Bom... basicamente o que você está dizendo é que no mercado nacional atual nada presta. A questão que fica é: e se o sujeito não encontra uma destas usadas (como sugerido) e não tem recursos para importar as estrangeiras? Fica sem plaina? Se me permite uma sugestão, acho que agora que já esclareceu que as nacionais atualmente não têm a qualidade que você considera ser a adequada, poderia ajudar os iniciantes dizendo qual seria a menos ruim dentre as nacionais, porque mesmo entre elas (presume-se) há diferenças. E uma indicação de qual seria a menos ruim seria uma dica muito valiosa. No mais parabéns pelo canal e os videos de alto nível. São sempre uma aula.
Alô, Aldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! À exceção das plainas importadas de boa qualidade comercializadas aqui - de preço exorbitante, devido à altíssima carga de impostos - as demais são, em sua maioria, muito ruins. Você não tem constância de produto - é impossível indicar uma marca, porque haverá um número elevadíssimo de itens dessa marca com problema. Estamos trabalhando para mudar esta situação, através de vídeos que explicarão detalhadamente como fazer manutenções que permitam o uso dessas plainas (algumas delas um pouco pesadas), e outras ações que revelarei quando for o tempo. Uma outra forma, que também já está em nosso radar, é a produção da própria plaina, em madeira. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Cara, eu acho que a minha veio com problemas, essas nacionais mesmo de 90 reais, não consigo regular esse diabo nem ferrando, fora que veio com defeito na lâmina
@@marucs8 cara, se você souber inglês, recomendo que assista ao canal do Rex Krueger. Lá ele tem uma série de vídeos chamada "Woodworking for humans" (marcenaria para meros mortais) onde ele pega a plaina mais mambembe e lixosa que ele acha e faz ele ficar em boas condições para o uso. Se tiver interessado no link para o vídeo, só responder esse meu comentário aqui.
Fernando bom dia, e a plaina marca Plano, fabricada no Brasil, qual sua opinião? Encontrei uma é ótima estado em um ferro velho. Na verdade a marca é ABOHR
Alô, Emerson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! São plainas bem razoáveis, se estiverem em bom estado. Dependendo do preço, vale a pena comprá-la e reformá-la para uso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Galera, se vocês souberem inglês , recomendo que vejam o canal do Rex Krueger. Lá ele tem uma série chamada "Woodworking for humans" (marcenaria para meros mortais), onde ele pega a plaina mais mambembe e lixosa que acha e faz ela ficar em boas condições para uso.
Pesquisei na Internet mas não achei nada sobre as Plainas Master, qual seria a diferença entre as Bailey clássicas? Acredito que esta série foi produzida somente no Brasil, procede Fernando? Abraço e obrigado
Eu comprei uma qualquer de ferro fundido por 90 pila e estou retificando, está dando trabalho mas vai dar certo. É incrível como podem vender uma coisa tão mal feita e ainda escrever na caixa que é profissional, tinha que falar a verdade e vim escrito que é para retificar mesmo, pois tudo é torto, muito torto. Base com duas montanhas e um lago no meio e laterais fora de esquadro, até aqui era já esperado que teria que retificar, mas até os furos de parafusos tem que abrir pra passar melhor, rosca que não funciona, parafuso muito comprido, faca afiada bem longe de no esquadro, cama fazendo offroad para deslizar, tudo tem que lixar. Eu comprei sabendo que seria ruim (mas não tanto), para arrumar mesmo, mas quem chega do nada e compra achando que vai sair plainando se engana feio
Bom dia Fernando, sou novo na marcenaria como hobby tenho uma plaina da marca touro do meu falecido avô sabe me disse alguma coisa sobre essa marca deste já muito obrigado mais escrito no seu canal.....
plaina de altíssima qualidade é a brasileira fabricada em são paulo( são vicente) marcenaria rústica.tem número 2,3,5e 6.Qualidade durabilidade. Você não precisa pagar fortuna por uma plaina importada. Eu comprei, gostei e indico.É só entrar no facebook e procurar MARCENARIA RÚSTICA.Além da excelente qualidade tem um preço baixo e ainda parcela no cartão.
Global : barata. Precisa de um tanto de trabalho de correção para se tornar utilizável. Eu não a compraria para meu uso. A temos na marcenaria pars uso inicial dos alunos. Hobby : eu não adquiriria.
Como se escreve o nome dessas marcas que o senhor descreveu no video ? Pois tenho um amigo que vai para os Eua e vou pedir para me trazer uma plaina. Sou amador qual plaina o senhor acha que me servirá melhor e qual dessas marcas é mais em conta já que com qualquer uma o senhor disse que estarei bem servido para a vida toda? Desde já agradeço sua atenção !!
Alô, Gisilo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos lá : 1 - gastando até cerca de US$ 100, você encontrará uma boa plaina Stanley, modelo Bailey, usada, com corpo em ferro fundido, tamanho # 5; 2 - na casa dos US$ 300, você encontrará uma boa plaina número 5 fabricada pela Veritas, ou pela Lie Nielsen. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
fernando bom dia. qual dessas plainas você me recomendaria mais para fazer algo como assentamento de porta (mais so pra ficar um acabamento melhozin msm) ? E aquele macete de lixar a base e fazer um rebaixo nas pontas da certo ?
Alô, Victor ! Muito obrigado por sua mensagem !!! As Stanley Bailey, ou as Master - ou seja, Stanleys antigas, quando eram boas. Sobre o macete, não entendi sua explicação ... você pode explicar melhor sobre o que estamos falando ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
ah sim obrigado pela dica. Sobre o macete e que eu vi em algum canais q se lixar a base da plaina e fizer um pequeno chanfro nas pontas da base, ela consegue entrar melhor na madeira e plainar com mais facilidade. só q eu to com medo de não der muito certo e estragar a plaina rsrs
Alô, victor ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Preparamos, há alguns meses atrás, três videos sobre plainas cujos links encontram-se abaixo : ruclips.net/video/muNnNCQqYjQ/видео.html ruclips.net/video/DGYl3xpWo9I/видео.html ruclips.net/video/qIdpllNk3a0/видео.html Eu diria que, se você seguir as recomendações mostradas, terá plainas que funcionarão muito bem. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, segui a dica de um colega nos comentários e comprei uma plaina da Collins nº 5. Acontece que quando coloco um esquadro no solado dela nota-se que ela veio um pouquinho côncava.. Pergunto se é normal plainas virem deste jeito ou é um sinal de uma ferramente de pouca qualidade? Faço a correção lixando o solado conforme você indicou em outro vídeo seu ou faço a devolução do produto? Outra dúvida, como tirar aquele verniz característico que vem protegendo o várias ferramentas como solado e laterais de plainas, o ferro da plaina, formões e etc.?
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! 1 - Eu devolveria o produto. 2 - Para retirar aquele verniz, estopa e thinner. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, Fernando. Desde já agradeço-lhe a cordialidade que você tem com o seu público por via dos seus excelentes videos e também na presteza que redige respostas a cada comentário. Obrigado, para mim é de grande valia!! Gostaria de vossa opinião sobre a plaina Abohr, encontrei uma da década de 70, mas estou receoso em compra-lá.
