Respondendo sua pergunta: os colonizadores impuseram sua força. Tinha mais tecnologias (naquela época já habiam armas de fogo), usaram a rivalidade de tribos nativas do Brasil, incentivando confrontos, com o intuito de enfraquecê-las. Por fim, tambem vale ressaltar as doenças trazidas pelos portugueses. Tais enfermidades dizimaram muitos nativos. Resumo básico do que houve e porque eles tiveram sucesso na conquista da terra "Brasilis".
Exatamente. Hoje certas doenças são tratadas como coisa pequena graças aos avanços da medicina, mas a gripe, a varíola, o sarampo, a febre amarela e outras doenças virais mataram milhares de índios num espaço de poucos anos. Sem contar que o Brasil tem esse tamanho mas essa divisão é totalmente arbitrária e sem feitos práticos, já que até 200 anos atrás a Amazônia e outros territórios brasileiros ainda eram muito pouco explorados e quase intocados. Portugal conseguiu segurar o espaço mas a sua presença era muito mais forte nas terras próximas ao oceano Atlântico (Não à toa estão lá as maiores e mais velhas cidades, enquanto do outro lado do país as cidades tem 80 anos, por exemplo.
@@josealmeida3231 Essa informação está incorreta amigo. O extermínio indígena praticado pelos portugueses matou milhões de pessoas nativas. Os dados apontam hoje que haviam entre 3 a 5 milhões de indígenas no território brasileiro. Recomendo muito o livro 1499 de Reinaldo José Lopes, ele se aprofunda muito no tema e da uma noção do tamanho do golpe contra os povos originários foi a colonização do Brasil.
@@XorxeBueno Não existiam nenhuns milhões ! Informe-se junto dos historiadores brasileiros !!! Mais lhe digo que os portugueses...nos sec XV e XVI... aportaram a muitos lados, e sempre respeitaram os povos indígenas !!! Sós os brasileiros do sec, XXI, cuja maior parte é descendente dos emigrantes que foram para o Brasil a partir do sec XIX, vem agora armados em defensores....do indefensável...e sem qualquer justificação plausível !!! Realmente...zucas e tugas...têm que manter as distâncias...para bem de todos ! Brasileiros fiquem no Brasil...que os tugas ficam-se pela Europa !!!
@@jeansantos3552 tupinambás eram canibais assim como outras tribos que também subjugavam as tribos conquistadas. Pior acontecia com os incas, maias e astecas. Agora, existe 50 milhões de escravos no planeta, o maior número já existente, que ficam quase na totalidade nos dois continentes MENOS BRANCOS, MENOS EUROCÊNTRICOS e MENOS OCIDENTALIZADOS. Portando, enfia sua emoção antiocidente no mesmo lugar onde você se enfia seu supositório de soja. Valeu
e principalmente os indigenas tambem tinham tretas entre si e os colonizadores falavam " a gente mata os inimigos de voces e voces ajudam a gente" mas ai esses mesmos indigenas que ajudaram eram escravizados ou morriam pelas doencas como voce falou
@@devforfun5618 atiram tantas pedras aos mortos, que se esquecem que o Brasil originou cinquenta milhões de pobres no século passado, apesar de imensamente rico, e que os pobres continuam em sofrimento
É uma ironia. Bem ácida, mas verdadeira. O último, sobre escravi... e sobre a mulher, é porque realmente tem pessoas que pregam isso. Que os povos originários do Brasil se autoeliminaram, que os africanos que contribuiram para a escrav... e que as mulheres são responsáveis pela forma como são tratadas. É uma crítica a essa forma de pensamento.
mas vc não refletiu direito, pois foram teus antepassados que vieram para cá, ou seja, é tua culpa, e pior ainda que ela e e sua família, pois permaneceram no país europeu, enquanto teus ascendentes além de se beneficiar das riquezas da nova terra, ainda vieram para cá e tomaram posse de alguma gleba de terra. Está claro agora?
Se você ficou curiosa sobre a história do Brasil, há uma série de vídeos intitulada "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro. São 10 episódios de 50 minutos cada, é uma verdadeira aula de história do início ao fim, fala sobre toda a nossa origem e construção do Brasil: desde a raiz indígena, a influência lusitana, africana, árabe e tudo o mais. Super recomendo!
Fico me perguntando como seria a evolução dos povos originários se não tivesse havido a colonização…fico muito curiosa, eu não estaria aqui pois sou neta de espanhol, mas queria realmente saber! Não sei se tem pesquisas ou simulações, imagina, povos que não usariam fábricas nem armas de fogo, talvez? Seriam a população mais saudável ecologicamente falando? Talvez a única população que sobreviveria pós aquecimento global ou que pelo menos conservaria parte do planeta? Enfim, apenas um questionamento.
@@Sucoaturdido então pode ver como vivem as pessoas das tribos na Amazónia que não passaram pelo processo da miscigenação seriam seguramente assim De relembrar que com os portugueses, o território que viria a ser o Brasil passou em 300 do nível de caçadores coletores para a civilização dos séculos XVIII e XIX, o que na Europa levou milhares de anos a acontecer são habitantes atuais do Brasil que deixam os índios na pobreza nos seus aldeamentos sem escolas, hospitais e outras infraestruturas
12:20 o humor tá justamente no absurdo que é isso, porque tem gente que defende que não existiu a escravidão como descrita, e sim que os proprios africanos se vendiam como escravos...
Mas eles tinham guerras entre si, e conquistavam as outras nações. Os conquistados eram vendidos pelos próprios conquistadores (africanos) a outros povos. Essa prática existiu em toda a história da humanidade, não somente durante esse período, sendo que o Reino de Daomé foi o principal comerciante de escravos. Nada disso é absurdo 🤷♀️ Tudo isso existiu em toda a história da humanidade, INCLUSIVE na África
@@beatriznobrega736 Sempre existiu Escravidão por dívida, escravidão por guerra, escravidão por sistemas monárquicos. A escravidão em massa virou comércio somente a partir das colonização das Américas por Inglaterra, Espanha e Portugal. Portugal passou a incentivar as guerras entre as nações africanas, financiar e fornecer armas para grupos que passaram a capturar outros povos apenas com essa finalidade.
@@beatriznobrega736 o que você não entendeu, é que a escravidão baseada no r4cism0 é exclusividade dos colonizadores... E suas consequências m4t4m pessoas até hoje, todos os dias, em todo nosso país. A desigualdade social brasileira está estruturada no r4cism0 que construiu o nosso país.
@@beatriznobrega736 o conceito de escravidão pré capitalista é totalmente diferente daquilo que entendemos como escravidão hoje em dia. Em nenhum momento existia a mercantilização da vida humana, em.nenhum momento anteriormente se considerava um.escravo como sub-humano e que todos os seus descendentes fossem considerados animais. Não se pode generalizar o conceito de escarvidão assim, no mínimo é ser assíncrono e desconhecer a história
26 дней назад+1
Uma coisa anula a outra? O que se ensinava na minha época era que os países europeus colonizavam territórios na África e escravizavam a população local, inclusive fornecendo os escravos a outras colônias. Há quem diga aqui no Brasil que os portugueses nem saíam dos navios, mas isso é absurdo, coisa de quem quer reescrever a história com base em opinião sobre fato isolado - a conta simplesmente não fecha, será que na África haviam tantos prisioneiros de guerra assim para serem vendidos aos europeus? E mais recentemente, no final do século XIX, não houve até uma guerra porque alguns países mais novos queriam ter colônias na África assim como seus vizinhos (dentre outros motivos)?
O humorista não quer só arrancar risos da platéia! O humorista causa uma reflexão profunda na população de modo geral. Quanto mais refinado o humor, mais chocante é a realidade. Essa última sketch chamada de escravizados, trata de como os coronéis do nordeste reproduzem uma falácia gigantesca de que não houve escravidão no Brasil. Por isso a importância de tais vídeos, para abrir espaços para debates e melhorias nos campos filosóficos e intelectuais nas relações humanas.
Que coronéis do nordeste, meu filho? Vá se informar melhor. Na realidade, existem movimentos, que não sei se surgiram nos EUA, que dizem que a escravidão foi benéfica ao povo negro. Palavras, inclusive, utilizadas pelo ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. E o próprio Bolsonaro já disse que os portugueses nem pisaram na África e que eram os negros que entregavam os negros.
É. E não é militante não, só tirando sarro da burrice de umas "teorias" conspiratórias, mesmo. A graça está na realidade, que tem gente que acredita nisso e usa esses argumentos.
quando era mais nova eu também não gostava/não tinha interesse...hoje depois de conhecer outras culturas e visitar outros países, entendo como são áreas de estudo fascinantes, mas acho que exigem um pouco de maturidade hehehe
@@SuportoVc É a hipocrisia geral dos Brasileiros que apesar de não terem sangue indígena nenhum, veem-se como vitimas da colonização quando sao na verdade produtos desta.
@@SuportoVc é qie assim né, a maioria dos Br tem parentesco com Portugues, Indios e Africanos. O brasileiro ""puro"" (pq puro de vdd eram os indios) é a mistura das 3 etnias
@@pedroaugustolimaferreiraxa3830 Sim, somos o resultado da interação entre índios, africanos e portugueses. Então, os únicos que tiveram as vidas marcadas foram índios, africanos e os imigrantes portugueses, não a gente.
Filipa, sei que muitas pessoas já responderam à sua pergunta, mas quero acrescentar um detalhe: naquele tempo não existia um país chamado Brasil, tampouco unidade nacional entre as tribos. Isso facilitou muito a dominação, pois, além da superioridade tecnológica dos portugueses, os conflitos que foram incentivados entre as tribos tornaram as coisas mais fáceis para os conquistadores.
Igualzinho como os políticos fazem hj (engenharia social) , Preto contra miscigenado que acha que é branco , Pobre vs Pobre que acha que é rico("classe média"), Policial(favelado) vs Favela, criaram várias "tribos" e agora conseguiram Homem vs Mulher. Ainda estamos em processo de colonização.
Gente, angustiante ver o antigo colonizador falando "aí, não estudei isso, não prestei atenção". Acho q não tem UM brasileiro que não tenha estudado isso com ódio no coração 😂😂😂
@@klagemello onde foi que eu disse para esquecer? Enfim,...o que eu proponho é que se querem fuçar na porcaria então vão até ao fundo! E descubram TODA a verdade e os porquês! Ficar aí a brincar na superfície é do tipo " não lavar nem emprestar o lavador" têm medo do quê? Ou abre a boca para falar toda a verdade ou então .... É que amigo sejamos honestos, nenhum de nós passou por aquilo, nem eu nem você, nenhum de nós merece nem castigo nem queixume. E quanto ao nazismo, é mais uma prova que o que temos de ter cuidado é com a "normalização" de coisas ruins, e ter discernimento para identificar tais situações. Todos os episódios lamentáveis da história da humanidade erram sempre aí,...e falei isso mesmo no meu comentário com esse episódio em mente, daí que não, não é para esquecer, mas tal como todos os erros que cometemos, a melhor forma de lidar e aprender com eles é analizar, perceber o porquê e a verdade das coisas e tentar melhorar, porque ficar batendo em cavalo morto não leva a lado nenhum. Então não vejo o porquê de você dizer que eu em algum momento disse para esquecer? Ainda não percebi o porquê disso...
@@julianamysczak9194 pois é,uma coisa totalmente ridícula. Ignoram totalmente ao mal que fizeram ao povo de Pindoramáh;por puro eurocentrismo, ganância e desdém.
Esse último vídeo o contexto é que nas eleições de 2018 pra presidente tinha um candidato (que ganhou a eleição) que foi num debate e falou que as pessoas se ofereciam pra ser escravas no Brasil e por isso nunca existiu escravidão no Brasil...
Existe um livro que explica muito bem o que você perguntou. O livro se chama "Armas, germes e aço" de Jared Diamond. Esses 3 elementos foram cruciais para a conquista europeia de outros povos.
@@mcarvalho3806 Ele não conseguem entender pois tudo que fizeram e roubaram e todos que assassinaram ..pensam que é normal e natural extermínio de indígenas e negros!!!
Brasil era isolado de tal forma que os nativos não tinham resistência imunológica à gripe comum. A chegada dos portugueses trouxe uma série de doenças que matou boa parte da população. Junte-se a isso as armas de fogo, que eles já tinham. Foi um genocidio. A tomada do Brasil foi gradual, aconteceu ao cabo de alguns anos, com o envio de mais e mais tropas a partir do reino de Portugal.
Após o "descobrimento", ocorreu um processo gradual de colonização pelos portugueses. O Brasil foi inicialmente dividido em Capitanias Hereditárias, mas a ocupação efetiva dos territórios demandou um período considerável. O crescimento territorial do Brasil ao longo dos séculos está intricadamente ligado a diversos eventos, tais como tratados internacionais e conflitos.
Não é pra ver graça sempre mesmo não.. porta dos fundos é pra refletir, PRINCIPALMENTE quando é sobre escravidão, história, religião, etc. Confia, NENHUM brasileiro assistiu esse vídeo rindo.. ;) Fico muito grata de você ter assistido com coração aberto e assumir de como realmente foi horrível. Estou agora em Portugal e infelizmente já me deparei com TANTA gente negando a realidade por orgulho ou sei lá o que! Eu fui pros EUA com 6 anos e estudei história lá.. sendo, só existia os EUA. Aos 12 anos estava na Europa. Tenho linhagem Portuguesa, Italiana e Libanesa. NUNCA me contaram a realidade e fui descobrir só lá pros 37 anos graças ao movimento anti racismo, escravidão e dos indígenas. Esses vídeos são MUITO necessários, mas mais do que isso, mentalidades como a sua, abertas e honestas, são MUITO mais. Virei tua fã pela humildade! Muita luz pra você!
Não saber da história do Brasil é muito comum entre os portugueses. Eles fazem um tremendo esforço para apagar de sua sociedade a lembrança do tanto de mal que causaram ao Brasil.
Não saber a história do Brasil é comum até entre os brasileiros, e sobre o esforço pra apagar da sociedade o mal que fazem a outra é uma prática comum, pouco se fala do que fizemos com o Paraguai por exemplo
@@nunoalvaresrpereira3676 dificil lembrar d coisas positivas vindo do colonialismo quando se sabe da vdd sobre o exterminio dos povos nativos. Colonialismo se resume a invasao d terras e nao tem como negar.
@@elGokuLombrado quem tem mente estreita só vê por um canudo! em publicações brasileiras podemos ler por exemplo como o Brasil aproveitou o conhecimento dos portugueses e evitou as grandes fomes que existiam em todos os continentes, e sobre como Cabo Verde foi importante na aclimatação de culturas e de animais que os portugueses transportavam de um continente para outro, dando origem à grande diversidade de plantações que continuam a existir no Brasil por exemplo Da Africa os portugueses levaram para o Brasil os coqueiros, a bananeira, o arroz, a palmeira do óleo de dendém já que a oliveira não se dava, trouxeram da América do sul, o feijão, o abacaxi, entre outros .. algumas parte que se transcrevem: Nesse final de século, o cronista Gabriel Soares de Sousa, em sua "Notícia do Brasil" (1587), registra a importância de Cabo Verde para o processo de colonização do Brasil, no tocante à aclimatação e introdução de diversas espécies de animais e plantas, essenciais à história económica deste último, a saber: "...as primeiras vacas que foram à Bahia levaram-nas de Cabo Verde e depois de Pernambuco, as quais se dão de feição, que parem cada ano e não deixam nunca de parir por velhas", "As éguas foram à Bahia de Cabo Verde, das quais se inçou a terra", "As ovelhas e cabras foram de Portugal e de Cabo Verde, as quais se dão muito bem", E comecemos nas canas-de-açúcar, cuja planta levaram à capitania dos Ilhéus das ilhas da Madeira e de Cabo Verde", "As palmeiras que dão os cocos, se dão na Bahia melhor que na Índia...", "...foram os primeiros cocos à Bahia de Cabo Verde, donde se encheu a terra...", o arroz "é tão grado e formoso como o de Valência", "Levaram a semente do arroz ao Brasil de Cabo Verde", e ainda "Da ilha de Cabo Verde e de S. Tomé foram à Bahia inhames que se plantaram na terra logo, onde se deram de maneira que pasmam os negros da Guiné, que são os que usam mais deles". Foi Tomé de Souza quem introduziu as primeiras cabeças de gado no Brazil, em 1534 trazidas das Ilhas de Cabo Verde. Elas serviam como meio de transporte, forca motriz nos engenhos de açúcar, além da carne, leite e... o couro. "Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames) e todos os animais que existiam na Europa desconhecidos na América do Sul, vacas, ovelhas, cavalos, burros, mulas, cabras, porcos, etc . Os Padres da Companhia de Jesus, que chegaram ao Brasil a partir de 1549, possivelmente foram ativos também na introdução de hortaliças no Brasil…" "...Os legumes europeus foram introduzidos desde os primeiros anos de colonização. O padre jesuíta Fernão Cardim, que chegou ao Brasil em 1583, relata: "Melões não faltam em muitas capitanias, e são bons e finos; muitas abóboras que fazem conserva, muitas alfaces, de que também a fazem couves, pepinos, rabões, nabos, mostarda, hortelã, coentros, endros, funchos, ervilhas, gergelim, cebolas, alhos, borragens, e outros legumes que do Reino se trouxeram, que se dão bem na terra…."
@@marie3587 que maravilhoso, né? Que lindo, cara, tudo que os colonizadores fizeram de bom pro mundo, né? Pena que nesse processo fantástico dizimaram milhares de vida, exterminaram povos e etc. Acho que é pq eles olhavam pelo "canudo" e não encontraram uma forma humana de espalhar tantos benefícios pelo mundo, né? É cada uma.
@Wellington sim talvez, mas a cana de açúcar terá sido aclimatada pelos portugueses na Madeira e Cabo Verde em primeiro e depois transportada para o Brasil agora houve trocas. levara o arroz e encontraram o feijão e começaram a cozinhar o arroz com feijão! No entanto há espécies vegetais e frutas exóticas como se costuma dizer que ficaram na Madeira por ser terra e clima de grande adaptação, como mangas, papaias, bananas, maracujá e tantos outros! encontramos num site explicações que nos dão conta da maravilhosa viagem dos frutos que se encontram na ilha da Madeira: "A Anona é uma fruta originária da Cordilheira dos Andes. Este fruto foi introduzido na Ilha da Madeira no século XVII, trazido por mercantes vindos da América do Sul... A Goiaba (nome científico Psidium pyriferum) é outro fruto tropical originário das Américas... A pitanga, Eugenia uniflora L., é outro fruto tropical vindo directamente do Brasil para a Ilha da Madeira. ... o maracujá este veio do Brasil.... O Fruto Delicioso (Monstera deliciosa) uma mescla de banana, anona e ananás... é originário do México A Physalis é um fruto tropical originário da América do Sul.... O tomate inglês ou tamarilho é um fruto de uma planta originária dos Andes....A papaia (Carica papaya) é originária da América Central... O araçal (Psidium cattleyanum) é um pequeno fruto arredondado e amarelo originário do Brasil.... O mango é uma fruta tropical inicialmente originária da Índia... " etc
mas é uma pergunta boa, eu que estudo história do "brasil" e de portugal fiquei pensando, é verdade, como que os portugueses chegaram e com tao pouca gente conseguiram pegar isso pra eles e os "brasileiros" só aceitaram? eu sei de partes da história mas a reação dela é legal, nunca me fiz uma pergunta dessa.
@@lucascorazza9792 uma pergunta dessa só mostra o quão mal é ensinado a história do Brasil em Portugual ( a " colônia " que alimentou eles por anos ) e o quão mal é ensinada a história do Brasil no próprio Brasil!
