PUNIÇÃO PARA A INOCÊNCIA, de Agatha Christie | BOOK ADDICT

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 дек 2024

Комментарии • 108

  • @larissarodriguesdejesus1786
    @larissarodriguesdejesus1786 3 года назад +20

    Mas o final do livro foi eletrizante, gostei bastante

  • @ju9848
    @ju9848 Год назад +3

    🤡Eu jurei que ia ser a Mary, que ódio kkkkkkkkkkkk mas fez muito sentido. Pior que achei fofo o finalzinho.

  • @Reginaldo-Nascimento
    @Reginaldo-Nascimento 3 года назад +12

    Minha teoria era que o Arthur Calgary (que havia perdido a memória) poderia ainda estar com as lembranças incompletas e que depois de juntar as peças perceberia que ele mesmo havia participado do crime. O atropelamento seria uma queima de arquivo.

  • @aryannasilva7006
    @aryannasilva7006 7 месяцев назад

    Vc transformou em palavras o meu incomodo e, assim como vc, deixei passar por achar que esse pensamento é um produto da época e que nossa diva do crime não passou ilesa. Ninguém é perfeito, gente, não tem jeito.

  • @isabelsoares518
    @isabelsoares518 3 года назад +6

    Lembro de ter gostado muito desse livro! Muito bom esse olhar da Agatha, os inocentes sofrerem enquanto não se descobre o culpado. Realmente essas noções sobre maternidade e adoção são beeeeemmm duvidosas hoje em dia. Mas na época em que o livro foi escrito essas ideias eram difundidas e aceitas, então não fiquei chateada com isso, guardei apenas com o enredo em si. Ótima resenha! Beijo, Duda 😘😘

  • @joaovictorbrito3348
    @joaovictorbrito3348 3 года назад +13

    Gostei de algumas partes do livro, mas a questão da adoção também me incomodou. Creio que a abordagem do tema dessa forma foi reflexo da época em que o livro foi escrito (o que não quer dizer que o processo adotivo seja bem aceito de maneira unânime atualmente).

    • @Caroliiiina
      @Caroliiiina 3 года назад +3

      verdade, acho que uma pessoa que foi adotada deve se sentir mal lendo, mas entendo que é um livro muito antigo.

  • @DanAraujoofc
    @DanAraujoofc 3 года назад +10

    Esse vídeo realmente complementou muito minha visão sobre o livro, eu te confesso que não me atentei tanto as problemáticas da adoção, fiquei incomodado com as partes dos meios que foram utilizados para a adoção em si que não percebi o quão mais profundo era. Mas justamente esse clima tenso e pesado, esses sentimentos de uns com os outros foram pra mim sufocantes, a relação da mãe manipuladora, o pai como figura omissa, a relação dos filhos com seus passados, como uns veem os outros, como a questão da cor da Tina é apresentada, sempre reforçando, sempre presente, mesmo sem necessidade tinha alguém apontando as características não brancas da Tina. Enfim, é como você falou, todos os pormenores da investigação do crime foram muito interessantes e válidos mas as relações dos personagens pra mim, a construção deles, foi algo difícil de digerir. Acho que mais que uma família disfuncional, são personagens disfuncionais, perdidos em seus próprios traumas e anseios que não são capazes de se ligarem (e isso de nada tem haver com relação sanguínea).

  • @mariaalinelac9908
    @mariaalinelac9908 3 года назад +11

    Gostei bastante do livro e não suspeitei do Verdadeiro assassino não... a questão da adoção não me incomodou não pois tinha em mente que é um livro de mais de 60 anos....

    • @Na-sp3hb
      @Na-sp3hb 3 года назад

      Eu tbm enxerguei assim...não gostei, mas compreendo o momento...o importante é a reflexão.

  • @filmsgia
    @filmsgia 3 года назад +1

    De todos os livros que eu li da Agatha, esse é sem dúvidas um dos meus favoritos! Não me incomodei com a questão da adoção porque é um livro bem antigo já e naquela época a visão das pessoas era bem diferente, acredito que se fosse escrito hoje em dia, a Agatha não teria feito dessa maneira. Mas eu amei, não sabia em quem acreditar porque nenhum deles era muito normal KKKK era uma família bem estranha né, como você mesmo disse, esse livro tem uma carga emocional enorme, o que deixa tudo ainda mais emocionante e intrigante.

