Psicofobia: Quando transtornos psicológicos são usados para desmerecer pessoas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Informações referente à valores e horários de psicoterapia: www.marisapsico...
    Terapia on-line ou presencial - Agendamento e informações:
    WhatsApp 11 11 99787-4512
    Atendimento presencial:
    Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrôs Consolação e Paulista)
    Rua Frei Caneca, 33 (Consolação,prox ao centro)
    Inscreva-se para receber os próximos vídeos do youtube: goo.gl/32B3B6
    E-books Gratuitos www.marisapsico...
    E-books já publicados
    TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena
    Participar do grupo no Telegram: t.me/Psicologo...
    Site www.marisapsicologa.com.br goo.gl/Ws1hSU
    Facebook Psicólogos em São Paulo goo.gl/zXlX3C
    Instagram @Psicologoemsaopaulo goo.gl/CZjlZe
    Twitter @psicologomarisa / psicologomarisa
    Este vídeo • Psicofobia: Quando tra...
    Marisa de Abreu
    Psicóloga CRP 06/29493
    _________________________________________
    Transtornos psicológicos não podem ser usados para desmerecer alguém
    Psicofobia
    Bulimia, transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, ansiedade, são quadros clínicos cujos termos que se referem à eles não devem ser usados para julgar quem sofre e nem para apontar quem passa longe destes problemas só porque pareceu engraçado.
    Aos poucos vamos entendendo. Vejo pessoas, por exemplo no que se refere aos transtornos mentais, que já perceberam que não é justo para ninguém usar termos como “retardado” quando a intenção é ofender ou impactar alguém.
    Não é justo para quem ouve pois mesmo que, por exemplo o termo “retardo” já tenha sido usado como diagnóstico para pessoas com déficit cognitivo, quando alguém usa esta palavra para magoar quem não lhe atendeu as expectativas na realidade não está sendo acolhedor com alguma possível dificuldade desta pessoa.
    Alguns demonstram muita resistência. Muito se usa o argumento de que foi dito por brincadeira, ou foi dito para alertar a pessoa de que ela precisa melhorar, ou foi só uma forma de expressão e na verdade não considera que o outro tenha qualquer deficiência, ou até afirmam que se a pessoa tem o diagnóstico não deveria se ofender.
    Mas nenhum destes argumentos elimina a mágoa de quem possui o diagnóstico e vê as pessoas usando o seu quadro clinico como ofensa para os outros ou dirigido para ele.
    Respeito e empatia significam que mesmo que você não entenda ou não concorde ainda existe a sensibilidade e não mais repita termos que lhes foi comunicado que magoa.
    Quem nos conta que o termo é ofensivo é quem passa pelo problema, não cabe a quem está de fora da situação questionar o sentimento do outro, nos cabe acatar e mudar o comportamento.
    Qualquer termo que envolva quadro clinico, diagnóstico médico ou psicológico deve ser reservado apenas para entendimento, acolhimento e tratamento da pessoa que sofre com isso.
    Muito se usa o termo “louco” para se livrar de responsabilidades que lhes são apontadas, usam o termo “paranoico” para quem percebeu algo que ele fez de errado mas considera que seria impossível ser pego, chamam de “autista” quem não lhe dá a atenção que não merece receber, chamam de “aleijado” quem se recusa a fazer o que não é de responsabilidade dele fazer.
    Já ouvi quem diz que é justo chamar de “deficiente mental” aquele que não tem a deficiência mental clínica, mas tem a deficiência mental voluntária. O que se torna um excelente exemplo de quem se acha capaz de realizar diagnósticos sem ter qualquer preparo na área e acredita que ofender resolve mais do que se comunicar como adulto.
    Da mesma forma que uma pessoa depressiva precisa de ajuda para entrar e aderir ao seu tratamento e não ser julgada como “tóxica” a ser evitada.
    Tudo isso pode ser exemplo de psicofobia. Outro termo não oficial, mas deixa claro o comportamento de muitos que preferem julgar antes de entender e respeitar.