@@ianaskk pode ser, mas é uma pergunta boa. no méxico tem livros famosos sobre a conquista do méxico, do brasil eu nao conheço. mas é verdade, deve ser mal ensinado pra pessoa nao saber. lá em portugal talvez eles tenham vergonha e nao querem admitir que foram escrotos num nível de gengis khan
Não é que não seja ensinado. Ela disse no vídeo que não prestava atenção na aula de História ou seja esse assunto deve ser falado lá sim. E a pergunta dela não foi ofensiva, ela apenas não sabe. Igual muitos brasileiros também tem aula de História mas se perguntar eles não vão saber responder quase nada da colonização que ouve, incluindo eu.
"Como vocês se lembram de um vídeo de 6 anos atrás". É simples, ótimas esquetes ficam permanentemente na memória. (Para mim) a melhor esquete do Porta é o vídeo "BATALHA" de 2013, eu te recomendo muito a assistir esse vídeo mesmo sem ser para fazer React. "AMIGO SECRETO" também é incrível, principalmente por se tratar de uma propaganda (Ford).
O video sobre a escravidão é uma sátira aos que dizem que não houve escravidão (isso existe aqui) que os próprios negros se entregavam aos portugueses, vendiam outros outros negros de grupos diferentes.
Eu acho q a geografia, geopolítica e história no Brasil é muito mais valorizada do que em outros países como estados unidos, portugal e etc, parece ser um ensino muito básico (posso estar errado) mas em comparação com Brasil em q a gente estuda a história de vários países, América latina, África, Ásia, a marcha para o oeste nos EUA, eu fico realmente triste sabe, pq é tão importante conhecer a história da humanidade e aprender com ela, bom, é isso, acho q o mundo deveria valorizar mais a história.
Deve ser por isso que o Brasil é atrasado. Porque enquanto brasileiro se acha "culto" e "intelectual" por estudar História e Geografia, os gringos estudam coisas práticas que mudam o mundo e faz a tecnologia avançar.
@@c.principal4797 sim sim, o Brasil é atrasado porque as pessoas estudam história e geografia. O atraso não tem nada a ver com a desigualdade social e econômica gritante, nem com o baixo investimento em educação, ou com a desvalorização das universidades como um todo (incluindo as áreas de história e geografia), também não tem a ver com a desigualdade de oportunidades. A culpa é do fato das pessoas valorizarem minimamente (bem minimamente) o ensino de História e Geografia. Até porque, todo mundo sabe que História e Geografia não servem pra nada. Afinal, por que alguem tem que saber a origem do seu país e do seu povo? Ou mesmo das relações do homem com o planeta e como a ação do ser humano impacta diretamente a vida na terra? Quem foi o louco que achou que alguém deveria saber essas coisas, né? A única coisa que importa é saber construir carros, computadores, casas e afins. Tá corretíssimo seu comentário.
O vídeo sobre a escravidão, é uma encenação de como um branco conta a história de como eram escravizados os negros, que eles se deixavam a ser escravizados, é um esquete irônico. Bjão Felipa!!!!
A história q eu sempre ouvi foi q rolava mais ou menos o mesmo q aconteceu com os índios aqui ... Disputa de tribos e superioridade bélica ... Só quem viveu na época sabe o q realmente aconteceu mas não tem como ter conseguido raptar tanta gente sem ajuda local
@@Nuovo-lw2zt Todos se acham donos da única verdade, tanto os radicais de direita quanto os de esquerda. Eram outros tempos, muito da história se perdeu, existe um pouco de verdade e mentira de cada lado. A versão que a direita conta, e é muito desconhecida, está documentada na história das guerreiras africanas Agojie, tem um filme recente de 2022 "A mulher rei", este filme conta a história de Nanisca uma general das guerreiras de Daomé, conta como ocorria o processo de escravização e o envolvimento dos portugueses neste processo. Assista, o filme é bom e vai abrir sua mente, não tem nada que absolva os europeus, mas mostra que existem outros culpados também.
O ensino e aprendizado da História no Brasil é muito bom. A prova é que qualquer aluno, até mesmo antes do ensino médio, consegue dar uma aula para um jovem português sobre esses temas do vídeo. É de se assustar a naturalidade como alguns jovens portugueses afirmam desconhecer fatos históricos, e a falta de vontade em tentar aprender sobre o básico da História.
muito bom é forçar demais, nosso ensino advem das classes dominantes assim cmo em portugal (a seu proprio nivel, cada qual com seu respectivo) onde ambas sao burguesas e herdeiras do sistema colonial. Quem “ganha” a guerra escreve a guerra, tenho crtz q a maioria dos estudantes do brasil, msm após o ensino medio, n saberia dar aula nenhuma pra portugues nenhum, o sucateamento da educação é forte demais e esses temas sao complexos, exigem uma interpretação histórica densa por isso sao professores q explicam sobre, nao um adolescente lerdao lotado de ideologia burguesa estado-unidense (midia predominante).
Cara.. sinceramente.. as escolas brasileiras, não ensinam nada, nem chegam a arranhar do que realmente foi a historia brasileira, uma prova disto é esta ideia idiota de que Portugal acabou com tudo... mano.. sei q uns levam na brincadeira, mas tem muita gente que acredita... e cara nos devemos, muito, muito , mas muito aos portugueses por tudo que temos
Em uma das cartas enviada a Portugal, os portugueses escreveram que os indígenas era criaturas muito dóceis. Além da força, violências que já foram citadas, este fato contribuiu bastante.
No Brasil existiam dois tipos de indígenas, os tupis que viviam no litoral e os tapuia, que viviam no interior. Os tupis eram dóceis, mas os tapuias ("inimigos" em tupi) eram violentos. Os tapuias nao plantavam, nao pescavam, nao semeavam, apenas caçavam e tinha um sociedade voltada para a guerra. Os tupis tinham muito influencia no Brasil colônia, eram respeitados pelos portugueses. Os colonos europeus que vinham tinham que aprender o tupi, e os nascidos aqui, falavam o português apenas em circunstancias formais, no dia a dia usavam o tupi até entre eles. O português só começou a ser difundido no Brasil com a chegada da corte portuguesa.
@@guilherminhu pode me mandar a fonte? Pq falar que os tupis tinham MUITA influência no brasil colônia me doa bem estranho... Já q milhões foram mortos.
@@guilherminhu não será bem assim existe muita legislação emitida pelos reis portugueses relativamente à assimilação e miscigenação dos portugueses com os índios, e isso desde os primórdios da colonização por exemplo "Subjacente ao conceito terras de índios encontra-se a conceção de que os índios são personalidades jurídicas dotadas de direito (natural e positivo) de domínio e posse territorial. Este princípio está claramente presente em um conjunto heterogêneo de documentos portugueses e coloniais, que a historiografia convencionou chamar de “legislação indigenista colonial”, os quais tratam dos direitos e das obrigações dos índios. No alvará e regimento de 26 de julho de 1596, por exemplo, afirma-se que o “gentio” será “senhor de sua fazenda” da mesma maneira que o era na “serra”, indicando que o direito natural de posse e domínio que eles desfrutavam em suas terras e aldeias originais, seria respeitado e transformado em direito positivo no processo de descimento, aldeamento e avassalamento. Para isso, receberiam terras para formar novas aldeias no mundo colonial. ..."
@@guilherminhu "No reinado de dom José I, atendendo ao Alvará de 8 de maio de 1758 que ampliou para todo o Brasil as leis de 6 e 7 de junho de 1755. Essa legislação, complementada pelo Diretório dos Índios, determinou a liberdade desses povos, tornando-os súditos do rei de Portugal..." "o Diretório: o fim da discriminação legal dos índios, com a extinção das diferenças entre índios e brancos; o estímulo à miscigenação biológica por meio de casamentos mistos; a determinação de que filhos gerados dessas uniões seriam considerados mais capacitados que os brancos para ocupar cargos administrativos nas aldeias;..."
É muito simples..... Imagine um belo dia, você sai de casa para ir ao supermercado e se depara com quatro naves espaciais estacionadas na sua cidade, com 1.400 seres humanóides, vestidos com roupas extremamente futuristas, possuidores de tecnologias ultra sofisticadas do tipo, ( voltando ao ano de 1.500....canoas primitivas feitas de troncos de árvores escavados contra Caravelas super rápidas, equipadas, levando muita gente e suprimentos, equipamentos de navegação e com soldados armados com armas de fogo, algo muito além da imaginação do seu povo, que na época só conhecia a lança e o arco e flecha).... Voltando para o século XXI, nós temos, carros, aviões, naves espaciais, trens (comboios), aceleradores de partículas, fusão nuclear.... ou seja, nós temos tecnologias que seriam muito primitivas comparadas às tecnologias dos alienígenas que teriam viajado de outro planeta, carregando em suas naves, gente com uma capacidade mental e técnica muito mais avançada e com a intenção de "colonizar" a Terra, ou seja.... Tomar posse e eventualmente exterminar os nativos, caso os mesmos sejam um incômodo..... Imagine se os seres humanos descobrirem um planeta totalmente habitável, cheio de riquezas, muitas vezes maior do que a Terra, com águas puríssimas e gente primitiva.... você não acha que haveria uma corrida espacial para ver quem chegaria lá primeiro???? Os europeus sempre foram movidos pela curiosidade, senso de oportunidade, vaidade, ganância e poder .... sou de origem européia, por isso, fico muito à vontade para dizer isso. Minha família veio da Áustria, Itália e Espanha, chegaram no Estado de São Paulo e como muitos que aqui chegaram, foram desbravando o país, procriando, estudando, trabalhando e alguns anos depois, de cidades primitivas, temos hoje cidades incríveis e as populações originais, ou morreram por doenças, ou foram mortos ou se integraram, de forma que o Brasil se tornou está nação multicultural e diversa, que não é nem portuguesa, apesar da língua e nem indígena nativa...... Então, se algum dia você for ao supermercado e no meio de sua cidade as naves alienígenas estiverem pousadas, bem no meio do parque ou da praça principal, saiba que sua vida nunca mais será a mesma!!!!!!! Beijo
Exatamente. Na Peninsula Iberica os romanos e depois os muçulmanos deixaram os costumes e tecnologia deles também. E na escola na disciplina de historia nunca estudei eles como vilões ou malvados.
@@jaimesilva2250 Você mesmo já esclareceu a razão pela qual, "na escola, nas disciplinas de historia, nunca os estudou como vilões ou malvados"... é que - conforme você mesmo diz - "os romanos e depois os muçulmanos DEIXARAM os costumes e a TECNOLOGIA deles também". Convenhamos que, "deixar costumes e tecnologia", é estratosfericamente diferente de "deixar EXTERMÍNIO e levar RIQUEZAS!"
@@LuísSilva-d5o então estude mais, pois o ser humano sempre foi de invadir, matar, saquear e escravizar, e como exemplo veja os gregos, persas, romanos, egípcios, turcos, chineês, europeus do norte, russos, judeus, povos afros, povos ameríndus, e basta vê que estamos vivendo mesma coisa agora entre russos e ukranianos, ou seja, é só um governo constituir um grupamento maior de homens e algum tipo de tecnologia e passam a invadir as terras dos vizinhos,
O uso de termos como "gente primitiva" ou "menos evoluída" para descrever culturas humanas reflete um entendimento reducionista e eurocêntrico, ancorado na ideia ultrapassada de que desenvolvimento tecnológico é a única medida válida de "evolução". Este tipo de análise ignora a complexidade das relações sociais, culturais e ecológicas que caracterizam as diferentes formas de organização humana. A noção de "primitividade" como sinônimo de atraso cai por terra quando analisamos a relação entre diferentes sociedades e seu impacto no planeta. A modernidade, marcada por tecnologias avançadas e sistemas capitalistas, trouxe inegáveis avanços, mas também gerou consequências devastadoras: destruição ambiental, guerras globais, desigualdade extrema, crise climática e a ameaça à sobrevivência da própria humanidade. A ideia de que “mais tecnologia” equivale a “mais evolução” desconsidera que o verdadeiro progresso talvez resida em viver em harmonia com o ecossistema, sem esgotar recursos naturais ou explorar outras formas de vida até a exaustão. Sociedades indígenas, muitas vezes chamadas erroneamente de "primitivas", desenvolveram sistemas complexos de convivência com o meio ambiente, garantindo sua preservação por milhares de anos. A agricultura sustentável, o manejo florestal e a visão holística do território são exemplos de "tecnologias" culturais que evitam a lógica predatória que domina hoje. Em contraste, as sociedades colonizadoras, frequentemente vistas como "mais evoluídas", geraram um legado de genocídio, exploração e destruição ambiental. Seu argumento sobre alienígenas reproduz esse mesmo paradigma colonizador, naturalizando o direito de "conquistar" e "colonizar". É uma projeção baseada no histórico europeu de expansão territorial, mas falha em reconhecer que a capacidade de explorar outros mundos ou dominar tecnologias avançadas não torna uma sociedade moralmente ou ecologicamente superior. Pelo contrário, essa lógica revela uma desconexão fundamental com o equilíbrio necessário para a sobrevivência a longo prazo. A "corrida para colonizar um planeta habitável cheio de riquezas" seria apenas mais um reflexo do mesmo sistema que hoje leva o planeta Terra ao colapso. É necessário desconstruir essa visão e reconhecer que "evolução" deve ser medida não apenas pela técnica, mas pela capacidade de coexistir, preservar e construir uma sociedade justa e sustentável. Isso não é "primitivo"; isso é evolução em sua forma mais essencial.
Seu canal cresceu muito depois desses reacts de Brasil x Portugal, muito divertido ❤️ estou gostando muito, aceite todo carinho de nós brasileiros ❤️🫂🫂
A questão é que o humor nesses casos funciona como critica ou sátira, justamente pra não deixar esses assuntos cair em esquecimento. Tanto no Brasil quanto em Portugal aprendemos a versão romantizada do "descobrimento" e da escravidão na escola, como a de que os portugueses salvaram os índios e trouxeram tecnologia, a de que os africanos que se escravizavam.
Mas os escravos já eram escravos vendidos como espólio de guerra entre nações q já tinham lá eles trocavam por coisas e dps vendia aqui e no novo mundo
amigo, em que escola tu estudou? porque nas duas escolas que eu frequentei sempre ensinaram como algo horrível. tem coisas que realmente são fatos, como os portugueses trazerem avanços tecnológicos (e implantarem eles a força) e que povos africanos já escravizavam outros mais fracos, então certos povos """""ajudaram"""" no tráfico negreiro, mas essas coisas nunca foram contadas de forma glorificada pra mim
Os africanos se escravizavam, assim como (quase) todos os povos de (quase) todos os continentes. Não existe só um povo em um continente. Não importava se todos eram pretos, ser preto pra eles era o normal pq todos eram pretos naquele local. Então não existia união por conta de etnia, cor, etc.! Existiam povos, com línguas diferentes, que queriam dominar os espaços, assim como ocorreu em todos os locais do planeta. Então, eles guerreavam. O que acontecia com os perdedores quando haviam guerras? Pense por dois segundos. Os vencedores escravizavam os perdedores que sobreviviam (isso aconteceu com todos os povos). Vender escravizados se tornou uma forma de comércio para estes povos que venciam as guerras. Era um mercado! Uma forma de ganhar “dinheiro” ou poder! 😉 Os portugueses compravam escravizados e mercenários e traziam para cá.
então estude mais, pois o ser humano sempre foi de invadir, matar, saquear e escravizar, e como exemplo veja os gregos, persas, romanos, egípcios, turcos, chineês, europeus do norte, russos, judeus, povos afros, povos ameríndus, e basta vê que estamos vivendo mesma coisa agora entre russos e ukranianos, ou seja, é só um governo constituir um grupamento maior de homens e algum tipo de tecnologia e passam a invadir as terras dos vizinhos,
@@nenosunseu tenho 33 anos, e quando estudei na escolas sobre o “descobrimento” do Brasil, tudo era meio que romantizado, tanto que o nome “descobrimento” sempre era levantado como alguém que trouxe o desenvolvimento ao Brasil (mesmo que fosse ensinado algumas coisas ruins que aconteceram).
Kkkkkk muito engraçado kkk caramba mesmo antes da colonização o povo já mandava aí umas caralh@d@s kkkkk... interessada e divertir essa série vou seguir😂😂😂
O humor desses vídeos são de quebra de expectativa do espectador, levando a pensar nos assuntos, a focar, não necessariamente, em arrancar gargalhadas, e sim, incomodar quem os assiste.
Alguns tipos de humor não são bem para gargalhar, mas sim para constranger e fazer refletir. 😉 É o caso desses últimos que você comentou que não conseguia rir... Ta tudo certo.
Leia o livro "Porque falham as nações". É muito interessante e no início ele explica como foram as colonização espanhola e inglesa na América e suas diferenças, isso se reflete até hoje na sociedade atual. Tem histórias muito interessantes como o nome de Bogotá capital da Colômbia, as minas de prata de Potosi que era estilo hunger games e até mesmo Pocahontas.
Eu sinto que em Portugal e entre os portugueses há um certo tabu sobre comentar e discutir esses temas, os quais tem a mão portuguesa integralmente, cá durante muitos anos foi da mesma forma. Hoje há maior abertura e se discute mais o que acho bom. Precisamos saber e dialogar sobre os erros do passado pra tentar consertar ou amenizar os danos hoje e pra não repetir nunca mais essas atrocidades.
o que achei mais curioso foi como acabou a monarqquia portuguesa, o ultimo principe queria montar um governo democratico e tomou um golpe militar, dai fica facil de ver como a historia foi alterada la, da mesma forma que aqui, militares querendo criar um passado magnifico pra explorar o poder do nacionalismo
@jonathansouza94 não repetir? quem são os cinquenta milhões de pobres que o Brasil originou no século passado e que continuam em sofrimento? Sabe que os índios foram tornados portugueses, parece difícil de entender foram miscigenados e eram portugueses por exemplo os paulistas , como é explicado, em publicações brasileiras consta que: “Os paulistas eram uma anomalia para os portugueses natos. De um lado, eram de ascendência portuguesa, falavam português, praticavam o catolicismo, eram capazes de feitos heroicos, demostravam coragem indiscutível, e sua vila de São Paulo tinha os equipamentos administrativos e institucionais e edifícios públicos - tanto civis quanto religiosos - de uma vila portuguesa. De outro lado, muitas vezes, tinham sangue ameríndio, falavam as línguas indígenas, tomavam índias como esposas e concubinas, opunham-se às autoridades civis e religiosas e mostravam desdém aos representantes da Coroa e aversão a leis, alvarás ..." Daí que os exércitos e as expedições de bandeirantes eram muito eficazes com o conhecimento de ambos (portugueses de Portugal e miscigenados), assim vencendo vários exércitos de outras potência espanhóis, franceses, holandeses... e desbravando grandes territórios hostis e muito difíceis de percorrer"
@jonathansouza94 como deve saber as invasões de Napoleão provocaram mais de cinco milhões de mortos, e em Portugal, direta e indiretamente, terão morrido cerca de 10% da população por ataques, represálias, torturas, fome, etc. e ainda Portugal perdeu a elite, ou seja entre 10 mil a 15 mil pessoas que acompanharam a corte em 30 navios, e que ficaram no Brasil , enquadrando a administração dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II (professores, eclesiásticos, negociantes, artistas, comandantes, etc.) todos aqueles próximos ou com cunhas para embarcar nos navios
@jonathansouza94 será que alguém se preocupa de estudar a legislação que dizia respeito à vivência dos índios transcrevendo: "Os moradores de Olivença se identificavam como indígenas e/ou nativos, eram eleitores e vereadores eleitos desde o Período Colonial e, pelo menos, em três ocasiões, se referiram à carta régia do rei de Portugal que criou a vila ao extinguir o aldeamento. O longo processo de desestruturação da autonomia administrativa de Olivença culminou com as reformas imperiais dirigidas aos povos indígenas que extinguiu os aldeamentos e promoveu a distribuição de lotes de terras das aldeias e vilas aos índios considerados integrados na sociedade dominante e aos demais interessados. O mesmo processo ocorreu nas duas outras vilas que existiram até as primeiras décadas do Império Brasileiro Essa síntese desvela a presença de uma população identificada como indígena e moradora das três vilas/intendências que mantiveram durante séculos essa identificação étnica, mesmo vivendo um processo de dispersão e miscigenação."
