Fora isso tem lanches, rolezinho fim de semana, dente, comida, ele precisa de dinheiro pra viver ,e o capacete pra andar com essa moto? Se falar em reserva financeira então, pra 99% do povo e algo de gente doida, eu tenho uma fazer 250, amo motos, vejo fotos videos e motos venda, mas não tenho coragem de trocar a minha agora, e olha que já tenho 2 casas, chacara, carro e moto, tudo pago, nada com prestações, e não tenho filhos
eu tirei carteira numa suzuki yes. depois aluguei uma CG 150, depois tive tenere 250 e versys 300(limite q meu salario da pra uma moto nova). Fui feliz com todas, varias sensações boas. Povo viaja em altas cilindradas, mas da muito prazer andar em qualquer moto sabendo que veio atraves do seu suor. A cilindrada é o de menos. Se eu fosse o cara do video, comprava uma moto simples e usava ela pra fazer um extra. Ai sim daria pra dar um pulo maior lá na frente. E la na frente nao sao 6 meses. Estou falando de 2 a 4 anos.
Em 2012 comprei uma Hornet zero km,dei 10 mil de entrada,e ficou na época 48x de 712,obs o salário mínimo na época era uns 600 reais,pagava 400 por mês de seguro no cartão de crédito,e gastava cerca de 300 de gasolina,ou seja fora manutenção eu gastava cerca de 1.500 reais pra andar de Hornet eu na época eu era sargento do exército e ganhava cerca de 3 mil reais por mês, resultado passei um ano com a moto e repassei,moto grande é muito gasto ou vc se organizar e comprar a vista ou melhor não compra fica numa 250 que já é suficiente.
Cara eu ganho, 4.000 por mês, pago apartamento, condomínio, conta de luz, tenho uma moto velha uma Titan 2002, 125cc, só uso para trabalhar e mais nada, mesmo assim acontecem imprevistos... Já pensei em pegar uma cb500x, mas quando eu vejo os gastos e o baixo salário que ganho, eu volto pra realidade e vejo que não é o momento... Quem dirá uma moto Premium hahaha, amiguinho comece por baixo, não se emociona não. Abraços Tio Chico seu lindão, bjos.
4k tu é rico Ganho - chorando - 1 salário mínimo, Hehehehe. Minha fan 150, está parada desde o final de 2017, pois não tenha condições de mantê-la. Mas tbm não vendo.
@@Notificações_de_Sistema você tá no caminho certo rapaz, só continua trabalhando honestamente que você em breve vai começar a ganhar mais, e outra coisa conhecimento é poder, procure estudar e melhorar sempre, e as coisas vão acontecendo naturalmente só continue.
A realidade é bem assim: O cara não vai fazer essas contas, vai ficar procurando viés de confirmação, vai comprar a moto a prestação, não vai fazer as revisões preventivas, se derrubar a moto tá lascado, não vai aguentar as prestações, daí vai vender a moto com pouco uso, já meio detonada, vai vender barato e perder bastante dinheiro, mas como vai vender barato, vai fazer a alegria de outro lascado, que vai passar exatamente pelos mesmos problemas do anterior, só que pior, pq esse segundo lascado não tinha dinheiro pra pegar a moto zero e já pegou meio detonada.
Fico triste demais como uma pessoa consegue pensar dessa forma. Era para estar a procura de estudo para melhorar o salário. Infelizmente em um país que adoram políticos como salvadores de suas vidas e acreditam que o estado está preocupado com eles, não é de se assustar que isso aconteça.
Fala Tio, não é atoa que há varias 660 no webmotors do ano 2022/2023 sendo vendidas entre 49/53 mil reais, tudo de caboclo ao qual você disse que compraram e se lascaram. Eu ganhando mais de 3 mil reais liquidos, o que deu pra mim financiar e manter foi uma fazer 150, ao terminar de paga-lá vou pra uma 250cc e enquanto nao ganhar mais de 4/4.5 mil eu não subo de cilindrada.
Tenho uma Tiger 660 Sport desde o ano passado e venho trazer alguns dados pra auxiliar quem tem interesse na moto, pois tenho controle de literalmente tudo que compro. - A moto me custou 53.000 a vista, peguei em uma promoção que fizeram em Ago/2023. - Gastei 1400,00 considerando ipva 23, taxas, placa e etc - O IPVA dela de 2024 foi 930,62+39,36 de licenciamento. - Sou de Belo Horizonte-MG e tenho 20 anos, o seguro de furto/roubo, PT e terceiros saiu a 2160,88 podendo dividir em até 3x sem juros ou 12x com juros. - Eu rodo pouco mensalmente, uso mais em FDS pra rolê, pois trabalho de casa, então gasto cerca de 80-100 reais de gasolina mensalmente, ela está fazendo média de 15km/l na cidade e 20km/l na estrada. - Até hoje fiz apenas a revisão de 1000km dela, que foi 1049,00 podendo parcelar em até 6x sem juros. - É uma moto que consome muito óleo, então já comprei 1 litro de óleo sintético(da marca recomendada pela Triumph), que custou 97 reais e vou completando sempre que necessário. Agora que os grandes custos iniciais já foram, guardo cerca de 380,00 mensalmente pra proxima revisão, ipva+licenc, seguro, além de gastar os 100 reais de gasolina, então por mês a moto me custa por volta de 480-500 reais.
Falando dos pontos positivos sobre a moto, é espetacular, anda muito bem, bastante confortável, vai bem na cidade e estrada. Já os pontos negativos é o grande consumo tanto de gasolina quanto de óleo e o grande aquecimento nas pernas(mas acostuma).
Pago 680$ de IPVA acho absurdo, tenho um carro velho e não tenho vontade de mudar, andar em ruas precárias arrebentando o carro, o Brasil é um absurdo.
Bom dia tio Chico!!. Acho maravilhoso vc tentando incutir na cabeça dos BR um pouco de senso crítico e sabedoria (apesar de achar isso quase impossível)....tenho um bom salário pra realidade do Brasileiro,....mas eu não consigo manter uma moto dessas que seria meu sonho.........tenho esposa e filho e todas as despesas de uma família. Continue "batendo" desse mesmo jeito nesses BR pra acreditar que talvez um dia sejamos um país de seres esclarecidos e "pensantes". Abraço.
Sou motorista de ônibus e estou fazendo hora extra para comprar um microônibus para agregar em uma empresa e colocar alguém para trabalhar p mim .. detalhe todo o valor da hora extra estou deixando em um investimento para ir rendendo pouco a pouco vou suar mas vou comprar a vista 🙌
Eu ganho 3k e já é difícil manter uma factor 150. Com aluguel, mulher, filho, cachorro, seguro , garagem etc. E com As coisas no mercado tudo cara pra o baralho. 😅
E verdade vc tem toda razão, tenho uma Suzuki 650 xt e o gasto é alto, sou aposentado com três salários, mais tenho que continuar trabalhando para poder manter a moto, e não é fácil.
Eu sou um dos inscritos que optou em ir pro trabalho de bike por mais de 1 ano, mas consegui conquistar minha moto. Não é uma Tiger 660, mas me leva e me traz e melhor, não precisei me endividar. Cada um tem suas preferências. A minha é dormir tranquilo sem ter pesadelos com as contas. E já tô no caminho pro upgrade daqui a 3 anos 😉
Boa Noite a todos! Estou no mesmo pega dessa moça andando e trabalhando de bike ainda, sábio tio chico,já rodei de moto taxi aqui em Belém do Pará,em motos alugadas,não tinha condições de comprar uma moto,porquê ganhava salário mínimo,e hoje trabalho em dois empregos de vigilante para que se Deus permitir eu comprar a minha esse ano,e o senhor já me deu a dica da melhor moto,escolhi a Z900 de três indicações do senhor.
