Se você gosta de nosso trabalho. Sua doação faz a diferença! Contribua agora via Chave Pix: afrohistorica@gmail.com e junte-se a nós nessa jornada de conhecimento!
@@marcosoares9731 não acredito que alguém está a usar o termo "suposto" para o, DE FATO, apagamento histórico, e falta de negros pelas razões já explicadas no vídeo, na Argentina. A razão de não estar falando sobre o extermínio e apagamento histórico dos negros em outros lugares, como aqui mesmo no Brasil, é que o vídeo em questão, é sobre Argentina. Agora meter um suposto pra falar disso, é tipo falar que a Terra é supostamente redonda, a água é supostamente molhada, o Sol é supostamente quente. Que coisa sem sentido.
@@compositordebolso Já que tu estás tão indignado com a minha suposição então que tal opinar sobre o apagamento histórico perpetrado pelo ativismo negro contra a matriz ameríndia brasileira ?
O senhor "esqueceu" de sitar a fala do atual presidente da Agentinha...ele disse "os brasileiros vieram da selva e que os argentinos chegaram de barcos da Europa...provávelmente o seu "esquecimento" se deve a sua simpatia pelo PT, que nunca lançou negros como candidatos a presidente do Brasil
La verdad me lleve una gran sorpresa al encontrar su canal accidentalmente. Como argentino nunca esperaba ver a un brasileño contar con tan buenos detalles esa parte de la historia argentina sobre la población negra, que aquí se niega o que directamente se oculta. Argentina es un país con ideas europeizantes, siempre lo fue, y siempre se negaron nuestra raíces indígenas o africanas. Lamentablemente como usted explica en el video, los indios y después los negros, fueron literalmente barridos del mapa socio racial de este país en campañas militares o en guerras donde se los mandaba a pelear en las primeras líneas. Me alegra mucho su trabajo de investigación....le deseo lo mejor y espero que su canal crezca. Un gran saludo.
Orgulho deste canal e parabéns pelos estudos e informações aqui apresentadas. O mundo precisa mais desse conhecimento!! Vamos mudar o mundo no futebol aparece muito esse racismo nos enfrentamentos entre Brasil x Argentina uma pena uma lástima tudo isso…
@@ivandeoliveira1628não somente argentina mais os EURO-CRISTÃO (brancos), são famozos por apropriação da cultura e tradição AFRICANA. O peimeiro texto a expressar sobre a VIDA ETERNA, foi escrito nas piramides de KEMET, mais conhecido hoje como ''egyto''. CIVILISAÇÃO OU BARBARIDADE ? QUAL HOMME È CAPAZ DE FAZER O QUE OS BRANCOS EURO-CRISTÃO FIZERAM COM OUTREM ? ELES NÃO SÃO HUMANOS, SÃO SIMPLESMENTE UM BANDO DE E.T. AQUI NO NOSSO PLANETA TERRA. ✊🏿🖤🌟#PANAF O REENASCER
Não sei se foi ironia, mas o fato é que essa história de apropriação cultural é a maior babaquice do mundo.@@ivandeoliveira1628Enquant os europeus se gabam de impor seus hábitos, os afro ficam bravos quando os seus se popularizam. Já pensou se os americanos ficassem bravos por comermos cachorro quente e usarmos Jean's? E se os franceses ficassem ofendidos porque mulheres afro usam sutiens, inventados por Chanel? Ao meu ver, deveriam ficar orgulhosos por influenciarem o restante da humanidade. Sou como Vinicius, o branco com a alma mais negra do país. Tenho saudades de quando Clementina de Jesus cantava "Mama zimba benguelê" (Mãe leoa de Benguela), ou "Batuque na cozinha, sinhá não qué| Por causa do batuque, queimei meu pé.". Hoje, os malditos evangélicos reprimem tudo o que é afro e os próprios interessados não dizem nada.
Exatamente ;Eu sou afro descente por família do meu pai e flamingo por parte de mãe e luso brasileiro nasci no Norte do estado do Rio de Janeiro meu bisavô filho de holandês minha mãe tinha os olhos claros então puxei a família do meu pai afro descente ;o que chateia é pessoas por aí fazem questões de mostrar figuras rebaichando o negro
@@GilmarDaHoraDeSouza-jd2og Talvez a Argentina seja o país mais racista da América do Sul. Não podemos esquecer que nós, brasileiros, também somos muitos preconceituosos.
Profesor. Excelente trabajo. Se nos ha ocultado a los argentinos estas realidades. Por favor subtitule en español estos trabajos tan ricos de la historia. Desde Rosario Argentina un saludo !!!
O exército de San Martin que cruzou os Andes para libertar o Chile era composto por aproximadamente 4.000 homens, dos quais 1.000 eram negros libertos. A maioria deles morreu no sangrento cerco ao porto de Talcahuano, no Chile.
sou brasileira e vivo na argentina há 4 anos, fiz amizades com jamaicanos e haitianos aqui, em 2018 alguns argentinos paravam esses meus amigos na rua para tirar foto tamanha admiração, hoje já se vê mais negros nas ruas, devido a imigração de países vizinhos, sempre tive a curiosidade de entender porque não haviam argentinos negros e agora estou vendo seus videos ! muito obrigada!
@@alejandroperaltanunez2030 não Senhor são negros vindos do Haití e Jamaica como disse no comentário acima, vieram para estudar medicina entre outros cursos
Conteúdo maravilhoso. Impressionante como conhecemos pouco da história dos nossos países vizinhos. O ensino de história é muito centrado na perspectiva europeia.
Impressionante é como tu não conheces nada da história do teu próprio país 😮 o que dirá do país dos outros ..estudem bem a história verdadeira do vosso país e aí mas a realmente verdadeira não a que vos impingiram nas escolas e aí talvez parem de falar tanta mentira a respeito do meu país 🇵🇹❤❤❤❤❤❤❤❤
Ótimas informações e causas do "branqueamento " da populaçao argentina. PS. Sou branco descendente de italianos e fui casado ( minha esposa faleceu) com descendente de afro-brasileiros, indios e europeus. Meus melhores amigos sao afro- descendentes. Somos todos irmaos. L. E Simonassi
Parabéns, pelo seu belíssimo trabalho, a África tem uma História belíssima, os filhos e filhas, da África tem uma História belíssima, tais Histórias merecem ser contadas.
E o exterminio? Isto e fato escravos ou nao.. no sec Vlll XIX.pelos Ingleses se nao me engano..Diferente da perseguicao aos Indigenas. pois eram oriundos destas Terras.. Tem muita Historia, Estudos muito serios pra quem gosta de Historia , Antropologia etc e tambem respeitar as razas . Alem de outros povos nomades que chegaram por engano a America comerciantes..etc.. Muito Obrigado a este Canal Mestre. 👏👏Hoje muitos casados e felizes e MUCHO RESPETO.
Sensacional (quanto ao aspecto histórico). Agrega muito conhecimento e explica muito o racismo do povo argentino. Aprendi muito com seus vídeos. Obrigado e parabéns!
Se não fora o Senhor que estivera ao nosso lado, se não fora o Senhor ora diga Israel, se não fora o Senhor, os nossos inimigos teriam nos destruído, nos tragado vivos. Isso aconteceu com o nosso povo afim de branquear as Américas. Que o Senhor continue ao nosso lado, mesmo com todas as atrocidades que contra nós são cometidas. Saúde Mestre Flávio.
profesor , estive No dock sur na avellanada, Ass margens entre la boca La tinha pessoas nascidas na ilha de Cabo verde. Eles falavao Umar lingua parecida com o criol e elementos .portuguese. Meu parabens desde o Chile.