  • @ceciliaminaful
    @ceciliaminaful 3 года назад +7

    Ah Duda, só de ter paisagens inglesas ou escocesas já me encantam! Graças a você comecei a ler Ágatha Christie 😍

  • @rauali
    @rauali 3 года назад +3

    Mas esses diálogos sobre a adoção não chegariam a ser preconceitos dos personagens? Digo isso por duas razões: no caso do Micky o livro mostra como a Rachel foi insensível com os sentimentos da criança. Ela comprou o menino por 100 libras, e ele preferia crescer no lar desestruturado de Londres do que com a família adotiva. E tem também a visão da Tina. Ela era muito grata ao lar que lhe foi dado pelos diálogos entre ela e os irmãos.
    O preconceito sobre a adoção pode ser interpretado como mais uma falha na personalidade do Léo e do médico também. Não necessariamente foi uma mensagem que a autora que passar.

  • @gabriellybentes5730
    @gabriellybentes5730 3 года назад +1

    No início não tava me pegando tanto o livro e daí veio a questão da adoção (que é um local sensível pois quero adotar filhos) e daí detestei essa parte real. Entendi a questão central mas dei 3,5 estrelas por esses problemas 🥺

  • @livrosdothiago
    @livrosdothiago 3 года назад +4

    Adoro a Agatha Christie.. n adoa comprei todos os boxes da colecao dela da Harper Collins..

  • @rocha1808
    @rocha1808 3 года назад +1

    Li esse livro há muito tempo, não lembro direito dele. Vendo o seu vídeo, fui lembrando. Essa parte da adoção é incômoda mesmo, é estranho se deparar com algo assim num livro policial. Acho o título fantástico! O melhor título de um livro da Agatha, na minha opinião.

  • @stella_avidaempapelpolen
    @stella_avidaempapelpolen 3 года назад +1

    Agatha rainha ❤️

  • @alexandrelima3379
    @alexandrelima3379 3 года назад +1

    Estou lendo esse livro... e estou amando ❤

  • @biatrizmelo1397
    @biatrizmelo1397 3 года назад

    Li há um tempo já, mas lembro que me marcou muito!

  • @alemagrini
    @alemagrini 3 года назад +1

    Nossa Duda certeza q a parte do livro sobre adoção c certeza deve ser o pensamento da época q não define a escritora sei lá claro q colocamos muito de nós em nosso trabalho seja na escrita, cinema, arte, porém eu ainda não li nada de Agatha então não posso julgar, mas certeza q fiquei c muita vontade de ler e essa capa maravilhosa aff linda demais, amei o vídeo Duda amei muito beijos 😘

  • @suzanagoulart3515
    @suzanagoulart3515 3 года назад

    Adoro esse livro

  • @erlinhasantos7592
    @erlinhasantos7592 3 года назад +1

    Duda falando sobre Agatha para aquecer o coração ❤️

  • @Reginaldo-Nascimento
    @Reginaldo-Nascimento 3 года назад

    Você foi muito precisa em sua análise. Como também amo a Agatha Christie, fiquei muito feliz em constatar sua autonomia crítica e pertinente discordância dos posicionamentos apresentados no livro, que acredito que devem refletir os da própria autora.. Questões relacionadas a adoção devem ter provocado divergências e alimentado preconceitos que sobrevivem ao tempo. Curiosamente os ingredientes do livro: um um dos cônjuges assassinados, vários filhos adotados, mistérios em família, me lembravam o tempo todo o caso da deputada Flordelis.

  • @jessicabarros8986
    @jessicabarros8986 3 года назад +1

    Oii Duda!! Eu dei 5 estrelas e favoritei Punição, mas realmente eu nao me toquei nesse ponto que tanto te incomodou e lhe dou toda razão, caso contrário nem teria favoritado. Muito bem observado, amei a resenha

  • @larissarodriguesdejesus1786
    @larissarodriguesdejesus1786 3 года назад +2

    Oi Duda! Tb não gostei desse paralelo feito com os gatos. Achei preconceituoso demais!
    Eu acho adoção uma forma de amor incrível, e fiquei meio chocada.

  • @gisellecorrea1820
    @gisellecorrea1820 3 года назад +1

    Minha notificação preferida ! ❤
    Duda, a questão da adoção também me incomodou bastante ,ainda mais que faço parte de um grupo que ajuda mensalmente a 2 orfanatos. Antes da pandemia ,além da ajuda financeira ,fazíamos visitas e convivendo com a realidade do abrigo a gente consegue ter uma visão mais ampla sobre o tema . Por exemplo ,tem criança abandonada por nascerem com alguma deficiência, outras foram retiradas do lar pela polícia devido a violência doméstica. Então é bem o que você falou, precisa ter sim uma adaptação pras crianças conseguirem superar o trauma do abandono . No mais o enredo do livro é ótimo.