Eu paguei 1600,00 na revisão de um ano da trident e por volta de uns 1000,00 na primera revisão acho que os preços de revisão devem ser parecidos com o da tiger pois elas compartilham o mesmo motor, e pago por volta de 4000,00 de seguro, então já dá para o rapaz ter uma noção mínima do que vai gastar.
Quando se coloca os poucos mais de 400 reis de IPVA de uma Interceptor e os menos de 1200 de seguro a lógica dele cai por terra. Detalhe: seguro de uma CB 300 Twister em média da 3 mil reais, a diferença da pra fazer 2 revisões da Interceptor.
@@caldas8676seu perfil então está acima de 30 anos e casado ou não está usando seguro contra PT e danos a terceiros. Amigo cotou e o mais em conta ficou 3 mil reais.
Sou professor, ganho um pouco mais do que isso e escolhi ter uma Lander. Todo veículo tem muito custo... Manutenções preventivas e corretivas, documentação, seguro... Infelizmente o brasileiro médio é extremamente limitado financeiramente
Parabens, Tio Chico!..tenho 64 anos, fui motociclista e gosto de assistir o seu canal pois você, através dos seus argumentos, coloca as pessoas (incluindo eu) a raciocinar.... tenho certeza que você vai influenciar concientizar as montadoras vender seus produtos (motos, carros, etc) mais barato, aumentando a produção e ganhar na produtividade, e não na exploração como fazem sempre...
Uma moto desse porte é, ao meu ver, para quem ganha de 10K para cima, pois qualquer manutenção básica nela passa facilmente de 2K. Tive por 6 anos uma versys 650 e pra minha sorte pouco gastei com manutenção, mas mesmo assim quando era necessário algo em regra o preço era bem elevado. Atualmente possuo uma Nmax e penso em pegar uma 250 ou 300 trail para rodar dentro da cidade e só, não vou ficar comprometendo meu orçamento por causa de uma moto que no final das contas te leva praticamente da mesma forma para os destinos. Uma moto dessas definitivamente não é para quem ganha 2, 3 ou 4 salários mínimos.
Eu ganho bem para o padrão de salário comercial, tenho uma crosser 2020 e pelas minhas contas o máximo que da pra manter com sossego é uma 250 mais precisamente uma lander isso pagando a vista Diariamente tem pessoas que vão pra uma concessionária naquela ansiedade querendo pra hoje pegar uma moto premium ou de alta cilindrada ou uma 4 cilindros usada, ai entra num financiamento gigantesco e acaba quebrando, ai depois aquela empolgação toda vira frustração. muitas pessoas só pensam no valor das parcelas.
Vai acontecer com ele o mesmo que aconteceu comigo no passado com uma CB600 (usada), compra a moto, paga o custo de vida, a prestacao, e sobra quase nada para manutenção e rodagem. Aí tu não pode andar, manutenção fica sacrificada, e algo que deceria ser prazeroso, se torna frustração.
Bem por isso vendi minha vstrom, usava 2 a 3 vezes por a no para viajar e 1 a 2 vezes por semana para dar uma volta, ou seja só pagava imposto, seguro e manutenção. Hoje após alguns anos sem moto estou pensando seriamente em uma Dominar justamente pelo custo benefício.
Eu tenho uma renda familiar de 20 salários mínimos e acho um roubo o preço da manutenção e seguro da triumph e BMW. Por isso, tenho uma sahara 350 1997 até hoje, a mantenho na família há anos.
Calculo de padaria: Uma moto nessa faixa de preço é para quem ganha 6.000,00 no mínimo, a renda tem que ser no mínimo 10% (uma pessoa controlada) de qualquer veículo, esse é a base, sabendo que o ideal seria 15% no valor do veiculo seria o rendimentos mensal.
Lembrando que o seguro obrigado DPVAT vem aí de novo. E não sabemos o valor que vai ser, mas sabemos como tá a tara desse governo por dinheiro pra cumprir as extravagâncias prometidas em campanha, pode se preparar para o pior. Acredito que o valor desse DPVAT vai ser o maior já cobrado até hoje.
@@1gorSouz4 extravagâncias que eu me refiro é no sentido de gastos sem controle, sem responsabilidade e com total intuito populista. O presidente mesmo disse que não quer saber de teto de gastos. E todos os especialistas e estudiosos de economia dizem que é totalmente perigoso para uma economia de um país ultrapassar o teto de gastos. Isso pode colocar o país numa grande crise em um futuro próximo. Bem isso é só uma explicação superficial sobre o assunto
Educação financeira é essencial para nós. Nesse assunto para gente como a gente (kkkkk) recomendo o canal do primo pobre. Sem essa consciência básica sobre financas vamos continuar sendo o país com parcela gigante de inadimplentes se frustrando com as dívidas.
Fico louco pra comprar uma moto pra passear mas eu fico pensando em pagar IPVA, seguro e outros gastos desisto Ganho uns 5 salários mínimos mas vai tirar muito dinheiro do pouco que ganho
Quem tem essa renda e para andar de moto popular factor, cg,, Bros e crosser passou disso vai pesar o orçamento destinado as outras áreas ,começa a ser escravo da moto por não caber dentro de sua realidade financeira
gasto no ano sem contar gasolina ipva em sp 2% 1500 pneu 1900 oleo 600 cerca de 6k a 10 no ano com gasolina para manter menos de 1k mensal se voce n for de muitos luxos da para manter
Devemos aprender a gostar das coisas que temos e nos contentarmos com o que podemos ter. Para uma renda de dois salários, algo como a Shineray Worker 125 seria mais apropriado. E ser feliz. Se sobrar dinheiro vai se aprimorar na profissão.
Tenho uma Tiger 660 sport. Terminou a garantia. Fui fazer a terceira, ela está com 9200 km, e a concessionária me cobrou R$2.800,00. Vou rodar com ele até 14.000 Km, e vou fazer as próximas revisões fora da concessionária. Só para vcs terem uma ideia da exploração, cada litro de óleo estava mais de R$100,00. Este é o Brasil que vivemos.
Tenho uma teoria particular, onde eu penso que, na média, seu veículo (novo) não pode custar mais q 10 salários que vc receba... Eu tbm sou Montesclarense.
Na verdade os economistas dizem que seu veículo não pode ultrapassar 10% de seu patrimônio total. Se vc tem um patrimônio de 300 mil (casas, investimento), seu carro tem que ser de 30 mil.
Bons conselhos. Rapaz eu ganho 2 salários e comprei uma FZ25 mês passado. Usada e juntei grana por dois anos. Antes usava uma Fan 2010. Pensei na cb300 mas o salário não deu. E mesmo a fz25 sendo semi nova. Para colocar acessórios, seguro e afins saiu pesado. Tive ajuda do salário da esposa no primeiro mês. Posso manter, fiz todas as contas antes. Mas mesmo uma fz sai pesado eu nem cogitei nada acima dos 30 mil que simplesmente era óbvio que eu não conseguiria sustentar.
Depende da cidade/estado que o cara mora. E todo um contexto. Exemplo: - Tem a bala pra pagar a vista? - Seguro na sua regiao é barato? - Você é uma pessoa responsável financeiramente? - Mora sozinho num local de boa, mora com os pais ou diviide AP com a parceira? Se é sim pra tudo, ele consegue manter numa boa. Um exemplo, eu aqui. Paguei minha moto a vista. ( BMW S 1000R) Seguro 12x de 271 reais. IPVA: 1.531,19 Manutenção anual: 2100 reais. Agora se é financiada seguro caro nó cego com dinheiro qualquer quanta que cai quer moer com farra mora sozinho em flat top pra querer pagar de gatão. Ai meu filho compra uma bicicleta, porque nem uma cg tu vai conseguir manter. Tudo é calculado, KM base a ser rodado ( média ) seguro etc... Se o cara acha que é so comprar e rodar sem se preocupar com nada pode ser o Elon Musk que vai falir rapidinho nesse pensamento de 0 preocupações porque tem dinheiro.
puxo 6 salários bruto, servidor público ,sem filhos e nem pago aluguel.. Até hj fico com receio de pegar BMW ou Triumph pra manter , e isso q eu nem iria financiar em kkk
Para se construir uma torre, primeiro senta e calcula o preço, para ter suficiente para completá-la? Aqui o costuma é comprar e da um jeito para mantê-la, temos que mudar esse tipo de mentalidade
Acredito que se o cara ganha uns 3 mil e tiver uma motinha pequena para rodar no dia a dia e deixar essa 660 só para o final de semana e viajens, se comprar a vista e planejar certinho dar sim. Mas tem ter calma e tranquilidade, jamais faça financiamento e nem consórcio como o Tio Chico falou, e outra coisa importante, tem que ter uma reserva para emergência, e outra coisa se o cara tiver casa própria não paga aluguel e nem financiamento.