Repito aqui o que disse no episódio 1: A PRINCIPAL CAUSA DO DESAPARECIMENTO DOS NEGROS NA ARGENTINA FOI A ENORME DISTÂNCIA ENTRE A DECLARAÇÃO DA LEI DO VENTRE LIVRE (1813) E A PROIBIÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE ESCRAVOS (1812) DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO (1853), 40 ANOS, TODA A VIDA FÉRTIL DE UMA MULHER. No Episódio 1, eu disse: A população negra no atual território argentino era de aproximadamente 90.000 em 1810, de um total de aproximadamente 300.000 habitantes. Em 1812, a importação de escravos negros foi proibida. Em 1813, foi declarada a lei do ventre livre, o que significa que os filhos de escravos eram livres. Em 1853, a escravidão foi abolida, ou seja, 40 ANOS DEPOIS. Essa foi a principal causa do desaparecimento dos negros. Os proprietários de escravos faziam tudo o que podiam para garantir que seus escravas não tivessem filhos, porque eles eram um risco no parto, eles tinham que sustentá-los e não iriam possuí-los. Repito, isso aconteceu durante 40 anos, ou seja, durante toda a vida fértil de uma mulher, o que significa que a maioria das mulheres negras não teve filhos. Em nenhum outro país da América houve tanto tempo entre a liberdade do ventre e a abolição da escravidão. Além disso: 1. muitos escravos negros do sexo masculino foram libertados para se juntar aos exércitos. E a maioria deles morreu em batalha. 2. A mortalidade entre os negros era muito maior do que entre os brancos devido às condições higiênicas em que viviam. 3. Houve uma epidemia de febre amarela que causou muitas mortes entre os negros porque eles viviam em áreas onde os mosquitos eram abundantes. 4. A grande imigração de europeus entre 1870 e 1950 (muitos homens solteiros) levou a casamentos mistos, o que diluiu a raça negra. Por volta de 1930, houve uma imigração de cabo-verdianos e, no século XXI, de senegaleses, que são as pessoas negras ou pardas que podem ser vistas atualmente. A população negra descendente de escravos desapareceu por volta de 1930.
Pois é amigo... Tenho certeza de que nenhum pais do mundo passou por "branqueamento" mais severo que a Argentina. E não era coisa apenas dos habitantes locais (nativos), governantes ou imigrantes europeus, ou melhor, não foi desejo ou projeto de um só, mas de todos em conjunto, uma mentalidade que em muitos casos, persiste até os dias atuais, vide falas recentes de presidentes, inclusive do atual, que não foi citado. Meu trisavô materno lutou na Guerra do Paraguai, ele e vários dos seus irmão, que, logicamente, um nascido na década de 1960 como eu não poderia ter conhecido pessoalmente, mas, minha mãe quando na adolescência conheceu um deles, que, felizmente lhe contou muitas histórias, assim como seu pai (meu avô), que, nascido em 1888, conheceu todos os que citei acima e sempre ouviu essas histórias de seu pai, avô e todos os tios avôs... Eu, por sorte, pude ouvir essas histórias não só de meus pais e tios, mas do meu avô, que morreu com 103 anos em 1991, quando eu tinha quase trinta anos e já podia compreender tido aquilo, e esse meu avô sabia da história contada por aqueles que fizeram parte dela, sem intermediários... Contou histórias horrorosas de como os negros argentinos eram tratados, inclusive, que muitas vezes serviam de "isca" para atrair os paraguaios para emboscadas, subnutridos e quase sempre desarmados... Foram muitas as histórias, que, se eu fosse contar aqui, passaria a noite, mas, creio não ser necessário, pois vc, bom historiador que é, deve conhecer essas e outras histórias... Bem, só pra encerrar... Aquelas ideias de "branqueamento" e superioridade branca, persistiram ainda por muito tempo, abertamente, e, não pararam por adquirirem humanidade, ou consciência dos erros que cometiam, e sim, por terem conseguido o que queriam, que era exterminar todos os "não europeus" do território argentino. Não conseguiram 100%, mas 99 com certeza. Um abraço
@@gabrielsilva-pl3dxsim, até porquê em colonias como a Austrália, tinham a segregação amparada por leis favoráveis a prática, e isso costuma tornar o racismo ainda mais severo nesses locais
@@gabrielsilva-pl3dx Engano seu. Como disseram, na Austrália existiam leis que apoiavam o branqueamento, mas isso para amparar quem quisesse praticar, já na Argentina não, a coisa sempre goi tão normal, viam o "branqueamento" com tanta naturalidade que dispensava o uso de leis ou qq apoio estatal. O que fizeram com os negros na Argentina foi algo do tipo "Damnatio Memoriae".
Belo trabalho . Minha professora de Historia sempre falava q Caxias colocava soldados pretos na frente do campo de batalha . Mas nem com a imigracao italiana conseguiram nos extinguir. ❤❤❤
África, só irá desafogar-se dá ganância do ocidente quando a comunidade negra or afro descendentes na Diáspora nós unirmos e apresentarem trabalhar como este! ( resgatar a nossa história é dos nossos ancestrais). Vamos continuar a nós informar com os nossos. Ngassakidila ( Obrigado)
Vendo esse vídeo só lembrei da música da novela" escrava isaura" cujo refrão é:" vida de nego e difícil, é difícil como quê". Se chegou ao ponto se ser melhor viver escravizado do que livre, tem nem como se ter ideia.
A maioria das pessoas que são consideradas "negras" na Argentina devido à cor da pele são: - Povos Originários (Indígenas) e seus descendentes - Os descendentes de imigrantes peruanos e bolivianos - Os descendentes de árabes em imigrantes do Oriente Médio - Alguns mestiços - Jogadores como Wanchope Abila, Matias Zaracho e Walter Bou - Os "Turros" das favelas .........