  • @julianapimentelmasela2695
    @julianapimentelmasela2695 3 года назад

    Duda!! Eu li o livro por conta do seu vídeo das leituras do mês rsrs. Sou fã da Agatha Christie 💜. Eu gostei bastante do livro e algumas partes que me incomodaram eu refleti pensando que no fundo a humanidade precisou e precisa evoluir muito com relação a esses aspectos psicológicos. Boa parte da sociedade, ainda hoje, acredita que pelo fato de ser uma família, todos devem pensar ou agir de maneira igualitária. Saiba que eu adorei suas observações, foram muito interessantes. Obrigada pelo seu trabalho!!! 👏🏻👏🏻🥰💐🌻😘😘

  • @daniellegoncalves1990
    @daniellegoncalves1990 3 года назад

    Obrigada, Duda! Tbm sou mto fã da Agatha, mas adoro que isso não te leva a fazer vista grossa quanto a pontos problemáticos na obra dela. Isso não tira o mérito dela como escritora. Segue sendo minha autora favorita. Mas não é por isso que devemos passar pano e nos isentarmos de críticas. Parabéns pelo trabalho!

  • @adrianaalvesdeoliveiragome190
    @adrianaalvesdeoliveiragome190 3 года назад

    Adoro suas explicações. Vc é d+ 😍

  • @guilhermebarros1063
    @guilhermebarros1063 Год назад

    Sempre que eu ler um livro da Agatha vou vir aqui e ver um vídeo seu Duda.
    Excelente livro esse.
    Spoilers abaixo:
    Eu suspeitava de Gwenda Vaughan,eu fui folhear o livro e vi que a Hester ficava com o Calgary,de modo que não tinha sido ela.Na mesma pagina vi sobre a Tina ir pro Golfo Pérsico e também vi nas notas que o carro dela foi visto pela testemunha e tive muito medo de ter pego spoiler.Então o Micky falou sobre a viagem ao Golfo Pérsico e eliminei ela.
    Fui olhar os comentários,só que como a maioria falava sobre o problema da adoção e tal tal(isso não me incomodou em nada)Passando um olho por um comentário vi "a verdadeira culpada"então eliminei os homens e as outras(eu também vi que não foi a Mary Durrant)então só sobraram dois:Gwenda Vaughan e Kirsten Lindstrom.Não me surpreendi muito,pois a Kirsty era a mais nervosa e surtada,de modo que eu suspeitava que ela não seria,mas fui enganado.

  • @marcelaazevedo6232
    @marcelaazevedo6232 3 года назад

    Eu gostei do livro no geral Duda, mas a questão da maternidade me incomodou bastante também!!

  • @elanearaujo2222
    @elanearaujo2222 3 года назад +2

    Li mês passado e também fiquei incomodada com como é colocada a questão adoção

  • @heldergatti3985
    @heldergatti3985 3 года назад

    Que maravilhoso ver este seu video com tanta sensatez e sem deslumbramento. Só me dá mais certeza de que você realmente merece cada um dos seus inscritos. Assim como você, eu sou fã de Agatha Christie. LI dezenas de livros dela durante minha adolescencia, mas acho que nao tinha lido Punição Para Inocencia. Ai ano passado quando saiu a versao da Harper Collins vi um video da Bel Rodrigues tendo surtos de que o livro era maravilhoso e fiquei curioso. Mas infelizmente para mim este livro deveria ser abolido da bibliografia desta autora tão maravilhosa. Hoje em dia este livro não teria sido publicado, pois a visão de Agatha Christie aqui é extremamente ruim e preconceituosa. Vendo seu video agora eu fui lembrando dos sentimentos de enjoo que estes mesmos trechos me trouxeram, e como vc disse, o que mais me assustou no texto é que os pensamentos não vinham somente de um personagem, mas de todos. Acho que o unico personagem do livro que nao é preconceituoso era o medico que vem inocentar o criminoso. Juro que li este livro querendo que o final fosse igual ao Expresso do Oriente, pois para mim personagem nenhum ali valia a pena. Sendo assim, a impressão que fiquei é que aquilo na estava ali para nos chocar, mas é sim um pensamento real da autora, o que me deixou muito triste, pois nunca tinha visto nada de Agatha que me fizesse ve-la como uma velhinha metida e elitista. Até me perguntei: Será que eu envelheci e só agora estou vendo este lado da autora?? Será que sempre fui cego? Confesso que fiquei com medo de voltar a ler seus livros após Punição para Inocencia, e digo que se tivesse sido minha 1a experiencia, nunca mais leria nada dela. Em tempos de Cancelamento de JK Rowling , Monteiro Lobato e afins, este livro para mim é uma mancha negra no passado de Agatha. E fico muito feliz que vc tenha mostrado claramente este lado. Parabens por seu trabalho e continue assim. Admiro demais suas simpatia e inteligencia. Ah , e só para avisar, eu nao vivo sem esta velhinha. Fiquei com o pé atras, mas já fiz as pazes com ela, pois mes passado reli MOrte No Nilo e aquilo é uma obra de arte. Este mês estou lendo A Casa no Penhasco. Poirot com seu ego no 220, mas está divertido.