@jonathansouza94 continuando Até 1824, todos eram portugueses súbditos dos reis de Portugal até os índios eram portugueses, o que acontecia pelo batismo "No reinado de dom José I, atendendo ao Alvará de 8 de maio de 1758 que ampliou para todo o Brasil as leis de 6 e 7 de junho de 1755. Essa legislação, complementada pelo Diretório dos Índios, determinou a liberdade desses povos, tornando-os súditos do rei de Portugal..." "o Diretório: o fim da discriminação legal dos índios, com a extinção das diferenças entre índios e brancos; o estímulo à miscigenação biológica por meio de casamentos mistos; a determinação de que filhos gerados dessas uniões seriam considerados mais capacitados que os brancos para ocupar cargos administrativos nas aldeias;..."
Esse humor mais pesado, aqui para nós brasileiros é uma forma de jogarmos a tona coisas que aconteceram ou acontecem até hoje , só que de uma maneira mais leve por se tratar de humor
Eu acho que não é bem isso. Trata-se de uma crítica. Pra que vejam o tamanho absurdo que é alguém dizer que os povos foram escravizados pq eles mesmo pediram, ou que eles mesmo escravizaram-se uns aos outros. Veja, isso não é mera coincidência, saiu da boca de alguns em um momento horrível da política. Assim como no caso de uma mulher que pediu pra ser estu...
@@picadediamante8492 você não entendeu o que o @martinsariel falou? Esse 3 vídeo foi mais uma crítica as falas do ex presidente, Jair Bolsonaro, quando disse que os negros pediram para ser escravizados, é muito claro ainda mais no final fazendo uma referência do Bolsonaro e suas falas ridículas
Mas não é pesado sequer, no máximo, é um tema um pouco delicado, mas que faz parte da história, o problema é que antes as pessoas avaliavam o sentido da piada para dizer se ela era pesada ou não, hoje basta ouvirem o tema da piada e o cérebro automaticamente desliga, pois "é pesadíssimo, credo"... Eu cresci primeiro que essa geração, felizmente... 😉
Oi Filipa, seu vídeo veio de sugestão por causa do corrida das blogueiras e aqui estou vendo outros vídeos! Rsrs Gostei muito da forma que se posiciona, sobre esse vídeo do canal porta dos fundos, acho que o objetivo não é ser muito engraçado mesmo e sim incomodar a quem ver, fazer pensar! Todos os humoristas desse canal são muito famosos aqui no Brasil! Abraços
12:14 Você não entendeu a piada, pelo seguinte motivo. O presidente Bolsonaro disse certa vez que os escravos se ofereciam para entrar no navios. O humor do vídeo é para reforçar a burrice do antigo presidente do Brasil.
Parabéns pelos 10 mil inscritos! Sou professor no Brasil, mas seria complicado explicar sobre todo o processo histórico de colonização em poucas linhas. O ideal é que procure alguns textos sobre o tema. Não é difícil encontrar, há muitos livros e artigos disponíveis na Internet, além das bibliotecas. A História é algo fascinante, vale a pena conhecer.
Em Portugal temos grandes historiadores. Óptimos programa no presente e do passado. A Filipa é que é muito jovenzinha para se interessar. Mas posso lembrar todos os livros e programas da RTP do professor José Hermano Saraiva, ainda na RTP Memória e no RUclips. O programa Visita Guiada, visita vários locais históricos e conta a respectiva história. Na Rádio Observado, a Rubrica "E o resto é história" é super actual e também está no RUclips para quem quiser assistir. Estes são alguns exemplos, porque há muitos mais. Abraço de Portugal.
@@pretojha86 não existia o Brasil, não houve roubo, olhe que as tribos se aliaram aos portugueses e tornaram-se portugueses eles e os seus descendentes, a eles foram distribuidas as sesmarias nada a ver com as tribos atuais da Amazónia que não passaram pela miscigenação e Veja que encontramos este tipo de notícias, 06/01/2019 - Índios da etnia Arara temem o confronto com posseiros e madeireiros que invadiram a terra indígena para a extração ilegal de madeira... 28/07/2019 - Índios denunciaram às autoridades públicas que garimpeiros invadiram a Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá, e que um cacique foi morto Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento.. E ainda Em publicações brasileiras, bem explicado por exemplo que: "Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia...No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, esta região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguaras (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul). Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários destes.."
@@AnaMaria-df6tg Provavelmente esses portugueses nojentos que você citou devem defender colonizadores, eu sendo brasileiro jamais vou confiar na história contada pelo lado dos opressores.
Todos estes vídeos (obviamente, na MINHA visão) tem mais um teor de reflexão do que de piada para rir em si, mas o último em super especial pra caramba. Sou absurdamente fã do porta dos fundos, é amo suas criações! Alguns pontos interessantes de contexto: O lance dos espelhos foi o escambo. Não muito depois de Portugal chegar por aqui, Espanha e França também vieram, a grosso modo cada um se aliou com algumas tribos, daí foi tipo uma partida de War de uns séculos aí. O terceiro vídeo, sobre escravidão (também achei pesado, porém foi uma sátira de como alguns "lados da política" preferem ver e tratar as cicatrizes dessa época, que ainda é sentida a fundo. Os 3 vídeos, rindo deles ou não, são temas importantes que, por mais que sejam agradáveis como metiolate dos anos 90, não devem ser esquecidos aqui por nós, pois a nossa sociedade ainda é basicamente um fruto direto disso, 500 anos não foi muito tempo pra essas cicatrizes sumirem - se é que um dia sumirão Porém contudo todavia eu não sabia que eu queria ver reacts de "purtgueses di purtugal" (é como soa pra mim com o sotaque "original" ! Hahahha) sobre temas brasileiros, e achei interessantíssimo!!! ❤❤❤❤❤
@@anabkkjk Não era a população do Rio, e sim a Corte Portuguesa. Com o tempo, os cariocas passaram a imitá-los também, mas isso explica apenas a origem do r que vem da garganta, como em "porta". É preciso entender que a chegada da Corte ao Rio representou um impacto muito grande, já que era uma cidade de 25 mil habitantes e a Corte tinha cerca de 15 mil pessoas. Esse mesmo "R" se espalhou pelo litoral inteiro, do Rio até o Nordeste. O "chiado" carioca (bem como de Recife e Belém) vem de Portugal mesmo.
Ironia é o cargo chefe do humor ácido do porta dos fundos kkkkkk esses temas de descobrimento são tratados com muita alegoria no Brasil principalmente nos primeiros anos de escola, fazendo a gente acreditar que tais eventos foram felizes e lindos sendo que na verdade foi é sim de muita brutalidade. Mas sobre o porta dos fundos, recomendo a voce ver outros videos tbm não só os de temas históricos, são muito bons e tem uns videos clássicos da comedia brasileira recente kkkkk Faz mais react deles que é sucesso! Abraços tu é muito humilde, merece mais. Teu canal ainda vai crescer muito!
LUENDER...os franceses, ingleses e espanhóis usaram de muita violência quando da ocupação dos novos territórios, mas esse não era o caso dos portugueses, os quais tratavam com respeito os indígenas ao ponto de "inventarem" a miscigenação. Os portugueses integravam-se nas comunidades locais, o que não acontecia com os franceses, ingleses ou espanhóis.
@@josealmeida3231 Meu irmão do céu, não sei exatamente de onde você tirou que a miscigenação foi uma coisa de consenso mútuo, mas sim muito de fruto de estupro dos portugueses com muitas indias, e logico que após isso foi se criando uma certa 'amizade' entre lideres portugueses,padres e etc para com os lideres de algumas tribos, muito tbm devido à politica deles de usar das próprias guerras internas para enfraquecerem os indigenas. Mas lógico não estou dizendo que foi tudo culpa deles como muito dizem, os próprios indios pagaram pela desunião, algo que não foi tão parecido nos Estados Unidos por exemplo, onde os britânicos enfrentaram quase uma frente ampla e precisou agir com mais brutalidade e consequentemente mataram muito mais que aqui na america do sul. Mas não há melhor ou pior irmão, em si foi bem parecido e sim teve MUUUUITO derramamento de sangue sim.
@@josealmeida3231 "A escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante mais de 300 anos e foi responsável pela escravização de milhões de indígenas e africanos." "A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização ocorreu, a princípio, com os nativos, e, entre os séculos XVI e XVII, foi sendo gradativamente substituída pela escravização dos africanos que chegavam no Brasil pelo tráfico negreiro." "A escravidão no Brasil atendia à demanda dos portugueses por trabalhadores braçais (tipo de trabalho que os portugueses desprezavam) e, nos séculos XVI e XVII, isso está relacionado, principalmente, com o trabalho nas roças. A princípio, a relação de trabalho utilizada pelos portugueses foi a do escambo com os indígenas, mas logo optaram por implantar a escravidão." mundoeducacao-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/mundoeducacao.uol.com.br/amp/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16759955327015&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fmundoeducacao.uol.com.br%2Fhistoriadobrasil%2Fescravidao-no-brasil.htm
HAHAHAAHAH Os maiores escravocratas do planetas foram e sao os africanos!!! A Africa de norte a sul era escravocrata, invadiam, matavam, escravizavam e vendiam escravos nao so dentro da Africa como tambem para o Oriente Meio e Asia miles de anos ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS EUROPEUS!!!
Luender Almeida, olhe que para chegar do nivel de caçadores coletores como tinham os nativos em 1500 à civilização dos séculos XVIII e XIX, na Europa levou milhares de anos a acontecer, com os portugueses, os nativos fizeram essa passagem em 300 anos, olhe que as tribos se aliaram aos portugueses e tornaram-se portugueses eles e os seus descendentes, a eles foram distribuidas as sesmarias nada a ver com as tribos atuais da Amazónia que não passaram pela miscigenação e Veja que encontramos este tipo de notícias, 06/01/2019 - Índios da etnia Arara temem o confronto com posseiros e madeireiros que invadiram a terra indígena para a extração ilegal de madeira... 28/07/2019 - Índios denunciaram às autoridades públicas que garimpeiros invadiram a Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá, e que um cacique foi morto Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento.. E ainda Em publicações brasileiras, bem explicado por exemplo que: "Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia...No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, esta região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguaras (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul). Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários destes.."
Djonga responde essa pergunta sobre a colonização em um verso, que diz: Fui de bastão, eles tinham a pólvora, vi meu povo se apavorar, o nome dessa música é corra, assim como o filme, eu recomendo ambos.
FELIPE e eu humildemente respondo: O grande Portugal foi bem fundo Na época dos Descobrimentos Dando novos mundos ao mundo À custa de muitos sofrimentos Cumprimentos
Muito bom saber que você achou o porta dos fundo. Ansioso por mais vídeos reagindo eles. Tem um vídeo de um casal visitando Portugal e falando com um português que é muito legal. Vídeo: TURISTA BRASILEIRO.
Essa é uma demonstração humorística simplório do fato. O ato do descobrimento do Brasil teve um breve diálogo, depois subjugação, mortes, muito sangue, exploração de recursos naturais e minerais. Ou seja, foi muito cruel, e perguntas, como conseguiram isso..... Respondo, com armas de fogo e espadas, pois os nativos eram pacíficos e não tinhas armas de fogo, nem espadas....
O último vídeo era sátira aos políticos da Direita Alucinada aqui, pois naqueles dias haviam discursos bem no tom do "Entrevistado". Aliás, alguns foram reeleitos e seguem a mesma conduta escrota.
Temas pesados é sinônimo de Porta dos fundos. E é por isso que é bom. Eles não tem medo de tocar em assuntos delicados, assim ninguém esquece que algumas coisas acontecem ou aconteceram.
Na verdade não é só humor, é uma crítica social com o intermédio de ironia, sarcasmo e etc. Como você disse, serve para que o povo não esqueça a sua história e que não a repita.
Reage a um video do porta que chama "PORRADA", é muito engraçado. É com o Rafael Portugal, esse ator que fez o índio, ele é muito bom. Todo video com o Rafa é bom kkkkkkkk
**Filipa! Em poucas palavras: 1) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, haviam aqui, cerca de 3 milhões de índios, divididos em 250 Etnias (raças) e falando cerca de 300 línguas. 2) O diferencial dos portugueses não eram os bacamartes. Que eram armas de carregar pela boca; de um tiro só; E que para recarregar demorava-se quase 2 minutos! (Meu tio tinha uma espingarda de carregar pela boca, um tiro só, cano reto, e capaz de acertar um passarinho a 30 metros de distância.) Era demorada para recarregar! Mas passarinhos não atiram flechas em você! Certo? Os índios brasileiros eram mais desenvolvidos quanto a artes de guerra que os Incas, do Perú. No que os Portugueses eram superiores? Vejamos: 1) possuíam facas de aço; Facões de aço; machados de aço e foices. 2) Traziam bugigangas que os índios apreciavam: colares de contas de vidro colorido; chapéus; tecidos de chita barata de cores vivas; 3) panelas de ferrro; Os Portugueses negociavam com os índios na base da troca; do escambo; Pau Brasil em troca de facas; de machados; de facões, etc.* *Conquistavam a Confiança de uma tribo. E os estimulavam a atacar uma tribo rival! Os portugueses nunca tinha tropas de 200 homens e 58 cavalos como Francisco Pizarro (Espanhol) usou para conquistar os Incas!* Outra hora falo sobre Os Índios Brasileiros! Mas eles dominavam os 7.100 km da costa brasileira, até parte da Argentina! Os Tupi-Guaranís dominavam várias tribos na Argentina que eram menos desenvolvidos na arte da guerra!
Eu sou português e esta youtuber é burra como tudo. Primeiro, quem lá vivia no Brasil, não eram brasileiros, aliás, o país "Brasil", não existia. Segundo, os actuais brasileiros são descendentes de portugueses, mesclsdos com indios, negros etc. Terceiro, os índios tinham tribos, era rivais e odiavam-se. Os portugueses só tinham de pedir ajuda a uma tribo para enfrentar outra. Quarto, os escravos em África eram capturados por tribos negras no interior do continente e depois vendidos a brancos. Quinto, estudem História e parem de ver conteúdos de youtubers ridículos e humoristas de esquerda.
Viu como seu canal está crescendo? Continue sendo você mesma e ignore comentários azedos. Quando nos tornamos pessoas públicas, estamos sujeitos a todos os tipos de comentários e isso faz parte do jogo. Sucesso pra vc querida!!
A gringa surpresa que a gente lembra de um vídeo do Porta de 6 anos atrás sendo que a gente lembra do vídeo de "Sobremesa" de 10 anos atrás. Reage a Sobremeda, gringa.
❤❤❤ Minha amiga e preza lusitana. Esta Historia de conquista e colonização do Brasil e contada de forma caricata e simplista. Qual Cabral chegou aqui havia centenas de tribus indiginas que muitas vezes se maravam uma as outras. Nao havia um imperio ou nação para fazer frente aos portugueses. Houve alem disto varias tentativas de invacao por parte dos franceses e holandeses. Houve tambem uma guerra no Rio de Janeiro entre portugueses e franceses com a participacao de Indios lutando do dois lados. Uns dos nossos herois que lutou contra os holandeses foi o cacique Filipe Camara, o qual foi agraciado pelo rei de portugual pelos seus feitos. Recomendo a voce ler Elaine Sanceau nao comprendo como um portuguese ou brasileiro nao tenha lido
@@filipamariza Tem gente que não gosta deles, eu mesmo não gosto de um deles como pessoa, o acho cretino e arrogante, mas, profissionalmente, são humoristas, e, são excelentes humoristas, devemos separar o pessoal do artístico. Um abraço
Oi, Filipa, adoro o seu canal. Veja bem, os vídeos do Porta são educativos, irônicos e até leves perto da realidade que se aplacou por estas terras, pq o que aconteceu por meio da invasão portuguesa foi muito pior, acarretando grandes feridas, sofrimento e cicatrizes até hj em nossa sociedade. Os povos originários indígenas, os africanos escravizados e todos os seus descendentes que o digam! Para um muito melhor entendimento, a dica é a leitura de algum texto brasileiro atual sobre as invasões portuguesas. Há vasta literatura sobre. Mas enquanto isso, vc pode assistir ao vídeo com o grande Rodrigo Saturnino, que é uma voz e tanto em meio a tantos abafamentos. Filipa, no mais, desejo mais sucesso em seu trabalho, que vai ficando melhor enquanto esses temas são tornados públicos em Portugal e vc se interessa por eles. Começar a falar sobre este assunto já envolve o começo da cura das feridas para uma grande parcela da humanidade deste nosso planetinha... Gratidão! ruclips.net/video/zcRKSNZO3LI/видео.html
Não haviam brasileiros na época. Haviam milhões de povos indígenas de centenas de nações diferentes que falavam línguas diferentes. Só o contato com os europeus já causava muitas mortes, pois os nativos não tinham proteção às doenças da Europa. Outros morreram em conflitos com os europeus pela posse das terras. Muitos nativos acabaram fugindo para o interior do continente já que os europeus se fixaram na costa em sua maioria
Aqui em Moçambique também levaram muito. O que aconteceu é: o pessoal aqui era pacífico (salve a violência necessária) e vocês tem a pele bonita e eram sofisticados. Sempre estiveram a frente e tinham livros e religião organizada. É por aí
Vcs também tem a pele bonita, vcs tem a própria cultura que conta a história de vcs e do seus antepassados, vcs tem suas religiões e vcs podem ter a religião que vcs quiserem. Não pensa que o homem por ser branco é rico e ter uma religião popular é melhor que vc. Que seu povo que sua cor. Ame a você mesmo irmão.
@@shabbazabdullah4945 pq eu sou um marxista de nascimento meu amigo, eu acredito que só a nossa união pode mudar o mundo, só temos um destino. A vitória
Olá Felipa, na época do descobrimento só existia INDIOS, e erão super facil de enganar os indios por conta dos Indios serem muito "AMAVEIS". Existia muitas Tribos diferentes em Conflitos entre si ew os Portugueses se aproveitaram dessa situação. É mais o menos isso. Beijos...
🤦🏻♂️ pior que a inocência é a falta de noção em alguns comentários que ao invés de estudarem e investigarem sobre os assuntos falam como se tivessem vivido na epoca e soubessem de tudo…. 🤦🏻♂️ Parabéns pelo teu trabalho Filipa e se poderes aprofunda um pouco o conhecimento em relação aos temas que cobres o que pode tornar os teus videos mais interessantes na minha opinião.
O Porta não apenas é engraçado, mas sempre muito crítico, uma crítica inteligente. História é vida. Chegaram com armas, escravidão e imposição da religião. Como podem os europeus não entenderem a própria história?
