Desafios da Educação em Tempos Líquidos - Reflexões de Zygmunt Bauman

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 ноя 2024

Комментарии • 14

  • @Luzinete_Bomfim
    @Luzinete_Bomfim Год назад +4

    Drª Sabrina, como todos os vídeos, excelente!

  • @joaocarlosdearrudapinto6569
    @joaocarlosdearrudapinto6569 Год назад +2

    A educação sempre se constituiu no maior desafio para o desenvolvimento da nossa sociedade e agora com essa excelente exposição, podemos ver o quão grande se tornou.

  • @ceci_teresa
    @ceci_teresa 2 месяца назад

    "A arte de viver neste mundo ainda não foi decifrada e o mesmo vale para a arte, ainda mais dificil, de preparar nossos jovens para esse tipo de vida". Prof. Dr. Sabrina Arruda.

  • @robertaoliveirasiqueira2304
    @robertaoliveirasiqueira2304 Год назад +2

    Que vídeo!! Excelente conteúdo!

    • @sabrina_arruda
      @sabrina_arruda  Год назад

      Obrigada, Roberta ! Que ótimo saber que gostou do conteúdo !😍

  • @fabiolanzasamarco5565
    @fabiolanzasamarco5565 Год назад +2

    Explicação impecável!

  • @fecosta3800
    @fecosta3800 9 месяцев назад +2

    Maravilhoso vídeo🥰🙏😍

  • @Daniel_Ciencias_Saude
    @Daniel_Ciencias_Saude Месяц назад

    Qual o papel da educação num mundo em que não há mais visão clara de futuro? Que função devem desempenhar os educadores quando os jovens se defrontam com profundas incertezas quanto à sua sorte e às expectativas de uma vida estável?
    Atualmente, na era da modernidade líquida, já não são as universidades que formam os profissionais bem-sucedidos. Os valores do mundo de consumo exigem que as pessoas esqueçam hoje o que aprenderam ontem e aprendam hoje o que devem esquecer amanhã.
    Sendo assim, qual a tarefa da educação nesse universo que dispensa a aprendizagem e desdenha a acumulação de conhecimentos? Neste livro contundente, o renomado sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador diante do panorama atual da sociedade, traçando para os educadores um novo caminho, fomentar a resistência e o espírito crítico. E prescreve “pela escola que devemos recomeçar.”

  • @fecosta3800
    @fecosta3800 9 месяцев назад +2

    A diminuição do QI em jovens do mundo todo tem se dado pelo aumento a exposição às telas..se por um lado o ensino ortodoxo diminui a responsabilisade..por outro lado ,se bem usado colabora para uma educação dinâmica e atual tendo em vista a velocidade que a internet alcança e forma opniões.

    • @sabrina_arruda
      @sabrina_arruda  9 месяцев назад

      De fato, já tive conhecimento de estudos - não me lembro da fonte e da idoneidade - indicadores dos prejuízos causados aos jovens pelo uso excessivo de celulares e de dispositivos semelhantes.
      Vamos aguardar o resultado deste processo...
      Tenha um ótimo dia!

    • @ceci_teresa
      @ceci_teresa 2 месяца назад

      Há um livro que aborda o tema, denominado "A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças".

  • @Daniel_Ciencias_Saude
    @Daniel_Ciencias_Saude Месяц назад

    Suas reflexões são importantes, contundentes e eruditas do campo filosófico e sociológico. Porém, o que está em cheque na PÓS MODERNIDADE é a necessidade de soluções incansáveis e incalculáveis em direção da tal FELICIDADE. Logo, na escola, na faculdade e nas estruturas superficiais de auto ajudas e das religiões, vos trás a plena liquidez e comprovação de que tudo que se foi prometido desde a Grécia, o Romano, hoje não se sustentam como a plena felicidade, sucesso, poder e riqueza. E o marketing esmaga todos nós, nos dizendo o que comer, usar, fraudar e se apresentar como tudo dando certo. E a EDUCAÇÃO BRASILEIRA JÁ FRACASSOU há 40 anos paulatinamente. Quem não jogar o jogo, a regra de agradar e vitimizar o corpo discente, será categorizado do mau e radical junto a realidade dura de todos. Agora aguardemos as convulsões da natureza e os robôs assumindo tudo.