Direito à cidade e as práticas corporais
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Vivemos tempos de cidades “saudáveis”, cidades “inteligentes”, e de cidades “sustentáveis”, em que os discursos sobre se ter uma vida mais ativa fisicamente se tornam ainda mais relevantes. A revitalização de antigas estruturas da cidade com o apelo de “novidade” produzem movimento: de um lado, o incentivo das práticas corporais e atividades físicas como contributo para a promoção dos “novos” espaços públicos, e de outro, o movimento de pessoas cujos corpos não têm direito ao lugar ou têm sua presença regulada por regimes e regras excludentes e muitas vezes invisíveis.
Este evento pretendeu colocar luz ao debate sobre a relação do “corpo em movimento” - entendido a partir da imagem conceitual das práticas corporais e atividades físicas, e o espaço público das cidades. Pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, da Itália, da Inglaterra e da Argentina estarão reunidos com os participantes nos dias 14 e 15 de agosto na Faculdade de Saúde Pública e na Escola de Artes e Humanidades da Universidade de São Paulo, respectivamente. Além disso, duas oficinas aconteceram nos dias 15 e 17 sobre modos de pensar a cidade em contextos de pesquisa urbana, tendo a cidade de São Paulo como referência empírica.
Financiamento: CNPq
Programação:
Data: 14 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Local: Auditório Paula Souza - Faculdade de Saúde Pública USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 - Estação do metrô Clínicas - Linha 2 Verde)
14h15 Abertura: Prof. Marco Akerman (FSP) e Alessandra Bueno (FSP)
14h30 O direito à cidade e as experiências corporificadas no espaço urbano
Nicola De Martini Ugolotti (Bournemouth University - UK)
Marcelo Martins (Love CT)
Rosilda Mendes (CEPEDOC)
16h00 Corpos, espaços públicos e poder
Silvana Nascimento (FFLCH USP)
Eduardo Galak (Universidad de La Plata - AR)
Leonardo Tonelli (Associazione Leib - IT)
Boa tarde?