Você sabia que 1 dose de álcool por semana já causa problemas? Me conte nos comentários 👇 Conheça o trabalho da ACT Promoção da Saúde: bit.ly/actolaalcool REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Como o álcool age no organismo: www.mdpi.com/1660-4601/7/12/4281 e link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-28720-6_135 e www.nature.com/articles/s41572-022-00406-1 Álcool prejudica a absorção de água e nutrientes no intestino: www.mdpi.com/2072-6643/15/7/1571 Álcool está ligado a mais de 50 doenças: doi.org/10.1046/j.1360-0443.2003.00467.x e www.nature.com/articles/s41591-023-02383-8 OMS classifica álcool como cancerígeno: publications.iarc.fr/Book-And-Report-Series/Iarc-Monographs-On-The-Identification-Of-Carcinogenic-Hazards-To-Humans/Alcohol-Consumption-And-Ethyl-Carbamate-2010 O que é consumo excessivo - Ministério da saúde: linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtornos-por-uso-de-alcool-no-adulto/definicao/ O que é consumo excessivo - Estados Unidos: www.cdc.gov/alcohol/faqs.htm Alcoolismo: www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/drogas-il%C3%ADcitas-e-intoxicantes/alcoolismo-e-reabilita%C3%A7%C3%A3o?query=Uso%20de%20%C3%A1lcool Alcoolismo e suas consequências: doi.org/10.1046/j.1360-0443.2003.00467.x 23 mil cânceres ligados ao consumo baixo a moderado de álcool em 2017 (União Europeia): doi.org/10.1093/eurpub/ckaa236 Qualquer consumo de álcool aumenta o risco de doenças cardiovasculares, quando fatores confundidores como exercício físico são excluídos: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2790520 Falta padronização nas doses de álcool: revistapesquisa.fapesp.br/limite-considerado-como-consumo-moderado-de-alcool-cai-no-mundo/ Beber pouco ou moderadamente não traz benefícios à saúde: www.jsad.com/doi/pdf/10.15288/jsad.2016.77.185?download=true O que é consumo excessivo - Diretrizes do Canadá: www.ccsa.ca/sites/default/files/2023-01/CCSA_Canadas_Guidance_on_Alcohol_and_Health_Final_Report_en.pdf OMS sobre o consumo de álcool: www.who.int/europe/news/item/04-01-2023-no-level-of-alcohol-consumption-is-safe-for-our-health Estudo do CDC sobre o custo em saúde pública do consumo de álcool: www.cdc.gov/alcohol/features/excessive-drinking.html Relação entre mudanças no consumo de álcool e risco de câncer: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2795595 Quantidade de álcool consumida e prejuízo a saúde: www.thelancet.com/article/S0140-6736(18)31310-2/fulltext // www.nature.com/articles/bjc2014579
Parei de beber há 1 ano e meio, meus amigos já não me chamam mais para nada, mas faz sentido, uma vez que não dá para ficar mais de 3 horas junto sem beber, o papo não bate, as pessoas não falam mais coisa com coisa e eu só fico pensando "será que eu ficava assim também". Outro ponto negativo é a minha cognição, eu tinha muita facilidade de aprender antes de ficar mais de 20 anos bebendo em excesso, hoje tenho uma dificuldade enorme de aprender coisas novas. Uma coisa é fato, a minha vida nunca foi tão boa, nunca mais tive um desentendimento com a minha esposa, meus filhos já me olham diferente, me admiram ao invés de me acharem uma piada, e por aí vai. Sinceramente não vejo ponto negativo em ficar sem o álcool, só pontos positivos.
@@Yuripo360 Exatamente. Eu consigo ficar a vida toda sem beber tranquilamente. Só bebo em festas grande, shows, com isso vc acaba bebendo pouco nos eventos e já fico bêbado.
Sou médico e desde os primeiros anos achei intrigante como o impacto do abuso de álcool, que se nota no dia a dia nos hospitais, muitas vezes passa despercebido, talvez devido à normalização cultural. O tabagismo, mesmo com o lobby de indústrias, costuma receber mais atenção. Inclusive ao invés de “ beba com moderação “ no cigarro se diz “ não existem níveis seguros para consumo destas substâncias “. Essa discrepância merece reflexão. Excelente vídeo, obrigado.
@@caiquemassoni1432 Claro que não. O álcool evapora-se quando o usamos como tempero e fica muito bem para marinar carnes para assar no forno. Eu adoro usar vinho tinto ou branco nos refogados. O tinto mais para refogar carne vermelha ou nos assados de carne de porco.
Fui alcoólatra entre os 18 e 29 anos de idade, hoje aos 40 já estou 11 anos sem beber! Consegui vencer o vicio sem muita dificuldade, mas conheço amigos que não conseguiram sozinhos, mas conseguiram com ajuda. Então, se você quer parar de beber e não consegue, procure ajuda.
Sou filho de alcolatra e estava no mesmo caminho, a 11 anos decidi diminuir drasticamente o consumo e a mais de 5 eu passei para zero. Depois de diminuir eu percebi que não precisava dele para ter uma boa festa ou ser feliz. Também percebi o quanto poderia influenciar meus filhos e optei pelo zero.
O mesmo aconteceu comigo, isso até eu experimentar, não gostei e desde então não bebo por não gostar mesmo. Álcool nas bebidas acho que tira toda experiência de degustação, do sabor, é como se o álcool roubasse a atenção de todo o resto.
Uma tendência principalmente em bairros periféricos é uma explosão de Adegas e sua juventude perdida, com bebidas super baratas vendidas até em garrafas plásticas, conveniência de postos de combustíveis e sua clientela que não dorme nem fica sóbrio, esperar algo bom seria pura insanidade.
Deus me libertou do vício do álcool há 14 anos, hoje estou com 43 e muito feliz, não preciso do álcool para me sentir bem em nada que faço. Perdi "amigos", mas ganhei uma família que amo muito. Deus é bom o tempo todo.
Se é ateu, como pode afirmar que a pessoa não precisa de Deus (afinal ele não existe pra vc né!) kkkk 😂 Deixa as pessoas depositar sua fé em Deus, fica em paz!
@@ricardomenezes1223 álcool é droga e muitos não admitem que são dependentes. Eu era escravo, mas hoje sou livre, Deus não só me libertou dessa droga, como me proporcionou uma vida abençoada, com ele constituí uma linda família e hoje sou servidor público. Estou feliz e grato ao Senhor, com ele minha vida hoje tem um propósito.
@@kellyvasconcelos8009ele quis dizer que não é preciso acreditar em ser fictício pra parar de beber. Ele conseguiu parar por vontade própria. Te falta QI.
Meu pai era alcoólatra e pagou com a saúde pelos efeitos do álcool. Isso me fez parar de beber ocasionalmente e pegar ódio e nojo por qualquer bebida alcoólica.
Sou um ectomorfo, tenho 24 anos, peso na base de 56 kg, eu ja cheguei a beber 11 garrafas de 600ml de cerveja, SOZINHO em uma noite, nao lembro como cheguei em casa, nao lembro oq fiz ou disse, mas sei que nao foi nada de bom. Eu estou tentando diminuir esse vicio eo cigarro tmb, nao é facil, não é nem um pouco facil, mas eu vou conseguir com fé em DEUS !!!❤🙌🏽
Sou um doente alcoólico em recuperação diária, quase oito anos sem ingerir bebida alcoólica.... Alcoolismo é uma doença incurável, é uma condição que a pessoa adquire. Admitir que é um doente alcoólico já é o primeiro e mais importante passo, além de procurar ajuda médica e grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos.
Alcoólatra é quem ainda está nesse processo e é dependente que consome álcool todos os dias . Acredito que o cara do comentário não está nessa fase mais , já reconheceu que tem um problema , então é doente alcoólico e está em tratamento, inclusive ele diz que já está há quase 8 anos sem ingerir álcool, então ele não é um alcoólatra mais , é uma pessoa que tem uma doença de dependência ao álcool , que vai precisar controlar essa dependência para o resto da vida . Quando a pessoa é um dependente ela não pode tomar nada com álcool que pode vim uma recaída , entrar na fissura e não conseguir mais parar de beber . O alcoólatra é aquele que não reconhece que é um dependente, que está doente e que precisa de ajuda. @@manolokayuya5925
Eu nunca bebi. Por vezes fui zuado como sendo "a pessoa que não bebe e não sabe se divertir". Ou então rejeitava saídas só para beber. Na minha opinião quem não sabe se divertir sem beber, não sabe se divertir de verdade. A melhor coisa é ficar de cara limpa, ter consciência de tudo que faz e lembrar de tudo no dia seguinte.
tipo eu bebo pq em festa ou resenhas que eu vou eu não consigo me soltar muito pq sou um cara mais fechado tlg, ai quando eu bebo eu consigo me soltar dialogar mais etc
Eu também graças à Deus não tenho esse vício de álcool, sou um desses que fica de lado enquanto toda galera enche a cara, eu sou mais do vinho e só tomo em momentos específicos como final de ano em fim!
@@minami787então.. isso vc consegue treinar..tanto na terapia ou simplesmente treinando aos poucos..não estrague sua saúde a longo prazo por uma "motivação" fútil.. vc consegue sim ser social aos pouco..tente treinar isso e diminua a bebida cara
@@TestedeGames eu nao consigo cara, tenho muita vergonha, mas com bebida por exemplo ontem, fui numa festa enchi a cara, e consegui ficar com 7 meninas desenrolei um papo daora, q se eu tivesse limpo, nao teria nem conversado direito com quem eu conheco tlgd
A questão social é complicada mesmo, eu não curto beber, e quando saio com amigos preciso lidar com as ‘piadinhas’ ou comentários do tipo ‘você precisa curtir, a vida é curta’… as pessoas pensam que sem beber você não se diverte, você é sem graça.
verdade, eu tento levar na boa, até rio junto ksksks mas até evito um pouco andar com galera que vai ir beber, porque ao mesmo tempo tu sendo o único sadio dali, você se torna "responsável" por eles, porque bêbado legalmente é relativamente incapaz (como se fosse seu filho adolescente).. complicado kkkk quem não bebe junto ainda se ferra se acontecer algo com quem ta.
