HOGWARTS LEGACY E A TRANSFOBIA DE J.K. ROWLING

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 дек 2024

Комментарии •

  • @Alippio
    @Alippio Год назад +123

    Boicotar o game para atingir a J.K Rowling penso que é como tentar acabar com a crise climática abraçando uma árvore.

    • @williams5308
      @williams5308 Год назад +14

      o dinheiro de quem compra o jogo é usado para apoiar o lobby contra leis que garantem dignidade a pessoas trans. E ela financia com recursos que recebe da franquia.

    • @corujita1591
      @corujita1591 Год назад +4

      Concordo, é preciso pensar em meios mais eficientes pra ferrar a J. K. Rowling

    • @williams5308
      @williams5308 Год назад +4

      @@corujita1591 tem que mudar a lei de copyright. Em 1710 a lei dizia que um autor era detentor da obra por 14 anos. Hoje é 70 anos após o autor da obra morrer. É toda uma indústria que se beneficia dessas leis de direitos autorais, que começaram a ter seu tempo expandido por conta do lobby da disney. E tem também a famosa locadora mundial de computadores, se é que me entendes.

    • @herrisouza
      @herrisouza Год назад +3

      ​@@williams5308 isso só funciona no EUA na Inglaterra os direito autoral São sempre do criador

    • @marciacastro2167
      @marciacastro2167 Год назад +6

      Tbm não acredito em boicote,acho ineficaz, porque a grande maioria que consome gamer não está nem aí para essas causas,a maior parte das pessoas que a criticam ja consumiram os livros e filmes,ou seja é inútil. Em relação a obra em si,acho impossível não se decepcionar em algum momento com o criador de uma obra,acho que o melhor é a crítica e o debate,examinar as coisas e não idolatrar as pessoas,até porque em algum momento as pessoas irão mostrar sua face,o ser humano é brilho e sombra. Essa discussão é antiga,e até agora estamos na mesma ou cancelamento total ou apoio total e não avançamos muito,mas estamos debatendo e isso é mais válido até agora.

  • @LeoMoscardini
    @LeoMoscardini Год назад +59

    Nunca vi a JK Rowling dizendo que alguma mulheres não devem mais ter o direito de votar. Qual a fonte do Anderson? Caso tenha fonte, gostaria de saber qual é. Se não tiver, mais cuidado com ataques gratuitos e sem fundamentação.

    • @EdvaldoBrito_n
      @EdvaldoBrito_n Год назад +2

      Isso tem acontecido cada vez mais aqui no meteoro. "não importa o que eu acho" Será mesmo?

    • @wilsonsantos8363
      @wilsonsantos8363 Год назад

      Do nd esses lacradores transformara a JK em uma conservadora sendo q ela é uma feminista

    • @moscanaveia
      @moscanaveia Год назад +9

      @@wilsonsantos8363 Se vc entende inglês bem, recomendo que assista o vídeo do Shaun sobre a série, só colocar Shaun Harry Potter. Vídeo longo, mas que faz uma análise bem profunda de como obra da autora nos informa sobre suas expectativas e ideologias políticas. Em resumo, se vc não conseguir acessar o conteúdo: ela não é nada revolucionária e, sim, pende mais ao conservadorismo (do ponto de vista cultural-comportamental) do que uma visão mais revolucionária sobre esses temas.
      Sobre acusações de transfobia, espero que você compreenda que é outro assunto, e que vai muito além do que só os draminhas de twitter, e são acusações com muito mais substância do que os comentadores daqui parecem dar crédito. De novo, recomendo trabalhos mais próximos dos círculos culturais aos quais a própria Rowling pertence: Video da Contrapoints chamado J. K. Rowling, da Lindsay Ellis entitulado Death of the Author 2: Rowling Boogaloo, e da Sarah Z entitulado Did Rowling's Transphobia ruin Harry Potter?
      Aí estão vídeos muito bem detalhados, em dois casos feitos por pessoas trans (Contra e Sarah) e que explicam por que a Rowling é, sim, transfóbica e baseiam suas conclusões nas palavras da própria autora em questão. Se suas preocupações são com fontes, estes vídeos as detalham e exploram em abundância.

    • @rena7677
      @rena7677 Год назад +2

      Acho que não ficou bem claro da parte dele, mas o que aconteceu de fato é que, a Rowling comparou ser chamada de transfóbica à pessoas que tentavam impedir mulheres de lutar por seus direitos, por exemplo, o dureito ao boto.
      Um cidadão ai recomendou os videos de HP do youtuber gringo Shaun, e realmente assino em baixo pois é muito bom e esclarecedor, chega ser irônico ver uma mulher que se diz feminista, nas odeia mulheres trans ao ponto de entrar em círculos de boomers conservadores, pelo fato de terem um ""inimigo"" em comum.
      Vale resaltar, também, que não é só uma questão trans, mas o antissemitismo presentes na obra dela é assustador, incluindo o plot do próprio jogo.

    • @LeoMoscardini
      @LeoMoscardini Год назад

      ​@@rena7677 O que o Anderson disse ficou bem claro. Segundo ele, a JK Rowling sustenta que algumas mulheres não devem ter mais o direito de votar, o que é inverídico. Caso alguém tenha a fonte dessa informação, peço que a apresente, pois até agora não encontrei nada próximo ao que ele disse.
      Ela de fato comparou a campanha de ódio que recebe com a caracterização que era feita das sufragistas feministas no início do século XX. Isso nem de longe é semelhante a afirmar que algumas mulheres não devem ter direito ao voto.
      Sobre o antissemitismo eu não tenho conhecimento. Em que sentido a obra dela é antissemita?

  • @rotea
    @rotea Год назад +15

    Acho que esse tema merece um vídeo com a abordagem do Arvro, que diz, "não importa o que eu acho, importa o que eu sei".

  • @senasgh
    @senasgh Год назад +33

    Nunca fui fã dos filmes, pra falar a verdade nunca nem vi, mas tô jogando o Hogwarts Legacy, em live até, e me surpreendeu, o jogo é lindo e muito, mas muito bom mesmo, tanto que tô até assistindo os filmes, já vi os dois primeiros e agora tô indo pro 3, nem tava sabendo dessa polêmica aí, e após saber disso, não diminuiu um centímetro a minha empolgação pelo jogo e agora pelos filmes.

    • @anisioc.3426
      @anisioc.3426 Год назад +12

      É, esse comentário é um retrato da condição atual das pessoas trans. Se a JK Rowling tivesse cometido os níveis de violência que cometeu com qualquer outra minoria, é bem provável que você não fosse se sentir autorizado a dizer o que está dizendo. Enfim, são os tempos, né?

    • @fabriciodelesderrier2646
      @fabriciodelesderrier2646 Год назад +8

      Amigo, curta oq tiver de curtir. Mas saber que o caso não te faz ter pensar sobre o assunto nem por um segundo é péssimo, só mostra uma absurda falta de empatia pelas pessoas trans.

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Год назад +2

      Se ela fosse nazi, esse debate seria tão diferente...
      Mas fodasse os trans né

    • @RaposaVermelhaOff
      @RaposaVermelhaOff Год назад +1

      Os filmes são muito bons, agora lerei os livros. Na época, não podia comprar, quando virou febre. Recentemente li o "Morte Súbita", gostei muito.
      Obs: Não concordo com essas opiniões sobre minorias dela. Mas não vou ficar de boicote com algo que sempre quis que é ler os livros do HP.

  • @canaldonork
    @canaldonork Год назад +63

    Só sei que o twitteiro mirou no boicote a J.K. e acertou no marketing

    • @danilobarbosa6487
      @danilobarbosa6487 Год назад +5

      Concerteza. É o efeito Streisand, melhor marketing não há.

    • @rrb9950
      @rrb9950 Год назад

      @@danilobarbosa6487 * Com certeza.

    • @elbersbatista
      @elbersbatista Год назад +6

      como se HP precisasse de qualquer marketing. todo mundo já iria jogar o jogo. Melhor "boicote" ta rolando com os streamers LGBT+ q estão fazendo live e doando todo dinheiro arrecadado dos superchats para causa trans, como a wanessa wolf q pegou o dinheiro e doou pra uma casa de apoio a pessoas trans

    • @leticiamv
      @leticiamv Год назад

      Isso kk

    • @millamontenegro
      @millamontenegro Год назад

      ​@@elbersbatistaexato!

  • @giselebonifacio1111
    @giselebonifacio1111 Год назад +120

    A Djamila também já foi citada como transfóbica por uma coluna de jornal que escreveu então ficou um pouco sem sentido o exemplo do Anderson. Pq é aquela coisa, não se espera que uma pessoa que milite por uma minoria, se coloque contrária a outra. :/

    • @barbarayasmin172
      @barbarayasmin172 Год назад +7

      Ia comentar isso agora

    • @mariliagoncalves592
      @mariliagoncalves592 Год назад +4

      Também ia comentar

    • @YolandaBoaventura
      @YolandaBoaventura Год назад +14

      Me lembro desse caso também. Ainda tem o vídeo aqui no canal. Decepção mas ao mesmo tempo quando eu paro pra pensar já era esperado.

    • @Fisolovagem
      @Fisolovagem Год назад +32

      Sem falar dela fazer propaganda do ifood enquanto o Paulo Galo mobilizava a categoria pra uma greve e era perseguido pela mesma empresa.
      Chamaram ela pra usar a imagem e militância dela, e ela topou. Então né, complicado mesmo esse exemplo

    • @edsonmaltros
      @edsonmaltros Год назад +2

      ?

  • @wanZotelli
    @wanZotelli Год назад +53

    Só que Ninguém foi lá em 1995 perguntar pra ela qual era o posicionamento dela, pq não existia essa discussão da forma que existe hj.
    E Não tinha twitter também...
    Eu tive um desapontamento parecido com o Eric Clapton durante a pandemia, mas isso era uma expectativa Minha que na real das coisas, ele nem sabe que eu existo rsrs...Mas continuo curtindo o som do cara, apesar de que aquele respeito absoluto que eu tinha não existir mais...Isso quase nunca dá bom, aliás.

    • @claus7992
      @claus7992 Год назад +2

      A gente acaba pressupondo um posicionamento, né?

    • @leonardodmag
      @leonardodmag Год назад +4

      Nem liga muito pra o que esse cara fala que ele é burro pakas, nem sei porque chamam ele pra opinar, o cara meteu que cria personagem trans no Skyrim, Fallout e The Witcher, ouvir a opinião desse cara é o mesmo que ouvir a opinião de quem nem conhece o assunto que tá sendo discutido.

    • @marllonvalenca1661
      @marllonvalenca1661 Год назад

      @@leonardodmag não digo burro. É mais pedante. Faz um desserviço enorme à esquerda. Esses papinhos sem sentido, essa militância vazia, é o que afasta as pessoas das nossas pautas.
      É como o Brown falou uma vez se referindo ao PT, mas que serve pra esquerda como um todo: é preciso voltar pra base.
      E a base é a luta de classes, a conscientização dos trabalhadores.
      Esse cara já se entregou como um comentarista forçado quando falou de criar personagem trans em The Witcher, um jogo em que jogamos com um personagem já pré-definido. Kkkkkkk

  • @alphalyrae.
    @alphalyrae. Год назад +58

    É bem simples, não idolatre desconhecidos só porquê eles criaram alguma coisa interessante e compre apenas o que te deixar feliz, independente de qualquer responsabilidade social.