No número 5 está uma das chaves do motivo principal para o desaparecimento gradual dos negros argentinos, que foi a mistura com os “não-negros” (brancos e índios) desde a era colonial. A mortalidade devido a guerras e epidemias é verdade, mas não foi a razão principal, como as pessoas repetem. A maioria dos historiadores, tanto argentinos como estrangeiros, há décadas tomam essas razões como secundárias, mas neste vídeo elas aparecem como principais. Atualmente, por exemplo, você pode acessar o trabalho da historiadora negra americana Erika Denise Edwards, que desde 2002 estuda a história da população negra na Argentina e escreveu um livro e diversos artigos sobre o tema. Os imigrantes europeus não deslocaram fisicamente os argentinos negros/mulatos/zambos (embora o tenham feito simbolicamente), mas sim misturaram, e isto é algo bem documentado na época e algo a que a elite local não se opôs (ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos por exemplo). Na verdade, já em pleno século XIX, havia muito mais mulatos (mistura de branco e negro) e zambos (mistura de índio e negro) do que negros sem tanta mistura, o que mostra que esse processo de mistura já vinha acontecendo por muito tempo. Além disso, deve-se esclarecer que a população da atual Argentina era baixa, com baixa densidade demográfica e com menor percentual de escrav0s africanos (ou descendentes de africanos) do que o atual Brasil e outras regiões latino-americanas com maior atividade agrícola ou mineira (na atual Argentina, por outro lado, o que a maioria dos escrav1zados realizava eram tarefas das áreas urbanas). Finalmente, na famosa e mortal epidemia de febre amarela de 1871 em Buenos Aires, a grande maioria dos mortos eram brancos (mais precisamente, imigrantes europeus) pobres, o que não quer dizer que esta epidemia não afetasse os negros/mulatos/zambos locais, mas nessa altura esta já eran uma minoria cada vez menor (em percentagem) devido à imigração branca massiva e à referida mistura que se acelerava cada vez mais. Pelo final, deixo uma frase que o jornalista Juan José de Soiza Reilly escreveu em 1905 em seu artigo “Gente de cor” (publicado na revista Caras y Caretas) após ter assistido a um casamento entre um homem branco e uma mulher negra, e que refere-se justamente à mistura rac1al que reduziu a população negra (algo que já acontecia desde a era colonial e não só com brancos, mas também com índios): _Aos poucos, essa raça vai desaparecendo... a raça vai perdendo sua cor original na mistura. Fica cinza. Ela se dissolve. Torna-se clara. A árvore africana está gerando caucasianas flores brancas._
Verdade Você falou tudo, a população argentina na época era muito pequena e o clima não era propício para a não de obra escrava,pois as manufaturas da época era mais propícia no Nordeste e nos países do caribe, e a massiva vim da de Europeus no século XIX e XX mudou a Cara da Argentina sendo de maioria Europeu.
Excelente trabalho professor. Que conteúdo incrível! Parabéns! E quando falamos que o povo argentino são racista, acham que é só uma ofensa, eles são e é histórico.
E o brasileiro não é? Se mesmo com a proporção de negros e mestiços no Brasil vemos o racismo em todas esferas da nossa vida, imagina se fossemos em muito menor número. E só para lembrar, Salvador é uma das cidades do Brasil onde o racismo estrutural mais se manifesta no cotidiano e está tão "naturalizado" que as pessoas nem percebem.
Não conheço o pais Argentina, mas o orgulho argentino por ser a Europa Latina e para eles nós os brasileiros somos cucarachas ( baratas). E vendo as últimas manifestações de torcedores latinos americanos penso que este branqueamento da raça também deve ter acontecido em outros países de língua espanhola.
Engraçado pois se um deles forem para o Estados Unidos e até Europa podem sofrer discriminação, mesmo aqueles que são super brancos com passabilidade européia.
Yo soy argentino y no estoy orgulloso de ser " el europeo de América latina " si ,siento mucha ADMIRACION por lo que esa masa de gente de otros países sin instrucción y sin recursos hicieron en mi tierra , en lo que nos dejaron , pero orgullo ORGULLO DE VERDAD siento por argentina y por todos mis HERMANOS COMPATRIOTAS ,
O Brasil, é um país com vários problemas é verdade. Mas tenho orgulho de ter todas as raças aqui no Brasil, temos brancos, negros, pardos, indígenas e amarelos (asiáticos).
Ouvi relatos sobre colocarem pretos em navios, dando-lhes mais uma opção: Voltar para a África. Nunca mais foram vistos, nem aqui na América e nem lá em África . Se havia dúvida sobre essa história, não me resta mais; depois de também saber que enviavam crianças para morrer na guerras! Isso explica muita coisa sobre as arirudes do povo argentino.
Parabéns conteúdo histórico e educativo e que abre a nossa consciência social, política e econômica, a visão pra entender o presente e vislumbrar o futuro está em estudar a história. Parabéns!!Vamos assinar o canal e compartilhar. Sucessos
Professor, complemento,sou Indígena de Pai e mãe, nasci na Fronteira,desde sempre tive o contato com os Argentinos e Paraguaios, nunca vi um negro entre eles, conheci um Indígena de Mendonza na Argentina, somente isso.
Professor, muito obrigado por pela narração desta história da nossa raça, no qual me orgulho ser. É muito triste q os argentinos fizeram, até ponto de não se falar de negros na Argentina. Angola
Oi professor olha eu nunca escute esse história a vdd eu sempre falo que tem que estudar tudo que seja das histórias da escravidão puxa quanta histórias vc conhece professor agora estou mais apaixonado pelas histórias eu sempre estou falando das histórias da escravidão agora vou perguntar pra a gente si alguém sabe disso parabéns eu amo suas aulas abraço da Argentina
I love the research, I understand portugués, I speak Spanish. My farther was Argentinian and I consider myself Argentinian. My question is why no one makes a research like this about Chile? I lived in Chile for 4 years and I never saw a Chilean from African descent. Why no one talks about that?… by the way, AMAZING documentary! Thank you
@@HistoriadaAfrica Estudo na Argentina e ouço muitos relatos sobre o tema e como negro que sou vim buscar o conhecimento.Seus conteúdo são riquíssimo amigo,bem esclarecedor sem culpar ou ocultar.Mas conseguimos perceber o quanto sempre buscam nos anular ,calar , esquecer e até a negação mesmo quando em todos os momentos o Protagonismo é ou foi apenas nosso. Resistir,Buscar, Labutar e Conquistar. Sempre tendo que ser 2x mais ou 2x melhor em tudo que somos e fazemos.
Grande trabalho professor, muito obrigada, vi bastante argentinos nos comentários, como alguém ai falou, seria legal postar esses vídeos com os títulos em espanhol. E com a capinha também em espanhol. Eu sempre me perguntei onde estavam os negros da Argentina, já que aprendemos na escola que os escravizados eram levados para todos os países da America do Sul e nas partidas de futebol dos anos 90 só via argentinos brancos (torcida e jogadores). Agora entendi.
Sensacional , pouco ou quase nada se fala sobre a população negra na Argentina , Obrigado por compartilhar Super bem explicado , uma ótima reportagem , Parabéns prof.dr. Flávio Muniz
Todo meu respeito à população afrodescente e sua imensa e ancestral cultura, e toda sua colaboração ao desenvolvimento humano .. É triste ouvir palavras
....revoltantes que separam indivíduos. Como branco sei que o débito é alto, e que não so o respeito e Igualdade poderiam compensar toda imunidade branca profeeida contra os irmãos dw cir. Meu respeito simpatia e amor
Há muito tempo venho intrigado, tentando descobrir o porque de não haver negros na Argentina, hoje, depois de assitir a esses vídeos tudo ficou esclarecido, parabéns pelo conteúdo, vou ver todos os vídeos disponíveis. Obrigado!
A maioria das pessoas que são consideradas "negras" na Argentina devido à cor da pele são: - Povos Originários (Indígenas) e seus descendentes - Os descendentes de imigrantes peruanos e bolivianos - Os descendentes de árabes em imigrantes do Oriente Médio - Alguns mestiços - Jogadores como Wanchope Abila, Matias Zaracho e Walter Bou - Os "Turros" das favelas
Aqui tenho uma crescente. Ali na região de mata de São João a 60 km de Salvador. Em 2013 participava de uma obra que passaria em frente a uma fazenda ocupada pelo MST. Pará evitar que fatores políticos atrapalharem a obras fomos negociar com o líder do grupo. O libera era uma pessoa educada pelo menos com o 1ro ou 2bd grau de educação mas as pessoas que compunham as 8 ou 10 famílias do grupo eram completamente analfabetas apesar de que teoricamente recebiam educação na comunidade. Isto para mim é o eacravagismo político moderno. Não havia nada que impedisse que as crianças estudassem em alguma das escolas pública próximas mas para manter o controle político e social aí estavam isolados como que vivendo no meio de uma selva.
