legal! Eu sou de são Paulo e nunca reparo nesse “ei” que a gente fala, mas agora ficou nítido. É muito linda a diversidade cultural que nosso país tem.
Naaci no interior do RJ e não sinto que falo carioca carregado, mas quando eu morei na capital de SP, já logo me perguntavam se eu era do "Riu". De muitos que eu conheci não senti o r caipira. Achava que seria bem mais carregado. Aprendi tb a diferença de paulista e paulistano. Foi um tempo de experiências muito legais entre essas diferenças linguísticas. Valeu o vídeo e essa série está excelente.
Amo os sotaques que temos no Brasil. Quando viajo ou tenho contato com pessoas de outros Estados, fico encantada, ouvindo os sotaques. É impressionante as variedades.😄
@@guinolax desculpa mano! Acabei de ver um video dele (Badaui) n podcast d João Gordo e não tem nada a ver com o Boça!!! Kkkk tenho mais de 40 anos d SP nunca vi ninguém falar daquele jeito!!! Repito, é um cara de fora q exagera n sotaque pra ser engraçado e consegue ser... rsrs mas é uma caricatura.
Pô, acompanhava o João da Mata em um canal maneiríssimo sobre rap lá pra 2018-2019 e ele simplesmente sumiu. Nem imaginava que ele tava trampando para a BBC. Meus parabéns, maninho. Merecedor demaais!
Sem desfazer de ninguém, nossa história é uma mescla do todos os que por aqui chegaram, mais os que por aqui passam, tanto como turistas, financistas e outros. Por isso somos tão ricos na fala, na comida, cultura, etc. Sou Paulistana com orgulho.
Como paulista do interior tenho muito orgulho do meu r retroflexo e fico triste quando percebo conterrâneos buscando escondê-lo por motivos sociais e pior ainda ao meu ver, é notar que ao tentarem imitar o r tepe acabam por não conseguir pronunciar o r e falando como criancinhas: pota, caçada, femento, momaço. Fico triste. Excelente vídeo, parabéns.
Morei um tempo na cidade de Itapetininga, interior de SP, e sou de Santo André, no Grande ABC. Lá eles me falavam que eu tinha sotaque, kkkk, e eles estavam certos! Aliás, aqui dentro de Santo André mesmo tem diferenças no erre falado: as pessoas nos bairros mais centrais costumam falar o erre "tepe", ao passo que nos bairros mais periféricos, o retroflexo. Na cidade de São Bernardo, que é vizinha, as pessoas falam mais o retroflexo. Na própria cidade de Itapetininga, que tem 160 mil habitantes, há diferenças: o povo da cidade fala um erre menos carregado, principalmente os mais jovens, e o povo da zona rural fala um erre bem mais carregado. Itapetininga tem algo curioso: eles usam um "gerúndio diminutivo": em vez de falar "está chovendo", eles falam "está chovendinho", "estou andandinho aqui no centro". Detalhe que esse "chovendinho" é falado com "d" sem chiado. Eles falam "xovendinhô" (e não "xovendjinhu"). Além do "Xé", que é a marca registrada de Itapetininga.
@@MrTonho78 como dou aulas para estrangeiros, infelizmente eles não conseguem chegar nesse nível. Mal conseguem reconhecer as diferenças....para brasileiros sem dúvida é super válido. 😀
Sou de Sj Meriti Rj, vivo no estado do Es desde 2018 o sotaque de lá é bem parecido com o do "Rio interior" pra nao falar idêntico, então nao via muita diferença, agora estou a trabalho no interior do Sp e aqui o "R" é bem carregado, só não mais que os Paranaenses ate porque estou na divisa e ando os dois estados a trabalho, mas o que me surpreendeu que eu gostei desse sotaque Caipira é bem engraçado e da uma sensação de todo mundo ser muito gente boa !
Eu baixei ontem a tese de mestrado da Fabiana Leite sobre a língua geral Paulista e hoje a BBC lança esse vídeo, coincidência? Acho que não! Kakakakakak
O que me deixa chateado com o pessoal do meu nordeste e que Quando a maioria deles vão para são Paulo e fica um tempo é Quando volta, volto com Sotaque porcento paulista e esquece seu sotaque de origem
Sou paulistana, falo o r caipira justamente por conta da migração da minha família do interior de SP para a capital, mas é bem nítido que de uns 20 anos para cá os jovens "Farialimers" estão adotando um r tepe duplo até ...e o "Ameinda" tb... isso para reforçar uma imagens com mais status e de maior poder aquisitivo...
Sou do interior paulista, filho de mãe catarinense e pai mineiro. Atualmente moro em Florianópolis/SC, aqui dizem que meu sotaque é muito paulista! Amo meu sotaque caipira paulista com traços mineiros e catarinense. Viva nossas origens linguísticas indígenas.
Ahn... Namoro com um carioca chiento e tenho meu sotaque paulistano nazalês... Sempre uma piada ou quando ele tá aqui comendo *paixtél* ou quando eu tô lá falando que ele não tá *eintendeindo* as coisas... O Brasil é tão grande que dá tempo de praticamente trocar de língua! Adoro
Sou do interior paulista e descendente de italiano, mas sempre falei o R caipira e bem forte, e o curioso que na mesma escola quando era criança, existia os dois tipos de falantes.
Sou da capital, da cidade de São Paulo e não tinha consciência de tal "sotaque" até ir passar um tempo em Bauru, onde todo mundo ressaltava isso para mim.
Eu também 😂 Sou paulistano,e me mudei pra Campinas. Eu não sabia que tinha sotaque até o povo do interior falar 😂 Alguns acham que eu sou gaúcho, já outros já pensaram que eu português,mas poucos adivinharam que eu era paulistano.
Eu sou do interior de MG e moro na capital paulista há 14 anos. Quando vejo pessoas do interior de SP falando, percebo o quanto é diferente da língua "dos Jarádins, mêo". Me sinto acolhido pelo jeito que os interioranos de SP falam.
O português do norte tem bastante influência do indígena, logo, o nosso e a nossa culinária seriam os mais brasileiros? Nós somos o que menos tem influência européia:)
Amo meu R caipira aproximante retroflexo! Graças a ele tenho muito menos dificuldade de falar algumas palavras do inglês, do que alguns amigos brasileiros.
A fonologia paulista foi influenciada pela fonologia estadunidense, ela é boa pro inglês já cai pro nível nativo de lá, pro português é confusa e descaracterizada,pois muitos não fazem o som retroflexo só do r mas de outras vogais e consoantes o que no português desqualifica a fala.