    • @__dansz
      @__dansz Год назад +5

      Bom, errada ela não está hehehe

  • @Refogay
    @Refogay Год назад +21

    Confesso que tive um pouco de dificuldade com o Anderson falando de assunto tão sério mas de máscara hahahahhaha

  • @esbhering
    @esbhering Год назад +15

    Muito irônico o Anderson citar a Djamila numa live sobre uma escritora transfóbica E AINDA POR CIMA onde boa parte da discussão focou num incidente de indignação desta escritora com o uso do termo "mulheres que menstruam".

  • @SrPeevish
    @SrPeevish Год назад +9

    A Djamila lançou mão da mesma "crítica" ao termo "pessoas que menstruam", vale mencionar

  • @anannk9146
    @anannk9146 Год назад +7

    Meteoro precisa fazer o que sempre fez e ir no texto dela, ao inves de ir na onda misogina que tem o mesmo cheiro de 2013-2016 mas com um twist internacional e 1nc3l

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад +1

      Nossa disse tudo! A impressão q tenho é q todo mundo que fica falando dela nunca sequer olhou os Tweets originais, só no foi na onda do cancelamento

  • @rita80707
    @rita80707 Год назад +4

    JK Rowling produziu uma maravilhosa obra de ficção que retrata uma realidade: a relação entre opressores de um lado e oprimidos do outro, desde as primeiras páginas. É chocante que a autora é incapaz de perceber que, na vida real, a opressão existe de verdade. TODOS somos de mesmo valor humano, mesmo com nossas diferenças. A sexualidade pertence a cada um. Gênero é biológico, mas tb é uma complexidade de nossa psique. Ou seja, ser homem ou mulher é biológico, mas não só biológico. Não cabe a mim nem a ela, nem a ninguém, exigir ou esperar uniformidade na maneira como cada um se vê em seu gênero, em seu papel social, nas emoções amorosas, na sexualidade de cada um. Querer que cada pessoa se perceba da maneira definida apenas pela biologia é invadir a complexidade psicológica de cada um. Fique na sua, JK Rowling! Cuide de sua vida!

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад +6

      Gênero não é biológico, sexo sim. Gênero é uma construção social imposta às pessoas, mas q tem um impacto especialmente negativo na vida de mulheres

    • @leticiamv
      @leticiamv Год назад

      ​@@MariaPaula-uw3ds o que importa é a biologia

  • @bubinha666
    @bubinha666 Год назад +80

    O problema é que quando ela fez o livro não tinha Twitter nem outras redes sociais, era difícil ter acesso a ideais cotidianos do autor de um livro. Acho que não foi nem uma questão dela não mostrar ou covardia, acho que isso é um reflexo do quanto as pessoas se expõe nas redes sociais e o quanto isso pode afetar elas e os outros.

    • @joroc
      @joroc Год назад +10

      "nunca conheça seus ídolos"

    • @davidjr0990
      @davidjr0990 Год назад +2

      Além disso, esse debate de pessoas trans é não binárias não estavam em voga.

    • @larissawelteremidio3533
      @larissawelteremidio3533 Год назад +7

      O debate também tinha outra forma. Justamente era uma fase em que estava sendo reprimido falar essas coisas... não acho que foi só ela ter dinheiro, mas o momento fez ela passar a falar essas coisas...
      A expressão pessoas que menstruam também já me incomodou ... mas quando vi uma trans explicar porque isso é utilizado e que não é reduzir a mulher a essa característica aí eu finalmente entendi

    • @larissawelteremidio3533
      @larissawelteremidio3533 Год назад

      ​@@joroc né
      Quando li a biografia do Polanski.... decepção

    • @Guilherme5988
      @Guilherme5988 Год назад +2

      As questões que a Rowling se refere e que causaram o conflito também não estavam em pauta na época que ela escreveu os livros. Nem sequer se cogitava na época.

  • @OFilhoPerdido
    @OFilhoPerdido Год назад +21

    Esse pensamento do Anderson é extremamente ilusório e não leva em consideração que o mundo não se limita a nossas crenças.

  • @heitorpaduam
    @heitorpaduam Год назад +35

    Primeiramente, vou repetir o óbvio aqui: boicotar o jogo não vai atrapalhar em absolutamente nada a conta bancária da J.K.
    Em segundo lugar, um boicote atrapalharia unicamente o estúdio e as dezenas de pessoas que trabalharam no desenvolvimento do game.
    Terceiro, esse lance todo que o Anderson falou não faz um pingo de sentido kkkkkk quando o livro saiu o assunto não era nem debatido direito, e o que tínhamos de rede social era o Orkut ainda kkkkkkk

    • @robertogoncalvesjunior7814
      @robertogoncalvesjunior7814 Год назад

      as pessoas só passaram a ter opinião publica depois que nasceu o fb??? A geração Z acha q o mundo nasceu depois que o zuchenberg entrou em harvard...

    • @heitorpaduam
      @heitorpaduam Год назад +1

      @@robertogoncalvesjunior7814 tem gente que dá até preguiça de argumentar, incrível isso...

  • @veronicaferreira1034
    @veronicaferreira1034 Год назад +31

    O Anderson não abriu mão do carnaval. Apoiado!

  • @ROBSONSILVA-ji7tt
    @ROBSONSILVA-ji7tt Год назад +1

    Obrigado Meteoro pelas discussões.

  • @rikenroll
    @rikenroll Год назад +37

    Esse papo do movimento sufragista, o que ela fez foi comparar um meme "Shut up TERF" em que uma menina de anime aponta uma pistola direcionada às radfem, com uma charge onde uma mulher sufragista tá sendo torturada onde diz "O que eu faria com uma sufragista". Ela não falou nada sobre mulheres não poderem votar, nem nada do tipo, muito pelo contrário, ela aponta os paralelos entre a abordagem em relação às radfem hoje com a abordagem com as sufragistas no passado. Se você concorda ou não com a visão dela, é uma coisa, mas informação pela metade (ou nem isso) só pra somar no argumento faz a discussão perder o sentido e virar só um ataque. Informação mesmo, tipo, debater por que as pautas do feminismo radical e do movimento trans vão de encontro uma com a outra, nada. Esse debate é tratado como a peste negra, ninguém realmente entra no argumento, é só manchete pra gerar click.

    • @heitorpaduam
      @heitorpaduam Год назад

      Por essas e outras que não curto os vídeos desses caras kkkkkkkk

    • @vitorvalentin6047
      @vitorvalentin6047 Год назад +6

      @Heitor Paduam tá aqui pq ent parça?

    •  Год назад +5

      ​@@vitorvalentin6047 acho que é importante ouvir opiniões diversas da nossas... que sempre haja pessoas dispostas a escutar o outro lado, mesmo quando não se gosta

    • @jefgir
      @jefgir Год назад +3

      @@vitorvalentin6047 Como assim "tá aqui pq ent parça?"? É nessas de só ouvir sua bolhe e quem concorda contigo que tá todo mundo cada vez mais alienado e em suas próprias realidades paralelas.

    • @vitorvalentin6047
      @vitorvalentin6047 Год назад +2

      @jefgir blz, entendo teu ponto, mas uma coisa é o comentário do maluco ali de cima que desenvolve a ideia dele (ñ concordo com o fato de feminismo radical e o movimento trans terem pautas opostas, pelo contrário) mas outra é o Heitor que só joga um "por isso que eu ñ gosto desses caras kkkkkkk" ou seja, ñ é uma crítica, é um ataque sem embasamento nenhum(justamente o que o cara ataca no Meteoro, o fato deles ñ embasaram o que tão falando)

  • @lucianoc.8237
    @lucianoc.8237 Год назад +22

    Anderson Moraes, talvez a J.K Rowling não tenha pautado o debate no início de sua carreira como escritora pelo fato de o assunto não estar tão em voga na época em que publicou seu primeiro livro.

    • @marinhobrandao
      @marinhobrandao Год назад +4

      ou talvez ela tenha mudado ao longo do tempo :) como isso nao estava em pauta à época, ela provavelmente nem sequer dava atencao para o assunto a ponto de ter uma opiniao.

    • @lucadela
      @lucadela Год назад

      @@marinhobrandao e o que explica elas nos últimos anos ter atacado tanto as pessoas trans? Não adianta pensar em "ah mas na época isso e aquilo" e nesses anos mais recentes??

    • @lucianoc.8237
      @lucianoc.8237 Год назад

      @@lucadela . Não é essa a questão. O que eu disse foi uma resposta pontual ao comentário do Anderson de que a autora já deveria já ter se posicionado no início de sua carreira de escritora sobre o assunto discutido no vídeo, pois isso faria com que muitas pessoas não comprassem a sua primeira obra.

    • @andrel1f1
      @andrel1f1 Год назад

      Exato. Ninguém perguntou a opinião dela. A pessoa não vai sair na rua admitindo ser alguém horrível.

    • @lucianoc.8237
      @lucianoc.8237 Год назад

      @@andrel1f1 . E talvez ela nem tivesse uma opinião formada sobre o assunto no início de sua carreira, já que a discussão sobre o assunto nem estava tão em voga na época.

