Trabalhei em uma multinacional. Trabalhei no segundo turno, das 13:30 até as 22:00. E se acontecer do funcionário sair durante o expediente, tinha que pegar pir escrito do supervisor, a autorização para entregar na portaria para o funcionário da portaria. Meu supervisor trabalhava em horário comercial. Certa vez minha esposa me ligou para me avisar que nossa filha estava passando mal, febre, vomitando. Isso era 19:30 , e lógico eu como pai sai para ir no hospital. Como meu supervisor não estava, o funcionário da portaria não queria me deixar sair. Expliquei para ele a situação. Mesmo assim não liberava o portão para eu sair. Não pensei duas vezes, pulei o portão e e fui pegar meu carro. Na saida dos carros tem uma cancela, e não queriam abrir a cancela. Ai falei, vou arrancar essa cancela com o carro. Nisso a cancela foi aberta. No caminho liguei para meu supervisor. E nada de ele atender. No outro dia cheguei na empresa, e fui demitido por justa causa. O funcionário da portaria alegou que eu agredi ele. Nao falei nada, e não assinei o papel que fui demitido por justa causa. Procurei minha irmã, e ela entrou com uma ação trabalhista. A empresa foi obrigado a entregar as imagens do dia que pulei o portao. Tentaram de tudo para não entregar. Mas foram obrigado. Nas imagens não mostrou eu em nenhum momento agredindo o porteiro. Ganhei uma indenização de 120 mil reais.
Pelo que eu entendi são duas coisas diferentes... 1 - Sair da Empresa, ele pode fazer isso a qualquer momento, por qualquer motivo e depois arcar com as consequências se não justificar. 2 - No Horário de descanso, pausa, almoço, janta, etc... ele pode sair da empresa sem justificar nada!
Trabalhei em um mercado que ficava em um shopping, não tinha área de descanso, não tinha almoço, não tinha vale, não tinha nada, só o salário mínimo e o trabalho pesado... No horário de almoço nós iamos para o shopping e ficava descansando nos banquinhos ou só passava o tempo andando, indo nas lojas e comprando lanche... Resumo, o gerente falou que os funcionários do mercado estavam proibidos de ir no shopping no horário de almoço, alguns funcionários acataram isso mas eu e a galera do deposito continuamos a ir, alguns ficaram com medo e questionaram que poderiam ser mandado embora, só falei, oque eu mais queria seria ser mandado embora por esse motivo, eu não reclamaria de ganhar uma grana fácil assim... Eu sabia que o gerente não poderia fazer aquilo, mesmo que fosse ideia dele ou do pessoal do shopping, ambos estariam errados, e eles também sabiam que estavam errados então mesmo com nós continuando a ir no shopping ninguém recebeu advertência ou foi mandado embora por isso. Só o fato dele dizer que os funcionários não poderiam frequentar o shopping (mesmo com todas as outras lojas os seus funcionários o frequentasse, sendo algo exclusivo apenas para os funcionários do mercado) já poderia ser motivo para denunciar a empresa, só que igual comentei com o pessoal, aquilo era só conversa para assustar, eles não seriam burros de ir com isso para frente e foi oque aconteceu, então para evitar contratempo preferi nem denunciar nem nada do tipo.
@@marimar91onde eu trabalho acontece isso. Temos 1 hora cada, mas uma nova funcionaria fazia 1 e meia. Entregaram ela kkkk justo é justo. Se vale pra um tem que valer pra todo mundo. Mas quando tem uma força maior na causa da saida ninguem vai implicar
sim, pois existir um equipamento que registrar entrada e saída. Máximo que poder fazer solicitar registrar a saída do funcionário. Se foi uma saída indevida, descontar do salário ou qualquer medida permita em lei. Pois não pode obrigar uma pessoa ficar dentro da empresa.
Mesmo se sair em horário de trabalho sem avisar. Pode rolar advertência, suspensão, mas justa causa logo de cara não. Isso aí pode ser caracterizado como cárcere. Ele deve receber uma indenização bem gorda.
Pra resolver aquele momento era só chamar a polícia e fazer um B.O, ainda que perdesse o almoço. Posteriormente sim, processaria a empresa e esse funcionário por danos morais e assédio.
@@digocavallari certo mas, em que ponto houve assédio?
Месяц назад+54
@@Just-An-Average-Guy no meu entender, houve assédio no momento que exigiram insistentemente que ele fosse falar com o RH para pedir autorização para usufruir de um direito dele.
Não acho absurdo para quem se sujeita a trabalho escravo, também conhecido como CLT. Não vê o capataz da portaria? Ele falou a mesma coisa que soldados n@zist@s falaram depois da guerra. “Só estava cumprindo ordens”. Esse é o criminoso mais comum que existe, pois se exime da culpa pelas barbaridades que comete.
@@gustavomiller153 Só no papel, se os cara consideram CLT trabalho escravo eu nem imagino que vão dizer sobre como de fato um PJ é tratado pelas empresas...
@@PeX218 O experimento milgram fala muito sobre isso, as pessoas fugindo o seus princípios ou humanidade se submetendo a cometer atitudes desumanas por que alguma autoridade deu a tal ordem.
O cara da portaria não tem nada com isso, ele falou para o cara ir falar com a pessoa responsável. Imagina o coitado libera para ele sair e depois é atropelado e morto, alguém sabe como acaba essa novela? A lei não é clara quanto a fazer o descanso dentro ou fora da empresa.
Eu vejo de outra forma, o funcionário pode sair quando quiser e inclusive sair no meio do trabalho e nunca mais voltar. Impedir alguém de sair do lugar que está sem um motivo razoável é crime, horário de trabalho não é motivo razoável dentro ou fora do horário de almoço. O que a empresa pode fazer é descontar as horas ou demitir a pessoa.
@@gepetovovo2509 abandono de trabalho é só quando vc falta 30 dias consecutivos sem justificativa meu amigo. Já trabalhei em RH quando mais novo, vc ser mandado embora por justa causa é uma das coisas mais difíceis e improváveis que tem, muita gente tem medo , mas são realmente em casos absurdos.
Pior que o cara tem razão, alem de descumprir uma lei trabalhista está fazendo cárcere privado tbm, que nesse caso não é nem trabalhista e sim criminal e aí é outro artigo que o dr esqueceu de falar
É cada burrice que as vezes impressiona. O cara é doido de proibir o cara de sair à força? Eu sou militar e nem no militarismo isso existe. O cara quer sair, vai, depois se explica pro encarregado. É cada uma.....
Quando eu era militar, fazia faculdade, eu apenas comunicava meu superior hierárquico quando eu tinha prova e já era. Apenas tinha que voltar imediatamente pro quartel após o fim da prova.
Necessário se faz o registro da ausência para evitar envolvimento da empresa no que acontecer enquanto ele estiver fora, isso é imperioso. Se cumprir não pode proibir ninguém de sair. Claro que a questões legais a se considerar.
Mesmo no horário de serviço,se querer sair pode,se vai perder o serviço por sair na hora de trabalho é outra coisa,mas ninguém pode lhe trancar em lugar nenhum
Concordo, mas ele tinha que resolver com a pessoa responsável e não com o porteiro. O cara não tem peito para ir no RH e mete o loco com um pobre coitado que depende do emprego.
@@humbertobarros8994 ,mano,os soldados de Hitler também diziam que só estavam cumprindo ordens,policiais só cumprem ordens,membros de facções só cumprem ordens,quando uma guerra com milhares de mortos acontece,são apenas pessoas "boas" cumprindo ordens,a merda no mundo só acontece por que pessoas cumprem ordens sem questionar sobre certo ou errado,e a indole se perde,o ser humano não é tão burro assim pra não saber distinguir as coisas e só seguir ordens,é a mesma história,se alguém te mandar pular do penhasco,vc pula?Não,porque sabe que vai dar merda,que tá errado,mas fazer os outros pular do penhasco já é fácil,pois é com os outros,e não com vc,o ser humano diz ser tão inteligente,mas age na ironia pura,só maldade...
@@willianadams784 O problema do caso dos militares e Policia Militar (mais especificamente) é que vc não tem os mesmos direitos trabalhistas que os outros, essas infrações não são constatadas como "apenas infrações" mas sim CRIME, E VC VAI SER PUNIDO COMO TAL No caso da Alemanha vc era considerado como um traidor da nação e EXECUTADO. O Policial Militar, diferente do Policial Civil que apesar de ambos serem concursados, o fato do PM ser considerado um emprego militar diferentemente do civil, se vc fazer merda vc VAI PRESO, e um exemplo facil que dou é que o Policial Civil tem direito a reivindicar melhorias trabalhistas através de manifestações como greves... o PM NÃO POIS É CRIME QUALQUER MILITAR TENTAR FAZER GREVE, ai vc junta isso com salários ruins e criminalidade vc tem o surgimento das milícias.
@@humbertobarros8994 mas acredito que nem seja o ponto de não ter peito para ir no RH, ele disse horário de janta, o que implica que era no período noturno, raramente o rh funciona nesse horário
E aí, quando o supervisor tirânico souber da ligação para a polícia, vai imediatamente liberar a saída desse trabalhador mas então terá acabado a sua hora de descanso, configurando a falta com o respectivo desconto kkkkkkk
@@brunocesarxavier9748 concordo. Aliás, ele foi bem esperto de filmar a conversa. Mas, convenhamos, isso já foi feito com o intuito de pegar uma grana 😂😂😂😂
Nada a ver este comentário. Mesmo porque quem solta os bandidos (órgão público) não é quem está retendo o trabalhador (empresa privada). Tá reclamando errado.
Ja aconteceu cmg algo parecido, tinha faltado um funcionário e outro estava de folga, as obrigações deles não foram cumpridas por conta disso, cada funcionário tinha uma função específica. O superior que não fez nada o dia inteiro além de ficar sentado vendo celular quis me impedir de ir embora pra casa, queria me obrigar a fazer uma função que não era minha depois do meu horário, falou que se eu quisesse sair teria que quebrar a porta de vidro. Nessa hora eu pedi a chave pro outro funcionário que também tinha, falei pra ele que se alguém perguntasse podia falar que eu tomei a força e sai da loja, na mesma hora mandei msg pro gerente que estava de folga. Por gostar até do emprego e o gerente ter resolvido esse problema preferi não levar adiante na justiça
Na minha concepção, o fato de estar ou não estar em horário de descanso ou almoço nem vem ao caso, é totalmente secundário e irrelevante. O funcionário estava tentando sair da empresa, algo que é impensável impedir seja por que motivo seja. E se o funcionário estiver de fato precisando sair por causa de algo grave? Bizarro isso que acabei de ver. O funcionário da "segurança" talvez esteja fazendo algo por conta própria, agindo por desconhecimento, afetado pela síndrome do pequeno poder, mas que alguém tem que responder, isso tem.
Ainda que fosse eu horário de expediente... não existe isso de "pegar autorização no RH pra sair". O certo é o porteiro identificar o funcionário, anotar o horário de saída do trabalhador e informar ao RH, que aí sim, se verificar que saiu irregular, realizar o desconto no salário e/ou dar advertência. Em hipótese alguma você pode impedir a saída de alguém. Isso é crime previsto no art. 148 do CP.
