A HISTÓRIA DE "JORGINHO PUTINATTI", O CRAQUE PALMEIRENSE NA ÉPOCA DO JEJUM DE TÍTULOS.
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- A HISTÓRIA DE "JORGINHO PUTINATTI", O CRAQUE PALMEIRENSE NA ÉPOCA DO JEJUM DE TÍTULOS.
Jorge Antônio Putinatti, ou simplesmente Jorginho, nasceu em 23 de agosto de 1959, em Marília, São Paulo. Cria das categorias de base do Marília Atlético Clube (MAC), onde iniciou sua trajetória no futebol, Jorginho teve uma carreira marcada por grandes passagens, conquistas e desafios, tornando-se ídolo no Palmeiras e deixando sua marca em clubes do Brasil e do Japão.
A trajetória de Jorginho Putinatti começou em meados dos anos 70, logo após destacar-se nas categorias de base do Marília Atlético Clube, clube pelo qual foi lançado a equipe principal já em 1977 aos 17 anos. Mesmo antes de completar 20 anos, já era visto como uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Sua habilidade e velocidade o tornaram um dos jogadores mais importantes na década de 1980. chegou a disputar alguns jogos pelo sub 20 do matsubara do paraná, ao lado do ponta Baroninho.
Jorginho foi contratado pelo Palmeiras ainda em 1979, mesmo ano em que seu talento havia chamado atenção durante o campeonato paulista. Curiosamente, ele não disputou a famosa copa são paulo de futebol juniores, ano em que o marília foi o campeão. Jorginho não participou do torneio porque estava servindo à Seleção Brasileira de Juniores. Ao lado de outros talentos, como Márcio Rossini e Paulo César também do marília, ele representava o Brasil em competições internacionais, o que foi crucial para projetar sua carreira.
Apesar de não estar presente na conquista da Copinha, Jorginho lembra com carinho do time vencedor, que contava com talentos como Luiz Silvio, Carlos alberto borges e Jair. "O time ficou ainda mais forte na minha ausência, e eles conquistaram o título", recorda. Essa experiência na seleção foi um divisor de águas, pois despertou o interesse de grandes clubes, como o Palmeiras, que logo o levou para o Palestra Itália.
Jorginho defendeu o Palmeiras de 1979 a 1987, período em que se tornou uma referência técnica e emocional para o time. Durante sua passagem, jogou 373 partidas, marcou 95 gols e construiu uma conexão duradoura com a torcida alviverde. "Até hoje sou lembrado pela torcida do Palmeiras. Foi realmente um clube que marcou minha vida", afirma.
Porém, sua jornada no Verdão também foi marcada por frustrações. Apesar de sua qualidade e dedicação, o Palmeiras vivia um jejum de títulos importante durante a década de 1980, o que gerava grande pressão sobre os jogadores. O momento mais emblemático foi o Campeonato Paulista de 1986, em que o Palmeiras perdeu a final para a Internacional de Limeira. Jorginho não esconde a amargura ao relembrar aquele episódio: "Tínhamos um time melhor e mais forte, mas houve muita coisa nos bastidores. Quem estava lá sabe como foi."
Apesar disso, Jorginho protagonizou momentos memoráveis, como o clássico contra o Santos em que o árbitro José de Assis Aragão "marcou" um gol para o Palmeiras após um chute do ponta. "Brinco até hoje que foi uma jogada ensaiada. O Aragão estava bem posicionado e ainda saiu comemorando o gol", diz, entre risos.
FONTE:
marilianoticia...
terceirotempo....
Foi um dos melhores jogadores da historia do Palmeiras !!
É o meu eterno e maior ídolo do Palmeiras!!! Ainda que não tenha conquistado nenhum título, mas lutou de forma inegável para tirar o Palmeiras do jejum.
Parabéns ao canal! É maravilhoso!!!👏🏼👏🏼👏🏼
Quem reclama do Palmeiras hoje não deve saber como era nessa época.
Me lembro com carinho do Jorginho...
era uma das poucas alegrias daquela época sombria que o Palmeiras viveu...
foi um craque, fez muitos gols bonitos pelo Palmeiras...
Jorginho estará sempre no meu coração Palmeirense...
Obrigado por tudo...
Meu ídolo, dos anos 80! Como jogava bola, o Jorginho! Tínhamos que ter ganho,o título em 86! Apesar, que aquela semifinal, contra os gambá, não deixou de ser um título, como a semi da Libertadores de 2000!