Комментарии • 72

  • @Grylakow
    @Grylakow 4 года назад +18

    Esse assunto é tão, mas tão importante para quem tem um diagnóstico mental. Muitas vezes escondemos o que temos ou passamos no nosso maior íntimo pelo medo do julgamento preconceituoso dos outros. Mesmo que tenhamos consciencia da falta de conhecimento vindo do outro, ainda sim fica dificil se abrir aos outros. Ja escondi de paquera, "amigos", trabalho. Eis a questão de quando falar ou se preservar.

  • @aureliolima8197
    @aureliolima8197 4 года назад +23

    hoje mais do que nunca e preciso amar as pessoas como se nao houvesse amanha !!

  • @kellymartins5999
    @kellymartins5999 4 года назад +11

    Excelente análise! Ajudar ninguém quer mas pra condenar existem muitos!

  • @doclabo
    @doclabo 4 года назад +23

    Todos temos um amigo “tóxico” mas nunca nos reconhecermos como tal.

    • @viannastore
      @viannastore 4 года назад +4

      Me afastei de todos esses minha vida mudou completamente , só estão comigo aqueles na qual eu sinto que está na mesma vibe e que me respeita a base de tudo é se respeitar em primeiro lugar e por consequência analisar quem realmente mereceu o seu valor !

    • @sergioferrari6660
      @sergioferrari6660 4 года назад +5

      Se perceber amigo ou amigos tóxicos, narcisistas, psicopatas a melhor de todas as soluções: afastamento, silêncio e desaparecimento. E não comente com ninguém! A não ser com profissional, imparcial e sem citar nomes. Pois por mais que esteja certa e que realmente sua vida tenha sido atrapalhada ou coisa pior, por eles, sempre alguém duvidara. Observe, não julgue. Afasta-te!

  • @welbenn
    @welbenn 4 года назад +14

    "Quem tem que falar o que magoa é a pessoa que sente a mágoa ". Queria que os justiceiros sociais do politicamente correto soubessem disso.

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 года назад +9

      Mas o politicamente correto é justamente para ter cuidado, respeito pelo próximo!!
      Respeito pelas minorias. Não achar que qdo um negro, um homossexual, uma mulher, um deficiente é ofendido, desrespeitado é mimimi, é vitimismo...É ainda que entra a fala da psicóloga: Quem sabe da minha mágoa, dor sou eu!!

  • @fatimadasilva8096
    @fatimadasilva8096 4 года назад +3

    Verdade. Precisamos escolher bem as palavras....nao desmerecer nada e ninguem. Penso que se trate mesmo de uma questao etica/empatica.

  • @elizangela3801
    @elizangela3801 4 года назад +2

    Vídeos que valem a pena ser vistos. Conteúdos de muita qualidade, com profissionalismo, coisa rara aqui no RUclips.

  • @jordanachaves5485
    @jordanachaves5485 4 года назад +11

    Essa mulher é a rainha do hemisfério esquerdo do meu cérebro!

  • @MrTalita07
    @MrTalita07 3 месяца назад

    Isso mesmo dra é importantíssimo abordar esse tema, sou psicóloga tb e isso sempre me irritou, as pessoas não sabem de um.ponto quando decidem fazer isso, o nosso cérebro e isso é o geral, não precisa de muito pra dar defeito, ele só quer um pezinho, então vamos desenvolver a empatia pelo próximo.

  • @marciasantiago7235
    @marciasantiago7235 4 года назад +6

    Já fui "diagnosticada" com requintes de crueldade por uma pessoa que pensava ser minha melhor amiga. Faço tratamento psicológico e psiquiátrico para TAG e estou muito bem nos últimos tempos. Mas sofri muito quando veio o "diagnóstico " de transtorno de personalidade narcisista. Minha cabeça quase dá um nó, mas com a ajuda das minhas competentes psiquiatra e psicóloga, compreendi e separei o que é meu do que é da outra pessoa. Obrigada, doutora Marisa, por toda a ajuda que a senhora nos dá para nos entendermos e entendermos os outros. Gratidão!🙏

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 года назад +2

      É tão saudável qdo se reconhece o problema e melhor ainda qdo procura tratamento, terapia.
      Melhoras pra vc.