  • @carinalopes5575
    @carinalopes5575 3 года назад

    Vou começar daqui uma ou duas semanas, vou ver o que acho. Exelente vídeo💕😊

  • @ingriddirgni2010
    @ingriddirgni2010 3 года назад

    Tava querendo livros sobre esse tema. Gratidao.

  • @luziafariavieira4886
    @luziafariavieira4886 3 года назад +2

    Duda, eu entendo q na verdade, era uma visão sobre a adoção naquela época. Hj vivemos outro realidade e digamos q até outro mundo, se compararmos. E te digo mais, ainda existe muito gente com este pensamento viu?!! Não estou dizendo aqui, q não incomoda está visão do livro não, apenas entendi q esta era a visão do assunto na época.

  • @pietratrindade4123
    @pietratrindade4123 3 года назад

    tava esperando por esse video 😍😍😍🥰

  • @gabrielaferreira3335
    @gabrielaferreira3335 3 года назад

    Amei o vídeo Duda!!! Será minha próxima leitura ❤

  • @terezacristinasilvasantos3696
    @terezacristinasilvasantos3696 3 года назад

    Duda quando li pela primeira vez na alguns anos atrás fiquei perdida ano passado reli esse livro na minha opinião como Agatha faz em muitos casos dela a situação toda do assassinato foi por causa da pessoa do jeito de ser da Rachel pra mim o jeito que ela falava sobre as famílias dos filhos adotivos era um absurdo ela achava que tinha salvado a vida deles mais ao contrário pra mim ela destruiu a deles e em consequência a dela.

  • @adrianacavalcante8501
    @adrianacavalcante8501 2 года назад +2

    Eu achei que fosse Mary com sua personalidade meio psicopata rsr mas depois de revelar o verdadeiro assassino, ficou claro que não peguei as pistas 🤦🏽‍♀️😅

  • @thegiologia
    @thegiologia 3 года назад +1

    Duda, concordo totalmente com você! A forma como a adoção foi abordada me incomodou demais, achei muito problemática, até por ficar voltando a esse tipo de pensamento preconceituoso em diferentes conversas e situações. Fiquei com raiva de vários personagens. No geral eu gostei bastante do livro, considerando que a construção do mistério em si foi muito boa (acertei parcialmente), mas teria gostado mais se não fosse esse problema.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +3

      Exatamente isso! É louco pensar que há poucas décadas o mundo era tão chocantemente preconceituoso em vários sentidos (esse era apenas um deles). E que ainda temos muito a evoluir como sociedade!

  • @marcelaribas
    @marcelaribas 3 года назад

    Duda falando sobre um dos livros da nossa Rainha Agatha, como não amar?
    No momento estou lendo O Cavalo Amarelo.
    Esse também está na minha Lista de Desejos.

  • @yasminecastro7838
    @yasminecastro7838 3 года назад

    Nossa eu ouvi o audiolivro em inglês e além dessa questão toda errada da adoção, ainda tem vários momentos que o Phillip é referido como inválido, a própria Mary fala isso. A tradução deu uma melhorada nisso. Ainda assim é uma ótima história e não suspeitei do assassino.

  • @Sherlika_Gregori
    @Sherlika_Gregori 3 года назад

    Excelente resenha, Duda. Ontem eu comprei uma edição de 1952 da Ágatha Christie . Se vc tiver interesse em livros dela de edições antigas, em inglês, me dá uma dica que eu tentarei mandar uma pra vc .

  • @tiagowellingtonmacedodeoli5960
    @tiagowellingtonmacedodeoli5960 3 года назад +1

    Vemos que a adoção é muito mais complexa, a falta de empatia com o Jacko, que desde o início percebi que era inocente e os "irmãos" nem se importaram.

  • @anaclaudiagoncalves7394
    @anaclaudiagoncalves7394 3 года назад

    No início de Anne de Green Gables essa visão de adoção é relatada da mesma forma.

  • @danielacarvalho300
    @danielacarvalho300 3 года назад

    Achei uma trama mais "inédita" de AC, gostei bastante mesmo e reconheço tbm que algumas partes são ruins de ler mesmo..mas sim a história é boa!