  • @raoniluna4091
    @raoniluna4091 Год назад +61

    Eu sou um homem que se sente mulher desde a infância (por volta de 1989). Já cogitei a cirurgia e hoje acho (do verbo não tenho certeza) que consigo sobreviver só com o reconhecimento social de quem eu sou e em viver minha vida assim. Fico feliz quando vou no salão e as moças me tratam como mulher, não morro quando não to muito arrumada e me tratam no masculino no mercado. Meu user name está com meu nome de nascimento e não como gosto de ser chamada (já foi Julie, Julia, Isabela, Marina...). Mas antes disso foram 17 anos (~de 1998 até 2015) pensando em suicídio todos os dias por "não ser mulher", e o que me ajudou a hoje em dia me sentir melhor sobre isso foi justamente o feminismo radical. Mas o ponto é, isso não é sobre mim, isso não é pessoal, não é sobre como me sinto: Eu nunca fui e nunca serei cobrada pra ser boa esposa e parir uns filhos, por exemplo. A materialidade da opressão de uma mulher trans e de uma mulher cis é diferente, as vulnerabilidades sociais são diferentes. Não é igual, não é a mesma coisa, não passa nem perto de ser. Deve ser considerada a materialidade de que o que ela viveu e vive é e será sempre diferente do que uma cis vive. Pautas diferentes, realidades diferentes. Gestação e menstruação (entre mil outras coisas) importam e o grupo que historicamente sofreu com isso tem um nome, como disse a JK Rowling. Eu, e meu grupo, não podemos usurpar esse nome, essa história e essa luta. Lutar pra proteger a mulher trans (especialmente periférica) da violência que ela passa na sociedade não implica em violar a realidade das mulheres ou abusar da socialização feminina pra sermos acolhidas num ambiente que deveria ser pra luta delas. Eu pessoalmente prefiro ser mulher não porque amo um salto ou maquiagem (e eu amo) mas me diferenciando de homens, ou seja, não controlando a narrativa feminina, não acusando, violentando e sendo misógina contra as mulheres, não invadindo espaços que causam desconforto nelas e não fazendo um gaslighting reescrevendo a realidade delas e nem tendo elas a me tratar no feminino por coerção. Supostamente a trans tem a "alma" (o que quer que isso signifique) feminina e eu me sinto muito mais desconfortável tendo a "alma" masculina, agindo como um macho socializado macho que coage mulheres do que se alguém me tratar no masculino. Ser mulher é mais que se sentir fofa, feminina ou qualquer outra fantasia que o homem tenha sobre o que é ser mulher (sensibilidade, delicadeza, etc), e a materialidade do que é ser mulher historicamente vem sim da anatomia, da biologia, da fisiologia do corpo da fêmea, que foi o responsável por ela passar pelo que passou. A misoginia é cometida contra a materialidade do corpo feminino, não contra o sujeito que brota ali fruto dessa violência e nem contra a subjetividade que esse sujeito desenvolve à partir disso e nem contra a percepção desse sujeito de se identificar ou não com aquele corpo, mas sim contra a materialidade daquele corpo. Materialidade importa, esquerda negacionista. Subjetividade e a narrativa do sujeito pode importar também, eu me sinto extremamente eufórica quando me tratam como eu gosto de ser tratada. Mas como não sou negacionista prefiro não usar minha subjetividade pra reescrever a subjetividade dos outros e nem a materialidade dos fatos. Há uma realidade material. Quer a esquerda negacionista goste, quer não. A feminilidade nunca me foi imposta, pelo contrário, me foi negada, ela nunca foi uma opressão colocada CONTRA mim, foi algo que tive que lutar pra exercer, só isso já me coloca no polo oposto de uma cis que é vítima da feminilidade desde antes de nascer e raramente vai ter oportunidade de sair dessa lavagem cerebral e mesmo que saia, dificilmente vai sair do condicionamento. Como eu sou mulher igual a uma cis se nossa experiência social é oposta? Se tudo que é força e potência foi cobrado de mim e proibido pra ela e tudo que fraqueza e submissão foi negado a mim e imposto a ela? Enfim né, num dá pra resumir 5 trilhões de livros aqui, mas quem quiser ter um cérebro que tenha. Ah e parem com a associação imbecil de que "ain o feminismo radical causa morte de pessoas trans". HOMENS causam a morte de pessoas trans. HOMENS causam a morte de mulheres. HOMENS causam a morte de crianças. E até de outros homens. HOMENS são a morte. Violência é um padrão de comportamento da socialização masculina. Mirem suas armas nos verdadeiros culpados e deixem as mulheres em paz, sejam elas submissas aos seus padrões ou não.

    • @rosangelab.barros9866
      @rosangelab.barros9866 Год назад +5

      Ótima análise Concordo com tudo. 👋👋👋👋👋👋👋👋👋

    • @niedjalobo
      @niedjalobo Год назад +5

      Perfeita 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    • @marianabravoTV
      @marianabravoTV Год назад +10

      Eu queria justamente ouvir a opinião de uma pessoa trans, e a sua foi bem detalhada, bem escrita e racional. Temos histórias diferentes e reconhecer este fato não necessariamente é ser contra um ou outro, todos merecem respeito. E sim, o patriarcado é o problema!

    • @herminiamedeiros454
      @herminiamedeiros454 Год назад +5

      Vim nos comentários procurar a opinião de uma pessoa trans e achei o seu, esse comentário é cirúrgico, vc falou exatamente tudo, eu gostaria que o mundo todo pudesse ver isso!

    • @renatcha
      @renatcha Год назад +4

      Nossa, muito obrigada por compreender e compartilhar!

  • @ricardoluizgomessilva163
    @ricardoluizgomessilva163 Год назад

    Excelente corte. Parabéns aos que fazem o Meteoro. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @lucasm.t.8064
    @lucasm.t.8064 Год назад +9

    Sou homem trans e hp foi muito importante pra mim, "salvou minha vida" e o impacto de toda essa situação deu rebote em mim trazendo de volta a vontade de tirar a minha própria vida. Isso foi lá no início, agora tô mais tranquilo.
    O ponto inicial que eu queria trazer é: ela FOI transfóbica SIM, não tem discussão. Existem conteúdos escritos por elas, obras publicadas e cartas abertas. Metendo o dedo em vários assuntos, desde esse mais famoso, pobreza menstrual, até tratamento psiquiátrico. Divulgando lojas abertamente transfóbicas, FUNDANDO uma instituição que abertamente rejeita pessoas trans. Os casos estão aí, é só parar e procurar. Incluindo sobre "cura gay", não de enganem, LGBcis.
    Acredito que o boicote não vá funcionar, o que é frustrante, mas é assim que as coisas funcionam no capitalismo.
    Tenho amigos que compraram o jogo, acho que isso não vai mudar em nada. Não estimulo, mas também não rechaço.
    O que realmente me deixa chateado é ver as pessoas fazendo pouco caso disso. Tanto gente na Internet debochando, até instituições. Essa mulher NO MÍNIMO, deveria receber pelo menos um processo pra ficar esperta.
    Sobre isso de separar autor e obra, antes existiam algumas especulações sobre as descrições escritas da Rita Skeeter, mas agora há uma confirmação. CONTAMINOU a obra de fato. Quem trabalhou com isso, querendo ou não colaborou. Programadores, roteiristas, dubladores, modeladores. Fazer um game dá trabalho e não fizeram Sirona por acidente. Colocaram ali desde o início pra fazer piada com a gente. Rir da nossa cara abertamente, na frente de todo mundo, tranquilos sabendo que não vão fazer nada à respeito.
    O que me traria um pouco de tranquilidade é: as pessoas sendo RESPONSABILIZADAS pelas suas ações, processo na J.K., processo na Wanner e nas empresas envolvidas no jogo. Vale lembrar dos outros dois livros sob o pseudônimo Robert Gailbraith (nome de cara que lobotomizava gays para "curá-los").
    Seria bom, pra saber que se importam um pouquinho com a gente.

  • @leandro5056
    @leandro5056 Год назад +6

    Eu não entendo. O melhor personagem dela, na minha opinião, e o bruxo mais poderoso que aparece em toda a história, é gay. Isso há quase duas décadas já.

    • @caliandra7130
      @caliandra7130 Год назад +5

      Mas ela não tem nada as contra gays ou negros. Ela tem opinião forte com relação a pessoas trans.

  • @luisfranca3052
    @luisfranca3052 Год назад +2

    Boicotar o jogo e uma possível série é burrice e ignorância.

  • @copygl
    @copygl Год назад +19

    Acho que a questão necessita de um debate mais aprofundado, mas se restringindo ao caso em comento, a obra do Harry Potter assumiu proporções que deram uma autonomia que a separa do seu autor, temos uma franquia que alimenta a indústria de brinquedos, jogos, teatro e cinematográfica, diversas pessoas trabalham com isso, ganharam emprego com a franquia e a obra em si não tem o condão de tratar das questões que estão sendo levantadas pela autora. Neste caso temos uma obra que supera o seu autor, mesmo que este ainda se beneficie com isso, muitos outros que em nada coadunam com a conduta do autor estão se beneficiado também, alimentando suas famílias e tratam a obra de forma a não transparecer esses posicionamentos transfobicos da autora que já perdeu o controle sobre sua própria criação, vide o que presenciamos com o jogo lançado agora. Me desculpem, mas boicotar não vai trazer benefício algum, JK vai continuar tendo o posicionamento dela e famílias serão prejudicadas, nós perderemos uma franquia que encanta muitos e que não tem o objetivo de influenciar ninguém a transfobia.

    • @pedrovillares3142
      @pedrovillares3142 Год назад +3

      Concordo com vc.
      Fora que, nos 7 livros escritos pela JK, eu nao me recordo dela ter discriminado nenhum trans em momento algum. Ela nao colocou nenhum personagem, eh verdade. Mas nao maltratou nem criticou a minoria em seus livros. Ela pregou o amor na obra, prova disso é que a 'magia' que salvou o Harry do 1º ataque do Voldemort foi o amor que a mãe dele sentia por ele. O amor e carinho que a família wesley trata o Harry. A admiração que o Harry sente por Dumbledore, seu mentor. A relação de Harry com Sirius que, até então era temido pelo Harry e depois de ser ouvido e se entenderem, se tornou importantissimo para o menino. A Hermione que sacrifica a memoria dos pais dela para ajudar o Harry no ultimo livro.... Tudo isso é demonstração de amor e amizade entre os personagens.

    • @GabrielGomes-SC
      @GabrielGomes-SC Год назад

      O que a sociedade mágica na obra pensa sobre os animagos ou a quem usa a poção polisuco? Não são um tanto marginalizados? Eu senti isso.

    • @copygl
      @copygl Год назад +1

      @@GabrielGomes-SC A obra em si tem um aspecto baseado no nazismo, especialmente quando você analisa a posição de muitos magos com os "trouxas" e até com os animagos, vide os seguidores de Lord Voldemort. Mas a pergunta que fica é se a obra legítima a conduta preconceituosa como algo positivo ou negativo. Por exemplo, os personagens principais, a quem nós nos espelhamos ou admiramos, como Harry Potter ou a Hermione, não legitimam condutas preconceituosas, pelo contrário, buscam derrubar barreiras, o que se constata com a relação deles com Dolby, o elfo doméstico, com Sirius Black, que é um animago, ou até a própria Hermione que é filha de um "trouxa" com bruxo, ou seja, "sangue não puro". Isto posto, a obra em si não me apresentou uma mensagem de reafirmar preconceitos, mas sim de existem condutas preconceituosas, mas que devemos ver além e quebrar essas barreiras.

  • @Fococalconde
    @Fococalconde Год назад +1

    Boa noite e obrigada 😘🇦🇴...

  • @cassandrasscream
    @cassandrasscream Год назад +5

    Olhe, quando me deparei com uma série de casos de artistas, produtores, cineastas, etc, que violaram, violentaram entre outras coisa, mulheres e homens (recordo o Kevin Spacey) a resposta que me deram foi: "Ame a obra, não o artista". Cada um faça como bem entender, mas no fundo, quem elege os representantes que criam legislação, somos nós, quem tem poder de todos os dias, tornar o mundo melhor com actos, somos nós, portanto, com tanto jogo que promove violência gratuita, abuso sexual, racismo entre outras pérolas, e que ainda existem e têm sucesso, acho hipocrisia fazer campanha contra o jogo, este ou outro... No fundo, virtuosos online há muitos, na vida real são muito poucos. Quem quiser jogar jogue, quem não quiser, não jogue, a cada um de acordo com o que quer para si e está tudo bem. "Ame a obra, não o autor."