Alô, Acássio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sobre equipamentos em geral, divido-os em 3 grupos : aqueles que eu não compraria de forma alguma; aqueles que, se eu precisar em um dado momento e não tiver todo o recurso necessário, eu compraria como uma solução paliativa, temporária; e os equipamentos de boa qualidade, que podem ser comprados sem medo. Isso posto, vamos às plainas : se alguém me perguntar se pode comprar uma Veritas ou uma Lee Valley, eu direi que o faça de olhos fechados. Estão no terceiro grupo citado acima. Ou você terá um produto de ponta, ou um serviço pós venda de ponta - ou seja, você estará garantido. No caso da plaina Abohr, nunca tive uma em mãos para examinar/usar. Já vi fotos de plainas dessa marca, e ela me pareceu muito parecida, em termos de design, com as Stanley antigas. Se eu fosse você, eu faria a compra dessa plaina se as seguintes condições se apresentassem : 1 - poder ter a plaina em mãos para examiná-la ao vivo; 2 - presença de todos os componentes; 3 - checar o estado geral em termos de ataque de ferrugem; 4 - verificar o estado do solado - frente, região próxima da boca, e trazeira, alinhadas - e, se existente empenamento, baixíssimo, menor do que 3 décimos. Em existindo algum empenamento, verificar se o solado é espesso o suficiente para permitir retificação com lixa, mantendo a espessura grande o suficiente para conferir rigidez à peça; 5 - aresta da capa com boa aderência ao ferro, ou num estado que permita retificação e obtenção dessa característica; 6 - ótimo assentamento da cunha ("frog") na base da plaina; 7 - ferro com comprimento que permita várias afiações; 8 - mecanismo de alinhamento da aresta de corte do ferro com o solado da plaina (paralelismo) funcionando perfeitamente. Isso aí em cima é, na minha opinião, o mínimo minimorum para fazer a compra. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Caro Fernando, eu desconheço o prazer que deve ser trabalhar com uma Veritas ou uma Lee Valley. Só tive em mãos até o momento, as 'nacionais' fabricadas na China rsrs. Por enquanto meu orçamento não da para eu ter o luxo de desfrutar de uma plaina inglesa ou americana top de linha, e esta Abohr está a venda aqui na minha cidade, então vou seguir a risca suas dicas na hora de avaliá-la. Estou otimista pelas fotos, parece ser uma ferramenta cuidada com muito zelo, porém nunca se sabe se já sofreu quedas ou coisas do tipo. Mais uma vez obrigado pela paciência para conosco, seus aprendizes, se é que me permite me considerar assim. Forte abraço!
só se tiver mais de 400 reais pra gastar. está impossível achar uma usada por um preço bom. virou item de colecionador, infelizmente. aí quem quer trabalhar e usar a ferramenta de verdade fica sem opção e tem que apelar pra coisas de péssima qualidade como essas EDA e Sparta, que é só o que se acha com preço realmente acessível.
Valeu Fernando, mesmo sem saber estava seguindo seus conselhos, pois estou preferindo mesmo adquirir plainas usadas. Isso me veio a cabeça porque tenho duas que eram do meu avô. Uma Stanley Bayley e uma Union com mais de cem anos, que inclusive uso muito... Forte abraço. e obrigado Professor.
Alô, Rogério ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Com certeza, você está bem servido com estas "máquinas" !!! Antigamente, as plainas comercializadas como produtos "normais" no mercado nacional tinham um nível de qualidade que permitia a execução de ótimos trabalhos. Ao longo do tempo, essa situação não se manteve, e vimos surgir equipamentos que, mesmo com heróicas tentativas de correção, estão muito distantes de conferir a precisão e a estabilidade que se deseja. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Análise de Ferramentas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tivemos a oportunidade de adquirir plainas de boa qualidade. São um ativo útil para toda uma vida. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando belo vídeo eu tenho uma stanley balley que foi do meu pai ela deve ter uns 40 anos mais ou menos está guardada não uso de jeito nenhum.é uma reliquia para mim
Alô, Lourival ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você tem uma baita duma "máquina" guardada - pode ter certeza ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Bom dia! Encontrei uma plaina no ferro velho, só que ela é diferente, pois a lâmina de corte fica na frente, no começo do solado. Não sei para que serve esse tipo de plaina, nem o seu nome. Se puder me ajudar a sanar minhas dúvidas eu agradeço! Forte abraço e parabéns pelo seu canal!
Alô, Gil ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Voce pode por favor enviar-me fotos da plaina atrav'es do e-mail fernandoresponde@uol.com.br para que eu possa analisa'-las ? Desde ja', muito obrigado pelo envio das fotos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marcenaria Online ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Em relação a parafusadeiras, tenho usado máquinas profissionais da Makita, Dewalt e Bosch. E confesso gostar de todas elas. Todas tem funcionado muito bem. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Marcenaria ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu é que agradeço a oportunidade de , eventualmente, ter sido útil. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Cirus ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para que você deixe uma prancha esquadrejada, são necessários os seguintes equipamentos : a - uma plaina número 5 ou 5 1/2; b - um esquadro; c- um graminho; d - lápis; e - régua f - um serrote; g - uma plaina block. Processo : 1 - escolha uma das faces e, usando a plaina, aplaine-a, verificando com o esquadro passo a passo a condição da superfície que está sendo usinada; 2 - graminhe a outra superfície numa espessura constante; 3 - usando a plaina e o esquadro, aplaine a outra superfície até atingir a linha graminhada; 4 - trace uma reta usando o lápis e uma régua na lateral mais alinhada e corte em cima da linha ; 5 - aplaine esta superfície usando a plaina e, ao mesmo tempo, retifique-a para que fique no esquadro em relação às faces já aplainadas; 6 - marque, no outro lado da prancha, e nas duas extremidades, dois pontos equidistantes em relação ao canto que foi usinado no passo 5; 7 - repita o passo 5 neste outro lado; 8 - trace uma linha transversal às laterais nas duas extremidades da prancha; 9 - corte com o serrote sobre esta linha; 10 - acerte estas superfícies usando a plaina block. A prancha estará esquadrejada. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Eu comprei uma stanley master n• 4 bem detonada. Fiz a restauraçao nela Acertando o solado e peças internas e afiaçao e etc. Minha duvida é se essa stanley master que tenho seria do mesmo periodo que as que estao no seu video.(todas modelos master tem melhor qualidade?) E outra duvida e quando a lamina vai perdendo esquadro com a afiaçao. Ha uma tolerancia pra isso? Ou ja se deve acertar? Obrigado !!
Alo, Ygor ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Meu teclado ficou meio louco, e perdi as acentuacoes, cedilhas, e coisas do genero. Assim, minhas desculpas pelos erros de grafia. Sobre suas pseguntas : 1 - sua plaina deve ser do mesmo periodo das mostradas no video; 2 - o limite do "fora do esquadro" e' o limite do ajuste lateral da lamina. Existe um maximo de falta de esquadro que o mecanismo de ajuste lateral consegue resolver. Acima dele, voce ficara' com uma aresta de corte nao alinhada com a boca da plaina. Um grande abraco ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Boa TardeEstou indo para Miami no próximo mês e estou interessado em comprar uma plaina usada Stanley nº 4. Você saberia me dizer onde posso encontrar esta ferramenta em Miami. Você sabe se existem lojas de ferramentas usadas ou mesmo mercado das pulgas nessa região?grato,Arnaldo
Alô, Arnaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Miami, assim como cidades daquela região, dispõem dos "flea markets" e, assim, você poderá encontrar uma plaina desse tipo lá. Você pode tentar também a Smith Hamilton : 42,000 square foot warehouse and outlet. 4401 NW 37th Avenue, Miami, FL 33142 SALES@SMITHHAMILTON.COM Hours: 7:00AM to 5:00PM Monday thru Friday. 305-633-6372 • 800-432-2454 • 305-635-1213 (fax) Uma outra alternativa, que envolve algum risco, é comprar pelo e-Bay e pedir para entregar num endereço definido por você - o hotel ou a casa de um conhecido. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Já que o mercado brasileiro só oferece plainas ruins, em geral, e é difícil achar uma Stanley, fiz a minha própria plaina de madeira e funciona muito bem.
Alô, Ronei ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fazer suas próprias ferramentas é uma excelente solução, se a pessoa dispuser dos meios para tanto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fala Fernando, Excelente vídeo. Poderia fazer um pra gente sobre plaina desempenadeira de bancada. Tenho pesquisado uma para comprar, mas está difícil. Tenho achado só de 8 polegadas de largura. Compensa comprar usada? Quais as marcas boas? Obrigado amigo. abraço
Alô, Júnior ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Na marcenaria onde desenvolvo meu trabalho, as duas desempenadeiras são da Invicta (finíssimas !!!). À exceção dessas, as outras que usei eram as da escola de marcenaria onde me formei, também de excelente qualidade. Nunca tive a oportunidade de usar as plainas desempenadeiras de bancada comercializadas no Brasil. Só as vi, e ouvi comentários a respeito. Desta forma, não posso opinar. A máquinas usadas de ótima fabricação - as Invicta, por exemplo - que podem ser encontradas usadas têm preços que, se estiverem em bom estado, são muito bons. As Invicta são máquinas que, se bem tratadas, não dão dor de cabeça de jeito nenhum. Recomendo fortemente comprar uma usada desta marca, caso você a encontre em bom estado e com preço bom. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Entendo que não queira falar de suas "não preferências"... certamente causará discussões e polêmicas... mas se puder citar alguns pontos negativos nas plainas novas da Stanley agradeceria muito, pois nunca estive com uma das antigas ou importadas em mãos para comparar. Aproveito e agradeço por todos os vídeos... acho muito bons. Abs.