@@rosaleite8496 é triste mesmo mas sinceramente se eu tivesse numa situção dessas nao ligaria p quem ta embaixo cmg nao, sinto muito mas o meu vem primeiro, se o pouco que a gente tem ja querem tirar nao tem muito tempo pra se importar kkkkkk, oxe nao fui eu quem botou o porteiro ali
@@rosaleite8496 você diria o mesmo sobre os soldados alemães que serviram Hitler de 1940-1945? Não né porra, se você tá sendo cúmplice de um crime, mesmo que por ignorância, ainda sim você deve ser julgado e condenado.
Primeira coisa que eu faria é chamar a polícia. Depois uma ação trabalhista. Nunca mais eles iam fazer isso. Mas a triste realidade é que a maioria dos brasileiros não pode fazer isso porque depende demais da empresa pra por alimento na mesa.
@@gepetovovo2509bullshit. Com a grana ele investe em si monta sua empresinha. Vai faturar pouco no início, mas logo vê que ser autônomo é melhor do que lidar com esses senhores de engenho e seus capatazes.
Ficaram surpresos com isso? Então vou contar essa: Trabalhei de 98 a 00, na maior rede de supermercados aqui no Rio, nas SEND.. hoje depois de tantos processos ela tem outro nome, naquela época celular era raro. Tinha sempre balanço na empresa, mas no ultimo domingo do mês era o balanço geral e nesse quase todo mundo, menos o pessoal do ADM e a gerencia, era obrigado a ficar e participar o balanço, contar os produtos de todos os setores e ficavamos presos lá, dois seguranças ficavam no portão e não deixavam ninguém sair sem autorização do gerente, enquanto n̈ acaba se o balanço, que demorava horas, a gente chegava 6h e saia de lá umas 22h, o domingo todo lá. Soube que acabou anos depois, quando alguém conseguiu um cel e ligou pra policia, ai foram lá e mandaram liberar todos os funcionarios.
oxe isso nao existe nao, quem saisse que depois ia ter justa causa, ninguem era criança ne p proibir ir e vir, nesse caso nem teria justa causa, por conta que nao tinha intervalo ne
Existia sim. Inclusive uma vez o supervisor da mercearia era um cara alto e forte, quase saiu na porrada com o segurança, porque ele disse que foi liberado, mas o segurança não foi informado, não deixou ele sair mesmo ele falando que não era criança, que o gerente liberou. O segurança não quiz abrir, só depois que chamaram o gerente, pq a porrada ia comer. È dificil de acreditar, mais é verdade.
Se é comigo eu CHAMAVA A POLÍCIA e abria queixa-crime desse segurança e da empresa por CÁRCERE PRIVADO. Como que uma empresa contrata segurança pra fazer isso?
Eu trabalhei em um grande banco, que me sacaneou muito durante as incríveis 3 semanas que trabalhei lá, nunca sofri tanto quanto nesse período, no meu ultimo dia lá era meu dia de home office, e meu gestor me ligou umas 10h da manhã pedindo para ir presencial para falar comigo, e eu fui sem questionar, durante o dia todo ele não apareceu, era uma sexta feira, quando deu 17h, uma hora antes de sair, ele postou um story saindo pra comer, eu levantei fui pra casa e nunca mais voltei. Sabendo oque eu passei lá, sei que foi proposital, e tem gente podre assim no mercado, com 23 anos e 5 anos de carreira eu posso dizer que tive o prazer de levantar do meu posto, sair e nunca mais voltar, esse é um direito que todo trabalhador tem.
Ninguém deve cumprir uma ordem manifestamente ilegal! O funcionário da portaria responde também, no meu entender, por cárcere e privado. Ele não teve o tempo de se alimentar/descansar negado, mas sim foi obrigado a permanecer em um local determinado, tendo seu direito de ir e vir restringido. O correto a se fazer era chamar a polícia.
E a questão do cárcere privado? O segurança claramente estava usando de ameaça de uso de força para impedir a saída do trabalhador. O problema desses jagunços mal informados e covardes é que descarregam sua frustração em alguém mais fraco ou que não tenha meios para se defender. São tão canalhas quanto o patrão que lhes dá ordens ilegais.
Na epoca da escravidão, tinha a figura do capitão do mato, um escravo que fazia o trabalho sujo do patrão em troca de mais regalias...era o mais odiado pelos companheiros
O trabalhador pode sair a hora que quiser, seja no intervalo ou não. Claro que se for no horário de trabalho vai haver consequências, mas ainda assim ele não pode ser impedido de sair do local
O que muito gestor não entende é que todo trabalho é voluntário (exceto os análogos à escravidão, claro). O colaborador só está na empresa porque quer, e só vai permanecer enquanto quiser, é um trabalho voluntário remunerado. Logo, se o trabalhador quiser sair da empresa a qualquer momento ele não pode ser impedido. Vai apenas arcar com as consequências deste ato posteriormente, se ele deixou a empresa num momento indevido.
Não é voluntário, pois existe uma relação de trabalho regulamentada pela Constituição Federal, pela CLT e por leis esparsas. Entenda, não estou de forma alguma defendendo a empresa, está, literalmente se fufu. Trabalhador esperto é outro nível!
Onde trabalho, não eh proibido sair, apenas pede para bater o ponto da saída da refeição e do retorno, Pois se acontecer qualquer coisa com o funcionário fora das dependência da empresa, a empresa não se responsabiliza.
Saindo ou não da empresa bater o ponto no horário da refeição é obrigatório para registrar que esse direito foi prestado pela empresa. Apenas os intervalos facultativos, aqueles de 5 a 15 minutos que a empresa libera para um lanchinho, não necessita do registro no ponto eletrônico. Em casos como esse o funcionário deveria acionar imediatamente a polícia e registrar a ocorrência. A liberdade de ir e vir é assegurada constitucionalicimamente, nenhuma empresa está acima da constituição, apenas o Sr Moraes acha que se encontra nessa situação.
Eu aqui pensando o que se passa na cabeça de algumas pessoas. Totalmente desproporcional e ilegal essa situação. Mesmo que não fosse nessa situação, se o funcionário quiser sair no meio do expediente a qualquer momento ninguém pode impedir, ainda que tenham consequências sob a ótica das políticas da empresa ninguém pode impedir.
@@MarcosMCAHorário de almoço não precisa pedir autorização nenhuma, as regras da empresa não estão acima da lei, se não quer obedecer a lei não abra empresa.
Não vem ao caso se é horário de intervalo ou não. Impedir a saída vai contra o direito de ir e vir previsto na constituição e caracteriza cárcere privado. Se a saída vai contra a CLT o profissional vai ser penalizado de acordo, seja com desconto, advertência ou até demissão. Porém impedir sua saída a força não é opção.
Se tiver no contrato que a saída precisa ser controlada ele deve cumprir a comunicação formal. Uso em casos de risco ao patrimônio. Nestes casos, não é proibido sair, mas deve ser comunicada o tipo de saída para a segurança patrimonial.
Eu acho que o caso vai além disso tudo, nenhuma pessoa pode ser impedida de sair do seu local de trabalho, seja por qual motivo for. Porém tem penalidades em determinados casos. Eu sou meio leigo, mas acho que tem crime de cárcere privado.
Mas ca entre nós 1h n da pra nada além de ir pro refeitório se servir, sentar, fazer sua refeição, beber 1 copo de água no bebedouro. Ir ao banheiro escovar os dentes e se arrumar rapidinho, guardar suas coisas de higiene no armário e te sobra no máximo 8 a 10m isso qd tu fez tudo rápido.
O autor do vídeo não explanou se configurou cárcere privado, e se sim quais as consequências, creio que essa ilegalidade é a mais grave. Também não falou sobre o direito de ir e vir livremente, conforme a Constituição.
Putzzz o pior é ter que aguentar e discutir com um porteiro desses que desconhece a lei e não teve a capacidade de questionar as ordens do RH. Me parece haver até mesmo um certo "cerceamento de liberdade" do ir e vir. Podendo extrapolar para uma indenização maior, um enquadramento bem mais grave. Não interessando qualquer motivo que venha a ser alegado pela empresa. Há até uma certa atitude que pende e digo, muito ao criminal.😮 Nunca vi um absurdo desses. Já vi empresa reter documentos na portaria. (Ilegal), (alguns condomínios utilizam ainda essa pratica). Mas, proibir a saída de uma pessoa, um funcionário!? Isso é incapacidade absoluta de quem deu a ordem.
eu tenho um sentimento forte de empatia por qualquer trabalhador que ta ali ralando, se é uber as vezes deixo gorjeta, se é alguem vendendo algo evito pedir desconto ou ficar aperriando pra eu levar a melhor, mas nesses casos de direitos basicos me revolta muito, cresci na casa dos outros, filha de empregada doméstica e desde cedo infelimente conheci o que é injustiça, isso me dói tanto que acho que eu nao pensaria duas vezes em ignorar a situação do porteiro, ainda mais se fosse emergencia, algum ente querido precisando de min, triste a situação do porteiro mas nao seria eu quem deu as ordens
@@goissilvase bater a polícia ou o ministério público, quem vai responder é o "seguidor de ordem", já que o emissor da ordem vai negar a emissão da mesma...
@@goissilva Você vive no mundo da lua, só pode. Quem comete crime sob ordem de alguém paga a pena igual, o que pode acontecer é o juiz ter pena e ser leniente, mas a Lei permite uma penalização bonita.
Já passei por isso em um hospital no ano de 2013, trabalhava de 7:00 as 19:00, e tinha meu horario de almoço, só que sempre tinha uma reclamação. Da primeira vez que me reclamaram, minha "supervisora" disse que não era pra eu almoçar em casa era pra almoçar lá. Então passei a almoçar lá e ia no shopping perto pra resolver algo ou descansar. Da segunda vez, ela disse que não era pra eu sair do hospital, então almoçava e ia descansar em algum lugar reservado. Da terceira vez disse que era pra eu almoçar e voltar para o serviço. Ai dessa vez fui no Rh chamar atenção. Quando do nada essa tal supervisora aparece em minha casa pois conhecia minha mãe, começou a fazer drama e "chorando" disse que eu ia ser desligado por estar querendo ser mais que ela, ai dias depois fui desligado. O engraçado é que se eu quisesse ser mais que ela teria levado essa informação para a administradora geral e deixava a cargo dela, mas não foi preciso. Soube que ela tomou suspensão adimistrativa, mas ainda trabalha lá. Ela ainda aparece em minha casa pra ver minha mãe, nem eu olho na cara dela, nem ela olha na minha cara. Nem que ela peça desculpas de joelhos eu aceito.
@@goissilva Então pra não ser demitido é justificável cometer um crime? Se o patrão mandar, pode até m@tar, é isso? Porque a lógica do seu comentário é essa
@@goissilva se um porteiro faz isso comigo no mínimo iríamos nós dois tomar justa causa, porque tenha certeza que ele vai tomar uma porrada. Não existe isso de impedir uma pessoa de sair de um lugar. Isso é CRIME. Mesmo que ele estivesse cumprindo horário de trabalho, o porteiro não poderia em hipótese nenhuma impedir o funcionário de sair e ponto final.