  • @marcellevelasco4092
    @marcellevelasco4092 3 года назад +2

    Estou usando tua playlist pra me guiar, quero ler em ordem cronológica também.
    Teu canal é top demais 💙

  • @janainadobbeckfiorini1028
    @janainadobbeckfiorini1028 3 года назад

    Tambem li este livro este mês com voce. Interessante seus comentarios Duda, e realmente as visões sao bem antiquadas, mas acredito que nos temos que avaliar o contexto quando o livro foi escrito. Em 1958 imagino que a visão sobre adoção tenha sido esta ou parecida com esta mesmo. Acho que esta eh uma area que "evoluiu" muito. De qualquer forma ainda ha grandes discussões sobre o tema "nature x nurture", ou seja, quanto de nos (de nossa personalidade) vem de DNA e quanto vem da nossa criação. Nao eh uma questão "fechada" de forma alguma. Ate que gostei do livro mas nao eh dos meus favoritos dela.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад

      Olá! Sim, até menciono no vídeo que sempre acho o tema interessante (O que nos faz bons ou maus, a natureza x ambiente), mas no livro misturaram o tema com uma visão rasa, sem sentido e preconceituosa sobre crianças adotadas, juntou tudo num bolo só e deturpou o que seria, de outro modo, interessante! E com certeza a época contou muito pra isso.

  • @josifabri1842
    @josifabri1842 3 года назад

    Infelizmente Duda, eu ouvi não há muito tempo frases que não estão distantes do pensamento da época do livro. Coisas como "mãe de verdade é a que gera", "filho/a adotado/a não é da família de verdade", e que a pessoa vai se tornar "revoltada" por ter sido adotada. Ou até dizer que, se a pessoa tomar um caminho problemático, é por causa da "origem" dela. E sabe o que é pior? Ouvi isso também de uma tia minha que era freira. Triste demais.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +1

      Triste d+ que as décadas passam, o século muda, mas vários tipos de preconceito permanecem.

  • @somarmulti3970
    @somarmulti3970 3 года назад

    💐

  • @leonardocorrea7651
    @leonardocorrea7651 3 года назад +8

    Levei um susto com você postando o vídeo no exato momento que eu estou assistindo a minissérie de Punição Para a Inocência na Globoplay

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +1

      Hahaha vou começar a ver a série depois! Tá gostando?

    • @leonardocorrea7651
      @leonardocorrea7651 3 года назад

      @@EduardaMenezes tô gostando sim, nunca li o livro. Não dá pra saber que rumo os personagens vão tomar, alguns arcos interessantes, entre passado e presente.

    • @Alinetolottib
      @Alinetolottib 3 года назад +1

      Assisti a série após ler o livro por curiosidade. Beeeeem diferente do livro, viu? Não é ruim, a produção é ótima, mas a história é bem diferente! :/

    • @leonardocorrea7651
      @leonardocorrea7651 3 года назад +1

      @@Alinetolottib eu vi o começo do vídeo da Duda. Vou ver inteiro depois de terminar a série. Mas pelos primeiros minutos eu já vi que tá bem diferente mesmo

    • @smurff9301
      @smurff9301 3 года назад +3

      a serie é bem produzida, os atores são muito bons mas não gostei por ser super diferente do livro. até o assassino é diferente kkkk

  • @Na-sp3hb
    @Na-sp3hb 3 года назад +1

    Um bom livro, achei o começo arrastado (por isso não dei 5 estrelas), mas tem um final muito bom mesmo. Sobre as passagens problemáticas, eu entendo que é um livro antigo e contém pensamentos que são ultrapassados ou preconceituosos. A sociedade está sempre evoluindo. Faz parte essa discussão. No Sherlock Holmes tem passagens ainda piores, bem xenofobicas. Fazia parte do contexto da época, infelizmente. Por isso não tive raiva do livro, só não aplico esse pensamento a minha vida. Sobre os personagens, só gostei do Micky...os outros são dissimulados, egoístas e frios, com uma mãe nada certa das ideias e um pai passivo ou até mesmo omisso. Isso daria merd*, mesmo com esses meninos sendo filhos adotados ou biológicos, como na Casa Torta. O ambiente privilegiado não supriu muitas carências, ela criou cada filho como se fosse uma máquina...os pais tbm levam culpa por esse desastre. O que não gostei foram os casais formados ao final, achei forçado...até meio besta. Desnecessário, dona gata triste. 😂😂😂

  • @AlexandreVicenteRegoSilva
    @AlexandreVicenteRegoSilva 9 месяцев назад

    Gostei muito do canal! Sei que estou 2 anos atrasado.... mas queria pergunta uma coisa, se você sabe qual o nome do livro em que Poirot se suja todo a procura de uma pista, acho que é no porão de uma cozinha, ele brinca com Hastings que sempre resolve as coisas pensando, mas nesse caso ele teve que por a mão na massa... queria relê-lo mas não lembro o nome do livro!! Vc sabe?

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  9 месяцев назад +1

      Oii
      Não tô lembrando 🥲
      Mas da uma olhada no link que lista a obra completa que sempre deixo no box do vídeo. São poucos os casos de Poirot com o Hastings, e, com exceção de Cai o Pano, todos no início da carreira de Agatha. Fica fácil de achar. A lista desse link menciona se o Poirot tá com o Hastings no livro!