Mas australianos ,neozelandeses, escoceses e irlandeses dobram o R em inglês estadunidenses sem comentários, o R do sul estadunidense já é sibilante, rotacionado de tanta influência espanhola em cima dele já a meio século já.
Sou paulistano, minha família paterna é de origem Portuguesa , minha família materna é da cidade de Arandu no interior de SP. Sobre o uso da letra R já me disseram várias vezes que não sabem se eu sou nascido na Capital de SP ou no interior porque eu mudo frequentemente meu sotaque. Só que eu mesmo não me dou conta disso, quando eu falo de um jeito ou de outro. Um exemplo é meu próprio nome, Marcos, as vezes eu pronuncio do jeito caipira e outras vezes com o R mais normal aqui na capital. Coisa de Paulista mesmo, eu acho.
Eu aprendi isso na entrevista do Marcelo Adnet no programa do Jô em 2009. "Meu nome é Juliãaaaana, tenho 25 ãaaaanos, nasci no mês de seteimbro e tenho um filho chamado Einzo" (nazalês)
Pessoal, aproveitando esse espaço pra falar do nosso novo canal no WhatsApp 📲 > bbc.in/zap Fazemos uma seleção dos assuntos mais interessantes de nossa produção e enviamos lá ao longo do dia - mas sem fazer spam, a gente promete! É só clicar em "seguir" e depois no 🔔 pra ativar as notificações :)
Sotaque paulistano é demais!!! Eu amo! Sou do interior e as vezes precisava ligar para um cliente do escritório que é paulistano... Meu Deus, enrolava só pra ficar ouvindo ele kkkkkkkk ❤
Muito boa a série! Podia fazer um episódio sobre as diferenças regionais dos sotaques Nordestinos! E um sobre a semelhança do sotaque do Pará e Rio de Janeiro.
Nasci no Belenzinho, pela parte de meu pai, meu avô era português e minha avó uma índia, pela minha mãe, meus avós eram espanhóis, ou seja, uma salada mista. Quando nos mudamos do Tatuapé para São Miguel Paulista várias palavras eram diferentes, p.e. no Tatuapé o que eu conhecia por juju em SMP era geladinho. Em 2.005 nos mudamos novamente para Mogi das Cruzes e lá muitas pessoas falam com o R caipira e do lado em Santa Isabel quase todo mundo.
Este documentário da BBC Brasil é simplesmente maravilhoso! Como historiador e pedagogo, fiquei profundamente encantado com a forma como ele aborda o sotaque paulista, estendendo-se até minha região, Triângulo Mineiro. É uma excelente ferramenta para combater o preconceito linguístico e celebrar a riqueza da nossa diversidade cultural.
"Tava" aguardando ansiosa pelo sotaque de São Paulo 😁😁 Embora tenha nascido paulistana, eu falo o R caipira porque, quando criança, meus pais iam sempre visitar os parentes no interior do estado.
sou nascida e criada no interior, a uma horinha de SP. Aqui os "erres" são bem misturados e os "êindo" e "ândo" também, eu mesma as vezes falo paulistÃno sem perceber e depois volto pro paulista haha é uma grande mistureba
Sou do interior, mas sou do interior mais proximo da capital. Tenho o R caipira igual o do cara da reportagem, tanto que meus amigos paulistanos acham que falo caipira. Porem, o meu é leve. Quando voce começa a ir sentido campinas pra frente, é MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO mais caipira, ja conheci gente de Presidente Prudente, Araçatuba, Piracicaba, e é DEMAIS o R caipira, que eu que falo caipira acho que e muito mais caipira que o meu. Ou seja, dentro do R caipira, tambem tem variaçoes.
Com os sotaques nordestinos eu percebo o contrário: é mais comum um nordestino perceber a diferença entre os sotaques do pernambucano, baiano, paraibano, etc do que alguém de SP (por ex) perceber essas mesmas diferenças. Comumente eu escuto em SP que o sotaque nordestino é "tudo igual", embora sejam BEM diferentes!
@@omarcelopaixaoisso é vdd kkkk mas tbm acontecia ao contrário comigo. no início, todos os sotaques do sudeste (tirando o carioca) pra mim era tudo muito parecido As vezes n sabia de que estado a pessoa era mas sabia q era do sudeste, ou de sp ou de mg ou do espírito santo... Hoje consigo diferenciar...
@@zack_apk é questão de repertório mesmo! quanto mais gente de lugares diferentes você conhece e interage, mais vai conhecendo os sotaques! hoje eu percebo bem quando alguém é de BH, interior de minas, São Paulo, interior de SP, etc etc
Tenho orgulho do meu sotaque italianizado e creio que todo mundo deveria ter orgulho do seu sotaque e raizes em geral. Nasci no ABC e vivo desde a adolescência na região de Campinas. Eu sou filho de pai Mooquense e mãe Linenses (regiao de Bauru) e neto de italianos e portugueses. O meu sotaque é 90% da Mooca com algumas nuances de capiria. E só não tem sotaque quem não fala 🤷🏻♀️
Sou de são Paulo e depois de 28 anos percebi que pronuncio a letra i no "Fazeindo" hahahaha eu adoro os videos dessa série, continuem fazendo com todos os estados do Brasil pois é sensacional essa diversidade cultural que temos no nosso país ❤️
8 месяцев назад+11
Há 4 erres no estado de SP: o do interioR (retroflexo), o certinho (comum na capital), o R italiano/português antigo (já praticamente extinto, lembrem da Nair Bello) e um do litoral mais arranhado. Não há 1 só.
Sou da Polônia e aprendo Português há 4 meses. A maioridade dos recursos são em Brasileiro estandarde que e mais semelhente a sotaque de Rio de Janeiro, mas eu pude entender mais em São Paulo que em Rio de Janeiro xd
Essa análise é muito bacana. Eu passei alguns meses entre São Paulo e Goiânia, isso me afetou muito. Lá em Goiânia eu era a Paulista e zoavam do meu sotaque, aqui em São Paulo disseram que eu falava capinha, eu não tinha paz. 😅
Qual São Paulo? São tantas... A dos africanos que traficam drogas no centro? A dos chineses que dominam a venda de produtos falsificados na 25? A dos bolivianos que já são quase parte da polulacão e são preconceituosos com brasileiros? A dos nordestinos que acreditam que por serem escravizados na construção civil décadas atrás, são donos da cidade?
Eu não tenho apego com SP apesar de ter nascido e vivido quase todos os anos da minha vida aqui. Mas guardo um carinho especial por alguns bairros e acho a gastronomia da cidade insuperável.