Alô, Douglas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você reside em que cidade ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
São Paulo. Brinco com as madeiras no meu apartamento. Por causa do barulho passei a adquirir ferramentas manuais e descobri que o trabalho é bem mais prazeroso com elas (até porque não tenho prazos pra entregar nada)... são muitos detalhes pra aprender e deixá-las ainda melhores.
Douglas, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Por favor, envie-me uma mensagem via Whatsapp para que eu o contate caso você deseje explicações sobre o assunto. Um grande abraço ! Fernando Belchior. 12 9 8148 0883
Solrac, alô ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem !!! Não recomendo a compra. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Estas planas são caríssimas mesmo no seu país de origem,como se explica que muitos artesões ou marcineiros fazem excelentes trabalhos com planas artezanais com o " corpo " de madeira , desde que tenham uma boa lamina ,creio que o aço da lamina das plainas importadas são de excelentes qualidade,mas o custo beneficio vale a pena? não sou profissional estou apenas solicitando informação . Grato
Alô, Deurival ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É possível fazer plainas de madeira que produzem um ótimo resultado - especialmente, como você mesmo disse, se a lâmina for de alta qualidade. A questão é que eu estava respondendo à pergunta feita pelo nosso colega : "Que plainas comprar no mercado brasileiro ?". Daí, a minha resposta. Se ficou alguma dúvida, por favor, acione-me. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, André ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Desconheço-a, mas desejo fazer uma consideração : há modelos de ferros de plainas que são fabricados por outro fabricante que não o da plaina. Assim, pode-se ter o "chassis" da plaina de um fabricante, e ferro feito por outro. Ou seja, você pode comprar uma plaina e usar o ferro feito por um outro fabricante, se existente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Tauan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Alguns dos modelos que vi podem ser considerados bem razoáveis. Com bons ajustes, funcionam bem. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Tauan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se a plaina estiver boa, foi um excelente negócio. Um detalhe a ser avaliado : uma número 6 é uma plaina bem grande. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando. Fico muito grato pela sua atenção e dedicação! Fernando comprei essa plaina agora vou tentar refirmar, o que eu uso pra tirar a ferrugem?
Alô, André ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Uma das formas é deixar as peças enferrujadas de molho em vinagre. Deixe-as, e observe ao longo dos dias. O processo deve demorar entre 2 e 4 dias. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Tnc, sou autodidata procuro fazer as coisas sozinho, mas velho comprei uma plaina essas rústicas mas uma marca nacional acho, paguei 90 reais se não me engano. Maluko não consigo regular ela de jeito nenhum, fora que veio com um dano na lâmina, agora n sei se eu não consigo regular ou o sistema de regulagem dela não funciona kkkkk.
Alô, Rogério ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pela Stanley Bailey, algo em torno de R$ 300 a 400. Sobre as Bohrer, não tenho conhecimento para opinar. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite e muito obrigado. Gostaria de me desculpar por ter postado a mensagem anterior sem os devidos cumprimentos, desculpe-me a falta de atenção! Quanto as plainas acabei depois de algumas barganhagens comprando as duas por R$280,00. Desmontei-as para limpezas e ajustes, mas precisei montar a nº3 para um serviço, o qual ela respondeu muito bem após uma primeira afiação. Quando terminar a reforma postarei fotos. Muito obrigado e até mais!
Prezado Mestre Fernando, bom dia! Já assisti a todos os seus vídeos sobre plainas (aliás estou vendo aos poucos todos eles), parabéns mais uma vez! Graças a sua valiosa dica acabei comprando uma plaina Stanley Bailey nº 4 inglesa, usada e em bom estado, pelo ebay UK, pela bagatela de 17,00 GBP, mais 31,50 GBP de frete, acabou me custando o total de aproximadamente R$ 260,00 (não houve taxação na receita) e recebi em uma semana. Desmontei, limpei, lixei e envernizei os manípulos, retifiquei o solado, afiei o ferro e fiz todos os ajustes conforme você ensina e a plaina está perfeita. Agora vou tentar comprar uma nº 5 nas mesmas condições. OBS: Quanto à uma "Stanley" nacional que comprei mas não tinha usado ainda, após a retífica do solado e os ajustes até que melhorou bastante, mas nem se compara à Stanley Vintage inglesa (Acho que vou ver se arrumo um inimigo para dar a "nacional" de presente, hehe!) Muito Obrigado e abraços. PS: Estou com uma dúvida quanto à afiação do ferro novo (também made in England) que comprei para ela mas vou postar no vídeo respectivo.
Alô, Ademir ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fico para lá de feliz todas as vezes nas quais o material que a gente posta ajuda alguém a obter bons resultados e - assim torcemos - se apaixonar mais e mais por este ofício maravilhoso que é a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Nelson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ficamos muito felizes aqui por saber que o trabalho que estamos desenvolvendo está sendo útila na vida das pessoas. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Encontra-se, com alguma frequência, o ferro (a lâmina). Com relação às demais peças, não as tenho encontrado até o momento - pelo menos, aqui no Brasil. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Girton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A resposta é não. Tudo o que você faz com uma plaina elétrica você faz - melhor - com uma manual, mas nem tudo o que você faz com uma plaina manual você consegue fazer com uma elétrica. Se você me permite, é quase como comparar uma navalha Solingen com uma enxada ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, José ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Algumas empresas produzem e comercializam garlopas de número 8. É o caso, por exemplo, da Lei Nielsen, dos Estados Unidos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
ALô, R&C ! Muito obrigado por sua mensagem, e por ter reparado no detalhe !!! Eu já havia recolhido a lâmina de todas elas. Como alguém poderia questionar o fato delas estarem com o solado apoiado - o que fiz para que pudessem ser vistas - resolvi colocar a tala de madeira para evitar qualquer mal entendido ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Salve mestre! Obrigado pela dica! registrando minha felicidade, achei uma plaina usada Abohr numa feira de um bairro próximo depois de assistir à este vídeo, e nem pensei duas vezes! 40 Guedes gastos sem pena! agora é partir pro hand plane revival, obrigado pelas dicas!
Alô, Gisilo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A plaina elétrica nem de longe faz o que uma plaina manual é capaz de fazer. Não se tem com ela o controle e ajuste, em termos de usinagem de superfície, que uma plaina manual bem ajustada é capaz de prover. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
É o que eu digo prefiro alguém que me diga uma verdade dura, do que alguém que conte uma mentira para não magoar. você respondeu uma dúvida que eu tinha se vale a pena comprar essas plainas do mercado brasileiro. obrigado por seus esclarecimentos.
meu caro Lucas: existe em são paulo um fabricante de plainas manuais com excelente qualidade. Eu comprei e nunca ví coisa tão boa. Já tive uma istanley, mas não chega aos pés dessa da MAECENARIA RÚSTICA. Tem número 2,3,5 e 6. Com preços variados e ainda divide no cartão de crédito. É só entrar no facebook e procurar por MARCENARIA RÚSTICA.Não é propaganda é qualidade de verdade. Você não vai se arrepender.Um forte abraço.
Olá Fernando. Muito bom o vídeo. Sabe me dizer se as plainas na Narex são confiáveis? Vi um modelo na internet a NAREX 827040 - PREMIUM. Você acha que vale a pena? Obrigado.
Alô, Eliseu ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pelos formões - que conheço - eu compraria. Para tirar suas dúvidas, eu iria no site da Amazon - www.amazon.com - procuraria por esta plaina, e leria os comentários dos compradores. É uma ótima fonte de informação. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Eugênio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Recomendo o uso de vernizes específicos para o uso em pisos, como é o caso do Bona e do Vitta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
É uma grande pena não termos boas ferramentas sendo produzidas no Brasil e estarmos condenados a tentar a sorte com ferramentas baratas que não conseguem oferecer um trabalho verdadeiramente de qualidade, isso quando não é o caso de simplesmente quebrarem com pouco uso. Isso levanta a questão sobre se a colonização, quando vendíamos matéria prima e comprávamos manufaturados, entre eles ferramentas, realmente foi deixada para trás.