Fiquei com uma 600cc por um ano e meio, paguei a vista ,so andando final de semana (7 mil kms rodados nesse período), gastei com tudo ( pneu, relação, óleo, gasolina, pastilha....etc - manutenção básica-) uns 7000 reais, isso porque eu mesmo fazia a maioria das manutenções como troca de oleo, pastilha, filtro de ar...etc), sem mão de obra. Uma 600cc vc vai gastar mais ou menos 1000 reais a cada 1k de km. Isso sem seguro, sem parcela e sem surpresas ( queda, problema mecânico). Nao desânimo ninguém a ter, mais tem que fazer conta.
Cálculo de pradaria para CB 500x 2024 para Curitiba PR pagto a vista da moto. Sem combustível 392,00 mês Com combustível 700,00 mês. Básico, impostos, seguro, revisão, alguma surpresinha.
Oi, Chico, eu sou filho de soldador e comprei uma cb500x 2023 0km em agosto/23. Recebo 2.600/mês e já paguei o ipva 2024! Km atual 9k. Gente, lutem pelos seus sonhos, Deus ver as nossas batalhas!!!
A questão aqui não é que não de para manter mas você vai sacrificar todo o resto para manter a moto. Você trabalha basicamente para manter a moto , se você está bem com isso, blz
Detalhes: essa é a minha moto número 12, sou casado, mas não tenho filhos, divido o aluguel com a minha esposa já com tudo incluso e recebo vale alimentação da empresa. Não faço serviço na Honda, uso motul 7100 a cada 3,5k kkkk, comprei uma bolha Puig, amortecedor de guidão, cavalete central e vou comprar um par de pneus michelin road 6🙌
Ipva 1000 reais em SC, vcs de São Paulo que gostam de pagar caro mesmo. Se a pessoa não paga aluguel, não tem dividas e pode comprar a moto a vista, mantem de boas se é uma pessoa que roda menos de 1000 km por mês.. mas mantem muitooooooo de boa
Boa tarde tio Chico lindão!!! Realmente veículo novo nesse Brasil véi do colarinho branco não dá pra comprar nada zero km e usado tem que toma muito cuidado. Eu tenho uma moto Suzuki 4 caneco antiga, e vc que saber eu faço uma poupança se e dessa forma que posso dizer, guardo x de grana por mês, só pra ela, as vezes passo ano todo sem gastar com ela a não ser combustível filtro e óleo que já não e barato. Mas muito bom o que vc faz abre a mente das pessoas pra realidade do nosso país e nossa própria. Abraço...
sempre faço a conta dos custos fixos anuais (documentação, seguro e manutenção fixa que é anual e não por km para manter a garantia por exemplo) do bem antes de comprar. Depois faço o custo por km rodado: consumo e desgastes (pneu e peças como pastilhas e relação). Atualmente tenho uma 765rs 2023 e os custos fixos são 600 reais mês só pra manter na garagem, se rodar gasta mais. Pneus 3k o par media de 5k km, gasolina, pastilhas e relação, vai de quanto vc anda por ano pra incluir na conta mensal pra se ter uma media. A conta não é tão muito difícil mas é essencial pra saber se esta no seu orçamento. Não sou rico, sempre troquei de moto de acordo com meus ganhos e prioridades, hoje posso ter mas barato não é, se manter da forma correta. Mantenha sua moto assegurada e não economize em manutenção/segurança que não terá grandes surpresas. Dito isso, mantenha os gastos do bem abaixo dos 30% do q vc ganha, incluindo tudo. Se financiar ai o negocio azeda.
É importante bater a real assim mesmo. Até porque, ta cheio de canal de marmanjo morando com os pais falando que da p/ ter moto grande com um salario minimo.
👏👏👏👏👏👏 por isso que eu gosto de ver seus vídeos tio Chico fala sempre a verdade temos que se programar não só pra comprar uma moto, mas em todas as situações
Vey, eu ganhando bem já acho ruim o custo de 2,5k por ano da XRE190 (1k de manutenção, 1,2k de seguro e 0,3k de ipva), imagina se fosse inventar de comprar essa Triumph...
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo
A resposta desta pergunta vai ser diferente para cada pessoa porque vai depender do ciclo de vida atual que está passando. A única opção de ter uma moto premium com uma renda limitada, é para quem é solteiro mora com os pais e não precisa ajudar em casa. Ainda assim é importante poupar um bom valor antes de adquirir a moto como um colchão para eventuais necessidades.
Aproveitando o embalo, eu ganho 4200 limpo, solteiro, dá pra manter uma interceptor? Tô analisando a uns meses e pra mim, é possível, mas quero opinião de quem tem ou sabe melhor.
Vulcan 650 2023 - Seguro 1080 reais, ipva 800 reais, manutenção(revisao) 2 vezes por ano em torno de 800 reais e uns 300 reais de combustivel por mes ,pois ando somente nos fins de semana,sou solteiro,sem filhos e nao pago aluguel.
Você é muito realista tio Chico, com esse salário eu não compraria moto nenhuma. O pessoal quer viver como se não tivesse o amanhã, aí amanhã está todo enrolado.
🥊🥊🥊 Não sei se estou certo ou errado, mas minha moto 150cc e meu UNO2001 me levam nos mesmos lugares, não pago IPVA, R$ 160 cada de licenciamento, manutenção básica eu mesmo faço! Só ando com pneus novos/bons e de tanque cheio e com capacete LS2, viajo de boa, casa própria e aprendendo sempre a fazer coisas novas!
Todo dia tem um caba com uma moto de 30k+, um samarino na cabeça , sem filtro de ar e fazendo ran-dan-dan... Obrigado, tio Chico! Espero que a GLR consiga ouvir você.
Rapaz.. Tiger talvez seja demais pegar NOVA, mas tenho um amigo que ganha 2 salários mínimos e mantém uma NC750x 2015. Ele roda 4 mil km ou mais por mês e mora de aluguel.. Nem tudo precisa tirar 0km..
a alíquota é 2% aonde eu morava, varia estado por estado! se vc ganha 2 mínimos e mora com os pais e da ajuda necessária a eles, vc pode ter uma Tiger 660 sim, mas EAI cara? não tem coisas mais importantes pra vc realizar? pensa.
estou pensando em sair de kawasaki e ir para triumph (trocar minha ninja 650 para a daytona 660), ia querer a ZX4, mas este custo dela é o que me brecou, pois não acho que valha a pena pagar 58~59 mil numa 400cc, menos sendo 4 canecos e ela dando 80 cavalos etc, para mim é muito para esta moto, mas fiquei feliz com a vinda da daytona 660, essa sim vai valer a pena pagar na faixa de 60 mil pelo que ela entrega. Eu gosto de kawasaki e do estilo da kawasaki, acho muito mais linda, aqueles piscas embutidos são perfeitos e só elas possuem isso, infelizmente, os faróis acendendo os dois lados etc, mas acho que perderam a noção de colocar quase 60 mil numa moto 400 cilindradas. Meu preço alvo, no máximo, na ZX4 é chegar a 55mil com algum bônus (brinde), que geralmente a kawasaki dá, por exemplo, emplacamento grátis. Mas, o que fico com pé atrás na Triumph é a manutenção, todos falam que kawasaki é manutenção alta, cara...eu não achei, até são flexíveis para tal, mas na Triumph eu totalmente estou por fora e vou me informar, pois isso é algo muito importante a ser considerado ao comprar um carro ou uma moto, até mesmo deixar de comprar por conta disso. Chico sempre vejo seus vídeos e gosto pq vc é sincero, não dá pra comprar sem pensar na manutenção e imprevistos. Comprar é fácil, difícil é manter. Abraços
Vendemos uma moto okm há alguns anos, a cliente me ligou reclamando que o motor travou, moto com 3 mil km apenas, levamos pra concessionária porque ainda estava na garantia de fábrica. Para nossa surpresa, tinha açúcar dentro do motor da moto, ex marido não satisfeito com a separação, cometeu o crime. Açúcar é pior que areia, misturado com óleo, ele vira pedra
IPVA em SP é 2%, não muda muito o resultado final. O que eu queria saber mesmo é como um cara que ganha 2 salários conseguiu juntar 60k, isso sim. Pois ele não comentou nada que ainda teria que financiar.