@@MrTonho78 Isso vai mais de pessoa para pessoa, as cidades de São Paulo sua grande parte tem belezas! Inclusive as do litoral e as do interior! Já na cidade é mais algo urbano, e sim a gastronomia de São Paulo é a melhor do país.
Sou paulistano, descendente de italianos, nasci e vivi em São Paulo até os 45 anos. Quando casei e vim para o interior 9 anos atrás, o pessoal daqui tirava uma com minha cara por causa do sotaque paulistano carregado. De uns tempos para cá, comecei falar com um 'erre' mais caipira por causa da convivência... Porém, comecei estudar italiano desde o ano passado e, repararam que estou falando com um sotaque italiano da Moóca, do Bexiga... 😂😂😂😂😂😂
Sou paulista e paulistano, criado no interior do estado, de onde é minha família, mas morando há 30 anos na capital. Não tem jeito: o sotaque caipira não me abandona. E tenho muito orgulho dessa origem indígena do meu sotaque. E as palavras de origem indígena são lindas demais! Adoro!
pq as pessoas consideram ter sotaque como algo ruim? É literalmente traços de sua raiz, tenha orgulho vey
no fundo é tudo sobre elitismo e vaidade.
Não acho que o sotaque seja algo ruim. O problema é que existiu um estereótipo que todo nascido no interior de SP (o dito caipira, que é o meu caso) é xucro e burro. Isso foi bem verdade há pelo menos 1 século, quando apenas existia muitos imigrantes refugiados de guerra e pessoas com pouca escolaridade. Ficou esse estigma por aqui. Também não duvido que outros estados, principalmente o Nordeste, tenha uma sensação parecida devido ao índice de pobreza. A maneira como você fala diz muito sobre quem você é no fim das contas.
@@gmichielon eu particularmente amo todos os sotaques do Brasil. São jeitinhos de falar e vocabulários únicos❣️
Eu gosto do meu sotaque paulistano. Amo❤
@@Kessia-cr2ut ✨️🤍
eu moro no méxico e meu sotaque paulista caipira é marcado até aqui (em espanhol). E tenho orgulho dos meu traços!! Não penso em mudar onde quer que eu esteja ❤
São três estilos: Faustão, Boça e Mano Brown. Era o que eu pensava. Mas a BBC foi além com esse conteúdo. Muito bom!
sou uma mistura de Faustão e Boça 🤣😂
Sim, ele devia ter falado das diferenças internas do sotaque paulistano, mas a diferença mais básica é da classe média e alta / região central contra a classe mais pobre das áreas mais afastadas do centro.
@@Nikki-vq2ltE essa é a mistura suprema do paulistano msm, kkk. Quando estou em um ambiente público ou em um contexto mais sério, é sotaque 100% paulistano chato - naturalmente. Qnd estou em um contexto mais despojado ou de brincadeira, sempre puxo alguns trejeitos do caipira, q é menos requintado, mas mais engraçado
😂
ORRA BICHO, na mosca essa fera aí!
São Paulo é chique demais e por isso o Brasil inteiro tem esse fascínio pela cultura paulista.
Fale por você 😂
Obrigada ❤❤❤❤❤
Uma leve carteirada do bem: tenho mestrado em Fonologia do Português e estava preparado pra ver uma reportagem super rasa e imprecisa, mas vocês mandaram muuuito bem. Impecável de ponta a ponta. Jornalismo da mais alta qualidade, parabéns!
*Que NADA VC É O PROFESSOR GIRAFALES🐎🐴🐎🐴🐎🐴😮*
Só faltou aprofundar no porquê de "entendêindo", "fazêindo", "Amãnda" que o paulistano fala. Você pode me explicar?
Tá excelente, mesmo!
Mas no final dizia que paulistano não nasaliza vogais... Quem não nasalisa vogais é falante de espanhol. Paulistano nasaliza e MUITO!
Quando viajei para o Sul, na hora q comecei a falar a moça falou "vc é paulista, não é?". Sou paulistana, mas morei minha vida toda no interior, porém perto da capital, daí muito do meu sotaque tem "ein" da capital e o "r caipira" não tão forte assim.
Sou gaúcha casada com um paulistano com um sotaque parecido com o da moça, só que bem mais carregado.
Essa idéia de que paulista não tem sotaque acontece provavelmente por ser um sotaque de referência - usado em muitos telejornais, ou em filmes dublados/desenhos.
Muitos paulistanos dizem que gostam do meu sotaque porto alegrense, e acham que só o resto do Brasil tem sotaque. Mas não existe pessoa no mundo sem sotaque, nem que sejam pequenos traços de uma ou outra região.
Excelente reportagem, BBC! 😊
Sim! Eu ensino inglês e eventualmente entro nessas conversas com americanos, ou estrangeiros num geral, e eles dizem que meu sotaque é muito claro. O que eu digo é que eles têm exposição ao meu sotaque por ser o mesmo usado na mídia, mas me lembro de ser criança e achar que todo mundo falava como eu por não ter internet nem exposição a outros sotaques...
Poloneses, ucranianos, lituanos e húngaros quase não têm sotaque.
@@ffreire5545Só se forem mudos. Todos os que têm capacidade de falar têm sotaque por definição.
Você tem razão quando cita que o sotaque paulista é o adotado pela mídia em geral: uma vizinha nordestina venho morar em São Paulo e o comentário dela foi, "Morar em São Paulo é como estar dentro de uma novela da globo e fazer parte do elenco" 😂😂😂 Ela se referia ao sotaque.
Só tapado que se acha o centro do mundo pra achar que sua região não tem sotaque.
Nascida e criada em São Paulo, moro há 15 anos no interior e, apesar de já falar o r caipira, todo mundo me pergunta de onde eu sou. Um dia, perguntei para um motorista de uber porque ele achou que eu não fosse de Pinda. Ele explicou que é pelo meu jeito meio "Supla" de falar. Achei a melhor definição de todas kkk
🤣🤣🤣🤣 igualzinho aqui. Moro desde 2007 na região de São José dos Campos, mas o jeito Supla não sai de mim.
Eu tô morando no interior de SP há 8 anos ,e não perco o meu sotaque paulistano de jeito nenhum 😂 É minha marca registrada.
Amo meu sotaque paulistano ♥️
Manter o R com língua enrolada ou não é muito importante para um palavreado forte e aguerrido. Não troquem o R , que um dia porta vai virar pota e gambiarra vira gambiaha e daí só Deus sabe o que os preguiçosos linguísticos irão inventar.
