Consumo de Água e Sal Mineral pelos Equinos no Inverno

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • CONSUMO DE ÁGUA E SAL MINERAL PELO CAVALO
    ÁGUA
    Nos alimentos, dependendo do processamento a que estes são submetidos, a quantidade de água varia de 95% em alguns vegetais, como a cenoura, 70 a 80% em pastagens e forragens verdes e frescas, 10 a 15% nos fenos de boa qualidade, 9 a 13% em grãos de cereais e rações concentradas, 70% nas silagens e 40 a 60% no haylage (feno-silagem) e pré-secado.
    Em cavalos de 450 kg de peso vivo em manutenção, as perdas de água pela urina são de 4 a 22L/dia, variando conforme a quantidade de excretas metabólicas que o animal deve eliminar (p.ex., em dietas muito ricas em proteína estes valores tendem a ser mais elevados).
    O animal deve manter a temperatura corporal constante e, em situações onde podem ocorrer elevação desta temperatura, como condições climáticas de temperatura e umidade elevadas ou no trabalho muscular, a dissipação deste calor produzido pelos músculos ou absorvido do ambiente é auxiliada pela perda de água corpórea, que ocorre através da sudorese (o equino é a espécie que mais possui glândulas sudoríparas), da respiração ou pela perspiração (difusão de água através da pele), variando de 2 a 40L/dia.
    A necessidade hídrica do animal deve variar com a quantidade perdida pelo organismo do animal e pelo tipo de alimento que o cavalo consumir.
    A deficiência no aporte de água para o animal pode ter efeitos graves. Inicia-se por uma diminuição do consumo de alimentos secos (ração e feno), e logo a seguir, ocorre uma perda da capacidade física com redução das atividades. Podem ocorrer ainda quadros de cólicas e impactações intestinais.
    SAL MINERAL
    A atuação dos elementos minerais, de uma forma geral, é dependente do equilíbrio existente entre todos estes elementos disponíveis no organismo.
    A demanda por estes minerais, assim como dos demais nutrientes, é atendida pela alimentação e quanto mais diversificada, melhor.
    Em seu processo evolutivo, em liberdade plena e com diversidade de alimentação, além da exigência quase que exclusiva para sobrevivência, os animais supriam suas necessidades sem problemas com o que encontravam na natureza, atendendo de forma eficiente a demanda de seu organismo.
    Com a domesticação do animal pelo homem, este restringiu seu acesso à diversidade de alimentos e exige mais do que era exigido em liberdade, através da seleção genética que deseja animais com melhor musculatura e maior estatura, capazes de saltar mais frequentemente que na natureza e alturas mais elevadas, entre outras atividades esportivas, e das éguas em reprodução deseja crias anuais e dos potros mais desenvolvimento e melhor crescimento.
    Apenas com o volumoso pouco diversificado, em geral de apenas um tipo, o animal não consegue todos os elementos minerais necessários para cumprir a essas determinações do homem, sendo então fundamental o fornecimento de sal mineral, onde o animal deverá ter livre acesso, consumido o que lhe é necessário diariamente.
    Também a administração de sal mineral é espécie-específica, isto é, sal mineral para equinos deve ser administrado para equinos, assim como sal mineral de bovinos deve ser administrado apenas para bovinos. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é que as necessidades de equinos, bovinos ovinos e caprinos são diferentes, e ofertar sal mineral de uma espécie para outra gera um excesso de determinado nutriente ou deficiência de outro, podendo causar problemas no animal; em segundo lugar porque muitos tipos de sal mineral para ruminantes possuem promotores de crescimento que são potencialmente tóxicos para equinos, podendo levar os animais à morte.
    O consumo de sal mineral esperado é de 80 a 120 g por dia, porém, alguns fatores contribuem para um maior ou menor consumo de sal, tais como temperatura do ar e umidade relativa do ar, individualidades, categoria, etc.
    A oferta do sal mineral deve ser em cocho específico para o animal ter livre acesso para atender a reposição das perdas diárias. Estas perdas são difíceis de se avaliar e variam conforme as condições diárias do ambiente e da atividade do animal. Em dias muito quente, o animal perde mais suor para manter a temperatura corporal, assim como em dias de trabalho mais intenso, sendo então o consumo de sal mais elevado.
    Quer saber mais?
    Siga-nos no Instagram (@andregcintra), visite nosso site (andrecintra.vet.br) e inscreva-se em nosso canal no RUclips (André G. Cintra).
    Quer ajustar manejo e nutrição de seu cavalo? Temos planos on-line para atender às necessidades de seu animal, individual ou mensal.
    Entre em contato para mais informações agcintra@gmail.com ou pela Bio do Instagram
    #bemestaranimal #bemestarequino #andrecintra #criarbem #hipismo #potros #cavalodeesporte #comportamentoanimal #comportamentoequino #amoranimal #respeitoanimal #salmineral #salparacavalos #nutrição #garanhão #hipismo #hipismobr #hipismosp #hipismoeco #equestre #equitação #criaçãodecavalos #éguas #reproduçãoequina #dietaequina #nutriçãoequilibrada #equinos #montandoumsonho #brasileirodehipismo

