Eu fico absolutamente impressionada com o didatismo do Pondé. Mesmo vídeos longos, com temas densos, complexos, não são cansativos ou massantes porque sua capacidade de explicitar as coisas e sensacional. Excelente mais uma vez!
Digo o mesmo, não é cansativo, muitas vezes irônico mas de uma ironia saudável que ( Para quem entende) O propósito é despertarnos a pensar inteligentemente, parabéns amo ver jovens tão diferenciados de sua geração.
Verdade, ele consegue pegar algo abstrato e trazer para nós como algo "físico" tudo aquilo que agente vê e sente tal como ela é, mas não conseguimos expressar de forma prática e sufisticada, sem dúvidas é um dos meus filósofos favorito
A pós-modernidade é antes de tudo a contemplação do abstrato. Não há limites delineando suas nuanças. É o nada sendo erigido como tudo. Portanto, o pensamento pós-moderno nada mais reflete o que mais o homem experimenta: seu vazio sem fim, sua sede insaciável, e sua ausência de identidade.
O existencialismo é, para mim, a confirmação de tudo que JESUS e seu Evangelho anunciam. Ao sepultar as chances da humanidade que se debate nas águas da angústia, o filósofo, mesmo sem crer ou querer, acaba por apontar a necessidade crucial da FÉ. Isso chega pelo choque no paredão da realidade humana. Então, de quatro, e com a boca no pó, esse miserável existente clama ao SER, por uma razão de ser mais do que simplesmente existir. Parabéns ao evangelista Pondé.
aula espetacular onde refletimos sobre modernidade e pos modernidade onde mudou a vida do ser humano para melhor em alguns aspectos ,como as maquinas por exemplo.
Saímos a largos passos da época dos relacionamentos emocionalmente sustentáveis e migramos em direção a época dos relacionamentos economicamente sustentáveis. (Antonio Gustavo)
Kkkkkkk. Bem verdade!. Temos uma sociedade que exige agilidade, eficiência, alta produtividade quando o nosso corpo e nossa mente começam a ficar defeituosos desde que nascemos.
Pondé é um artista da didática. Abissal! Sem contar que é sobre Bauman, na minha singela visão se você apresentar o sociólogo polonês pra galerinha teen - claro, os que tenham um mínimo de curiosidade reflexiva, tu garantes mais um pra uma vida refletida e, possivelmente, melhor vivenciada.
Você que pensa, ele é um dos mais citados pela “galerinha teen” nas redações de enem e vestibulares por exemplo, não que isso vá mudar efetivamente o modo de pensar deles, apenas querem garantir uma boa nota para ficarem tranquilos em uma universidade federal e continuarem praticando o que Bauman aborda, como relações líquidas e etc
Nossa , super te entendo . O pior é estar nessa sociedade , ser anti-social e Niilista e num estado psicológico no estilo de Emil Cioran nos cumes do desespero .
Um ano depois vivendo na modernidade liquida já trocou de amigos? Brincadeiras a parte se são seus amigos é porque tem interesses e valores em comum, nunca serão todos interesses e valores, relaxa.
A aflição do homem moderno é saber que ele é parte da maquina mecanicista e mesmo assim querer ser livre e ter significado. Para ele, não há um campo unificado de conhecimento que una natureza e liberdade.
A aflição do homem Pós-moderno é saber que ele não é mais parte da maquina e que a liberdade é o pior dos mundos. O campo unificado é depender de alguém(governo/religião) ou de alguma coisa(redes sociais/ networking).
Faz muito sentido cara, porém realmente não existe liberdade suprema, mesmo que regressemos a nosso estado animal selvagem, nós somos limitados pelo planeta e pelo universo, desenvolvemos a consciência até ela gerar suas filha o ego. Porém na sociedade pós moderna, temos várias possibilidades de escolha e isso nos causa sofrimento. A sociedade de mercado fez com que pudessemos escolher muita coisa, entretanto não existe liberdade pois viramos escravos dela.
Gabriel S. Rezende , ser livre é impossível quando temos medo de perder uma vida pseudo segura . Ex: moradores de rua vivem a margem da sociedade virtual .
Há limite para a consideração das questões! Cumprir dever de uma função profissional qualquer, difere e muito do objetivo e obrigações de um soldado numa guerra.
Quando não existe no ser humano a noção de sacrifício, para se conseguir avançar em algo, ele ser humano, não amadurece, fica á mercê de suas mesquinhas e banais satisfações do ego.