O funcionário antigo explicando o cargo ao novo funcionário "Minha vida aqui é uma desgraça, é problema o tempo todo, não posso sair pra comer um pastel, tomar um caldo de cana...."
o problema das leis e das empresas que o funcionaria fica refém, porque ou ele fica quieto e se mantem no emprego, ou faz valer seus direitos e é demitido na primeira oportunidade. sou prova viva disso, no meu antigo trabalho vivia reclamando que eles estava indo contra vários artigos da CLT, fazendo varias coisas errados, principalmente fazer com que o funcionário atendesse cliente na sua hora de almoço, e entre outras coisas.
E mesmo se ele estiver todo errado. Ele pode sair e as horas podem ser descontadas, ou ele até levar advertência ou o que for. Não é razoável que você fiquei impossibilitade de sair seja lá por qual motivo. Ngm é escravo.
Tem empresas que fazem isso, justamente pq se o funcionário, durante esse período de descanso, sofrer um acidente fora da empresa, a empresa se responasbiliza por isso.
Amostradinho, eu gosto é assim kkk no dia que alguém "te levar no pau" a indenização não será de 300... se ele tiver prova das suas ações vc vai tomar: cárcere privado, trabalho análogo à escravidão, assédio moral... se ele comprovar horas extra vc terá que pagar tudo isso em indenização.... se for uma oficina que demande o pagamento de insalubridade ou periculosidade vc terá que pagar....no final sua empresa pode acabar fechada e vc em cana dependendo do caso... Se o funcionário é honesto: deixe ele sair pra resolver as coisas (horário curtos e não pode ser direto tbm pq já é sacanagem)... se o funcionário for safado: demita ele é pague tudo que ele tem direito e pronto... é mais lucro pagar numa rescisão que vai te livrar de um mal funcionário que levar processo.
Horário de almoço não é horário de trabalho! Se vc contratou para 40h semanais... deixe seus funcionários sem fazer o "kilo" pra vc ver no tamanho do problema que vc está entrando...
Tive uma diretora que me repreendeu verbalmente por eu ter ido ao mercado no meu horário vago. Era aula vaga, janela. Sou professor. Eu tinha o tempo de três aulas livres, e tinha saído pra comprar coisas pra usar na sala dos professores. Mas ela me disse que eu só podia sair com autorização dela porque estava em horário de trabalho, mesmo sendo sem aula.
Esse vídeo me fez refletir que os estudantes são mantidos em cárcere privado nas escolas, pois eles não podem simplesmente saírem dali quando querem, o que é diferente se fosse numa Universidade, já que lá tu nem pede professor para beber água ou ir ao banheiro. Já pensaram nisso?
Olha a analise do caso se fosse sobre não ter intervalo esta excelente, agora... o caso aqui é criminal pois está mantendo o trabalhador, como ele mesmo disse, em cárcere privado pois ele, como todo cidadão deste país, tem direito de ir e vir, se ele fizer isso durante o horário de trabalho vai haver consequências pra ele mas ele não deveria ser impedido de sair a hora que ele quiser... gostaria de saber quais crimes responderiam a empresa e o funcionário que está impedindo ele de sair.
Isso deveria dar cadeia aos patrões, e não remuneração por isso! E outra, ainda tem a lei que diz que manter o ambiente fechado infringe no direito de ir e vir e também atenta contra a integridade dos funcionários.
minha esposa trabalha no Atacadão (mercado). Lá eles sevem comida para os funcionários. E esses funcionários não podem levar comida por causa disso. Sendo que as vezes o almoço que eles servem é cachorro quente. Isso sem contar que as vezes a salsicha ou carne vem tudo estragadas
Tem que processar a empresa, e o trouxa que impediu o cara de sair. E outra, independente do que está na lei, qualquer um pode sair a hora que quiser. Afinal, acho que ainda estamos em um país “livre”, né? E caso o horário que e pessoa saia não seja um horário estabelecido para descanso, ela que se justifique e/ou arque com as consequências.
Está certíssimo o cidadão que nao liberou p cara sair. Certíssimo. Se não q podia estar desempregado agora era ele. Quero ver esse cara fazer isso em toda empresa q vai. Não quer trabalhar isso sim. Deve ser do PT
Notem que a "multa" é irrisória dependendo do valor da sua jornada/hora, então caso isto esteja ocorrendo de forma frequente com vc, busque uma forma de armazenar essas ações como prova ao longo de pelo menos 1 mês, durante esse período procure outra vaga, e assim que conseguir, acione a recisão indireta.
Pelo que eu sei você pode sair desde que passe o cartão de ponto para sair e para retornar, caso acontece algum acidente nesta hora não é acidente de trabalho.
No horário de almoço não sei, mas no percurso de casa para o trabalho, caso aconteça algum acidente 1 hr antes de chegar ou 1 hr depois da saída. A empresa deverá acionar o CAT. Caberia ao nosso amigo advogado fazer um vídeo falando mais sobre isso.
Realmente, tem empresa que trabalha nesse sistema. Trabalhei em lugares que não deixavam sair no intervalo da refeição. Além disso em uma delas,os funcionários tinham meia hora pra comer.
Uma vez um gerente quis me impedir junto com a veia coroca do RH... Pois eu peguei e falei "me manda embora então, tô saindo" kkkkkk meus gerentes de venda nunca iam me demitir, eu era a que mais vendia. Enfim, depois o próprio dono da empresa disse que não era pra proibir ninguém de sair na hora do almoço. Ridículo como alguns funcionários se acham mais dono da empresa do que o próprio dono ... Graças a Deus deixei de ser CLT.
Eu trabalhei em uma empresa que não permitia você sair com o uniforme, pois além de ser uma empresa alimentícia, qualquer coisa que acontecesse fora da empresa e você tivesse usando o uniforme, poderia manchar a imagem da empresa. Porém, você poderia sair livremente no seu horário de almoço com a sua roupa normal. O que faz todo o sentido pra mim.
AQUI TEM FIRMAS DE SEGURANÇA QUE ME DISSE, VAI TER DE LANCHAR E ALMOÇAR DENTRO DO SHOPPING , POIS A TERCERIZADA NÃO PERMITE VC SAIR! ATÉ USAR NA ÉPOCA O ORELHÃO ERA PROIBIDO NA HORA DE SERVIÇO, DETALHE?? O DONO DA FIRMA É DA POLICIA CIVIL E O SÓCIO TBM!
Faltou falar que também tem uma questão criminal prevista no CP. Art. 148 cárcere privado. Eu já estive no papel do vigilante e eu sabendo que era crime não queria nem saber no meu caso os superiores queriam obrigar os funcionários a ficarem trancados mais 1 hora aos sábado. Eu liberava pela porta lateral que não tinha lacre numérico e não queria nem saber. Agr alguns prints dessa época e discussões com a encarregada que eu tive por esse motivo então sendo usados no processo que eu movi contra a empresa
Se vcs acham absurdo uma empresa fazer isso, vejam meu caso: minha esposa grávida me ligou dizendo que estava passando mal e precisava ir pra maternidade. Fui comunicar à chefe que precisava sair e ela se negou a autorizar. E adivinhem onde eu trabalhava? MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DE SP. A chefe, era uma promotora de justiça.
Bom, eu fazia uma gravação sobre o ocorrido, viraria as costas pra tal promotora e iria no hospital, depois usaria a gravação para denunciar a promotora nos meios cabíveis e iria nos jornais. E vários jornais iriam adorar uma notícia dessa. A única exceção que ela estaria certa, pelo âmbito que você disse aonde trabalhava, seria se precisasse você pra alguma emergência, por exemplo, a esposa de um policial ocorre o mesmo que você, só que na hora estão precisando desse policial por que está tendo um roubo em uma loja, se ele estivesse precisando de você pra, por exemplo, digitar um documento urgência, ela está certa.
A empresa em que eu estava fazia isso, o porteiro deixava sair, mas quando era a porteira sempre tinha confusão. Uma vez eu precisei sair e era porteira quem estava na turno, tive que esperar 15 minutos para pegar uma autorização com a moça do RH, eu precisei urgentemente no pronto atendimento, e a jumenta da recepção querendo conversar, peguei autorização, entreguei na mão da porteira estava do lado dela, ou seja não precisava de mim ali, novinha dançando sozinho e fui embora. Atualmente a empresa está falida pela má administração.
Uma dúvida que tenho e que aconteceu recentemente comigo, eu vou para o trabalho de moto, e tenho meu horário de almoço em casa, e em um belo dia estava chovendo o dia inteiro uma chuva forte, sedo inviável eu sair pra comer, e dentro da empresa não oferecem refeição, então fui até o RH perguntar se eu poderia ir direto e sair mais cedo, ou ir ate o horário normal e tirar a hora do almoço desse dia em folga em algum outro dia, me disseram que eu não podia e tals, ai eu argumentei que eles não podem me obrigar a isso, mas se por livre e espontânea vontade eu não poseria fazer isso porque pra mim tirar a folga e ficar preso na empresa não era vantajoso, pois além de não descansar eu ainda ficaria com fome, ai novamente me deram uma negativa, então esperei a chuva dar uma reduzida e fui pra casa mesmo na chuva, fiz meu almoço um pouco mais tarde e então voltei pra empresa quase no horário de ir embora de novo.... Pode me dizer se de forma alguma o que eu pedi podia acontecer? Ou se era só o RH que não queria me dar essa colher de chá?
Acho que houve uma briga de egos ali. O funcionário poderia ter ligado pro RH para pedir a autorização, e o segurança poderia ter liberado a saída e feito o registro em livro-ata. Eu entendo o lado do segurança, estava cumprindo ordens. O funcionário tem todo o direito de sair, mas poderia ser mais complacente e ligado pro RH. Um ex-chefe meu contava uma história de um cara que trabalhava com ele, que um dia saiu do trabalho (no meio do expediente), foi em casa, matou a esposa e voltou pro trabalho. Quando a polícia foi investigar, o cara usou o fato de não ter havido registro da passagem dele pela portaria do trabalho como álibi para sua inocência. Claro que acabou indo preso, mas foi difícil de conseguir provar que ele foi o assassino, fora os problemas que rolaram pra quem liberou a saída dele. Por isso entendo o lado do segurança.
Se é proibido sair no horario de janta, entao é hora trabalhada. Simples assim kkkk Os caras doidos pra tomar processo kkkkkkkk. Mesmo que fosse proibido, vai impedir o cara de ir e vir? hahahahaha
E essa lei vale se estam te TRANCANDO dentro da empresa? Não é carcere privado isso? 148 do Artigo Penal? obviamente nenhum juiz iria interpetar assim, mas que corresponde, corresponde sim!
Que doidera é essa? Nunca vi ter que pedir permissão a empresa para sair. Independentemente de ser horário de descanso ou não. Em todas as empresas em que trabalhei a saída era liberada pra qualquer um a qualquer momento. No entanto era monitorada e tinha ''borboleta''. Inclusive eu já levantei em horário de trabalho e simplesmente fui embora e nunca mais voltei e fui demitido por abandono de trabalho. Essa empresa deve ser investigada por trabalho análogo a escravidão ou algo do tipo.
Independentemente dele ter direito ou não pela lei trabalhista, ninguém pode impedir ele de sair, isso é cárcere privado. Que passar para advogado nada, eu chamaria a polícia.
Dr. explica também sobre a responsabilidade da empresa sobre a vida do funcionário em horário de expediente. Ex: ele sai pra rua em horário de almoço e é atr0p3lad0!