Alô, Matheus ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fiz meu curso de marcenaria no Canadá. Uns pouco anos antes dele, estive algumas vezes nos Estados Unidos, a trabalho. Assim, crei poder fazer algum comentário para nossa reflexão. Entendo sua posição, e concordo com você sobre a colonização. A questão é que apenas trocamos os senhores : os nossos senhores atuais não estão fora do Brasil, mas aqui em nosso país, e são também nascidos aqui. São estes novos senhores os que respondem pelos altos impostos, pela ineficiência, pela corrupção, e pela falta de competição, aquilo que existe nos mercados livres e que faz com que as empresas busquem inovar e melhorar. Tivéssemos um mercado livre e desimpedido, menores impostos, mais competição, e leis que colocassem atrás das grades corruptos de todos os matizes, provando que o crime não compensa, e teríamos ferramentas de qualidade muito melhor, a um preço muito maix baixo. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Caro Fernando. Primeiramente, mais uma vez parabéns pelo vídeo. Suas aulas são sempre muito bem elucidativas. No entanto, vale uma observação para quem, como eu, não é profissional, ou não dispõe daquele amigo que vai ao exterior, ou dos dólares necessários para adquirir uma plaina boa como essas. Tenho visto publicidade de pelo menos duas plainas vendidas aqui, que chamam a atenção, talvez pela aparência de produto razoavelmente bem acabado. (Daí a saber se são realmente bons, só a experiência de compra e uso para ter certeza). Parece que a Stanley tem uma linha de plainas chamada Global. Não sei se é fabricada aqui ou vem de fora. No entanto, tem a marca por trás, é isso pode significar alguma coisa boa. Há também uma concorrente direta dessa linha, da marca Collins. Você tem alguma informação sobre elas? Grato, grande abraço.
Alô, Elson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A linha Global da Stanley eu conheço. Creio estar certo ao dizer que tenho algumas preocupações sobre este produto. Quanto à Collins, não conheço. Sigo recomendando a compra das Stanley Bailey, usadas, em bom estado, para quem deseja ter uma ferramenta de qualidade boa por um preço razoável (em torno de R$ 250). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Walter ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vou tentar obter a informação junto à Stanley. Se eu consegui-la, passo-a a você, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Eu também comprei uma EDA Profissional, n 5, veio toda torta, acho q a minha vai levar uma 10 horas para acertar tudo, gastei parte de um sábado só com a base (lixava um pouco e fazia outra coisa pq cansa). A sua veio tudo certo? que sortudo hein kk
Fernando,para começar a nível de Brasil. Uma Thompson número 3.Bem retificada.Vai amigo dá pra começar. O que acha.Mas convenhamos iguais às japonesas,é difícil viu!
Tenho uma Stanley Bailey N6 e uma Bohrer N3. Ambas comprei usadas em bom estado. E nao me arrependo da compra. Sao plainas antigas muito resistentes e confiáveis. 1000x melhor do que comprar uma Stanley Global que nao tem qualidade.
Alô, Leandro ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fica aqui sua dica de se considerar as Bohrer antigas como outra boa fonte para procura. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, André ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Desconheço-as. Assim, não posso recomendar, ou dizer nada a respeito. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Luis ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca usei, mas um amigo me disse que estão acima das Stanley vendidas atualmente aqui no Brasil, e abaixo das da Veritas e da Lie Nielsen. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Rogério ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você encontra lâminas da Stanley, inglesas, a venda no mercado livre, por preços em torno de R$ 60 (referência - Janeiro de 2018). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Di ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Qualquer dos modelos de plainas das grandes marcas fabricantes de ferramentas eletricas (Makita, Bosch, Dewalt, Hitachi) é uma boa escolha. Alerto-o apenas para o fato de que uma plaina elétrica está para uma plaina manual assim como um touro bravo está para um colibri. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se entendi corretamente, você se refere às plainas que estão sendo comumente comercializadas no Brasil no dia de hoje por boa parte das empresas nacionais .... É isso ? Há algumas semanas, recebi para fazer aulas particulares de marcenaria comigo um aluno que havia, até aquele momento, usado apenas as plainas "nacionais importadas" (já que, ao que eu saiba, não se faz hoje plainas no Brasil). Dei-lhe para usar a minha plaina de uso, uma Lie Nielsen número 4 de bronze. A reação dele foi dizer-me que não queria usar mais nenhum equipamento elétrico ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando, sou inciante e sempre admirei os marceneiros e hoje estou numa condição na qual eu posso desenvolver mais minhas habilidades na marcenaria... Seus vídeos resgata o que há de mais profissional na área, conhecimento que está se perdendo... Lembro-me do tempo dos Aprendizes Senai, menores que podiam desde cedo iniciar uma profissão, mas as coisas mudaram e muito... e mudou tanto que a produção hoje se concentra na China, volume com baixa qualidade, o que é bom custa caro... Olha o exemplo da sua plaina, bastou alguém experimentar algo de qualidade e mudar completamente de opinião... Se puder tecer um comentário sobre esta plaina, não consegui saber o país de fabricação... www.homedepot.com/p/No-4-Sweetheart-10-45-64-in-Smoothing-Bench-Plane-12-136/203713965 Abraços e obrigado mais uma vez... Marcelo
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A plaina que você me mostra é fabricada (em teoria) pela Stanley. Em minha opinião, para buscar fazer frente a produtos de algumas empresas concorrentes. Se lhe posso fornecer minha opinião, dado que você está falando de um produto importado, sugiro dar uma olhada no link abaixo : www.leevalley.com/us/wood/page.aspx?p=46294&cat=1,41182,41187,46294 ou, se você quiser um produto ainda melhor : www.leevalley.com/us/wood/page.aspx?p=72531&cat=1,230,41182,72530 Esses, eu conheço, recomendo, e assino embaixo. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Marcelo ! Eu havia respondido à sua mensagem ontem. Por um acaso a resposta apareceu para você ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Olá Fernando...Por gentileza, quanto pesa uma staley número 3 nacional. Tenho uma antiga da Staley, mas tenho duvida se é nacional ou importada. É bem pesada. A lamina é bem fina. Característica, segundo eu li, de faca inglesa. Muito obrigado! Abs.
Alô, Lourenço ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vou tentar obter a informação solicitada - não a tenho de pronto. Caso consiga (as empresas não são de enviar informações dessa natureza), responderei aqui a você, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, estou indo para Inglaterra e outros países também, você indicaria alguma marca de lá? Irei procurar a Stanley que você falou, caso não ache e se possível gostaria de um plano B. Obrigado
Alô, Diego ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode comprar ferramentas usadas com preços incríveis - por exemplo, as plainas antigas da Stanley e da Record. Ou, se tiver recursos para comprar novas, as da Veritas e da Lie Nielsen. Formões, você tem os Goldenberg antigos, espetaculares, usados. Se tiver um pouco mais de dinheiro, os da Narex, série Gold. Se tiver mais dinheiro ainda, os da Two Cherries, Veritas, ou Lie Nielsen. De que outras ferramentas você precisa ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Murilo ! Muito obrigado por sua mensagem ! Se você procura por plainas italianas, eu sugeriria estas peças históricas retratadas na matéria abaixo : woodworkingbyhand2.blogspot.com/2012/05/italian-planemakers.html Caso o seu desejo seja ter uma boa plaina, recomendo procurar a Cremona Tools, www.cremonatools.com, e comprar plainas da Veritas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando, td bem? Show de bola os seus vídeos... parabéns... vc conhece a marca ABOHR ? Tem uma plaina desta marca vendendo baratinho aqui perto de casa... está bem nova... não sei se é Boa.. Um abraço. João
Alô, Jota RJ ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Já ouvi falar muito dessa marca, mas nunca tive uma em mãos. Assim, repasso o que ouvi : que é uma marca boa. Mas ressalto que nunca a utilizei. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Alex ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vejam por favor, os vídeos cujos links se encontram abaixo : ruclips.net/video/muNnNCQqYjQ/видео.html ruclips.net/video/DGYl3xpWo9I/видео.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, César ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca tive uma em mãos. Já ouvi boas e não tão boas referências a respeito. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
tenho duas plainas manuais n5, uma da stanley antiga e uma nova da collins.posso afirmar que a da collins é muito superior a da stanley pois testei as duas com o angulo da lamina com 27º afiadas como navalhas.depois de horas de uso retirei as laminas das painas e testei raspando pelo e cortando papel.a lamina da stanley cortou bem papel mais nao raspou cabelo,ja a da collins tanto cortou papel como raspou cabelo.entao meus amigos indico voçes a comprar uma plaina collins pois nunca vi uma lamina tao boa na minha vida,e tambem a base da paina ja vem sertinha?