É isso aí, Papitooooo 😎
Kkkkkkk
Vocês paulistano são bem vindos por aqui, agora vamos tomar um café e comer bastante queijo 🧀😂
Sou paulistana e temos sotaque sim! O Brasil é um caldeirão de culturas e fazer parte disso é uma honra 😀🙏🏻✨️
👏👏👏
Nasci e cresci na cidade de São Paulo, moro já a 7 anos na Europa e toda vez que eu encontro com alguém do Brasil e falo o meu (boa tarde) com o tal do R caipira, os brasileiros já sabem na hora que sou de São Paulo, eu só descobri que eu tinha sotaque depois de ter saído de SP 😅
Eu descobri que eu tinha sotaque, quando fui fazer uma prova em Brasília e ainda tive que ouvir que nós falamos cantado kkkk
😅😅😅.
Muito bom!
Sou carioca e estou há 43 anos em São paulo capital. Tenho três filhos paulistanos, um "porrrta" e outros dois "poRta". Interessante.
"Todo mundo tem sotaque por mais que não perceba" final perfeito do vídeo.
Disseram o óbvio
Menos em sp, sotaque oficial do br
Inclusive sp das favelas e quebradas, e o oficial do Brasil e do DF, cai fora urubu, quem manda no Br é o DF e fim de papo!😅😅😅😅😅🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆
@@Hard.AfobaNaoBb.Phant0M assista ao vídeo novamente. kkkkkkk
@@Hard.AfobaNaoBb.Phant0M aquele sotaque de Zé droguinha? Deus me livre
Muito interessante! São Paulo é realmente uma terra indígena, só lembrar quantos lugares na capital paulista tem nomes indígenas; Ibirapuera, Anhangabaú, Butantã, etc.
@@juliocesarpedrosa7266, o foco do vídeo e do comentário é sobre São Paulo.
Isso não é particular de são paulo, o brasil inteiro tem topônimos indígenas
Isso é no Brasil todo não só em São Paulo.
Minoria. A maioria mesmo é de origem europeia
Moema. Ipiranga. Tatuapé.
O sotaque Paulista (não só o paulistano) merece um novo episódio. É uma mistura tão grande nesse estado que dá orgulho. É um mundo de sotaques incríveis e todos tem sua beleza! Não tenho ideia de que se com as décadas ou séculos, isso irá se uniformizar, mas espero que não. A beleza sempre esteve nas diferenças, ao meu ver.
tem a região de Sorocaba e de Piracicaba que tem o sotaque bem distinto. Acho que não vai se perder não, pois tenho amigos de cidades bem pequenas do interior que carregaram o sotaque ainda kkk
Concordo. Tenhio 65 anos, sou paulistana meu pai era português e minha mãe italiana. Adoro essa diversidade de culturas e sotaques que temos no estado.
Eu acho o sotaque mais chique do Brasil. É tao gostoso ouvir os sotaques de SP, tabto o erre 0aulistano, wuanto o unico erre verdadeiramente brasileiro, o erre caipira. Sao muito chiques.
Excelente doc.
.
Quando conheci SP entendi que na capital existem vários sotaques paulistanos.
1 Paulistanos filhos de paulistanos
2 Paulistanos filhos de paulistas
3 Paulistanos filhos de estrangeiros ou netos
4Paulistanos filhos de pessoas do norte, nordeste e sul...
.
Quando a gente está naquela sociedade não percebe o sotaque que tem, sou soteropolitano e morei 4 anos entre SP e PR , ao final quando eu falava com as pessoas daqui notava bem mais o sotaque do que quando eu tambem morava em Salvador.
Sou carioca a primeira vez que fui a São Paulo foi em um congresso vários sotaques, gente de todas as regiões do país e de repente uma pessoa falando chiado do meu lado, na mesma hora perguntei: você é carioca e a resposta foi: sim. Me senti muito feliz em encontrar uma pessoa da minha cidade.
Só percebemos que temos sotaque quando viajamos para outro estado e, de verdade eu acho maravilhosa essa diversidade ❤
Em eventos que há presença de pessoas de diversas regiões, o sotaque nos ajuda a identificar os conterrâneos.
Impossível que você achou que não tinha sotaque sendo carioca!
Adoro esses conteúdos sobre linguística.
Sou paulistano (nascido em SP capital) , com família paterna do interior de São Paulo. Por isso sempre tive um sotaque mais caipira, que tenho muito orgulho!
Demônio
O sotaque caipira em si não é um problema é que tem uma diferença dos outros tem uma sonoridade feia de se ouvir!
@@magnotoledo962 pior q sotaque de favela não é não
@@magnotoledo962 acho fofo o sotaque caipira de SP
@@zuarbrincar769 É, não gosto desse
São Paulo, o jeito de falar muda depende do local, entre periferias e bairros de diferentes níveis então muda muito. Pra mim o mais bonito e importante
Para mim é o sotaque mais lindo do mundo.
Orgulho de ser Paulista!!!
No Imirim o sotaque é bem forte. Já em Guaianazes vai acaipirando bem de leve.
@@elaine5979Mas em jornais ,eles falam o R Tepe,que seria o R do Paulistano e do Gaúcho, só que mais suave.
@@elaine5979 Olá,prazer paulistano aqui,tudo bem !? 😊
Sim tenho muita noção. E eu estava falando do "R", não das outras características do sotaque paulistano.
@@Wellington-r9l"Paulistano" não, é Paulishtâinu, dalicêinça mêuz.
Sou do litoral, ja morei no interior e hoje moro na capital. São regiões com sotaques completamente diferentes. Minha tia é santista e parece carioca kkkkk
E mesmo no interioR o sotaque caipira tem variações.
É a influência dos portugueses por aqui. Eu moro em Santos.
Litoral falam igual carioca
Então, sou de são Vicente e o sotaque do litoral é bem diferente do resto do estado mesmo. Nosso R parece mais o carioca, mas o S não é tão chiado. Algumas pessoas mais velhas de Santos tem o S bem chiado, mas não é padrão na região.
@@chaopauludo7821litoral é a região com mais influência portuguesa no Brasil. Não tem nada a ver com carioca. É parecido porque ambos tiveram influência portuguesa.
Me surpreendeu muito a pronúncia dos paraguaios, que produzem r retroflexo, ao contrário do esperado no espanhol, que tem como característica os r tap e vibrante. Imagino que seja pela presença do guarani, que também é língua oficial do Paraguai. Ou seja, outra marca de língua indígena em interação com uma língua ibérica.
Não vi diferença nenhuma nesses érres.
Sim! Eu notei isso também. É muito fácil identificar um paraguaio por causa do r retroflexo. Embora deve haver paraguaios que evitam o r retroflexo parecer mais culto (?)
tambem percebi essa caracteristica do espanhol falado no paraguai
Sim! Bem lembrado. Eu também notei isso no sotaque paraguaio. Uma vez até comentei com um paraguaio que falou do guarani como resposável. Me surpreendeu o vídeo não ter citado o guarani como influência nesse erre caipira, acho que faria todo sentido.