  • @Alinetolottib
    @Alinetolottib 3 года назад

    Duda, também senti bastante aversão a todos preconceitos com a adoção e também com a cor da Tina, citada várias vezes no livro. Mas eu "relevei" por, na minha cabeça, ter entendido que a Agatha quis colocar essas pessoas com todos preconceitos mesmo, até para duvidamos do caráter deles (?), além da mentalidade absurda da época. Não sei, me veio tudo isso em mente durante a leitura. Talvez eu tenha me colocado esse pensamento para não odiar o livro, porque eu estava amando rs. Mas sim, fica difícil defender porque não tem o contraponto, né? De toda forma eu amei a trama e também gostei do desfecho!

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +1

      Sim, a época sempre conta muito, com certeza! E também adorei em vários sentidos, apesar dos problemas!

  • @deh.dezaeza
    @deh.dezaeza 3 года назад

    Eu gostei muito da história que a Agatha criou, mas não nego que me irritei com algumas coisas...
    Sim, a questão com a adoção é uma delas, além de que os contanstes comentários sobre a cor da Tina e a xenofobia de uma forma geral me incomodaram MUITO! Sei que são pontos condizentes com a época em que foi escrito, mas que incomoda, incomoda 😕🤷🏽‍♀️
    Mas o livro ainda merece o reconhecimento pela atmosfera que é fantástica! 🤎

  • @sue9801
    @sue9801 3 года назад +1

    O primeiro livro que li dela, gostei.
    Nem suspeitei 🤦🏻‍♀️

  • @barbarajanainamatosdeolive6085
    @barbarajanainamatosdeolive6085 3 года назад +1

    A única personagem que me afeiçoei foi a Tina( apesar da escolha altamente questionável para homens) me incomodava bastante com os demais personagens reforçando constantemente que ela era uma mestiça e blá blá blá. No final, a "mestiça" era a mais agradável.Duda não sei você mas no início eu acreditava fortemente que era a Mary devido a Agatha ressaltar em vários momentos como a não sentia afeição por ninguém, lembrei na hora de "Menina má" e pensei que a morte daquele outro personagem seria seu ciúme falando mais alto. Comecei a desconfiar da verdadeira culpada quando citaram cúmplice e que o Jacko era sedutor de senhoras. Não achei a solução do caso forçada, pra mim a única coisa estranha no final foi o romance relâmpago. O livro teria sido uma obra prima se não fosse as partes preconceituosas tanto as referentes a adoção quanto as outras etnias. Um detalhe que me incomodou bastante foi como explicaram logo que Mary era uma "linda criança loira" como se suas características europeias eram a única razão de sua beleza.

    • @Caroliiiina
      @Caroliiiina 3 года назад +1

      Realmente, o romance foi difícil de aceitar.

  • @nubiafabino1086
    @nubiafabino1086 3 года назад

    A Agatha expõe os pensamentos da época e depois mostra que isso tudo tá errado assim como faz com o preconceito com estrangeiros sofrido pelo Poirot.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +2

      Eu só não senti que ela mostrou esse lado de que estava errado, nesse caso. Queria muito ter visto isso! Mas entendo que era um pensamento comum ao período.

  • @tanialima2101
    @tanialima2101 3 года назад

    Achei esse livro meio lento e cansativo.... Amei o vídeo. Vc é mto linda seu sotaque é lindo.

  • @tiagowellingtonmacedodeoli5960
    @tiagowellingtonmacedodeoli5960 3 года назад

    Duda, mencionei você em um comentário, a minha impressão era do suspeito previsível, você concorda?

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +1

      Nesse livro? Passei boa parte do livro sem atinar para o culpado, conseguiu manter o suspense.

    • @tiagowellingtonmacedodeoli5960
      @tiagowellingtonmacedodeoli5960 3 года назад +1

      @@EduardaMenezes ao meu ver, tava na cara que o Jacko não era inocente, e que precisava de uma cúmplice, mas, o fato de nenhum dos "filhos" gostava da sra Argyle e tinham um pretexto para querê-la longe.

  • @adrianaalvesdeoliveiragome190
    @adrianaalvesdeoliveiragome190 3 года назад +3

    Duda, nem vou ler, pois tenho uma filha adotiva e isso vai totalmente contra a realidade. Já detestei. 😪😪😪

    • @heldergatti3985
      @heldergatti3985 3 года назад +2

      Realmente acho melhor vc nao ler, pois vai passar raiva. Tem muita coisa melhor da autora para ler. Aqui ela deu uma deslizada em sua carreira.