  • @minierbalbino2817
    @minierbalbino2817 4 года назад +5

    É, como se alguém
    escolhesse a doença que quer ter! Deveria dar cadeia pra essas pessoas! Logo entenderia rapidinho!

  • @greicianecarvalho7453
    @greicianecarvalho7453 4 года назад +5

    Se estão te magoando e perseguindo vc não só pode como deve ofender o outro sim. É uma forma de defesa!

  • @danielamendes8639
    @danielamendes8639 4 года назад +12

    Minha mãe me maltratou a vida toda com palavras cruéis e agora ficou idosa e eu precisei cuidar dela trocar flaudas as pessoas te tratam mal e depois os psicólogos falam que é doença kkkk eu devolvo na mesma hora a ofensa e muito mais se não for família eu me afasto mais se for eu falo va a um médico que vc tá doente as pessoas olham para mim e se acham o direito de me ofender absurdo isso dotora Obrigado pelo o vídeo eu conheço muita gente assim impossível de viver com eles 😢👍

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 года назад +5

      Está certíssima!! Tem que responder mesmo, e se afastar!! Passar pano para quem nos magoa é covardia ou masoquismo.

    • @claudiaandrade2150
      @claudiaandrade2150 6 месяцев назад

      Minha mãe e o meu pai tinham muito preconceito comigo. Eu respondia na mesma hora! Nos últimos anos de vida deles eu retribuía o preconceito deles. Não levava desaforo para casa! Nem senti quando eles morreram. Não deixaram boas lembranças!

  • @saudeebelezafeminina2864
    @saudeebelezafeminina2864 4 года назад +4

    Esse vídeo me fez pensar nas pessoas que, de certa forma, usam os problemas psicológicos para justificar seus atos ou fazer com que todos pareçam cruéis por não pisar em ovos e passarem a mão sempre em suas cabeças. Não sei se já gravou algo sobre esse assunto, mas acho um ótimo tema. É muito difícil lidar com pessoas que usam os problemas psicológicos ou emocionais para manipular quem está ao lado.

  • @rosemedeiros3028
    @rosemedeiros3028 4 года назад

    Parabéns Dra Marisa esse serviço que você e sua equipe faz é excelente. Gratidão 🙏
    Obrigada 😘

  • @mariaanalianascimento4240
    @mariaanalianascimento4240 4 года назад +3

    Esclerosada é um termo bem usado.....Aqui na minha cidade, um homem matou pessoas atirando do nada,e se matou depois , e souberam q ele era depressivo e vi uma pessoa falando p outra ,jogando indireta sobre depressivos de uma forma bem pejorativa. Absurdo.

  • @katiamoreira8226
    @katiamoreira8226 2 года назад

    Obrigada

  • @masporque1588
    @masporque1588 4 года назад +4

    Se você não tem palavras doces, cale se

  • @alinecardoso9668
    @alinecardoso9668 4 года назад +9

    Tem pessoas que eu já vi diagnosticando uma pessoa como se ela fosse profissional da área, essa pessoa tem a profissão de pedagoga e depois que se formou ela acha que sabe dos problemas psicológicos, eu sou leiga mas pelo que já li acho que são profissões diferentes.

    • @santana8638
      @santana8638 4 года назад +1

      Existe a formação de psicopedagoga infantil .

    • @alinecardoso9668
      @alinecardoso9668 4 года назад +3

      @@santana8638 Ela é pedagoga, não é psicopedagoga, mas meu exemplo é no caso de ver o comportamento de uma pessoa adulta e achar que sabe o que a pessoa tem porque se formou em pedagogia.

  • @wanessawr
    @wanessawr 4 года назад +1

    Tema super necessário!

  • @movimentodireitalavajatist394
    @movimentodireitalavajatist394 Год назад +1

    Adorei. Estou sendo alvo de psicofobia fui submetido a junta médica alegando incidente de sanidade por acusações agressivas e psicofóbicas. O que fazer? Posso lhe enviar os documentos da chefia com as agressões?

  • @julianacamposvictor3755
    @julianacamposvictor3755 4 года назад +4

    Muitas vezes as próprias pessoas para justificarem alguma agressividade, descontrole se diz bipolar e coisas que o valham, para que o outro não culpe, não tome uma atitude.