Por isso me afastei dos famosos amigos de copo, eles querem mais e que vc se ferre, amigo que é amigo nao bebe direto, respeita seu corpo, sua saúde te chama pra roles saudáveis e divertidos mesmo sem a dęsgraça do álcool
Pois é. Se você PRECISA dessa dr@g@ pra ser feliz e se divertir, sou EU quem tem pena de você Normalizaram uso de dr@g@ é quem não quer usar que é considerado esquisito, é o poste mijando no cachorro
Eu fui alcoólatra por muitos anos, hoje faz mas seis anos que graças a Deus não tenho mais enjôo, ressaca, dor de cabeça e dor na consciência pelos meus atos que eu fazia embriagado. Resumindo, me purifiquei dessa maldição que matou meu pai e alguns amigos.
Dos meus 20 anos até os 33 anos bebia todo final de semana. Bebia por diversão quando encontrava com os amigos, mas depois dos 30 bebia pra relaxar no final de semana. Faz 1 mes que parei de beber, vontade diminuiu e estou me sentindo ótimo com mais saúde, humor e menos estressado. Na sexta vejo todos meus colegas de trabalho bem estressados esperando o final de semana pra poder beber. Eu trabalho como se fosse uma segunda. A bebida te relaxa mas quando você não está bebendo te deixa estressado. A neurociencia comprova
E não é que meditação funciona pra tirar o estresse? As primeiras doses a ansiedade até aumenta você precisa beber mais até conseguir atingir um ápice de relaxamento e euforia, mas tem que continuar a beber pra conseguir manter esse nível. É muito esforço só pra conseguir relaxar por apenas umas 2 horas, as outras 22 horas você está estressado bebendo ou "apagado". Não seria mais fácil fazer atividades físicas que liberam endorfinas opióides endógenos naturais do cérebro e dormir bem? Isso sim é relaxar e acordar motivado no dia seguinte.
Vídeo extremamente esclarecedor! Eu adoro uma cervejinha, mas as informações trazem luz as nossas escolhas... Eu tbm acredito no poder da conscientização!
Um ponto importante já somos estimulados a beber ainda na adolescência. Muitos dos meus colegas na escola no ensino médio já bebiam e as vezes era o próprio responsável que oferecia. Eu nunca bebi(nunca gostei do gosto da bebida alcoólica), mas sempre tem alguém às vezes nas festas ou aniversários que insistem em oferecer mesmo sabendo que eu não bebo, já tenho problema com refrigerante, não quero arranjar mais um para minha conta.
Perfeito! Você é jovem e torço muito para você continue divulgando esse tipo de informação tão relevante. A força da indústria do álcool tem que diminuir pelo bem da saúde pública. Parabéns!
Excelente divulgar isso! Quando parei de beber, aos 30 anos, fui muito criticada e meu marido, médico, me falava desse estudo anterior falando que vinho era bom. Hoje, ele já leu esse novo estudo Canadense e agora não fala mais nada da minha opção de não beber nada! Viva a ciência, que se atualiza sempre!!!
Uma tendência principalmente em bairros periféricos é uma explosão de Adegas e sua juventude perdida, com bebidas super baratas vendidas até em garrafas plásticas, conveniência de postos de combustíveis e sua clientela que não dorme nem fica sóbrio, esperar algo bom seria pura insanidade.
Estes estudos devem ser patrocinados pela indústria de bebidas. Já tem estudos demonstrando que a quantidade de flavonoides de um copo de vinho não trazem nenhum benefício à saúde
@@luizantoniodeoliveira9974 ele falou sobre isso no vídeo e o comentário dela também é sobre como essa história já foi desmentida, oq faz bem pro coração é o reverastrol q tem no vinho, não a bebida em si, tem como ingerir essa substância sem o álcool
Esse é um dos canais responsáveis por despertar meu interesse pela área de nutrição. Sou professor de filosofia e nunca tinha me interessado por esse campo antes, até que comecei a treinar, busquei me alimentar melhor e conheci esse canal. Hoje vejo que nutrição é um conhecimento básico que todos deveriam buscar pois são muitas as informações valiosas que podemos encontrar, literalmente é um saber que pode salvar vidas! Parabéns pelo ótimo trabalho de vocês! 👊🏽
Com uma tia alcoólatra, realmente doeu ver esse vídeo. A cada dia é uma luta, uma tristeza. 9 anos no alcoolismo diário. Gostei muito do vídeo, concordo com tudo que foi dito e continue assim, excelente conteúdo.
Realmente, não dá para entender o porquê de uma droga depressora ser tão associada com momentos de felicidade. Grato pelo vídeo e pela divulgação de uma problemática muito negligenciada.
Bom vamos lá, tenho 22 anos, me chamo Eduardo, graças a Deus nunca usei nada de drogas, bebidas alcoólicas e etc, já me ofereceram, me chamaram de fraco, sem graça por não usar essas coisas, mas na minha infância vi muito meu pai sendo destruído pelo álcool, desde pequeno nunca quis isso na minha vida
Eu sempre digo para os meus próximos que não tem absolutamente NADA de benéfico em bebidas alcoólicas. O males que elas trazem são infinitamente maiores que seu sabor ou sensação de bem estar. Ótimo vídeo, parabéns.
Que boooommmm ver esse tema aqui no Olá, Ciência! Que a info se dissemine cada vez mais! O certo é ter nos rótulos das bebidas alcoólicas a informação do risco de câncer e etc. Assim como nas embalagens dos cigarros.... Mas o lobby no Brasil, no mundo, é tão forte... não sei se vou tá viva pra ver esse dia chegar. Parabéns por abordarem esse assunto e com responsabilidade!
comecei a beber com 12 anos, sempre que bebia ficava depre mas seguia bebendo porq gostava da brisa.. durante a pandemia eu tava comecando a beber cada vez mais e comecei a ficar preocupado, nessa mesma epoca descobri que minha familia por parte de mãe e tambem por parte de pai tem VARIOS casos de alcolismo varios mesmo, isso me fez reduzir totalmente o tanto que eu bebia e hj em dia praticamente n bebo e to bem demais recomendo a todos👍👍
Não bebo a 13 anos, bebia somente quando saia ou festas e muito, quase morri em 3 acidentes devido a bebida e poderia ter causado danos a outras pessoas. Hoje mais de 40kg mais leve e mil vezes mais saudável sei de todos impactos negativos do álcool para saúde e a sociedade. Obrigado por fazer esse vídeo
Isso é pq vc é cabeça fraca e braço duro no volante. Não tem controle sobre seu próprio corpo, mas vc está certo, vc é do tipo que não pode beber mesmo
Sou abstêmio há 31 anos, ou seja, desde que nasci, e nunca tive o menor problema em relação a isso. Não exige nenhuma grande força ou dedicação, apenas é preciso ter personalidade para não se deixar levar pelo que dizem os outros.
Quando ele perguntou "Será que o álcool deveria ser tão barato ?" Veio minha INDIGNAÇÃO na hora , nem precisei pensar , "Álcool tá caro , esse cara tá maluco". Bebo desde os 16 anos de idade , quando estourou a pandemia , passei à beber todo dia , e isso vai até os dias de hoje. Nesse meio tempo me misturei com drogas mais pesadas , e hoje com 25 anos a única coisa que falta é largar o álcool. Adorei assistir esse vídeo , igual tantos outros vídeos informativos que explicam dos males e riscos de consumir isso. Um dia que fico sem beber , passo deitado sem fazer absolutamente nada , é um dia perdido. Estou sem perspectiva de como , onde e quando vou conseguir parar , mas vou conseguir !
Se vc ñ consegui apenas degustar uma bebida melhor parar ! Eu também bebo desde meus 16 anos mas sempre foi uma latinha de cerveja por semana às vezes por mês e meses , nesse ritmo posso beber a vida toda .
Eu gosto de ver esse canal que explica muito bem, e eu continuo feliz comigo mesmo, pois tenho 21 anos e nunca experimentei álcool e esses vídeos me motivam a não beber nunca.
Um grande obrigado da Italia - Turim - Trana. Sou astemia e ver uma grande parte das pessoas aqui na Italia bebendo religiosamente ao menos um copo di vinho durantes as refeiçoes me preocupa muito. Seria imensamente importante se voce falasse desse particular habito em que ate mesmo alguns medicos dizem que beber um copo de vinho durante as refeiçoes è muito saudavel se possivel exponha tambem as fontes cientificas. Obrigada pelo seu importantissimo trabalho
Que bom ver um canal com razoável alcance falando desse tema tão importante. Na minha concepção acredito que divulgar informações corretas e limitar propagandas são medidas bem válidas, mas ainda é cedo pra limitar vendas ou sobretaxar, uma vez que é um produto consumido pela maioria da população. É preciso dar um passo de cada vez. A verdade é que, se começarmos nessa geração talvez nossos netos colham os maiores benefícios. Mudanças culturais requerem bastante tempo, principalmente quando envolvem o lucro de grandes empresas.
@@MrELM1986exatamente, o ponto é que muita gente não sabe o risco que ta passando, esse é um dos intuitos, sem contar com a melhora dos gastos com a saúde pública, e com o menor risco em acidentes que podem afetar os outros ao redor, como acidentes de trânsito
E o pior é que os jovens não têm limites quando se trata de bebida alcoólica, já fui dona de um bar com meu marido e quando a cerveja acabava, eles bebiam de outra marca, se acabasse tudo eles bebiam whisky, cachaça ou qualquer outra coisa, jovens de 19, 20 anos apenas.
Quando eu era mais jovem, aprendi a beber nas festinhas/encontros de fim de semana. Depois passei a beber no meio da semana quando saia, e depois todos os dias em casa. Quando me dei conta disso, fiquei assustada e comecei a parar de beber aos pouquinhos. Hoje bebo só em grandes festas, como natal, réveillon ou quando viajo. (somando esses eventos, bebo cerca de 3/4 vezes ao ano). Não passo disso, pois sei que pode fugir do controle sem se quer perceber.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor. Bebi álcool dos 19 anos aos 45 anos. Hoje tenho 49 anos e posso dizer que minha saúde melhorou nesse período. Não sinto falta do álcool. Substituí pela música e leituras. Hoje a água é minha bebida favorita. Vou a festas, shows e convivo com pessoas que bebem álcool regularmente. Minha atitude faz com que muitas delas pensem no próprio estilo de vida. Só digo que não preciso de álcool para ter euforia.
Meu primeiro contato com bebidas foi na idade adulta. Raramente bebo, mas gosto de tomar vinho e cerveja às vezes, mas vendo o video acho que vou parar totalmente. Nunca fui fã de cerveja mesmo, então vou continuar com os meus sucos naturais rsrs. Acredito que muitas pessoas bebam simplesmente para serem aceitas em determinados grupos. Quando as pessoas aprenderem que o amor próprio é uma das coisas mais importantes da vida, elas vão parar com essa preocupação sobre a aceitação social.