Pra quem é pai sabe dos desafios enormes em criar filhos nessa sociedade pós moderna onde nada é definido, onde os valores se perderam e a dita ``liberdade`` se tornou um ``slogan positivo`` com um preço altíssimo a ser pago....
Como eu admirava o professor Pondé dessa época... (Esse vídeo é de 2006). Em suas apresentações públicas, aulas, palestras e entrevistas, ele se mostrava didático, mas sem qualquer viés "professoral". Era preciso, assumia um posicionamento e o sustentava de início ao fim da sua fala. Embasava praticamente tudo aquilo em apoiava seus argumentos. Hoje eu o vejo de forma diferente. Posso estar equivocado mas percebo suas falas com recursividade paradoxal - diz algo e se contradiz logo em seguida, usa a expressão "eu acho" dezenas de vezes em seu discurso, caracteriza como "chato ou chata" qualquer coisa com que ele não concorde ou que o desagrade, e mantem uma postura que, para mim, soa como arrogante, criticando de maneira até rude qualquer coisa que ele carimba de " menor", a exemplo de pessoas que abraçam convicções políticas diferentes ou mesmo aquelas pessoas que não possuem sua erudição. Segundo ele são os "inteligentinhos". O seu chicote afiado não perdoa ninguém que ele carimbe como ligado à autoajuda ou ao politicamente correto, que merecem dele as críticas mais cruéis. Parece ter sempre a palavra de quem percebe, vê e tem a Verdade. Isso me preocupa - e me desencanta num professor. Por essas e outras vejo-o agora com maior desconfiança, embora continue assistindo a algumas das suas apresentações. Embora eu muitas vezes tenha pensamentos opostos aos do "novo" professor Pondé, gosto de me submeter a quem tem ideias diferentes das minhas e refletir sobre elas. E vocês? O que acham? Também conseguem perceber diferenças no seu pensamento de "antes" e de "depois"?
Cara sou um adolescente apaixonado por filosofia e pela minha tenra idade não consegui ver "ao vivo" esse antigo Pondé , mas posso garantir que do novo conheço muito bem!! Graças ao seu comentário e depois de acompanhar um pouco mais daquele Pondé pré-professoral cheguei à mesma conclusão. Se quiser conversar mais não hesite em me responder!
Concordo contigo! Sou jovem e não acompanhava ele antes, só os vídeos como esse. Creio que, o pondé ficou rico, conhecido, reconhecido e, com isso a sua soberba e arrogância aumentaram, com intuito só em ganhar dinheiro e não mais ensinar. Por isso seus discurso são na maioria das vezes com um vies que te convém. Resumindo: ficou desumilde
Quanta intelectualidade...Pra acompanhar o raciocínio do Ponde tem que está escrevendo a fala do mesmo..O mais interessante é que ao mesmo tempo que a fala dele é intelectual e didática ao mesmo tempo..Excelente palestra..
Pós-moderno não sabe produzir valor?! Conheço gente de várias idades que acha que preço (bolso) e valor (coração) são a mesma coisa. Tem a ver com algo além da época.
A pós Modernidade, nos trouxe uma outra visão de mundo. Mais clareza! Nós, quando bem esclarecidos, nos conscientizamos e sabemos que, se a gente não caminhar num objetivo mais linear; levar a sério esse objetivo e sermos mais proativos, coisa e tal, nada alcançaremos! Pois a concorrência está "cerrada"! Por isso, há um número maior de pessoas em disputa no mercado de trabalho e outros. Mais clareza; Mais consciência; Mais conhecimento; É o que os impulsiona. E o indivíduo vai com toda garra naquilo que almeja. Seja o que for, tá? Pois, já presenciei cada coisa! Como diz o ditado: "Se correr o bicho pega! Se ficar o bicho come!"
Erraram na hora de colocar a mini-biografia de Francis Bacon e de Galileu, quando as mostraram. Colocaram a de Galileu do lado da foto do Bacon, e a do Bacon do lado na foto do Galileu.
muito interessante essa ideia nietzscheana de "cair no abismo dançando"... porém, se o indivíduo pós-moderno "não aguenta produzir valor", como ele pode superar o homem? aliás: ele pode superar o homem? ("Jorge quiere ser un übermensch y su mama no lo deja").
Justamente o contrário. Se você conhecesse o que todos dizem, talvez entenderia o que quero dizer. Quando falo que o Pondé pensa, justamente pelo fato de fugir do senso comum e do politicamente correto. Já os outros são medíocres seguem o mesmo padrãozinho que você está acostumado.
