Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 окт 2024
  • Berço do descobrimento do Brasil, Santa Cruz de Cabrália foi fundada no alto de um platô e ainda preserva bem seu casario colonial datado de 1535, ano oficial de sua criação pelo capitão-mor da Capitania de Porto Seguro, Pero do Campo Tourinho. Como tradição lusitana, a cidade guarda sua divisão em parte Alta e Baixa. O Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1981 e a Praça da Matriz ganha destaque pela secular Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1630 pela missão jesuítica com fachada restaurada em 1772, e também pela Casa de Câmara e Cadeia, antigo sobrado adaptado em 1832 para cadeia de dois pavimentos, que já abrigou, de 1665 até 1945, a Intendência, Delegacia e Câmara de Vereadores. O Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália é considerado o mais antigo conjunto arquitetônico do município e, por alguns historiadores, do Brasil. A 400 metros, fica o Mirante de Coroa Vermelha, que proporciona uma bela vista panorâmica de toda cidade.
    É um município da região da Costa do Descobrimento, vizinho à Porto Seguro, na Bahia. O destino tem como principais atrações turísticas, o seu centro histórico e suas praias, especialmente a praia da Coroa Vermelha.
    No dia 26 de abril de 1500, o Frei Henrique de Coimbra presidiu a cerimônia da primeira missa no Brasil, na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
    Cabrália disputa também o fato de ter sido o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Há uma polêmica disputa deste fato com os municípios de Porto Seguro e Prado.
    Mas é fato que foi em Santa Cruz Cabrália, onde foi rezada a primeira missa no Brasil. Uma grande cruz simbólica demarca este local histórico na praia de Coroa Vermelha.
    Situada apenas 23 km ao norte de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália é a vizinha mais calma. Como é típico do litoral do Sul da Bahia, possui mar de águas cristalinas e calmas protegido por recifes.
    No dia 26 de abril de 1500, 4 dias depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, o Frei Henrique de Coimbra rezou a primeira missa no Brasil, na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
    Em 1° de maio de 1500, Pedro Álvares Cabral mandou erguer a Cruz com as armas e divisas reais de Portugal. A primeira povoação no local surgiu em 1567, conhecida por Santa Cruz.
    Em 1933, passou a chamar-se Santa Cruz Cabrália e em 30 de março de 1938, a vila foi emancipada de Porto Seguro, tornando-se uma cidade.
    A partir de 1973, com a conclusão da BR-101, a cidade começa a atrair turistas. Hoje a população de Santa Cruz Cabrália é de aproximadamente 28 mil habitantes.

Комментарии • 1