Boa noite muito interessante seu vídeo, sempre tive essas dúvidas, então a população negra argentina foi utilizada p guerra com esse objetivo depois os poucos q ficaram morreram, como sempre os brancos de expertinhos
Nossa q triste, ainda bem que no Brasil não aconteceu isso, eu tenho orgulho de ser mestiço sou pardo, tenho no meu sangue o índio, negro e o branco ,amo meu Brasil do jeito que ele é colorido de tons de pele ❤
Professor sei que a uma História obscura também aqui no BrasiL De uma Legiao de Soldados Negros que foram jogados ao azar das batalhas no Sul do Brasil e que no Regresso aos seus locais com a promessa da Alforia eles reberam foi é chumbo e muitos pereceram Na América do Norte tambem inclusive esta passando um DoC na Históry ChaneL
Existe outro fator, a adaptação pela própria cor, por ser negro e viverem em latitude equivalente a de Nova York, tornavam a captação de vitamina D, muito prejudicada, ficando suscetível a mais mortes por doenças.
Muy interesante su información histórica, yo conocía algo sobre el tema.Tuve como paciente a una mujer afrodescendiente argentina que era la presidenta de una asociación de argentinos de origen africano, pero no recuerdo su nombre. También se fue diluyendo la raza por los sucesivos mestizajes. Mi suegro tenia un libro de los apellidos de las clases altas de Argentina que tenian origen africano. Creo que sería un lindo aporte , sobretodo las mujeres tan lindas de centroamérica para este país
Prof. O senhor poderia fazer um paralelo entre o alistamento militar de negros nas guerras argentinas com o alistamento militar para a guerra do Vietnã nos Estados Unidos?
Se você gosta de nosso trabalho. Sua doação faz a diferença! Contribua agora via Chave Pix: afrohistorica@gmail.com e junte-se a nós nessa jornada de conhecimento!
Por que essa especulação sobre o suposto apagamento histórico ou falta de negros na Argentina não se dá com a Bolívia, o Chile e o Paraguai ?
A France possui A Ilha 🏝️ com o Nome Saint Martin também...😢
O Canadá também tem relatos históricos idênticos... 😢
@@marcosoares9731 não acredito que alguém está a usar o termo "suposto" para o, DE FATO, apagamento histórico, e falta de negros pelas razões já explicadas no vídeo, na Argentina. A razão de não estar falando sobre o extermínio e apagamento histórico dos negros em outros lugares, como aqui mesmo no Brasil, é que o vídeo em questão, é sobre Argentina. Agora meter um suposto pra falar disso, é tipo falar que a Terra é supostamente redonda, a água é supostamente molhada, o Sol é supostamente quente. Que coisa sem sentido.
@@compositordebolso Já que tu estás tão indignado com a minha suposição então que tal opinar sobre o apagamento histórico perpetrado pelo ativismo negro contra a matriz ameríndia brasileira ?
O senhor "esqueceu" de sitar a fala do atual presidente da Agentinha...ele disse "os brasileiros vieram da selva e que os argentinos chegaram de barcos da Europa...provávelmente o seu "esquecimento" se deve a sua simpatia pelo PT, que nunca lançou negros como candidatos a presidente do Brasil
Grão e necessário trabalho de divulgação científica! Sou argentino e nem sabia muito disso porque não é ensinado na escola ou universidades.
Gracias.
Eles nunca vão ensinar!eles querem apagar a verdadeira história dos negros na Argentina 😢😢😢😢
La verdad me lleve una gran sorpresa al encontrar su canal accidentalmente. Como argentino nunca esperaba ver a un brasileño contar con tan buenos detalles esa parte de la historia argentina sobre la población negra, que aquí se niega o que directamente se oculta. Argentina es un país con ideas europeizantes, siempre lo fue, y siempre se negaron nuestra raíces indígenas o africanas. Lamentablemente como usted explica en el video, los indios y después los negros, fueron literalmente barridos del mapa socio racial de este país en campañas militares o en guerras donde se los mandaba a pelear en las primeras líneas. Me alegra mucho su trabajo de investigación....le deseo lo mejor y espero que su canal crezca. Un gran saludo.
😂😂😂😂no se en q pais vivis
@@faviorodriguez4926e q planeta vc mora?
@@ednamelo6734 callate zurdo🤣😉
Orgulho deste canal e parabéns pelos estudos e informações aqui apresentadas. O mundo precisa mais desse conhecimento!! Vamos mudar o mundo no futebol aparece muito esse racismo nos enfrentamentos entre Brasil x Argentina uma pena uma lástima tudo isso…
Un hermano!!! Saludos!!! Y viva la libertad carajo!!!
Como argentino te agradeço muito ter feito esse vídeo! O seu trabalho é uma grande inspiração! Grande abraço!
Eu que agradeço. Uma honra!
O tango é negro. Prisão a a Argentina é famosa pela apropriação cultural africana
Parabéns pelo seu belo trabalho
@@ivandeoliveira1628não somente argentina mais os EURO-CRISTÃO (brancos), são famozos por apropriação da cultura e tradição AFRICANA.
O peimeiro texto a expressar sobre a VIDA ETERNA, foi escrito nas piramides de KEMET, mais conhecido hoje como ''egyto''.
CIVILISAÇÃO OU BARBARIDADE ?
QUAL HOMME È CAPAZ DE FAZER O QUE OS BRANCOS EURO-CRISTÃO FIZERAM COM OUTREM ?
ELES NÃO SÃO HUMANOS, SÃO SIMPLESMENTE UM BANDO DE E.T. AQUI NO NOSSO PLANETA TERRA.
✊🏿🖤🌟#PANAF O REENASCER
Não sei se foi ironia, mas o fato é que essa história de apropriação cultural é a maior babaquice do mundo.@@ivandeoliveira1628Enquant os europeus se gabam de impor seus hábitos, os afro ficam bravos quando os seus se popularizam. Já pensou se os americanos ficassem bravos por comermos cachorro quente e usarmos Jean's? E se os franceses ficassem ofendidos porque mulheres afro usam sutiens, inventados por Chanel? Ao meu ver, deveriam ficar orgulhosos por influenciarem o restante da humanidade. Sou como Vinicius, o branco com a alma mais negra do país. Tenho saudades de quando Clementina de Jesus cantava "Mama zimba benguelê" (Mãe leoa de Benguela), ou "Batuque na cozinha, sinhá não qué| Por causa do batuque, queimei meu pé.". Hoje, os malditos evangélicos reprimem tudo o que é afro e os próprios interessados não dizem nada.
A partir de Angola Luanda acompanho o Mestre. As histórias são muito boas! Parabéns e avante! Saudações académicas!
Gratidão companheiro
Precisamos conhecer o passado para que não seja repetido nem no presente e nem no futuro.
Os argentino nos chamam de macacos nos estádios de futebol imagina como vivem as pessoas negras lá
Eles estão certíssimos. Eles fizeram o mesmo que os negros fizeram a população branca africana: foram eliminados.
@@GilmarDaHoraDeSouza-jd2og Bem lembrado.