Barros Filho vai mais pela didática, porque na verdade ele é um papagaio piegas que repete tudo que está no livro do Luc Ferry ou do Giovanni Reale; Já esse Pondé não consegue interpretar com eficiência a sua própria dissimulação em fingir imparcialidade pelas influências marxistas de Bauman, no máximo, ele demonstra apenas indiferença por tudo que seja de esquerda. Karnal e Cortella não sei o que dizer, até porque o máximo que a elite intelectual brasileira faz é participar de discussões pseudointelectuais para satisfazer a necessidade de alguns em consumir teorias filosóficas e/ou sociológicas!
O roteiro e a abordagem são bons. A edição é mais ou menos, mas a sonorização e as vinhetas... péssimas. Feche os olhos, comece a refletir sobre o que está sendo abordado e sinta o incômodo impacto dessas malditas vinhetas.
Eu fico absolutamente impressionada com o didatismo do Pondé. Mesmo vídeos longos, com temas densos, complexos, não são cansativos ou massantes porque sua capacidade de explicitar as coisas e sensacional. Excelente mais uma vez!
Isabel Nascimento exato, esse, entre outros, é um dos grandes méritos dele
Digo o mesmo, não é cansativo, muitas vezes irônico mas de uma ironia saudável que ( Para quem entende) O propósito é despertarnos a pensar inteligentemente, parabéns amo ver jovens tão diferenciados de sua geração.
Isabel Nascimento na verdade porque suas aulas são superficiais.
@@geovannapassos6244
Pq vc acha isso?
Sim!
Palestra ESPETACULAR. Quem dera mais brasileiros se interessassem por este tipo de conteúdo.
Pondé traduziu em plavras tudo o que eu vejo mas não consigo expressar de forma tão coerente, simplesmente genial.
Exatamente
Verdade, ele consegue pegar algo abstrato e trazer para nós como algo "físico" tudo aquilo que agente vê e sente tal como ela é, mas não conseguimos expressar de forma prática e sufisticada, sem dúvidas é um dos meus filósofos favorito
A pós-modernidade é antes de tudo a contemplação do abstrato. Não há limites delineando suas nuanças. É o nada sendo erigido como tudo. Portanto, o pensamento pós-moderno nada mais reflete o que mais o homem experimenta: seu vazio sem fim, sua sede insaciável, e sua ausência de identidade.
Perfeito
uau
Não foi isso que o Bauman faloh
@@accarvalhal1 pq ele discorda disso ne porra kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Incrível, pena que pouca gente se interessa por esses assuntos..............
A Vida é Complexa. Adoro esses tipos de conversas e pensamentos. Expande a mente.
Esse homem é um completo gênio, sou apaixonada. 🥰
Eu concordo ,melhor,quando dá uma gargalhada!
Hoje o tempo voa, amor... escorre pelas mãos... e não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo que há pra viver. Vamos nos permitir.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Acidentes de percurso", insatisfação e apego nos desviam, nos roubam de nós mesmos, distanciando-nos da natureza humana, a racionalidade.
O existencialismo é, para mim, a confirmação de tudo que JESUS e seu Evangelho anunciam. Ao sepultar as chances da humanidade que se debate nas águas da angústia, o filósofo, mesmo sem crer ou querer, acaba por apontar a necessidade crucial da FÉ. Isso chega pelo choque no paredão da realidade humana. Então, de quatro, e com a boca no pó, esse miserável existente clama ao SER, por uma razão de ser mais do que simplesmente existir. Parabéns ao evangelista Pondé.
Maravilhoso, Ponde. De longe o maior filosofo do Brasil
O Pondé é muito brabo! O cara joga nas onze. Cruz-maltino RJ.
Ponde é sempre ótimo de se ouvir
Pondé... arrasando... maravilha de aula!! Obrigada!
O final mostra a era de angústia em que vivemos, estou nesta situação em minha vida.
A cada vez que assisto é um novo choque de realidade...
Ponde é o filosofo mais divertido... ☺👏👍👍👍
Excelente!!! Amo esses debates! Senso crítico alto!
aula espetacular onde refletimos sobre modernidade e pos modernidade onde mudou a vida do ser humano para melhor em alguns aspectos ,como as maquinas por exemplo.
Saímos a largos passos da época dos relacionamentos emocionalmente sustentáveis e migramos em direção a época dos relacionamentos economicamente sustentáveis. (Antonio Gustavo)
Kkkkkkk. Bem verdade!. Temos uma sociedade que exige agilidade, eficiência, alta produtividade quando o nosso corpo e nossa mente começam a ficar defeituosos desde que nascemos.
