Estou estudando sobre o assunto e percebi uma certa contradição na sua explicação. Ao 01: 05 vc afirma que ser violento é agredir o outro, logo, o que torna a violência algo ruim é justamente a agressão. Eu tenho uma linha de pensamento inversa à sua. A violência é um ato que, em si, não possui valor moral ou quantitativo. Uma pessoa pode chutar a outra de forma EXTREMAMENTE violenta durante um jogo de futebol, por exemplo, sem que isso se caracterize uma agressão. O jogador erra a bola e, sem intenção alguma, chuta violentamente seu oponente, causando uma fratura exposta, por exemplo. Nesse caso não houve agressão alguma! Foi um ato violento, mas apenas um acidente! Já no caso da agressão, ela pode ser violenta ou não, mas NECESSARIAMENTE depende de VOLIÇÃO. O agressor pode ou não fazer uso da violência ao agredir um terceiro, mas ele SEMPRE irá agredir alguém de forma consciente, caso contrário será apenas um acidente. Esse meu texto não é para contradizê-la apenas, mas é uma forma de expor o que penso, e peço desculpas caso tenha se sentido ofendida de alguma forma.
Muito bom e esclarecedor! Parabéns Mariana!
Estou estudando sobre o assunto e percebi uma certa contradição na sua explicação.
Ao 01: 05 vc afirma que ser violento é agredir o outro, logo, o que torna a violência algo ruim é justamente a agressão.
Eu tenho uma linha de pensamento inversa à sua.
A violência é um ato que, em si, não possui valor moral ou quantitativo.
Uma pessoa pode chutar a outra de forma EXTREMAMENTE violenta durante um jogo de futebol, por exemplo, sem que isso se caracterize uma agressão. O jogador erra a bola e, sem intenção alguma, chuta violentamente seu oponente, causando uma fratura exposta, por exemplo.
Nesse caso não houve agressão alguma! Foi um ato violento, mas apenas um acidente!
Já no caso da agressão, ela pode ser violenta ou não, mas NECESSARIAMENTE depende de VOLIÇÃO.
O agressor pode ou não fazer uso da violência ao agredir um terceiro, mas ele SEMPRE irá agredir alguém de forma consciente, caso contrário será apenas um acidente.
Esse meu texto não é para contradizê-la apenas, mas é uma forma de expor o que penso, e peço desculpas caso tenha se sentido ofendida de alguma forma.
acho muito perigoso falar que agressividade é algo bom mesmo que seja nesse sentido...