Uma vez vi uma reportagem,não lembro qual entrevistando pessoas de lá percebi esse R mesmo
se o próximo não for mineiro eu não vou passà um cafezim procês
Em MG tem muitos sotaques, pq absorve os sotaques vizinhos. Perto de SP falam o R caipira de SP; perto do RJ falam o sotaque próximo do carioca; perto da Bahia falam que nem os baianos. Só o centrão de MG mesmo tem um sotaque próprio
@@luba5740 O sotaque da Zona da Mata é mais próximo do centro de Minas.
@@luba5740 o que fala o SÁ e o SÔ kkkkkk
No sul falamos caipira, porque o sul de MG é de colonização paulista kkk
Eu como paulista vejo diferente, pra mim as cidades de SP que ficam próximas de Minas é que tem o sotaque parecido com os dos mineiros, tenho parentes no triângulo e sul de Minas e o sotaque deles apesar da mistura com o interior paulista se percebe nitidamente mineiro.
Sou mineiro casado com uma carioca morando em Sp capital e tenho uma filha de 7 anos. Nós quase não temos mais sotaque, mas minha filha fala pooorrrta, fooorrrça, incrível sotaque muito caipira.
Tenho muito orgulho das minhas origens e amo meu sotaque paulistano ❤️
Tenho muito orgulho da minha herança caipira. Muito orgulho dos nossos antepassados que ajudaram a construir a grandeza do Brasil.
Sou do interior de MG e nosso R lá na região oscila entre o interiorano e o do RJ.
Escravizando, estuprando, espalhando doenças e dizimando populações inteiras de povos indígenas...
@@tomsideraMG tem pelo menos uns 4 sotaques diferentes. Dizer que é do interior de MG não permite inferir nada.
Amei sou paulistana que fala o R caipira e tenho muito orgulho. Amo minha terra e suas riquezas culturais ❤️
Socorro
Sotaque horrível o seu, justamente por causa desse R caipira.
Eu acho chatissimo kkkkkkk
Seu sotaque é ruim justamente por causa desse "r" caipira.
Eu também sou do ABC e o R e caipira é ainda peguei o cê dos mineiros pra abreviar você enfim ❤ é isso kkkk eu só não gosto dessa nova moda que esses adolescentes estão falando mnu… e muito feio kkkk da impressão de burrice kkkk
The São Paolo accent is one of the most inteligible for native Italian and Spanish speakers.
Serious? Why?
Sem novidade, sim a influência italiana, francesa, espanhola, estadunidense na fala de São Paulo sim isso é óbvio muitos estrangeiros jornalistas, artistas, músicos e filósofos dessas nacionalidades viveram em São Paulo algumas até viraram brasileiras e deixaram sua marca na cidade.
Isso e fato histórico na fonologia de São Paulo.
Is it?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk para com o glitter, mentiroso!
You are wrong
Sou nordestino do estado de Alagoas ; vivo em São Paulo há quase 26 anos mas, vez ou outra ainda solto o meu sotaque de origem !
Fico maravilhado com estas aulas de linguística !
O sotaque paulista é lindo demais.💙
Apesar de ser paraense, acho muito top esse sotaque.
Eu já acho fofo o sotaque paranaense 😅. Agora o Mineires ganha
@@crisqueiroz7690O sotaque paranaense é idêntico ao sotaque paulista. Eles puxam o R caipira e italianizado igual paulistas. E muitas cidades do interior de SP falam igual a eles como "LeitE QuentE" igual a Curitiba. A única coisa que muda são as gírias e algumas palavras.
@@Wellington-r9l sim. Mas, São Paulo tem mais de um sotaque ☺️. Um lugar abençoado com muitas origens.
Sotaques diferentes são maravilhosos! Temos que ter orgulho dessa diversidade!!
Essa série é excelente! Eu gostaria de ver um episódio sobre os sotaques dos mineiros.
Sotaque do Supla é super paulistano. Amo! O Supla e o sotaque.❤😊
Perfeito o estudo, eu por exemplo paulistano... quando era criança no interior muitas pessoas não conseguiam falar meu nome Arthur, e quem conseguia falava Arrrrtuuuurrrrr.
Agora quanto a esse diferença, atualmente ser um fator de diferenciação de classe social, eu tenho a mesma visão.
Muito boa a reportagem.
Muitoooo legal! Eu sou de são Paulo e nunca reparo nesse “ei” que a gente fala, mas agora ficou nítido. É muito linda a diversidade cultural que nosso país tem.
Muinto legal, Ju
Aqui no ES também falamos assim kk vai entender
Sou paulistana, e amo o nosso sotaque diversificado 😂
I ❤ Sampa
É nóis ✌🏻
❤️❤️❤️❤️❤️San Pablo...
Desde 🇵🇦💙❤️
Eu também ❤
I❤SP
Opa esse é nois vcs copiaram da gente❤ Rio de Janeiro
Brincadeiras a parte gosto muito de São paulo
Naaci no interior do RJ e não sinto que falo carioca carregado, mas quando eu morei na capital de SP, já logo me perguntavam se eu era do "Riu". De muitos que eu conheci não senti o r caipira. Achava que seria bem mais carregado. Aprendi tb a diferença de paulista e paulistano. Foi um tempo de experiências muito legais entre essas diferenças linguísticas.
Valeu o vídeo e essa série está excelente.
“naisceu” 😅
Amo os sotaques que temos no Brasil. Quando viajo ou tenho contato com pessoas de outros Estados, fico encantada, ouvindo os sotaques. É impressionante as variedades.😄
Sou paulistana e todos os estados tem seus sotaques característicos. Esse diferencial é que torna nossa língua interessante.
Cara, um tema tão simples tratado com um seriedade de pesquisa científica. Parabéns pela produção.
Luís Boça é um dos melhores exemplos cômicos do sotaque paulistano.
O que é bem forçado! Pois é uma visão de fora, de um não Paulistano e por ser comédia e abusar do exagero, mas é engraçado.
@@Didi-wt6zymano não é não! Ele representa e muito bem. Kkkk sério msm. Pois compare com o badauí que você verá…
@@guinolax desculpa mano! Acabei de ver um video dele (Badaui) n podcast d João Gordo e não tem nada a ver com o Boça!!! Kkkk tenho mais de 40 anos d SP nunca vi ninguém falar daquele jeito!!! Repito, é um cara de fora q exagera n sotaque pra ser engraçado e consegue ser... rsrs mas é uma caricatura.