@@victordomingues6882 Coleguinha, você acha que existe somente suco de laranja? Não tire conclusões de vida baseadas somente nas suas experiências limitadas.
Eu também não bebo cara,mas assim como você tenho alcoolatras na familia.Dificilmente me junto a eles porquê toda e qualquer ocasião pra eles,se não tiver uma cerveja no meio não dá certo.Alguns deles fazem você se sentir errado por não beber,mas eu não tô nem aí
Nesse fim de ano, após vários dias de bebedeira, comecei a pensar sobre isso. Como é naturalizado o consumo de álcool na sociedade, como se fosse algo inofensivo e trivial. Será que realmente só consigo me divertir bebendo? Meu pai foi alcoolatra e isso tem me deixado reflexivo. Faço uso abusivo, porque geralmente bebo mais de 5 doses nas ocasiões propícias. Já bebi bem mais do que bebo hoje, mas acho que a meta e zerar o consumo de álcool e aprender a curtir os momentos sem precisar encher a cara. É díficil, mas não impossível. Existe toda uma indústria bilionária por trás dessa "naturzalização" do consumo de álcool. Em 2024 vou tentar reduzir ao máximo, ficando apenas na tacinha de vinho esporadicamente. Vamos ver como será. Feliz ano novo pra todo mundo e um 2024!
Infelizmente, o meio em que vivemos contribui para a dificuldade de deixar de beber. Felizmente vc já tem a consciência das suas limitações e do seu desejo de parar, isso já é 50% do caminho! Desejo que vc tenha forças para driblar as opiniões de “amigos” e de outras pessoas ao redor. Eu parei de beber na gravidez e depois continuei pq tive depressão pós parto e percebi que nos finais de semana que eu bebia com meu marido eu ficava com humor instável nos dias a seguir! O álcool realmente deprime o SNC…após o estado de euforia vem um grande abismo! Iniciei o tratamento e me sentia uma pessoa muito melhor! Sem essa montanha russa no humor e sem necessidade de beber para me sentir alegre…sem tristezas pós ressaca! Estou no meu 2o ano de enfermagem e além de tudo, estudando sobre o corpo humano e tudo o que nossos órgãos fazem para manter a homeostase, entendo que somos fantásticos demais para danificar nosso organismo por coisa tão dispensável como a bebida alcoólica! Força! Você tem tudo para vencer essa!🦾
@@whiteblack151 Esse é o erro beber em sentido do vício , meu pai foi alcoólatra e morreu dentro do banheiro ao bater a cabeça no vaso por ter um ataque epilético.
@@gearsthebest1609 Bebida para muitos é uma espécie de fuga , ñ sabem lidar com o problema e bebe pra ficar flutuando na vida até o efeito acabar mas ñ estou generalizando cada um sabe qual a razão de sua embriaguez
Eu bebia até os meus 37 anos, aos fins de semana somente mas exagerava. Resolvi parar de vez e foi a melhor escolha. Não passo a mínima vontade e me divirto muito mais e SEM RESSACAS!
Fico muito feliz por essas informações estarem sendo divulgadas. Parabéns ao Olá Ciência! Já dei palestras sobre o tema e venho alertando pessoas conhecidas a anos. Mas um canal como este atinge muito mais pessoas que necessitam.
Eu participo de provas de corrida e no final do ano eu ia tomar um vinho ou um whisky, porque eu queria descansar e aproveitar para relaxar, vendo esse vídeo decidi não beber e focar nos meus objetivos. No caso do vinho fazer bem para o coração, a uva é que faz bem não o vinho em si, pelo o que eu vi. Excelente vídeo irmão muito obrigado!!!😮
Eu nunca bebi, mas sou praticamente a única dos meus amigos que não bebe e já fui criticada por isso algumas vezes. Nunca consegui ver o fato de beber como algo feliz ou alegre. Parabéns pelo vídeo, muito necessário!
Mais uma vez, PARABÉNS!!! A equipe do "Alô Ciência" é formidável!👏🏼👏🏼👏🏼 Informações fundamentadas em estudos ciêntíficos e passadas de forma super didática, de fácil compreensão.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O mais incrível é proibirem a maconha, mas o álcool, cerveja não proíbem, fui vítima de um acidente de moto por causa de um cara bêbado e ainda por cima era advogado.
Excelente vídeo. Graças a Deus nunca bebi nenhuma bebida alcoólica em toda a minha vida. Nunca tive vontade e nem curiosidade sobre isso. Assistindo ao vídeo, apenas reforcei minhas convicções.
Eu bebo e faço minha própria cerveja inclusive! Eu concordo e não incentivo ngm a beber, mas não concordo que uma ou duas cervejas façam mal, acho q o efeito do bem estar e a felicidade de beber com quem se gosta vale mais do que qualquer outra coisa. Minhas melhores memórias com meu pai e minha família tem cerveja no meio. Tem o outro lado da moeda, o lado histórico, a confraria, os países que culturamente dependem da cerveja (já que foi a bebida q mais foi citada). Eu não troco um momento de confraterniação com minha família e amigos onde se criam laços e memórias por nada, cerveja faz parte da minha rotina, cerveja é muito mais do que simplesmente as grandes indústrias vendem por aí, muitos empregos inclusive são gerados por esse ramo...enfim, novamente, estou falando por mim e concordo q excessos fazem mal, como tudo em excesso faz, mas a minha cervejinha, vai me acompanhar pro resto da vida! E se for pra partir mais cedo por causa disso, que seja! Saúde 🍻
Sensacional, tbm me identifiquei com seu comentário, meu pai sempre tomou uma cervejinha, ele chegava dos bar, bricava demais comigo, as vezes até chegava meio torto, mas sempre divertido e brincalhão com filhos, a bebida apenas realça o que a pessoa tem no coração, seja amor, fúria, ódio, solidão, etc, não vejo problema nenhum em beber com moderação, o problema que hj em dia tá cheio de "coach sabe tudo" na Internet 🙄
Óbvio que não trará impactos de imediato, isso é um processo gradual. Claro, se você bebe pouco não precisa se preocupar tanto, mas independente da quantidade já é prejudicial, por exemplo, fumar um cigarro por semana não faz bem, ou seja, a questão não é sobre quantidade, mas a substância, álcool é prejudicial em qualquer dose tanto como outras drogas
Vídeo excelente! Hoje vejo meu corpo como templo do espírito santo, e evito quaisquer alimentos que possa me fazer mau. O governo deveria ser mais rigido e ter rotulos, bem que aumento essa divulgação em embalagens e outros produtos. Nao é brncadeira pessoal, após chegar os danos colaterais é tarde.
Meu pai morreu de cirrose quando eu tinha seis anos, no velório dele prometi que nunca beberia álcool,e hoje com 44 nunca experimentei nem uma gota de álcool ou qualquer outra droga lícita.
Tenho 43 anos e vi meu pai e muitos parentes beberem. Até bebi um pouco na adolescência, mas sempre bem pouco e eventualmente. Depois que conheci a minha esposa, aí bebi menos ainda. Eu nunca gostei de cerveja e só tomava coisas mais doces como vinho, licores ou batidas. Mas álcool nunca fez parte da minha vida.
Tenho 32 anos não bebo e não fumo , até os 5 anos morava no quintal de uma tia e essa tia era maravilhosa , mas era cachaça todo dia na casa dela , e aquele monte de gente bêbada também. isso me fez tomar uma raiva de bebidas e decidi que não seria daquele jeito quando crescesse. com 6 anos mudei de casa e essa tia faleceu de cirosse, ela era jovem tinha 35 anos , os irmãos dela foram pelo menos caminho , ótimas pessoas mas literalmente morreram de tanto beber, só quem convive com alcoólatras sabe o quanto é triste essa situação. Anos depois aos 16 anos perdi meu pai em um acidente, motivo ? 3 bêbados irresponsáveis dentro de um carro voltando da balada muito loucos , atropelaram meu pai que estava voltando do serviço , depois disso é tolerância 0 , não bebo e não me associo com pessoas que acham que diversão é apenas encher a cara todo fim de semana.
o meu morreu de apendicite aguda quando eu tinha 25, motivo foi consumo excessivo de álcool, apesar de ser algo tratável ele demorou pra buscar ajuda e foi tarde mais (morava sozinho depois de separar da minha mãe por causa do alcoolismo), ele nunca fez nada sério mas eu via como a vida da minha mãe era um inferno com ele bebendo todo dia e chegando de madrugada, meio que acabei "pegando raiva" e nunca fui atrás de beber, até tomo as vezes quando vou no bar com amigos ou coisa parecida (n devo tomar 4 latas por ano), mas nunca desenvolvi qualquer vontade de beber por mim msm felizmente.
Eu achei muito interessante o vídeo, certamente não vai me fazer parar de beber, mas me deixou muito mais atento ao quanto eu vou beber. A vida é feita de escolhas, e contanto que suas escolhas não afetem o próximo e que você saiba as possíveis consequências eu acho bem válido.
Faço das suas minhas palavras.Eu acredito que se for pra eu parar será naturalmente.Tipo assim,já não está mais descendo legal.As bebidas(assim como TUDO) estão MUITO ruins(falo sobre cerveja e conhaque que é o que consumo).Já fiz vários exames e não deram nada.Porém estou percebendo que não desce mais legal..Antes eu bebia e comia legal e nas horas certas.Hoje em dia já está difícil eu fazer isso.Ainda acho que tenho alguma coisa,mas os exames nunca dão nada..
A bebida destrói minha vida a 30 anos, comecei beber aos 14. Hoje luto pra parar. Aconteceu muita merda comigo por conta do álcool. Em nome de Jesus eu vou vencer esse mal, não aguento mas viver assim. Olha que nao bebo todos os dias, mas porém sou compulsivo e quando começo nao consigo parar.
Vai fazer 3 anos q larguei todos os meu vícios e sinceramente eu nunca fui tão feliz em toda minha vida como eu sou agora .. é como se eu tivesse voltado a viver de verdade dando continuidade a vida de antes de eu conhecer os vícios.. esse mundo tem milhares de coisas boas e maravilhosa q se for ver vc nunca precisaria beber pra se sentir vivo e feliz, não quero desperdiçar a minha vida aproveitando ela de uma maneira errada !
eu só bebi 1 vez ano passado, meu pai era alcoólatra e morreu devido a depressão e por não se alimentar mais, priorizando apenas a droga, eu prometi pra mim próprio q jamais beberia porem na pressão social de estar numa festa com amigas e tals e ter passado por um problema amoroso tomei umas 3 doses (q achei ruim pra krlh), cheguei em casa arrependido, n mudou nada para melhor, só pra pior, me senti fraco por ter cedido e desde então não bebi e com a graça de Deus n beberei mais... o alcoolismo é muito triste e vi isso dentro de casa, nenhuma família merece viver com isso...