Комментарии • 23

  • @GuilhermeMartins-ln7ti
    @GuilhermeMartins-ln7ti 3 года назад +1

    Muito bom! Continue com os videos, colega veterinário

  • @luizfernandosantos9070
    @luizfernandosantos9070 6 дней назад

    Meu Caro Dr Andre!
    Tenho um cavalo 6anos e bebe muita água ( mesmo em dias sem trabalho) consequentemente Urina muito!! O que posso fazer para diminuir isso?
    Obrigado!!

  • @emersonlinhares8657
    @emersonlinhares8657 3 года назад +2

    Comprei um cavalo hoje está lá na minha chacara vou engordar bem ele e já tão domando aonde ela vai ficar no cercado tem uma nascente de água vou limpar lá daí ela toma água da terra pura

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад +1

      Maravilha Emerson. 😍🐴🐎

    • @emersonlinhares8657
      @emersonlinhares8657 3 года назад

      Já limpei lá daí tá bem bom daí sai a água da terra que é uma nascente ali e vai enchendo o pocinho uma água mineral que fica saindo ali da terra todo hora daí quando chega na boca do cano desce pra uma valetinha que a água desça valeta vai pra bica que joga água no tanque de peixes.
      Gostei muito do seu canal explica muito bem e tudo bem certinho conheci seu canal pelo vídeo de baias.

    • @emersonlinhares8657
      @emersonlinhares8657 3 года назад

      André G. Cintra queria perguntar se dá pra dar o óleo vejetal junto com a ração e dar sal mineral mas o sal não dar junto.
      A minha potranca não come o sal sozinho o que poço fazer pra ela acostumar comer

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад +1

      @@emersonlinhares8657 o consumo de sal mineral é para repor perdas. Se ela tem acesso e não come, e está saudável, provavelmente ela não necessite. Com relação ao óleo, pode ser dado na ração sim, em quantidade adequada, conforme as necessidades e a dieta completa.

    • @emersonlinhares8657
      @emersonlinhares8657 3 года назад

      Blz brigado eu achava que ela não come pq não conhece pq agora que ela tá comendo primeiras vezes ração nunca tinha comido só milho daí agora que ela tá conhecendo

  • @Harasdas8Virtudes
    @Harasdas8Virtudes 3 года назад +1

    Muito bom!

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад

      Grato meu amigo. 😍🐴🐎

  • @ranchocavalcante
    @ranchocavalcante 2 года назад

    Meu caro @André G. Cintra
    Tenho uma égua que não aceita o sal, a única forma que encontrei de fazer ela comer sal é pondo dentro do milho moído. Isso não é normal um cavalo rejeitar sal, você ou alguém, que lê esse comentário o que acha que pode ser?

    • @agcintra
      @agcintra  2 года назад

      Olá Renato, não é comum não. Ideal seria uma avaliação clínica para saber se não tem nenhum problema.

  • @ranchocavalcante
    @ranchocavalcante 2 года назад

    Me manda os links dos seus Livros sobre Cavalos meu amigo!

    • @agcintra
      @agcintra  Год назад +1

      Enviado... hoje meu cliente fiel...

    • @ranchocavalcante
      @ranchocavalcante Год назад

      @@agcintra super aprovo como autor, como consultor e super gente fina. Parabéns meu caro Cintra.

  • @ponobemestaranimal.1258
    @ponobemestaranimal.1258 3 года назад +1

    Sempre ouvi dizer que o cavalo que vive solto assimila água do capim e do orvalho que está nele . Isto é um fato ou um mito ?

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад +1

      Certamente aproveita o orvalho se for logo cedo e o capim está molhado, assim como quando chove. Mas é pouca quantidade para atender a qualquer necessidade. Porém, a água do capim fresco com certeza atende parte das necessidades. Mas ainda assim, bebedouro com água fresca e limpa sempre a disposição. 😊🐴🐎

    • @ponobemestaranimal.1258
      @ponobemestaranimal.1258 3 года назад

      @@agcintra agradeço

  • @reinaldomenezes3577
    @reinaldomenezes3577 3 года назад

    Andre, aquelas pedras de sal em blocos , são boas p os cavalos,?

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад

      Olá Reinaldo, se for de empresa confiavel com bons níveis de microminerais, pode dar. (Não sendo o sal do Himalaia, podd ser)

    • @agcintra
      @agcintra  3 года назад

      Pessoalmente prefiro o sal mineral em pó, mas isso é pessoal, pois controlo melhor o consumo

    • @reinaldomenezes3577
      @reinaldomenezes3577 3 года назад

      Obrigado