  • @avanalucena8031
    @avanalucena8031 3 года назад

    Comprei livros de Agatha Christie porque você sempre falou que ama os livros dela e geralmente amo suas indicações, mas confesso que não gostei muito. Mesmo respeitando os anacronismos, achei algumas coisas tão absurdas que não consegui engolir. Alguns personagens esnobes, racistas, misóginos, dentre vários outros tipos de comportamentos preconceituosos. Infelizmente não gostei muito de vários livros dela.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +3

      Aaa pena que não curtiu tanto! :/
      Eu sempre achei a Agatha muito certeira nos defeitos e desvios de caráter típicos do ser humano em sociedade, até por possuirem esse caráter psicológico. Especialmente numa época em que os preconceitos eram ainda mais arraigados do que hoje!

  • @leticiacarvalhodemello1454
    @leticiacarvalhodemello1454 3 года назад

    Acho que não se deve julgar a autora a respeito da forma como foi tratado o tema da adoção. Tem que ser levado em conta a época em que foi escrito o livro e a classe social dos personagens. Achei que você foi muito crítica nesse ponto. Não se deve apagar a história para se escrever uma nova.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад

      Olá! Mas eu concordo (e muito) que a época tem peso nisso tudo, tanto é que mencionei isso também. Porém esses questionamentos ultrapassados seguiram aqui como base psicológica na história (e já perdeu a atemporalidade), tornando o que poderia ser incrível em algo raso. Ainda assim, adorei o livro, como disse. Se fosse escrito hoje em dia, não diria isso!

  • @rafadidis3944
    @rafadidis3944 3 года назад

    Esperando por esse vídeo kkkkkkkkkkk

  • @wagner9307
    @wagner9307 3 года назад +3

    Excelente vídeo, Duda!
    Há spoilers abaixo
    .
    .
    .
    É um dos meus livros favoritos da Agatha. Dou 4,5/5 tendendo pra 4/5
    Eu simplesmente amei toda a construção familiar e essa relação desconfiada entre os parentes com uma ambientação tensa. O miolo do livro é o que mais me prendeu e sempre queria saber mais e mais. Sem contar que é um livro que de cara que você toma todo mundo como suspeito.
    Só me incomodava mesmo que os momentos com a Tina eram um tanto quanto repetitivos
    Para mim o problema da obra é o final, envolvendo da pré-revelação do crime até o fim da obra. Calgary começa a relatar fatos parecendo que era ele quem estava presente durante a conversa de Jacko com a Kirsten quando planejavam o crime. Sem contar que parecia ter tirado tais conclusões muito precipitadamente. Pouco antes disso, eu simplesmente acho inadmissível em como Tina leva uma facada que passou perto do coração (com a arma presa nela) e o Micky não vê.
    Carai, uma facada.
    E a pós-revelação totalmente nada a ver com um início de romance tirado da bunda. Só ganha do final de Hora Zero
    Sobre a revelação, eu adivinhei nos últimos momentos. Desconfiei várias vezes do Phil (o pobre cadeirante nunca teria feito isso pipipi popopó), mas quando Kirsten estava parada na sua porta dizendo para Tina que ia entrar, saquei tudo na hora. Porém isso se deve mais ao fato de ser um artifício já utilizado pela autora do que percepção própria.
    Mas enfim, ótimo vídeo. Eu leria super de boas um livro em que Agatha discorresse a respeito de dramas familiares (coisa pra mim que ela sempre acerta, como em Hora Zero citado anteriormente).

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +2

      Haha sim, Agatha arrasava nesses mistérios/intrigas familiares! Sobre a facada, entendi que foi pelas costas, por isso Mickey não viu. Ela vinha andando em sua direção, atordoada e passando mal. No geral, também curti bastante! Tinha potencial pra virar favorito, não rolou, mas ótimo, ainda assim!

  • @tiagowellingtonmacedodeoli5960
    @tiagowellingtonmacedodeoli5960 3 года назад

    Várias coisas são ingredientes para todos serem considerados suspeitos, nenhum deles gostava da sra Argyle, por mais que ela tivesse condições econômicas, não era tão presente afetivamente.

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 3 года назад

    Oi Duda, imagino que uma adoção naquela época, era vista assim - de forma jocosa até - e por curiosidade, fui pesquisar: www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/adocao/contexto-da-adocao-no-brasil/historia-da-adocao-no-mundo.aspx
    aqui no Brasil, até 1977 os pais que quisessem "devolver" a criança, poderiam fazê-lo juridicamente falando.......

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +2

      Sim, triste né! Por isso também comentei no vídeo que eram outros tempos, a gente invariavelmente vai encontrar coisas que incomodam em livros mais antigos. Acho importante apontar e refletir sobre, mas a época deve ser levada em consideração também.