Fez muito bem amigo, tenho 57 anos e não bebo desde os 32 por causa de arritmia hereditária e desde então me sinto como novo, só bebo ocasionalmente cervejas zero e desde que eu parei de beber minha saúde melhorou muito, fiquei muito menos estressado e minha produtividade no trabalho aumentou muito. Continue forte!
Somente bebo água, café e chás. Tive um câncer de pâncreas e não tive problemas no pós-operatório e tratamento, pois meu fígado estava em boas condições.
Entendo q é algo q faz mau, mas se deixarmos de fazer tudo q no longo prazo possa nos prejudicar então devemos parar até de comer, pois hj em dia tudo é carregado de sódio e conservantes. O que vai prevalecer pra mim é usar tudo com moderação e fazer exercícios físicos de média intensidade no mínimo três vezes por semana, durante toda a vida. Mesmo assim obg foi interessante saber.
Pois é bom comentário tem um agravante a alimentação esta muito cara e você na atualidade só se alimenta muito mal saudades da década de 80 e 70 onde as granjas fazia sucesso
Eu tenho 22 anos e só bebi durante alguns meses com 18 anos de idade, até que um dia eu postei uma foto com bebida e minha mãe que odeia isso me disse "Estou decepcionada", aquilo mexeu tanto comigo que nunca mais bebi, hoje faz quase 4 anos que não coloco uma gota de álcool na minha boca e não sinto falta nenhuma, muito que o contrário, me sinto bem por isso e inclusive muitos amigos me elogiam e dizem que querem parar de beber. Quanto a questão de pessoas oferecerem e as vezes "zuar" por eu não beber, eu não ligo e quando a pessoa é insistente e chata quanto a isso, eu corto contato, aliás eu incentivo meus amigos a pararem de beber, meu melhor amigo está a dois meses sem beber e meu outro colega de faculdade a quase um mês, na minha opinião, amigo de verdade incentiva a pessoa a parar de beber, quem incentiva a beber NÃO é amigo.
Informações valiosíssimas e que certamente mudou minha maneira de enxergar a questão. Eu bebo, porém já havia pensado em parar e agora, temos mais um incentivo. Ciência é isso! Observação, teste de hipóteses e uso do método científico. Parabéns pelo canal que até minha mãe segue e adora!!!❤❤❤
Depois de parar no hospital (já era a segunda vez), por causa de beber demais, larguei dessa vida e, quando vou sair, escolho aqueles bares que possuem sinuca, ficando apenas na sinuca. Desde o começo da pandemia, que não consumo álcool.
Quando jovem, principalmente em Carnavais, bebia e até ''tomava porre'', mas sempre pratiquei esportes e o álcool era algo que me fazia treinar mal depois, então há muitas décadas (tenho 55 anos), NÃO bebo nada de álcool, aliás, odeio o gosto e apesar de respeitar quem bebe ''socialmente'', penso que nossa SAÚDE é nosso maior patrimônio, então foco no que faz bem!! Abraço
Ótimo conteúdo. Todo vício busca preencher algum vazio ou algo que está faltando. Muitas vezes é difícil encarar os problemas, mas é só assim que eles são resolvidos. A bebida só mascara o problema e te dá a sensação de estar tudo bem, e te mantém em negação.
O negócio é fazer exercícios físicos durante a semana e beber somente no final de semana. Tudo tem que haver equilíbrio. Eu faço isso e de vez em quando nem tenho vontade de beber nos finais de semana. Pensem, equilíbrio é tudo!! Abraços.
Não bebo nada. E sou sempre tratado como estranho ou me perguntam se é religião. Não bebo porque detesto o gosto, simples assim. E me divirto normalmente, então aquela desculpa de beber pra se divertir não cola.
Você sabia que 1 dose de álcool por semana já causa problemas? Me conte nos comentários 👇
Conheça o trabalho da ACT Promoção da Saúde: bit.ly/actolaalcool
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Como o álcool age no organismo: www.mdpi.com/1660-4601/7/12/4281 e link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-28720-6_135 e www.nature.com/articles/s41572-022-00406-1
Álcool prejudica a absorção de água e nutrientes no intestino: www.mdpi.com/2072-6643/15/7/1571
Álcool está ligado a mais de 50 doenças: doi.org/10.1046/j.1360-0443.2003.00467.x e www.nature.com/articles/s41591-023-02383-8
OMS classifica álcool como cancerígeno: publications.iarc.fr/Book-And-Report-Series/Iarc-Monographs-On-The-Identification-Of-Carcinogenic-Hazards-To-Humans/Alcohol-Consumption-And-Ethyl-Carbamate-2010
O que é consumo excessivo - Ministério da saúde: linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtornos-por-uso-de-alcool-no-adulto/definicao/
O que é consumo excessivo - Estados Unidos: www.cdc.gov/alcohol/faqs.htm
Alcoolismo: www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/drogas-il%C3%ADcitas-e-intoxicantes/alcoolismo-e-reabilita%C3%A7%C3%A3o?query=Uso%20de%20%C3%A1lcool
Alcoolismo e suas consequências: doi.org/10.1046/j.1360-0443.2003.00467.x
23 mil cânceres ligados ao consumo baixo a moderado de álcool em 2017 (União Europeia): doi.org/10.1093/eurpub/ckaa236
Qualquer consumo de álcool aumenta o risco de doenças cardiovasculares, quando fatores confundidores como exercício físico são excluídos: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2790520
Falta padronização nas doses de álcool: revistapesquisa.fapesp.br/limite-considerado-como-consumo-moderado-de-alcool-cai-no-mundo/
Beber pouco ou moderadamente não traz benefícios à saúde: www.jsad.com/doi/pdf/10.15288/jsad.2016.77.185?download=true
O que é consumo excessivo - Diretrizes do Canadá: www.ccsa.ca/sites/default/files/2023-01/CCSA_Canadas_Guidance_on_Alcohol_and_Health_Final_Report_en.pdf
OMS sobre o consumo de álcool: www.who.int/europe/news/item/04-01-2023-no-level-of-alcohol-consumption-is-safe-for-our-health
Estudo do CDC sobre o custo em saúde pública do consumo de álcool: www.cdc.gov/alcohol/features/excessive-drinking.html
Relação entre mudanças no consumo de álcool e risco de câncer: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2795595
Quantidade de álcool consumida e prejuízo a saúde: www.thelancet.com/article/S0140-6736(18)31310-2/fulltext // www.nature.com/articles/bjc2014579
Fixa o camentário!
Ja faz um tempo q ando feliz em confraternizar com os amigos, apenas com heineken Zero, mesmo gosto da com álcool e baixa caloria !
Cada vídeo é um TCC! 👏
Fiquei com medo agora. Até uma cervejinha no fim de semana, isto me assustou.
Se mesmo assim consomes, posso afirmar que és insano ou suicida assumido !! Lamento por Ti Irmão.
Parei de beber há 1 ano e meio, meus amigos já não me chamam mais para nada, mas faz sentido, uma vez que não dá para ficar mais de 3 horas junto sem beber, o papo não bate, as pessoas não falam mais coisa com coisa e eu só fico pensando "será que eu ficava assim também". Outro ponto negativo é a minha cognição, eu tinha muita facilidade de aprender antes de ficar mais de 20 anos bebendo em excesso, hoje tenho uma dificuldade enorme de aprender coisas novas. Uma coisa é fato, a minha vida nunca foi tão boa, nunca mais tive um desentendimento com a minha esposa, meus filhos já me olham diferente, me admiram ao invés de me acharem uma piada, e por aí vai. Sinceramente não vejo ponto negativo em ficar sem o álcool, só pontos positivos.
Eu fiquei um bom tempo sem beber, depois eu voltei a beber. Agora eu parei de beber, e voltei pra igreja e quero ficar firme, só Jesus pra nós salvar
Se tiver auto controle da pra beber de boa
@@Yuripo360 Exatamente. Eu consigo ficar a vida toda sem beber tranquilamente. Só bebo em festas grande, shows, com isso vc acaba bebendo pouco nos eventos e já fico bêbado.
sou assim tbm@@antoniocarmo4450
Amém irmão
Sou médico e desde os primeiros anos achei intrigante como o impacto do abuso de álcool, que se nota no dia a dia nos hospitais, muitas vezes passa despercebido, talvez devido à normalização cultural. O tabagismo, mesmo com o lobby de indústrias, costuma receber mais atenção. Inclusive ao invés de “ beba com moderação “ no cigarro se diz “ não existem níveis seguros para consumo destas substâncias “. Essa discrepância merece reflexão. Excelente vídeo, obrigado.
Deveria estar escrito: o álcool não possuí quantidade seguras de ingestão,e atrás uma foto de alguém com cirrose,etc.
Mano, e com relação a cozinhar com vinho, por exemplo, tipo um risoto. Existe problemas em consumir o álcool dessa forma?
É muito dinheiro Dr. Entre o bastão de Hermes e o de Asclépio, o do comércio impera...
Eu melhor não sair de casa que pode morrer! Não beba, não fume, nem fod..
@@caiquemassoni1432 Claro que não. O álcool evapora-se quando o usamos como tempero e fica muito bem para marinar carnes para assar no forno. Eu adoro usar vinho tinto ou branco nos refogados. O tinto mais para refogar carne vermelha ou nos assados de carne de porco.
Fui alcoólatra entre os 18 e 29 anos de idade, hoje aos 40 já estou 11 anos sem beber! Consegui vencer o vicio sem muita dificuldade, mas conheço amigos que não conseguiram sozinhos, mas conseguiram com ajuda. Então, se você quer parar de beber e não consegue, procure ajuda.
A bebida tirou meu pai da gente aos 48 anos de infarto 😢
Mas eu quero é beber mais, como faz?
@@StayInGameSó beber mais,tão simples!
@@StayInGamebeba mais, a vida é sua, tudo são escolhas, depois não adianta chorar
@@julianasilvam preciso de ajuda, bora tomar uma?
Sofri anos, perdi namoradas e empregos por causa do alcoolismo, hoje estou livre desse vício, mas não foi fácil largar... Viva a saúde!
seja forte viu,pq uma hora ou outra vai da uma recaida qndo tu tivr um dia ruim,por isso eu te digo Deus é contigo visse nao e auto sabote
@@flackoluki3001 Sei como são essas recaídas, são bem assim mesmo, nos dias ruins, obrigado pela mensagem. Um abraço.