Exatamente ;Eu sou afro descente por família do meu pai e flamingo por parte de mãe e luso brasileiro nasci no Norte do estado do Rio de Janeiro meu bisavô filho de holandês minha mãe tinha os olhos claros então puxei a família do meu pai afro descente ;o que chateia é pessoas por aí fazem questões de mostrar figuras rebaichando o negro
@@GilmarDaHoraDeSouza-jd2og Talvez a Argentina seja o país mais racista da América do Sul. Não podemos esquecer que nós, brasileiros, também somos muitos preconceituosos.
Profesor. Excelente trabajo. Se nos ha ocultado a los argentinos estas realidades. Por favor subtitule en español estos trabajos tan ricos de la historia. Desde Rosario Argentina un saludo !!!
Estive em Rosário e gostei muito, abraço hermano 🙏
O exército de San Martin que cruzou os Andes para libertar o Chile era composto por aproximadamente 4.000 homens, dos quais 1.000 eram negros libertos. A maioria deles morreu no sangrento cerco ao porto de Talcahuano, no Chile.
sou brasileira e vivo na argentina há 4 anos, fiz amizades com jamaicanos e haitianos aqui, em 2018 alguns argentinos paravam esses meus amigos na rua para tirar foto tamanha admiração, hoje já se vê mais negros nas ruas, devido a imigração de países vizinhos, sempre tive a curiosidade de entender porque não haviam argentinos negros e agora estou vendo seus videos ! muito obrigada!
Gratidão. Sigamos na luta.
Esos son mestizos e indigenas no negros.😂😂
@@alejandroperaltanunez2030 não Senhor são negros vindos do Haití e Jamaica como disse no comentário acima, vieram para estudar medicina entre outros cursos
@@gabrielacruzyoutube bolivia. Paraguay uruguay y chile seran mestizos o indigenas a lo sumo....
Conteúdo maravilhoso. Impressionante como conhecemos pouco da história dos nossos países vizinhos. O ensino de história é muito centrado na perspectiva europeia.
Leia a série que estou pondo semanalmente no GGN. Esta semana, vou falar sobreo boi.
Impressionante é como tu não conheces nada da história do teu próprio país 😮 o que dirá do país dos outros ..estudem bem a história verdadeira do vosso país e aí mas a realmente verdadeira não a que vos impingiram nas escolas e aí talvez parem de falar tanta mentira a respeito do meu país 🇵🇹❤❤❤❤❤❤❤❤
Ótimas informações e causas do "branqueamento " da populaçao argentina.
PS. Sou branco descendente de italianos e fui casado ( minha esposa faleceu) com descendente de afro-brasileiros, indios e europeus. Meus melhores amigos sao afro- descendentes. Somos todos irmaos. L. E Simonassi
Obrigado pelo seu forte depoimento!
Que absurdo tantas pessoas de destaque na história da Argentina fazerem declarações tão racistas. Obrigada Prof Flávio por excelente conteúdo ❤
Gratidão demais
Parabéns, pelo seu belíssimo trabalho, a África tem uma História belíssima, os filhos e filhas, da África tem uma História belíssima, tais Histórias merecem ser contadas.
De uma certa maneira,toda a humanidade é filha da África, já que se diz que a humanidade começou por lá...
Muito obrigado professor, triste historia de povo Africanos !!!🙏🙏🙏✊💪❣️
Uma história de muita luta.
E o exterminio? Isto e fato escravos ou nao.. no sec Vlll XIX.pelos Ingleses se nao me engano..Diferente da perseguicao aos Indigenas. pois eram oriundos destas Terras.. Tem muita Historia, Estudos muito serios pra quem gosta de Historia , Antropologia etc e tambem respeitar as razas . Alem de outros povos nomades que chegaram por engano a America comerciantes..etc.. Muito Obrigado a este Canal Mestre. 👏👏Hoje muitos casados e felizes e MUCHO RESPETO.
Sensacional (quanto ao aspecto histórico). Agrega muito conhecimento e explica muito o racismo do povo argentino. Aprendi muito com seus vídeos. Obrigado e parabéns!
Obrigado . Não deixa de se inscrever, pra receber mais vídeos. Abraços
En Brasil hay mucho racismo, no es todo color de rosa, hasta un ex presidente hizo ese tipo de declaraciones contra sus propios compatriotas
@@martamazzini5909ninguem esta falando, que não tem.
@@juanbezerra6478 entonces no hay que criticar algo que no está superado
@@martamazzini5909 não esta não
Se não fora o Senhor que estivera ao nosso lado, se não fora o Senhor ora diga Israel, se não fora o Senhor, os nossos inimigos teriam nos destruído, nos tragado vivos. Isso aconteceu com o nosso povo afim de branquear as Américas. Que o Senhor continue ao nosso lado, mesmo com todas as atrocidades que contra nós são cometidas. Saúde Mestre Flávio.
que horror, geraldo..
profesor , estive No dock sur na avellanada,
Ass margens entre la boca
La tinha pessoas nascidas na ilha de Cabo verde. Eles falavao Umar lingua parecida com o criol e elementos .portuguese.
Meu parabens desde o Chile.
Gracias.
Grande pesquisa. Uma revelação e uma denúncia ao mesmo tempo. Esta pesquisa evidencia que as políticas sociais do governo eram seletivas.
São até hoje.
Repito aqui o que disse no episódio 1:
A PRINCIPAL CAUSA DO DESAPARECIMENTO DOS NEGROS NA ARGENTINA FOI A ENORME DISTÂNCIA ENTRE A DECLARAÇÃO DA LEI DO VENTRE LIVRE (1813) E A PROIBIÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE ESCRAVOS (1812) DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO (1853), 40 ANOS, TODA A VIDA FÉRTIL DE UMA MULHER.
No Episódio 1, eu disse: A população negra no atual território argentino era de aproximadamente 90.000 em 1810, de um total de aproximadamente 300.000 habitantes.
Em 1812, a importação de escravos negros foi proibida.
Em 1813, foi declarada a lei do ventre livre, o que significa que os filhos de escravos eram livres.
Em 1853, a escravidão foi abolida, ou seja, 40 ANOS DEPOIS.
Essa foi a principal causa do desaparecimento dos negros.
Os proprietários de escravos faziam tudo o que podiam para garantir que seus escravas não tivessem filhos, porque eles eram um risco no parto, eles tinham que sustentá-los e não iriam possuí-los.
Repito, isso aconteceu durante 40 anos, ou seja, durante toda a vida fértil de uma mulher, o que significa que a maioria das mulheres negras não teve filhos. Em nenhum outro país da América houve tanto tempo entre a liberdade do ventre e a abolição da escravidão.
Além disso:
1. muitos escravos negros do sexo masculino foram libertados para se juntar aos exércitos. E a maioria deles morreu em batalha.
2. A mortalidade entre os negros era muito maior do que entre os brancos devido às condições higiênicas em que viviam.
3. Houve uma epidemia de febre amarela que causou muitas mortes entre os negros porque eles viviam em áreas onde os mosquitos eram abundantes.
4. A grande imigração de europeus entre 1870 e 1950 (muitos homens solteiros) levou a casamentos mistos, o que diluiu a raça negra.
Por volta de 1930, houve uma imigração de cabo-verdianos e, no século XXI, de senegaleses, que são as pessoas negras ou pardas que podem ser vistas atualmente.