    • @marciabritto2113
      @marciabritto2113 3 года назад

      @@EduardaMenezes se as pessoas daquela época vissem nossa atualidade na forma de se vestir, por exemplo, iriam achar que o apocalipse estaria próximo, não é?

  • @italogabrielmotadossantosg2086
    @italogabrielmotadossantosg2086 3 года назад

    ♥♥♥🌈

  • @linda76891
    @linda76891 3 года назад +1

    Ficou parecendo que a Agatha era contra adoção, não via com bons olhos.

  • @tiagowellingtonmacedodeoli5960
    @tiagowellingtonmacedodeoli5960 3 года назад

    O Jacko tinha motivo para matar, o dinheiro pedido e negado, as dívidas constantes, o problemático previsível.

  • @arthurfreitas2310
    @arthurfreitas2310 3 года назад

    Não gostei desse livro. Eu,como fã de Agatha,acho um de seus piores livros que li até o momento.
    ALERTA DE SPOILER DOS LIVROS : 🚨🚨🚨
    •PUNIÇÃO PARA A INOCÊNCIA
    •MORTE NO NILO
    •13 a MESA
    Agatha quis aqui colocar a pessoa mais óbvia como a culpada,porém de forma muito,mas muito mesmo,forçada e implausível. Em Morte no Nilo e 13 à mesa,livros que eu gosto MUITO,ela colocou os assassinos mais óbvios como de fato os criminosos. Porém o final de Punição para a Inocência é preguiçoso e muito previsível,o único jeito de ter plot twist era colocando o próprio Jacko como assasino.
    Além das questões problemáticas do livro,em relação a adoção.
    Não consegui gostar de nada desse livro,parece uma versão desatrosa de “A Casa Torta(um dos meus preferidos)”

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +1

      Poxa, mas acontece hehe! Eu gostei bastante! Fiquei fascinada pela atmosfera, suspeitas e intrigas. E curti o desfecho, achei plausível e possível, bastava um cúmplice pra tudo se explicar! E ia bem de acordo com o que todos esperavam/comentavam sobre o Jacko.

    • @arthurfreitas2310
      @arthurfreitas2310 3 года назад

      @@EduardaMenezes é,mas infelizmente não funcionou pra mim. O próximo livro “Um gato entre pombos” ainda não li,é um dos 6 romances que me faltam com o Poirot. Ansioso

  • @victoraka.goodwin8222
    @victoraka.goodwin8222 3 года назад

    Foi o meu terceiro pior livro do ano passado. Eu quase que desisto de ler

  • @Adrirruda
    @Adrirruda 3 года назад

    First!!!

  • @toddsimpson9624
    @toddsimpson9624 3 года назад +3

    Coment com SPOILER
    '
    '
    '
    Diferente do outro favorito da Agatha(A Casa Torta), eu adorei esse livro. Achei muito envolvente, a atmosfera muito boa e a "investigação" mesmo sendo abordada de forma bem diferente, me prendeu muito. Philip melhor personagem.
    Mas 3 coisas me incomodaram muito:
    A primeira é a que vc citou, Agatha claramente argumenta CONTRA a adoção através dos personagens, é lamentável.
    A segunda é o final que eu achei muito mal trabalhado, a revelação nao teve impacto nenhum! Sendo que se tivesse focado no fato do Jacko ser de fato culpado, eu teria ficado chocado. E a mulher ter saído ilesa foi tosco.
    A terceira foi o personagem do Dr Calgary, muito mimizento!
    De resto adorei o livro, ta no meu top 20 ou 25.

    • @EduardaMenezes
      @EduardaMenezes  3 года назад +2

      Eu gostei do personagem do Calgary! kkkk e não acho que Kirsten tenha saído ilesa, penso que só não foi mostrado como em outros livros! A atmosfera é realmente incrível!

    • @toddsimpson9624
      @toddsimpson9624 3 года назад +1

      @@EduardaMenezes Eu esqueci de falar que achei pouco compatível com a personalidade dela ser cúmplice do crime, não consegui visualizar isso na personagem mesmo já sacando que era ela desde que o Philip morreu. Mas achei muito ???? não ficar claro o final dela.

    • @barbarajanainamatosdeolive6085
      @barbarajanainamatosdeolive6085 3 года назад +1

      @@toddsimpson9624 Só esqueceu de outro detalhe incômodo: as várias falas de quase todos os personagens acerca da cor da Tina, como se isso a tornasse mais propensa a ter um caráter duvidoso. E justo ela foi a única personagem que me afeiçoei.
      P.S: Por que quase todas as personagens femininas da Agatha se apaixonam por homens de caráter duvidoso? Fico preocupada com o futuro da Tina ao lado do Micky.