Ja fui muito pobre! Hj ganho 10 salários mínimos ainda sim não tenho coragem de comprar uma moto de Alta justamente pelos custos. Tenho uma Ténéré 250 2017 não largo ela por nada! Até planejo pegar uma tiger 900, mais não será tão breve. Moro no norte do Brasil e já fiz transamazônica duas vezes com minha tenere, só alegria. Pé no chão sempre tio Chico...... Abraço!
Ganho 5k e tenho uma elite 125 que comprei zero à vista. Pro meu uso dentro da cidade tá me atendendo bem. Pessoas se esgoelam em dívidas para tirar onda, meu Deus!!!!
Certinho Tio Chico, eu tinha uma BMW G310, comprei e vendi, uma M de moto, dai fui fazer test ride na 660, me apaixonei, tenho grana pra comprar a vista, mas fiz as contas, pros e contras, e resolvi comprar uma factor, só ando em Curitiba mesmo. Rs no Brasil não tem condições te manter uma moto dessas, ela é linda é uma delícia, não é tão cara, mas se cair , imagina o preço de um guidão, uma carenagem. Se loko.
Tio vc está sendo muito transparente e sincero se baseando nos dois salários mínimos. Fazer conta é fundamental massss o "povo brasileiro" não faz infelizmente. Contra fatos não há argumentos! Um bjo tio!!!!
Brasileiro precisa passar por aula de educação financeira, gasta mais que ganha ou tudo que ganha, meu irmão, sem fazer reserva não tem como ir pra frente.
Eu ganho aproximadamente entre 4500 a 6500. Trabalho em aplicativo, eu tenho uma Factor 150 ano 2018. Moro com os meus pais, nossa casa é própria, isento de aluguel. Eu ajudo com as contas de casa que não são muitas. Estava pensando em realizar o meu sonho, que é a Suzuki Gsx-s 750, mas eu tenho muito receio de comprar ela, e não conseguir manter.
Chico tenho uma versys 650 2023, sofri um acidente tonto que quebrou o paralamas e a carenagem do farol so estas duas pecas 5300. So para ter ideia. Impossível não ter seguro
Eu tiro uns 3.500 e faço alguns bicos vou mantendo a fan 160 e quero pegar ou uma Twister 250 usada ou a Twister 300 nao quero mais outra moto, uma moto acima de 250 e 6 marcha ja me ajuda por conta das viagens que faço.
Tenha uma factor 150 21, uma R15, e um Palio elx 1.4 2010, deu uns 1800 de documento, ganho 3k e pouco líquido e já tô achando que tô gastando muito kkkk, porem já tenho casa, e trabalho a 3 km de casa aí alivia
2 salários, da pra manter uma 150 e olha lá. Considerando que vc trabalha 5 meses pra apagar imposto, 1 mês de salário pro IPVA, 2 meses pro seguro, aí tem as revisões. Mermão, da não, da não.
Vc é sensacional tio Chico, eu tô só esperando o lançamento da himalayan 450 pra comprar a minha 411 pagar mais barato e não ter preocupação pois ela já vai me atender...moto só pra ir trabalhar.
Sou fã de seu canal, assisto sempre que posso, eu curto seus comentários! Simples compra uma Cb 500x 2015 com baixo km se encontrar e vai ser feliz, da pra manter tranquilo!!!
Apenas com uma renda familiar (casal sem filhos e sem pets) acima de 6 mil reais líquidos é possível adquirir e manter uma moto desse nível. Ou seja, se você não ganha cerca de SEIS salários mínimos, pode esquecer ter uma moto dessa ou um carro novo.
Siga-me no instagram.com/chicosepulveda
Fora isso tem lanches, rolezinho fim de semana, dente, comida, ele precisa de dinheiro pra viver ,e o capacete pra andar com essa moto? Se falar em reserva financeira então, pra 99% do povo e algo de gente doida, eu tenho uma fazer 250, amo motos, vejo fotos videos e motos venda, mas não tenho coragem de trocar a minha agora, e olha que já tenho 2 casas, chacara, carro e moto, tudo pago, nada com prestações, e não tenho filhos
Pelo contrário Tio, você falando a verdade tá sendo mas amigo do que aqueles que falam o que a gente quer escutar. Parabéns.
Aula de educação financeira,simples e objetivo,brasileiro só entende desse jeito,explicando no mínimo detalhes.
eu tirei carteira numa suzuki yes. depois aluguei uma CG 150, depois tive tenere 250 e versys 300(limite q meu salario da pra uma moto nova). Fui feliz com todas, varias sensações boas. Povo viaja em altas cilindradas, mas da muito prazer andar em qualquer moto sabendo que veio atraves do seu suor. A cilindrada é o de menos. Se eu fosse o cara do video, comprava uma moto simples e usava ela pra fazer um extra. Ai sim daria pra dar um pulo maior lá na frente. E la na frente nao sao 6 meses. Estou falando de 2 a 4 anos.
Está certíssimo.
Em 2012 comprei uma Hornet zero km,dei 10 mil de entrada,e ficou na época 48x de 712,obs o salário mínimo na época era uns 600 reais,pagava 400 por mês de seguro no cartão de crédito,e gastava cerca de 300 de gasolina,ou seja fora manutenção eu gastava cerca de 1.500 reais pra andar de Hornet eu na época eu era sargento do exército e ganhava cerca de 3 mil reais por mês, resultado passei um ano com a moto e repassei,moto grande é muito gasto ou vc se organizar e comprar a vista ou melhor não compra fica numa 250 que já é suficiente.
Cara eu ganho, 4.000 por mês, pago apartamento, condomínio, conta de luz, tenho uma moto velha uma Titan 2002, 125cc, só uso para trabalhar e mais nada, mesmo assim acontecem imprevistos... Já pensei em pegar uma cb500x, mas quando eu vejo os gastos e o baixo salário que ganho, eu volto pra realidade e vejo que não é o momento... Quem dirá uma moto Premium hahaha, amiguinho comece por baixo, não se emociona não.
Abraços Tio Chico seu lindão, bjos.
4k tu é rico
Ganho - chorando - 1 salário mínimo, Hehehehe.
Minha fan 150, está parada desde o final de 2017, pois não tenha condições de mantê-la. Mas tbm não vendo.
@@Notificações_de_Sistemafaz app com ela a noite po se fizer 60 por dia de seg a sexta tu dobra teu orçamento
Faz uma renda extra em seus horários de descanso, que a 500x vem. Sempre da para melhorar…
@@Notificações_de_Sistemadepende do lugar de onde ele mora, se for num grande centro não é muito, mas no interior é um dinheiro bom
@@Notificações_de_Sistema você tá no caminho certo rapaz, só continua trabalhando honestamente que você em breve vai começar a ganhar mais, e outra coisa conhecimento é poder, procure estudar e melhorar sempre, e as coisas vão acontecendo naturalmente só continue.