Como assim os Europeus não entendem a própria história?!? Muito país Europeu foi colonizado por Italiano também! E não foi só Italiano!!! Portugal foi de Espanha, de Mulçumano, de Francês,.... TODA a porr* queria um pedaço deste país!!! E escravidão foi coisa láaaaaa dos Egípcios com 5000 anos de existência! Mas depende como você quer interpretar a coisa né.... Uns chamam civilização e progresso, outros chamam de escravidão e sacrifício. Mas brother... Tem bom remédio... Senão gosta, pode voltar a viver na floresta ou selva que ninguém tá obrigando você a viver em civilização. Se olhar para a história da Humanidade... TODDAAAAAAAAA a civilização foi construída em cima de corpos humanos mesmo! Foram os Egipcíos, foram os Italianos, foram os Britânicos, foram os Americanos, foram os Asiáticos, foram os Alemães, foram os Russos.... TODAAAAAaaaaaa a gente tem currículo de horrores! E até Brasileiro também!!!! Escusa de subir degrau de moralidade porque vocês também matavam índios antes de Português meter pé aí
acho que e esse o motivo do final ela dizer que nao tem nada a dizer pq contra fatos assim e melhor dar de bobo e fingir que nao sabe o que aconteceu rs
@@thalytafarias6426 será que no Brasil ensinam por exemplo que Américo Vespúcio viajava como observador nas caravelas portuguesas, nas costas da América do sul (futura costa brasileira), das costas brasileiras vem o nome da América, porque Américo informou os patrões dele, rica família de investidores de Florência, que tinham descoberto um novo continente, No entanto escreveu omitindo o nome do comandante português Ao receberem a informação de Vespúcio, os cartógrafos europeus consideraram que ele Américo tinha descoberto um novo continente e colocaram América em sua homenagem! escrevendo ao rei de Portugal Terá sido neste tempo: "O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil. Em tais escritos ele narra: «(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.»
É pesado, mas é a forma dos brasileiros de levantar temas polêmicos para o debate (e os vídeos tem um fundo de verdade). Mas não se assuste, é comum por aqui "rir das próprias desgraças" ... Um beijo do Brasil!
O canal é de humor, mas nem tudo é para rir. Algumas cenas e falas apenas denunciam a triste realidade de muitos. Aproveitam o humor para tocar em pontos sensíveis que precisam de debate, tabus, problemas sociais, etc. Canal bom demais.
Fiquei levamente preocupada com ela sem saber como que aconteceu a colonização da colônia mais prospera de Portugal e também a única colônia que um dia foi a "casa" da família real Portuguesa. Assim, eu sei que a gente dorme em certas partes da história, mas essa daí eu achei essencial.
@@giummatos nossa sim, uma coisa é perder algumas aulas, outra é não saber absolutamente nada de um tema tão importante quanto esse... me faz questionar como é a educação em Portugal, ainda mais com relação a esse tópico da colonização
@@Sage2000 pare de repetir mitos! as tribos juntaram-se aos portugueses contra outras tribos hóstis que os queriam comer desde o início do Brasil colónia, os portugueses construiram parques que eram jardins de aclimatação das plantas que eram transportadas nos barcos; esse aumento de diversidade permitiu melhorar a alimentação das pessoas com mais variedade de produtos e de carne de animais, inclusive no Brasil que não tinha nem os animais, que foram de início criados sobretudo por açorianos, nem as plantas, nem as frutas que os portugueses levaram encontramos em vários sites as seguintes informações:".. "...Isso influenciou nossa cultura e, consequentemente, nossos hábitos alimentares, caracterizados pela mescla de sabores entre a grande diversidade de espécies exóticas introduzidas pelos colonizadores e de espécies nativas, efetivamente já utilizadas pela população indígena que habitava o Brasil…" "...Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames). Os Padres da Companhia de Jesus, que chegaram ao Brasil a partir de 1549, possivelmente foram ativos também na introdução de hortaliças no Brasil…" ...Os legumes europeus foram introduzidos desde os primeiros anos de colonização. O padre jesuíta Fernão Cardim, que chegou ao Brasil em 1583, relata: "Melões não faltam em muitas capitanias, e são bons e finos; muitas abóboras que fazem conserva, muitas alfaces, de que também a fazem couves, pepinos, rabões, nabos, mostarda, hortelã, coentros, endros, funchos, ervilhas, gergelim, cebolas, alhos, borragens, e outros legumes que do Reino se trouxeram, que se dão bem na terra….""...Já fala de algumas sugestões de rotação de culturas como o plantio de cebola após couves. São discutidas mais de 50 hortaliças, incluindo: abóbora, acelga, aipo, chicória, almeirão, alface (250 variedades, com três raças principais: repolhuda, crespa, romana ou orelha de mula), alcachofra, alho, anil…" etc.o governo português que precisava povoar efetivamente o Sul do Brasil. Deve-se dar destaque para a introdução do cultivo do trigo, que alcançou ótimos resultados na época. No decorrer do tempo, encontramos o açoriano, também, como peão nas estâncias e como criador de gado. Culturalmente, a influência açoriana foi muito significativa e, também, persiste até os dias de hoje. Provas disso são as danças tradicionais do Rio Grande do Sul, como a Chimarita, as festas do Divino, as Cavalhadas, tão comuns em certas regiões do interior do Rio Grande do Sul, a música, a religiosidade, destacando-se o culto ao Espírito Santo. E muitos outros costumes que foram de tal forma incorporados à nossa cultura que é quase impossível distingui-los...."
@@Sage2000 e nos outros continentes, acha que não houve massacres, na Ásia, na África, na Europa? na Europa não contamos as "desgraças" , guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento, inclusive esses massacres da colonização terão sido feitos pelos seus antepassados, ou não será assim?
O Brasil nunca foi colônia de Portugal e sim um Estado ou provincia, e tardiamente fazendo parte do Reino de Portugal, Brasil e Algarves. No período escravagista houveram muitos abusos, mas se não fosse pelos portugueses e espanhóis, nós seríamos exterminados ou segregados como na América do Norte ou na África do Sul pelos europeus protestantes. E também o pessoal nativo não eram santos, cometemos atrocidades como o canibalismo e infanticídio.
@@filipamariza Em boa parte do mundo ensinam a história de forma errada porque o mundo anglo-saxão impôs em todo lugar uma visão contra os portugueses e espanhóis por causa de disputas de religião e de territórios.
@@filipamariza aqui nas escolas brasileiras aprendemos como nos 3 vídeos que você reagiu.... Fingem que a história brasileira foi de exploração e que a liberdade só chegou depois da proclamação da república... Como o Marco comentou, o Brasil não existiria sem os portugueses. O brasileiro educado apenas pelo estado não conhece a própria história.
Olá Filipa, gosto das tuas abordagens pelo viés do entendimento e da aproximação , necessária, entre os dois países já que somos dois pedaços de um todo, ainda que os portugueses tratem o tema “colonização” com um certo ar de que “não temos nada a ver com o que aquilo se tornou”. Quem está a vos dizer isto é um brasileiro que residiu em Portugal, Braga, por quase dois anos e amo todos os aspetos do país e dos portugueses, mesmo que esses, por ignorância(desconhecimento), nos tratem com certo desdém, por se sentirem superiores, e xenofobia. Verdade é que o Brasil é radicalmente mais miscigenado que Portugal, mais encardido talvez, mas tal mistura aconteceu tão somente por ação direta dos portugueses com o comércio ilegal de pessoas africanas desde os primórdios da colonização até meados da década de 1850 quando foi finalmente interrompido tal comércio. O Brasil recebeu quase seis milhões de escravos, país que mais os recebeu, além de ter sido o último país do mundo a abolir a escravidão. A título de comparação para poder-se avaliar tamanha magnitude do número acima citado aos Estados Unidos chegaram 390 mil escravos. Para nos concentrarmos apenas nos últimos 215 anos, ou seja, desde a chegada da família real ao Brasil em 1808, passando pela independência em 1822 até o fim do império em 1889 quando instaurou-se a república e, até hoje, afirmo-te: o Brasil é português ou, pelo menos, sua elite, quem está no comando é português. A listagem abaixo contém os nomes de todos os presidentes do Brasil desde 1889 e diga-me, Felipa, se tu reconheces alguns nomes e apelidos como sendo portugueses: Deodoro da Fonseca (1889-1891) Floriano Peixoto (1891-1894) Prudente de Morais (1894-1898) Campos Sales (1898-1902) Rodrigues Alves (1902-1906) Afonso Pena (1906-1909) Nilo Peçanha (1909-1910) Hermes da Fonseca (1910-1914) Venceslau Brás (1914-1918) Delfim Moreira (1918-1919) Epitácio Pessoa (1919-1922) Artur Bernardes (1922-1926) Washington Luís (1926-1930) Getúlio Vargas (1930-1945) José Linhares (1945-1946) Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) Getúlio Vargas (1951-1954) Café Filho (1954-1955) Carlos Luz (1955) Nereu Ramos (1955-1956) Juscelino Kubitschek (1956-1961) Jânio Quadros (1961) Ranieri Mazzilli (1961) João Goulart (1961-1964) Ranieri Mazzilli (1964) Humberto Castelo Branco (1964-1967) Artur da Costa e Silva (1967-1969) Emílio Médici (1969-1974) Ernesto Geisel (1974-1979) João Figueiredo (1979-1985) José Sarney (1985-1990) Fernando Collor de Melo (1990-1992) Itamar Franco (1992-1995) Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) Luiz Inácio Silva (2003-2011) Dilma Rousseff (2011-2016) Michel Temer (2016-2019) Jair Bolsonaro (2019-2022) Luiz Inácio Silva (2023-) O Brasil é português desde sempre, nas virtudes e nos defeitos, mesmo que os portugueses ainda o neguem. Espero, Filipa, que teu canal cresça muito, e que tu possas diminuir a distância e as barreiras que os portugueses insistem em manter e a criar. Somos um só povo, uma só gente com muita semelhança e poucas diferenças.
portugueses tiveram muita influência na administração do Brasil mais ou menos até 1889 data em que D. Pedro II e a familia imperial foi recambiados para Lisboa o Brasil no século passado recebeu milhões de imigrantes europeus e asiáticos fugindo das guerras e da pobreza, que procuravam nas estruturas que os portugueses tinham construido, a terra prometida para eles e para suas familias (italianos, espanhois, japoneses, libaneses, alemães, poloneses, etc) e terão possivelmente tomado o controlo
Fico aqui imaginando o tanto de estorinha fantasiosa que é ensinada nas escolas portuguesas sobre o roubo das terras brasileiras. E os portugueses, “inocentemente”, escolhem acreditar nessa fantasia.
Felipa, gosto muito do seu canal. Esse último vídeo é pesado mesmo. E o pior é que retrata o revisionismo histórico que estamos sofrendo nesse exato momento por ultra liberais, pela extrema-direita, por empresas de comunicação super-financiadas como Brasil Paralelo, por exemplo. É muito triste.
@@filipamariza Esse tipo de vídeo não é pra rir mesmo. A ideia da ironia aí é gerar exatamente esse choque. É humor, mas não é engraçado... é como justificar tais absurdos: é incoerente! Tais justificativas sequer deveriam existir!
Não se subestime, o entendimento das piadas do Porta dos Fundos não exige muito conhecimento da História em si, mas certo grau de perspicácia e senso de humor afiados e muita capacidade pulmonar para gargalhar. Abraço.
Quanto ao esquete da Escravidão, há alguns anos um político antivacina, negacionista da Escravidão, da Pandemia e candidato a Presidente da República, durante sua campanha pronunciou entre outras sandice que a Instituição da escravidão foi benéfica ao africano e que Portugueses sequer atracavam na África, mas sim que africanos fugiam para subir nas suas embarcações para se livrar de uma vida miserável no continente africano. O candidato questão era Jair Bolsonaro.
Com certeza houveram mortes dos dois lados. Mas o poderio militar Português sempre foi maior. Uma ideia para você fazer um vídeo: canais interessantes de youtubers Portugueses pra gente conhecer melhor, eu sigo alguns canais de reviews de eletrônicos, mas saindo desse assunto não conheço nenhum. Adorei seus reacts, estou vendo todos.
É a primeira vez que vejo alguém de fora do Brasil reagindo a algum conteúdo Br. Percebo que o brasileiro tem talento pra enviar diversas mensagens em apenas uma frase. A entonação, ironia, sarcasmo, a carga histórica (que vem sendo exposto cada vez mais). Fala sobre os extermínios por doenças da população nativa, como aconteceu em grande escala também na américa central. E mesmo entendendo bastante como brasileiro ainda tenho o feeling de estar deixando algo passar. Uma geografia e cultura absurdamente ricas, somadas das maiores hipocrisias passivamente aceitas.
"Não entendo como vocês lembram de um vídeo de seis anos atrás"
Moça, a gente lembra de coisa de 523 anos atrás...
Hahahhahahhaha né
HAHAHAHAHA nunca esqueceremos
524 anos atrás
vlw matusalém
Hahahahaha
o mais engraçado é que o índigena é interpretado por um ator chamado Rafael PORTUGAL kkkkkkkkkkkk
Ironia das ironias. 😂😉🫶🏻😘
@@PaulaSantos-wd5zb kkkkkkk
E que a RUclipsr Portuguesa se parece com uma indígena brasileira
@@debbiefiuza verdade 😂
@@Teacher-Eline-Gabi E se fizer um DNA ancestral de Rafael capaz que tenha ancestrais indígena. 😆
Respondendo sua pergunta: os colonizadores impuseram sua força. Tinha mais tecnologias (naquela época já habiam armas de fogo), usaram a rivalidade de tribos nativas do Brasil, incentivando confrontos, com o intuito de enfraquecê-las. Por fim, tambem vale ressaltar as doenças trazidas pelos portugueses. Tais enfermidades dizimaram muitos nativos. Resumo básico do que houve e porque eles tiveram sucesso na conquista da terra "Brasilis".
Muito obrigada, aqui em Portugal não contam assim a história meu Deus, faz total sentido!
JOHN....conforme ditam os historiadores brasileiros....naquela extensão gigante de terreno só havia cerca de 30 000 indígenas !
Exatamente. Hoje certas doenças são tratadas como coisa pequena graças aos avanços da medicina, mas a gripe, a varíola, o sarampo, a febre amarela e outras doenças virais mataram milhares de índios num espaço de poucos anos.
Sem contar que o Brasil tem esse tamanho mas essa divisão é totalmente arbitrária e sem feitos práticos, já que até 200 anos atrás a Amazônia e outros territórios brasileiros ainda eram muito pouco explorados e quase intocados. Portugal conseguiu segurar o espaço mas a sua presença era muito mais forte nas terras próximas ao oceano Atlântico (Não à toa estão lá as maiores e mais velhas cidades, enquanto do outro lado do país as cidades tem 80 anos, por exemplo.
@@josealmeida3231 Essa informação está incorreta amigo. O extermínio indígena praticado pelos portugueses matou milhões de pessoas nativas. Os dados apontam hoje que haviam entre 3 a 5 milhões de indígenas no território brasileiro. Recomendo muito o livro 1499 de Reinaldo José Lopes, ele se aprofunda muito no tema e da uma noção do tamanho do golpe contra os povos originários foi a colonização do Brasil.
@@XorxeBueno Não existiam nenhuns milhões !
Informe-se junto dos historiadores brasileiros !!!
Mais lhe digo que os portugueses...nos sec XV e XVI... aportaram a muitos lados, e sempre respeitaram os povos indígenas !!! Sós os brasileiros do sec, XXI, cuja maior parte é descendente dos emigrantes que foram para o Brasil a partir do sec XIX, vem agora armados em defensores....do indefensável...e sem qualquer justificação plausível !!!
Realmente...zucas e tugas...têm que manter as distâncias...para bem de todos !
Brasileiros fiquem no Brasil...que os tugas ficam-se pela Europa !!!
Eles conquistaram com duas coisinhas bobas, pólvora e variola kkkllkkkkkkkkkkkkkk
Contra os Goitacazes a pólvora não serviu pra muita coisa, precisou da varíola mesmo.
@@sergiovidonscky8749 Vc esqueceu da bíblia e da espada.
mais varíola (e tuberculose e etc) do que pólvora
@@jeansantos3552 tupinambás eram canibais assim como outras tribos que também subjugavam as tribos conquistadas. Pior acontecia com os incas, maias e astecas. Agora, existe 50 milhões de escravos no planeta, o maior número já existente, que ficam quase na totalidade nos dois continentes MENOS BRANCOS, MENOS EUROCÊNTRICOS e MENOS OCIDENTALIZADOS. Portando, enfia sua emoção antiocidente no mesmo lugar onde você se enfia seu supositório de soja. Valeu
e pombo
“Armas, germes e aço” colonização em 3 palavras
E agora eles reclamam da gente estar abrasileirando eles 🤷🏻♂️
e principalmente os indigenas tambem tinham tretas entre si e os colonizadores falavam " a gente mata os inimigos de voces e voces ajudam a gente" mas ai esses mesmos indigenas que ajudaram eram escravizados ou morriam pelas doencas como voce falou
@@devforfun5618 atiram tantas pedras aos mortos, que se esquecem que o Brasil originou cinquenta milhões de pobres no século passado, apesar de imensamente rico, e que os pobres continuam em sofrimento
@@ailtoncavalcanti1175 muito abrasileiramento mesmo!!!
www.
youtube
.com/watch?v=jkkgvbWvVzQ
@@ailtoncavalcanti1175 as portuguesas tentando o samba!
www.
youtube
.com/watch?v=c-minoP58o8
www.
youtube
.com/watch?v=sVa9biWb8JE&t=364s
E o que vc viu no porta não é humor pra rir e sim pra refletir, pelo seu comentário, vimos que tiveram êxito
hahahaha mas eu to rindo pra caralho aqui mano!!! Eu reflito rindo, como é humor acho que tá liberado rir né.. :)
Não existe humor pra não rir pow. Força não. Reflete aí, mas ri tambem.
É uma ironia. Bem ácida, mas verdadeira. O último, sobre escravi... e sobre a mulher, é porque realmente tem pessoas que pregam isso. Que os povos originários do Brasil se autoeliminaram, que os africanos que contribuiram para a escrav... e que as mulheres são responsáveis pela forma como são tratadas. É uma crítica a essa forma de pensamento.
mas vc não refletiu direito, pois foram teus antepassados que vieram para cá, ou seja, é tua culpa, e pior ainda que ela e e sua família, pois permaneceram no país europeu, enquanto teus ascendentes além de se beneficiar das riquezas da nova terra, ainda vieram para cá e tomaram posse de alguma gleba de terra. Está claro agora?
@@ExplorerOfTheGalaxy podiam fazer um vídeo sobre os índios da Amazônia, são assassinados e roubam lhes as terras
Se você ficou curiosa sobre a história do Brasil, há uma série de vídeos intitulada "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro. São 10 episódios de 50 minutos cada, é uma verdadeira aula de história do início ao fim, fala sobre toda a nossa origem e construção do Brasil: desde a raiz indígena, a influência lusitana, africana, árabe e tudo o mais. Super recomendo!
MARAVILHOSO!
Amo essa serie!!!!
Isso aí é elite
Fico me perguntando como seria a evolução dos povos originários se não tivesse havido a colonização…fico muito curiosa, eu não estaria aqui pois sou neta de espanhol, mas queria realmente saber! Não sei se tem pesquisas ou simulações, imagina, povos que não usariam fábricas nem armas de fogo, talvez? Seriam a população mais saudável ecologicamente falando? Talvez a única população que sobreviveria pós aquecimento global ou que pelo menos conservaria parte do planeta? Enfim, apenas um questionamento.