Alô, sinuca moderna Alves ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço todas as plainas existentes. Confesso nunca ter ouvido falar da Collins mas, com certeza, deve ser uma ótima plaina !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Obrigado pelo comentário acho que vou comprar uma plaina Collins pois as plainas da Stanley estão bem mais caras. Vi plainas vonder e Collins bem mais em conta
olá Fernando tudo bem , eu gostaria de saber sua opinião sobre Serra circular de bancada , estou pensando em comprar uma dwalt dw745 , você a recomenda ? qual a sua opinião sobre ela ? ficarei grato com sua opinião !!
Alô, marceneiro ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço este equipamento. Creio ser possível dizer, com razoável grau de acerto, que temos alguns bons fabricantes de ferramentas elétricas para marcenaria, e que a Dewalt é uma delas. A fim de obter informações mais específicas, sugiro procurar comentários ("reviews") na Internet. No site da Amazon, por exemplo (www.amazon.com) é possível encontrar "reviews" feitos por muitas pessoas sobre um dado produto. Basta você entrar no site da Amazon, digitar o código do produto, e ver a parte dos comentários. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
marceneiro não , curioso ooo a pergunta foi feita para o Belchior, mas se me permita, vou deixar minha opinião: quando fui comprar minha serra circular, eu estava na dúvida entre Makita e DeWalt. A princípio pensei na Makita, visto que ela tinha uma mesa de corridiça. Porém, ao pesquisar, vi muita gente reclamando que as mesas (corrediça é extensora) com tempo dão folgas e desnivelam do tampo, o que torna o corte impreciso,.além da guia de corte ser presa apenas em uma das extremidades. Daí, fui atrás da DeWalt e acabei comprando a Dw745 e te falo: não me arrependo da escolha. Além da robustez, a guia é acoplada na frente e atrás (duas extremidades, na Makita é só na frente) e sua potência é a maior do mercado. Único defeito dessas serras circulares, são o tamanho. se for passar madeira grande, você tem que fazer uma mesa pra elas. eu já estou providenciando a minha
Mario Neto muito obrigado pela sua opinião , depois dessa opinião não tenho mais duvidas , já tenho algumas ferramentas da dwalt e são ótimas e a próxima vai ser a circular , muito obrigado pela sua atenção abraço 👍
Alo Fernando, seus vídeos são sempre uma aula, agradeço desde já amigo. Minha umilde opinião. Acho que uma opção claro que com resalvas, seria oque eu fiz, que foi comprar uma dessas Staley Indianas novas, que tem um valor mais acessível, só que vem toda fora e sem muita condição de usso e fazer todo o trabalho de retificação, ajustes, enfim fazer funcionar. Sendo que o mesmo trabalho também precisa ser feito em plainas usadas ou muito antigas dependendo do estado que se encontram, então creio que seria uma opção. Claro que isso só vai servir pra quem já é mais traquejado no assunto, e já entende um pouco da coisa. Mais ainda assim é uma opção pra gente que infelizmente não dispõe de tanto recurso pra investir e nem encontra usadas pra comprar. Tem bem pouco conteúdo arespeito de ajustes, então seria legal ver você falando mais sobre isso. E sobre plainas de madeira (os cepilhos) também, seria de grande valor. Obrigado desde já amigo! Abraço!
Alberto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Por favor, me mande uma mensagem de Whatsapp no 12 9 8148 0883 para que eu o contate e falemos a respeito, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sinto muito, mas não ajudou em nada. Ou plainas de museu, ou plainas importadas de marcas caríssimas. O brasileiro comum entra para o MSP (movimento dos sem plaina).
Alô, Alexandre ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não, não vale a pena. Embora sejam equipamentos para desbastar, têm princípios de funcionamento e propósitos diferentes. Uma plaina manual bem afiada e bem manejada é capaz de proporcionar um grau de acabamento inigualável. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando fui fiar a lamina do meu desempeno e não durou muito a amolação , será que fiz com anglo errado 40 graus +/- (lembrando que meu desempeno é antigo da marca fanfer com lamina de 20 cm ), desde de já agradeço a atenção
Alô, Leonaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A duração do fio de um desempeno é função de uma série de fatores, como por exemplo : 1 - qualidade do aço da faca (lâmina); 2 - qualidade e estado da têmpera. Se, ao afiar, você aqueceu demais a faca, há risco de perda da têmpera, por exemplo; 3 - tipo da madeira que você está usinando; 4 - grau de limpeza da madeira (se ela tem muita areia ou pedriscos, isso pode acabar com o corte das facas); 5 - regime de usinagem (se você está retirando muito material em cada passada, por exemplo). Quanto ao ângulo de afiação, creio que o que usamos na marcenaria está um pouco mais baixo (no visual, parece ser inferior ao usado por você - acho que na casa dos 30 graus). Um grande abraço ! Fernando Belchior.
caro fernando..bom dia..desculpe discordar..pelo menos parcialmente..possuo plainas stanley bailey americanas e inglesas que comprei usadas por preços muito bons..so o frete é que pega um pouco dependendo do modelo..mas se procurar bem voce consegue comprar uma nº 3 ou 4 na faixa de R$150,00 que foi o meu caso, e elas nao estavam completamente enferrujadas e com outros problemas, ao contrario, estavam muito bem conservadas..o problema do preço pode começar a complicar da nº 5 em diante devido ao tamanho e peso, mas mesmo assim da pra achar coisas boas..comprei uma nº 6 por R$600,00 precisando trocar a lamina e com o cabo e o knob um pouco quebrados..a unica dificuldade nesse caso foi ter de comprar outra lamina, mas encontrei um conjunto de chip breaker, lamina, e parafuso ingleses por R$180,00 no mercado livre..entao é só procurar..grande abraço..jorge.
Alô, Luiz ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca tive uma em mãos, mas fotos que vi na Internet indicam que se trata de um bom produto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Podes citar um site da Veritas onde podemos obter informações sobre esses produtos? Eu estou começando à brincar' com uma Stanley n° 5...tou começando à gostar! Forte abraço Belchior!
Fernando, seu trabalho é fantástico
Muito obrigado !!!
Bom... basicamente o que você está dizendo é que no mercado nacional atual nada presta. A questão que fica é: e se o sujeito não encontra uma destas usadas (como sugerido) e não tem recursos para importar as estrangeiras? Fica sem plaina? Se me permite uma sugestão, acho que agora que já esclareceu que as nacionais atualmente não têm a qualidade que você considera ser a adequada, poderia ajudar os iniciantes dizendo qual seria a menos ruim dentre as nacionais, porque mesmo entre elas (presume-se) há diferenças. E uma indicação de qual seria a menos ruim seria uma dica muito valiosa. No mais parabéns pelo canal e os videos de alto nível. São sempre uma aula.
Alô, Aldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
À exceção das plainas importadas de boa qualidade comercializadas aqui - de preço exorbitante, devido à altíssima carga de impostos - as demais são, em sua maioria, muito ruins.
Você não tem constância de produto - é impossível indicar uma marca, porque haverá um número elevadíssimo de itens dessa marca com problema.
Estamos trabalhando para mudar esta situação, através de vídeos que explicarão detalhadamente como fazer manutenções que permitam o uso dessas plainas (algumas delas um pouco pesadas), e outras ações que revelarei quando for o tempo.