Pondé é um artista da didática. Abissal! Sem contar que é sobre Bauman, na minha singela visão se você apresentar o sociólogo polonês pra galerinha teen - claro, os que tenham um mínimo de curiosidade reflexiva, tu garantes mais um pra uma vida refletida e, possivelmente, melhor vivenciada.
Sociólogo
@@vandersonsantana347 Sim, uma falha minha, retificado. Obrigado por avisar.
Você que pensa, ele é um dos mais citados pela “galerinha teen” nas redações de enem e vestibulares por exemplo, não que isso vá mudar efetivamente o modo de pensar deles, apenas querem garantir uma boa nota para ficarem tranquilos em uma universidade federal e continuarem praticando o que Bauman aborda, como relações líquidas e etc
Tenho muito orgulho de vc Pondé
Esse foi o melhor ano!
Sobre a frase do Emerson, há uma música boa chamada “Na Correria” da banda Sem Hora na GO
Parabéns pelo canal. Expectador assíduo a anos
Como aprendo com você, Ponde
Eu me identifico com as ideias dele. Muito interessante!
Modernidade e pós modernidade são perspetivas da análise, mas ê preciso avançar além de qualquer reducionismo...
Pondé, sempre muito didático.
Muito Bom!!Parabens!!Sem palavras....top das galaxias.kkk
2019 contemplando tanta inteligência
Maria Lemos verdade, Pondé desde sempre sendo claro.
Só falta um pouco de humildade para reconhecer a Deus, Pai Criador do Céu e da Terra. Obrigado 🙏
Professor sensacional.
Sou muito fã!! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Esse vídeo é muito bom, puta que pariu. Queria mostrar pra todos meus amigos, mas eles não se interessam por essa temática =(
Sei bem como é! Kskskssks
Quando achar uns vídeos fod@s como esse, manda pra mim!
Nossa , super te entendo . O pior é estar nessa sociedade , ser anti-social e Niilista e num estado psicológico no estilo de Emil Cioran nos cumes do desespero .
Um ano depois vivendo na modernidade liquida já trocou de amigos? Brincadeiras a parte se são seus amigos é porque tem interesses e valores em comum, nunca serão todos interesses e valores, relaxa.
Mude de amigos ou viverá reproduzindo o mito da caverna o tempo todo.
A aflição do homem moderno é saber que ele é parte da maquina
mecanicista e mesmo assim querer ser livre e ter significado. Para ele, não há um
campo unificado de conhecimento que una natureza e liberdade.
A aflição do homem Pós-moderno é saber que ele não é mais parte da maquina e que a liberdade é o pior dos mundos. O campo unificado é depender de alguém(governo/religião) ou de alguma coisa(redes sociais/ networking).
Faz muito sentido cara, porém realmente não existe liberdade suprema, mesmo que regressemos a nosso estado animal selvagem, nós somos limitados pelo planeta e pelo universo, desenvolvemos a consciência até ela gerar suas filha o ego. Porém na sociedade pós moderna, temos várias possibilidades de escolha e isso nos causa sofrimento. A sociedade de mercado fez com que pudessemos escolher muita coisa, entretanto não existe liberdade pois viramos escravos dela.
Gabriel S. Rezende , ser livre é impossível quando temos medo de perder uma vida pseudo segura . Ex: moradores de rua vivem a margem da sociedade virtual .
Obrigada
Há limite para a consideração das questões! Cumprir dever de uma função profissional qualquer, difere e muito do objetivo e obrigações de um soldado numa guerra.
Explicação maravilhosa!!!! Não teria uma música pior não? Fere os tímpanos...
Adoro tua irreverência tão verdadeira e inteligentíssima! Gratidão!
Podia assistir isso por mais duas horas
Pondé falando de Bauman. Uma anedota.
Muito bom ele explica muito bem
Maravilhoso!
Professor excelente
Adorei o assunto e a forma com que o pondé o abordou... Mas o editor desse vídeo tá de sacanagem na escolha da música dos intervalos.. ! Rs
fabuloso esse vídeo!
Quando não existe no ser humano a noção de sacrifício, para se conseguir avançar em algo, ele ser humano, não amadurece, fica á mercê de suas mesquinhas e banais satisfações do ego.