@@Sucoaturdido então pode ver como vivem as pessoas das tribos na Amazónia que não passaram pelo processo da miscigenação
seriam seguramente assim
De relembrar que
com os portugueses, o território que viria a ser o Brasil passou em 300 do nível de caçadores coletores para a civilização dos séculos XVIII e XIX, o que na Europa levou milhares de anos a acontecer
são habitantes atuais do Brasil que deixam os índios na pobreza nos seus aldeamentos
sem escolas, hospitais e outras infraestruturas
12:20 o humor tá justamente no absurdo que é isso, porque tem gente que defende que não existiu a escravidão como descrita, e sim que os proprios africanos se vendiam como escravos...
Mas eles tinham guerras entre si, e conquistavam as outras nações. Os conquistados eram vendidos pelos próprios conquistadores (africanos) a outros povos. Essa prática existiu em toda a história da humanidade, não somente durante esse período, sendo que o Reino de Daomé foi o principal comerciante de escravos. Nada disso é absurdo 🤷♀️
Tudo isso existiu em toda a história da humanidade, INCLUSIVE na África
@@beatriznobrega736 Sempre existiu Escravidão por dívida, escravidão por guerra, escravidão por sistemas monárquicos. A escravidão em massa virou comércio somente a partir das colonização das Américas por Inglaterra, Espanha e Portugal. Portugal passou a incentivar as guerras entre as nações africanas, financiar e fornecer armas para grupos que passaram a capturar outros povos apenas com essa finalidade.
@@beatriznobrega736 o que você não entendeu, é que a escravidão baseada no r4cism0 é exclusividade dos colonizadores... E suas consequências m4t4m pessoas até hoje, todos os dias, em todo nosso país. A desigualdade social brasileira está estruturada no r4cism0 que construiu o nosso país.
@@beatriznobrega736 o conceito de escravidão pré capitalista é totalmente diferente daquilo que entendemos como escravidão hoje em dia. Em nenhum momento existia a mercantilização da vida humana, em.nenhum momento anteriormente se considerava um.escravo como sub-humano e que todos os seus descendentes fossem considerados animais. Não se pode generalizar o conceito de escarvidão assim, no mínimo é ser assíncrono e desconhecer a história
Uma coisa anula a outra? O que se ensinava na minha época era que os países europeus colonizavam territórios na África e escravizavam a população local, inclusive fornecendo os escravos a outras colônias. Há quem diga aqui no Brasil que os portugueses nem saíam dos navios, mas isso é absurdo, coisa de quem quer reescrever a história com base em opinião sobre fato isolado - a conta simplesmente não fecha, será que na África haviam tantos prisioneiros de guerra assim para serem vendidos aos europeus? E mais recentemente, no final do século XIX, não houve até uma guerra porque alguns países mais novos queriam ter colônias na África assim como seus vizinhos (dentre outros motivos)?
O humorista não quer só arrancar risos da platéia! O humorista causa uma reflexão profunda na população de modo geral. Quanto mais refinado o humor, mais chocante é a realidade. Essa última sketch chamada de escravizados, trata de como os coronéis do nordeste reproduzem uma falácia gigantesca de que não houve escravidão no Brasil. Por isso a importância de tais vídeos, para abrir espaços para debates e melhorias nos campos filosóficos e intelectuais nas relações humanas.
Humor militante, música militante, etc é um pé no saco (chatérrimo)
Na realidade quem fez um comentário parecido foi o ex presidente
@@eddiesantos4978 Bolsonarista.
Que coronéis do nordeste, meu filho? Vá se informar melhor. Na realidade, existem movimentos, que não sei se surgiram nos EUA, que dizem que a escravidão foi benéfica ao povo negro. Palavras, inclusive, utilizadas pelo ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. E o próprio Bolsonaro já disse que os portugueses nem pisaram na África e que eram os negros que entregavam os negros.
É. E não é militante não, só tirando sarro da burrice de umas "teorias" conspiratórias, mesmo. A graça está na realidade, que tem gente que acredita nisso e usa esses argumentos.
Amo tanto história e geografia que não entendo quem não gosta. Acho tão essencial pra tudo.
quando era mais nova eu também não gostava/não tinha interesse...hoje depois de conhecer outras culturas e visitar outros países, entendo como são áreas de estudo fascinantes, mas acho que exigem um pouco de maturidade hehehe
Não amo, mas acho muito interessante como tem gente bem alienada sobre sobre esses assuntos, em todos os países
concordo
A sinceridade dela me comove.
"Se vou estudar?! Não vou prometer!".
Kkkkkkkk
Sinceramente...
Mas se for estudar essa versão "oficial" então nem precisa começar.
kkkkk se vou estudar , não prometo heheheheheh
O Portas dos Fundos é um humor ácido, as vezes engraçado outras vezes exagera.
@@carlosmacedo3672 Na maioria da vezes exagera e poucas vezes é engraçado.
Vocês de Portugal marcaram nossas vidas a 523 anos atrás como esquecer não é mesmo...
Como assim "nossas vidas"? Vc é indígena, por acaso?
@@SuportoVc É a hipocrisia geral dos Brasileiros que apesar de não terem sangue indígena nenhum, veem-se como vitimas da colonização quando sao na verdade produtos desta.
@@SuportoVc é qie assim né, a maioria dos Br tem parentesco com Portugues, Indios e Africanos. O brasileiro ""puro"" (pq puro de vdd eram os indios) é a mistura das 3 etnias
@@pedroaugustolimaferreiraxa3830 Sim, somos o resultado da interação entre índios, africanos e portugueses. Então, os únicos que tiveram as vidas marcadas foram índios, africanos e os imigrantes portugueses, não a gente.
O povo nao tem noção...é triste ver como o brasil tem o karma que merece
Filipa, sei que muitas pessoas já responderam à sua pergunta, mas quero acrescentar um detalhe: naquele tempo não existia um país chamado Brasil, tampouco unidade nacional entre as tribos. Isso facilitou muito a dominação, pois, além da superioridade tecnológica dos portugueses, os conflitos que foram incentivados entre as tribos tornaram as coisas mais fáceis para os conquistadores.
sem contar nas doenças que disimaram os indios como variola e sarampo
Igualzinho como os políticos fazem hj (engenharia social) , Preto contra miscigenado que acha que é branco , Pobre vs Pobre que acha que é rico("classe média"), Policial(favelado) vs Favela, criaram várias "tribos" e agora conseguiram Homem vs Mulher. Ainda estamos em processo de colonização.
@@RXXI2 opa, alguém que estudou e falou algo sensato...
Gente, angustiante ver o antigo colonizador falando "aí, não estudei isso, não prestei atenção". Acho q não tem UM brasileiro que não tenha estudado isso com ódio no coração 😂😂😂
Gente daqui nasceu no máximo depois de 1920, então aqui não tem nem colonizadores nem colonizados,...viva no presente, não negue a realidade.
@@nahmend6987 claro que tem!
@@klagemello onde foi que eu disse para esquecer? Enfim,...o que eu proponho é que se querem fuçar na porcaria então vão até ao fundo! E descubram TODA a verdade e os porquês! Ficar aí a brincar na superfície é do tipo " não lavar nem emprestar o lavador" têm medo do quê? Ou abre a boca para falar toda a verdade ou então ....
É que amigo sejamos honestos, nenhum de nós passou por aquilo, nem eu nem você, nenhum de nós merece nem castigo nem queixume. E quanto ao nazismo, é mais uma prova que o que temos de ter cuidado é com a "normalização" de coisas ruins, e ter discernimento para identificar tais situações. Todos os episódios lamentáveis da história da humanidade erram sempre aí,...e falei isso mesmo no meu comentário com esse episódio em mente, daí que não, não é para esquecer, mas tal como todos os erros que cometemos, a melhor forma de lidar e aprender com eles é analizar, perceber o porquê e a verdade das coisas e tentar melhorar, porque ficar batendo em cavalo morto não leva a lado nenhum. Então não vejo o porquê de você dizer que eu em algum momento disse para esquecer? Ainda não percebi o porquê disso...
@@julianamysczak9194 pois é,uma coisa totalmente ridícula. Ignoram totalmente ao mal que fizeram ao povo de Pindoramáh;por puro eurocentrismo, ganância e desdém.
@@nahmend6987na verdade somos todos descendentes de portugueses
Esse último vídeo o contexto é que nas eleições de 2018 pra presidente tinha um candidato (que ganhou a eleição) que foi num debate e falou que as pessoas se ofereciam pra ser escravas no Brasil e por isso nunca existiu escravidão no Brasil...
Lá vem! Sempre tem um comuna de merda!
@@TheOliveira3 olha esse comentário aqui!!
Tu vai ver o fim dele.Breve...
Eu iria comentar isso. E eu achei legal a reflexão dela sobre não conseguir rir dessa situação. Mas é esse o contexto mesmo.
Jesus...cada absurdo. Tem cada candidato maluco. Que é isso? E o sujeito ganhou? Puts...
Existe um livro que explica muito bem o que você perguntou. O livro se chama "Armas, germes e aço" de Jared Diamond. Esses 3 elementos foram cruciais para a conquista europeia de outros povos.
E já agora quais foram os elementos que foram cruciais para a conquista da europa por parte dos romanos?
Adorei o canal!!! O porta dos fundos é um humor crítico!!! Não só pra rir, mas para pensar.
@@mcarvalho3806 Ele não conseguem entender pois tudo que fizeram e roubaram e todos que assassinaram ..pensam que é normal e natural extermínio de indígenas e negros!!!
Colonizado é um dos melhores vídeos do Porta de todos os tempos. Não é para rir. É para refletir.
Na forma de humor. Pra rir.
rio justamente pela genialidade
Examente, não é para rir, é para refletir. São sátiras da história.
Na verdade é pra rir, mas é sem graça. O melhor vídeo do porta dos fundos é ROLA
Brasil era isolado de tal forma que os nativos não tinham resistência imunológica à gripe comum. A chegada dos portugueses trouxe uma série de doenças que matou boa parte da população. Junte-se a isso as armas de fogo, que eles já tinham. Foi um genocidio. A tomada do Brasil foi gradual, aconteceu ao cabo de alguns anos, com o envio de mais e mais tropas a partir do reino de Portugal.
Após o "descobrimento", ocorreu um processo gradual de colonização pelos portugueses. O Brasil foi inicialmente dividido em Capitanias Hereditárias, mas a ocupação efetiva dos territórios demandou um período considerável. O crescimento territorial do Brasil ao longo dos séculos está intricadamente ligado a diversos eventos, tais como tratados internacionais e conflitos.
Não é pra ver graça sempre mesmo não.. porta dos fundos é pra refletir, PRINCIPALMENTE quando é sobre escravidão, história, religião, etc.
Confia, NENHUM brasileiro assistiu esse vídeo rindo.. ;)
Fico muito grata de você ter assistido com coração aberto e assumir de como realmente foi horrível.
Estou agora em Portugal e infelizmente já me deparei com TANTA gente negando a realidade por orgulho ou sei lá o que!
Eu fui pros EUA com 6 anos e estudei história lá.. sendo, só existia os EUA. Aos 12 anos estava na Europa. Tenho linhagem Portuguesa, Italiana e Libanesa. NUNCA me contaram a realidade e fui descobrir só lá pros 37 anos graças ao movimento anti racismo, escravidão e dos indígenas.
Esses vídeos são MUITO necessários, mas mais do que isso, mentalidades como a sua, abertas e honestas, são MUITO mais.
Virei tua fã pela humildade! Muita luz pra você!
Não saber da história do Brasil é muito comum entre os portugueses. Eles fazem um tremendo esforço para apagar de sua sociedade a lembrança do tanto de mal que causaram ao Brasil.
Não saber a história do Brasil é comum até entre os brasileiros, e sobre o esforço pra apagar da sociedade o mal que fazem a outra é uma prática comum, pouco se fala do que fizemos com o Paraguai por exemplo
@@nunoalvaresrpereira3676 dificil lembrar d coisas positivas vindo do colonialismo quando se sabe da vdd sobre o exterminio dos povos nativos. Colonialismo se resume a invasao d terras e nao tem como negar.
@@elGokuLombrado quem tem mente estreita só vê por um canudo!
em publicações brasileiras podemos ler por exemplo como o Brasil aproveitou o conhecimento dos portugueses e evitou as grandes fomes que existiam em todos os continentes, e
sobre como Cabo Verde foi importante
na aclimatação de culturas e de animais que os portugueses transportavam de um continente para outro,
dando origem à grande diversidade de plantações que continuam a existir no Brasil
por exemplo
Da Africa os portugueses levaram para o Brasil os coqueiros, a bananeira, o arroz, a palmeira do óleo de dendém já que a oliveira não se dava,
trouxeram da América do sul, o feijão, o abacaxi, entre outros ..
algumas parte que se transcrevem:
Nesse final de século, o cronista Gabriel Soares de Sousa, em sua "Notícia do Brasil" (1587), registra a importância de Cabo Verde para o processo de colonização do Brasil, no tocante à aclimatação e introdução de diversas espécies de animais e plantas, essenciais à história económica deste último, a saber:
"...as primeiras vacas que foram à Bahia levaram-nas de Cabo Verde e depois de Pernambuco, as quais se dão de feição, que parem cada ano e não deixam nunca de parir por velhas", "As éguas foram à Bahia de Cabo Verde, das quais se inçou a terra", "As ovelhas e cabras foram de Portugal e de Cabo Verde, as quais se dão muito bem", E comecemos nas canas-de-açúcar, cuja planta levaram à capitania dos Ilhéus das ilhas da Madeira e de Cabo Verde", "As palmeiras que dão os cocos, se dão na Bahia melhor que na Índia...",
"...foram os primeiros cocos à Bahia de Cabo Verde, donde se encheu a terra...", o arroz "é tão grado e formoso como o de Valência", "Levaram a semente do arroz ao Brasil de Cabo Verde",
e ainda "Da ilha de Cabo Verde e de S. Tomé foram à Bahia inhames que se plantaram na terra logo, onde se deram de maneira que pasmam os negros da Guiné, que são os que usam mais deles".
Foi Tomé de Souza quem introduziu as primeiras cabeças de gado no Brazil, em 1534 trazidas das Ilhas de Cabo Verde. Elas serviam como meio de transporte, forca motriz nos engenhos de açúcar, além da carne, leite e... o couro.
"Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames) e todos os animais que existiam na Europa desconhecidos na América do Sul, vacas, ovelhas, cavalos, burros, mulas, cabras, porcos, etc .
Os Padres da Companhia de Jesus, que chegaram ao Brasil a partir de 1549, possivelmente foram ativos também na introdução de hortaliças no Brasil…"
"...Os legumes europeus foram introduzidos desde os primeiros anos de colonização. O padre jesuíta Fernão Cardim, que chegou ao Brasil em 1583, relata: "Melões não faltam em muitas capitanias, e são bons e finos; muitas abóboras que fazem conserva, muitas alfaces, de que também a fazem couves, pepinos, rabões, nabos, mostarda, hortelã, coentros, endros, funchos, ervilhas, gergelim, cebolas, alhos, borragens, e outros legumes que do Reino se trouxeram, que se dão bem na terra…."
@@marie3587 que maravilhoso, né? Que lindo, cara, tudo que os colonizadores fizeram de bom pro mundo, né? Pena que nesse processo fantástico dizimaram milhares de vida, exterminaram povos e etc. Acho que é pq eles olhavam pelo "canudo" e não encontraram uma forma humana de espalhar tantos benefícios pelo mundo, né? É cada uma.
@Wellington sim talvez, mas a
cana de açúcar terá sido aclimatada pelos portugueses na Madeira e Cabo Verde em primeiro e depois transportada para o Brasil
agora houve trocas. levara o arroz e encontraram o feijão e começaram a cozinhar o arroz com feijão!
No entanto
há espécies vegetais e frutas exóticas como se costuma dizer que ficaram na Madeira por ser terra e clima de grande adaptação,
como mangas, papaias, bananas, maracujá e tantos outros!
encontramos num site explicações que nos dão conta da maravilhosa viagem dos frutos que se encontram na ilha da Madeira:
"A Anona é uma fruta originária da Cordilheira dos Andes. Este fruto foi introduzido na Ilha da Madeira no século XVII, trazido por mercantes vindos da América do Sul...
A Goiaba (nome científico Psidium pyriferum) é outro fruto tropical originário das Américas... A pitanga, Eugenia uniflora L., é outro fruto tropical vindo directamente do Brasil para a Ilha da Madeira.
... o maracujá este veio do Brasil.... O Fruto Delicioso (Monstera deliciosa) uma mescla de banana, anona e ananás... é originário do México
A Physalis é um fruto tropical originário da América do Sul.... O tomate inglês ou tamarilho é um fruto de uma planta originária dos Andes....A papaia (Carica papaya) é originária da América Central...
O araçal (Psidium cattleyanum) é um pequeno fruto arredondado e amarelo originário do Brasil.... O mango é uma fruta tropical inicialmente originária da Índia...
"
etc
" como q os portugueses chegaram e falaram isso é nosso" " e os brasileiros só aceitaram? 🥴" Umas frases dessas só pode ser piada KAAKAKAKAKA
Na época nem existiam " brasileiros ".
mas é uma pergunta boa, eu que estudo história do "brasil" e de portugal fiquei pensando, é verdade, como que os portugueses chegaram e com tao pouca gente conseguiram pegar isso pra eles e os "brasileiros" só aceitaram? eu sei de partes da história mas a reação dela é legal, nunca me fiz uma pergunta dessa.
@@lucascorazza9792 uma pergunta dessa só mostra o quão mal é ensinado a história do Brasil em Portugual ( a " colônia " que alimentou eles por anos ) e o quão mal é ensinada a história do Brasil no próprio Brasil!
@@ianaskk pode ser, mas é uma pergunta boa. no méxico tem livros famosos sobre a conquista do méxico, do brasil eu nao conheço. mas é verdade, deve ser mal ensinado pra pessoa nao saber. lá em portugal talvez eles tenham vergonha e nao querem admitir que foram escrotos num nível de gengis khan
Não é que não seja ensinado.
Ela disse no vídeo que não prestava atenção na aula de História ou seja esse assunto deve ser falado lá sim.
E a pergunta dela não foi ofensiva, ela apenas não sabe.
Igual muitos brasileiros também tem aula de História mas se perguntar eles não vão saber responder quase nada da colonização que ouve, incluindo eu.
"Como vocês se lembram de um vídeo de 6 anos atrás". É simples, ótimas esquetes ficam permanentemente na memória. (Para mim) a melhor esquete do Porta é o vídeo "BATALHA" de 2013, eu te recomendo muito a assistir esse vídeo mesmo sem ser para fazer React. "AMIGO SECRETO" também é incrível, principalmente por se tratar de uma propaganda (Ford).
O video sobre a escravidão é uma sátira aos que dizem que não houve escravidão (isso existe aqui) que os próprios negros se entregavam aos portugueses, vendiam outros outros negros de grupos diferentes.
@@pedroluisgnap4615.. mas isso é verdade, ora.
@@PauloPereira-jj4jv sim, tá bom
@@pedroluisgnap4615 podiam fazer também um vídeo sobre a chacina que o Brasil faz atualmente com os índios da Amazônia
Eu acho q a geografia, geopolítica e história no Brasil é muito mais valorizada do que em outros países como estados unidos, portugal e etc, parece ser um ensino muito básico (posso estar errado) mas em comparação com Brasil em q a gente estuda a história de vários países, América latina, África, Ásia, a marcha para o oeste nos EUA, eu fico realmente triste sabe, pq é tão importante conhecer a história da humanidade e aprender com ela, bom, é isso, acho q o mundo deveria valorizar mais a história.
Exatamente! História é tudo.
Comentário" culto " 👏🏿👏🏿👏🏿sem ironia.