Para ser considerado acidente de trabalho, o acidente precisa ocorrer durante o exercício da atividade profissional (ex: chefe manda o funcionário comprar sulfite no mercado) ou em deslocamento entre a casa e o trabalho. Um passeio voluntário ou qualquer outra coisa, fora desse contexto não se enquadraria como acidente de trabalho. e a responsabilidade recai sobre o próprio indivíduo, especialmente em eventos fora do ambiente e horário de trabalho. Ou seja, no seu exemplo, a responsabilidade é apenas do próprio individuo.
Negativo, a responsabilidade da empresa começa no percurso do funcionário até a empresa ou seja: 1 horas antes do expediente e até 1 horas depois do expediente, independente se ele estiver no exercício da função. Sou formada em Gestão de recursos humanos e pelo menos é isso que diz a CLT. 😉
Na verdade, ele tem o direito de sair da empresa a hora que bem entender e no máximo seria punido com a demissão... Agora a proibição de um homem adulto de qualquer local, sem sentença condenatória e não sendo uma prisão, o mesmo poderá ser entendido como sequestro... ou prisão ilegal.
Horário de almoço/janta não é relacionado em nada com a empresa e sim para descanso do funcionário onde ele pode fazer o que quiser, então ninguém e nem o papa pode impedir do funcionário sair da empresa durante o seu intervalo.
Trabalhador CLT sofre viu... é cada absurdo que a gente ve no dia a dia, que só Deus... quanto menos instruido são os empregados, mais a empresa explora.
Não sei se válido mas nos contratos que assinei todos tinham cláusula de disponibilidade sob aviso (área da saúde), tinha o horário "tinha" mas me falaram que não era permitido se afastar do prédio pq a qualquer momentos os profissionais em descanso podem ser solicitados pra atendimento
Isso são dos sindicatos e conselhos de saúde, como o sindicato e conselho de medicina, enfermagem e afins dos profissionais de saúde estarem por perto no horário de descanso se caso alguma emergência ocorrer.
Que absurdo , independente se esta no horario de trabalho ou horario de descanso . imagina se alguém da familia dele ta passando mal e ele precisa sair urgente pra socorrer , serar barrado e mantido preso , que absurdo , coisas que acontece no Bostil que é ate dificil de acreditar , se isso acontecesse comigo pode ter certeza que seria meu ultimo dia nessa empresa e juntaria todas as provas pra ir pra justica , Já é uma merda ser CLT , trabalha muito , ganha pouco e ainda ser humilhado , E esse vigia clt f0d1d0 se achando um policial penitenciario kkkkkkk pobre quando tem um poder a mais sobe pra cabeça e se acha melhor que todo mundo, um vagabundo barrando a sainda dos outros , querer sair e não poder daria ate crise de claustrofobia , não aguentaria ficar dentro dessa empresa.
Ta. Mas em nenhum dos artigos diz nada sobre local exato do descanso, e se a empresa oferece o local de janta e de descanso e tá no contrato dela a permanência por motivo de segurança ?
Nao vi em nenhuma parte da lei que o descanso pode ou nao ser fora da empresa. O artigo so menciona o tempo. É claro que ninguem pode ser mantido preso, pois fere o direito de ir e vir, mas estando sobre contrato responde por isso depois, seja com demissão ou com desconto na folha. Outro ponto, se ocorre um acidente com o funcionario nesse periodo de descanso ele estando fora da empresa rla sera responsabilizada, correto? Brasileiro tem mania de exigir varios direitos e nenhum dever, por isso aqui é quase um inferno para empreender, so quem nao tem escolha ou deixando caro para compensar...
É obrigatório a autorização da empresa para sair do trabalho em horário de expediente. Seria uma bagunça se os funcionários pudessem sair quando desejassem.
Bom dia Dr. Ali não fica explícito como esse horário deve ser cumprido (dentro ou fora da empresa), sei que tens outro parágrafo de responsabilidade sobre o empregado, onde a empresa arca como o que acontecer com a pessoa enquanto cumpri a jornada (desse a hora que sai de casa pega o ônibus e retorna pra casa). Então tem que levar em conta todo o contexto e se existe algum adendo no contrato com a empresa sobre essa regra específica.
Tá loco? Ninguem pode impedir ninguem de sair de um local. Isso é gravissimo.
Месяц назад
Só faltou acrescentar que o trabalhador também estava correto sobre o cárcere privado, impedir a saída de alguém de algum estabelecimento, ou qualquer outra área mantendo-o fechado ou isolado em uma residência, loja, ou qualquer coisa que seja é sim considerado cárcere privado pois o cara tá impedindo ele sair do local e a empresa vai ter que responder por esse cara (funcionário) ou seja, olha a bosta que esse outro CLT (Funcionário) arrumou pra empresa, ainda mais se ele de fato recebeu ordens pra isso, agora se a empresa alegar que não deu ordem pra ele fazer isso, tanto ele quanto a empresa e o RH vai tudo pra bost**
Já vi coisa pior, comecei a trabalhar numa tecelagem em 1975 com 14 anos, trabalhava 12 horas com meia hora de almoço e pasmem, na hora da saída tinha fila de revista por segurança armada e os portões só abriam para sair quando a revista de todos terminava era difícil ver que os maís velhos de casa já estavam acostumados como gado, durante o tempo que fiquei lá fiz um curso de contabilidade e quando fui dispensado do exército (18 anos ) pedi as contas e sai fugido dela, muito embora que este período de 4 anos me ajudou na contagem de tempo de aposentadoria, e por que fiquei lá? Bom nas outras empresas não era diferente, exceto as multinacionais, muito difícil ter vaga e porque precisava ajudar em casa.🙏
Isso é de acordo com a Lei trabalhista. Mas o que aconteceu ali é além disso. Eu não entendo muito de Lei. Mas Acredito que é Cárcere Privado ou até Crime análogo a Escravidão
Faltou falar sobre o cárcere privado, que deve ser tbm, já que durante 1 hora ele é obrigado a ficar preso no local, tem que processar a empresa e esse funcionário aí que impediu a passagem dele.
Se for ver essa punição é bem inútil, pagar 50% da hora em cima do tempo suprimido de descanso, se o cara ganha 10 pila a hora dá 15 reais de indenização
Dr e se a empresa impede o funcionário de sair dr suas instalações, bloqueando sua saída, imagina uma situação em que o funcionário tem uma emergência pessoal e tem que sair correndo, ele nem via pedir permissão l, vai querer sair correndo para salvar alguém. Ou ele decide ir embora por ter acontecido algo na empresa que o tenha deixado muito nervoso ou chateado, podendo ser um desentendimento com outra pessoal, ou mesmo se ele sofrer algum assédio por parte de superior. A empresa pode impedir ele de simplesmente ir embora? Sendo que ela tem medidas legais que pode usar nesses casos.
Trabalhei em uma multinacional. Trabalhei no segundo turno, das 13:30 até as 22:00. E se acontecer do funcionário sair durante o expediente, tinha que pegar pir escrito do supervisor, a autorização para entregar na portaria para o funcionário da portaria. Meu supervisor trabalhava em horário comercial. Certa vez minha esposa me ligou para me avisar que nossa filha estava passando mal, febre, vomitando. Isso era 19:30 , e lógico eu como pai sai para ir no hospital. Como meu supervisor não estava, o funcionário da portaria não queria me deixar sair. Expliquei para ele a situação. Mesmo assim não liberava o portão para eu sair. Não pensei duas vezes, pulei o portão e e fui pegar meu carro. Na saida dos carros tem uma cancela, e não queriam abrir a cancela. Ai falei, vou arrancar essa cancela com o carro. Nisso a cancela foi aberta. No caminho liguei para meu supervisor. E nada de ele atender. No outro dia cheguei na empresa, e fui demitido por justa causa. O funcionário da portaria alegou que eu agredi ele. Nao falei nada, e não assinei o papel que fui demitido por justa causa. Procurei minha irmã, e ela entrou com uma ação trabalhista. A empresa foi obrigado a entregar as imagens do dia que pulei o portao. Tentaram de tudo para não entregar. Mas foram obrigado. Nas imagens não mostrou eu em nenhum momento agredindo o porteiro. Ganhei uma indenização de 120 mil reais.
espero muito q sua história seja verdade amigo. hehe justiça sendo feita eh bom
@@SoulKingBrasil Sim, é verdade.
Enfim, a justiça...
E verdade eu era portao que ele pulou
@@Adriano-dh4pz qual é o nome dessa empresa? Mais uma que merece boicote!
Pelo que eu entendi são duas coisas diferentes...
1 - Sair da Empresa, ele pode fazer isso a qualquer momento, por qualquer motivo e depois arcar com as consequências se não justificar.
2 - No Horário de descanso, pausa, almoço, janta, etc... ele pode sair da empresa sem justificar nada!
Trabalhei em um mercado que ficava em um shopping, não tinha área de descanso, não tinha almoço, não tinha vale, não tinha nada, só o salário mínimo e o trabalho pesado... No horário de almoço nós iamos para o shopping e ficava descansando nos banquinhos ou só passava o tempo andando, indo nas lojas e comprando lanche... Resumo, o gerente falou que os funcionários do mercado estavam proibidos de ir no shopping no horário de almoço, alguns funcionários acataram isso mas eu e a galera do deposito continuamos a ir, alguns ficaram com medo e questionaram que poderiam ser mandado embora, só falei, oque eu mais queria seria ser mandado embora por esse motivo, eu não reclamaria de ganhar uma grana fácil assim... Eu sabia que o gerente não poderia fazer aquilo, mesmo que fosse ideia dele ou do pessoal do shopping, ambos estariam errados, e eles também sabiam que estavam errados então mesmo com nós continuando a ir no shopping ninguém recebeu advertência ou foi mandado embora por isso. Só o fato dele dizer que os funcionários não poderiam frequentar o shopping (mesmo com todas as outras lojas os seus funcionários o frequentasse, sendo algo exclusivo apenas para os funcionários do mercado) já poderia ser motivo para denunciar a empresa, só que igual comentei com o pessoal, aquilo era só conversa para assustar, eles não seriam burros de ir com isso para frente e foi oque aconteceu, então para evitar contratempo preferi nem denunciar nem nada do tipo.
Isso
Sabe o que é pior? Tem gente que aceita de sujeitar a isso e ainda fiscaliza os outros funcionários pros chefes
@@marimar91onde eu trabalho acontece isso. Temos 1 hora cada, mas uma nova funcionaria fazia 1 e meia. Entregaram ela kkkk justo é justo. Se vale pra um tem que valer pra todo mundo. Mas quando tem uma força maior na causa da saida ninguem vai implicar
@@comentariosreviewmesmo ele fazendo barulho, é assédio moral.
Cárcere privado, ele pode sair a hora que quiser, mesmo que estivesse no horário de expediente e a empresa desconta o tempo de ausência.
sim, pois existir um equipamento que registrar entrada e saída. Máximo que poder fazer solicitar registrar a saída do funcionário. Se foi uma saída indevida, descontar do salário ou qualquer medida permita em lei. Pois não pode obrigar uma pessoa ficar dentro da empresa.
sim, o empregador adora, pq pode demitir por justa causa, o que sai bem mais barato
@@orthojac não da justa causa.
Mesmo se sair em horário de trabalho sem avisar. Pode rolar advertência, suspensão, mas justa causa logo de cara não.