A população negra descendente de escravos desapareceu por volta de 1930.
Pois é amigo...
Tenho certeza de que nenhum pais do mundo passou por "branqueamento" mais severo que a Argentina.
E não era coisa apenas dos habitantes locais (nativos), governantes ou imigrantes europeus, ou melhor, não foi desejo ou projeto de um só, mas de todos em conjunto, uma mentalidade que em muitos casos, persiste até os dias atuais, vide falas recentes de presidentes, inclusive do atual, que não foi citado.
Meu trisavô materno lutou na Guerra do Paraguai, ele e vários dos seus irmão, que, logicamente, um nascido na década de 1960 como eu não poderia ter conhecido pessoalmente, mas, minha mãe quando na adolescência conheceu um deles, que, felizmente lhe contou muitas histórias, assim como seu pai (meu avô), que, nascido em 1888, conheceu todos os que citei acima e sempre ouviu essas histórias de seu pai, avô e todos os tios avôs...
Eu, por sorte, pude ouvir essas histórias não só de meus pais e tios, mas do meu avô, que morreu com 103 anos em 1991, quando eu tinha quase trinta anos e já podia compreender tido aquilo, e esse meu avô sabia da história contada por aqueles que fizeram parte dela, sem intermediários...
Contou histórias horrorosas de como os negros argentinos eram tratados, inclusive, que muitas vezes serviam de "isca" para atrair os paraguaios para emboscadas, subnutridos e quase sempre desarmados...
Foram muitas as histórias, que, se eu fosse contar aqui, passaria a noite, mas, creio não ser necessário, pois vc, bom historiador que é, deve conhecer essas e outras histórias...
Bem, só pra encerrar...
Aquelas ideias de "branqueamento" e superioridade branca, persistiram ainda por muito tempo, abertamente, e, não pararam por adquirirem humanidade, ou consciência dos erros que cometiam, e sim, por terem conseguido o que queriam, que era exterminar todos os "não europeus" do território argentino.
Não conseguiram 100%, mas 99 com certeza.
Um abraço
Misericórdia. Argentina foi a maior genocida das Américas
😳
O branqueamento da Austrália foi muito mais violento e intenso
@@gabrielsilva-pl3dxsim, até porquê em colonias como a Austrália, tinham a segregação amparada por leis favoráveis a prática, e isso costuma tornar o racismo ainda mais severo nesses locais
@@gabrielsilva-pl3dx Engano seu.
Como disseram, na Austrália existiam leis que apoiavam o branqueamento, mas isso para amparar quem quisesse praticar, já na Argentina não, a coisa sempre goi tão normal, viam o "branqueamento" com tanta naturalidade que dispensava o uso de leis ou qq apoio estatal.
O que fizeram com os negros na Argentina foi algo do tipo "Damnatio Memoriae".
Belo trabalho . Minha professora de Historia sempre falava q Caxias colocava soldados pretos na frente do campo de batalha . Mas nem com a imigracao italiana conseguiram nos extinguir. ❤❤❤
🇦🇷🙎🏻♂️👱🏻♀️😍🏆🥇😍
🇧🇷👱🏿♂️👩🏿🌾🏹😭👈🤣🤣🤣🤣
África, só irá desafogar-se dá ganância do ocidente quando a comunidade negra or afro descendentes na Diáspora nós unirmos e apresentarem trabalhar como este! ( resgatar a nossa história é dos nossos ancestrais). Vamos continuar a nós informar com os nossos. Ngassakidila ( Obrigado)
Perfeito professor mais um conteudo impecável e preciso ! Os negros argentinos alem de serem dizimados ainda foram apagados da historia argentina !
Vendo esse vídeo só lembrei da música da novela" escrava isaura" cujo refrão é:" vida de nego e difícil, é difícil como quê". Se chegou ao ponto se ser melhor viver escravizado do que livre, tem nem como se ter ideia.
Não houve reparação, e nas situações que aconteceu quem se atreveu foi assassinado Abraham Lincoln (deixando claro que ele era escravocrata TB)
@@Andre-mj3pn rapaz, mas o palmeiras foi campeão em 51
@@donramonn12 😅
@@Andre-mj3pnEle tinha escravos?
A maioria das pessoas que são consideradas "negras" na Argentina devido à cor da pele são:
- Povos Originários (Indígenas) e seus descendentes
- Os descendentes de imigrantes peruanos e bolivianos
- Os descendentes de árabes em imigrantes do Oriente Médio
- Alguns mestiços
- Jogadores como Wanchope Abila, Matias Zaracho e Walter Bou
- Os "Turros" das favelas
.........
sou de Fortaleza CE e estou curtindo a história do nosso irmão
Seja bem vindo Meu caro!
Fortaleza na casa
No número 5 está uma das chaves do motivo principal para o desaparecimento gradual dos negros argentinos, que foi a mistura com os “não-negros” (brancos e índios) desde a era colonial.
A mortalidade devido a guerras e epidemias é verdade, mas não foi a razão principal, como as pessoas repetem. A maioria dos historiadores, tanto argentinos como estrangeiros, há décadas tomam essas razões como secundárias, mas neste vídeo elas aparecem como principais.
Atualmente, por exemplo, você pode acessar o trabalho da historiadora negra americana Erika Denise Edwards, que desde 2002 estuda a história da população negra na Argentina e escreveu um livro e diversos artigos sobre o tema.
Os imigrantes europeus não deslocaram fisicamente os argentinos negros/mulatos/zambos (embora o tenham feito simbolicamente), mas sim misturaram, e isto é algo bem documentado na época e algo a que a elite local não se opôs (ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos por exemplo). Na verdade, já em pleno século XIX, havia muito mais mulatos (mistura de branco e negro) e zambos (mistura de índio e negro) do que negros sem tanta mistura, o que mostra que esse processo de mistura já vinha acontecendo por muito tempo. Além disso, deve-se esclarecer que a população da atual Argentina era baixa, com baixa densidade demográfica e com menor percentual de escrav0s africanos (ou descendentes de africanos) do que o atual Brasil e outras regiões latino-americanas com maior atividade agrícola ou mineira (na atual Argentina, por outro lado, o que a maioria dos escrav1zados realizava eram tarefas das áreas urbanas).
Finalmente, na famosa e mortal epidemia de febre amarela de 1871 em Buenos Aires, a grande maioria dos mortos eram brancos (mais precisamente, imigrantes europeus) pobres, o que não quer dizer que esta epidemia não afetasse os negros/mulatos/zambos locais, mas nessa altura esta já eran uma minoria cada vez menor (em percentagem) devido à imigração branca massiva e à referida mistura que se acelerava cada vez mais.
Pelo final, deixo uma frase que o jornalista Juan José de Soiza Reilly escreveu em 1905 em seu artigo “Gente de cor” (publicado na revista Caras y Caretas) após ter assistido a um casamento entre um homem branco e uma mulher negra, e que refere-se justamente à mistura rac1al que reduziu a população negra (algo que já acontecia desde a era colonial e não só com brancos, mas também com índios):
_Aos poucos, essa raça vai desaparecendo... a raça vai perdendo sua cor original na mistura. Fica cinza. Ela se dissolve. Torna-se clara. A árvore africana está gerando caucasianas flores brancas._
Obrigado pela contribuição!