    • @Mariajustmary
      @Mariajustmary Год назад

      A obra tem demonstrações antissemitas, ainda mais o jogo. Vale a pena amar a obra?

    • @cassandrasscream
      @cassandrasscream Год назад

      @@Mariajustmary Você que sabe. Se quer jogar, joga, se não quiser, não joga. Está totalmente no controlo da sua vida e do seu dinheiro. Palavras chave importantes: sua vida, seu dinheiro. E que cada decida por si.

  • @heloisagoncalvesdemoraes5414
    @heloisagoncalvesdemoraes5414 Год назад +1

    👏👏👏👏👏👏👏 Sensacional, Anderson você tem toda razão concordo muito com você, estamos juntos.

  • @Guilherme5988
    @Guilherme5988 Год назад +37

    Sobre a JK Rowling só manifestar as opiniões dela depois de ficar rica. A crítica dela e das organizações que ela apoia são contra as mulheres trans frequentarem os espaços públicos antes exclusivos das mulheres cis porque ela acredita que homens podem se declarar mulheres trans somente para adentrar estes locais e abusarem de mulheres (o que existem registros de ter ocorrido em algumas ocasiões).
    Estas questões não estavam em pauta quando ela lançou os livros. O que o Anderson falou não faz sentido nenhum.

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад +3

      Sem falar q ela já teve dificuldade pra caramba no início da carreira, tanto q abreviou o nome pra não sofrer boicote por ser mulher, isso não aconteceu só com ela, a Beyoncé por ex só foi tratar de racismo muito tempo depois da carreira ter começado, não é exclusividade da JK

    • @ghostharbinger1750
      @ghostharbinger1750 Год назад +2

      Exatamente e parte do q ela falou no inicio levantava questão para dialogo. Dou o exemplo de q se todo trans for considerado do outro sexo ou genero, nao existe mais o termo trans. Essa questao é muito nova e precisa de mais diálogos. Sou a favor do ser humano q está livre das amarras biológicas, mas vivemos em sociedades com leis, cada aspecto novo precisa ser reconhecido e ganhar seus direitos e proteção. Simplesmente cancelar um individuo pq falou alguma coisa em rede social nao resolve nada.

    • @JLucas-yr1fi
      @JLucas-yr1fi Год назад +3

      É isso que dar bostejar sobre um assunto só por puro engajamento, fala um monte de coisa para agradar o público usando de uma análise superficial. Meteoro já foi mais cuidadoso.

  • @edimarlon
    @edimarlon Год назад

    Top. Bobby Singer fazendo pontinha no Meteoro.

  • @rosangelacardosopiresferre2670
    @rosangelacardosopiresferre2670 Год назад +11

    A JK, dona johana, começou a se manifestar abertamente como transfobica no Twitter. A questão passa pelo conceito de radicalismo feminista e mexe com o preconceito, bastante comum, contra pessoas trans.
    Os livros dela sempre trouxeram muitos preconceitos bem claros e escancarados. Xenofobia, racismo e homofobia, por exemplo. A transfobia não estava na obra e surgiu junto com a atuação dela no Twitter.
    Eu li todos os livros . Minha filha cresceu com eles e, hoje, ela separa a obra (idealizada) da autora.
    A luta da Johana contra as mulheres trans começou baseada no fato de que ela por ser e ter o poder de ser JK. Ela resolveu assumir o lugar de vidraça pq quis apoiar outras usuárias da plataforma que foram canceladas.
    Ela tem muito dinheiro e apostou que pode falar o que quiser e o cancelamento, segundo ela, não a atinge.

    • @mateusviana7396
      @mateusviana7396 Год назад +1

      n atinge msm, olha a venda dos livros e do jogo que vc percebi

    • @rosangelab.barros9866
      @rosangelab.barros9866 Год назад

      Engraçado é que nos livros de suspense, ela assina com pseudônimo masculino, Robert Galbraith

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад

      Aonde q os livros dela trouxeram preconceitos? Por favor me dê alguns exemplos

    • @altairgames7569
      @altairgames7569 Год назад

      entao escreva seu propio livro

    • @rosangelacardosopiresferre2670
      @rosangelacardosopiresferre2670 Год назад

      @@altairgames7569 não é o que está em discussão. É? E tbm não é um argumento.

  • @Donarfloydr
    @Donarfloydr Год назад +28

    O jogo tá fazendo muito sucesso.

    • @SPART44N
      @SPART44N Год назад +1

      Pois é, um boicote que não ganhou força

    • @lus.n7009
      @lus.n7009 Год назад +9

      Acho que pela qualidade mesmo, do universo e dos detalhes artísticos e da evolução da tecnologia, não acho que tenha a ver com a questão da transfobia.

    • @SPART44N
      @SPART44N Год назад +4

      @@lus.n7009 concordo, porém no universo de Harry Potter, já devia a muito tempo um jogo tão bom e que realizasse o desejo dos fãs de frequentar Hogwarts e ser tipo um "aluno" da escola.

    • @weskerre5731
      @weskerre5731 Год назад +8

      Se os evangélicos tivessem conseguido boicotar o jogo como fizeram em alguns países ele não teria feito. Assim como fizeram com a série Preacher e assim como fizeram com Harry Potter livros e filmes. É pq a maioria estão doutrinados no Trump e no Bolsonaro. Os antepassados que respeitavam a palavra de Deus devem está sentindo vergonha, a palavra de Deus não muda, só muda pros atuais.

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Год назад +4

      @@SPART44N Era óbvio que o boicote não ganharia força, ele partiu da comunidade trans, menos de 1% do país, além de ser uma comunidade marginalizada, uma comunidade que a MAIORIA dos influenciadores não tão nem aí

  • @ikarikaoka
    @ikarikaoka Год назад +11

    Aos entendedores de inglês (ou de nível avançado da língua), recomendo a opinião ácida e sincera de uma youtuber britânica chamada Jim Sterling (é o nome do canal na verdade) que se identifica como uma mulher trans há poucos anos. Procure por ela e Hogwarts no youtube. Ela oferece uma visão pessoal e gringa sobre a questão de quem tecnicamente está na linha de frente.
    Sem querer minimizar ou desqualificar o debate proposto pelo Meteoro, não há nada como estar na pele de quem se vê marginalizado(a) e hostilizado(a) pela sociedade por diferentes métodos. Ah, e embora ela esteja acostumada a falar sobre a indústria de jogos eletrônicos, é comum ouvi-la falar sobre o aspecto político e capitalista do assunto também de modo geral; suas palavras são ficam restritas a "reviews" de jogos.

    • @moscanaveia
      @moscanaveia Год назад +1

      Só uma correção. Jim Steph se identifica como não-binárie, não como mulher

    • @thinker787
      @thinker787 Год назад

      @@moscanaveia binarie?

  • @monicasofia4042
    @monicasofia4042 Год назад +2

    O Anderson está muito chique 💖💖💖💖

  • @daikanodedaikahan
    @daikanodedaikahan Год назад +18

    Boicotes são ações individuais que não fazem diferença alguma.

    • @anisioc.3426
      @anisioc.3426 Год назад +5

      É, eu tenho a impressão de que tem duas discussões aqui. Uma delas é se vale à pena organizar um boicote ao jogo; e o sucesso absurdo dele deixa um tanto claro que essa não é uma estratégia muito eficaz.
      A outra discussão é se é ético, numa esfera individual, consumir o jogo como produto. Aí é uma reflexão que cada um faz. Eu confesso que não me sentiria confortável comprando o jogo, mas falo isso como alguém que, entre outras coisas, consome carne, então não julgo quem quer jogar, rs

    • @emilyvillanovanyangatgirl
      @emilyvillanovanyangatgirl Год назад +2

      Pois é né kkkkkkk só serviu como propaganda indireta

    • @DanteMoraes
      @DanteMoraes Год назад

      Tudo faz diferença. Qqr tipo de militância nas possibilidades de alguém, desde que seja justa, ainda é válida. Não é exatamente uma revolução, mas tem seus impactos

  • @giannixx
    @giannixx Год назад +5

    As palavras finais do Anderson me lembraram do filme American History X, e tbm do Accidental Courtesy do Daryl Davis. Desconstruindo preconceito pela convivência.

  • @Noi5118
    @Noi5118 Год назад +6

    Acredito que passa a ser um problema quando o autor passa a disseminar seus pensamentos de ódio na obra, aí realmente não tem como separar. Apesar disso temos autores que fizeram isso não vi tanta repercussão assim aqui no brasil a exemplo Monteiro Lobato com seus livros Urupês, O Presidente Negro e etc.

  • @almaJackdawn
    @almaJackdawn Год назад +34

    É uma tristeza enorme pra mim ler esses comentários de pessoas oprimidas que não vêem problema algum em oprimir outro grupo.

    • @suelenbraga2006
      @suelenbraga2006 Год назад +3

      É foda né.

    • @maysadeassis6484
      @maysadeassis6484 Год назад

      Especialmente triste esses comentários vindo de mulheres que se dizem feministas. Como é que não enxergam que o patriarcado que oprime as mulheres trans é o mesmo patriarcado que oprime as mulheres cis, e que dar as mãos a esse sistema é contribuir para a sua própria opressão? Muito triste!

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Год назад +2

      Isso vem de dentro da própria comunidade inclusive, no caso de pessoas trans, geralmente parte dos G e L

    • @caliandra7130
      @caliandra7130 Год назад +5

      Dizer a verdade é opressão? Ai, ai...

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад +2

      @@caliandra7130 essa gente e doente

  • @TheVellure
    @TheVellure Год назад +10

    A pior parte de ser um ninguém com presença digital nenhuma e capital político zero, é que tem TANTA coisa que eu queria acrescentar num vídeo desses... Faltam nuances e detalhes tão grandes pro público entender o quão fundo é o poço desse tema, e eu nunca vou ser convidado por ninguém importante pra falar sobre :v

    • @JulioCesar-xr5vv
      @JulioCesar-xr5vv Год назад +3

      Faz um vídeo e da sua opinião, uai. Seja a mudança que vc quer ver no mundo. Pelo menos 10 views vai ter.

    • @TheVellure
      @TheVellure Год назад +2

      @@JulioCesar-xr5vv 9 delas serão minha mãe.

    • @RaposaVermelhaOff
      @RaposaVermelhaOff Год назад

      Faça um vídeo.

    • @dassayevvasconcelos5594
      @dassayevvasconcelos5594 Год назад

      ​@@TheVellure kkkkkkk 9 da sua mãe e 1 minha.
      faz que a gente vai ver! Avisa aqui! 💓

  • @marllonvalenca1661
    @marllonvalenca1661 Год назад +5

    Eu gosto muito do Meteoro, mas, sinceramente, que discurso tosco esse de que ela deveria ter dito tudo o que pensa sobre tudo quando lançou o primeiro livro. Mas que ideia é essa? Não tem cabimento nenhum.
    E se vcs soubessem o quanto de gente odiosa produz o tanto de coisa que a gente gosta.
    Vamos nos esconder em cavernas? Vamos nos alienar completamente?