Isso aí pode ser caracterizado como cárcere. Ele deve receber uma indenização bem gorda.
Trabalho que tu não pode sair tem nome, escravidão! E foi abolida já tem mais de cem anos.
Ainda bem que a vitima gravou, isso é uma prova irrefutável
So faltou chamar a pm pra prender em flagrante
O único lugar que você não pode sair por conta própria é na cadeia.
É ¯\_(ツ)_/¯, você tem razão.
😂😂😂
Na teoria ne kk
Depende de quem esta preso e quais seus contatos aqui fora...
Sabe de nada, inocente. Pais de quem faz o L, só quem fica preso é velha de bíblia na mão achando que general melancia salva ela.
Pra resolver aquele momento era só chamar a polícia e fazer um B.O, ainda que perdesse o almoço. Posteriormente sim, processaria a empresa e esse funcionário por danos morais e assédio.
assédio?
@@Just-An-Average-Guy sim, essa atitude também entra na área de assédio, pois assédio no trabalho não é só de cunho sexual.
@@digocavallari certo mas, em que ponto houve assédio?
@@Just-An-Average-Guy no meu entender, houve assédio no momento que exigiram insistentemente que ele fosse falar com o RH para pedir autorização para usufruir de um direito dele.
não consigo ver isso como assédio por nenhum lado, os direitos dele foram sim violados, mas é mais como uma espécie de cárcere
E o fato de impedir a saída não caracteriza cárcere privado?
Eu processaria na esfera cível, na trabalhista e na criminal.
Não acho absurdo para quem se sujeita a trabalho escravo, também conhecido como CLT.
Não vê o capataz da portaria? Ele falou a mesma coisa que soldados n@zist@s falaram depois da guerra. “Só estava cumprindo ordens”.
Esse é o criminoso mais comum que existe, pois se exime da culpa pelas barbaridades que comete.
@@PeX218 PJ é melhor?
@@gustavomiller153 Só no papel, se os cara consideram CLT trabalho escravo eu nem imagino que vão dizer sobre como de fato um PJ é tratado pelas empresas...
@@PeX218 O experimento milgram fala muito sobre isso, as pessoas fugindo o seus princípios ou humanidade se submetendo a cometer atitudes desumanas por que alguma autoridade deu a tal ordem.
O cara da portaria não tem nada com isso, ele falou para o cara ir falar com a pessoa responsável. Imagina o coitado libera para ele sair e depois é atropelado e morto, alguém sabe como acaba essa novela?
A lei não é clara quanto a fazer o descanso dentro ou fora da empresa.
Eu vejo de outra forma, o funcionário pode sair quando quiser e inclusive sair no meio do trabalho e nunca mais voltar. Impedir alguém de sair do lugar que está sem um motivo razoável é crime, horário de trabalho não é motivo razoável dentro ou fora do horário de almoço. O que a empresa pode fazer é descontar as horas ou demitir a pessoa.
Exatamente. Jamais impedir alguém de sair de onde quer que seja.
Mais um pobre de direita que pensa ser parte da elite.😂
exatamente e inclusive está na CLT, "Abandono de trabalho" é justa causa..
E dependendo das circunstancias nem demitir pode
@@gepetovovo2509 abandono de trabalho é só quando vc falta 30 dias consecutivos sem justificativa meu amigo. Já trabalhei em RH quando mais novo, vc ser mandado embora por justa causa é uma das coisas mais difíceis e improváveis que tem, muita gente tem medo , mas são realmente em casos absurdos.
Pior que o cara tem razão, alem de descumprir uma lei trabalhista está fazendo cárcere privado tbm, que nesse caso não é nem trabalhista e sim criminal e aí é outro artigo que o dr esqueceu de falar
É cada burrice que as vezes impressiona. O cara é doido de proibir o cara de sair à força? Eu sou militar e nem no militarismo isso existe. O cara quer sair, vai, depois se explica pro encarregado. É cada uma.....
Quando eu era militar, fazia faculdade, eu apenas comunicava meu superior hierárquico quando eu tinha prova e já era. Apenas tinha que voltar imediatamente pro quartel após o fim da prova.
Necessário se faz o registro da ausência para evitar envolvimento da empresa no que acontecer enquanto ele estiver fora, isso é imperioso. Se cumprir não pode proibir ninguém de sair. Claro que a questões legais a se considerar.
@@maiorbaianosemmedo1240 Sim. Perfeito. Precisa ser registrado.
Sendo horário da janta, não tinha que explicar nada. Satisfação zero!
Aí o cara é demitido por descumprir ordens. Esse cara do portão não tem culpa. Ele apenas cumpre ordens
Mesmo no horário de serviço,se querer sair pode,se vai perder o serviço por sair na hora de trabalho é outra coisa,mas ninguém pode lhe trancar em lugar nenhum
Concordo, mas ele tinha que resolver com a pessoa responsável e não com o porteiro. O cara não tem peito para ir no RH e mete o loco com um pobre coitado que depende do emprego.
@@humbertobarros8994 ,mano,os soldados de Hitler também diziam que só estavam cumprindo ordens,policiais só cumprem ordens,membros de facções só cumprem ordens,quando uma guerra com milhares de mortos acontece,são apenas pessoas "boas" cumprindo ordens,a merda no mundo só acontece por que pessoas cumprem ordens sem questionar sobre certo ou errado,e a indole se perde,o ser humano não é tão burro assim pra não saber distinguir as coisas e só seguir ordens,é a mesma história,se alguém te mandar pular do penhasco,vc pula?Não,porque sabe que vai dar merda,que tá errado,mas fazer os outros pular do penhasco já é fácil,pois é com os outros,e não com vc,o ser humano diz ser tão inteligente,mas age na ironia pura,só maldade...
@@willianadams784 O problema do caso dos militares e Policia Militar (mais especificamente) é que vc não tem os mesmos direitos trabalhistas que os outros, essas infrações não são constatadas como "apenas infrações" mas sim CRIME, E VC VAI SER PUNIDO COMO TAL No caso da Alemanha vc era considerado como um traidor da nação e EXECUTADO.
O Policial Militar, diferente do Policial Civil que apesar de ambos serem concursados, o fato do PM ser considerado um emprego militar diferentemente do civil, se vc fazer merda vc VAI PRESO, e um exemplo facil que dou é que o Policial Civil tem direito a reivindicar melhorias trabalhistas através de manifestações como greves... o PM NÃO POIS É CRIME QUALQUER MILITAR TENTAR FAZER GREVE, ai vc junta isso com salários ruins e criminalidade vc tem o surgimento das milícias.
E adv tonto no vídeo foca só na lei trabalhista kkkk esquece de comentar o básico art 1 da constituição
@@humbertobarros8994 mas acredito que nem seja o ponto de não ter peito para ir no RH, ele disse horário de janta, o que implica que era no período noturno, raramente o rh funciona nesse horário
Deveria ter ligado para polícia na mesma hora. A questão do horário de descanso é irrelevante.
E aí, quando o supervisor tirânico souber da ligação para a polícia, vai imediatamente liberar a saída desse trabalhador mas então terá acabado a sua hora de descanso, configurando a falta com o respectivo desconto kkkkkkk
Caberia aí uma rescisão indireta. Isso aí é o ápice do assédio moral.
@@brunocesarxavier9748 concordo. Aliás, ele foi bem esperto de filmar a conversa. Mas, convenhamos, isso já foi feito com o intuito de pegar uma grana 😂😂😂😂
Absurdo! No país q soltam bandido querem prender o trabalhador!
@@raphaelmidon5592 Que comentário merda cara. Tais reclamando com quem?
O trabalho que tem que trabalhar para pagar os impostos que sustentam os la dr oes
Nada a ver este comentário. Mesmo porque quem solta os bandidos (órgão público) não é quem está retendo o trabalhador (empresa privada).
Tá reclamando errado.
@@pradoledlightning Exato. É o tipo da pessoas que reclama por reclamar hahahah
@@pradoledlightningo comentário dele está certíssimo, prova disso temos um ex puxador de cadeia na presidência.
Ja aconteceu cmg algo parecido, tinha faltado um funcionário e outro estava de folga, as obrigações deles não foram cumpridas por conta disso, cada funcionário tinha uma função específica. O superior que não fez nada o dia inteiro além de ficar sentado vendo celular quis me impedir de ir embora pra casa, queria me obrigar a fazer uma função que não era minha depois do meu horário, falou que se eu quisesse sair teria que quebrar a porta de vidro. Nessa hora eu pedi a chave pro outro funcionário que também tinha, falei pra ele que se alguém perguntasse podia falar que eu tomei a força e sai da loja, na mesma hora mandei msg pro gerente que estava de folga. Por gostar até do emprego e o gerente ter resolvido esse problema preferi não levar adiante na justiça
se tivesse gravado esse papo de quebrar a porta... era processo até individual na esfera criminal contra a pessoa kkkk
O kra foi paciente. Eu teria chamado a polícia e denunciado sequestro.
Até que enfim alguém percebeu que isso é sequestro e não cárcere privado. 👏👏👏👏
Na minha concepção, o fato de estar ou não estar em horário de descanso ou almoço nem vem ao caso, é totalmente secundário e irrelevante. O funcionário estava tentando sair da empresa, algo que é impensável impedir seja por que motivo seja. E se o funcionário estiver de fato precisando sair por causa de algo grave?
Bizarro isso que acabei de ver. O funcionário da "segurança" talvez esteja fazendo algo por conta própria, agindo por desconhecimento, afetado pela síndrome do pequeno poder, mas que alguém tem que responder, isso tem.
O intervalo não é computado como jornada, entao ele não é obrigado a estar na empresa. Portanto é crime de cárcere privado.
Ainda que fosse eu horário de expediente... não existe isso de "pegar autorização no RH pra sair".
O certo é o porteiro identificar o funcionário, anotar o horário de saída do trabalhador e informar ao RH, que aí sim, se verificar que saiu irregular, realizar o desconto no salário e/ou dar advertência.
Em hipótese alguma você pode impedir a saída de alguém. Isso é crime previsto no art. 148 do CP.
Penso da mesma forma, juiz vendo esse vídeo, vai tirar até a pele da empresa.
Sequestro
Na hora do almoço o funcionário é livre para fazer o que quiser.
Nenhum funcionario pode te impedir de SAIR em qualquer momento. É carcere privado e o cara da portaria deve ser PRESO
Infelizmente é um pobre trabalhador obedecendo ordens que vem de cima.
@@rosaleite8496 se mandarem ele comer cocô sera que comeria? Esse papo não cola. Ordens podem ser questionadas.
@@rosaleite8496 é triste mesmo mas sinceramente se eu tivesse numa situção dessas nao ligaria p quem ta embaixo cmg nao, sinto muito mas o meu vem primeiro, se o pouco que a gente tem ja querem tirar nao tem muito tempo pra se importar kkkkkk, oxe nao fui eu quem botou o porteiro ali
@@biancaliriel7187 Isso prova que você é egoísta e carece de caráter
@@rosaleite8496 você diria o mesmo sobre os soldados alemães que serviram Hitler de 1940-1945? Não né porra, se você tá sendo cúmplice de um crime, mesmo que por ignorância, ainda sim você deve ser julgado e condenado.