Uma outra forma, que também já está em nosso radar, é a produção da própria plaina, em madeira.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina um amigo indicou as plainas Collins como excelentes plainas com preços bem mais em conta que a Stanley
@@andrebaiano1541Estou inciando e gostaria de saber se estas da Collins são realmente boas... Você chegou a adquirir alguma desta marca André?
Cara, eu acho que a minha veio com problemas, essas nacionais mesmo de 90 reais, não consigo regular esse diabo nem ferrando, fora que veio com defeito na lâmina
@@marucs8 cara, se você souber inglês, recomendo que assista ao canal do Rex Krueger. Lá ele tem uma série de vídeos chamada "Woodworking for humans" (marcenaria para meros mortais) onde ele pega a plaina mais mambembe e lixosa que ele acha e faz ele ficar em boas condições para o uso. Se tiver interessado no link para o vídeo, só responder esse meu comentário aqui.
Fernando bom dia, e a plaina marca Plano, fabricada no Brasil, qual sua opinião? Encontrei uma é ótima estado em um ferro velho. Na verdade a marca é ABOHR
Alô, Emerson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
São plainas bem razoáveis, se estiverem em bom estado. Dependendo do preço, vale a pena comprá-la e reformá-la para uso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vc é o mestre que aplaina todas as dúvidas
Galera, se vocês souberem inglês , recomendo que vejam o canal do Rex Krueger. Lá ele tem uma série chamada "Woodworking for humans" (marcenaria para meros mortais), onde ele pega a plaina mais mambembe e lixosa que acha e faz ela ficar em boas condições para uso.
Pesquisei na Internet mas não achei nada sobre as Plainas Master, qual seria a diferença entre as Bailey clássicas? Acredito que esta série foi produzida somente no Brasil, procede Fernando? Abraço e obrigado
Eu comprei uma qualquer de ferro fundido por 90 pila e estou retificando, está dando trabalho mas vai dar certo. É incrível como podem vender uma coisa tão mal feita e ainda escrever na caixa que é profissional, tinha que falar a verdade e vim escrito que é para retificar mesmo, pois tudo é torto, muito torto. Base com duas montanhas e um lago no meio e laterais fora de esquadro, até aqui era já esperado que teria que retificar, mas até os furos de parafusos tem que abrir pra passar melhor, rosca que não funciona, parafuso muito comprido, faca afiada bem longe de no esquadro, cama fazendo offroad para deslizar, tudo tem que lixar. Eu comprei sabendo que seria ruim (mas não tanto), para arrumar mesmo, mas quem chega do nada e compra achando que vai sair plainando se engana feio
Vi os vídeos do Ricardo Morcegão. A serie de vídeos dele ajudou bastante pois a maioria dos defeitos são os mesmos, alguns são diferentes...
Bom dia Fernando, sou novo na marcenaria como hobby tenho uma plaina da marca touro do meu falecido avô sabe me disse alguma coisa sobre essa marca deste já muito obrigado mais escrito no seu canal.....
plaina de altíssima qualidade é a brasileira fabricada em são paulo( são vicente) marcenaria rústica.tem número 2,3,5e 6.Qualidade durabilidade. Você não precisa pagar fortuna por uma plaina importada. Eu comprei, gostei e indico.É só entrar no facebook e procurar MARCENARIA RÚSTICA.Além da excelente qualidade tem um preço baixo e ainda parcela no cartão.
Valdelino, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Na exata medida, objetivo!...
Alô, Gilberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
valeu companheiro muito boa dica
Alô, Chiquinho !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando oque vc fala sobre as polainas Stanley global e Stanley Hobby??
Global : barata. Precisa de um tanto de trabalho de correção para se tornar utilizável. Eu não a compraria para meu uso. A temos na marcenaria pars uso inicial dos alunos.
Hobby : eu não adquiriria.
Como se escreve o nome dessas marcas que o senhor descreveu no video ? Pois tenho um amigo que vai para os Eua e vou pedir para me trazer uma plaina. Sou amador qual plaina o senhor acha que me servirá melhor e qual dessas marcas é mais em conta já que com qualquer uma o senhor disse que estarei bem servido para a vida toda? Desde já agradeço sua atenção !!
Alô, Gisilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos lá :
1 - gastando até cerca de US$ 100, você encontrará uma boa plaina Stanley, modelo Bailey, usada, com corpo em ferro fundido, tamanho # 5;
2 - na casa dos US$ 300, você encontrará uma boa plaina número 5 fabricada pela Veritas, ou pela Lie Nielsen.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ja estou indo a segunda vez trocar a plaina na loja de ferramentas pedirei meu dinheiro de volta
fernando bom dia. qual dessas plainas você me recomendaria mais para fazer algo como assentamento de porta (mais so pra ficar um acabamento melhozin msm) ? E aquele macete de lixar a base e fazer um rebaixo nas pontas da certo ?
Alô, Victor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
As Stanley Bailey, ou as Master - ou seja, Stanleys antigas, quando eram boas.
Sobre o macete, não entendi sua explicação ... você pode explicar melhor sobre o que estamos falando ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
ah sim obrigado pela dica. Sobre o macete e que eu vi em algum canais q se lixar a base da plaina e fizer um pequeno chanfro nas pontas da base, ela consegue entrar melhor na madeira e plainar com mais facilidade. só q eu to com medo de não der muito certo e estragar a plaina rsrs
Alô, victor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Preparamos, há alguns meses atrás, três videos sobre plainas cujos links encontram-se abaixo :
ruclips.net/video/muNnNCQqYjQ/видео.html
ruclips.net/video/DGYl3xpWo9I/видео.html
ruclips.net/video/qIdpllNk3a0/видео.html
Eu diria que, se você seguir as recomendações mostradas, terá plainas que funcionarão muito bem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
obrigado por tudo :)
Fernando, segui a dica de um colega nos comentários e comprei uma plaina da Collins nº 5. Acontece que quando coloco um esquadro no solado dela nota-se que ela veio um pouquinho côncava.. Pergunto se é normal plainas virem deste jeito ou é um sinal de uma ferramente de pouca qualidade? Faço a correção lixando o solado conforme você indicou em outro vídeo seu ou faço a devolução do produto? Outra dúvida, como tirar aquele verniz característico que vem protegendo o várias ferramentas como solado e laterais de plainas, o ferro da plaina, formões e etc.?
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
1 - Eu devolveria o produto.
2 - Para retirar aquele verniz, estopa e thinner.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Poxa, me desanimou. Já estava comprando uma Collins agora!
João, você acabou devolvendo?
Análise da Collins
ruclips.net/video/D4KzD2_pljg/видео.html
Muito bom
José Carlos (o verdadeiro ou a imitação), alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando,
Estou com uma Bohrer N H3, veio com umas peças de doação, parece que não foi muito usada. Sabe me dizer qual o valor pra revenda?
Por volta de R$ 500.
Boa noite, Fernando.
Desde já agradeço-lhe a cordialidade que você tem com o seu público por via dos seus excelentes videos e também na presteza que redige respostas a cada comentário. Obrigado, para mim é de grande valia!!
Gostaria de vossa opinião sobre a plaina Abohr, encontrei uma da década de 70, mas estou receoso em compra-lá.
Alô, Acássio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sobre equipamentos em geral, divido-os em 3 grupos : aqueles que eu não compraria de forma alguma; aqueles que, se eu precisar em um dado momento e não tiver todo o recurso necessário, eu compraria como uma solução paliativa, temporária; e os equipamentos de boa qualidade, que podem ser comprados sem medo.
Isso posto, vamos às plainas : se alguém me perguntar se pode comprar uma Veritas ou uma Lee Valley, eu direi que o faça de olhos fechados. Estão no terceiro grupo citado acima. Ou você terá um produto de ponta, ou um serviço pós venda de ponta - ou seja, você estará garantido.
No caso da plaina Abohr, nunca tive uma em mãos para examinar/usar. Já vi fotos de plainas dessa marca, e ela me pareceu muito parecida, em termos de design, com as Stanley antigas.