  • @analuciabs
    @analuciabs Год назад +6

    Eu entendo que uma Obra Literária tem vida própria que se completa após a última linha, já o autor permanece até sua morte. A posição de JK é uma defesa de suas idéias e quando ela escreveu não estavam em pauta, podemos discordar de ideias e continuar admirando a obra.

    • @victoriaanastaciamoreirago4710
      @victoriaanastaciamoreirago4710 Год назад

      Não, não ela n defende pautas ela ataca pautas são coisas diferentes, mas de fato o livro já é maior que ela, e n tem muito oq fazer em relação a ela, quem tem poder n faz nada pra parar ela , e a comunidade de HP é muito cabeça aberta exatamente pq o livro defende coisas diferentes doq a autora fala hoje em dia .

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад +1

      @@victoriaanastaciamoreirago4710 constatar um fato biologico não é atacar pautas, isso e papo de militonto, e mesmo que fosse,se uma Pauta e injusta tem que ser atacada mesmo

  • @Noi5118
    @Noi5118 Год назад +3

    Não acho que ela esperou ficar famosa para poder falar o que pensava sobre esse assunto, afinal pelo que pude perceber ela comentou um artigo que saiu em 2020 anos após o lançamento de Harry Potter.

  • @agathaangelicawiggers8911
    @agathaangelicawiggers8911 Год назад +11

    Fica a dica o vídeo do canal Contrapoints sobre as transfobias da J.K.R

    • @irinaiturri
      @irinaiturri Год назад +1

      é um excelente video mesmo

    • @TheVellure
      @TheVellure Год назад +1

      Mandatório assistir pra entrar aqui em casa.

  • @olgaszoke9241
    @olgaszoke9241 Год назад +11

    8:33 isso é mentira, ela não falou contra voto pras mulheres. Que falta de preparo. Mentira Anderson, que absurdo o que vc disse.

  • @vhsodre
    @vhsodre Год назад +7

    Sobre o comentário do Anderson sobre a J.K. Rowling ter manifestado seus preconceitos desde cedo, o primeiro livro do Harry Potter é do final dos anos 90 e o filme é de 2001. Aliás, os três primeiros livros foram lançados ainda nos anos 90. As pautas LGBT eram discutidas com a mesma intensidade naquela época?

    • @cmlds
      @cmlds Год назад +1

      Ta, mas e o antissemitismo?

    • @flsaurus
      @flsaurus Год назад +7

      ​@@cmlds deve ser debatido, sem dúvidas. Mas de fato, o argumento de que a autora deveria ter se posicionado contra a comunidade trans lá nos anos 90 não faz muito sentido mesmo.

    • @lucasboituva2479
      @lucasboituva2479 Год назад +2

      Antigamente não tinha esse papo Nutela

    • @the8hoshi927
      @the8hoshi927 Год назад

      Nossa o movimento lgbtqia+ existem a anos, 1950 já existiam essas discussões no Brasil, imagina lá fora

    • @vhsodre
      @vhsodre Год назад

      @@the8hoshi927 nossa, tá entendo tudo errado. Até os anos 90, piada de cunho homofóbico era normalizado, por exemplo. Hoje em dia não é.

  • @XxwillamesxX
    @XxwillamesxX Год назад +4

    Gente, como é o nome do filme que Anderson Indicou? plis!

  • @leonardodmag
    @leonardodmag Год назад +8

    10:20
    Esse cara é muito noob na net, queria que alguém trouxesse um post da J. K. dizendo que odeia trans, são muito bot, pqp.

  • @ludicox2049
    @ludicox2049 Год назад +2

    é realmente foda, eu tive contato com harry potter criança, vi o primeiro filme lá com 5 anos, li os livros com 14, e muita gente acompanhava ela e curtia ela, eu não sabia muito dela na real, só quando ela começou a mostrar as garras, meu conselho é, ler outras fantasias, ler outras autoras e autores. Não acho que o bagulho é desgostar e tal, acho dificil vc se desfazer de algo que está ligado intimamente a você desde a infância, a discussão é complicada sinceramente, o boicote certamente não afetou a JK em nada. No fim, é uma decisão individual (eu não vou decidir nada, não tem nem como eu jogar kjkjk)

  • @adriano-moraes
    @adriano-moraes Год назад +25

    Galera, acho que a discussão ficou rasa. O Anderson citou um monte de coisa sem fonte e, mesmo sendo opinião polêmica, a JK não é uma inimiga das minorias em geral, com a rara excessão por ser uma pessoa muito rica.

    • @robertogoncalvesjunior7814
      @robertogoncalvesjunior7814 Год назад

      realmente o dinheiro nos dá direito de sermos escrotos, vem um monte de fã de livro de criança defender a mulher escrota...

    • @the8hoshi927
      @the8hoshi927 Год назад

      Ela se tornou inimiga da comunidade lgbtqioa+ inteira, por que não dá pra falar "nossa ela trata bem gays e lesbicas só destrata trans" somos uma comunidade, atacou um atacou todos

    • @adriano-moraes
      @adriano-moraes Год назад

      @@the8hoshi927 Concordo que ela atacou alguns trans. Ela, muito inutilmente tanto em consequências quanto em causas, tentou apontar o óbvio: que há pessoas más em todas as possíveis segmentações, inclusive entre os trans. Mas a antagonização feita contra ela foi que criou o monstro, e isso serve a propósitos específicos. Há que haver inimigos para publicizar as causas. A direita ablublélé antagoniza o fantasma do comunismo. A causa trans antagonizou as terf, e escolheram ela como ícone terf. E ela pensou: que seja... tudo muito triste e de fato inútil.

    • @the8hoshi927
      @the8hoshi927 Год назад +1

      @@adriano-moraes acredito que o problema foi quando a opinião dela se tornou investimento contra a vivência das pessoas trans. Ela começou a financiar empresar que aderiram uma estética anti trans e tbm quando começou a apoiar leis contra direitos trans. Então não acho que ela quis mostrar que existem pessoas ruim até na comunidade trans, ela quis mostrar que não existem pessoas trans.

    • @adriano-moraes
      @adriano-moraes Год назад +1

      @@the8hoshi927 Financiar empresas, estética anti-trans, apoiar leis contra direitos trans: tudo isso carece de fonte e pode ser relativizado. Ela não é política, não se elegeu a nada, é só uma mulher branca, rica e influente. Ela temo poder que damos a ela, e essa campanha terf anti-JK deu meis poder do que tirou. Foi de modo automatico, em nome do cancelamento pelo cancelamento, e ao fim ao cabo ela era mais útil como aliada do que como inimiga. Eu discordo que ela não aceite que existam pessoas trans, vc pode julgar os atos dela nesse sentido e até pensar isso, mas não pode alegar que ela disse isso. No final, há uma grande manipulação do movimento para pasteurizar o entendimento sobre ela, de novo, isso é inútil a todos, no máximo pode ser útil a ela no médio longo prazo.

  • @suletoniofilho3669
    @suletoniofilho3669 Год назад +28

    Transfobia é odiar, bater, xingar trans. Dizer que trans e cis é diferente é opinião, não ódio.
    A treta é uma grande besteira, se tornou ofensivo dizer que mulheres trans e cis não são iguais. quem cancela uma serie por falta de gay e trans aparentemente n tem nada de mais importante pra fazer.

    • @caliandra7130
      @caliandra7130 Год назад

      Também acho, querem distorcer a fala dela e crucificar a mulher, ganhar no grito. O povo força demais, bem feito que não deu certo esse suposto boicote kkkkk.

    • @caliandra7130
      @caliandra7130 Год назад

      Também acho, querem distorcer a fala dela e crucificar a mulher, ganhar no grito. O povo força demais, bem feito que não deu certo esse suposto boicote kkkkk.

    • @fabricolar
      @fabricolar Год назад +1

      "quem cancela uma série por falta de gay e trans aparentemente n tem nada de mais importante pra fazer".
      Cara, você nunca vai saber como é o desgosto de viver em pleno 2023 e não ter um único personagem de alguma obra famosa que realmente te represente

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад

      Gente doente essa , os comentários desse canal parecem um hospício. Engraçado que essas mesmas pessoas apoiam países que realmente são transfóbicos

    • @AlucardPlayers
      @AlucardPlayers Год назад

      Falou bem, e não precisa ser gay para representar o gay , a pessoa vai muito além disso. Só para quem fica lacrando e vivendo de vitimismo aí pode ser que defina ela. Gay e como qquer outra pessoa , aliás tem gay no animaia fantástico que e o principal personagem.

  • @danfreitas84
    @danfreitas84 Год назад +14

    Vcs falaram tudo! O pior dessa história toda é que o tema central da obra que fez dela quem ela é hoje é exatamente a tolerância...

    • @fabriciodelesderrier2646
      @fabriciodelesderrier2646 Год назад

      Isso buga minha mente! Acho que muito do que a obra se tornou vai da interpretação de quem tá absorvendo a obra.

    • @caminhoneirafortona4046
      @caminhoneirafortona4046 Год назад +2

      vc não é aquele barbudo de camisola que bateu na mulher no banheiro feminino da UNB?

    • @danfreitas84
      @danfreitas84 Год назад

      @@caminhoneirafortona4046 graças à Deusa não. Nem nunca fui à Brasília... Rs

  • @YolandaBoaventura
    @YolandaBoaventura Год назад +22

    Quem quiser consumir consuma, quem não quiser consumir por não se sentir bem não consuma.
    No entanto não podemos deixar passar essa oportunidade de debater o tema da transfobia. Explicar para as pessoas o quão errado isso é. J. K. Howling está longe de ser a única ou a primeira pessoa famosa transfobica com influência e não será a última.

  • @Finsburyschool
    @Finsburyschool Год назад +5

    Comentários que julgam as pessoas por consumirem Harry Potter só servem pra apontar dedinho na cara e mais nada. Porque todo mundo literalmente financia coisas medonhas todos os dias só de viver no capitalismo, só de abastecer o seu carro, comprar roupas ou comida todos já estamos incentivando diretamente os piores tipos de atrocidades inimagináveis desde trabalho escravo, crueldade animal, exploração de tudo quanto é tipo de gente. Chega ser cruel vcs quererem atribuir às pessoas que cresceram com Harry Potter, essa responsabilidade e o peso de se sentirem horríveis consigo mesmas simplesmente porque foram ao cinema ou compraram um jogo. Faz assim. Se enfiem em uma caverna sem dar o seu apoio pra qualquer forma de opressão, e depois vocês podem falar alguma coisa.

  • @vitorpacheco3235
    @vitorpacheco3235 Год назад +12

    Sou fã de Harry Potter desde que me conheço como gente e comprei o jogo mesmo sabendo das declarações de autora, me sinto de certa forma culpado, mas também não acho certo boicotarem o jogo apenas por causa da criadora, sim ela vai receber uma grana forte, mas tem também a desenvolvedora do jogo que não acho que mereça ter seu jogo boicotado considerando o investimento, o esforço e empenho na criação do jogo durante anos. De fato é uma questão muito complexa de ser abordada.