  • @laissales6432
    @laissales6432 4 года назад +2

    Eu particularmente, tenho algumas doenças mas não fico ofendida mas cada pessoa é cada pessoa... As vezes existem pessoas sensíveis e ficam chateadas com raiva.... É verdade as pessoas são sensíveis e diferentes uma das outras... Só o que acontece são críticas diante cada doença e situação...🍀 Estou com raivaaaa SIMMMM mudei de ideiaaaaaaaa

  • @deusfiel8934
    @deusfiel8934 4 года назад +13

    Já me chamaram de autista porque eu não queria conversar. Depois percebi que era uma manipuladora. Maquiadores dizem que os outros tem problemas psicológicos para enfraquecer a vítima.

    • @c.arthur4283
      @c.arthur4283 4 года назад +8

      Manipuladora mesmo. Ninguém é obrigado a ser extrovertido, comunicativo. Eu sou autista e tem momentos que não quero conversar. Qualquer pessoa, sendo ou não autista, que não curte falar muito, não tem problema. O problema é as pessoas que enchem o saco dos outros.

    • @geniferreira964
      @geniferreira964 4 года назад +7

      @@c.arthur4283 Comentário perfeito! Concordo 100% com você. Ninguém é obrigado a ser extrovertido, comunicativo. Qualquer pessoa, sendo ou não autista, que não curte falar muito, não tem problema. O problema é as pessoas que enchem o saco dos outros. Excelente pensamento. Essas pessoas que ficam brigando porque não queremos conversar são insuportáveis.

    • @c.arthur4283
      @c.arthur4283 4 года назад +6

      @@geniferreira964 Valeu! Esqueci de mencionar que tem autistas que são bem comunicativos. As pessoas tem personalidades diferentes, mas aqui no Brasil, a cultura predominante é extrovertida. A personalidade extrovertida é superestimada e a personalidade introvertida subestimada. Temos uma cultura desequilibrada, e isso atrasa a maturidade e desenvolvimento do povo brasileiro, incluindo empresas e políticas.

    • @geniferreira964
      @geniferreira964 4 года назад +7

      @@c.arthur4283 Exatamente! Você falou tudo que eu sinto. Brasil é o único país que debocha dos introvertidos. Brasileiro diz que você "tem problema" só porque você gosta de ficar quieto. Na verdade, quem tem problema é a pessoa violenta e agressiva que não sabe te respeitar só porque você tem um jeito diferente do dela.

    • @juligoncalves
      @juligoncalves 4 года назад +4

      Vdd, concordo, sou tímida, mas melhorei muito com muito esforço apenas pra mim mesma, mas quando pequena era extremamente tímida e alguns conhecidos de família me forçavam a falar, isso me deixou traumas, meu ninguém é obrigado a falar, mas é isso aí que vcs todos disseram, as pessoas introvertidas e quietas são as mais julgadas, as pessoas tem o costume ridículo de falar que" os quietinhos são os piores," mas não é vdd, eu conheço gente introvertida e legal e gente extrovertida que são horríveis

  • @kellymartins5999
    @kellymartins5999 4 года назад +5

    Em um universo virtual, com a rede social em mãos, o que mais temos (sem formação acadêmica) são: juízes, psicólogos e jornalistas...kkk