Sou filho de alcolatra e estava no mesmo caminho, a 11 anos decidi diminuir drasticamente o consumo e a mais de 5 eu passei para zero. Depois de diminuir eu percebi que não precisava dele para ter uma boa festa ou ser feliz. Também percebi o quanto poderia influenciar meus filhos e optei pelo zero.
Que paia kkkk agora chama seus amigos que bebem para uma festa sem álcool para ver se eles vão ficar até o fim dela kkk
@@onetwO1258oantes perder os amigos do que perder a saúde kkkkkkkkk
Parabéns Tony!
Parabéns mano
Parabéns pela decisão e força!
Na minha infância, tivemos problemas com alcoolismo na família, então devido a isso, decidi não beber e sigo firme em minha escolha!
O mesmo aconteceu comigo, isso até eu experimentar, não gostei e desde então não bebo por não gostar mesmo. Álcool nas bebidas acho que tira toda experiência de degustação, do sabor, é como se o álcool roubasse a atenção de todo o resto.
Dois!
Idem
Eu também
@@Maryalvez28 Queria uma mulher assim, infelizmente hoje todas só querem saber de beber.
Faça sobre os energéticos também! Sempre quis achar um vídeo bom sobre isso.
Já tem vídeo
@@Psicopatadasul Consegue mandar o link, fiz a busca mas não localizei
Up
Não! Ele vai querer m3ter mais impostos neste produtos tbm, como fez neste vídeo e nos "ultraprocessados"..
Uma tendência principalmente em bairros periféricos é uma explosão de Adegas e sua juventude perdida, com bebidas super baratas vendidas até em garrafas plásticas, conveniência de postos de combustíveis e sua clientela que não dorme nem fica sóbrio, esperar algo bom seria pura insanidade.
Deus me libertou do vício do álcool há 14 anos, hoje estou com 43 e muito feliz, não preciso do álcool para me sentir bem em nada que faço. Perdi "amigos", mas ganhei uma família que amo muito. Deus é bom o tempo todo.
Não é preciso de Deus para não beber. Sou ateu e fazem 30 anos que não bebo.
Se é ateu, como pode afirmar que a pessoa não precisa de Deus (afinal ele não existe pra vc né!) kkkk 😂 Deixa as pessoas depositar sua fé em Deus, fica em paz!
E é “faz 30 anos” porque se trata de tempo. Se tu pode dar dica que não ajuda na vida dos outros, pega essa que pode ser útil!
@@ricardomenezes1223 álcool é droga e muitos não admitem que são dependentes. Eu era escravo, mas hoje sou livre, Deus não só me libertou dessa droga, como me proporcionou uma vida abençoada, com ele constituí uma linda família e hoje sou servidor público. Estou feliz e grato ao Senhor, com ele minha vida hoje tem um propósito.
@@kellyvasconcelos8009ele quis dizer que não é preciso acreditar em ser fictício pra parar de beber. Ele conseguiu parar por vontade própria. Te falta QI.
Meu pai era alcoólatra e pagou com a saúde pelos efeitos do álcool. Isso me fez parar de beber ocasionalmente e pegar ódio e nojo por qualquer bebida alcoólica.
Tô lendo isso tomando uma dose
@@rick09236 quando a conta chegar lembre-se desse teu comentário
kkkkkkkkkkkkk@@rick09236
@@rick09236 kkkkk
Te entendo, o meu morreu de cirrose hepático com 36 anos em.2000
A doze anos eu abandonei o consumo de álcool. Foi uma das melhores decisões que tomei na vida.
Sou um ectomorfo, tenho 24 anos, peso na base de 56 kg, eu ja cheguei a beber 11 garrafas de 600ml de cerveja, SOZINHO em uma noite, nao lembro como cheguei em casa, nao lembro oq fiz ou disse, mas sei que nao foi nada de bom.
Eu estou tentando diminuir esse vicio eo cigarro tmb, nao é facil, não é nem um pouco facil, mas eu vou conseguir com fé em DEUS !!!❤🙌🏽
Sou um doente alcoólico em recuperação diária, quase oito anos sem ingerir bebida alcoólica.... Alcoolismo é uma doença incurável, é uma condição que a pessoa adquire. Admitir que é um doente alcoólico já é o primeiro e mais importante passo, além de procurar ajuda médica e grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos.
Força
Deus te abençoe e te dê forças para vencer essa batalha dia após dia. Que assim seja Amém 🙏🙏🙏
Cara não é mais facil só falar "sou alcolatra" kkkk
Só por hoje, irmão 💪🏻🙏🏻❤️
Alcoólatra é quem ainda está nesse processo e é dependente que consome álcool todos os dias . Acredito que o cara do comentário não está nessa fase mais , já reconheceu que tem um problema , então é doente alcoólico e está em tratamento, inclusive ele diz que já está há quase 8 anos sem ingerir álcool, então ele não é um alcoólatra mais , é uma pessoa que tem uma doença de dependência ao álcool , que vai precisar controlar essa dependência para o resto da vida . Quando a pessoa é um dependente ela não pode tomar nada com álcool que pode vim uma recaída , entrar na fissura e não conseguir mais parar de beber . O alcoólatra é aquele que não reconhece que é um dependente, que está doente e que precisa de ajuda. @@manolokayuya5925
Eu nunca bebi. Por vezes fui zuado como sendo "a pessoa que não bebe e não sabe se divertir". Ou então rejeitava saídas só para beber.
Na minha opinião quem não sabe se divertir sem beber, não sabe se divertir de verdade. A melhor coisa é ficar de cara limpa, ter consciência de tudo que faz e lembrar de tudo no dia seguinte.
tipo eu bebo pq em festa ou resenhas que eu vou eu não consigo me soltar muito pq sou um cara mais fechado tlg, ai quando eu bebo eu consigo me soltar dialogar mais etc
Eu também graças à Deus não tenho esse vício de álcool, sou um desses que fica de lado enquanto toda galera enche a cara, eu sou mais do vinho e só tomo em momentos específicos como final de ano em fim!
Concordo 100% contigo..muito melhor se divertir 100% limpo e sem encher a cara de bebida
@@minami787então.. isso vc consegue treinar..tanto na terapia ou simplesmente treinando aos poucos..não estrague sua saúde a longo prazo por uma "motivação" fútil.. vc consegue sim ser social aos pouco..tente treinar isso e diminua a bebida cara
@@TestedeGames eu nao consigo cara, tenho muita vergonha, mas com bebida por exemplo ontem, fui numa festa enchi a cara, e consegui ficar com 7 meninas desenrolei um papo daora, q se eu tivesse limpo, nao teria nem conversado direito com quem eu conheco tlgd
Coragem é abordar um assunto tão complicado. O álcool na sociedade é tão profundo quanto o churrasco com a galera...
Vídeo de qualidade, roteiro impecável... Isso deveria ser divulgado para o mundo todo!
De fato. O nível deste canal é fora da curva... excelente é até pouco.
nem todos tem vontade de se conscientizar
Cortei total!
Sempre bebi com moderação.. mas agora ,nada!!!
Melhor decisão que fiz na vida!
Obrigada pelo conteúdo...🤍
A questão social é complicada mesmo, eu não curto beber, e quando saio com amigos preciso lidar com as ‘piadinhas’ ou comentários do tipo ‘você precisa curtir, a vida é curta’… as pessoas pensam que sem beber você não se diverte, você é sem graça.
verdade, eu tento levar na boa, até rio junto ksksks mas até evito um pouco andar com galera que vai ir beber, porque ao mesmo tempo tu sendo o único sadio dali, você se torna "responsável" por eles, porque bêbado legalmente é relativamente incapaz (como se fosse seu filho adolescente).. complicado kkkk quem não bebe junto ainda se ferra se acontecer algo com quem ta.
talvez esteja na hora de trocar os amigos por menos fúteis
Por isso me afastei dos famosos amigos de copo, eles querem mais e que vc se ferre, amigo que é amigo nao bebe direto, respeita seu corpo, sua saúde te chama pra roles saudáveis e divertidos mesmo sem a dęsgraça do álcool
você não tem amigo
Pois é. Se você PRECISA dessa dr@g@ pra ser feliz e se divertir, sou EU quem tem pena de você
Normalizaram uso de dr@g@ é quem não quer usar que é considerado esquisito, é o poste mijando no cachorro
Eu fui alcoólatra por muitos anos, hoje faz mas seis anos que graças a Deus não tenho mais enjôo, ressaca, dor de cabeça e dor na consciência pelos meus atos que eu fazia embriagado. Resumindo, me purifiquei dessa maldição que matou meu pai e alguns amigos.
👏👏👏
Parabéns pela sua vitória! Você é muito forte!
Parabéns, continue assim
Queria muito parat
@@marcellokte Vai firme que você consegue, mano. Procura ajuda, tem medicações que podem ajudar
Dos meus 20 anos até os 33 anos bebia todo final de semana. Bebia por diversão quando encontrava com os amigos, mas depois dos 30 bebia pra relaxar no final de semana. Faz 1 mes que parei de beber, vontade diminuiu e estou me sentindo ótimo com mais saúde, humor e menos estressado. Na sexta vejo todos meus colegas de trabalho bem estressados esperando o final de semana pra poder beber. Eu trabalho como se fosse uma segunda. A bebida te relaxa mas quando você não está bebendo te deixa estressado. A neurociencia comprova
Nossa, já imaginou se seus amigos estressados esperassem o final de semana pra ir meditar em grupo ao invés de beber kkkkkk.
o problema era seu trabalho entao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E não é que meditação funciona pra tirar o estresse? As primeiras doses a ansiedade até aumenta você precisa beber mais até conseguir atingir um ápice de relaxamento e euforia, mas tem que continuar a beber pra conseguir manter esse nível. É muito esforço só pra conseguir relaxar por apenas umas 2 horas, as outras 22 horas você está estressado bebendo ou "apagado". Não seria mais fácil fazer atividades físicas que liberam endorfinas opióides endógenos naturais do cérebro e dormir bem? Isso sim é relaxar e acordar motivado no dia seguinte.
Eu estava funcionando dessa forma . Esperando a sexta para poder beber .
@@enlilpulver8306análise perfeita!
Poxa, irmão! Muito obrigado. Existe felicidade sem álcool. Me comoveu.
Só quem tem familiares que abusam do álcool sabe o quanto esse vídeo é importante.