Se eu fosse você, eu faria a compra dessa plaina se as seguintes condições se apresentassem :
1 - poder ter a plaina em mãos para examiná-la ao vivo;
2 - presença de todos os componentes;
3 - checar o estado geral em termos de ataque de ferrugem;
4 - verificar o estado do solado - frente, região próxima da boca, e trazeira, alinhadas - e, se existente empenamento, baixíssimo, menor do que 3 décimos. Em existindo algum empenamento, verificar se o solado é espesso o suficiente para permitir retificação com lixa, mantendo a espessura grande o suficiente para conferir rigidez à peça;
5 - aresta da capa com boa aderência ao ferro, ou num estado que permita retificação e obtenção dessa característica;
6 - ótimo assentamento da cunha ("frog") na base da plaina;
7 - ferro com comprimento que permita várias afiações;
8 - mecanismo de alinhamento da aresta de corte do ferro com o solado da plaina (paralelismo) funcionando perfeitamente.
Isso aí em cima é, na minha opinião, o mínimo minimorum para fazer a compra.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Caro Fernando, eu desconheço o prazer que deve ser trabalhar com uma Veritas ou uma Lee Valley. Só tive em mãos até o momento, as 'nacionais' fabricadas na China rsrs. Por enquanto meu orçamento não da para eu ter o luxo de desfrutar de uma plaina inglesa ou americana top de linha, e esta Abohr está a venda aqui na minha cidade, então vou seguir a risca suas dicas na hora de avaliá-la. Estou otimista pelas fotos, parece ser uma ferramenta cuidada com muito zelo, porém nunca se sabe se já sofreu quedas ou coisas do tipo.
Mais uma vez obrigado pela paciência para conosco, seus aprendizes, se é que me permite me considerar assim.
Forte abraço!
Fernando, estou assistindo em 2021, alguma coisa mudou? Consigo comprar hoje alguma plaina boa em solo nacional?
Obrigado.
só se tiver mais de 400 reais pra gastar. está impossível achar uma usada por um preço bom. virou item de colecionador, infelizmente. aí quem quer trabalhar e usar a ferramenta de verdade fica sem opção e tem que apelar pra coisas de péssima qualidade como essas EDA e Sparta, que é só o que se acha com preço realmente acessível.
Valeu Fernando, mesmo sem saber estava seguindo seus conselhos, pois estou preferindo mesmo adquirir plainas usadas. Isso me veio a cabeça porque tenho duas que eram do meu avô. Uma Stanley Bayley e uma Union com mais de cem anos, que inclusive uso muito... Forte abraço. e obrigado Professor.
Alô, Rogério !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza, você está bem servido com estas "máquinas" !!!
Antigamente, as plainas comercializadas como produtos "normais" no mercado nacional tinham um nível de qualidade que permitia a execução de ótimos trabalhos.
Ao longo do tempo, essa situação não se manteve, e vimos surgir equipamentos que, mesmo com heróicas tentativas de correção, estão muito distantes de conferir a precisão e a estabilidade que se deseja.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Plaina lindas
E se vê a robustez delas
Alô, Análise de Ferramentas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tivemos a oportunidade de adquirir plainas de boa qualidade. São um ativo útil para toda uma vida.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando. A Bailey fabricação brasileira é tão boa quanto a Bailey inglesa?
Fernando belo vídeo eu tenho uma stanley balley que foi do meu pai ela deve ter uns 40 anos mais ou menos está guardada não uso de jeito nenhum.é uma reliquia para mim
Alô, Lourival !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você tem uma baita duma "máquina" guardada - pode ter certeza ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bom dia! Encontrei uma plaina no ferro velho, só que ela é diferente, pois a lâmina de corte fica na frente, no começo do solado. Não sei para que serve esse tipo de plaina, nem o seu nome.
Se puder me ajudar a sanar minhas dúvidas eu agradeço!
Forte abraço e parabéns pelo seu canal!
Alô, Gil !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Voce pode por favor enviar-me fotos da plaina atrav'es do e-mail fernandoresponde@uol.com.br para que eu possa analisa'-las ?
Desde ja', muito obrigado pelo envio das fotos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina
Boa tarde mandei no seu e-mail as fotos da plaina.
Forte abraço!
boa noite fernando qual a parafusadeira e marcas sao boas para marcenaria profissional
Alô, Marcenaria Online !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Em relação a parafusadeiras, tenho usado máquinas profissionais da Makita, Dewalt e Bosch. E confesso gostar de todas elas.
Todas tem funcionado muito bem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
muito obrigado professor
Alô, Marcenaria !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu é que agradeço a oportunidade de , eventualmente, ter sido útil.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
obrigado professor um grande abraço
O que significa essa numeração
Plaina 2, 3, 4.......
Você encontrará na Internet tabelas relacionando os números aos tamanhos das plainas.
Top parabéns
Belchior é possível pegar uma madeira e conseguir deixa-la plana e no esquadro com uma plaina? Qual a melhor plaina para esse trabalho?
Alô, Cirus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para que você deixe uma prancha esquadrejada, são necessários os seguintes equipamentos :
a - uma plaina número 5 ou 5 1/2;
b - um esquadro;
c- um graminho;
d - lápis;
e - régua
f - um serrote;
g - uma plaina block.
Processo :
1 - escolha uma das faces e, usando a plaina, aplaine-a, verificando com o esquadro passo a passo a condição da superfície que está sendo usinada;
2 - graminhe a outra superfície numa espessura constante;
3 - usando a plaina e o esquadro, aplaine a outra superfície até atingir a linha graminhada;
4 - trace uma reta usando o lápis e uma régua na lateral mais alinhada e corte em cima da linha ;
5 - aplaine esta superfície usando a plaina e, ao mesmo tempo, retifique-a para que fique no esquadro em relação às faces já aplainadas;
6 - marque, no outro lado da prancha, e nas duas extremidades, dois pontos equidistantes em relação ao canto que foi usinado no passo 5;
7 - repita o passo 5 neste outro lado;
8 - trace uma linha transversal às laterais nas duas extremidades da prancha;
9 - corte com o serrote sobre esta linha;
10 - acerte estas superfícies usando a plaina block.
A prancha estará esquadrejada.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
O que vc me diz da habhor
Fernando
Eu comprei uma stanley master n• 4 bem detonada.
Fiz a restauraçao nela
Acertando o solado e peças internas e afiaçao e etc.
Minha duvida é se essa stanley master que tenho seria do mesmo periodo que as que estao no seu video.(todas modelos master tem melhor qualidade?)
E outra duvida e quando a lamina vai perdendo esquadro com a afiaçao.
Ha uma tolerancia pra isso?
Ou ja se deve acertar?
Obrigado !!
Alo, Ygor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Meu teclado ficou meio louco, e perdi as acentuacoes, cedilhas, e coisas do genero. Assim, minhas desculpas pelos erros de grafia.
Sobre suas pseguntas :
1 - sua plaina deve ser do mesmo periodo das mostradas no video;
2 - o limite do "fora do esquadro" e' o limite do ajuste lateral da lamina. Existe um maximo de falta de esquadro que o mecanismo de ajuste lateral consegue resolver. Acima dele, voce ficara' com uma aresta de corte nao alinhada com a boca da plaina.
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela resposta Fernando
Abraços e tudo de bom !!
@@ygorkloczko . alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não há porque agradecer.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Boa TardeEstou indo para Miami no próximo mês e estou interessado em comprar uma plaina usada Stanley nº 4. Você saberia me dizer onde posso encontrar esta ferramenta em Miami. Você sabe se existem lojas de ferramentas usadas ou mesmo mercado das pulgas nessa região?grato,Arnaldo
Alô, Arnaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Miami, assim como cidades daquela região, dispõem dos "flea markets" e, assim, você poderá encontrar uma plaina desse tipo lá.
Você pode tentar também a Smith Hamilton :
42,000 square foot warehouse and outlet.
4401 NW 37th Avenue, Miami, FL 33142
SALES@SMITHHAMILTON.COM
Hours: 7:00AM to 5:00PM Monday thru Friday.
305-633-6372 • 800-432-2454 • 305-635-1213 (fax)
Uma outra alternativa, que envolve algum risco, é comprar pelo e-Bay e pedir para entregar num endereço definido por você - o hotel ou a casa de um conhecido.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, obrigado pelas dicas. Somente mais uma questão: no eBay eu consigo comprar ou sempre eu tenho que competir em um leilão ?