    • @jonatasfagundes7185
      @jonatasfagundes7185 Год назад

      Ela n recebe, ela vendeu Harry Potter, no max algum mimo

    • @vitorjcunha
      @vitorjcunha Год назад

      @@jonatasfagundes7185 vendeu nada, ela recebe royalties por qualquer coisa de Harry Potter

    • @__dansz
      @__dansz Год назад +3

      Cara, apenas dê o play e se divirta, não ligue para burburinhos. Ainda não tive a oportunidade de jogar, mas eu estou acompanhando as gameplays e está ótimo

    • @amendoboboyeah8388
      @amendoboboyeah8388 Год назад

      Se sente culpado? Só separar a obra do autor

    • @ghostharbinger1750
      @ghostharbinger1750 Год назад +1

      Se seguirmos a onda do boicote, melhor voltarmos a viver em cavernas, pois tudo é criado por gente e gente tem opiniões. Acredito q ela falou merda pq quer continuar aparecendo, nao se satisfaz em ser a escritora mais rica da história. A obra dela nao tinha nada disso. Acredito dq deveria haver outras formas de se tratar de problemas assim, pq a forma como a cultura do cancelamento age, só gera mais ódio e nao deixa espaço para diálogo. Errou, sumiu.

  • @C.brachyurus
    @C.brachyurus Год назад +5

    Uma pessoa trans disse em um vídeo algo bem direto:
    A partir do momento que as pessoas compram o jogo ou qualquer outro produto ligado a ela, ela ganha dinheiro que será investido em organizações e política anti-trans.
    Ela é militante. Ela vai investir nisso. Ela já impulsiona e vai continuar a impulsionar essas ideias com dinheiro que deram a ela. E não adianta colocar um personagem trans ali. O dinheiro vai servir contra esse público! É isso. E por ela é algo honroso o combate anti-trans. E diferente de autores mortos, ela tá vivinha pra utilizar todos os ganhos contra quem ela quer combater.

    • @lucllins
      @lucllins Год назад +2

      Muito obrigada por sua lucidez! Somente o teu comentário e um anterior ao teu, de um universo de milhares aqui, foram cirúrgicos e apontaram para o caminho correto da discussão. Perfeito!

  • @edneikamikaze
    @edneikamikaze Год назад +2

    Linguagem neutra é uma besteira sim.

  • @radiocontrole
    @radiocontrole Год назад +13

    Pior que esse jogo é muito bom mesmo. E fora toda a nostalgia do Harry Potter

    • @YolandaBoaventura
      @YolandaBoaventura Год назад +5

      Pra mim o importante é você não concordar com as coisas que ela falou sobre pessoas trans.
      Isso pra mim é mais importante do que consumir ou não. O respeito ao próximo.
      J. K. Howling não é a primeira pessoa famosa e influente culturalmente a agir assim. Eu não admiro mais ela como admirava mas eu não posso fazer nada em relação a influência dela. Eu só posso controlar minha visão dela.

  • @CitroutheDuck
    @CitroutheDuck Год назад +9

    gosto muito do meteoro mas esse Video foi extremamente raso, entendo que era uma live e é dificil articular coisas ao vivo, mas ainda me deixa extremamente triste ver o completo despreparo para falar no assunto, os 2 claramente não tinham o conhecimento da situação necessario para poder discutir isso e o fato que não falaram com nenhuma pessoa trans para falar sobre isso é insultante, com essa discussão rasa que mais serve pra causar danos e mostrar a situação de um nivel muito menor do que realmente é, ao invés de falar sobre como esse jogo e essa obra causam danos a comunidade decidem falar sobre como essa discussão é complicada sem realmente explicar nenhuma das complicações do tema, me doi ver um canal que muitas vezes trata seus assuntos tão bem com esse nivel de despreparo...

    • @maysadeassis6484
      @maysadeassis6484 Год назад +1

      Também venho aqui pedir pro canal convidar um ativista trans para explicar a situação da JK Rowling. E mais! Não é só a questão transfóbica! O antisemitismo na franquia HP já foi amplamente debatido, e esse jogo trouxe ainda mais essa polêmica à tona. Não falamos de antisemitismo no Brasil, mas tenho amigos judeus nos EUA que estão completamente revoltados com esse jogo.

    • @CitroutheDuck
      @CitroutheDuck Год назад +3

      @@maysadeassis6484 exatamente! HP sempre teve sérios problemas intrínsecos a obra e sua criadora, os goblins sendo o exemplo perfeito das ideias nazistas da j.k e eles sendo mostrados na obra(incluindo o jogo) como vilões é algo tão importante de ser discutido quanto sua transfobia

    • @leonardo.bs.
      @leonardo.bs. Год назад +1

      Achei também isso. Inclusive queria saber e entender, de forma mais cuidadosa, inclusive, o ponto da autora JK Rowling. Sei que ela é bem escrota ao se por sobre esse debate, mas sei que para além dela, há militantes feministas (as tais radfem, feminismo radical) aqui no Brasil que tem opiniões parecidas à de Rowling, vide texto recente da citada pelo Anderson, Djamila Ribeiro - e essas não foram nem de longe tratadas no vídeo. Eu como homem "cis" fico bastante perdido, porém curioso e nem f#### que eu meto a mão no meio desse vespeiro, mas por curiosidade e interesse pelo conhecimento queria entender os motivos da existência desse debate.

    • @CitroutheDuck
      @CitroutheDuck Год назад

      ​@@leonardo.bs. esse discurso é motivado por pessoas que cresceram ouvindo de uma sociedade homofobica e racista que pessoas que não se encaixam no binario de homem e mulher cisgenero são, por natureza, pervertidas e maléficas, essas pessoas usam esse discurso transfobico usando a desculpa que é "feminista", mesmo que muitas vezes os argumentos são literalmente anti-feministas (como falar que a definição de uma mulher se baseia nas suas genitais) e que elas diretamente ou indiretamente consideram mulheres trans como não sendo "mulheres de vdd" e homens trans como "vitimas enganadas pelos trans malvados", sem falar que muitas das pessoas que apoiam esse discurso são as mesmas pessoas que acham que o feminismo é mimimi ou são literalmente neo-nazis, enfim, esse assundo é bem mais complexo do que dá pra explicar em um comentario, o que recomendo é procurar ativistas trans que falam sobre isso em mais detalhe em fomatos que deem abrigam mais espaço pra explicação, como videos ou livros, o que importa é que vc não tem se iluda em um discurso que essas pessoas são razoáveis e que elas só estão fazendo perguntas, pq querendo elas admitirem ou não, ainda é discurso de odio e um crime

    • @maysadeassis6484
      @maysadeassis6484 Год назад +1

      @@leonardo.bs. Se souber inglês, tem um vídeo chamado "JK Rowling's New Friends" do canal Shaun aqui na plataforma que mostra como o ativismo político da autora contra pessoas trans é perigoso. Recomendo!

  • @larissyalmeida636
    @larissyalmeida636 Год назад +87

    É engraçado ver gente da DIREITA defendendo o jogo sendo que eles foi quem financiaram, manifestaram, boicotaram e cancelaram Harry Potter. O primeiro livro pra lançar foi uma briga e pro filme seguir adiante foi outra briga vários evangélicos boicotando a obra e cancelando a JK, igual fizeram com a série Preacher. Queria saber se a Bíblia com o passar do tempo perde a palavra dita por Deus? Aonde está o povo que diz que 'o mundo muda, mas a palavra não", aonde estão?

    • @sausmikatfortes
      @sausmikatfortes Год назад +3

      Entendi nada mó mistura

    • @telenuvem6355
      @telenuvem6355 Год назад +4

      Preacher foi uma série incrível e foi cancelada. Fiquei muito chateado na época 😕. Povo chato do K7

    • @telenuvem6355
      @telenuvem6355 Год назад +6

      Alguém se lembra que a partir de Prisioneiro de Azkaban, a atriz preta que fazia Lavander Brown em HP foi substituída por uma branca e até hoje ninguém sabe o quê? Quando percebi isso, fiquei morto. Nunca ouvi ninguém falando sobre isso nesse RUclips da vida

    • @alejandrocuevas7831
      @alejandrocuevas7831 Год назад

      Verdadeeee kkkkkkk

    • @herrisouza
      @herrisouza Год назад +2

      @@telenuvem6355 tem canal RUclips q falo sobre isso

  • @danielangelobarbosavieira9381
    @danielangelobarbosavieira9381 Год назад

    Excelente vídeo!

  • @rafasiqalv
    @rafasiqalv Год назад +16

    um ponto importante é também o impacto que consumir uma obra assim propicia, ou colocando de outra forma, como o seu dinheiro vai ser usado pelo autor(a) da obra?
    Lovecraft não é capaz de afetar o mundo e dificultar a vida de pessoas negras ou quaisquer outros alvos de seu racismo. JK Rowling ativamente patrocina organizações e movimentos que buscam negar direitos trans (e não só no Reino Unido!). Esse tipo de influência obviamente contribui para que políticas que cerceiam direitos para minorias aconteçam...
    Dito isso, vai ficando cada vez mais difícil encontrar jogos, ou outras obras em geral, que não tenham alguma violência por trás. Não julgo alguém por comprar ou curtir o jogo, eu mesmo curto jogos feito por desenvolvedoras que tem escândalos (alô Riot!) só que faça refletindo sobre o que isso significa e o que dá pra fazer como indivíduo.

    • @YolandaBoaventura
      @YolandaBoaventura Год назад +1

      O CANAL Livraria em casa fez um vídeo explicando todas as tretas nas quais a J. K. Howling se envolveu se alguém quiser ver.

    • @salsicha2
      @salsicha2 Год назад +1

      Nunca li tanta bosta "JK Rowling ativamente patrocina organizações e movimentos que buscam negar direitos trans", sai pra la BOLSOMINION!

  • @leonardogomes9813
    @leonardogomes9813 Год назад +1

    Eu que curto jogos da Nintendo já comprei alguns jogos e provavelmente vou comprar futuramente, mesmo sabendo que a Nintendo muitas vezes é escrota com seus fãs, talvez o mesmo ocorra com a EA. Eu sei que poderia jogar só emulador, mas não tô afim. O problema dos boicotes é que eles podem acabar dando o efeito reverso. Pra um boicote ocorrer é necessário divulgar sua opinião, e quando você faz isso pode estar divulgando o conteúdo que se quer boicotar pra pessoas que discordam do boicote

  • @mariliavieira1677
    @mariliavieira1677 Год назад +11

    Defender os direitos das mulheres (fêmeas adultas humanas), e suas crias, não é transfobia... Já vi várias falas e entrevistas da JK, e percebi apenas isso, nunca vi nenhuma demonstração de ódio. É fato que quem nasce com características físicas femininas aparentes, independente de depois performarem feminilidade ou não, sofrem violências e opressões específicas, diferentes das quem se consideram trans. O que ela e Djamila defendem é a manutenção das conquistas sociais/ políticas que nos protegem e amparam.