O sotaque do Boça está para o paulista, assim como o sotaque das novelas da globo, ambientadas no NE, estão pra o nordestino. 😂😂
O Boça, como exemplo, só se for de falta de fidedignidade em nome de agradar meia dúzia com um personagem inverídico não só no sotaque kkkk.
Pô, acompanhava o João da Mata em um canal maneiríssimo sobre rap lá pra 2018-2019 e ele simplesmente sumiu. Nem imaginava que ele tava trampando para a BBC. Meus parabéns, maninho. Merecedor demaais!
Eu amei essa série NUM GRAU! Quero de todos os sotaques do Brasil aaaAAAAA
Enriquecimento cultural, ciência de base, analise social, como aprendizado empodera as pessoas.
Parabéns aos pesquisadores, editores entre outros.
Sem desfazer de ninguém, nossa história é uma mescla do todos os que por aqui chegaram, mais os que por aqui passam, tanto como turistas, financistas e outros. Por isso somos tão ricos na fala, na comida, cultura, etc. Sou Paulistana com orgulho.
Amei! Meu avô era linguista, doutor em línguas indígenas! Eu acho fantástico esses assuntos!
Quem foi seu avô?
Como paulista do interior tenho muito orgulho do meu r retroflexo e fico triste quando percebo conterrâneos buscando escondê-lo por motivos sociais e pior ainda ao meu ver, é notar que ao tentarem imitar o r tepe acabam por não conseguir pronunciar o r e falando como criancinhas: pota, caçada, femento, momaço. Fico triste. Excelente vídeo, parabéns.
Isso é sotaque de paulista de origem nordestina ( pai ou mãe e até avos do nordeste )
Gostei muito! A língua é viva!
Morei um tempo na cidade de Itapetininga, interior de SP, e sou de Santo André, no Grande ABC. Lá eles me falavam que eu tinha sotaque, kkkk, e eles estavam certos! Aliás, aqui dentro de Santo André mesmo tem diferenças no erre falado: as pessoas nos bairros mais centrais costumam falar o erre "tepe", ao passo que nos bairros mais periféricos, o retroflexo. Na cidade de São Bernardo, que é vizinha, as pessoas falam mais o retroflexo.
Na própria cidade de Itapetininga, que tem 160 mil habitantes, há diferenças: o povo da cidade fala um erre menos carregado, principalmente os mais jovens, e o povo da zona rural fala um erre bem mais carregado.
Itapetininga tem algo curioso: eles usam um "gerúndio diminutivo": em vez de falar "está chovendo", eles falam "está chovendinho", "estou andandinho aqui no centro". Detalhe que esse "chovendinho" é falado com "d" sem chiado. Eles falam "xovendinhô" (e não "xovendjinhu"). Além do "Xé", que é a marca registrada de Itapetininga.
Pra mim, todo mundo do interior paulista puxava o R caipira 😂
Também moro em Santo Andre há 69 anos. Antigamente me perguntavam se eu era do interior, pq eu falava caipira. Falo até hoje.
Eu sou de Santo André e falo o R tepe e tenho amigos nascidos na capital que falam o caipira. É uma salada total 😂
Que série maravilhosa, muto bem produzida!!!! Nós, professoras de português, agradecemos!
Vale a pena mostrar pros seus alunos até para poder quebrar preconceitos linguísticos
@@MrTonho78 como dou aulas para estrangeiros, infelizmente eles não conseguem chegar nesse nível. Mal conseguem reconhecer as diferenças....para brasileiros sem dúvida é super válido. 😀
To amando essa série! Acho os sotaques que temos no Brasil incríveis
Sou português e estou achando muito interessante. É uma língua internacional rica e bonita que todos nós temos. ❤
Além disso, hoje (5 de maio) é o Dia Mundial da Lusofonia, este dia deveria ser mais promovido. 🎉
Faz 10 anos que saí de São Paulo e continuo com o sotaque paulista.
Tá aonde?
@@alexmarsh4226 Fortaleza
@@alexmarsh4226 fortaleza
Curioso @@alexmarsh4226
Sou de Sj Meriti Rj, vivo no estado do Es desde 2018 o sotaque de lá é bem parecido com o do "Rio interior" pra nao falar idêntico, então nao via muita diferença, agora estou a trabalho no interior do Sp e aqui o "R" é bem carregado, só não mais que os Paranaenses ate porque estou na divisa e ando os dois estados a trabalho, mas o que me surpreendeu que eu gostei desse sotaque Caipira é bem engraçado e da uma sensação de todo mundo ser muito gente boa !
Sotaque é a coisa mais linda que existe. Isso não é só no Brasil. Bora valorizar, pq sotaque é mara.
Eu baixei ontem a tese de mestrado da Fabiana Leite sobre a língua geral Paulista e hoje a BBC lança esse vídeo, coincidência? Acho que não! Kakakakakak
É o universo conspirando pra ti. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pode ser que seja coincidência. Não há evidências de propaganda direcionada.
Indicando vc comprar o livro A gramática moderna da língua portuguesa - Evanildo Bechara
Tô AMANDO essa série! Como um recifense que veio pra SP ainda bebê, sempre achei uma piada paulistano falando que não tem sotaque haha.
Muito legal!
O que me deixa chateado com o pessoal do meu nordeste e que Quando a maioria deles vão para são Paulo e fica um tempo é Quando volta, volto com Sotaque porcento paulista e esquece seu sotaque de origem
Mas não tem sotaque mesmo. Paulista não fala cantando, apenas pronuncia o R da forma correta, assim como o som do S.
@@amaraljesusdesouza1940 Vc não tem que ficar chateado porque a convivência faz isso e também não é problema seu
@@gabegoni Todo mundo tem sotaque .Eu sou paulistano e percebo os sotaques das ruas
@@amaraljesusdesouza1940muito triste isso😢
Sou paulistana, falo o r caipira justamente por conta da migração da minha família do interior de SP para a capital, mas é bem nítido que de uns 20 anos para cá os jovens "Farialimers" estão adotando um r tepe duplo até ...e o "Ameinda" tb... isso para reforçar uma imagens com mais status e de maior poder aquisitivo...
Eu tava esperando ele mostrar um vídeo da Ameinda para falar do sotaque nazalês da Faria Lima. kkkk (Tenho abuso. kkkkk)
Cara, eu ADORO essa série. Espero que vocês façam episódios sobre todos os sotaques do Brasil
Muy interesante!! abrazo desde Argentina!