Vídeo extremamente esclarecedor! Eu adoro uma cervejinha, mas as informações trazem luz as nossas escolhas...
Eu tbm acredito no poder da conscientização!
Excelente vídeo! Parabéns por tratar de um tema tão espinhoso em nossa sociedade.
o cara quer deixar o alcool mais caro? saii fora
Um ponto importante já somos estimulados a beber ainda na adolescência. Muitos dos meus colegas na escola no ensino médio já bebiam e as vezes era o próprio responsável que oferecia. Eu nunca bebi(nunca gostei do gosto da bebida alcoólica), mas sempre tem alguém às vezes nas festas ou aniversários que insistem em oferecer mesmo sabendo que eu não bebo, já tenho problema com refrigerante, não quero arranjar mais um para minha conta.
Perfeito! Você é jovem e torço muito para você continue divulgando esse tipo de informação tão relevante. A força da indústria do álcool tem que diminuir pelo bem da saúde pública. Parabéns!
Excelente divulgar isso! Quando parei de beber, aos 30 anos, fui muito criticada e meu marido, médico, me falava desse estudo anterior falando que vinho era bom. Hoje, ele já leu esse novo estudo Canadense e agora não fala mais nada da minha opção de não beber nada! Viva a ciência, que se atualiza sempre!!!
Uma tendência principalmente em bairros periféricos é uma explosão de Adegas e sua juventude perdida, com bebidas super baratas vendidas até em garrafas plásticas, conveniência de postos de combustíveis e sua clientela que não dorme nem fica sóbrio, esperar algo bom seria pura insanidade.
Estes estudos devem ser patrocinados pela indústria de bebidas. Já tem estudos demonstrando que a quantidade de flavonoides de um copo de vinho não trazem nenhum benefício à saúde
Oxente, beber um cálice de vinho 🍷 todos os dias, trás benefícios a saúde
O vinho é a melhor bebida do mundo desde a época de Cristo, você e seu médico estão errados, mas fazer o que.
@@luizantoniodeoliveira9974 ele falou sobre isso no vídeo e o comentário dela também é sobre como essa história já foi desmentida, oq faz bem pro coração é o reverastrol q tem no vinho, não a bebida em si, tem como ingerir essa substância sem o álcool
Esse é um dos canais responsáveis por despertar meu interesse pela área de nutrição. Sou professor de filosofia e nunca tinha me interessado por esse campo antes, até que comecei a treinar, busquei me alimentar melhor e conheci esse canal. Hoje vejo que nutrição é um conhecimento básico que todos deveriam buscar pois são muitas as informações valiosas que podemos encontrar, literalmente é um saber que pode salvar vidas!
Parabéns pelo ótimo trabalho de vocês! 👊🏽
Professor, esqueceu das aulas de pontuação.
@@lucianoborges9128 pode ficar despreocupado que nas redações eu não erro 😉
Com uma tia alcoólatra, realmente doeu ver esse vídeo. A cada dia é uma luta, uma tristeza. 9 anos no alcoolismo diário. Gostei muito do vídeo, concordo com tudo que foi dito e continue assim, excelente conteúdo.
Realmente, não dá para entender o porquê de uma droga depressora ser tão associada com momentos de felicidade. Grato pelo vídeo e pela divulgação de uma problemática muito negligenciada.
Bom vamos lá, tenho 22 anos, me chamo Eduardo, graças a Deus nunca usei nada de drogas, bebidas alcoólicas e etc, já me ofereceram, me chamaram de fraco, sem graça por não usar essas coisas, mas na minha infância vi muito meu pai sendo destruído pelo álcool, desde pequeno nunca quis isso na minha vida
@@dirceuh espero, até porque quero morrer com uns 85 ou mais com saúde
Eu sempre digo para os meus próximos que não tem absolutamente NADA de benéfico em bebidas alcoólicas. O males que elas trazem são infinitamente maiores que seu sabor ou sensação de bem estar. Ótimo vídeo, parabéns.
Vinho faz comprovadamente bem.
@@rogeriopenna9014 desculpe te frustrar, mas no próprio vídeo disse que novos estudos já refutaram essa tese.
Assista a Viver até os 100, e veja as provas vivas de que vinho em moderação não faz mal.
Sabor péssimo por sinal.
@@moraes_m6187 vá trabalhar no IML como eu e veja a prova “morta” de que o álcool não te ajuda a viver mais.
Que boooommmm ver esse tema aqui no Olá, Ciência! Que a info se dissemine cada vez mais! O certo é ter nos rótulos das bebidas alcoólicas a informação do risco de câncer e etc. Assim como nas embalagens dos cigarros.... Mas o lobby no Brasil, no mundo, é tão forte... não sei se vou tá viva pra ver esse dia chegar. Parabéns por abordarem esse assunto e com responsabilidade!
comecei a beber com 12 anos, sempre que bebia ficava depre mas seguia bebendo porq gostava da brisa.. durante a pandemia eu tava comecando a beber cada vez mais e comecei a ficar preocupado, nessa mesma epoca descobri que minha familia por parte de mãe e tambem por parte de pai tem VARIOS casos de alcolismo varios mesmo, isso me fez reduzir totalmente o tanto que eu bebia e hj em dia praticamente n bebo e to bem demais recomendo a todos👍👍
Não bebo a 13 anos, bebia somente quando saia ou festas e muito, quase morri em 3 acidentes devido a bebida e poderia ter causado danos a outras pessoas. Hoje mais de 40kg mais leve e mil vezes mais saudável sei de todos impactos negativos do álcool para saúde e a sociedade. Obrigado por fazer esse vídeo
Isso é pq vc é cabeça fraca e braço duro no volante. Não tem controle sobre seu próprio corpo, mas vc está certo, vc é do tipo que não pode beber mesmo
Sou abstêmio há 31 anos, ou seja, desde que nasci, e nunca tive o menor problema em relação a isso. Não exige nenhuma grande força ou dedicação, apenas é preciso ter personalidade para não se deixar levar pelo que dizem os outros.
Acredito que eu tbm seja
Nao tenho problema nenhum em parar com nada
"beber com moderação" faz sentido quando falamos em "beber muito raramente" (poucos dias por ano)
Até que enfim um vídeo corajoso e honesto baseado na ciência e na verdade. PARABÉNS
Estava ansiosa por esse vídeo pra poder compartilhar!!!
Sim!😂
Vamos compartilhar e comemorar, vamos beber!!!!
@@igrj2485 Bora 🧑🔬
@@igrj2485😢
@@igrj2485 bebemorar 😸 sqn
Quando ele perguntou "Será que o álcool deveria ser tão barato ?" Veio minha INDIGNAÇÃO na hora , nem precisei pensar , "Álcool tá caro , esse cara tá maluco".
Bebo desde os 16 anos de idade , quando estourou a pandemia , passei à beber todo dia , e isso vai até os dias de hoje. Nesse meio tempo me misturei com drogas mais pesadas , e hoje com 25 anos a única coisa que falta é largar o álcool.
Adorei assistir esse vídeo , igual tantos outros vídeos informativos que explicam dos males e riscos de consumir isso. Um dia que fico sem beber , passo deitado sem fazer absolutamente nada , é um dia perdido.
Estou sem perspectiva de como , onde e quando vou conseguir parar , mas vou conseguir !
olá, nos postos de saúde tem acompanhamento medicamentoso e psicológico grátis para largar o álcool e o fumo.
Procure ajuda e tente se ocupar com outras atividades para te distrair e até lidar com os efeitos da abstinência do álcool.
visite a unidade basica de saúde de sua área. busque ajuda!
Se vc ñ consegui apenas degustar uma bebida melhor parar !
Eu também bebo desde meus 16 anos mas sempre foi uma latinha de cerveja por semana às vezes por mês e meses , nesse ritmo posso beber a vida toda .
Vai sim, vai no seu ritmo. Ajuda médica tbm vai fortalecer (mas pesquise bem os profissionais)
Parabéns pela coragem de falar sobre esse assunto , mto necessário em nossa sociedade !
Esse vídeo é de utilidade pública!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Tá fazendo 5 anos que não bebo e foi minha melhor escolha.
Parabéns princesa
@@TIAGOFS84 olha o gado achando que aqui é tinder 😅😅
Parabéns moça 👏🏻
@@TIAGOFS84 Agr é só esperar a boseta 😈
Parabéns
Eu gosto de ver esse canal que explica muito bem, e eu continuo feliz comigo mesmo, pois tenho 21 anos e nunca experimentei álcool e esses vídeos me motivam a não beber nunca.
Um grande obrigado da Italia - Turim - Trana.
Sou astemia e ver uma grande parte das pessoas aqui na Italia bebendo religiosamente ao menos um copo di vinho durantes as refeiçoes me preocupa muito. Seria imensamente importante se voce falasse desse particular habito em que ate mesmo alguns medicos dizem que beber um copo de vinho durante as refeiçoes è muito saudavel se possivel exponha tambem as fontes cientificas.
Obrigada pelo seu importantissimo trabalho
Que bom ver um canal com razoável alcance falando desse tema tão importante. Na minha concepção acredito que divulgar informações corretas e limitar propagandas são medidas bem válidas, mas ainda é cedo pra limitar vendas ou sobretaxar, uma vez que é um produto consumido pela maioria da população. É preciso dar um passo de cada vez. A verdade é que, se começarmos nessa geração talvez nossos netos colham os maiores benefícios. Mudanças culturais requerem bastante tempo, principalmente quando envolvem o lucro de grandes empresas.
Vídeo legal, mas cada um escolhe o q fazer com o próprio fígado, eu mesmo bebo até corote, e tamo aí 👍
@@MrELM1986 e uma droga igual as outras
@@MrELM1986o video ta criticando justamente a normalizaçao, maleficios, e o pq de nao tratar como droga igual as outras
Esse canal tem q crescer um "montão".
@@MrELM1986exatamente, o ponto é que muita gente não sabe o risco que ta passando, esse é um dos intuitos, sem contar com a melhora dos gastos com a saúde pública, e com o menor risco em acidentes que podem afetar os outros ao redor, como acidentes de trânsito
Nunca gostei de bebida alcoólica, mas sempre vale a pena aprender mais!
E o pior é que os jovens não têm limites quando se trata de bebida alcoólica, já fui dona de um bar com meu marido e quando a cerveja acabava, eles bebiam de outra marca, se acabasse tudo eles bebiam whisky, cachaça ou qualquer outra coisa, jovens de 19, 20 anos apenas.