  • @leandrohipolitoschneider
    @leandrohipolitoschneider Год назад +1

    Eu vou jogar meu joguinho e ela que responda à sociedade pelos devaneios dela. Se a gente for parar de viver toda vez que tiver um homofóbico, machista (...) envolvido em alguma coisa...

  • @joroc
    @joroc Год назад +7

    Sir= Senhor em ingles
    Ona= Mulher em japonês
    Sirona

    • @arielcruz6872
      @arielcruz6872 Год назад +2

      em russo também. não exatamente "mulher", mas o pronome pessoal feminino "она", ou seja, "ona".

  • @thiago32994
    @thiago32994 Год назад +2

    Beleza meteoro, mas por que vocês tão censurando a palavra m/\conh/\? vocês vão censurar mesmo?

  • @VicthorTavares
    @VicthorTavares Год назад +4

    Não sou fã da J.K. ROWLING, mas gosto do mundo de Harry Potter. Não é porque eu aprecio uma criação, que eu vou gostar do criador. Todo mundo gosta de ter luz e energia elétrica em casa, mas nem todo mundo gosta do Thomas Edison.

    • @alnklar
      @alnklar Год назад

      Mas tu comprar uma lâmpada não está botando dinheiro no bolso de uma pessoa que é abertamente militante de transfobia...

    • @VicthorTavares
      @VicthorTavares Год назад

      @@alnklar Então... Mas pra você ter isso hoje em dia, alguém teve que botar dinheiro no bolso dele.

  • @Claryonlyme
    @Claryonlyme Год назад +2

    O bizarro é q ela vivia dizendo sobre tolerância, respeito ao diferente e tals. Inclusive, usava exemplos da obra pra corroborar isso.
    É como dizem: façam o que eu digo, não faça o que eu faço

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад +4

      Me dá um exemplo de quando ela foi intolerante por favor

    • @Claryonlyme
      @Claryonlyme Год назад +1

      @@MariaPaula-uw3ds todo o caso dela de transfobia foi um episódio de intolerância

    • @caminhoneirafortona4046
      @caminhoneirafortona4046 Год назад

      @@Claryonlyme então mostrar um exemplo não deve ser difícil, manda uma fala intolerante dela aí

  • @emilyvillanovanyangatgirl
    @emilyvillanovanyangatgirl Год назад +10

    Não vi nada de tranfobico no twitter dela 🤷

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Год назад +3

      Ou você não procurou direito, ou você é transfobica igual a ela, não faz diferença de qualquer jeito, pessoa assim nem vale a pena

    • @alexandrelezan
      @alexandrelezan Год назад +1

      @Gabs orgulho de pensar da mesma forma que ela!🥰

  • @linolumasica6892
    @linolumasica6892 Год назад

    5:34 "tudo que o jogo vender ela vai levar uma parte". Não necessariamente. Há vendas de direitos de uso de marcas que não incluem participação nos lucros ou faturamentos da adaptaçãom The Witcher mesmo é um exemplo disto.

  • @fabylima
    @fabylima Год назад +21

    JK Rowling não falou nada demais, nem participou do desenvolvimento do jogo. Os direitos das mulheres são fundamentados na diferença sexual, ninguém se torna mulher por autoidentificação.

    • @fabylima
      @fabylima Год назад +11

      @Gabs não tem nada de bolsonarista na minha fala, sabe pq? Porque nunca, jamais, em tempo algum os bolsonaristas defenderam os direitos das mulheres de base se/ual. Infelizmente a esquerda também não. 😬

    • @clairdeluma
      @clairdeluma Год назад +5

      Os direitos das mulheres são sociais como todos os direitos e não biológicos. Ser Mulher é Social. Sexo é meramente biológico. Mas se você prioriza o Biológico, posso te chamar de reprodutora humana?

    • @naylajulia8395
      @naylajulia8395 Год назад +2

      Exatamente 👏👏👏

    • @fabylima
      @fabylima Год назад +9

      @@clairdeluma se existir em um corpo sexuado que é qualitativamente diferente do corpo dos homens não é uma dimensão inerentemente social de existir enquanto mulher, que condiciona os nossos direitos, então o que pode ser? “Meramente biológico” é uma forma bem rasa e pobre de tratar a dimensão prática e material da vida. 😉

    • @fabylima
      @fabylima Год назад +6

      @@clairdeluma se você é incapaz de enxergar a humanidade inerente das pessoas adultas do sexo feminino, eu só lamento mesmo. 😔

  • @gabrielremesso2864
    @gabrielremesso2864 Год назад +1

    Não estava querendo gastar quase 300,00 R$ nesse jogo, mas depois de saber da opinião dela pago até 600,00 R$.😂😂😂😂😂😂
    Mimimi do crlho!

  • @RonaKurona
    @RonaKurona Год назад +1

    Esse lance de empatia é muito real, eu sempre fui consciente mas gostava de fazer piada errada dó por ser errado, por um amigo meu negro não se importar e participar eu achava que não tinha problema, que a gente tava rindo do absurdo e horrível igual uma paródia, só que quanto mais você faz essas piadas mais você normaliza as ideias que elas trazem, quando eu vi que tava perdendo a sensibilidade com uns assuntos sérios parei com esse tipo de piada
    Sobre o jogo eu acho interessante que tenha essa discussão mas o pessoal tá fazendo uma caça as bruxas nas plataformas principais, fazendo invasão pra estragar a surpresa do final pra quem tá jogando, isso não ajuda nada a mim nem nenhuma outra pessoa trans, só nos antagoniza. Boicote sinceramente eu também não acho que vá ajudar porque ela continua sendo rica, e mesmo que isso ajude 200 ou 300 pessoas a gente sempre tem que pensar nas pessoas trans que tão no outro lado da balança, independente do que aconteça com essa escritora tem mês que eu ainda vou passar fome, boicotar esse jogo é colocar um pano em cima do problema ao invés de resolver
    Só tem um jeito de lidar com os ricos, e infelizmente os franceses já patentearam

  • @DomiMilani
    @DomiMilani Год назад +9

    "mulheres cis devem ter espaços próprios" = "odeia a existência de mulheres trans"?

  • @luizalouyoga
    @luizalouyoga Год назад +1

    JK Rowling é uma grande mulher que defende nossos direitos. Merece ser celebrada. Suas falas foram totalmente deturpadas. Ela nunca foi contra pessoas trans. Uma vergonha o Meteoro fazer esse tipo de coisa.

  • @mariliagoncalves592
    @mariliagoncalves592 Год назад +8

    Me parece que vcs não são Potters.. Seria legal ouvir um que seja fã e descobriu depois a opinião da autora.

    • @isadora149
      @isadora149 Год назад +4

      HP tem um valor sentimental muito forte entre eu e a família, e meu apreço pela leitura foi com as obras dela. Sinceramente, a gente fica bolada mesmo, mas se eu boicotasse todo autor que falou merda, não iria conseguir nem me graduar na faculdade. Os tratamentos só são diferentes.
      Sem contar que sinto que falta uma consciência de classe na crítica. O jogo ultrapassa os 100. Livros são caros. Ver filme no cinema e alugar também. Sinceramente, a base de hp só teve acesso à hp por causa da pirataria ou devido à biblioteca pública da cidade (meu caso). O que diabos eu tenho haver c a J K se eu nunca ajudei a dar um centavo, pois meu consumo é full pirateado? 😂

    • @mariliagoncalves592
      @mariliagoncalves592 Год назад

      @@isadora149 aqui em casa também! Só pirata!!!

    • @isadora149
      @isadora149 Год назад +2

      @@mariliagoncalves592 e se eu tivesse pc bom, pirateava o jogo também kkkkkkkkkk sendo a j k transfobica ou não. tudo caro!!

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Год назад +1

      Recomendo um vídeo do canal "AsTravasdaVida" da Michelle, uma mulher trans que cresceu sendo fã da saga

  •  Год назад +2

    Eu tive algo parecido quando ouvi que há comentários de Morgan Freeman anti luta da igualdade dos negros. Vou ser sincero, não fui atrás para ver se são verdade por covardia de destruir a imagem que tenho dele.

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад

      Pois é né, "negros tem que escravos ideológicos da esquerda, como ele ousa não se juntar a essa guerra idiota de classes "

    • @Rafael-zz1zn
      @Rafael-zz1zn Год назад +2

      "Nossa como ele ousa fazer suas próprias escolhas, e nos que decidimos pelo o que os negros devem lutar"

    • @fabiosousadasilva5177
      @fabiosousadasilva5177 Год назад

      ​​@@Rafael-zz1znÉ ainda dizem que esse ativismo atual não é prepotente.

  • @allanfabricio178
    @allanfabricio178 Год назад +10

    JK não é transfóbica

    • @marciaabrantes4704
      @marciaabrantes4704 Год назад

      Concordo, Allan. A autora se preocupa com as pautas das mulheres (XX). Nunca, diferente das rads, afirmou que não existem pessoas trans. O povo não lê sobre feminismo, não acompanha as discussões lá fora, mas progressistas aqui adoram difamar uma mulher e isso tem nome: misoginia.

  • @themathhermetic
    @themathhermetic Год назад

    Bem rasa a discussão. Recomendo os vídeos do Steve Shives sobre o assunto.

  • @eloycneto
    @eloycneto Год назад +12

    Boicote? Má publicidade ainda é publicidade, mas voltando ao topico, dá pra separar.
    Caguei grandao pra JK, foda-se o que ela pensa.
    O universo fez parte da minha infancia, li as obras, me maravilhei a até sonhei em receber uma coruja um dia.
    O jogo está excelente to me divertindo pacas, peguei até a versao fisica pra manter na minha estante.

    • @__dansz
      @__dansz Год назад

      Deve ser horrível odiar o autor e adora a obra hehehe.

    • @robertogoncalvesjunior7814
      @robertogoncalvesjunior7814 Год назад +5

      @@__dansz eu amo the witcher e nem sei quem escreveu, nem sei nada sobre a vida do diretor do jogo. Simples, nao idolatre pessoas,

    • @__dansz
      @__dansz Год назад

      @@robertogoncalvesjunior7814Não é caso da maioria que goste de Harry Potter

  • @eddieondo4047
    @eddieondo4047 Год назад +1

    Interessante polêmica. Tomemos para análise, Stephen King. Em cada um de seus livros é fácil identificar uma acérrima crítica à América branca, classe média-baixa, supersticiosa, fundamentalista-cristã. Muitas de suas obras tornaram-se "block-busters" em filmes. Nesses filmes, foi cuidadosamente excluído esse aspecto - diria "ideológico" - do autor. King talvez tenha ganho mais dinheiro com esses filmes - alguns dirigidos por diretores de prestígio - que em seus densos romances, novelas ou contos.Não podemos condená-lo por esse dinheiro. Uns, muitos dos quais não o conhecem por terem-no lido, mas só pelos filmes; o aplaudem mas, certamente, não o incensariam se apenas o tivessem lido. No caso da autora de Harry Potter, é preciso investigar à profundidade seus livros. Claro que a diferença entre King e Rowlings é, ao meu ver, abissal.