Mim lembro de meus amigos apreciando a vida dos outros e deixa de viver a própria e sentir o vazio
Pra quem é pai sabe dos desafios enormes em criar filhos nessa sociedade pós moderna onde nada é definido, onde os valores se perderam e a dita ``liberdade`` se tornou um ``slogan positivo`` com um preço altíssimo a ser pago....
Como eu admirava o professor Pondé dessa época... (Esse vídeo é de 2006). Em suas apresentações públicas, aulas, palestras e entrevistas, ele se mostrava didático, mas sem qualquer viés "professoral". Era preciso, assumia um posicionamento e o sustentava de início ao fim da sua fala. Embasava praticamente tudo aquilo em apoiava seus argumentos. Hoje eu o vejo de forma diferente. Posso estar equivocado mas percebo suas falas com recursividade paradoxal - diz algo e se contradiz logo em seguida, usa a expressão "eu acho" dezenas de vezes em seu discurso, caracteriza como "chato ou chata" qualquer coisa com que ele não concorde ou que o desagrade, e mantem uma postura que, para mim, soa como arrogante, criticando de maneira até rude qualquer coisa que ele carimba de " menor", a exemplo de pessoas que abraçam convicções políticas diferentes ou mesmo aquelas pessoas que não possuem sua erudição. Segundo ele são os "inteligentinhos". O seu chicote afiado não perdoa ninguém que ele carimbe como ligado à autoajuda ou ao politicamente correto, que merecem dele as críticas mais cruéis. Parece ter sempre a palavra de quem percebe, vê e tem a Verdade. Isso me preocupa - e me desencanta num professor. Por essas e outras vejo-o agora com maior desconfiança, embora continue assistindo a algumas das suas apresentações. Embora eu muitas vezes tenha pensamentos opostos aos do "novo" professor Pondé, gosto de me submeter a quem tem ideias diferentes das minhas e refletir sobre elas. E vocês? O que acham? Também conseguem perceber diferenças no seu pensamento de "antes" e de "depois"?
Cara sou um adolescente apaixonado por filosofia e pela minha tenra idade não consegui ver "ao vivo" esse antigo Pondé , mas posso garantir que do novo conheço muito bem!! Graças ao seu comentário e depois de acompanhar um pouco mais daquele Pondé pré-professoral cheguei à mesma conclusão. Se quiser conversar mais não hesite em me responder!
Concordo contigo! Sou jovem e não acompanhava ele antes, só os vídeos como esse. Creio que, o pondé ficou rico, conhecido, reconhecido e, com isso a sua soberba e arrogância aumentaram, com intuito só em ganhar dinheiro e não mais ensinar. Por isso seus discurso são na maioria das vezes com um vies que te convém. Resumindo: ficou desumilde
Minha mente quase explodiu.
Sua mente quase explodiu com uma aulinha dessa??? Imagina coisas mais complexas que essa.
Absolutamente correto
Quanta intelectualidade...Pra acompanhar o raciocínio do Ponde tem que está escrevendo a fala do mesmo..O mais interessante é que ao mesmo tempo que a fala dele é intelectual e didática ao mesmo tempo..Excelente palestra..
Muito bom!
Interessante!
Caramba, adorei!
Muito bom
A minha ignorância é minima na falta da palavra que define e contribuição dessa aula em minha vida.
Pós-moderno não sabe produzir valor?! Conheço gente de várias idades que acha que preço (bolso) e valor (coração) são a mesma coisa. Tem a ver com algo além da época.
Pondé é gênio
Essa ambivalência de gerações chegando ao pico é... difícil
Caramba assisti esse video mais cedo e o meu terapeuta me disse o quê o Pondé disse aos 25:36. Coincidência é pouco.
brilhante
na pós-modernidade não há monstro além de sí mesma
A sociedade em transformação: do Sólido para o Líquido, do Líquido para o Gasoso...
Estamos mais perto do que imaginamos, Pondé... Crispr-Cas9!
Ele chega com dois pés no peito da gente , isso faz a gente acordar
Estou aqui vendo esse vídeo por causa do professor aff que ódio 👍
Duas 😂😂
Cuidado, nao jogue luz no abismo kkk
Considerando tudo que o Pondé falou nesse vídeo, seria possível questionar o conservadorismo diante da pós modernidade do séc. xxi?
#RIP Zygmunt Bauman
Difícil não notar o cachimbo como objeto fálico!
A pós Modernidade, nos trouxe uma outra visão de mundo.
Mais clareza!
Nós, quando bem esclarecidos, nos conscientizamos e sabemos que, se a gente não caminhar num objetivo mais linear; levar a sério esse objetivo e sermos mais proativos, coisa e tal, nada alcançaremos!