Verdade Você falou tudo, a população argentina na época era muito pequena e o clima não era propício para a não de obra escrava,pois as manufaturas da época era mais propícia no Nordeste e nos países do caribe, e a massiva vim da de Europeus no século XIX e XX mudou a Cara da Argentina sendo de maioria Europeu.
Quanto conteúdo bom nesses vídeos seus. Imagino o trabalho hercúleo de pesquisa para levantar tantas informações
Sim. Muito trabalho, mas necessário. Obrigado pelo apoio.
Excelente trabalho professor. Que conteúdo incrível! Parabéns! E quando falamos que o povo argentino são racista, acham que é só uma ofensa, eles são e é histórico.
E o brasileiro não é? Se mesmo com a proporção de negros e mestiços no Brasil vemos o racismo em todas esferas da nossa vida, imagina se fossemos em muito menor número. E só para lembrar, Salvador é uma das cidades do Brasil onde o racismo estrutural mais se manifesta no cotidiano e está tão "naturalizado" que as pessoas nem percebem.
Seu canal faz valer a pena pagar internet professor 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado
A verdade, vem ao de cima sempre que haja, historiadores que se empenham a esclarecer os porquês. Obrigada professor.
Não deveria haver mestras pra ca
Não conheço o pais Argentina, mas o orgulho argentino por ser a Europa Latina e para eles nós os brasileiros somos cucarachas ( baratas). E vendo as últimas manifestações de torcedores latinos americanos penso que este branqueamento da raça também deve ter acontecido em outros países de língua espanhola.
Engraçado pois se um deles forem para o Estados Unidos e até Europa podem sofrer discriminação, mesmo aqueles que são super brancos com passabilidade européia.
Eles desprezam latinos sendo latinos 😂, na Europa seriam chamado de macaco do mesmo jeito que eles chamam nós
Da para perceber que não conhece,. só quem não conhece a Argentina fala assim
O promedio genético ameríndio na Argentina é de 23%, o mesmo percentual que o Brasil tem de afro subsaariano.
Yo soy argentino y no estoy orgulloso de ser " el europeo de América latina " si ,siento mucha ADMIRACION por lo que esa masa de gente de otros países sin instrucción y sin recursos hicieron en mi tierra , en lo que nos dejaron , pero orgullo ORGULLO DE VERDAD siento por argentina y por todos mis HERMANOS COMPATRIOTAS ,
O Brasil, é um país com vários problemas é verdade. Mas tenho orgulho de ter todas as raças aqui no Brasil, temos brancos, negros, pardos, indígenas e amarelos (asiáticos).
Por sorte, na Argentina não existem as raças que segregam as pessoas, só existem argentinos e ninguém presta atenção na pele dos outros
Mto bom!!!!! Temos mto mto mto o q reaprender e refletir. História é fascinante ainda mais qdo contada com verdade!!!
LOUVADO SEJA O CRIADOR DA VIDA 👑🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊TH4IS PRINCES4. O IMPORTANTE É QUE FIQUEM COM O CRIADOR DA VIDA. 🧚🏽♂️🧚🏽♀️🐞🌹🦄👸
Boa tarde a todos
Boa Tarde!
Ouvi relatos sobre colocarem pretos em navios, dando-lhes mais uma opção:
Voltar para a África.
Nunca mais foram vistos, nem aqui na América e nem lá em África .
Se havia dúvida sobre essa história, não me resta mais; depois de também saber que enviavam crianças para morrer na guerras!
Isso explica muita coisa sobre as arirudes do povo argentino.
A beleza da ração humana está em suas cores e culturas!
Parabéns pelo excelente vídeo! 😊
Obrigado 😃
Caçador de história , teus vídeo são profundos , os temas e roteiros são excelentes e inovador . Gostei muito !
Su narración es muy linda y es respetuosa de la verdad històrica.
Gracias
Brilhante pesquisa. Parabéns, professor!
Situação semelhante ocorreu na Austrália nos nativos, os aborígenes. Muita maldade feita pelos europeus
Acho que a Austrália merece um vídeo pois a história lá é muito mais pesada do que dá América
Parabéns conteúdo histórico e educativo e que abre a nossa consciência social, política e econômica, a visão pra entender o presente e vislumbrar o futuro está em estudar a história. Parabéns!!Vamos assinar o canal e compartilhar. Sucessos
Ótimo canal! Sou apaixonado por história e pela Argentina! O seu trabalho é incrível!!!
Muito obrigado 😃
Professor, complemento,sou Indígena de Pai e mãe, nasci na Fronteira,desde sempre tive o contato com os Argentinos e Paraguaios, nunca vi um negro entre eles, conheci um Indígena de Mendonza na Argentina, somente isso.
Obrigado pela informação.
Foz do Iguaçu?
Oi meu querido abraço da Argentina vc e de mais adoro ouvir suas aula espero vc possa colocar mais vídeo abraço Deus abençoe
Sem comentários e palavras parabéns 👏🏾👏🏻👏🏻😃👍🏾
Obrigado por não deixar a real história morrer.
Não sabia! Estou gostando dessas informações
Professor, muito obrigado por pela narração desta história da nossa raça, no qual me orgulho ser. É muito triste q os argentinos fizeram, até ponto de não se falar de negros na Argentina. Angola
Tens certeza de tua raça, averigue , es Mestico!
Não existe raça negra e sim seres humanos. Sou branco, também sempre me questiono sobre o povo argentino ser exclusivamente de pessoas brancas.
Parabéns 👏👏
Obrigado 🙌
Thanks
Muitíssimo obrigado pelo apoio as pesquisas.
Explicação perfeita . Parabéns pelo seu trabalho .
Muito boa aula, obrigado por compartilhar!
Nós que agradecemos!
Parabéns professor vitórias
Oi professor olha eu nunca escute esse história a vdd eu sempre falo que tem que estudar tudo que seja das histórias da escravidão puxa quanta histórias vc conhece professor agora estou mais apaixonado pelas histórias eu sempre estou falando das histórias da escravidão agora vou perguntar pra a gente si alguém sabe disso parabéns eu amo suas aulas abraço da Argentina
Mi amigo. Todo tiene historia. Y ésta es la función del historiador, recordarle a la sociedad lo que quiere olvidar
@@HistoriadaAfrica si es verdad nada debe ocultarse para que el mundo sepa la verdad de lo que vivieron los negros abrazo profesor
Abraço meu amigo
Sou brasileira e negra .Amei conhecer sobre os negros na história
Nunca vi um negro argentino.
Isso é algo que devemos estar atentos.
Y yo nunca vi un blanco haitiano o un negro japonés deberíamos estar atentos con eso también?
Bom trabalho. Muito bem explicado
Obrigado pelo elogio
Excelente o seu trabalho professor, cheguei ver algo breve tempos atrás da BBC falando dos negros argentinos e chilenos.
Obrigado pelo reconhecimento. Seja bem vindo ao nosso canal.
Muito interessante e muito importante para todos nós.
I love the research, I understand portugués, I speak Spanish. My farther was Argentinian and I consider myself Argentinian. My question is why no one makes a research like this about Chile? I lived in Chile for 4 years and I never saw a Chilean from African descent. Why no one talks about that?… by the way, AMAZING documentary! Thank you
historia interresante do agora lindo povo argentino. ......
Além de um conteúdo riquíssimo em conhecimento, ilustração e sonoplastia de milhões..
Obrigado meu caro.