Primeira coisa que eu faria é chamar a polícia. Depois uma ação trabalhista. Nunca mais eles iam fazer isso. Mas a triste realidade é que a maioria dos brasileiros não pode fazer isso porque depende demais da empresa pra por alimento na mesa.
mas ele ir na justiça talvez possa ganhar alguma coisa porcausa disso pelo menos.
@@tPlayerioT ahh e depois não trabalha em lugar nenhum mais, infelizmente é a realidade.
@@gepetovovo2509bullshit. Com a grana ele investe em si monta sua empresinha. Vai faturar pouco no início, mas logo vê que ser autônomo é melhor do que lidar com esses senhores de engenho e seus capatazes.
@@gepetovovo2509 dizem que isso é mentira falada e propagada para que não processemos as empresas
@@gepetovovo2509Trabalha. A empresa só não contrata se ver que o funcionário processou por sacanagem. Agora tendo motivos sérios, não tem problema.
Isso é gravíssimo....pq além das questão trabalhista tem tbm a criminal....
Eu saia de um jeito ou de outro, tem que ser maluco pra aceitar ser tratado igual escravo por dinheiro
Infesliemente a maioria aceita .
Ficaram surpresos com isso? Então vou contar essa: Trabalhei de 98 a 00, na maior rede de supermercados aqui no Rio, nas SEND.. hoje depois de tantos processos ela tem outro nome, naquela época celular era raro. Tinha sempre balanço na empresa, mas no ultimo domingo do mês era o balanço geral e nesse quase todo mundo, menos o pessoal do ADM e a gerencia, era obrigado a ficar e participar o balanço, contar os produtos de todos os setores e ficavamos presos lá, dois seguranças ficavam no portão e não deixavam ninguém sair sem autorização do gerente, enquanto n̈ acaba se o balanço, que demorava horas, a gente chegava 6h e saia de lá umas 22h, o domingo todo lá. Soube que acabou anos depois, quando alguém conseguiu um cel e ligou pra policia, ai foram lá e mandaram liberar todos os funcionarios.
oxe isso nao existe nao, quem saisse que depois ia ter justa causa, ninguem era criança ne p proibir ir e vir, nesse caso nem teria justa causa, por conta que nao tinha intervalo ne
Existia sim. Inclusive uma vez o supervisor da mercearia era um cara alto e forte, quase saiu na porrada com o segurança, porque ele disse que foi liberado, mas o segurança não foi informado, não deixou ele sair mesmo ele falando que não era criança, que o gerente liberou. O segurança não quiz abrir, só depois que chamaram o gerente, pq a porrada ia comer. È dificil de acreditar, mais é verdade.
TEM QUE PASSAR PARA O SETOR DO RH NÃO ,E SIM O SETOR JURÍDICO DA EMPRESA.
E SE NÃO CHAMAVA A POLÍCIA 😅😅😅😅😅
aaaaaaaaaaa eu nao sou de barraco mas so de imaginar é de ferver o sangue, chamaria policia com certeza, ai que ia ser lindo
Não pode segurar o funcionário horário nenhum, se ele precisar sair pode a hora que precisar. Isso é prisão no trabalho.
Se é comigo eu CHAMAVA A POLÍCIA e abria queixa-crime desse segurança e da empresa por CÁRCERE PRIVADO. Como que uma empresa contrata segurança pra fazer isso?
Eu trabalhei em um grande banco, que me sacaneou muito durante as incríveis 3 semanas que trabalhei lá, nunca sofri tanto quanto nesse período, no meu ultimo dia lá era meu dia de home office, e meu gestor me ligou umas 10h da manhã pedindo para ir presencial para falar comigo, e eu fui sem questionar, durante o dia todo ele não apareceu, era uma sexta feira, quando deu 17h, uma hora antes de sair, ele postou um story saindo pra comer, eu levantei fui pra casa e nunca mais voltei. Sabendo oque eu passei lá, sei que foi proposital, e tem gente podre assim no mercado, com 23 anos e 5 anos de carreira eu posso dizer que tive o prazer de levantar do meu posto, sair e nunca mais voltar, esse é um direito que todo trabalhador tem.
Ninguém deve cumprir uma ordem manifestamente ilegal! O funcionário da portaria responde também, no meu entender, por cárcere e privado. Ele não teve o tempo de se alimentar/descansar negado, mas sim foi obrigado a permanecer em um local determinado, tendo seu direito de ir e vir restringido. O correto a se fazer era chamar a polícia.
Eu trabalhei numa empresa que tinha duas 2 hrs de almoço, nesse tempo aí, eu ai até para praia!😂😂pq fica perto.
E a questão do cárcere privado? O segurança claramente estava usando de ameaça de uso de força para impedir a saída do trabalhador. O problema desses jagunços mal informados e covardes é que descarregam sua frustração em alguém mais fraco ou que não tenha meios para se defender. São tão canalhas quanto o patrão que lhes dá ordens ilegais.
Na epoca da escravidão, tinha a figura do capitão do mato, um escravo que fazia o trabalho sujo do patrão em troca de mais regalias...era o mais odiado pelos companheiros
É sequestro
O trabalhador pode sair a hora que quiser, seja no intervalo ou não. Claro que se for no horário de trabalho vai haver consequências, mas ainda assim ele não pode ser impedido de sair do local
O que muito gestor não entende é que todo trabalho é voluntário (exceto os análogos à escravidão, claro).
O colaborador só está na empresa porque quer, e só vai permanecer enquanto quiser, é um trabalho voluntário remunerado.
Logo, se o trabalhador quiser sair da empresa a qualquer momento ele não pode ser impedido. Vai apenas arcar com as consequências deste ato posteriormente, se ele deixou a empresa num momento indevido.
Não é voluntário, pois existe uma relação de trabalho regulamentada pela Constituição Federal, pela CLT e por leis esparsas. Entenda, não estou de forma alguma defendendo a empresa, está, literalmente se fufu. Trabalhador esperto é outro nível!
Onde trabalho, não eh proibido sair, apenas pede para bater o ponto da saída da refeição e do retorno,
Pois se acontecer qualquer coisa com o funcionário fora das dependência da empresa, a empresa não se responsabiliza.
Sim, esse é o certo.
Saindo ou não da empresa bater o ponto no horário da refeição é obrigatório para registrar que esse direito foi prestado pela empresa.
Apenas os intervalos facultativos, aqueles de 5 a 15 minutos que a empresa libera para um lanchinho, não necessita do registro no ponto eletrônico.
Em casos como esse o funcionário deveria acionar imediatamente a polícia e registrar a ocorrência. A liberdade de ir e vir é assegurada constitucionalicimamente, nenhuma empresa está acima da constituição, apenas o Sr Moraes acha que se encontra nessa situação.
Esse deveria ser o padrão kkkkkk
@@icaropinheiro9064 é errado, a lei garante que o funcionario é reapaldado em seu trajeto de ida e volta
@@rafaeltn1147 A reforma trabalhista mudou isso, infelizmente.
Eu aqui pensando o que se passa na cabeça de algumas pessoas. Totalmente desproporcional e ilegal essa situação. Mesmo que não fosse nessa situação, se o funcionário quiser sair no meio do expediente a qualquer momento ninguém pode impedir, ainda que tenham consequências sob a ótica das políticas da empresa ninguém pode impedir.
Po não impediram nada só pediram autorização porque e as regras ,não quer regras vá trabalhar por conta kk
@@MarcosMCAHorário de almoço não precisa pedir autorização nenhuma, as regras da empresa não estão acima da lei, se não quer obedecer a lei não abra empresa.
Não vem ao caso se é horário de intervalo ou não. Impedir a saída vai contra o direito de ir e vir previsto na constituição e caracteriza cárcere privado. Se a saída vai contra a CLT o profissional vai ser penalizado de acordo, seja com desconto, advertência ou até demissão. Porém impedir sua saída a força não é opção.
Se tiver no contrato que a saída precisa ser controlada ele deve cumprir a comunicação formal. Uso em casos de risco ao patrimônio. Nestes casos, não é proibido sair, mas deve ser comunicada o tipo de saída para a segurança patrimonial.
Se fosse comigo eu sairia e ainda levava o porteiro junto pra pagar a conta do almoço, kkkkkk
Eu acho que o caso vai além disso tudo, nenhuma pessoa pode ser impedida de sair do seu local de trabalho, seja por qual motivo for. Porém tem penalidades em determinados casos. Eu sou meio leigo, mas acho que tem crime de cárcere privado.
Mas ca entre nós 1h n da pra nada além de ir pro refeitório se servir, sentar, fazer sua refeição, beber 1 copo de água no bebedouro. Ir ao banheiro escovar os dentes e se arrumar rapidinho, guardar suas coisas de higiene no armário e te sobra no máximo 8 a 10m isso qd tu fez tudo rápido.
O autor do vídeo não explanou se configurou cárcere privado, e se sim quais as consequências, creio que essa ilegalidade é a mais grave. Também não falou sobre o direito de ir e vir livremente, conforme a Constituição.
Putzzz o pior é ter que aguentar e discutir com um porteiro desses que desconhece a lei e não teve a capacidade de questionar as ordens do RH.
Me parece haver até mesmo um certo "cerceamento de liberdade" do ir e vir. Podendo extrapolar para uma indenização maior, um enquadramento bem mais grave.
Não interessando qualquer motivo que venha a ser alegado pela empresa.
Há até uma certa atitude que pende e digo, muito ao criminal.😮
Nunca vi um absurdo desses. Já vi empresa reter documentos na portaria. (Ilegal), (alguns condomínios utilizam ainda essa pratica). Mas, proibir a saída de uma pessoa, um funcionário!?
Isso é incapacidade absoluta de quem deu a ordem.
eu tenho um sentimento forte de empatia por qualquer trabalhador que ta ali ralando, se é uber as vezes deixo gorjeta, se é alguem vendendo algo evito pedir desconto ou ficar aperriando pra eu levar a melhor, mas nesses casos de direitos basicos me revolta muito, cresci na casa dos outros, filha de empregada doméstica e desde cedo infelimente conheci o que é injustiça, isso me dói tanto que acho que eu nao pensaria duas vezes em ignorar a situação do porteiro, ainda mais se fosse emergencia, algum ente querido precisando de min, triste a situação do porteiro mas nao seria eu quem deu as ordens
Acredito q o funcionário q impediu ele sair deve estar desinformado! A empresa não deve obrigar na minha opiniao
o cara tá cumprindo ordem, a responsabilidade é de quem emitiu a ordem
Que patrão é esse que coitadinho não sabe de sua Empresa?😂😂😂😂
@@goissilvase bater a polícia ou o ministério público, quem vai responder é o "seguidor de ordem", já que o emissor da ordem vai negar a emissão da mesma...
@@RicardoCampos-bh4ilk isso é VC quem diz
@@goissilva Você vive no mundo da lua, só pode. Quem comete crime sob ordem de alguém paga a pena igual, o que pode acontecer é o juiz ter pena e ser leniente, mas a Lei permite uma penalização bonita.