Sou do interior paulista, filho de mãe catarinense e pai mineiro. Atualmente moro em Florianópolis/SC, aqui dizem que meu sotaque é muito paulista! Amo meu sotaque caipira paulista com traços mineiros e catarinense. Viva nossas origens linguísticas indígenas.
Ahn... Namoro com um carioca chiento e tenho meu sotaque paulistano nazalês...
Sempre uma piada ou quando ele tá aqui comendo *paixtél* ou quando eu tô lá falando que ele não tá *eintendeindo* as coisas...
O Brasil é tão grande que dá tempo de praticamente trocar de língua!
Adoro
Hahahah deve ser muito engraçada essa interação 😂😂😂
@@annam8479 é... Engraçada e feliz... Já são 5 anos de puro entretenimento... Kkkkk
Também sou paulistano,e apesar de muita gente daqui de SP achar o sotaque do Rio desagradável,eu particularmente acho bonito.
@@Wellington-r9l eu também sou paulistana e acho lindo o jeito deles falarem
Sou do interior paulista e descendente de italiano, mas sempre falei o R caipira e bem forte, e o curioso que na mesma escola quando era criança, existia os dois tipos de falantes.
Pode ser que a escolaridade te ensinou o retroflexo! Na escola eu aprendi os 2
Maravilhoso
Sou da capital, da cidade de São Paulo e não tinha consciência de tal "sotaque" até ir passar um tempo em Bauru, onde todo mundo ressaltava isso para mim.
Eu também 😂 Sou paulistano,e me mudei pra Campinas. Eu não sabia que tinha sotaque até o povo do interior falar 😂 Alguns acham que eu sou gaúcho, já outros já pensaram que eu português,mas poucos adivinharam que eu era paulistano.
Orgulhosamente (puxando beeem esse r) do interior de SP e falante de sotaque caipira, o português mais brasileiro, filho de uma miscigenação só nossa!
Eu sou do interior de MG e moro na capital paulista há 14 anos. Quando vejo pessoas do interior de SP falando, percebo o quanto é diferente da língua "dos Jarádins, mêo". Me sinto acolhido pelo jeito que os interioranos de SP falam.
O português do norte tem bastante influência do indígena, logo, o nosso e a nossa culinária seriam os mais brasileiros? Nós somos o que menos tem influência européia:)
@@nataliearaujo3095Se hoje a região Norte pertence ao Brasil, é graças aos bandeirantes paulistas.
Amo meu R caipira aproximante retroflexo! Graças a ele tenho muito menos dificuldade de falar algumas palavras do inglês, do que alguns amigos brasileiros.
Um gringo disse isso pra mim kk , que o nosso sotaque é um pouco mais perto dos sons de lá
Verdade!! Nunca tinha pensado nisso….
A fonologia paulista foi influenciada pela fonologia estadunidense, ela é boa pro inglês já cai pro nível nativo de lá, pro português é confusa e descaracterizada,pois muitos não fazem o som retroflexo só do r mas de outras vogais e consoantes o que no português desqualifica a fala.
também existe inglês londrino, australiano, sul-africano, indiano etc e nenhum deles "dobra" o R...
Mas australianos ,neozelandeses, escoceses e irlandeses dobram o R em inglês estadunidenses sem comentários, o R do sul estadunidense já é sibilante, rotacionado de tanta influência espanhola em cima dele já a meio século já.
Sou do interior e aqui todo mundo fala o R caipira é incrível a questão do sotaque
Gostei do uso da Fonética Articulatoria para delimitar embasadamente os sons envolvidos nessa variante linguística!
Parabéns BBC!
Amei 😍 Reportagem preciosa 👏🏽 fiquei feliz por saber que meu sotaque caipira tem origem indígena ❤
Também estou gostando muito da série dos sotaques!!
Sou paulistano, minha família paterna é de origem Portuguesa , minha família materna é da cidade de Arandu no interior de SP. Sobre o uso da letra R já me disseram várias vezes que não sabem se eu sou nascido na Capital de SP ou no interior porque eu mudo frequentemente meu sotaque. Só que eu mesmo não me dou conta disso, quando eu falo de um jeito ou de outro. Um exemplo é meu próprio nome, Marcos, as vezes eu pronuncio do jeito caipira e outras vezes com o R mais normal aqui na capital. Coisa de Paulista mesmo, eu acho.
Eu aprendi isso na entrevista do Marcelo Adnet no programa do Jô em 2009. "Meu nome é Juliãaaaana, tenho 25 ãaaaanos, nasci no mês de seteimbro e tenho um filho chamado Einzo" (nazalês)
O humor dele naquela entrevista foi genial.
Adnet foi sensacional.
Ele conseguiu resumir os vário sotaques paulistas.
@@rogeriotavares8312 "os vário" é bem paulista.
Socorro 😂 tão falando assim agora os adolescentes a nova geração tá mudando o sotaque 😂 tá muito cafona
@ Paulista iletrado né
Que reportagem incrível! 👏
Muito boa materia! Sou da capital e qd tinha uns 15 anos fui morar em manaus,,, sempre era zuado pelo sotaque, mas tenho orgulho dele! kkkk
Pessoal, aproveitando esse espaço pra falar do nosso novo canal no WhatsApp 📲 > bbc.in/zap
Fazemos uma seleção dos assuntos mais interessantes de nossa produção e enviamos lá ao longo do dia - mas sem fazer spam, a gente promete! É só clicar em "seguir" e depois no 🔔 pra ativar as notificações :)
Sotaque paulistano é demais!!! Eu amo! Sou do interior e as vezes precisava ligar para um cliente do escritório que é paulistano... Meu Deus, enrolava só pra ficar ouvindo ele kkkkkkkk ❤
Muito boa a série! Podia fazer um episódio sobre as diferenças regionais dos sotaques Nordestinos! E um sobre a semelhança do sotaque do Pará e Rio de Janeiro.
Nasci no Belenzinho, pela parte de meu pai, meu avô era português e minha avó uma índia, pela minha mãe, meus avós eram espanhóis, ou seja, uma salada mista. Quando nos mudamos do Tatuapé para São Miguel Paulista várias palavras eram diferentes, p.e. no Tatuapé o que eu conhecia por juju em SMP era geladinho. Em 2.005 nos mudamos novamente para Mogi das Cruzes e lá muitas pessoas falam com o R caipira e do lado em Santa Isabel quase todo mundo.
Este documentário da BBC Brasil é simplesmente maravilhoso! Como historiador e pedagogo, fiquei profundamente encantado com a forma como ele aborda o sotaque paulista, estendendo-se até minha região, Triângulo Mineiro. É uma excelente ferramenta para combater o preconceito linguístico e celebrar a riqueza da nossa diversidade cultural.