Acompanhei muitos jogos pelo rádio de pilha, naquele época, Jorginho no time do Palmeiras, era praticamente o craque solitário, o resto era baba.
Deus é mais
Era meu ídolo na década de 80.
Certa vez em Ribeirão Preto, vespera do jogo contra o Botafogo, encanei aula e eis que cruzo com ele na rua Ganeral Osório em frente ao Banco BCN.
Na epoca corri atrás dele pedi um autógrafo e o guardei por muitos anos. Até a decepção quando foi para o gambá.
Comecei acompanhar e torcer para o Palmeiras no final de 79 . Se for escalar meu melhor Palmeiras que vi jogar sempre coloco o Jorginho Putinati pois ele foi nosso único e grande jogador que tínhamos nos duros anos 80 . Carregava o time nas costas .
Ótimo vídeo, Jorginho era craque e humilde, muito legal ter relembrado esse jogador, que como tantos foram esquecidos
Jorginho era o craque da minha adolescência .Eu falava tanto nele que tinha colegas palmeirenses que estudavam Senai comigo que me chamavam de Jorginho . Era aquele cara que mesmo jogando em outros clubes eu torcia por ele . O dia que o Luis Pereira jogando pela Lusa deu um pontapé nele no Pacaembu , só eu xinguei o Chevrolet 😅😅😅😅.Teve o dia que ele e Mario Sergio foram expulsos no jogo contra o Vasco no Pacaembu eu estava la . Em 1983 quando Perivaldo foi expulso pelo Dulcidio a 2 minutos de jogo contra o Trikas e o Palmeiras tomou gol no primeiro tempo , no segundo tempo Jorginho empatou num golaço de falta e o verdão empatou com um jogador .Parecia que o verdão tinha ganhado um titulo . Eu que sou grato a vc Jorginho .
Sempre fui fã do futebol do Jorginho, além de habilidoso batia na bola como poucos. Era craque.
Vi a estreia dele, foi em 1979 no Parque Antartica, um amistoso. Jogou muito, pena que foi na era da Fila
Jogava muito, era craque hoje valeria uma fortuna por mais que o Palmeiras ganhei títulos hoje, não tem nenhum jogador com as qualidades dele.
Fui várias vezes ao parque antártica ver essa fera jogar
Muuuuuito bom parabéns
Grande jogador, uma pena que tenha nascido em uma época de ouro
Esse jogava de mais pra que na época dele o palmeiras não ganhou títulos mas nos clássicos ele era fera.
Craqeeee,,,ese craqeeee
Um cara injustiçado e pouco lembrado por conta da fila. Jogava demais e muitas vezes sozinho, num time ruim de doer.
A Joia alviverde.
Esse jogava no meu time.
Meu primeiro ídolo,era tipo Mendonça no Botafogo,jogava sozinho , só orelhudo do lado
Jogaria fácil hoje era um jogador além da sua época
Concordo com vocês Palmeirenses que jogador esse sim era craque, e ídolo não esse Dudu super bem pago por muito pouco bom futebol.
Faz a História de Picolé Atacante Do Palmeiras
Vijogar bom bolahoje edificil outro onde estaeste foraserie
Jorginho Putinatti Merecia Ganhar Pelo Menos Um Título Pelo Palmeiras Assim Como o Heleno De Freitas Do Botafogo
Algumas pessoas so cohecemos na hora da separacao.
Uma coisa interessante, clareou chutava para o gol. Os jodores de hoje clareou, querem dar mais um drible, depois outro, aí perdem o gol.
Jorginho!!!.... Craque... craque... craque...pena que jogou em uma era perdedora da Sociedade Esportiva Palmeiras....merecia ao menos 1 título de expressão.
O Jorginho deu azar pegou o tempo das vacas magras mas o danado era bom de bola jogava muito
Um dos maiores pé frios. E sumia nos jogos decisivos. Amarelava
Baita craque mas o Harry Kane vai ganhar título e ele não!!!!
Não apresentava o mesmo bom futebol em jogos decisivos. Foi expulso na final contra Inter de Limeira em 86 e prejudicou o time.
Trairão! Jogou no Curintia.
Foi um grande jogador mas nunca ganhou nada infelizmente
Jogou muito no meu Palmeiras
Jogador suji,violento, brigão, caia no cão e fica rolando até o adversário ser punido depois levantava como se não tivesse acontecido nada, um babaca de marca maior.
Tá louco mano? Você não tem nem ideia do que está falando
O Jorginho deu azar pegou o tempo das vacas magras mas o danado era bom de bola jogava muito