Eu acho incrível a sensatez do Tio, esse canal vai muito além de uma canal de motos, isso aqui é a mais pura utilidade pública
Muito obrigado!
A realidade é bem assim: O cara não vai fazer essas contas, vai ficar procurando viés de confirmação, vai comprar a moto a prestação, não vai fazer as revisões preventivas, se derrubar a moto tá lascado, não vai aguentar as prestações, daí vai vender a moto com pouco uso, já meio detonada, vai vender barato e perder bastante dinheiro, mas como vai vender barato, vai fazer a alegria de outro lascado, que vai passar exatamente pelos mesmos problemas do anterior, só que pior, pq esse segundo lascado não tinha dinheiro pra pegar a moto zero e já pegou meio detonada.
Sobre a Triumph, não tem como ficar sem seguro. Além da manutenções, qualquer peça da moto (exemplo: uma peça plástica da carenagem) vai um rim...
Fico triste demais como uma pessoa consegue pensar dessa forma. Era para estar a procura de estudo para melhorar o salário. Infelizmente em um país que adoram políticos como salvadores de suas vidas e acreditam que o estado está preocupado com eles, não é de se assustar que isso aconteça.
Chico malvadão..😃. o cara começou o vídeo sonhando com uma TIGER 660 e acordou querendo um cg usada😀
Fala Tio, não é atoa que há varias 660 no webmotors do ano 2022/2023 sendo vendidas entre 49/53 mil reais, tudo de caboclo ao qual você disse que compraram e se lascaram. Eu ganhando mais de 3 mil reais liquidos, o que deu pra mim financiar e manter foi uma fazer 150, ao terminar de paga-lá vou pra uma 250cc e enquanto nao ganhar mais de 4/4.5 mil eu não subo de cilindrada.
Tenho uma Tiger 660 Sport desde o ano passado e venho trazer alguns dados pra auxiliar quem tem interesse na moto, pois tenho controle de literalmente tudo que compro.
- A moto me custou 53.000 a vista, peguei em uma promoção que fizeram em Ago/2023.
- Gastei 1400,00 considerando ipva 23, taxas, placa e etc
- O IPVA dela de 2024 foi 930,62+39,36 de licenciamento.
- Sou de Belo Horizonte-MG e tenho 20 anos, o seguro de furto/roubo, PT e terceiros saiu a 2160,88 podendo dividir em até 3x sem juros ou 12x com juros.
- Eu rodo pouco mensalmente, uso mais em FDS pra rolê, pois trabalho de casa, então gasto cerca de 80-100 reais de gasolina mensalmente, ela está fazendo média de 15km/l na cidade e 20km/l na estrada.
- Até hoje fiz apenas a revisão de 1000km dela, que foi 1049,00 podendo parcelar em até 6x sem juros.
- É uma moto que consome muito óleo, então já comprei 1 litro de óleo sintético(da marca recomendada pela Triumph), que custou 97 reais e vou completando sempre que necessário.
Agora que os grandes custos iniciais já foram, guardo cerca de 380,00 mensalmente pra proxima revisão, ipva+licenc, seguro, além de gastar os 100 reais de gasolina, então por mês a moto me custa por volta de 480-500 reais.
Falando dos pontos positivos sobre a moto, é espetacular, anda muito bem, bastante confortável, vai bem na cidade e estrada. Já os pontos negativos é o grande consumo tanto de gasolina quanto de óleo e o grande aquecimento nas pernas(mas acostuma).
Muito obrigado pelo relato
Tô namorando essa moto faz um bom tempo, mas ainda não tive coragem...mesmo com grana pra pegar a vista.
Pago 680$ de IPVA acho absurdo, tenho um carro velho e não tenho vontade de mudar, andar em ruas precárias arrebentando o carro, o Brasil é um absurdo.
Bom dia tio Chico!!.
Acho maravilhoso vc tentando incutir na cabeça dos BR um pouco de senso crítico e sabedoria (apesar de achar isso quase impossível)....tenho um bom salário pra realidade do Brasileiro,....mas eu não consigo manter uma moto dessas que seria meu sonho.........tenho esposa e filho e todas as despesas de uma família. Continue "batendo" desse mesmo jeito nesses BR pra acreditar que talvez um dia sejamos um país de seres esclarecidos e "pensantes".
Abraço.
Sou motorista de ônibus e estou fazendo hora extra para comprar um microônibus para agregar em uma empresa e colocar alguém para trabalhar p mim .. detalhe todo o valor da hora extra estou deixando em um investimento para ir rendendo pouco a pouco vou suar mas vou comprar a vista 🙌
Boa mano, investir em você mesmo é o melhor investimento. Te desejo muita prosperidade e saúde.
Eu ganho 3k e já é difícil manter uma factor 150. Com aluguel, mulher, filho, cachorro, seguro , garagem etc. E com As coisas no mercado tudo cara pra o baralho. 😅
Deixa comprar tio Chico tem gente que só aprende quando ver a moto no guincho direto para o pátio.
Aí vai comprar peças roubadas
@@goissilva Não da nem tempo comprar o banco vem buscar a moto ou Estado pega numa blitz.
Aula de matemática financeira, lógica, conscientização situacional, tudo em um vídeo só. O homem é uma máquina
❤️
E verdade vc tem toda razão, tenho uma Suzuki 650 xt e o gasto é alto, sou aposentado com três salários, mais tenho que continuar trabalhando para poder manter a moto, e não é fácil.
Eu sou um dos inscritos que optou em ir pro trabalho de bike por mais de 1 ano, mas consegui conquistar minha moto. Não é uma Tiger 660, mas me leva e me traz e melhor, não precisei me endividar. Cada um tem suas preferências. A minha é dormir tranquilo sem ter pesadelos com as contas. E já tô no caminho pro upgrade daqui a 3 anos 😉
Boa Noite a todos!
Estou no mesmo pega dessa moça andando e trabalhando de bike ainda, sábio tio chico,já rodei de moto taxi aqui em Belém do Pará,em motos alugadas,não tinha condições de comprar uma moto,porquê ganhava salário mínimo,e hoje trabalho em dois empregos de vigilante para que se Deus permitir eu comprar a minha esse ano,e o senhor já me deu a dica da melhor moto,escolhi a Z900 de três indicações do senhor.
O brasileiro esquece que quando compra tudo,mas principalmente veículos é de sócio com o governo de tanto imposto sobre imposto
É assim que tem que ser. Choque de realidade nunca fez mal a ninguém.
Eu paguei 1600,00 na revisão de um ano da trident e por volta de uns 1000,00 na primera revisão acho que os preços de revisão devem ser parecidos com o da tiger pois elas compartilham o mesmo motor, e pago por volta de 4000,00 de seguro, então já dá para o rapaz ter uma noção mínima do que vai gastar.
Quando se coloca os poucos mais de 400 reis de IPVA de uma Interceptor e os menos de 1200 de seguro a lógica dele cai por terra.
Detalhe: seguro de uma CB 300 Twister em média da 3 mil reais, a diferença da pra fazer 2 revisões da Interceptor.
Pago 900 na 300f de seguro
@@caldas8676seu perfil então está acima de 30 anos e casado ou não está usando seguro contra PT e danos a terceiros. Amigo cotou e o mais em conta ficou 3 mil reais.
Esse seu seguro está absurdo de caro, pago 1500 no seguro total, aqui em Recife.
Sou professor, ganho um pouco mais do que isso e escolhi ter uma Lander. Todo veículo tem muito custo... Manutenções preventivas e corretivas, documentação, seguro... Infelizmente o brasileiro médio é extremamente limitado financeiramente
" VC é alienado ! Acorda pra vida demônio ! " Kkkkkkkkkkkkk
Caramba, realmente, 2 salário mínimo da pra manter a Tiger 660. Você mantem só ela, e não faz mais nada da vida.