  • @BrianEDWingz
    @BrianEDWingz Год назад +8

    Toda opinião é valida nesse assunto, oque não pode é ameaçar outras pessoas por jogarem o jogo

  • @CRISANNE
    @CRISANNE Год назад +1

    Boa tarde aos participantes do canal Meteoro. ❤️ ❤️ ❤️

  • @annapaola
    @annapaola Год назад +3

    Muito difícil levar o Anderson a sério com essa máscara, mas ficou mó bem nele 😀

    • @marllonvalenca1661
      @marllonvalenca1661 Год назад +3

      E difícil levar a sério não pela máscara, mas pela quantidade de bobagens que fala.

    • @rosangelab.barros9866
      @rosangelab.barros9866 Год назад +1

      @@marllonvalenca1661 é verdade. Sinto falta da Sophia, que é uma mulher trans e em nenhum momento fica se vitimizando como muitos fazem.

  • @elizabarbs
    @elizabarbs Год назад +2

    Ser mulher não é um sentimento

    • @caminhoneirafortona4046
      @caminhoneirafortona4046 Год назад

      exato, não sofremos misoginia por nos sentirmos mulheres, e sim pelo nosso sexo, pela exploração da nossa capacidade reprodutiva, esse bando de barbudo fedido quer ditar pra gente oque nos somos

  • @__dansz
    @__dansz Год назад +4

    Gosto muito da franquia Harry Potter e estou também de acordo com o posicionamento da JK. Ainda não joguei o Legacy, mas estou acompanhando as gameplays. A franquia Harry Potter é algo que quero passar para os meus filhos, perfeita

    • @luisflavio1380
      @luisflavio1380 Год назад

      nasifacista tupiniquim é assim mesmo, adora um" viralatismo " pra chamar de seu né? Há me mama otário!

    • @__dansz
      @__dansz Год назад

      @@luisflavio1380 Mais amor por favor, o mundo não precisa do seu discurso de ódio.

    • @luisflavio1380
      @luisflavio1380 Год назад

      @@__dansz amor de Ku é minha pika

    • @__dansz
      @__dansz Год назад

      @@luisflavio1380 Parabéns, você é um perfeito representante do que acredita 👏🏼👏🏼👏🏼

    • @fabiosousadasilva5177
      @fabiosousadasilva5177 Год назад +1

      Vi que você não afetado pelos problemáticos. S
      Tem opinião própria.

  • @albertoaddiego3369
    @albertoaddiego3369 Год назад +2

    16:15 Penso igual. Quem se haja superior sobre um grupo, se haja superior a qualquer minoria.

  • @jornalempoderado3188
    @jornalempoderado3188 Год назад +7

    Obrigada por nos acompanhar 🥰

  • @theciceromatheus
    @theciceromatheus Год назад +1

    É como se o Lula, depois de tantos anos de luta sindical, chegasse pro trabalhador e falasse: "companheiro, na verdade eu gosto de banqueiro". Não, pera...

  • @aline06ferraz
    @aline06ferraz Год назад +4

    Eu fiquei dias pensando sobre isso e só comprei o jogo ontem. Harry Potter marcou a minha vida, é parte da minha infância/adolescência e faz parte também da minha personalidade.
    A J.K tá indo por um caminho péssimo mas não tem mais como evitar que ela lucre com isso mais. O lance é a discussão nunca passar.
    O que eu acho feio é dizer que quem é fã da franquia é transfóbico. 😣

    • @innocencesgone
      @innocencesgone Год назад

      Mas vc é transfobica. Vc comprou o jogo. :)

    • @aline06ferraz
      @aline06ferraz Год назад

      @@innocencesgone valeu, salvador da moral e da liberdade. Não ouviu nada que se falou, ne?
      🙄

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад

      Caminho péssimo= constatar o óbvio, mulheres trans não são mulheres, pelo menos não biologicamente

  • @teatroimproviso7931
    @teatroimproviso7931 Год назад +1

    A pergunta do Tasso é típica de uma pessoa que tem muitos privilégios. A reflectir.

  • @wladimirabif9450
    @wladimirabif9450 Год назад +3

    Eu amo Harry Potter, e todo ano lei alguns livros, se não a saga toda. Porém, "fiz apagamento" da foto e do nome do(a) autor(a) de tds os meus livros, atitude copiada por amigues, em um protesto silencioso ao apagamento que a pessoa responsável pela obra está fazendo com um grupo específico de pessoas.
    Lamento essa situação, principalmente que se trata de uma pessoa clinicamente diagnosticada com uma doença psicóloga. Não é para justificar, mas sou do lado da importância de ser sensível para perceber que se ficou entendido boa livros que Voldemort se tornou o que se tornou por falta de amor, Harry Potter foi escrito por uma pessoa que rompeu com o próprio pai, perdeu a mãe muito jovem e se desculpa ao esposo e aos filhos, nos agradecimentos dos livros e o pseudônimos Robert Galbraith, por ter de se isolar completamente para escrever.
    Não é para justificar. Seria muito cruel, quando pensamos no genocídio de pessoas trans no Brasil. No entanto penso as vzs que o a pessoa que escreveu Harry Potter foi trancada em um baú a sete chaves, por um impostor que está tomando poção polissuco com seus fios de cabelo.
    Há um mês, mais um direito das pessoas trans foi conquistado na Escocia, frustrando a ladainha da direita e do feminismo radical, que não aceita pessoas trans, em especial as mulheres.
    Fiquei contente com esse avanço em um país, dito atrasado, na questão de pessoas trans, pela prefeita da capital da Islândia, assim como fora no banimento da inquisição.
    Recente, no Reino Unido, foi lançada uma edição do HP, sem o nome da pessoa em questão na capa, e acreditem, essa edição é mais cara já lançada.

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Год назад

      Você e doente, isso sim , busque tratamento

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Год назад +2

      Cara vc já estudou o feminismo radical?

    • @Kingdicew
      @Kingdicew Год назад +3

      Parei no amigues

    • @wladimirabif9450
      @wladimirabif9450 Год назад

      @@luisabastos3369 sua mãe é que é. E é grave, pq um dia vc se dirigiu a mim, c/ uma recomendação de tratamento que eu não te pedi, intrometida. Se eu me sentisse de te recomendar algo, recomendaria p/ vc a recomendação no seu rabo : D

    • @wladimirabif9450
      @wladimirabif9450 Год назад

      @@MariaPaula-uw3ds Meu amigo mora na França a oito anos e lá a comunidade LGBTQIA+ hj encara a pessoa transfóbica em questão como uma piada e c/ um pouco mais de tolerância, justamente p/ ela fazer parte dessa corrente mais radical, (Acho que eu deveria ter colocado o termo que usei entre aspas) que não deixa de ser feminismo, uma vez que o feminismo na França abraça as pessoas LGBTQIA+. No Reino Unido o povo costuma não ser tão tolerante né; como a gente já pôde ver, até ameaça c/ bomba a pessoa transfóbica recebeu. Eu não sabia que existia essa corrente mais radical mas retornando a fragmentos de entrevistas e matérias quando do lançamento de alguns livros, eu lembrei que ela sempre declarou verdadeira paixão por Jane Austen e a própria já fez linha de frente na luta por conquistas muito significativas para as mulheres do Reino Unido. É importante lembrar que a mesma já trabalhou para a Anistia Internacional né. Mas do que eu sei sobre essa parte mais incisiva do feminismo na Escócia, foi o que meu amigo me contou...

  • @wilsonsantos8363
    @wilsonsantos8363 Год назад +1

    Tem sim como separar arte do artista, nesse caso o boicote n faz sentido pq a JK n recebe por porcentagem de vendas e sim por roaylties q a Warner pagou a JK

  • @julinhaf89
    @julinhaf89 Год назад +9

    Achei legal o tema, pessoal, mas senti falta da Sophia nesse vídeo.

    • @SamieCarvalho
      @SamieCarvalho Год назад +4

      As vezes ela tá é cansada desse assunto… ou não tem psicológico pra ficar debatendo…

  • @FredSeleghin
    @FredSeleghin Год назад

    Like, para a fantasia do Anderson! S2

  • @SantoplayBRGAMEPLAY
    @SantoplayBRGAMEPLAY Год назад +42

    Olha, leio Lobato, leio, assisto e jogo Harry Potter, o mesmo para Lovecraft, tenho discos do Lobão, do Caetano, do Ultraje a Rigor, do Jerry Lewis e não quebrei nenhum... Então, "e se", não me move. Tenho é certeza que se fuçar na vida, nas redes sociais de cada um que milita detonando a escritora em questão será encontrado pelo menos meia dúzia de coisas que essa gente curte e mesmo assim diz ser contra. Basta a figura gostar do que quer que seja para consumir, para justificar a parada estar ali, outras nem sabem o que estão consumindo, mas isso não as isenta. Quer ver só, pega as marcas que apoiaram o nazismo, o bolsonarismo, olhe a sua volta, estarão ali, diante dos seus olhos, no Twitter, no Face, no Instagram, no Whatsapp do "revolucionário". Apenas estão pegando, como dizem por aí, uma pessoa pra Cristo. Tá na rede, tá na moda, o assunto do momento, preciso dar meu pitaco e ter meus 15 segundos de fama.

    • @aentidade6364
      @aentidade6364 Год назад

      Portanto, você sabe que indiretamente financia a morte de pessoas trans, mas como todo mundo financia alguma coisa então não tem problema.

    • @joaoaugusto7066
      @joaoaugusto7066 Год назад +19

      Colocar na conta de quem comprou o jogo a transfobia da jk é ridículo. O mais irônico é que ninguém deixa de comprar um celular pq foi produzido por trabalho escravo na china, mas apontar o dedo pro outro é sempre mais gostoso.

    • @somedudeAPS
      @somedudeAPS Год назад

      E o pior e' criticar usando um Computador/Celular feito com trabalho análogo a escravidão, usando roupa feita por criancinhas de Bangladesh, etc... Consumir ai vale.
      Não quer dar dinheiro pra gente ruim? Só vivendo no meio da floresta sem consumir porra nenhuma.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 Год назад +2

      Lovecraft, como ja caiu em dominio público, fica bom, porque da pra reescrever tirando todos os estereótipos raciais dos cultos e substituindo eles por organizações racistas como a KKK, nazis e etc. Aliás, eu mais tive contato com obras derivadas que fizeram isso do que com a obra original. Mal mal espero para que Tolkien caia em domínio público, quando isso acontecer eu pretendo fazer a mesma coisa.

    • @marllonvalenca1661
      @marllonvalenca1661 Год назад +2

      Comentário sem defeitos.

  • @giovannasilva5969
    @giovannasilva5969 Год назад +1

    Caralho falou demais, é muito triste ser fã de uma obra feita por uma pessoa que machuca tanto outras pessoas

  • @pontesg_bia
    @pontesg_bia Год назад +11

    a máscara do anderson é minha nova religião

  • @SamuraiZERO88
    @SamuraiZERO88 Год назад

    Anderson matou a pau nesse final!