@@HistoriadaAfrica Estudo na Argentina e ouço muitos relatos sobre o tema e como negro que sou vim buscar o conhecimento.Seus conteúdo são riquíssimo amigo,bem esclarecedor sem culpar ou ocultar.Mas conseguimos perceber o quanto sempre buscam nos anular ,calar , esquecer e até a negação mesmo quando em todos os momentos o Protagonismo é ou foi apenas nosso. Resistir,Buscar, Labutar e Conquistar.
Sempre tendo que ser 2x mais ou 2x melhor em tudo que somos e fazemos.
@@icaroperri2917 Obrigado. Respostas como a sua nos ajudam a prosseguir!
Excelente vídeo histórico
Obrigado 👍
Grande trabalho professor, muito obrigada, vi bastante argentinos nos comentários, como alguém ai falou, seria legal postar esses vídeos com os títulos em espanhol. E com a capinha também em espanhol. Eu sempre me perguntei onde estavam os negros da Argentina, já que aprendemos na escola que os escravizados eram levados para todos os países da America do Sul e nas partidas de futebol dos anos 90 só via argentinos brancos (torcida e jogadores). Agora entendi.
Negros fazem parte da humanidade e com destaque
Por isso estamos aqui hoje😢
parabéns ótimo trabalho
Obrigado 👍
Sensacional , pouco ou quase nada se fala sobre a população negra na Argentina , Obrigado por compartilhar
Super bem explicado , uma ótima reportagem , Parabéns prof.dr. Flávio Muniz
Su PAI ARGENWINER🇦🇷🙎🏻♂️👱🏻♀️😍💪🏆🥇 , nao tem pretos . o brasilZUELA🇧🇷👩🏿🌾👱🏿♂️🏹😭👈 si tem pretos é pretas de mais
Tenho um neto argentino ..Conheço um pouco...O próprio tango tem origem afro
Maravilhoso conteúdo.👏👏👏👏👏👏❤❤🙏🙏🙏
Valeu!
Muito obrigado!
Todo meu respeito à população afrodescente e sua imensa e ancestral cultura, e toda sua colaboração ao desenvolvimento humano .. É triste ouvir palavras
....revoltantes que separam indivíduos. Como branco sei que o débito é alto, e que não so o respeito e Igualdade poderiam compensar toda imunidade branca profeeida contra os irmãos dw cir. Meu respeito simpatia e amor
(desumanidade) (proferidas) (de cor)
Cada vídeo melhor do que o outro! Parabéns!
Muito obrigado 😁
Bom conteúdo
Há muito tempo venho intrigado, tentando descobrir o porque de não haver negros na Argentina, hoje, depois de assitir a esses vídeos tudo ficou esclarecido, parabéns pelo conteúdo, vou ver todos os vídeos disponíveis. Obrigado!
Parabéns professor, por seu trabalho.
Eu agradeço
A maioria das pessoas que são consideradas "negras" na Argentina devido à cor da pele são:
- Povos Originários (Indígenas) e seus descendentes
- Os descendentes de imigrantes peruanos e bolivianos
- Os descendentes de árabes em imigrantes do Oriente Médio
- Alguns mestiços
- Jogadores como Wanchope Abila, Matias Zaracho e Walter Bou
- Os "Turros" das favelas
Interessante seu comentário. Obrigado.
Aqui tenho uma crescente. Ali na região de mata de São João a 60 km de Salvador. Em 2013 participava de uma obra que passaria em frente a uma fazenda ocupada pelo MST. Pará evitar que fatores políticos atrapalharem a obras fomos negociar com o líder do grupo. O libera era uma pessoa educada pelo menos com o 1ro ou 2bd grau de educação mas as pessoas que compunham as 8 ou 10 famílias do grupo eram completamente analfabetas apesar de que teoricamente recebiam educação na comunidade. Isto para mim é o eacravagismo político moderno. Não havia nada que impedisse que as crianças estudassem em alguma das escolas pública próximas mas para manter o controle político e social aí estavam isolados como que vivendo no meio de uma selva.
Detalhe:Os erros de português são por conta do editor automático de whatsapp.
A palavra chave " controle do social. "
Parabéns pelo importante trabalho professor. Obrigado
Boa noite muito interessante seu vídeo, sempre tive essas dúvidas, então a população negra argentina foi utilizada p guerra com esse objetivo depois os poucos q ficaram morreram, como sempre os brancos de expertinhos
Nossa q triste, ainda bem que no Brasil não aconteceu isso, eu tenho orgulho de ser mestiço sou pardo, tenho no meu sangue o índio, negro e o branco ,amo meu Brasil do jeito que ele é colorido de tons de pele ❤
Obrigado pela aula.
Bons estudos!
Professor sei que a uma História obscura também aqui no BrasiL
De uma Legiao de Soldados Negros que foram jogados ao azar das batalhas no Sul do Brasil e que no Regresso aos seus locais com a promessa da Alforia eles reberam foi é chumbo e muitos pereceram
Na América do Norte tambem inclusive esta passando um DoC na Históry ChaneL
Sim. De fato escravizados participaram das guerras sul americanas
Acabei de me inscrever, muito obrigada pelos ensinamentos, sou estudante de História, explicações assim são de extrema importância 🙏.
Seja bem - vinda @Ane❤
Obrigado colega. Uma honra tê la por aqui.
Que baita trabalho meu amigo! Parabéns
Obrigado de coração
De Angola, o meu muito obrigado Professor.
Admiro Angola. Nação de gente das mais batalhadoras da África.
Obrigado professor!
Disponha!.O prazer é meu.
Conteúdo excepcional!
Estive na Argentina em 2019 e chamou-me muita atenção que não víamos pessoas negras em BA.
Mas viu muitos descendentes de europeus. A grande maioria italianos e espanhóis .
Tampoco se ven muchos indios en Brasilia,verdad???
@@fernaodias2591
É isso mesmo.
@@fernaodias2591não me diga
Ês num gosta dipreto,chama dimacaco,mas lule vive lambendo abunda dês.😂😂😂😂😂😂
Existe outro fator, a adaptação pela própria cor, por ser negro e viverem em latitude equivalente a de Nova York, tornavam a captação de vitamina D, muito prejudicada, ficando suscetível a mais mortes por doenças.
É né, sei, deve ser por isso que em Nova Yorque também não tem negros, nem no Canadá.
Que bobagem rs isso só se daria em muitos milhares de anos.
Muy interesante su información histórica, yo conocía algo sobre el tema.Tuve como paciente a una mujer afrodescendiente argentina que era la presidenta de una asociación de argentinos de origen africano, pero no recuerdo su nombre. También se fue diluyendo la raza por los sucesivos mestizajes. Mi suegro tenia un libro de los apellidos de las clases altas de Argentina que tenian origen africano. Creo que sería un lindo aporte , sobretodo las mujeres tan lindas de centroamérica para este país
Boa historia valeu sempre estive céptico com a ausencia de negros na Argentina obrigado
Trabalho maravilhoso,professor.
OBRIGADO
"Enviar crianças pra frente de uma batalha" é uma das coisas atutudes mais desumanas cometidas pela humanidade.
Obrigada
Eu que agradeço
Obrigada pelo seu trabalho
obrigado pelo vídeo.
Prof. O senhor poderia fazer um paralelo entre o alistamento militar de negros nas guerras argentinas com o alistamento militar para a guerra do Vietnã nos Estados Unidos?