Deve ser por isso que o Brasil é atrasado. Porque enquanto brasileiro se acha "culto" e "intelectual" por estudar História e Geografia, os gringos estudam coisas práticas que mudam o mundo e faz a tecnologia avançar.
@@c.principal4797 sabe quem mais não curte história? Nazista.
@@c.principal4797 sim sim, o Brasil é atrasado porque as pessoas estudam história e geografia. O atraso não tem nada a ver com a desigualdade social e econômica gritante, nem com o baixo investimento em educação, ou com a desvalorização das universidades como um todo (incluindo as áreas de história e geografia), também não tem a ver com a desigualdade de oportunidades. A culpa é do fato das pessoas valorizarem minimamente (bem minimamente) o ensino de História e Geografia. Até porque, todo mundo sabe que História e Geografia não servem pra nada. Afinal, por que alguem tem que saber a origem do seu país e do seu povo? Ou mesmo das relações do homem com o planeta e como a ação do ser humano impacta diretamente a vida na terra? Quem foi o louco que achou que alguém deveria saber essas coisas, né? A única coisa que importa é saber construir carros, computadores, casas e afins. Tá corretíssimo seu comentário.
O vídeo sobre a escravidão, é uma encenação de como um branco conta a história de como eram escravizados os negros, que eles se deixavam a ser escravizados, é um esquete irônico. Bjão Felipa!!!!
Na verdade é uma crítica direta ao Bolsonaro que usou esse argumento esdrúxulo durante uma entrevista no roda viva em 2018.
@@Nuovo-lw2zt não lembro dessa entrevista mais blz
A história q eu sempre ouvi foi q rolava mais ou menos o mesmo q aconteceu com os índios aqui ... Disputa de tribos e superioridade bélica ... Só quem viveu na época sabe o q realmente aconteceu mas não tem como ter conseguido raptar tanta gente sem ajuda local
@@Nuovo-lw2zt sem comentários você é pior que ela
@@Nuovo-lw2zt Todos se acham donos da única verdade, tanto os radicais de direita quanto os de esquerda. Eram outros tempos, muito da história se perdeu, existe um pouco de verdade e mentira de cada lado.
A versão que a direita conta, e é muito desconhecida, está documentada na história das guerreiras africanas Agojie, tem um filme recente de 2022 "A mulher rei", este filme conta a história de Nanisca uma general das guerreiras de Daomé, conta como ocorria o processo de escravização e o envolvimento dos portugueses neste processo. Assista, o filme é bom e vai abrir sua mente, não tem nada que absolva os europeus, mas mostra que existem outros culpados também.
Esses 3 vídeos são clássicos demais, sempre dou muita risada kkkkkkkk
Claro,assim riem os tolos ! Kkkkkkk😂
Oi,Filipa.Parabéns por sua sensibilidade! Sua índole é exemplar!
OI,FILIPA.ESQUECI DE LHE DIZER QUE SOU DO RIO DE JANEIRO(NA VERDADE,NASCI EM SALVADOR,BAHIA HEHE), BRASIL.
O ensino e aprendizado da História no Brasil é muito bom. A prova é que qualquer aluno, até mesmo antes do ensino médio, consegue dar uma aula para um jovem português sobre esses temas do vídeo.
É de se assustar a naturalidade como alguns jovens portugueses afirmam desconhecer fatos históricos, e a falta de vontade em tentar aprender sobre o básico da História.
muito bom é forçar demais, nosso ensino advem das classes dominantes assim cmo em portugal (a seu proprio nivel, cada qual com seu respectivo) onde ambas sao burguesas e herdeiras do sistema colonial. Quem “ganha” a guerra escreve a guerra, tenho crtz q a maioria dos estudantes do brasil, msm após o ensino medio, n saberia dar aula nenhuma pra portugues nenhum, o sucateamento da educação é forte demais e esses temas sao complexos, exigem uma interpretação histórica densa por isso sao professores q explicam sobre, nao um adolescente lerdao lotado de ideologia burguesa estado-unidense (midia predominante).
Cara.. sinceramente.. as escolas brasileiras, não ensinam nada, nem chegam a arranhar do que realmente foi a historia brasileira, uma prova disto é esta ideia idiota de que Portugal acabou com tudo... mano.. sei q uns levam na brincadeira, mas tem muita gente que acredita... e cara nos devemos, muito, muito , mas muito aos portugueses por tudo que temos
@@jonatassouta uma pessoa que escreve usando reticências tomo vírgula, não deveria opinar sobre o conteúdo da aula, c todo respeito
@@jonatassouta KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CARALHO E TU SE ACHA ESPERTO AINDA PQP
@@alessandrogouveia2268 Seu uso da vírgula não é melhor que o dele, amigo.
Em uma das cartas enviada a Portugal, os portugueses escreveram que os indígenas era criaturas muito dóceis. Além da força, violências que já foram citadas, este fato contribuiu bastante.
No Brasil existiam dois tipos de indígenas, os tupis que viviam no litoral e os tapuia, que viviam no interior. Os tupis eram dóceis, mas os tapuias ("inimigos" em tupi) eram violentos. Os tapuias nao plantavam, nao pescavam, nao semeavam, apenas caçavam e tinha um sociedade voltada para a guerra. Os tupis tinham muito influencia no Brasil colônia, eram respeitados pelos portugueses. Os colonos europeus que vinham tinham que aprender o tupi, e os nascidos aqui, falavam o português apenas em circunstancias formais, no dia a dia usavam o tupi até entre eles. O português só começou a ser difundido no Brasil com a chegada da corte portuguesa.
@@guilherminhu pode me mandar a fonte? Pq falar que os tupis tinham MUITA influência no brasil colônia me doa bem estranho... Já q milhões foram mortos.
alanapri eram dóceis, e comiam-se uns aos outros
lutando em batalhas terríveis
@@guilherminhu não será bem assim
existe muita legislação emitida pelos reis portugueses relativamente à assimilação e miscigenação dos portugueses com os índios,
e isso desde os primórdios da colonização
por exemplo
"Subjacente ao conceito terras de índios encontra-se a conceção de que os índios são personalidades jurídicas dotadas de direito (natural e positivo) de domínio e posse territorial. Este princípio está claramente presente em um conjunto heterogêneo de documentos portugueses e coloniais, que a historiografia convencionou chamar de “legislação indigenista colonial”, os quais tratam dos direitos e das obrigações dos índios.
No alvará e regimento de 26 de julho de 1596, por exemplo, afirma-se que o “gentio” será “senhor de sua fazenda” da mesma maneira que o era na “serra”, indicando que o direito natural de posse e domínio que eles desfrutavam em suas terras e aldeias originais, seria respeitado e transformado em direito positivo no processo de descimento, aldeamento e avassalamento. Para isso, receberiam terras para formar novas aldeias no mundo colonial. ..."
@@guilherminhu
"No reinado de dom José I, atendendo ao Alvará de 8 de maio de 1758 que ampliou para todo o Brasil as leis de 6 e 7 de junho de 1755. Essa legislação, complementada pelo Diretório dos Índios, determinou a liberdade desses povos, tornando-os súditos do rei de Portugal..."
"o Diretório: o fim da discriminação legal dos índios, com a extinção das diferenças entre índios e brancos; o estímulo à miscigenação biológica por meio de casamentos mistos; a determinação de que filhos gerados dessas uniões seriam considerados mais capacitados que os brancos para ocupar cargos administrativos nas aldeias;..."
É muito simples..... Imagine um belo dia, você sai de casa para ir ao supermercado e se depara com quatro naves espaciais estacionadas na sua cidade, com 1.400 seres humanóides, vestidos com roupas extremamente futuristas, possuidores de tecnologias ultra sofisticadas do tipo, ( voltando ao ano de 1.500....canoas primitivas feitas de troncos de árvores escavados contra Caravelas super rápidas, equipadas, levando muita gente e suprimentos, equipamentos de navegação e com soldados armados com armas de fogo, algo muito além da imaginação do seu povo, que na época só conhecia a lança e o arco e flecha).... Voltando para o século XXI, nós temos, carros, aviões, naves espaciais, trens (comboios), aceleradores de partículas, fusão nuclear.... ou seja, nós temos tecnologias que seriam muito primitivas comparadas às tecnologias dos alienígenas que teriam viajado de outro planeta, carregando em suas naves, gente com uma capacidade mental e técnica muito mais avançada e com a intenção de "colonizar" a Terra, ou seja.... Tomar posse e eventualmente exterminar os nativos, caso os mesmos sejam um incômodo..... Imagine se os seres humanos descobrirem um planeta totalmente habitável, cheio de riquezas, muitas vezes maior do que a Terra, com águas puríssimas e gente primitiva.... você não acha que haveria uma corrida espacial para ver quem chegaria lá primeiro???? Os europeus sempre foram movidos pela curiosidade, senso de oportunidade, vaidade, ganância e poder .... sou de origem européia, por isso, fico muito à vontade para dizer isso. Minha família veio da Áustria, Itália e Espanha, chegaram no Estado de São Paulo e como muitos que aqui chegaram, foram desbravando o país, procriando, estudando, trabalhando e alguns anos depois, de cidades primitivas, temos hoje cidades incríveis e as populações originais, ou morreram por doenças, ou foram mortos ou se integraram, de forma que o Brasil se tornou está nação multicultural e diversa, que não é nem portuguesa, apesar da língua e nem indígena nativa...... Então, se algum dia você for ao supermercado e no meio de sua cidade as naves alienígenas estiverem pousadas, bem no meio do parque ou da praça principal, saiba que sua vida nunca mais será a mesma!!!!!!! Beijo
Exatamente. Na Peninsula Iberica os romanos e depois os muçulmanos deixaram os costumes e tecnologia deles também. E na escola na disciplina de historia nunca estudei eles como vilões ou malvados.
@@jaimesilva2250 Você mesmo já esclareceu a razão pela qual, "na escola, nas disciplinas de historia, nunca os estudou como vilões ou malvados"... é que - conforme você mesmo diz - "os romanos e depois os muçulmanos DEIXARAM os costumes e a TECNOLOGIA deles também".
Convenhamos que, "deixar costumes e tecnologia", é estratosfericamente diferente de "deixar EXTERMÍNIO e levar RIQUEZAS!"
@@LuísSilva-d5o então estude mais, pois o ser humano sempre foi de invadir, matar, saquear e escravizar, e como exemplo veja os gregos, persas, romanos, egípcios, turcos, chineês, europeus do norte, russos, judeus, povos afros, povos ameríndus, e basta vê que estamos vivendo mesma coisa agora entre russos e ukranianos, ou seja, é só um governo constituir um grupamento maior de homens e algum tipo de tecnologia e passam a invadir as terras dos vizinhos,
Foram “desbravando” o país não, foram dizimando os nativos e destruindo a natureza. De os nomes corretos.
O uso de termos como "gente primitiva" ou "menos evoluída" para descrever culturas humanas reflete um entendimento reducionista e eurocêntrico, ancorado na ideia ultrapassada de que desenvolvimento tecnológico é a única medida válida de "evolução". Este tipo de análise ignora a complexidade das relações sociais, culturais e ecológicas que caracterizam as diferentes formas de organização humana.
A noção de "primitividade" como sinônimo de atraso cai por terra quando analisamos a relação entre diferentes sociedades e seu impacto no planeta. A modernidade, marcada por tecnologias avançadas e sistemas capitalistas, trouxe inegáveis avanços, mas também gerou consequências devastadoras: destruição ambiental, guerras globais, desigualdade extrema, crise climática e a ameaça à sobrevivência da própria humanidade. A ideia de que “mais tecnologia” equivale a “mais evolução” desconsidera que o verdadeiro progresso talvez resida em viver em harmonia com o ecossistema, sem esgotar recursos naturais ou explorar outras formas de vida até a exaustão.
Sociedades indígenas, muitas vezes chamadas erroneamente de "primitivas", desenvolveram sistemas complexos de convivência com o meio ambiente, garantindo sua preservação por milhares de anos. A agricultura sustentável, o manejo florestal e a visão holística do território são exemplos de "tecnologias" culturais que evitam a lógica predatória que domina hoje. Em contraste, as sociedades colonizadoras, frequentemente vistas como "mais evoluídas", geraram um legado de genocídio, exploração e destruição ambiental.
Seu argumento sobre alienígenas reproduz esse mesmo paradigma colonizador, naturalizando o direito de "conquistar" e "colonizar". É uma projeção baseada no histórico europeu de expansão territorial, mas falha em reconhecer que a capacidade de explorar outros mundos ou dominar tecnologias avançadas não torna uma sociedade moralmente ou ecologicamente superior. Pelo contrário, essa lógica revela uma desconexão fundamental com o equilíbrio necessário para a sobrevivência a longo prazo.
A "corrida para colonizar um planeta habitável cheio de riquezas" seria apenas mais um reflexo do mesmo sistema que hoje leva o planeta Terra ao colapso. É necessário desconstruir essa visão e reconhecer que "evolução" deve ser medida não apenas pela técnica, mas pela capacidade de coexistir, preservar e construir uma sociedade justa e sustentável. Isso não é "primitivo"; isso é evolução em sua forma mais essencial.
Esse desconhecimento é chocante, mas é fácil né, pra quê eles vão pensar na desgraça q o país causou no passado
O sarcasmo brasileiro as vezes é apelativo mesmo kkkk
Seu canal cresceu muito depois desses reacts de Brasil x Portugal, muito divertido ❤️ estou gostando muito, aceite todo carinho de nós brasileiros ❤️🫂🫂
Muito obrigada 🙏🏼
A questão é que o humor nesses casos funciona como critica ou sátira, justamente pra não deixar esses assuntos cair em esquecimento. Tanto no Brasil quanto em Portugal aprendemos a versão romantizada do "descobrimento" e da escravidão na escola, como a de que os portugueses salvaram os índios e trouxeram tecnologia, a de que os africanos que se escravizavam.
Mas os escravos já eram escravos vendidos como espólio de guerra entre nações q já tinham lá eles trocavam por coisas e dps vendia aqui e no novo mundo
amigo, em que escola tu estudou? porque nas duas escolas que eu frequentei sempre ensinaram como algo horrível. tem coisas que realmente são fatos, como os portugueses trazerem avanços tecnológicos (e implantarem eles a força) e que povos africanos já escravizavam outros mais fracos, então certos povos """""ajudaram"""" no tráfico negreiro, mas essas coisas nunca foram contadas de forma glorificada pra mim
Os africanos se escravizavam, assim como (quase) todos os povos de (quase) todos os continentes. Não existe só um povo em um continente. Não importava se todos eram pretos, ser preto pra eles era o normal pq todos eram pretos naquele local. Então não existia união por conta de etnia, cor, etc.! Existiam povos, com línguas diferentes, que queriam dominar os espaços, assim como ocorreu em todos os locais do planeta. Então, eles guerreavam. O que acontecia com os perdedores quando haviam guerras? Pense por dois segundos. Os vencedores escravizavam os perdedores que sobreviviam (isso aconteceu com todos os povos). Vender escravizados se tornou uma forma de comércio para estes povos que venciam as guerras. Era um mercado! Uma forma de ganhar “dinheiro” ou poder! 😉
Os portugueses compravam escravizados e mercenários e traziam para cá.
então estude mais, pois o ser humano sempre foi de invadir, matar, saquear e escravizar, e como exemplo veja os gregos, persas, romanos, egípcios, turcos, chineês, europeus do norte, russos, judeus, povos afros, povos ameríndus, e basta vê que estamos vivendo mesma coisa agora entre russos e ukranianos, ou seja, é só um governo constituir um grupamento maior de homens e algum tipo de tecnologia e passam a invadir as terras dos vizinhos,
@@nenosunseu tenho 33 anos, e quando estudei na escolas sobre o “descobrimento” do Brasil, tudo era meio que romantizado, tanto que o nome “descobrimento” sempre era levantado como alguém que trouxe o desenvolvimento ao Brasil (mesmo que fosse ensinado algumas coisas ruins que aconteceram).
Kkkkkk muito engraçado kkk caramba mesmo antes da colonização o povo já mandava aí umas caralh@d@s kkkkk... interessada e divertir essa série vou seguir😂😂😂
O humor desses vídeos são de quebra de expectativa do espectador, levando a pensar nos assuntos, a focar, não necessariamente, em arrancar gargalhadas, e sim, incomodar quem os assiste.
Na vdd o último é uma sátira a pessoas e políticos que tentam justificar a escravidão dizendo que os próprios negros entregavam uns aos outros
VC É MUITO SIMPÁTICA, FILIPA Parabéns pelo Canal!!
A cara de indignação dela assistindo ao vídeo da escravidão é maravilhosa
Alguns tipos de humor não são bem para gargalhar, mas sim para constranger e fazer refletir. 😉
É o caso desses últimos que você comentou que não conseguia rir... Ta tudo certo.
Leia o livro "Porque falham as nações". É muito interessante e no início ele explica como foram as colonização espanhola e inglesa na América e suas diferenças, isso se reflete até hoje na sociedade atual. Tem histórias muito interessantes como o nome de Bogotá capital da Colômbia, as minas de prata de Potosi que era estilo hunger games e até mesmo Pocahontas.
Eu sinto que em Portugal e entre os portugueses há um certo tabu sobre comentar e discutir esses temas, os quais tem a mão portuguesa integralmente, cá durante muitos anos foi da mesma forma. Hoje há maior abertura e se discute mais o que acho bom. Precisamos saber e dialogar sobre os erros do passado pra tentar consertar ou amenizar os danos hoje e pra não repetir nunca mais essas atrocidades.
o que achei mais curioso foi como acabou a monarqquia portuguesa, o ultimo principe queria montar um governo democratico e tomou um golpe militar, dai fica facil de ver como a historia foi alterada la, da mesma forma que aqui, militares querendo criar um passado magnifico pra explorar o poder do nacionalismo
@jonathansouza94
não repetir? quem são os cinquenta milhões de pobres que o Brasil originou no século passado e que continuam em sofrimento?
Sabe que
os índios foram tornados portugueses, parece difícil de entender
foram miscigenados e eram portugueses
por exemplo os paulistas , como é explicado,
em publicações brasileiras consta que:
“Os paulistas eram uma anomalia para os portugueses natos. De um lado, eram de ascendência portuguesa, falavam português, praticavam o catolicismo, eram capazes de feitos heroicos, demostravam coragem indiscutível, e sua vila de São Paulo tinha os equipamentos administrativos e institucionais e edifícios públicos
- tanto civis quanto religiosos - de uma vila portuguesa.
De outro lado, muitas vezes, tinham sangue ameríndio, falavam as línguas indígenas, tomavam índias como esposas e concubinas, opunham-se às autoridades civis e religiosas e mostravam desdém aos representantes da Coroa e aversão a leis, alvarás ..."
Daí que os exércitos e as expedições de bandeirantes eram muito eficazes com o conhecimento de ambos (portugueses de Portugal e miscigenados), assim vencendo vários exércitos de outras potência espanhóis, franceses, holandeses... e desbravando grandes territórios hostis e muito difíceis de percorrer"
@jonathansouza94
como deve saber as invasões de Napoleão provocaram mais de cinco milhões de mortos, e em Portugal, direta e indiretamente, terão morrido cerca de 10% da população por ataques, represálias, torturas, fome, etc.
e ainda Portugal perdeu a elite, ou seja entre 10 mil a 15 mil pessoas que acompanharam a corte em 30 navios, e que ficaram no Brasil , enquadrando a administração dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II
(professores, eclesiásticos, negociantes, artistas, comandantes, etc.) todos aqueles próximos ou com cunhas para embarcar nos navios
@jonathansouza94
será que alguém se preocupa de estudar a legislação que dizia respeito à vivência dos índios
transcrevendo:
"Os moradores de Olivença se identificavam como indígenas e/ou nativos, eram eleitores e vereadores eleitos desde o Período Colonial e, pelo menos, em três ocasiões, se referiram à carta régia do rei de Portugal que criou a vila ao extinguir o aldeamento.
