Uma (quase) desconhecida história de nascimento de Jesus.
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- •Aproveite para me seguir no Instagram e no Tiktok:
@andrechevitarese
• Para entender a formação do Novo Testamento, acesso o curso "O Novo Testamento": hotmart.com/pt...
• Para saber mais sobre os Evangelhos do Novo Testamento, acesse o curso "Os Evangelhos": hotmart.com/pt...
••Para entrar em contato comigo, escreva para: andreleochevitarese@chevitarese.page
••• Livros publicacos recentemente: Jesus de Nazaré - O que a História tem a dizer sobre Ele e Jesus, o Mago. Para adquirir, acesse: menocchio.com.br/
**A Escola Chevitareseana é muito mais do que um curso. É uma verdadeira biblioteca de aulas e conteúdo, onde você encontrará uma vasta gama de informações sobre os Cristianismos Originários e o Jesus Histórico, além de acesso exclusivo às gravações das lives-aulas semanais. Tudo isso estará disponível para você durante um ano inteiro. menocchio.com....
Contribuições livres: PIX - email: menocchio.educacao@gmail.com
Todos os vídeos deste canal apresentam o ponto de vista de um historiador e não têm a intenção de ofender a fé de ninguém. Comentários desrespeitosos não são permitidos e serão excluídos.
Eu nao trnho o ensino fundamental completo. Mas gosto de pesquisar e estudar tanto que estou aaui no seu cansl. Sempre fui curiosa questionava tudo desde criança.
Oi conheci o sr através da professora Juliana Cavalcanti.. não tenho estudo nem mesmo o ensino fundamental mas amo aprender gosto muito de escutar o sr e a d Juliana abraco
Muitíssimo obrigado!🤝
Maravilha as suas aulas professor. Vejo o quanto o senhor está empolgado com esse novo projeto. Abraços.
Boa tarde Professor, obrigada!!!!!!!
Comprei este livro. Ainda não li. Mas é uma boa fonte. Ótima explicação...
Querido alvinegro, uma curiosidade, o que os gregos comuns faziam no seu cotidiano? É verdade que iam cedo pro ginásio se exercitar ? Faz umas lives de Grecia pra gente, com curiosidades interessantes! Abs
Saudações alvinegras.
Hoje, vamos comemorar mais título: campeão brasileiro 2024.
Quanto aos gregos, irei pensar com carinho na sua sugestão.
Gratidão, Professor, suas aulas são uma preciosidade. Forte abraço!
Professor muito boa essa live Horácio porteiro em Santos Sp saude pro senhor e todos os seus familiares
Bom dia vc e maravilhoso seu que vc e ateu eu fui ateu por 7 anos e conheço seu livro o jesus histórico a muito tempo sempre acreditei nos seus estudos sobre esse tema hj não sou mais ateu mas pro ao criador de todas as coisas por vc meu querido paz seja contigo varao
Um abraço fraterno, Sílvio
Obrigado pelos vídeos, Professor. Querido mestre, uma sugestão, faça vídeos mais curtos se possível. Abraço
Muito esclarecedor esse vídeo! Obrigado professor André!
Boa Noite 🌜🌜
Boa noite e obrigada, professor.
Excelente estudo
Bom demais esse vídeo
Excelente aula, obrigado.
Estava com saudade de assistir as aulas do professor Chevitarese!!! É sempre assim: assisto e sou brindado pelo conhecimento de quem sabe muito bem o que está falando!!! Fala com propriedade e clareza, ajudando-nos a sermos pessoas mais qualificadas e esclarecidas, em meio a um cristianismo obscurantista que tem se entranhado em nosso país e demonstrado sua face através da extrema direita bolsonarista!!!
Tô amando.
Bom demais.
Boa noite
❤❤
Boa noite professor. Excelente live.
Aprendo muito aqui, como por exemplo, que os textos não foram escrito no vacuo, quando o primeiro evangelho estava sendo escrito, já tinham esses seguidores "do caminho" em conflitos com outros grupos judeus, politeístas e até entre si e os textos refletem isso.
Por isso não levo nada a sério a hipótese do Jesus como conspiração romana. Tão sem fundamento. Pra mim os evangelhos mesmo se for considerar a data mais tardia deles, depois do anos 70 pro sinopticos e 100 pra João, mesmo não sendo totalmente relatos independentes, nos mostram que já havia diferentes tradições tratando esse personagem como historico, pessoas em diferentes lugares.
E essa teoria depende de que toda a patrística era composta por tolos que acreditaram na historicidade de um personagem recém inventado ou que estavam em uma conspiração bizarra demais para ser real.
Acredito que se pessoas como tertuliano e origenes acreditavam que Jesus existiu como um homem, é pq já estavam imerso em tradiçõe que tinham o personalidade como histórico, isso é verdade, dentre os seus opositores fora do movimento e dentro do movimento como Marciao.
Isso ora mim é muito mais evidências do que temos para Sidarta Gautama, para Pitágoras, etc.
Pq tds os evangelhos concordam que Maria Madalena foi a primeira a de certa forma a ter "prova" da ressurreição?acho que só colocariam uma mulher nessa situação, se os autores não pudessem contornar um conhecimento que já estava difundido internamente que foi essa mulher de nome Maria Madalena a primeira ser convencida da ressurreição. Teria ela sido a principal responsável? De alguma forma ter convencido e sugestionado os outros discipulos sobre a ressurreição? O início do evangelho João demonstra um conflito entre cristãos e comunidades de discípulos de João Batista que sabiam de Jesus?
Pq em Marcos a família de Jesus achou que ele estava louco? Pq há tanta polêmica sobre o nascimento de Jesus? Pq ele pareceu assumir a fama de beberrão?
Acho que fazemos questões que fazem mais sentido e mais interessante quando buscamos o personagem histórico. Passamos a entender ele, o contexto, tempo e cultura que o moldaram e como isso moldou a história.
Continue com o bom trabalho, abraços
Bom dia , como posso participar do círculo do livro?
Envie um e-mail para menocchio.educacao@gmail.com
👍🏿
Isso não explicaria um eventual Jesus alourado de olhos claros?🤔
Não, não há qualquer relação.
Aliás, sobre esse Jesus alourado de olhos claros, tenho uma aula bastante detalhada.
Uma curiosidades. Se Deus ia usar uma virgem, porque usou uma que já estava comprometida.?
Prof, Jesus foi crucificado porque ele contrariou os interesses do império romano ?
Eu diria que ele se colocou como resistência ao IR
Lembrando que é difícil saber o motivo verdadeiro, mas dificilmente essa oposição seria em um sentido revolucionário, como um zelota, nos moldes de Simão Bar Kochba no século 2. Mas alguma coisa ocorreu, talvez a elite judaica em si que forjou algo para acabar logo com ele, e os romanos apenas aceitaram para evitar que esse movimento virasse algo maior e mais problematico no futuro
Muito esclarecedor esse vídeo! Obrigado professor André!
Muito esclarecedor esse vídeo! Obrigado professor André!