Agora imagina toda essa história acontecendo c o sotaque arquetipico de Minas e tente levar sem rir😜
Já passei por isso em um hospital no ano de 2013, trabalhava de 7:00 as 19:00, e tinha meu horario de almoço, só que sempre tinha uma reclamação. Da primeira vez que me reclamaram, minha "supervisora" disse que não era pra eu almoçar em casa era pra almoçar lá. Então passei a almoçar lá e ia no shopping perto pra resolver algo ou descansar. Da segunda vez, ela disse que não era pra eu sair do hospital, então almoçava e ia descansar em algum lugar reservado. Da terceira vez disse que era pra eu almoçar e voltar para o serviço. Ai dessa vez fui no Rh chamar atenção.
Quando do nada essa tal supervisora aparece em minha casa pois conhecia minha mãe, começou a fazer drama e "chorando" disse que eu ia ser desligado por estar querendo ser mais que ela, ai dias depois fui desligado.
O engraçado é que se eu quisesse ser mais que ela teria levado essa informação para a administradora geral e deixava a cargo dela, mas não foi preciso. Soube que ela tomou suspensão adimistrativa, mas ainda trabalha lá. Ela ainda aparece em minha casa pra ver minha mãe, nem eu olho na cara dela, nem ela olha na minha cara. Nem que ela peça desculpas de joelhos eu aceito.
Isso é um absurdo tão grande que chega a ser inacreditável 😢
As ordens do meu chefe tá acima da lei CLT 😂😂😂😂....e o cara é CLT 😅.... Sindicato no outro dia barrando tudo ....😂
ai ele desobedece e vai demitido, joinha
Sindicato só está preocupado em receber dinheiro do trabalhador, são um bando de parasitas
@@goissilva Então pra não ser demitido é justificável cometer um crime? Se o patrão mandar, pode até m@tar, é isso? Porque a lógica do seu comentário é essa
@@erickcorreia2647 tá bom, vai lá ser porteiro então. Parece que nasceu ontem
@@goissilva se um porteiro faz isso comigo no mínimo iríamos nós dois tomar justa causa, porque tenha certeza que ele vai tomar uma porrada. Não existe isso de impedir uma pessoa de sair de um lugar. Isso é CRIME. Mesmo que ele estivesse cumprindo horário de trabalho, o porteiro não poderia em hipótese nenhuma impedir o funcionário de sair e ponto final.
O funcionário antigo explicando o cargo ao novo funcionário "Minha vida aqui é uma desgraça, é problema o tempo todo, não posso sair pra comer um pastel, tomar um caldo de cana...."
😂😂😂😂😂😂
Só faltou falar que a situação extrapola a legislação trabalhista, trata-se de crime de cárcere privado.
E esqueceu o mais importante: o cárcere privado
o problema das leis e das empresas que o funcionaria fica refém, porque ou ele fica quieto e se mantem no emprego, ou faz valer seus direitos e é demitido na primeira oportunidade.
sou prova viva disso, no meu antigo trabalho vivia reclamando que eles estava indo contra vários artigos da CLT, fazendo varias coisas errados, principalmente fazer com que o funcionário atendesse cliente na sua hora de almoço, e entre outras coisas.
Caramba, só faltou estipular uma fiança pro cidadão ali
E mesmo se ele estiver todo errado. Ele pode sair e as horas podem ser descontadas, ou ele até levar advertência ou o que for. Não é razoável que você fiquei impossibilitade de sair seja lá por qual motivo. Ngm é escravo.
Em quanto o povo não percebe que ele é o verdadeiro motor que faz toda a engrenagem girar, esses absurdos vam continuar acontecendo.
Tem empresas que fazem isso, justamente pq se o funcionário, durante esse período de descanso, sofrer um acidente fora da empresa, a empresa se responasbiliza por isso.
Ótimo esclarecimento. Obrigado.
Funcionario nao tem wue sair da empresa. Funcionario tem é que ralar.
Na minha oficina nao tem dessas, se sair antes do horario é advertencia
Amostradinho, eu gosto é assim kkk no dia que alguém "te levar no pau" a indenização não será de 300... se ele tiver prova das suas ações vc vai tomar: cárcere privado, trabalho análogo à escravidão, assédio moral... se ele comprovar horas extra vc terá que pagar tudo isso em indenização.... se for uma oficina que demande o pagamento de insalubridade ou periculosidade vc terá que pagar....no final sua empresa pode acabar fechada e vc em cana dependendo do caso...
Se o funcionário é honesto: deixe ele sair pra resolver as coisas (horário curtos e não pode ser direto tbm pq já é sacanagem)... se o funcionário for safado: demita ele é pague tudo que ele tem direito e pronto... é mais lucro pagar numa rescisão que vai te livrar de um mal funcionário que levar processo.
Horário de almoço não é horário de trabalho! Se vc contratou para 40h semanais... deixe seus funcionários sem fazer o "kilo" pra vc ver no tamanho do problema que vc está entrando...
Tive uma diretora que me repreendeu verbalmente por eu ter ido ao mercado no meu horário vago. Era aula vaga, janela. Sou professor. Eu tinha o tempo de três aulas livres, e tinha saído pra comprar coisas pra usar na sala dos professores. Mas ela me disse que eu só podia sair com autorização dela porque estava em horário de trabalho, mesmo sendo sem aula.
Esse vídeo me fez refletir que os estudantes são mantidos em cárcere privado nas escolas, pois eles não podem simplesmente saírem dali quando querem, o que é diferente se fosse numa Universidade, já que lá tu nem pede professor para beber água ou ir ao banheiro. Já pensaram nisso?
Olha a analise do caso se fosse sobre não ter intervalo esta excelente, agora... o caso aqui é criminal pois está mantendo o trabalhador, como ele mesmo disse, em cárcere privado pois ele, como todo cidadão deste país, tem direito de ir e vir, se ele fizer isso durante o horário de trabalho vai haver consequências pra ele mas ele não deveria ser impedido de sair a hora que ele quiser... gostaria de saber quais crimes responderiam a empresa e o funcionário que está impedindo ele de sair.
Assédio moral, cárcere privado, danos morais, injuria e por ai vai.
É sequestro
Isso deveria dar cadeia aos patrões, e não remuneração por isso!
E outra, ainda tem a lei que diz que manter o ambiente fechado infringe no direito de ir e vir e também atenta contra a integridade dos funcionários.
minha esposa trabalha no Atacadão (mercado). Lá eles sevem comida para os funcionários. E esses funcionários não podem levar comida por causa disso. Sendo que as vezes o almoço que eles servem é cachorro quente.
Isso sem contar que as vezes a salsicha ou carne vem tudo estragadas
Tem que processar a empresa, e o trouxa que impediu o cara de sair.
E outra, independente do que está na lei, qualquer um pode sair a hora que quiser. Afinal, acho que ainda estamos em um país “livre”, né? E caso o horário que e pessoa saia não seja um horário estabelecido para descanso, ela que se justifique e/ou arque com as consequências.
Está certíssimo o cidadão que nao liberou p cara sair. Certíssimo. Se não q podia estar desempregado agora era ele. Quero ver esse cara fazer isso em toda empresa q vai. Não quer trabalhar isso sim. Deve ser do PT
Em que universo paralelo é correto infringir um dos artigos mais basilares da constituição?
Notem que a "multa" é irrisória dependendo do valor da sua jornada/hora, então caso isto esteja ocorrendo de forma frequente com vc, busque uma forma de armazenar essas ações como prova ao longo de pelo menos 1 mês, durante esse período procure outra vaga, e assim que conseguir, acione a recisão indireta.
Pelo que eu sei você pode sair desde que passe o cartão de ponto para sair e para retornar, caso acontece algum acidente nesta hora não é acidente de trabalho.
No horário de almoço não sei, mas no percurso de casa para o trabalho, caso aconteça algum acidente 1 hr antes de chegar ou 1 hr depois da saída. A empresa deverá acionar o CAT.
Caberia ao nosso amigo advogado fazer um vídeo falando mais sobre isso.
@@ThiarlesRock sim, aí é responsabilidade da empresa. Fora o itinerário não, almoço fora não é itinerário.
Realmente, tem empresa que trabalha nesse sistema. Trabalhei em lugares que não deixavam sair no intervalo da refeição. Além disso em uma delas,os funcionários tinham meia hora pra comer.
Uma vez um gerente quis me impedir junto com a veia coroca do RH... Pois eu peguei e falei "me manda embora então, tô saindo" kkkkkk meus gerentes de venda nunca iam me demitir, eu era a que mais vendia. Enfim, depois o próprio dono da empresa disse que não era pra proibir ninguém de sair na hora do almoço. Ridículo como alguns funcionários se acham mais dono da empresa do que o próprio dono ... Graças a Deus deixei de ser CLT.
Eu trabalhei em uma empresa que não permitia você sair com o uniforme, pois além de ser uma empresa alimentícia, qualquer coisa que acontecesse fora da empresa e você tivesse usando o uniforme, poderia manchar a imagem da empresa. Porém, você poderia sair livremente no seu horário de almoço com a sua roupa normal. O que faz todo o sentido pra mim.
AQUI TEM FIRMAS DE SEGURANÇA QUE ME DISSE, VAI TER DE LANCHAR E ALMOÇAR DENTRO DO SHOPPING , POIS A TERCERIZADA NÃO PERMITE VC SAIR! ATÉ USAR NA ÉPOCA O ORELHÃO ERA PROIBIDO NA HORA DE SERVIÇO, DETALHE?? O DONO DA FIRMA É DA POLICIA CIVIL E O SÓCIO TBM!
No caso não dá pra saber se ele foi realmente impedido, tendo em vista que não foi o RH que o impediu, o setor responsável
Faltou falar que também tem uma questão criminal prevista no CP. Art. 148 cárcere privado. Eu já estive no papel do vigilante e eu sabendo que era crime não queria nem saber no meu caso os superiores queriam obrigar os funcionários a ficarem trancados mais 1 hora aos sábado. Eu liberava pela porta lateral que não tinha lacre numérico e não queria nem saber. Agr alguns prints dessa época e discussões com a encarregada que eu tive por esse motivo então sendo usados no processo que eu movi contra a empresa
Se vcs acham absurdo uma empresa fazer isso, vejam meu caso: minha esposa grávida me ligou dizendo que estava passando mal e precisava ir pra maternidade. Fui comunicar à chefe que precisava sair e ela se negou a autorizar. E adivinhem onde eu trabalhava? MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DE SP. A chefe, era uma promotora de justiça.
Bom, eu fazia uma gravação sobre o ocorrido, viraria as costas pra tal promotora e iria no hospital, depois usaria a gravação para denunciar a promotora nos meios cabíveis e iria nos jornais. E vários jornais iriam adorar uma notícia dessa.
A única exceção que ela estaria certa, pelo âmbito que você disse aonde trabalhava, seria se precisasse você pra alguma emergência, por exemplo, a esposa de um policial ocorre o mesmo que você, só que na hora estão precisando desse policial por que está tendo um roubo em uma loja, se ele estivesse precisando de você pra, por exemplo, digitar um documento urgência, ela está certa.
A empresa em que eu estava fazia isso, o porteiro deixava sair, mas quando era a porteira sempre tinha confusão. Uma vez eu precisei sair e era porteira quem estava na turno, tive que esperar 15 minutos para pegar uma autorização com a moça do RH, eu precisei urgentemente no pronto atendimento, e a jumenta da recepção querendo conversar, peguei autorização, entreguei na mão da porteira estava do lado dela, ou seja não precisava de mim ali, novinha dançando sozinho e fui embora. Atualmente a empresa está falida pela má administração.