"Tava" aguardando ansiosa pelo sotaque de São Paulo 😁😁 Embora tenha nascido paulistana, eu falo o R caipira porque, quando criança, meus pais iam sempre visitar os parentes no interior do estado.
sou nascida e criada no interior, a uma horinha de SP. Aqui os "erres" são bem misturados e os "êindo" e "ândo" também, eu mesma as vezes falo paulistÃno sem perceber e depois volto pro paulista haha é uma grande mistureba
Amo o R caipira e irei defende-lo 🤠
Sou do interior, mas sou do interior mais proximo da capital. Tenho o R caipira igual o do cara da reportagem, tanto que meus amigos paulistanos acham que falo caipira. Porem, o meu é leve. Quando voce começa a ir sentido campinas pra frente, é MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO mais caipira, ja conheci gente de Presidente Prudente, Araçatuba, Piracicaba, e é DEMAIS o R caipira, que eu que falo caipira acho que e muito mais caipira que o meu. Ou seja, dentro do R caipira, tambem tem variaçoes.
Muito bom, espero o vídeo sobre os sotaques de Pernambuco, Paraíba e o resto do Nordeste 🙂
O sotaque pernambucano é lindo demais.
Com os sotaques nordestinos eu percebo o contrário: é mais comum um nordestino perceber a diferença entre os sotaques do pernambucano, baiano, paraibano, etc do que alguém de SP (por ex) perceber essas mesmas diferenças.
Comumente eu escuto em SP que o sotaque nordestino é "tudo igual", embora sejam BEM diferentes!
O sotaque de Recife é o mais lindo do nordeste! Que delicinha ouvir!
@@omarcelopaixaoisso é vdd kkkk mas tbm acontecia ao contrário comigo. no início, todos os sotaques do sudeste (tirando o carioca) pra mim era tudo muito parecido
As vezes n sabia de que estado a pessoa era mas sabia q era do sudeste, ou de sp ou de mg ou do espírito santo...
Hoje consigo diferenciar...
@@zack_apk é questão de repertório mesmo! quanto mais gente de lugares diferentes você conhece e interage, mais vai conhecendo os sotaques!
hoje eu percebo bem quando alguém é de BH, interior de minas, São Paulo, interior de SP, etc etc
Tenho orgulho do meu sotaque italianizado e creio que todo mundo deveria ter orgulho do seu sotaque e raizes em geral. Nasci no ABC e vivo desde a adolescência na região de Campinas. Eu sou filho de pai Mooquense e mãe Linenses (regiao de Bauru) e neto de italianos e portugueses. O meu sotaque é 90% da Mooca com algumas nuances de capiria. E só não tem sotaque quem não fala 🤷🏻♀️
Sou de são Paulo e depois de 28 anos percebi que pronuncio a letra i no "Fazeindo" hahahaha eu adoro os videos dessa série, continuem fazendo com todos os estados do Brasil pois é sensacional essa diversidade cultural que temos no nosso país ❤️
Há 4 erres no estado de SP: o do interioR (retroflexo), o certinho (comum na capital), o R italiano/português antigo (já praticamente extinto, lembrem da Nair Bello) e um do litoral mais arranhado. Não há 1 só.
Porém os de longe mais comuns são justamente esses dois primeiros exemplos
Sou da Polônia e aprendo Português há 4 meses. A maioridade dos recursos são em Brasileiro estandarde que e mais semelhente a sotaque de Rio de Janeiro, mas eu pude entender mais em São Paulo que em Rio de Janeiro xd
Parabéns pela Live esclarecedora sobre sotaques.
Essa análise é muito bacana. Eu passei alguns meses entre São Paulo e Goiânia, isso me afetou muito. Lá em Goiânia eu era a Paulista e zoavam do meu sotaque, aqui em São Paulo disseram que eu falava capinha, eu não tinha paz. 😅
VIVA SÃO PAULO !!!!!!
Viva!
Viva ❤
Qual São Paulo? São tantas...
A dos africanos que traficam drogas no centro?
A dos chineses que dominam a venda de produtos falsificados na 25?
A dos bolivianos que já são quase parte da polulacão e são preconceituosos com brasileiros?
A dos nordestinos que acreditam que por serem escravizados na construção civil décadas atrás, são donos da cidade?
Eu não tenho apego com SP apesar de ter nascido e vivido quase todos os anos da minha vida aqui. Mas guardo um carinho especial por alguns bairros e acho a gastronomia da cidade insuperável.
@@MrTonho78 Isso vai mais de pessoa para pessoa, as cidades de São Paulo sua grande parte tem belezas! Inclusive as do litoral e as do interior! Já na cidade é mais algo urbano, e sim a gastronomia de São Paulo é a melhor do país.
Sou paulistano, descendente de italianos, nasci e vivi em São Paulo até os 45 anos. Quando casei e vim para o interior 9 anos atrás, o pessoal daqui tirava uma com minha cara por causa do sotaque paulistano carregado.
De uns tempos para cá, comecei falar com um 'erre' mais caipira por causa da convivência... Porém, comecei estudar italiano desde o ano passado e, repararam que estou falando com um sotaque italiano da Moóca, do Bexiga... 😂😂😂😂😂😂
I love Brazil
Parabéns, BBC por essa série de reportagens sobre a Língua Portuguesa falada.🎉
Obrigado, BBC..!!
Eu acho o R caipira tão chick kkkkk amo falar assim. Nasci em São BeRnaRdo do Campo😂
Eu detesto falar São Bernardo porque tenho R caipira kkkk fica muito puxado kkkk sempre que falo, dou risada kkkk
Eu tbm acho bonito, so n gosto quando forçam
Eu amo falar São Berrnarrrdo e se reclamar eu puxo mais kkkkk
eu também sou de SBC e falo o R bem puxado, acho bonito
BBC, voces tem que fazer um programa para explicar o sotaque de PIRACICABA-SP! Quem concoRda da um like! 😊
Esse vai ser bom!!
Nossa, esse é o R caipira ao cubo!!!!
Eu sou piracicabana e nem eu acredito 🤣🤣🤣
@@NataliaRAlmeida-ze1ks Eu tb!💟
Morei lá sendo do rio... Imagina o contraste...
Sou paulista e paulistano, criado no interior do estado, de onde é minha família, mas morando há 30 anos na capital. Não tem jeito: o sotaque caipira não me abandona. E tenho muito orgulho dessa origem indígena do meu sotaque. E as palavras de origem indígena são lindas demais! Adoro!
Sou nascido e criado nesse estado maravilhoso ❤