Parabens, Tio Chico!..tenho 64 anos, fui motociclista e gosto de assistir o seu canal pois você, através dos seus argumentos, coloca as pessoas (incluindo eu) a raciocinar.... tenho certeza que você vai influenciar concientizar as montadoras vender seus produtos (motos, carros, etc) mais barato, aumentando a produção e ganhar na produtividade, e não na exploração como fazem sempre...
Muito obrigado, Afonso!
Uma moto desse porte é, ao meu ver, para quem ganha de 10K para cima, pois qualquer manutenção básica nela passa facilmente de 2K. Tive por 6 anos uma versys 650 e pra minha sorte pouco gastei com manutenção, mas mesmo assim quando era necessário algo em regra o preço era bem elevado. Atualmente possuo uma Nmax e penso em pegar uma 250 ou 300 trail para rodar dentro da cidade e só, não vou ficar comprometendo meu orçamento por causa de uma moto que no final das contas te leva praticamente da mesma forma para os destinos. Uma moto dessas definitivamente não é para quem ganha 2, 3 ou 4 salários mínimos.
Eu ganho bem para o padrão de salário comercial, tenho uma crosser 2020 e pelas minhas contas o máximo que da pra manter com sossego é uma 250 mais precisamente uma lander isso pagando a vista
Diariamente tem pessoas que vão pra uma concessionária naquela ansiedade querendo pra hoje pegar uma moto premium ou de alta cilindrada ou uma 4 cilindros usada, ai entra num financiamento gigantesco e acaba quebrando, ai depois aquela empolgação toda vira frustração. muitas pessoas só pensam no valor das parcelas.
Vai acontecer com ele o mesmo que aconteceu comigo no passado com uma CB600 (usada), compra a moto, paga o custo de vida, a prestacao, e sobra quase nada para manutenção e rodagem. Aí tu não pode andar, manutenção fica sacrificada, e algo que deceria ser prazeroso, se torna frustração.
Bem por isso vendi minha vstrom, usava 2 a 3 vezes por a no para viajar e 1 a 2 vezes por semana para dar uma volta, ou seja só pagava imposto, seguro e manutenção.
Hoje após alguns anos sem moto estou pensando seriamente em uma Dominar justamente pelo custo benefício.
Eu tenho uma renda familiar de 20 salários mínimos e acho um roubo o preço da manutenção e seguro da triumph e BMW. Por isso, tenho uma sahara 350 1997 até hoje, a mantenho na família há anos.
Calculo de padaria:
Uma moto nessa faixa de preço é para quem ganha 6.000,00 no mínimo, a renda tem que ser no mínimo 10% (uma pessoa controlada) de qualquer veículo, esse é a base, sabendo que o ideal seria 15% no valor do veiculo seria o rendimentos mensal.
Tá e pra não tem filhos e não é casado ???
Lembrando que o seguro obrigado DPVAT vem aí de novo. E não sabemos o valor que vai ser, mas sabemos como tá a tara desse governo por dinheiro pra cumprir as extravagâncias prometidas em campanha, pode se preparar para o pior. Acredito que o valor desse DPVAT vai ser o maior já cobrado até hoje.
Não sei que extravagâncias vc se refere... Mas tomara que tenham prometido um bolsa-ar condicionado, tô precisando...
@@1gorSouz4 extravagâncias que eu me refiro é no sentido de gastos sem controle, sem responsabilidade e com total intuito populista. O presidente mesmo disse que não quer saber de teto de gastos. E todos os especialistas e estudiosos de economia dizem que é totalmente perigoso para uma economia de um país ultrapassar o teto de gastos. Isso pode colocar o país numa grande crise em um futuro próximo. Bem isso é só uma explicação superficial sobre o assunto
@@rafaelrodrigues6561 acho que isso é o que querem que você pense.
@@rafaelrodrigues6561 nem adianta explicar, essa gente não entende q o governo não dá coisas de graça e q o dinheiro não nasce em arvores.
@@rafaelrodrigues6561 O teto de gastos só pode ser esquecido em ano eleitoral né? kkkkkk
Educação financeira é essencial para nós. Nesse assunto para gente como a gente (kkkkk) recomendo o canal do primo pobre. Sem essa consciência básica sobre financas vamos continuar sendo o país com parcela gigante de inadimplentes se frustrando com as dívidas.
Edu Primo Pobre é ótimo.
Recomendo também o Ben Zruel.
Ambos focam na questão da mentalidade.
Fico louco pra comprar uma moto pra passear mas eu fico pensando em pagar IPVA, seguro e outros gastos desisto Ganho uns 5 salários mínimos mas vai tirar muito dinheiro do pouco que ganho
Ganho aproximadamente 6k, e tenho uma pop 110i, só alegria.
Tio Chico, vc precisa urgentemente iniciar um podcast. Assuntos interessantíssimos. Conteúdo riquíssimo.
As lives são meu Podcast, amiguinho. De segunda a sexta-feira, 22h há 5 anos no ar. Bjão!
Quem tem essa renda e para andar de moto popular factor, cg,, Bros e crosser passou disso vai pesar o orçamento destinado as outras áreas ,começa a ser escravo da moto por não caber dentro de sua realidade financeira
gasto no ano sem contar gasolina
ipva em sp 2% 1500
pneu 1900
oleo 600
cerca de 6k a 10 no ano com gasolina para manter menos de 1k mensal se voce n for de muitos luxos da para manter
Exatamente isso tio Chico...
Devemos aprender a gostar das coisas que temos e nos contentarmos com o que podemos ter. Para uma renda de dois salários, algo como a Shineray Worker 125 seria mais apropriado. E ser feliz. Se sobrar dinheiro vai se aprimorar na profissão.
Tenho uma Tiger 660 sport. Terminou a garantia. Fui fazer a terceira, ela está com 9200 km, e a concessionária me cobrou R$2.800,00. Vou rodar com ele até 14.000 Km, e vou fazer as próximas revisões fora da concessionária. Só para vcs terem uma ideia da exploração, cada litro de óleo estava mais de R$100,00. Este é o Brasil que vivemos.
Tenho uma teoria particular, onde eu penso que, na média, seu veículo (novo) não pode custar mais q 10 salários que vc receba... Eu tbm sou Montesclarense.
Nesse caso do vídeo, a moto custaria 2 anos de salario do cara
@@colivi82 difícil
10 é pouco, pode ser mais que isso... 13 parece justo.
Por essa regra, só teria carro seminovo quem ganha 5 salários mininos...
Parto da mesma lógica sua. Se meu salário da menos q 10% do valor do veículo, eu ja sei q não é pra mim.
Na verdade os economistas dizem que seu veículo não pode ultrapassar 10% de seu patrimônio total. Se vc tem um patrimônio de 300 mil (casas, investimento), seu carro tem que ser de 30 mil.
Bons conselhos. Rapaz eu ganho 2 salários e comprei uma FZ25 mês passado. Usada e juntei grana por dois anos. Antes usava uma Fan 2010. Pensei na cb300 mas o salário não deu. E mesmo a fz25 sendo semi nova. Para colocar acessórios, seguro e afins saiu pesado. Tive ajuda do salário da esposa no primeiro mês. Posso manter, fiz todas as contas antes. Mas mesmo uma fz sai pesado eu nem cogitei nada acima dos 30 mil que simplesmente era óbvio que eu não conseguiria sustentar.
Parabéns pela aquisição e pela disciplina.
Depende da cidade/estado que o cara mora. E todo um contexto. Exemplo:
- Tem a bala pra pagar a vista?
- Seguro na sua regiao é barato?
- Você é uma pessoa responsável financeiramente?
- Mora sozinho num local de boa, mora com os pais ou diviide AP com a parceira?
Se é sim pra tudo, ele consegue manter numa boa.
Um exemplo, eu aqui.
Paguei minha moto a vista. ( BMW S 1000R)
Seguro 12x de 271 reais.