@santiagomendes38214temos um sherlock holmes aqui
Hoje completando 60 dias sem alcool, melhor descisao que tomei na vida. Tudo melhorou na minha vida.
Nunca bebi, e tento sempre avisar as pessoas sobre os riscos do álcool, mas ninguém me ouve, o video vai me ajudar com isso obrigado!
Quando eu era mais jovem, aprendi a beber nas festinhas/encontros de fim de semana. Depois passei a beber no meio da semana quando saia, e depois todos os dias em casa. Quando me dei conta disso, fiquei assustada e comecei a parar de beber aos pouquinhos. Hoje bebo só em grandes festas, como natal, réveillon ou quando viajo. (somando esses eventos, bebo cerca de 3/4 vezes ao ano).
Não passo disso, pois sei que pode fugir do controle sem se quer perceber.
Parabéns pelo vídeo esclarecedor. Bebi álcool dos 19 anos aos 45 anos. Hoje tenho 49 anos e posso dizer que minha saúde melhorou nesse período.
Não sinto falta do álcool. Substituí pela música e leituras. Hoje a água é minha bebida favorita. Vou a festas, shows e convivo com pessoas que bebem álcool regularmente.
Minha atitude faz com que muitas delas pensem no próprio estilo de vida.
Só digo que não preciso de álcool para ter euforia.
Vc tem o dom de passar a informação de maneira clara e direta. Parabéns!
Meu primeiro contato com bebidas foi na idade adulta. Raramente bebo, mas gosto de tomar vinho e cerveja às vezes, mas vendo o video acho que vou parar totalmente. Nunca fui fã de cerveja mesmo, então vou continuar com os meus sucos naturais rsrs. Acredito que muitas pessoas bebam simplesmente para serem aceitas em determinados grupos. Quando as pessoas aprenderem que o amor próprio é uma das coisas mais importantes da vida, elas vão parar com essa preocupação sobre a aceitação social.
Tem quem bebe porque tem problemas consigo mesmo e vê na bebida a solução de seus problemas
Parabéns
Parabéns trocou o álcool por sacarose só vai mudar a forma da morte kk
Boa sorte com teu diabetes
@@victordomingues6882 Coleguinha, você acha que existe somente suco de laranja? Não tire conclusões de vida baseadas somente nas suas experiências limitadas.
Eu não bebo nada com álcool tenho algumas pessoas na família alcoólatras e é muito triste. Parabéns ao canal.
Eu também não bebo cara,mas assim como você tenho alcoolatras na familia.Dificilmente me junto a eles porquê toda e qualquer ocasião pra eles,se não tiver uma cerveja no meio não dá certo.Alguns deles fazem você se sentir errado por não beber,mas eu não tô nem aí
Aí complica bastante... Tenho vários tios que são alcoólatras e apesar de serem sempre me incentivaram a não beber...
Nesse fim de ano, após vários dias de bebedeira, comecei a pensar sobre isso. Como é naturalizado o consumo de álcool na sociedade, como se fosse algo inofensivo e trivial. Será que realmente só consigo me divertir bebendo? Meu pai foi alcoolatra e isso tem me deixado reflexivo. Faço uso abusivo, porque geralmente bebo mais de 5 doses nas ocasiões propícias. Já bebi bem mais do que bebo hoje, mas acho que a meta e zerar o consumo de álcool e aprender a curtir os momentos sem precisar encher a cara. É díficil, mas não impossível. Existe toda uma indústria bilionária por trás dessa "naturzalização" do consumo de álcool. Em 2024 vou tentar reduzir ao máximo, ficando apenas na tacinha de vinho esporadicamente. Vamos ver como será. Feliz ano novo pra todo mundo e um 2024!
Se acha dificl parar procurre o AA - mesmo bebedores moderados podem ser alcoolistas
Infelizmente, o meio em que vivemos contribui para a dificuldade de deixar de beber. Felizmente vc já tem a consciência das suas limitações e do seu desejo de parar, isso já é 50% do caminho! Desejo que vc tenha forças para driblar as opiniões de “amigos” e de outras pessoas ao redor.
Eu parei de beber na gravidez e depois continuei pq tive depressão pós parto e percebi que nos finais de semana que eu bebia com meu marido eu ficava com humor instável nos dias a seguir! O álcool realmente deprime o SNC…após o estado de euforia vem um grande abismo!
Iniciei o tratamento e me sentia uma pessoa muito melhor! Sem essa montanha russa no humor e sem necessidade de beber para me sentir alegre…sem tristezas pós ressaca!
Estou no meu 2o ano de enfermagem e além de tudo, estudando sobre o corpo humano e tudo o que nossos órgãos fazem para manter a homeostase, entendo que somos fantásticos demais para danificar nosso organismo por coisa tão dispensável como a bebida alcoólica!
Força! Você tem tudo para vencer essa!🦾
Deus seja louvado por q ele é bom porque a sua benignidade é para sempre em nome de Jesus Cristo amém
Deviam passar esse vídeo pra toda a população...
Parabéns pela coragem em tratar um tema tão impopular!! Mto relevante pros nossos dias.
Graças a Deus que não fumo e não bebo mais!!!
Obrigado meu Deus, pôr ter me libertado desses vícios malditos!!!
Mas bebida é pra degustar ñ se viciar !
@@cleberchristianosanchez830o negócio é que 99% das pessoas se viciam.
@@whiteblack151
Esse é o erro beber em sentido do vício , meu pai foi alcoólatra e morreu dentro do banheiro ao bater a cabeça no vaso por ter um ataque epilético.
@@cleberchristianosanchez830Cada organismo é uma particularidade, tem pessoas que se viciam muito mais facilmente que outras
@@gearsthebest1609
Bebida para muitos é uma espécie de fuga , ñ sabem lidar com o problema e bebe pra ficar flutuando na vida até o efeito acabar mas ñ estou generalizando cada um sabe qual a razão de sua embriaguez
Comecei a beber com 13 e exagerei até os 21, parei de beber no ano passado e sigo firme nessa decisão.
Eu bebia até os meus 37 anos, aos fins de semana somente mas exagerava. Resolvi parar de vez e foi a melhor escolha. Não passo a mínima vontade e me divirto muito mais e SEM RESSACAS!
👏👏
Fico muito feliz por essas informações estarem sendo divulgadas. Parabéns ao Olá Ciência! Já dei palestras sobre o tema e venho alertando pessoas conhecidas a anos. Mas um canal como este atinge muito mais pessoas que necessitam.
Eu participo de provas de corrida e no final do ano eu ia tomar um vinho ou um whisky, porque eu queria descansar e aproveitar para relaxar, vendo esse vídeo decidi não beber e focar nos meus objetivos.
No caso do vinho fazer bem para o coração, a uva é que faz bem não o vinho em si, pelo o que eu vi. Excelente vídeo irmão muito obrigado!!!😮
Eu nunca bebi, mas sou praticamente a única dos meus amigos que não bebe e já fui criticada por isso algumas vezes. Nunca consegui ver o fato de beber como algo feliz ou alegre.
Parabéns pelo vídeo, muito necessário!
Mais uma vez, PARABÉNS!!!
A equipe do "Alô Ciência" é formidável!👏🏼👏🏼👏🏼
Informações fundamentadas em estudos ciêntíficos e passadas de forma super didática, de fácil compreensão.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Cara, esse foi um dos melhores vídeos que você já fez. E olha que eu te acompanho há muito tempo.
Obrigado, tenho 21 anos e comecei experimentar esse final de ano, mas já com a consciência pesada.. mas agr decidir n dar sorte ao azar!
Parabéns pela competência e assertividade! Você é muito importante para o nosso país!
O mais incrível é proibirem a maconha, mas o álcool, cerveja não proíbem, fui vítima de um acidente de moto por causa de um cara bêbado e ainda por cima era advogado.
Aí já foi um caso de embriaguez portanto esse ñ bebeu esse tomou um porre !
a lei é zero pq não tem dose segura@@cleberchristianosanchez830
Conta outra@@cleberchristianosanchez830
Mas o porre não veio do além kkk@@cleberchristianosanchez830
Verdade Mateus! Não dá pra entender
Excelente vídeo. Graças a Deus nunca bebi nenhuma bebida alcoólica em toda a minha vida. Nunca tive vontade e nem curiosidade sobre isso. Assistindo ao vídeo, apenas reforcei minhas convicções.
Eu bebo e faço minha própria cerveja inclusive! Eu concordo e não incentivo ngm a beber, mas não concordo que uma ou duas cervejas façam mal, acho q o efeito do bem estar e a felicidade de beber com quem se gosta vale mais do que qualquer outra coisa. Minhas melhores memórias com meu pai e minha família tem cerveja no meio. Tem o outro lado da moeda, o lado histórico, a confraria, os países que culturamente dependem da cerveja (já que foi a bebida q mais foi citada). Eu não troco um momento de confraterniação com minha família e amigos onde se criam laços e memórias por nada, cerveja faz parte da minha rotina, cerveja é muito mais do que simplesmente as grandes indústrias vendem por aí, muitos empregos inclusive são gerados por esse ramo...enfim, novamente, estou falando por mim e concordo q excessos fazem mal, como tudo em excesso faz, mas a minha cervejinha, vai me acompanhar pro resto da vida! E se for pra partir mais cedo por causa disso, que seja! Saúde 🍻
Sensacional, tbm me identifiquei com seu comentário, meu pai sempre tomou uma cervejinha, ele chegava dos bar, bricava demais comigo, as vezes até chegava meio torto, mas sempre divertido e brincalhão com filhos, a bebida apenas realça o que a pessoa tem no coração, seja amor, fúria, ódio, solidão, etc, não vejo problema nenhum em beber com moderação, o problema que hj em dia tá cheio de "coach sabe tudo" na Internet 🙄
Óbvio que não trará impactos de imediato, isso é um processo gradual. Claro, se você bebe pouco não precisa se preocupar tanto, mas independente da quantidade já é prejudicial, por exemplo, fumar um cigarro por semana não faz bem, ou seja, a questão não é sobre quantidade, mas a substância, álcool é prejudicial em qualquer dose tanto como outras drogas
Concordo. Mas são escolhas de cada um, simples assim! Vida q segue! 🍻
Valeu!
Vídeo excelente!
Hoje vejo meu corpo como templo do espírito santo, e evito quaisquer alimentos que possa me fazer mau. O governo deveria ser mais rigido e ter rotulos, bem que aumento essa divulgação em embalagens e outros produtos.
Nao é brncadeira pessoal, após chegar os danos colaterais é tarde.