O longo processo de desestruturação da autonomia administrativa de Olivença culminou com as reformas imperiais dirigidas aos povos indígenas que extinguiu os aldeamentos e promoveu a distribuição de lotes de terras das aldeias e vilas aos índios considerados integrados na sociedade dominante e aos demais interessados.
O mesmo processo ocorreu nas duas outras vilas que existiram até as primeiras décadas do Império Brasileiro Essa síntese desvela a presença de uma população identificada como indígena e moradora das três vilas/intendências que mantiveram durante séculos essa identificação étnica, mesmo vivendo um processo de dispersão e miscigenação."
@jonathansouza94
continuando
Até 1824, todos eram portugueses súbditos dos reis de Portugal até os índios eram portugueses, o que acontecia pelo batismo
"No reinado de dom José I, atendendo ao Alvará de 8 de maio de 1758 que ampliou para todo o Brasil as leis de 6 e 7 de junho de 1755. Essa legislação, complementada pelo Diretório dos Índios, determinou a liberdade desses povos, tornando-os súditos do rei de Portugal..."
"o Diretório: o fim da discriminação legal dos índios, com a extinção das diferenças entre índios e brancos; o estímulo à miscigenação biológica por meio de casamentos mistos; a determinação de que filhos gerados dessas uniões seriam considerados mais capacitados que os brancos para ocupar cargos administrativos nas aldeias;..."
Esse humor mais pesado, aqui para nós brasileiros é uma forma de jogarmos a tona coisas que aconteceram ou acontecem até hoje , só que de uma maneira mais leve por se tratar de humor
sim, e como é humor crítico então dá pra rir sem peso na consciência
Eu acho que não é bem isso. Trata-se de uma crítica. Pra que vejam o tamanho absurdo que é alguém dizer que os povos foram escravizados pq eles mesmo pediram, ou que eles mesmo escravizaram-se uns aos outros. Veja, isso não é mera coincidência, saiu da boca de alguns em um momento horrível da política. Assim como no caso de uma mulher que pediu pra ser estu...
@@martinsariel que?
@@picadediamante8492 você não entendeu o que o @martinsariel falou? Esse 3 vídeo foi mais uma crítica as falas do ex presidente, Jair Bolsonaro, quando disse que os negros pediram para ser escravizados, é muito claro ainda mais no final fazendo uma referência do Bolsonaro e suas falas ridículas
Mas não é pesado sequer, no máximo, é um tema um pouco delicado, mas que faz parte da história, o problema é que antes as pessoas avaliavam o sentido da piada para dizer se ela era pesada ou não, hoje basta ouvirem o tema da piada e o cérebro automaticamente desliga, pois "é pesadíssimo, credo"...
Eu cresci primeiro que essa geração, felizmente... 😉
Q fofa esta menina... e ainda com este sotaque 😍... primeira filipa q encontrei na vida!
Oi Filipa, seu vídeo veio de sugestão por causa do corrida das blogueiras e aqui estou vendo outros vídeos! Rsrs
Gostei muito da forma que se posiciona, sobre esse vídeo do canal porta dos fundos, acho que o objetivo não é ser muito engraçado mesmo e sim incomodar a quem ver, fazer pensar! Todos os humoristas desse canal são muito famosos aqui no Brasil! Abraços
"Não consigo rir"
Diz Filipa, já rindo!!!
kkkkkkkk
A ironia que provavelmente poucos perceberam é o nome do ator que faz o papel do índio: Rafael Portugal.
Hilário! Não sabia!
Gente, portugueses não entendem ironia. Por isso que ela achou bizarro. É cultural, eles não conseguem entender que a piada é o absurdo.
12:14 Você não entendeu a piada, pelo seguinte motivo. O presidente Bolsonaro disse certa vez que os escravos se ofereciam para entrar no navios. O humor do vídeo é para reforçar a burrice do antigo presidente do Brasil.
Parabéns pelos 10 mil inscritos! Sou professor no Brasil, mas seria complicado explicar sobre todo o processo histórico de colonização em poucas linhas. O ideal é que procure alguns textos sobre o tema. Não é difícil encontrar, há muitos livros e artigos disponíveis na Internet, além das bibliotecas. A História é algo fascinante, vale a pena conhecer.
Colonização (roubo de terra )
Em Portugal temos grandes historiadores.
Óptimos programa no presente e do passado. A Filipa é que é muito jovenzinha para se interessar.
Mas posso lembrar todos os livros e programas da RTP do professor José Hermano Saraiva, ainda na RTP Memória e no RUclips.
O programa Visita Guiada, visita vários locais históricos e conta a respectiva história.
Na Rádio Observado, a Rubrica "E o resto é história" é super actual e também está no RUclips para quem quiser assistir.
Estes são alguns exemplos, porque há muitos mais.
Abraço de Portugal.
@@pretojha86 não existia o Brasil, não houve roubo,
olhe que as tribos se aliaram aos portugueses e tornaram-se portugueses eles e os seus descendentes, a eles foram distribuidas as sesmarias
nada a ver com as tribos atuais da Amazónia que não passaram pela miscigenação
e
Veja que encontramos este tipo de notícias,
06/01/2019 - Índios da etnia Arara temem o confronto com posseiros e madeireiros que invadiram a terra indígena para a extração ilegal de madeira...
28/07/2019 - Índios denunciaram às autoridades públicas que garimpeiros invadiram a Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá, e que um cacique foi morto
Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento..
E ainda
Em publicações brasileiras, bem explicado por exemplo que:
"Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia...No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, esta região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguaras (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul). Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários destes.."
@@AnaMaria-df6tg Provavelmente esses portugueses nojentos que você citou devem defender colonizadores, eu sendo brasileiro jamais vou confiar na história contada pelo lado dos opressores.
Seu canal vai crescer bastante daqui pra frente creio eu
Espero que sim!
Todos estes vídeos (obviamente, na MINHA visão) tem mais um teor de reflexão do que de piada para rir em si, mas o último em super especial pra caramba.
Sou absurdamente fã do porta dos fundos, é amo suas criações!
Alguns pontos interessantes de contexto:
O lance dos espelhos foi o escambo. Não muito depois de Portugal chegar por aqui, Espanha e França também vieram, a grosso modo cada um se aliou com algumas tribos, daí foi tipo uma partida de War de uns séculos aí.
O terceiro vídeo, sobre escravidão (também achei pesado, porém foi uma sátira de como alguns "lados da política" preferem ver e tratar as cicatrizes dessa época, que ainda é sentida a fundo.
Os 3 vídeos, rindo deles ou não, são temas importantes que, por mais que sejam agradáveis como metiolate dos anos 90, não devem ser esquecidos aqui por nós, pois a nossa sociedade ainda é basicamente um fruto direto disso, 500 anos não foi muito tempo pra essas cicatrizes sumirem - se é que um dia sumirão
Porém contudo todavia eu não sabia que eu queria ver reacts de "purtgueses di purtugal" (é como soa pra mim com o sotaque "original" ! Hahahha) sobre temas brasileiros, e achei interessantíssimo!!! ❤❤❤❤❤
Brasileiro faz piada com tudo que acontece. Diz o ditado perde o amigo mas não perde a piada . Amei conhecer seu canal hoje. Te desejo muito sucesso
kkkkkkk o português com sotaque carioca e o indio branco, eu amo o Brasil kkkkkkkk
Mas o sotaque carioca vem de Lisboa
@@anabkkjk Não era a população do Rio, e sim a Corte Portuguesa. Com o tempo, os cariocas passaram a imitá-los também, mas isso explica apenas a origem do r que vem da garganta, como em "porta". É preciso entender que a chegada da Corte ao Rio representou um impacto muito grande, já que era uma cidade de 25 mil habitantes e a Corte tinha cerca de 15 mil pessoas. Esse mesmo "R" se espalhou pelo litoral inteiro, do Rio até o Nordeste. O "chiado" carioca (bem como de Recife e Belém) vem de Portugal mesmo.
@@pedro-n8y simm, mas o de portugal veio da frança, quis dizer isso, me embolei nas palavras, desculpa kkkkk
@@anabkkjk explique lá isso melhor!
então se Portugal tem nove séculos de existência, precisa se copiar alguém?!
@@marie3587 ahn?
Ironia é o cargo chefe do humor ácido do porta dos fundos kkkkkk esses temas de descobrimento são tratados com muita alegoria no Brasil principalmente nos primeiros anos de escola, fazendo a gente acreditar que tais eventos foram felizes e lindos sendo que na verdade foi é sim de muita brutalidade. Mas sobre o porta dos fundos, recomendo a voce ver outros videos tbm não só os de temas históricos, são muito bons e tem uns videos clássicos da comedia brasileira recente kkkkk
Faz mais react deles que é sucesso! Abraços tu é muito humilde, merece mais. Teu canal ainda vai crescer muito!
LUENDER...os franceses, ingleses e espanhóis usaram de muita violência quando da ocupação dos novos territórios, mas esse não era o caso dos portugueses, os quais tratavam com respeito os indígenas ao ponto de "inventarem" a miscigenação. Os portugueses integravam-se nas comunidades locais, o que não acontecia com os franceses, ingleses ou espanhóis.
@@josealmeida3231 Meu irmão do céu, não sei exatamente de onde você tirou que a miscigenação foi uma coisa de consenso mútuo, mas sim muito de fruto de estupro dos portugueses com muitas indias, e logico que após isso foi se criando uma certa 'amizade' entre lideres portugueses,padres e etc para com os lideres de algumas tribos, muito tbm devido à politica deles de usar das próprias guerras internas para enfraquecerem os indigenas. Mas lógico não estou dizendo que foi tudo culpa deles como muito dizem, os próprios indios pagaram pela desunião, algo que não foi tão parecido nos Estados Unidos por exemplo, onde os britânicos enfrentaram quase uma frente ampla e precisou agir com mais brutalidade e consequentemente mataram muito mais que aqui na america do sul. Mas não há melhor ou pior irmão, em si foi bem parecido e sim teve MUUUUITO derramamento de sangue sim.
@@josealmeida3231
"A escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante mais de 300 anos e foi responsável pela escravização de milhões de indígenas e africanos."
"A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização ocorreu, a princípio, com os nativos, e, entre os séculos XVI e XVII, foi sendo gradativamente substituída pela escravização dos africanos que chegavam no Brasil pelo tráfico negreiro."
"A escravidão no Brasil atendia à demanda dos portugueses por trabalhadores braçais (tipo de trabalho que os portugueses desprezavam) e, nos séculos XVI e XVII, isso está relacionado, principalmente, com o trabalho nas roças. A princípio, a relação de trabalho utilizada pelos portugueses foi a do escambo com os indígenas, mas logo optaram por implantar a escravidão."
mundoeducacao-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/mundoeducacao.uol.com.br/amp/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16759955327015&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fmundoeducacao.uol.com.br%2Fhistoriadobrasil%2Fescravidao-no-brasil.htm
HAHAHAAHAH Os maiores escravocratas do planetas foram e sao os africanos!!! A Africa de norte a sul era escravocrata, invadiam, matavam, escravizavam e vendiam escravos nao so dentro da Africa como tambem para o Oriente Meio e Asia miles de anos ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS EUROPEUS!!!
Luender Almeida, olhe que para chegar do nivel de caçadores coletores como tinham os nativos em 1500 à civilização dos séculos XVIII e XIX, na Europa levou milhares de anos a acontecer,
com os portugueses, os nativos fizeram essa passagem em 300 anos,
olhe que as tribos se aliaram aos portugueses e tornaram-se portugueses eles e os seus descendentes, a eles foram distribuidas as sesmarias
nada a ver com as tribos atuais da Amazónia que não passaram pela miscigenação
e
Veja que encontramos este tipo de notícias,
06/01/2019 - Índios da etnia Arara temem o confronto com posseiros e madeireiros que invadiram a terra indígena para a extração ilegal de madeira...
28/07/2019 - Índios denunciaram às autoridades públicas que garimpeiros invadiram a Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá, e que um cacique foi morto
Mais de 80 povos indígenas foram destruídas entre 1900 e 1957, e a população indígena em geral diminuiu mais de oitenta por cento..
E ainda
Em publicações brasileiras, bem explicado por exemplo que:
"Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia...No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, esta região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguaras (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul). Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários destes.."
A Felipa com a consciência pesada no react do descobrimento hahaha
Parabéns pelos 10k!!🇧🇷❤️🇵🇹
Obrigada!
Djonga responde essa pergunta sobre a colonização em um verso, que diz: Fui de bastão, eles tinham a pólvora, vi meu povo se apavorar, o nome dessa música é corra, assim como o filme, eu recomendo ambos.
FELIPE e eu humildemente respondo:
O grande Portugal foi bem fundo
Na época dos Descobrimentos
Dando novos mundos ao mundo
À custa de muitos sofrimentos
Cumprimentos
@@josealmeida3231 descobrir algo que já existe? 🤔
@@gregorymarmacedo6407 Descobriram a maneira politicamente correta de roubar outras nações
Engraçada a cara de incrédula dela no terceiro vídeo kjhkkkk imagina se ela assiste o "sobre a mesa"😹😹
Muito bom saber que você achou o porta dos fundo. Ansioso por mais vídeos reagindo eles. Tem um vídeo de um casal visitando Portugal e falando com um português que é muito legal. Vídeo: TURISTA BRASILEIRO.
Essa é uma demonstração humorística simplório do fato. O ato do descobrimento do Brasil teve um breve diálogo, depois subjugação, mortes, muito sangue, exploração de recursos naturais e minerais. Ou seja, foi muito cruel, e perguntas, como conseguiram isso..... Respondo, com armas de fogo e espadas, pois os nativos eram pacíficos e não tinhas armas de fogo, nem espadas....
Os nativos não eram pacíficos. As inúmeras tribos guerreavam entre si por territórios de caça.
O último vídeo era sátira aos políticos da Direita Alucinada aqui, pois naqueles dias haviam discursos bem no tom do "Entrevistado". Aliás, alguns foram reeleitos e seguem a mesma conduta escrota.
Amei o "mas também quem mandou? Fazer o que fizemos no passado?"
Sensataaa
@@BohemianAnthem Isso! Quem mandou? Agora, a enorme consequência é que vocês vão ter que assistir a um vídeo de humor criticando vocês. Que difícil
Temas pesados é sinônimo de Porta dos fundos. E é por isso que é bom. Eles não tem medo de tocar em assuntos delicados, assim ninguém esquece que algumas coisas acontecem ou aconteceram.
Na verdade não é só humor, é uma crítica social com o intermédio de ironia, sarcasmo e etc. Como você disse, serve para que o povo não esqueça a sua história e que não a repita.
Único problema e que só fazem humor CHAPA BRANCA
era bom hoje é ruim
@@giuseppicamolle50 concordo
Reage a um video do porta que chama "PORRADA", é muito engraçado.
É com o Rafael Portugal, esse ator que fez o índio, ele é muito bom.
Todo video com o Rafa é bom kkkkkkkk
**Filipa! Em poucas palavras: 1) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, haviam aqui, cerca de 3 milhões de índios, divididos em 250 Etnias (raças) e falando cerca de 300 línguas. 2) O diferencial dos portugueses não eram os bacamartes. Que eram armas de carregar pela boca; de um tiro só; E que para recarregar demorava-se quase 2 minutos! (Meu tio tinha uma espingarda de carregar pela boca, um tiro só, cano reto, e capaz de acertar um passarinho a 30 metros de distância.)
Era demorada para recarregar! Mas passarinhos não atiram flechas em você! Certo?
Os índios brasileiros eram mais desenvolvidos quanto a artes de guerra que os Incas, do Perú. No que os Portugueses eram superiores? Vejamos: 1) possuíam facas de aço; Facões de aço; machados de aço e foices. 2) Traziam bugigangas que os índios apreciavam: colares de contas de vidro colorido; chapéus; tecidos de chita barata de cores vivas; 3) panelas de ferrro;
Os Portugueses negociavam com os índios na base da troca; do escambo; Pau Brasil em troca de facas; de machados; de facões, etc.*
*Conquistavam a Confiança de uma tribo. E os estimulavam a atacar uma tribo rival! Os portugueses nunca tinha tropas de 200 homens e 58 cavalos como Francisco Pizarro (Espanhol) usou para conquistar os Incas!*
Outra hora falo sobre Os Índios Brasileiros! Mas eles dominavam os 7.100 km da costa brasileira, até parte da Argentina! Os Tupi-Guaranís dominavam várias tribos na Argentina que eram menos desenvolvidos na arte da guerra!
Eu sou português e esta youtuber é burra como tudo.
Primeiro, quem lá vivia no Brasil, não eram brasileiros, aliás, o país "Brasil", não existia. Segundo, os actuais brasileiros são descendentes de portugueses, mesclsdos com indios, negros etc.
Terceiro, os índios tinham tribos, era rivais e odiavam-se. Os portugueses só tinham de pedir ajuda a uma tribo para enfrentar outra.
Quarto, os escravos em África eram capturados por tribos negras no interior do continente e depois vendidos a brancos.
Quinto, estudem História e parem de ver conteúdos de youtubers ridículos e humoristas de esquerda.
Ela zoando com as próprias piadas que fazem de portugueses já ganhou meu respeito 👏🏻👏🏻👏🏻
FILIPA VOCÊ É LINDA CARISMÁTICA E TEU SOTAQUINHO PORTUGUÊS É UMA GRAÇA ❤❤
Viu como seu canal está crescendo? Continue sendo você mesma e ignore comentários azedos. Quando nos tornamos pessoas públicas, estamos sujeitos a todos os tipos de comentários e isso faz parte do jogo. Sucesso pra vc querida!!
A gringa surpresa que a gente lembra de um vídeo do Porta de 6 anos atrás sendo que a gente lembra do vídeo de "Sobremesa" de 10 anos atrás. Reage a Sobremeda, gringa.
10anos? Só isso?😅 Cooommpre batommmm, Arapuã ligadona em você, o elefante é fã de Parmalat, nananã, tio aperta o 21 pra mim😂
❤❤❤ Minha amiga e preza lusitana. Esta Historia de conquista e colonização do Brasil e contada de forma caricata e simplista. Qual Cabral chegou aqui havia centenas de tribus indiginas que muitas vezes se maravam uma as outras. Nao havia um imperio ou nação para fazer frente aos portugueses. Houve alem disto varias tentativas de invacao por parte dos franceses e holandeses. Houve tambem uma guerra no Rio de Janeiro entre portugueses e franceses com a participacao de Indios lutando do dois lados. Uns dos nossos herois que lutou contra os holandeses foi o cacique Filipe Camara, o qual foi agraciado pelo rei de portugual pelos seus feitos. Recomendo a voce ler Elaine Sanceau nao comprendo como um portuguese ou brasileiro nao tenha lido
Esse sim! Tenho certeza que vc vai gostar muito desses caras, são muito bons.
Amei!
@@filipamariza Tem gente que não gosta deles, eu mesmo não gosto de um deles como pessoa, o acho cretino e arrogante, mas, profissionalmente, são humoristas, e, são excelentes humoristas, devemos separar o pessoal do artístico.
Um abraço
É um vídeo que apesar de ter uma comédia, foi feito para ser uma reflexão sobre o assunto.