IPVA: 1.531,19
Manutenção anual: 2100 reais.
Agora se é financiada
seguro caro
nó cego com dinheiro qualquer quanta que cai quer moer com farra
mora sozinho em flat top pra querer pagar de gatão.
Ai meu filho compra uma bicicleta, porque nem uma cg tu vai conseguir manter.
Tudo é calculado, KM base a ser rodado ( média ) seguro etc... Se o cara acha que é so comprar e rodar sem se preocupar com nada pode ser o Elon Musk que vai falir rapidinho nesse pensamento de 0 preocupações porque tem dinheiro.
puxo 6 salários bruto, servidor público ,sem filhos e nem pago aluguel.. Até hj fico com receio de pegar BMW ou Triumph pra manter , e isso q eu nem iria financiar em kkk
Para se construir uma torre, primeiro senta e calcula o preço, para ter suficiente para completá-la?
Aqui o costuma é comprar e da um jeito para mantê-la, temos que mudar esse tipo de mentalidade
Acredito que se o cara ganha uns 3 mil e tiver uma motinha pequena para rodar no dia a dia e deixar essa 660 só para o final de semana e viajens, se comprar a vista e planejar certinho dar sim. Mas tem ter calma e tranquilidade, jamais faça financiamento e nem consórcio como o Tio Chico falou, e outra coisa importante, tem que ter uma reserva para emergência, e outra coisa se o cara tiver casa própria não paga aluguel e nem financiamento.
Fiquei com uma 600cc por um ano e meio, paguei a vista ,so andando final de semana (7 mil kms rodados nesse período), gastei com tudo ( pneu, relação, óleo, gasolina, pastilha....etc - manutenção básica-) uns 7000 reais, isso porque eu mesmo fazia a maioria das manutenções como troca de oleo, pastilha, filtro de ar...etc), sem mão de obra. Uma 600cc vc vai gastar mais ou menos 1000 reais a cada 1k de km. Isso sem seguro, sem parcela e sem surpresas ( queda, problema mecânico). Nao desânimo ninguém a ter, mais tem que fazer conta.
Cálculo de pradaria para CB 500x 2024 para Curitiba PR pagto a vista da moto.
Sem combustível 392,00 mês
Com combustível 700,00 mês.
Básico, impostos, seguro, revisão, alguma surpresinha.
Oi, Chico, eu sou filho de soldador e comprei uma cb500x 2023 0km em agosto/23. Recebo 2.600/mês e já paguei o ipva 2024! Km atual 9k. Gente, lutem pelos seus sonhos, Deus ver as nossas batalhas!!!
A questão aqui não é que não de para manter mas você vai sacrificar todo o resto para manter a moto. Você trabalha basicamente para manter a moto , se você está bem com isso, blz
Detalhes: essa é a minha moto número 12, sou casado, mas não tenho filhos, divido o aluguel com a minha esposa já com tudo incluso e recebo vale alimentação da empresa. Não faço serviço na Honda, uso motul 7100 a cada 3,5k kkkk, comprei uma bolha Puig, amortecedor de guidão, cavalete central e vou comprar um par de pneus michelin road 6🙌
Quero apenas um pix de 2 salários mínimos para provar tudo que escrevi nesse vídeo.
"lute pelos seus sonhos" e viva somente para mantê-los. É a conversa mais tola que leio por aqui...
Bom dia, chicão. 2 salários a gente mal come e paga as contas básicas. Um abraço meu querido.
Ipva 1000 reais em SC, vcs de São Paulo que gostam de pagar caro mesmo.
Se a pessoa não paga aluguel, não tem dividas e pode comprar a moto a vista, mantem de boas se é uma pessoa que roda menos de 1000 km por mês.. mas mantem muitooooooo de boa
Boa tarde tio Chico lindão!!!
Realmente veículo novo nesse Brasil véi do colarinho branco não dá pra comprar nada zero km e usado tem que toma muito cuidado.
Eu tenho uma moto Suzuki 4 caneco antiga, e vc que saber eu faço uma poupança se e dessa forma que posso dizer, guardo x de grana por mês, só pra ela, as vezes passo ano todo sem gastar com ela a não ser combustível filtro e óleo que já não e barato. Mas muito bom o que vc faz abre a mente das pessoas pra realidade do nosso país e nossa própria.
Abraço...
sempre faço a conta dos custos fixos anuais (documentação, seguro e manutenção fixa que é anual e não por km para manter a garantia por exemplo) do bem antes de comprar. Depois faço o custo por km rodado: consumo e desgastes (pneu e peças como pastilhas e relação). Atualmente tenho uma 765rs 2023 e os custos fixos são 600 reais mês só pra manter na garagem, se rodar gasta mais. Pneus 3k o par media de 5k km, gasolina, pastilhas e relação, vai de quanto vc anda por ano pra incluir na conta mensal pra se ter uma media. A conta não é tão muito difícil mas é essencial pra saber se esta no seu orçamento. Não sou rico, sempre troquei de moto de acordo com meus ganhos e prioridades, hoje posso ter mas barato não é, se manter da forma correta. Mantenha sua moto assegurada e não economize em manutenção/segurança que não terá grandes surpresas. Dito isso, mantenha os gastos do bem abaixo dos 30% do q vc ganha, incluindo tudo. Se financiar ai o negocio azeda.
Muito obrigado pelo relato
É importante bater a real assim mesmo. Até porque, ta cheio de canal de marmanjo morando com os pais falando que da p/ ter moto grande com um salario minimo.
Verdade.
👏👏👏👏👏👏 por isso que eu gosto de ver seus vídeos tio Chico fala sempre a verdade temos que se programar não só pra comprar uma moto, mas em todas as situações
Muito obrigado
Vey, eu ganhando bem já acho ruim o custo de 2,5k por ano da XRE190 (1k de manutenção, 1,2k de seguro e 0,3k de ipva), imagina se fosse inventar de comprar essa Triumph...
Tio Chico avisa esses lascados que essas motos não é pra pobre!!! Além de que vai perder pra bandidagem, se for morador de SP ou RJ ..😂😂
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo
Como eu queria ganhar dois salários mínimos. Tenho 31 anos e o meu nunca passou de 2.000 por mês...
Da sim, conheço pessoas que abdicam de se alimentar bem, viver uma vida melhor etc...
Deixar de comer bem pra ter algo e idiotice
@@Magrao_biker tem um vizinho que pegou um bandit com grana de indenização, só vive no sufoco mas realizou um sonho
@@marlonsantos9781 deus me livre credo esse e doido
A resposta desta pergunta vai ser diferente para
cada pessoa porque vai depender do ciclo de vida atual que está passando.
A única opção de ter uma moto premium com uma renda limitada, é para quem é solteiro mora com os pais e não precisa ajudar em casa.
Ainda assim é importante poupar um bom valor antes de adquirir a moto como um colchão para eventuais necessidades.
Aproveitando o embalo, eu ganho 4200 limpo, solteiro, dá pra manter uma interceptor?
Tô analisando a uns meses e pra mim, é possível, mas quero opinião de quem tem ou sabe melhor.
Vulcan 650 2023 - Seguro 1080 reais, ipva 800 reais, manutenção(revisao) 2 vezes por ano em torno de 800 reais e uns 300 reais de combustivel por mes ,pois ando somente nos fins de semana,sou solteiro,sem filhos e nao pago aluguel.
Você é muito realista tio Chico, com esse salário eu não compraria moto nenhuma.
O pessoal quer viver como se não tivesse o amanhã, aí amanhã está todo enrolado.
Valeu!
🥊🥊🥊
Não sei se estou certo ou errado, mas minha moto 150cc e meu UNO2001 me levam nos mesmos lugares, não pago IPVA, R$ 160 cada de licenciamento, manutenção básica eu mesmo faço! Só ando com pneus novos/bons e de tanque cheio e com capacete LS2, viajo de boa, casa própria e aprendendo sempre a fazer coisas novas!