Uma dúvida que tenho e que aconteceu recentemente comigo, eu vou para o trabalho de moto, e tenho meu horário de almoço em casa, e em um belo dia estava chovendo o dia inteiro uma chuva forte, sedo inviável eu sair pra comer, e dentro da empresa não oferecem refeição, então fui até o RH perguntar se eu poderia ir direto e sair mais cedo, ou ir ate o horário normal e tirar a hora do almoço desse dia em folga em algum outro dia, me disseram que eu não podia e tals, ai eu argumentei que eles não podem me obrigar a isso, mas se por livre e espontânea vontade eu não poseria fazer isso porque pra mim tirar a folga e ficar preso na empresa não era vantajoso, pois além de não descansar eu ainda ficaria com fome, ai novamente me deram uma negativa, então esperei a chuva dar uma reduzida e fui pra casa mesmo na chuva, fiz meu almoço um pouco mais tarde e então voltei pra empresa quase no horário de ir embora de novo.... Pode me dizer se de forma alguma o que eu pedi podia acontecer? Ou se era só o RH que não queria me dar essa colher de chá?
Acho que houve uma briga de egos ali. O funcionário poderia ter ligado pro RH para pedir a autorização, e o segurança poderia ter liberado a saída e feito o registro em livro-ata.
Eu entendo o lado do segurança, estava cumprindo ordens. O funcionário tem todo o direito de sair, mas poderia ser mais complacente e ligado pro RH.
Um ex-chefe meu contava uma história de um cara que trabalhava com ele, que um dia saiu do trabalho (no meio do expediente), foi em casa, matou a esposa e voltou pro trabalho. Quando a polícia foi investigar, o cara usou o fato de não ter havido registro da passagem dele pela portaria do trabalho como álibi para sua inocência. Claro que acabou indo preso, mas foi difícil de conseguir provar que ele foi o assassino, fora os problemas que rolaram pra quem liberou a saída dele. Por isso entendo o lado do segurança.
Se é proibido sair no horario de janta, entao é hora trabalhada. Simples assim kkkk
Os caras doidos pra tomar processo kkkkkkkk. Mesmo que fosse proibido, vai impedir o cara de ir e vir? hahahahaha
E essa lei vale se estam te TRANCANDO dentro da empresa? Não é carcere privado isso? 148 do Artigo Penal? obviamente nenhum juiz iria interpetar assim, mas que corresponde, corresponde sim!
Boa noite … se for elaborado o B.0 e representar … sim
Passei por isso .
Todos os juízes irão interpretar como cárcere privado nesse caso, e também, não é só juiz, também pode denunciar pra polícia e ministério público.
É sequestro
Que doidera é essa? Nunca vi ter que pedir permissão a empresa para sair. Independentemente de ser horário de descanso ou não. Em todas as empresas em que trabalhei a saída era liberada pra qualquer um a qualquer momento. No entanto era monitorada e tinha ''borboleta''. Inclusive eu já levantei em horário de trabalho e simplesmente fui embora e nunca mais voltei e fui demitido por abandono de trabalho. Essa empresa deve ser investigada por trabalho análogo a escravidão ou algo do tipo.
Independentemente dele ter direito ou não pela lei trabalhista, ninguém pode impedir ele de sair, isso é cárcere privado. Que passar para advogado nada, eu chamaria a polícia.
É sequestro
Dr. explica também sobre a responsabilidade da empresa sobre a vida do funcionário em horário de expediente. Ex: ele sai pra rua em horário de almoço e é atr0p3lad0!
Para ser considerado acidente de trabalho, o acidente precisa ocorrer durante o exercício da atividade profissional (ex: chefe manda o funcionário comprar sulfite no mercado) ou em deslocamento entre a casa e o trabalho. Um passeio voluntário ou qualquer outra coisa, fora desse contexto não se enquadraria como acidente de trabalho. e a responsabilidade recai sobre o próprio indivíduo, especialmente em eventos fora do ambiente e horário de trabalho.
Ou seja, no seu exemplo, a responsabilidade é apenas do próprio individuo.
Negativo, a responsabilidade da empresa começa no percurso do funcionário até a empresa ou seja: 1 horas antes do expediente e até 1 horas depois do expediente, independente se ele estiver no exercício da função. Sou formada em Gestão de recursos humanos e pelo menos é isso que diz a CLT. 😉
@@regihnunes3226 Mesmo nessa situação que ilustrei?? Não me parece certa essa lei!
Na verdade, ele tem o direito de sair da empresa a hora que bem entender e no máximo seria punido com a demissão...
Agora a proibição de um homem adulto de qualquer local, sem sentença condenatória e não sendo uma prisão, o mesmo poderá ser entendido como sequestro... ou prisão ilegal.
Horário de almoço/janta não é relacionado em nada com a empresa e sim para descanso do funcionário onde ele pode fazer o que quiser, então ninguém e nem o papa pode impedir do funcionário sair da empresa durante o seu intervalo.
Tem que divulgar o nome dessa empresa aí. Isso é escravidão moderna.
Trabalhador CLT sofre viu... é cada absurdo que a gente ve no dia a dia, que só Deus... quanto menos instruido são os empregados, mais a empresa explora.
Não sei se válido mas nos contratos que assinei todos tinham cláusula de disponibilidade sob aviso (área da saúde), tinha o horário "tinha" mas me falaram que não era permitido se afastar do prédio pq a qualquer momentos os profissionais em descanso podem ser solicitados pra atendimento
Isso são dos sindicatos e conselhos de saúde, como o sindicato e conselho de medicina, enfermagem e afins dos profissionais de saúde estarem por perto no horário de descanso se caso alguma emergência ocorrer.
Que absurdo , independente se esta no horario de trabalho ou horario de descanso . imagina se alguém da familia dele ta passando mal e ele precisa sair urgente pra socorrer , serar barrado e mantido preso , que absurdo , coisas que acontece no Bostil que é ate dificil de acreditar , se isso acontecesse comigo pode ter certeza que seria meu ultimo dia nessa empresa e juntaria todas as provas pra ir pra justica , Já é uma merda ser CLT , trabalha muito , ganha pouco e ainda ser humilhado , E esse vigia clt f0d1d0 se achando um policial penitenciario kkkkkkk pobre quando tem um poder a mais sobe pra cabeça e se acha melhor que todo mundo, um vagabundo barrando a sainda dos outros , querer sair e não poder daria ate crise de claustrofobia , não aguentaria ficar dentro dessa empresa.
Ta. Mas em nenhum dos artigos diz nada sobre local exato do descanso, e se a empresa oferece o local de janta e de descanso e tá no contrato dela a permanência por motivo de segurança ?
Nao vi em nenhuma parte da lei que o descanso pode ou nao ser fora da empresa.
O artigo so menciona o tempo.
É claro que ninguem pode ser mantido preso, pois fere o direito de ir e vir, mas estando sobre contrato responde por isso depois, seja com demissão ou com desconto na folha.
Outro ponto, se ocorre um acidente com o funcionario nesse periodo de descanso ele estando fora da empresa rla sera responsabilizada, correto?
Brasileiro tem mania de exigir varios direitos e nenhum dever, por isso aqui é quase um inferno para empreender, so quem nao tem escolha ou deixando caro para compensar...
Ja vi isso em algum lugar jbs,sadia, vc entra na empresa tem a folga mas para sair do patio no intervalo so batendo o ponto e voltar outro dia.
É obrigatório a autorização da empresa para sair do trabalho em horário de expediente. Seria uma bagunça se os funcionários pudessem sair quando desejassem.
Planeta Terra chamado, por favor, saia do mundo da Lua. 😂😂😂😂
Bom dia Dr. Ali não fica explícito como esse horário deve ser cumprido (dentro ou fora da empresa), sei que tens outro parágrafo de responsabilidade sobre o empregado, onde a empresa arca como o que acontecer com a pessoa enquanto cumpri a jornada (desse a hora que sai de casa pega o ônibus e retorna pra casa). Então tem que levar em conta todo o contexto e se existe algum adendo no contrato com a empresa sobre essa regra específica.
Exatamente, o autor do vídeo 'viajou' nessa explanação.
Tá loco? Ninguem pode impedir ninguem de sair de um local. Isso é gravissimo.
Só faltou acrescentar que o trabalhador também estava correto sobre o cárcere privado, impedir a saída de alguém de algum estabelecimento, ou qualquer outra área mantendo-o fechado ou isolado em uma residência, loja, ou qualquer coisa que seja é sim considerado cárcere privado pois o cara tá impedindo ele sair do local e a empresa vai ter que responder por esse cara (funcionário) ou seja, olha a bosta que esse outro CLT (Funcionário) arrumou pra empresa, ainda mais se ele de fato recebeu ordens pra isso, agora se a empresa alegar que não deu ordem pra ele fazer isso, tanto ele quanto a empresa e o RH vai tudo pra bost**
Sem esquentar a cabeça com esse caboclo, é acionar uma guarnição da Polícia Militar para liberar a passagem.
Já vi coisa pior, comecei a trabalhar numa tecelagem em 1975 com 14 anos, trabalhava 12 horas com meia hora de almoço e pasmem, na hora da saída tinha fila de revista por segurança armada e os portões só abriam para sair quando a revista de todos terminava era difícil ver que os maís velhos de casa já estavam acostumados como gado, durante o tempo que fiquei lá fiz um curso de contabilidade e quando fui dispensado do exército (18 anos ) pedi as contas e sai fugido dela, muito embora que este período de 4 anos me ajudou na contagem de tempo de aposentadoria, e por que fiquei lá? Bom nas outras empresas não era diferente, exceto as multinacionais, muito difícil ter vaga e porque precisava ajudar em casa.🙏
Você fala que os outros são gado, então você também foi gado. As suas necessidades não eram diferentes dos outros.
@@humbertobarros8994 Claro que me sentia como gado, por isso não me conformei e sai na primeira oportunidade.
Isso é de acordo com a Lei trabalhista. Mas o que aconteceu ali é além disso. Eu não entendo muito de Lei. Mas Acredito que é Cárcere Privado ou até Crime análogo a Escravidão
Mas em caso de uma empresa de segurança, que lida com dinheiro? Eles podem impedir que o funcionário saía sem um devido procedimento?
Faltou falar sobre o cárcere privado, que deve ser tbm, já que durante 1 hora ele é obrigado a ficar preso no local, tem que processar a empresa e esse funcionário aí que impediu a passagem dele.
Se for ver essa punição é bem inútil, pagar 50% da hora em cima do tempo suprimido de descanso, se o cara ganha 10 pila a hora dá 15 reais de indenização
Se for ver é mais barato doq pagar hora extra até
Dr e se a empresa impede o funcionário de sair dr suas instalações, bloqueando sua saída, imagina uma situação em que o funcionário tem uma emergência pessoal e tem que sair correndo, ele nem via pedir permissão l, vai querer sair correndo para salvar alguém. Ou ele decide ir embora por ter acontecido algo na empresa que o tenha deixado muito nervoso ou chateado, podendo ser um desentendimento com outra pessoal, ou mesmo se ele sofrer algum assédio por parte de superior. A empresa pode impedir ele de simplesmente ir embora? Sendo que ela tem medidas legais que pode usar nesses casos.