Oi, Filipa, adoro o seu canal. Veja bem, os vídeos do Porta são educativos, irônicos e até leves perto da realidade que se aplacou por estas terras, pq o que aconteceu por meio da invasão portuguesa foi muito pior, acarretando grandes feridas, sofrimento e cicatrizes até hj em nossa sociedade. Os povos originários indígenas, os africanos escravizados e todos os seus descendentes que o digam! Para um muito melhor entendimento, a dica é a leitura de algum texto brasileiro atual sobre as invasões portuguesas. Há vasta literatura sobre. Mas enquanto isso, vc pode assistir ao vídeo com o grande Rodrigo Saturnino, que é uma voz e tanto em meio a tantos abafamentos.
Filipa, no mais, desejo mais sucesso em seu trabalho, que vai ficando melhor enquanto esses temas são tornados públicos em Portugal e vc se interessa por eles. Começar a falar sobre este assunto já envolve o começo da cura das feridas para uma grande parcela da humanidade deste nosso planetinha... Gratidão!
ruclips.net/video/zcRKSNZO3LI/видео.html
Não haviam brasileiros na época. Haviam milhões de povos indígenas de centenas de nações diferentes que falavam línguas diferentes. Só o contato com os europeus já causava muitas mortes, pois os nativos não tinham proteção às doenças da Europa. Outros morreram em conflitos com os europeus pela posse das terras. Muitos nativos acabaram fugindo para o interior do continente já que os europeus se fixaram na costa em sua maioria
Aqui em Moçambique também levaram muito. O que aconteceu é: o pessoal aqui era pacífico (salve a violência necessária) e vocês tem a pele bonita e eram sofisticados. Sempre estiveram a frente e tinham livros e religião organizada. É por aí
Vcs também tem a pele bonita, vcs tem a própria cultura que conta a história de vcs e do seus antepassados, vcs tem suas religiões e vcs podem ter a religião que vcs quiserem. Não pensa que o homem por ser branco é rico e ter uma religião popular é melhor que vc. Que seu povo que sua cor. Ame a você mesmo irmão.
Tem razão, irmão. Mas prás pessoas da época era diferente.
Porquê sinto que leste "Manifesto Comunista'?
@@shabbazabdullah4945 pq eu sou um marxista de nascimento meu amigo, eu acredito que só a nossa união pode mudar o mundo, só temos um destino. A vitória
Hahaha. Wow. Incrível
Olá Felipa, na época do descobrimento só existia INDIOS, e erão super facil de enganar os indios por conta dos Indios serem muito "AMAVEIS". Existia muitas Tribos diferentes em Conflitos entre si ew os Portugueses se aproveitaram dessa situação. É mais o menos isso. Beijos...
JOÃO...isso é uma grande treta. Na extensa área de terreno que hoje se designa por Brasil, não existiam habitantes !!!
SÉRIO ESSA PERGUNTA DOS PORTUGUESES E INGLESES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RINDO ATE PORTUGAL DEVOLVER O OURO KKKK
🤦🏻♂️ pior que a inocência é a falta de noção em alguns comentários que ao invés de estudarem e investigarem sobre os assuntos falam como se tivessem vivido na epoca e soubessem de tudo…. 🤦🏻♂️
Parabéns pelo teu trabalho Filipa e se poderes aprofunda um pouco o conhecimento em relação aos temas que cobres o que pode tornar os teus videos mais interessantes na minha opinião.
você é a PORTUGUESA mais linda que o Brasil já conheceu 🇵🇹
Deixa de ser gado cara ..
@sid-xi7yt o importante foi que ela curtiu
O Porta não apenas é engraçado, mas sempre muito crítico, uma crítica inteligente. História é vida. Chegaram com armas, escravidão e imposição da religião. Como podem os europeus não entenderem a própria história?
Sabe aquela história de quem bate não se lembra, mas quem apanha nunca esquece
Como assim os Europeus não entendem a própria história?!? Muito país Europeu foi colonizado por Italiano também! E não foi só Italiano!!! Portugal foi de Espanha, de Mulçumano, de Francês,.... TODA a porr* queria um pedaço deste país!!! E escravidão foi coisa láaaaaa dos Egípcios com 5000 anos de existência! Mas depende como você quer interpretar a coisa né.... Uns chamam civilização e progresso, outros chamam de escravidão e sacrifício. Mas brother... Tem bom remédio... Senão gosta, pode voltar a viver na floresta ou selva que ninguém tá obrigando você a viver em civilização. Se olhar para a história da Humanidade... TODDAAAAAAAAA a civilização foi construída em cima de corpos humanos mesmo! Foram os Egipcíos, foram os Italianos, foram os Britânicos, foram os Americanos, foram os Asiáticos, foram os Alemães, foram os Russos.... TODAAAAAaaaaaa a gente tem currículo de horrores! E até Brasileiro também!!!! Escusa de subir degrau de moralidade porque vocês também matavam índios antes de Português meter pé aí
acho que e esse o motivo do final ela dizer que nao tem nada a dizer pq contra fatos assim e melhor dar de bobo e fingir que nao sabe o que aconteceu rs
@@thalytafarias6426 será que no Brasil ensinam por exemplo que
Américo Vespúcio viajava como observador nas caravelas portuguesas, nas costas da América do sul (futura costa brasileira), das costas brasileiras vem o nome da América, porque Américo informou os patrões dele, rica família de investidores de Florência, que tinham descoberto um novo continente,
No entanto escreveu omitindo o nome do comandante português
Ao receberem a informação de Vespúcio, os cartógrafos europeus consideraram que ele Américo tinha descoberto um novo continente e colocaram América em sua homenagem!
escrevendo ao rei de Portugal
Terá sido neste tempo:
"O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil. Em tais escritos ele narra:
«(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.»
Os sulamericanos entendemos este tipo de humor e gostamos
Oi Filipa adoro seu sotaque...
a portuguesa não sabe como que Portugal ficou com o Brasil? Meu deus, gente...
@@lucasam524 é uma falta de tato sem tamanho! Vergonha alheia foi o que eu senti
É pesado, mas é a forma dos brasileiros de levantar temas polêmicos para o debate (e os vídeos tem um fundo de verdade). Mas não se assuste, é comum por aqui "rir das próprias desgraças" ... Um beijo do Brasil!
A verdade do que aconteceu no nosso país é pesada e o que é pesado tem que ser assim mesmo para que não seja subestimado e nem repetido
O canal é de humor, mas nem tudo é para rir. Algumas cenas e falas apenas denunciam a triste realidade de muitos. Aproveitam o humor para tocar em pontos sensíveis que precisam de debate, tabus, problemas sociais, etc. Canal bom demais.
Fiquei levamente preocupada com ela sem saber como que aconteceu a colonização da colônia mais prospera de Portugal e também a única colônia que um dia foi a "casa" da família real Portuguesa. Assim, eu sei que a gente dorme em certas partes da história, mas essa daí eu achei essencial.
@@giummatos nossa sim, uma coisa é perder algumas aulas, outra é não saber absolutamente nada de um tema tão importante quanto esse... me faz questionar como é a educação em Portugal, ainda mais com relação a esse tópico da colonização
11:04 impressão minha ou ela tentou culpabilizar a vitima? "como assim vcs deixaram ser escravizados? culpa de vcs" KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@eltonviana5097 tbm tive essa impressão
Poxa, os vídeos explicaram de maneira engraçada EXATAMENTE TUDO que aconteceu! A parada do espelho... FOI REAL.
Não… a parada do espelho é ironia. A ideia de que os índios entregariam tudo por espelhos.
Foi um massacre
@@Sage2000 pare de repetir mitos!
as tribos juntaram-se aos portugueses contra outras tribos hóstis que os queriam comer
desde o início do Brasil colónia, os portugueses construiram
parques que eram jardins de aclimatação das plantas que eram transportadas nos barcos; esse aumento de diversidade permitiu melhorar a alimentação das pessoas com mais variedade de produtos e de carne de animais, inclusive no Brasil que não tinha nem os animais, que foram de início criados sobretudo por açorianos, nem as plantas, nem as frutas que os portugueses levaram
encontramos em vários sites as seguintes informações:"..
"...Isso influenciou nossa cultura e, consequentemente, nossos hábitos alimentares, caracterizados pela mescla de sabores entre a grande diversidade de espécies exóticas introduzidas pelos colonizadores e de espécies nativas, efetivamente já utilizadas pela população indígena que habitava o Brasil…"
"...Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames).
Os Padres da Companhia de Jesus, que chegaram ao Brasil a partir de 1549, possivelmente foram ativos também na introdução de hortaliças no Brasil…"
...Os legumes europeus foram introduzidos desde os primeiros anos de colonização. O padre jesuíta Fernão Cardim, que chegou ao Brasil em 1583, relata: "Melões não faltam em muitas capitanias, e são bons e finos; muitas abóboras que fazem conserva, muitas alfaces, de que também a fazem couves, pepinos, rabões, nabos, mostarda, hortelã, coentros, endros, funchos, ervilhas, gergelim, cebolas, alhos, borragens, e outros legumes que do Reino se trouxeram, que se dão bem na terra….""...Já fala de algumas sugestões de rotação de culturas como o plantio de cebola após couves. São discutidas mais de 50 hortaliças, incluindo: abóbora, acelga, aipo, chicória, almeirão, alface (250 variedades, com três raças principais: repolhuda, crespa, romana ou orelha de mula), alcachofra, alho, anil…" etc.o governo português que precisava povoar efetivamente o Sul do Brasil.
Deve-se dar destaque para a introdução do cultivo do trigo, que alcançou ótimos resultados na época. No decorrer do tempo, encontramos o açoriano, também, como peão nas estâncias e como criador de gado. Culturalmente, a influência açoriana foi muito significativa e, também, persiste até os dias de hoje. Provas disso são as danças tradicionais do Rio Grande do Sul, como a Chimarita, as festas do Divino, as Cavalhadas, tão comuns em certas regiões do interior do Rio Grande do Sul, a música, a religiosidade, destacando-se o culto ao Espírito Santo. E muitos outros costumes que foram de tal forma incorporados à nossa cultura que é quase impossível distingui-los...."
@@marie3587 Vc está me dizedndo que nao houve massacre na colonização?
@@Sage2000 e nos outros continentes, acha que não houve massacres, na Ásia, na África, na Europa?
na Europa
não contamos as "desgraças" , guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,
inclusive esses massacres da colonização terão sido feitos pelos seus antepassados,
ou não será assim?
@@Sage2000 sim, a pessoa está passando pano pra colonizador.
Aqui no Brasil nós se acaba de rir com porta dos fundos 😂😂😂😂😂😂
Fale por vc!!!
@@brunovicentereis5715 nossa como ele é diferente dos outros
O Brasil nunca foi colônia de Portugal e sim um Estado ou provincia, e tardiamente fazendo parte do Reino de Portugal, Brasil e Algarves. No período escravagista houveram muitos abusos, mas se não fosse pelos portugueses e espanhóis, nós seríamos exterminados ou segregados como na América do Norte ou na África do Sul pelos europeus protestantes. E também o pessoal nativo não eram santos, cometemos atrocidades como o canibalismo e infanticídio.
😱😱😱😱 estou chocada que não ensinam assim nas escolas em Portugal.
@@filipamariza Em boa parte do mundo ensinam a história de forma errada porque o mundo anglo-saxão impôs em todo lugar uma visão contra os portugueses e espanhóis por causa de disputas de religião e de territórios.
@@filipamariza aqui nas escolas brasileiras aprendemos como nos 3 vídeos que você reagiu.... Fingem que a história brasileira foi de exploração e que a liberdade só chegou depois da proclamação da república... Como o Marco comentou, o Brasil não existiria sem os portugueses.
O brasileiro educado apenas pelo estado não conhece a própria história.
Mentiras
Parabens. É um brasileiro informado que nao come gelados com a testa como a maioria que conheço.
A Moça achou pesado o humor e nos achamos pesada a colonização! hahaha!
Olá Filipa, gosto das tuas abordagens pelo viés do entendimento e da aproximação , necessária, entre os dois países já que somos dois pedaços de um todo, ainda que os portugueses tratem o tema “colonização” com um certo ar de que “não temos nada a ver com o que aquilo se tornou”.
Quem está a vos dizer isto é um brasileiro que residiu em Portugal, Braga, por quase dois anos e amo todos os aspetos do país e dos portugueses, mesmo que esses, por ignorância(desconhecimento), nos tratem com certo desdém, por se sentirem superiores, e xenofobia.
Verdade é que o Brasil é radicalmente mais miscigenado que Portugal, mais encardido talvez, mas tal mistura aconteceu tão somente por ação direta dos portugueses com o comércio ilegal de pessoas africanas desde os primórdios da colonização até meados da década de 1850 quando foi finalmente interrompido tal comércio.
O Brasil recebeu quase seis milhões de escravos, país que mais os recebeu, além de ter sido o último país do mundo a abolir a escravidão. A título de comparação para poder-se avaliar tamanha magnitude do número acima citado aos Estados Unidos chegaram 390 mil escravos.
Para nos concentrarmos apenas nos últimos 215 anos, ou seja, desde a chegada da família real ao Brasil em 1808, passando pela independência em 1822 até o fim do império em 1889 quando instaurou-se a república e, até hoje, afirmo-te: o Brasil é português ou, pelo menos, sua elite, quem está no comando é português.
A listagem abaixo contém os nomes de todos os presidentes do Brasil desde 1889 e diga-me, Felipa, se tu reconheces alguns nomes e apelidos como sendo portugueses:
Deodoro da Fonseca (1889-1891)
Floriano Peixoto (1891-1894)
Prudente de Morais (1894-1898)
Campos Sales (1898-1902)
Rodrigues Alves (1902-1906)
Afonso Pena (1906-1909)
Nilo Peçanha (1909-1910)
Hermes da Fonseca (1910-1914)
Venceslau Brás (1914-1918)
Delfim Moreira (1918-1919)
Epitácio Pessoa (1919-1922)
Artur Bernardes (1922-1926)
Washington Luís (1926-1930)
Getúlio Vargas (1930-1945)
José Linhares (1945-1946)
Eurico Gaspar Dutra (1946-1951)
Getúlio Vargas (1951-1954)
Café Filho (1954-1955)
Carlos Luz (1955)
Nereu Ramos (1955-1956)
Juscelino Kubitschek (1956-1961)
Jânio Quadros (1961)
Ranieri Mazzilli (1961)
João Goulart (1961-1964)
Ranieri Mazzilli (1964)
Humberto Castelo Branco (1964-1967)
Artur da Costa e Silva (1967-1969)
Emílio Médici (1969-1974)
Ernesto Geisel (1974-1979)
João Figueiredo (1979-1985)
José Sarney (1985-1990)
Fernando Collor de Melo (1990-1992)
Itamar Franco (1992-1995)
Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)
Luiz Inácio Silva (2003-2011)
Dilma Rousseff (2011-2016)
Michel Temer (2016-2019)
Jair Bolsonaro (2019-2022)
Luiz Inácio Silva (2023-)
O Brasil é português desde sempre, nas virtudes e nos defeitos, mesmo que os portugueses ainda o neguem.
Espero, Filipa, que teu canal cresça muito, e que tu possas diminuir a distância e as barreiras que os portugueses insistem em manter e a criar.
Somos um só povo, uma só gente com muita semelhança e poucas diferenças.
portugueses tiveram muita influência na administração do Brasil mais ou menos até 1889 data em que D. Pedro II e a familia imperial foi recambiados para Lisboa
o Brasil no século passado recebeu milhões de imigrantes europeus e asiáticos fugindo das guerras e da pobreza, que procuravam nas estruturas que os portugueses tinham construido, a terra prometida para eles e para suas familias (italianos, espanhois, japoneses, libaneses, alemães, poloneses, etc) e terão possivelmente tomado o controlo
esse teu comentário pareceu a chiquinha defendendo o seu madruga
Assisti o Vídeo do Castanhari. O nome do vídeo é "500 anos de Brasil em 1 hora".
É um jeito simples e interessante de entender a história do Brasil.
Canal Nostalgia é ótimo também, tem outras histórias bem contadas....
Indicar video do castanhari aqui é dizer que você não entendeu a critica do porta dos fundos
Up
Castanhari ? Kkkkkkk pqp. Essa geracao estuda por videozinho de yt agora ?
@@pedroguedes278 eita como vc tem uma playlist do olavo kkkkkkkjkjkkjkkkkk
Fico aqui imaginando o tanto de estorinha fantasiosa que é ensinada nas escolas portuguesas sobre o roubo das terras brasileiras. E os portugueses, “inocentemente”, escolhem acreditar nessa fantasia.
Se não fossem os portugueses ainda andavas peladinho no mato á procura do almoço 🤣😂😂😅😅
Roubo das terras brasileiras?isso é o que vocês fazem hoje com os índios da Amazônia,seus hipócritas de mer....
@@guitaralvez se não fossem os portugueses ainda andavas peladinho no mato á procura do almoço 🤣🤣😂
@@FernandoAntunes-d1z Pode ter certeza que seria melhor! E olha que minha família é de portugueses :)
O problema é que o conceito de Brasil não existia naquela época. Como eles roubaram o Brasil se ele não existia saca?
Felipa, gosto muito do seu canal. Esse último vídeo é pesado mesmo. E o pior é que retrata o revisionismo histórico que estamos sofrendo nesse exato momento por ultra liberais, pela extrema-direita, por empresas de comunicação super-financiadas como Brasil Paralelo, por exemplo. É muito triste.
Sobre o terceiro vídeo, é sobre as pessoas que relativizam e tentam justificar a escravidão e outras situações.
Exatamente
Meu Deus chocante ver assim, nem dá para rir.
@@filipamariza Esse tipo de vídeo não é pra rir mesmo. A ideia da ironia aí é gerar exatamente esse choque. É humor, mas não é engraçado... é como justificar tais absurdos: é incoerente! Tais justificativas sequer deveriam existir!
Não se subestime, o entendimento das piadas do Porta dos Fundos não exige muito conhecimento da História em si, mas certo grau de perspicácia e senso de humor afiados e muita capacidade pulmonar para gargalhar.
Abraço.
Quanto ao esquete da Escravidão, há alguns anos um político antivacina, negacionista da Escravidão, da Pandemia e candidato a Presidente da República, durante sua campanha pronunciou entre outras sandice que a Instituição da escravidão foi benéfica ao africano e que Portugueses sequer atracavam na África, mas sim que africanos fugiam para subir nas suas embarcações para se livrar de uma vida miserável no continente africano.
O candidato questão era Jair Bolsonaro.
Exato. Difícil para os nativos da América lutarem contra os europeus que eram bem mais desenvolvidos na guerra.
Com certeza houveram mortes dos dois lados. Mas o poderio militar Português sempre foi maior.
Uma ideia para você fazer um vídeo: canais interessantes de youtubers Portugueses pra gente conhecer melhor, eu sigo alguns canais de reviews de eletrônicos, mas saindo desse assunto não conheço nenhum. Adorei seus reacts, estou vendo todos.
se n fossem as doenças os europeus nunca teriam chance nas Américas.
Primeiro de tudo, os vídeos da Porta dos Fundos como estes, são pura ironia, é um humor que põe o dedo na ferida, ferida esta que nunca cicatrizou.
É a primeira vez que vejo alguém de fora do Brasil reagindo a algum conteúdo Br. Percebo que o brasileiro tem talento pra enviar diversas mensagens em apenas uma frase. A entonação, ironia, sarcasmo, a carga histórica (que vem sendo exposto cada vez mais). Fala sobre os extermínios por doenças da população nativa, como aconteceu em grande escala também na américa central. E mesmo entendendo bastante como brasileiro ainda tenho o feeling de estar deixando algo passar. Uma geografia e cultura absurdamente ricas, somadas das maiores hipocrisias passivamente aceitas.