    • @juligoncalves
      @juligoncalves 4 года назад +4

      Kkk Kelly Martins, melhor comentário. 🤣🤣

  • @edinaalbapassos1797
    @edinaalbapassos1797 4 года назад +2

    Verdade.😉

  • @caiosantos1941
    @caiosantos1941 4 года назад +3

    Oi Marisa! aconteceu uma situação comigo e gostaria que você falasse sobre isso em algum vídeo.... Quando a pessoa quer ajuda mas ela não quer a minha ajuda ou quando vc demonstrar sentimentos por alguém mas ela não quer que seja você essa pessoa. Por exemplo: meu amigo estava com um probelma e eu me ofereci pra ajudar, porém ele pareceu me ignorar e isso foi mais de uma vez e depois ele dizia que ninguém se importava com ele. Outra situação bem parecida, é que eu gosto(estou apaixonado) por uma pessoa mas ela diz que "ninguém" se apaixona por ela ou que ninguém quer ficar com ela, sendo que eu já havia me declarado ou elogiado mais de uma vez para essa pessoa (obs: ela já demonstrou algumas vezes ter alguma "conexão" comigo). Estava lendo algumas coisas sobre se permitir que "coisas lindas aconteçam" na nossa vida e percebi que algumas pessoas não permitem nos dar uma chance de ajuda-las ou de ama-las, ou que a "felicidade" entre pela porta, quando ela está batendo nela. Como se comportar diante dessas situações quando a gente se importa muito com a pessoa ??? Pq nas duas situações eu tentei me "aproximar" e acabei sendo afastado, acabou que essas 2 pessoas vivem reclamando que ninguém "quer" elas. E no final eu acabo irritado por ser "rejeitado" nesse tipo de situação. (Obs: tenho uma relação amigável muito boa com essas duas pessoas, mas tem esses pequenos "poréns" que me deixam de certa forma chateado, até por que vejo que eles se botaram nessa situação e depois vejo elas reclamando nas redes sociais.)
    Espero que veja meu comentário... Obrigado!!!

  • @nanip.2226
    @nanip.2226 4 года назад +2

    Oiê..
    Quando uma pessoa tem algum transtorno,mas não vai se consultar com um profissional porque tem receio de a chamarem de louco.?

  • @closetjonunes
    @closetjonunes 3 года назад +2

    A nível de curiosidade; psicofobia é caracterizado crime , ou a lei não teve aprovação?

  • @michelleglmartinss
    @michelleglmartinss Год назад +1

    Me sinto assim, fui chamada de louca na rua por defender um cachorro que estava apanhando😢 de lá pra cá tenho me sentido tão mal que as vezes tenho vontade de tirar minha vida todo dia😢😢😢

    • @pdess3a928c
      @pdess3a928c Год назад

      Não faça isso! Esse cachorro que você defendeu com certeza viu você com a salvação dele❤!
      Não ligue pra pessoas eu te garanto que maioria são bem piores que um cachorro! 😊

  • @HenriqueM-jh1ye
    @HenriqueM-jh1ye 11 месяцев назад

    Precisamos normalizar a psicofobia.

  • @sebastiaohenriqueissa223
    @sebastiaohenriqueissa223 2 года назад +1

    e quando acontece quando pessoas acreditam que você tem problemas mentais e tentam tirar aproveito disso?

  • @anaclaudiamendesdasilva8752
    @anaclaudiamendesdasilva8752 4 года назад +2

    É uma pena que você não atende mais, tenho certeza que teria uma enxurrada de pacientes, eu seria uma delas.

  • @erikaguimaraes
    @erikaguimaraes 4 года назад

    No caso da pessoa levantar a voz, mas argumenta que é sua forma "apaixonada" de se expressar. Inclui-se tb neste caso?

  • @lorenaaquino7442
    @lorenaaquino7442 4 года назад +1

    Marisa, o que fazer quando a pessoa se recusa a seguir o conselho para que ela procure um profissional? Já tentei ajudar dessa maneira e a única coisa que recebi foi um "não sou doido"

  • @jamilabronzeri4334
    @jamilabronzeri4334 3 года назад

    Dr QUAL nome da doença que a pessoa da as coisas usadas de 🎁 prós outros????🙆🏼‍♀️🙋🙋🙋
    Tem uma colega de uma amiga.
    Ela deu uma escova velha com cabelo de 🎁 e toda vez ela da uma coisa usada 😳😳😳

  • @brincandocomoliviaoficial
    @brincandocomoliviaoficial 4 года назад +1

    👏👏👏👏

  • @muniramoreira5157
    @muniramoreira5157 4 года назад +3

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @larissasaraiva3827
    @larissasaraiva3827 2 года назад

    💜

  • @milciadesmila
    @milciadesmila 4 года назад +2

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼✅

  • @josineiacapistrano8860
    @josineiacapistrano8860 4 года назад +2

    👏👏👏👏👏👏😍