Pois a concorrência está "cerrada"!
Por isso, há um número maior de pessoas em disputa no mercado de trabalho e outros.
Mais clareza;
Mais consciência;
Mais conhecimento;
É o que os impulsiona. E o indivíduo vai com toda garra naquilo que almeja.
Seja o que for, tá?
Pois, já presenciei cada coisa!
Como diz o ditado:
"Se correr o bicho pega!
Se ficar o bicho come!"
pós modernidade...era da calamidade!
É verdade,(Ponde)eu q :cuido de minha irma ,q têm compulsão por acúmulo,por mais q advirto,ñ adiata.
👏🏼👏🏼👏🏼
O tempo fez bem, Pondé
Qualidade da relação me condenou a solidão , não consigo ser aquele padrão , carro , academia e aceitar mulher com amantes
"Sem cavalo negro que fuja a galope,
Você marcha José.
José, pra onde?" - Carlos Drummond de Andrade
Muito bom
Não entendi 😅
@@wil1402 José não se indaga com o modo que se locomove, ele quer saber pra onde deve ir.
Entendi desse modo.
Viktor Excelsior faz sentido o que diz. Obrigado, eu nunca ia concluir isso.
Erraram na hora de colocar a mini-biografia de Francis Bacon e de Galileu, quando as mostraram. Colocaram a de Galileu do lado da foto do Bacon, e a do Bacon do lado na foto do Galileu.
Lamento o áudio está ruim 😞
Estamos a um dedo, ou melhor, a uma mão da solução.
Tem uma lampada iluminando atras dele so que ta escuro ao redor dele.
Pós-modernidade: perdemos o foco de tudo. Por isso, tudo virou um caos.
Em 12:40 os nomes e as fotos estão trocados. O ultimo é Galileu, não Francis Bacon.
"Graças a Deus", habito de falar ou no fundo o Ponde crer em uma divindade?! Eis a questão!
Acho que é habito de falar, pois ele ja se declarou ateu
ele é um ateu não praticante como ele mesmo diz.
2:40 o grande "problema" é que me pego fazendo essas questões diariamente chego a ter epifanias exporadicas.
muito interessante essa ideia nietzscheana de "cair no abismo dançando"... porém, se o indivíduo pós-moderno "não aguenta produzir valor", como ele pode superar o homem? aliás: ele pode superar o homem? ("Jorge quiere ser un übermensch y su mama no lo deja").
Nunca esteve tão atual
Quais filósofos citados aí ? alguem sabe
Ando devagar porque já tive pressa.
Ah! Humanidade doentia. Só conseguirá ser feliz quando curar-se desta doença.
Pondé, Barros Filho, Karnal e Cortella. Gente que pensa...
Tiago Fernandes i
Tiago Fernandes Pondé sim, já os outros...
Justamente o contrário. Se você conhecesse o que todos dizem, talvez entenderia o que quero dizer. Quando falo que o Pondé pensa, justamente pelo fato de fugir do senso comum e do politicamente correto. Já os outros são medíocres seguem o mesmo padrãozinho que você está acostumado.
Barros Filho vai mais pela didática, porque na verdade ele é um papagaio piegas que repete tudo que está no livro do Luc Ferry ou do Giovanni Reale; Já esse Pondé não consegue interpretar com eficiência a sua própria dissimulação em fingir imparcialidade pelas influências marxistas de Bauman, no máximo, ele demonstra apenas indiferença por tudo que seja de esquerda. Karnal e Cortella não sei o que dizer, até porque o máximo que a elite intelectual brasileira faz é participar de discussões pseudointelectuais para satisfazer a necessidade de alguns em consumir teorias filosóficas e/ou sociológicas!
Inclua urgente Olavo de Carvalho e FlavioMorgestenr
Onde vende esse Cachimbo ?
Já estamos na Modernidade Vaporosa... o que vem depois?
a mensagem nunca foi tão atual
Pondé...Bauman não abandona o termo pós-modernidade em sua obra modernidade liquida?
Sabrina Colares pelo termo "líquido".
Questão de didatica
👏👏👏👏👏
A modernidade líquida não é te todo mal as amarras do passado foram em parte superadas
O roteiro e a abordagem são bons. A edição é mais ou menos, mas a sonorização e as vinhetas... péssimas. Feche os olhos, comece a refletir sobre o que está sendo abordado e sinta o incômodo impacto dessas malditas vinhetas.
😍