Todo dia tem um caba com uma moto de 30k+, um samarino na cabeça
, sem filtro de ar e fazendo ran-dan-dan...
Obrigado, tio Chico!
Espero que a GLR consiga ouvir você.
Valeu!
Rapaz.. Tiger talvez seja demais pegar NOVA, mas tenho um amigo que ganha 2 salários mínimos e mantém uma NC750x 2015. Ele roda 4 mil km ou mais por mês e mora de aluguel.. Nem tudo precisa tirar 0km..
a alíquota é 2% aonde eu morava, varia estado por estado! se vc ganha 2 mínimos e mora com os pais e da ajuda necessária a eles, vc pode ter uma Tiger 660 sim, mas EAI cara? não tem coisas mais importantes pra vc realizar? pensa.
estou pensando em sair de kawasaki e ir para triumph (trocar minha ninja 650 para a daytona 660), ia querer a ZX4, mas este custo dela é o que me brecou, pois não acho que valha a pena pagar 58~59 mil numa 400cc, menos sendo 4 canecos e ela dando 80 cavalos etc, para mim é muito para esta moto, mas fiquei feliz com a vinda da daytona 660, essa sim vai valer a pena pagar na faixa de 60 mil pelo que ela entrega. Eu gosto de kawasaki e do estilo da kawasaki, acho muito mais linda, aqueles piscas embutidos são perfeitos e só elas possuem isso, infelizmente, os faróis acendendo os dois lados etc, mas acho que perderam a noção de colocar quase 60 mil numa moto 400 cilindradas. Meu preço alvo, no máximo, na ZX4 é chegar a 55mil com algum bônus (brinde), que geralmente a kawasaki dá, por exemplo, emplacamento grátis. Mas, o que fico com pé atrás na Triumph é a manutenção, todos falam que kawasaki é manutenção alta, cara...eu não achei, até são flexíveis para tal, mas na Triumph eu totalmente estou por fora e vou me informar, pois isso é algo muito importante a ser considerado ao comprar um carro ou uma moto, até mesmo deixar de comprar por conta disso. Chico sempre vejo seus vídeos e gosto pq vc é sincero, não dá pra comprar sem pensar na manutenção e imprevistos. Comprar é fácil, difícil é manter.
Abraços
Vendemos uma moto okm há alguns anos, a cliente me ligou reclamando que o motor travou, moto com 3 mil km apenas, levamos pra concessionária porque ainda estava na garantia de fábrica.
Para nossa surpresa, tinha açúcar dentro do motor da moto, ex marido não satisfeito com a separação, cometeu o crime.
Açúcar é pior que areia, misturado com óleo, ele vira pedra
Aqui no RJ e abaixo dos 30 anos, o seguro mais basico sai a mais de 6000
Ando com minha titan 150, peças e mão de obra barata, consigo facilmente fazer as revisões e quando quebra qualquer peça já troco por uma nova
IPVA em SP é 2%, não muda muito o resultado final. O que eu queria saber mesmo é como um cara que ganha 2 salários conseguiu juntar 60k, isso sim. Pois ele não comentou nada que ainda teria que financiar.
Tio Chico parabéns pelo humor rsrs. Esse formato foi soda viu, curti. Hahaha, muito bom!!! 😂👏🏻👏🏻
O sujeito sonhar que mantém uma Tigger com 2 salários mínimo. É sério muito sonhador fora e caixinha
Ja fui muito pobre! Hj ganho 10 salários mínimos ainda sim não tenho coragem de comprar uma moto de Alta justamente pelos custos. Tenho uma Ténéré 250 2017 não largo ela por nada!
Até planejo pegar uma tiger 900, mais não será tão breve.
Moro no norte do Brasil e já fiz transamazônica duas vezes com minha tenere, só alegria. Pé no chão sempre tio Chico...... Abraço!
Bjão!
Faltou calcular o financiamento kkkk ou pior consórcio 😂😂😂
Pq você acha que está cheio de moto quase zero vendendo nos marketeplace? Eu mesmo já peguei 3 motos de encalacrados!
Ganho 5k e tenho uma elite 125 que comprei zero à vista. Pro meu uso dentro da cidade tá me atendendo bem. Pessoas se esgoelam em dívidas para tirar onda, meu Deus!!!!
Com esse salário, eu andava de Nmax, daí juntei e comprei uma cb300f à vista, isso que é vida!
@@luizzinhu1 conforme a necessidade e seu gosto. No meu caso eu fui pela minha necessidade, rodo só dentro da cidade e faço diariamente 25 km por dia.
Certinho Tio Chico, eu tinha uma BMW G310, comprei e vendi, uma M de moto, dai fui fazer test ride na 660, me apaixonei, tenho grana pra comprar a vista, mas fiz as contas, pros e contras, e resolvi comprar uma factor, só ando em Curitiba mesmo. Rs no Brasil não tem condições te manter uma moto dessas, ela é linda é uma delícia, não é tão cara, mas se cair , imagina o preço de um guidão, uma carenagem. Se loko.
Tio vc está sendo muito transparente e sincero se baseando nos dois salários mínimos. Fazer conta é fundamental massss o "povo brasileiro" não faz infelizmente. Contra fatos não há argumentos! Um bjo tio!!!!
Brasileiro precisa passar por aula de educação financeira, gasta mais que ganha ou tudo que ganha, meu irmão, sem fazer reserva não tem como ir pra frente.
Eu ganho aproximadamente entre 4500 a 6500. Trabalho em aplicativo, eu tenho uma Factor 150 ano 2018. Moro com os meus pais, nossa casa é própria, isento de aluguel. Eu ajudo com as contas de casa que não são muitas. Estava pensando em realizar o meu sonho, que é a Suzuki Gsx-s 750, mas eu tenho muito receio de comprar ela, e não conseguir manter.
Chico tenho uma versys 650 2023, sofri um acidente tonto que quebrou o paralamas e a carenagem do farol so estas duas pecas 5300. So para ter ideia. Impossível não ter seguro
Eu tiro uns 3.500 e faço alguns bicos vou mantendo a fan 160 e quero pegar ou uma Twister 250 usada ou a Twister 300 nao quero mais outra moto, uma moto acima de 250 e 6 marcha ja me ajuda por conta das viagens que faço.
Esse vídeo ficou sensacional 😂
Bjão, Nando!
😂 ótimo corte Tio Chico😅
Menos uma Busca e Apreensão/Penhora para eu cumprir, graças aos seus ensinamentos😂.
moto é 2 % aqui em SP tio Chico, mas mesmo assim ainda é caro!
2%, mas em compensação o seguro vai ser uns 5k, SP não tem condições ter uma moto dessa
Tenha uma factor 150 21, uma R15, e um Palio elx 1.4 2010, deu uns 1800 de documento, ganho 3k e pouco líquido e já tô achando que tô gastando muito kkkk, porem já tenho casa, e trabalho a 3 km de casa aí alivia
Parabéns Chico sinceridade é a sua marca... gostei!
Muito obrigado!
2 salários, da pra manter uma 150 e olha lá.
Considerando que vc trabalha 5 meses pra apagar imposto, 1 mês de salário pro IPVA, 2 meses pro seguro, aí tem as revisões. Mermão, da não, da não.
Vc é sensacional tio Chico, eu tô só esperando o lançamento da himalayan 450 pra comprar a minha 411 pagar mais barato e não ter preocupação pois ela já vai me atender...moto só pra ir trabalhar.
Muito obrigado!
Sou fã de seu canal, assisto sempre que posso, eu curto seus comentários! Simples compra uma Cb 500x 2015 com baixo km se encontrar e vai ser feliz, da pra manter tranquilo!!!
Apenas com uma renda familiar (casal sem filhos e sem pets) acima de 6 mil reais líquidos é possível adquirir e manter uma moto desse nível.
Ou seja, se você não ganha cerca de SEIS salários mínimos, pode esquecer ter uma moto dessa ou um carro novo.