Meu pai morreu de cirrose quando eu tinha seis anos, no velório dele prometi que nunca beberia álcool,e hoje com 44 nunca experimentei nem uma gota de álcool ou qualquer outra droga lícita.
Parabéns pela força de vontade!
Tenho 43 anos e vi meu pai e muitos parentes beberem. Até bebi um pouco na adolescência, mas sempre bem pouco e eventualmente. Depois que conheci a minha esposa, aí bebi menos ainda. Eu nunca gostei de cerveja e só tomava coisas mais doces como vinho, licores ou batidas. Mas álcool nunca fez parte da minha vida.
Tenho 32 anos não bebo e não fumo , até os 5 anos morava no quintal de uma tia e essa tia era maravilhosa , mas era cachaça todo dia na casa dela , e aquele monte de gente bêbada também.
isso me fez tomar uma raiva de bebidas e decidi que não seria daquele jeito quando crescesse.
com 6 anos mudei de casa e essa tia faleceu de cirosse, ela era jovem tinha 35 anos , os irmãos dela foram pelo menos caminho , ótimas pessoas mas literalmente morreram de tanto beber, só quem convive com alcoólatras sabe o quanto é triste essa situação.
Anos depois aos 16 anos perdi meu pai em um acidente, motivo ? 3 bêbados irresponsáveis dentro de um carro voltando da balada muito loucos , atropelaram meu pai que estava voltando do serviço , depois disso é tolerância 0 , não bebo e não me associo com pessoas que acham que diversão é apenas encher a cara todo fim de semana.
o meu morreu de apendicite aguda quando eu tinha 25, motivo foi consumo excessivo de álcool, apesar de ser algo tratável ele demorou pra buscar ajuda e foi tarde mais (morava sozinho depois de separar da minha mãe por causa do alcoolismo), ele nunca fez nada sério mas eu via como a vida da minha mãe era um inferno com ele bebendo todo dia e chegando de madrugada, meio que acabei "pegando raiva" e nunca fui atrás de beber, até tomo as vezes quando vou no bar com amigos ou coisa parecida (n devo tomar 4 latas por ano), mas nunca desenvolvi qualquer vontade de beber por mim msm felizmente.
@@arthuralmeida6049
Se tem alguma vantagem em ter parentes alcoólatras é que aprendemos desde cedo que beber não presta.
Eu achei muito interessante o vídeo, certamente não vai me fazer parar de beber, mas me deixou muito mais atento ao quanto eu vou beber. A vida é feita de escolhas, e contanto que suas escolhas não afetem o próximo e que você saiba as possíveis consequências eu acho bem válido.
Faço das suas minhas palavras.Eu acredito que se for pra eu parar será naturalmente.Tipo assim,já não está mais descendo legal.As bebidas(assim como TUDO) estão MUITO ruins(falo sobre cerveja e conhaque que é o que consumo).Já fiz vários exames e não deram nada.Porém estou percebendo que não desce mais legal..Antes eu bebia e comia legal e nas horas certas.Hoje em dia já está difícil eu fazer isso.Ainda acho que tenho alguma coisa,mas os exames nunca dão nada..
Bebida só é bom na adolescência até os 22 anos. Depois dos 30 a ressaca é por 1 semana e certa. Não vale a pena beber, puro sofrimento
A bebida destrói minha vida a 30 anos, comecei beber aos 14. Hoje luto pra parar. Aconteceu muita merda comigo por conta do álcool. Em nome de Jesus eu vou vencer esse mal, não aguento mas viver assim. Olha que nao bebo todos os dias, mas porém sou compulsivo e quando começo nao consigo parar.
Vai fazer 3 anos q larguei todos os meu vícios e sinceramente eu nunca fui tão feliz em toda minha vida como eu sou agora .. é como se eu tivesse voltado a viver de verdade dando continuidade a vida de antes de eu conhecer os vícios.. esse mundo tem milhares de coisas boas e maravilhosa q se for ver vc nunca precisaria beber pra se sentir vivo e feliz, não quero desperdiçar a minha vida aproveitando ela de uma maneira errada !
Mind change
Legal o teu relato
eu só bebi 1 vez ano passado, meu pai era alcoólatra e morreu devido a depressão e por não se alimentar mais, priorizando apenas a droga, eu prometi pra mim próprio q jamais beberia porem na pressão social de estar numa festa com amigas e tals e ter passado por um problema amoroso tomei umas 3 doses (q achei ruim pra krlh), cheguei em casa arrependido, n mudou nada para melhor, só pra pior, me senti fraco por ter cedido e desde então não bebi e com a graça de Deus n beberei mais... o alcoolismo é muito triste e vi isso dentro de casa, nenhuma família merece viver com isso...
Fez muito bem amigo, tenho 57 anos e não bebo desde os 32 por causa de arritmia hereditária e desde então me sinto como novo, só bebo ocasionalmente cervejas zero e desde que eu parei de beber minha saúde melhorou muito, fiquei muito menos estressado e minha produtividade no trabalho aumentou muito. Continue forte!
@@cesarbrum1381 Obrigado amigo, lhe desejo muita saúde!
Excelente vídeo, como sempre! Vou ter que compartilhar com muita gente! Obrigada equipe do Olá Ciência, pela explicação detalhada sobre esse assunto.
Nos comentários, relatos reais de pessoas comuns... Parabéns por este post e pelo seu canal, pois ele é um dos mais relevantes do RUclips.
Somente bebo água, café e chás. Tive um câncer de pâncreas e não tive problemas no pós-operatório e tratamento, pois meu fígado estava em boas condições.
Mas o seu câncer foi por causa de álcool?
Entendo q é algo q faz mau, mas se deixarmos de fazer tudo q no longo prazo possa nos prejudicar então devemos parar até de comer, pois hj em dia tudo é carregado de sódio e conservantes. O que vai prevalecer pra mim é usar tudo com moderação e fazer exercícios físicos de média intensidade no mínimo três vezes por semana, durante toda a vida. Mesmo assim obg foi interessante saber.
Pois é bom comentário tem um agravante a alimentação esta muito cara e você na atualidade só se alimenta muito mal saudades da década de 80 e 70 onde as granjas fazia sucesso
Isso é verdade.Se formos pensarmos bem mesmo não consumiriamos NADA..Inclusive isso aqui que estamos agora chamada internet...
Essa é a desculpa mais esfarrapada que as pessoas usam e não faz o menor sentido.
Você quer comparar as misérias que o álcool causa , com a comida ?
Concordo !
Uau... Você teve coragem de postar esse vídeo? 😮😮
Caramba, cara você é TOP! Vou mostrar ele nas minhas aulas! ❤
Você é um anjo! Me faz ter esperança nesse mundo cruel e covarde ❤ te amo
Cara, fiquei impressionado e preocupado com esse vídeo.
Vou tomar uma para refletir!
😂😂😂😂😂coe é mano nem chama né kkk
Bora!!🍻🍺
Amo seus vídeos! Faz um sobre o fumo de cannabis sativa?
Parabéns por estudar tanto para trazer grandes conteúdos
Obrigada!
Perfeito esse vídeo! Parabéns a todos os envolvidos!
Eu tenho 22 anos e só bebi durante alguns meses com 18 anos de idade, até que um dia eu postei uma foto com bebida e minha mãe que odeia isso me disse "Estou decepcionada", aquilo mexeu tanto comigo que nunca mais bebi, hoje faz quase 4 anos que não coloco uma gota de álcool na minha boca e não sinto falta nenhuma, muito que o contrário, me sinto bem por isso e inclusive muitos amigos me elogiam e dizem que querem parar de beber.
Quanto a questão de pessoas oferecerem e as vezes "zuar" por eu não beber, eu não ligo e quando a pessoa é insistente e chata quanto a isso, eu corto contato, aliás eu incentivo meus amigos a pararem de beber, meu melhor amigo está a dois meses sem beber e meu outro colega de faculdade a quase um mês, na minha opinião, amigo de verdade incentiva a pessoa a parar de beber, quem incentiva a beber NÃO é amigo.
Meu deus, vc deve ser mt chato kaksksk
@@fgimp sempre tem um beberrão pra falar abobrinha que nem vc ne kk
@@fgimp ouvir isso de alguém como você é um elogio para mim.
@@alexandrelezan voce é muito chato,nao incentiva o seus amigos a usar uma droga e piorar a sua saude afffff
@@fgimp e vc é o legal, bebê, fuma e trabalha, parabéns.
Informações valiosíssimas e que certamente mudou minha maneira de enxergar a questão. Eu bebo, porém já havia pensado em parar e agora, temos mais um incentivo. Ciência é isso! Observação, teste de hipóteses e uso do método científico. Parabéns pelo canal que até minha mãe segue e adora!!!❤❤❤
Parabéns por estar sempre esclarecendo sobre saude! Vida longa para vc! Gratidão!
Bom dia!
Amei esse vídeo, eu acho que o pior é a dependência do álcool, porque a passoa se torna vulnerável a tudo de ruim.
Exatamente, existe felicidade sem álcool!
Depois de parar no hospital (já era a segunda vez), por causa de beber demais, larguei dessa vida e, quando vou sair, escolho aqueles bares que possuem sinuca, ficando apenas na sinuca. Desde o começo da pandemia, que não consumo álcool.
Quando jovem, principalmente em Carnavais, bebia e até ''tomava porre'', mas sempre pratiquei esportes e o álcool era algo que me fazia treinar mal depois, então há muitas décadas (tenho 55 anos), NÃO bebo nada de álcool, aliás, odeio o gosto e apesar de respeitar quem bebe ''socialmente'', penso que nossa SAÚDE é nosso maior patrimônio, então foco no que faz bem!! Abraço
Ótimo conteúdo. Todo vício busca preencher algum vazio ou algo que está faltando. Muitas vezes é difícil encarar os problemas, mas é só assim que eles são resolvidos. A bebida só mascara o problema e te dá a sensação de estar tudo bem, e te mantém em negação.
Tomar álcool não está diretamente associado com estar viciado e isso serve pra qualquer coisa.
O negócio é fazer exercícios físicos durante a semana e beber somente no final de semana. Tudo tem que haver equilíbrio. Eu faço isso e de vez em quando nem tenho vontade de beber nos finais de semana. Pensem, equilíbrio é tudo!! Abraços.
Nota 💯...pra essas informações tão bem explicada....
Não bebo nada. E sou sempre tratado como estranho ou me perguntam se é religião. Não bebo porque detesto o gosto, simples assim. E me divirto normalmente, então aquela desculpa de beber pra se divertir não cola.
Cada caso é um causo..