Grato
Bom dia!!! O que o sr acha da Plaina Manual Metril número 4? Ela é usada. Obrigado.
Já que o mercado brasileiro só oferece plainas ruins, em geral, e é difícil achar uma Stanley, fiz a minha própria plaina de madeira e funciona muito bem.
Alô, Ronei !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fazer suas próprias ferramentas é uma excelente solução, se a pessoa dispuser dos meios para tanto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Se eu fosse pra fora do Brasil eu não era marceneiro
Obrigado Fernando, vlw a dica, não te enchendo muito, em qual site poderia comprar um plaina antiga dessas que você indica.
Alô, Eliziário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tenho visto anúncios dessas plainas no Mercado Livre.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fala Fernando, Excelente vídeo. Poderia fazer um pra gente sobre plaina desempenadeira de bancada. Tenho pesquisado uma para comprar, mas está difícil. Tenho achado só de 8 polegadas de largura. Compensa comprar usada? Quais as marcas boas? Obrigado amigo. abraço
Alô, Júnior !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Na marcenaria onde desenvolvo meu trabalho, as duas desempenadeiras são da Invicta (finíssimas !!!). À exceção dessas, as outras que usei eram as da escola de marcenaria onde me formei, também de excelente qualidade.
Nunca tive a oportunidade de usar as plainas desempenadeiras de bancada comercializadas no Brasil. Só as vi, e ouvi comentários a respeito. Desta forma, não posso opinar.
A máquinas usadas de ótima fabricação - as Invicta, por exemplo - que podem ser encontradas usadas têm preços que, se estiverem em bom estado, são muito bons. As Invicta são máquinas que, se bem tratadas, não dão dor de cabeça de jeito nenhum. Recomendo fortemente comprar uma usada desta marca, caso você a encontre em bom estado e com preço bom.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Entendo que não queira falar de suas "não preferências"... certamente causará discussões e polêmicas... mas se puder citar alguns pontos negativos nas plainas novas da Stanley agradeceria muito, pois nunca estive com uma das antigas ou importadas em mãos para comparar. Aproveito e agradeço por todos os vídeos... acho muito bons. Abs.
Alô, Douglas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você reside em que cidade ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
São Paulo. Brinco com as madeiras no meu apartamento. Por causa do barulho passei a adquirir ferramentas manuais e descobri que o trabalho é bem mais prazeroso com elas (até porque não tenho prazos pra entregar nada)... são muitos detalhes pra aprender e deixá-las ainda melhores.
Douglas, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Por favor, envie-me uma mensagem via Whatsapp para que eu o contate caso você deseje explicações sobre o assunto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
12 9 8148 0883
Presado amigo Fernando o que vc tem a dizer da plaina tramontina.
Solrac, alô !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não recomendo a compra.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Estas planas são caríssimas mesmo no seu país de origem,como se explica que muitos artesões ou marcineiros fazem excelentes trabalhos com planas artezanais com o " corpo " de madeira , desde que tenham uma boa lamina ,creio que o aço da lamina das plainas importadas são de excelentes qualidade,mas o custo beneficio vale a pena? não sou profissional estou apenas solicitando informação . Grato
Alô, Deurival !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É possível fazer plainas de madeira que produzem um ótimo resultado - especialmente, como você mesmo disse, se a lâmina for de alta qualidade.
A questão é que eu estava respondendo à pergunta feita pelo nosso colega : "Que plainas comprar no mercado brasileiro ?".
Daí, a minha resposta.
Se ficou alguma dúvida, por favor, acione-me.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
O que vc acha da plaina collins? Falam que pegam melhor afiação que as plainas da Stanley e é bem mais em conta...
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desconheço-a, mas desejo fazer uma consideração : há modelos de ferros de plainas que são fabricados por outro fabricante que não o da plaina. Assim, pode-se ter o "chassis" da plaina de um fabricante, e ferro feito por outro.
Ou seja, você pode comprar uma plaina e usar o ferro feito por um outro fabricante, se existente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado pela atenção...
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, boa noite. As plainas da bohrer são boas? Compensa comprar uma e restaurar?
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Alguns dos modelos que vi podem ser considerados bem razoáveis. Com bons ajustes, funcionam bem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina
Eu consegui uma em bom estado, número 6 por 80 reais. Vou ajusta-la. Acho que fiz bom negócio.
Obrigado!
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se a plaina estiver boa, foi um excelente negócio.
Um detalhe a ser avaliado : uma número 6 é uma plaina bem grande.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelos vídeo que sempre nos ensina um pouco a mais
Alô, Leonaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bom dia Fernando. Fico muito grato pela sua atenção e dedicação! Fernando comprei essa plaina agora vou tentar refirmar, o que eu uso pra tirar a ferrugem?
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Uma das formas é deixar as peças enferrujadas de molho em vinagre. Deixe-as, e observe ao longo dos dias. O processo deve demorar entre 2 e 4 dias.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa dica.
Alô, Alfredo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Tnc, sou autodidata procuro fazer as coisas sozinho, mas velho comprei uma plaina essas rústicas mas uma marca nacional acho, paguei 90 reais se não me engano. Maluko não consigo regular ela de jeito nenhum, fora que veio com um dano na lâmina, agora n sei se eu não consigo regular ou o sistema de regulagem dela não funciona kkkkk.
Qual preço seria justo por uma plaina Stanley Bailey nº 6 e uma Bohrer nº 3 ambas com todas as peças, só precisando afiar as lâminas e de limpesa?
Alô, Rogério !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pela Stanley Bailey, algo em torno de R$ 300 a 400. Sobre as Bohrer, não tenho conhecimento para opinar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite e muito obrigado. Gostaria de me desculpar por ter postado a mensagem anterior sem os devidos cumprimentos, desculpe-me a falta de atenção! Quanto as plainas acabei depois de algumas barganhagens comprando as duas por R$280,00. Desmontei-as para limpezas e ajustes, mas precisei montar a nº3 para um serviço, o qual ela respondeu muito bem após uma primeira afiação. Quando terminar a reforma postarei fotos. Muito obrigado e até mais!
Prezado Mestre Fernando, bom dia!
Já assisti a todos os seus vídeos sobre plainas (aliás estou vendo aos poucos todos eles), parabéns mais uma vez!
Graças a sua valiosa dica acabei comprando uma plaina Stanley Bailey nº 4 inglesa, usada e em bom estado, pelo ebay UK, pela bagatela de 17,00 GBP, mais 31,50 GBP de frete, acabou me custando o total de aproximadamente R$ 260,00 (não houve taxação na receita) e recebi em uma semana.
Desmontei, limpei, lixei e envernizei os manípulos, retifiquei o solado, afiei o ferro e fiz todos os ajustes conforme você ensina e a plaina está perfeita.
Agora vou tentar comprar uma nº 5 nas mesmas condições.
OBS: Quanto à uma "Stanley" nacional que comprei mas não tinha usado ainda, após a retífica do solado e os ajustes até que melhorou bastante, mas nem se compara à Stanley Vintage inglesa (Acho que vou ver se arrumo um inimigo para dar a "nacional" de presente, hehe!)
Muito Obrigado e abraços.
PS: Estou com uma dúvida quanto à afiação do ferro novo (também made in England) que comprei para ela mas vou postar no vídeo respectivo.
Alô, Ademir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fico para lá de feliz todas as vezes nas quais o material que a gente posta ajuda alguém a obter bons resultados e - assim torcemos - se apaixonar mais e mais por este ofício maravilhoso que é a marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela aula Fernando!!Vc tem me ajudado muito !!
abraço
Alô, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ficamos muito felizes aqui por saber que o trabalho que estamos desenvolvendo está sendo útila na vida das pessoas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite meu amigo gostaria de saber se existe peças de plaina p vender a parte
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Encontra-se, com alguma frequência, o ferro (a lâmina). Com relação às demais peças, não as tenho encontrado até o momento - pelo menos, aqui no Brasil.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Amigo com esses valores não é melhor comprar uma plaina elétrica?
Alô, Girton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A resposta é não.
Tudo o que você faz com uma plaina elétrica você faz - melhor - com uma manual, mas nem tudo o que você faz com uma plaina manual você consegue fazer com uma elétrica.
Se você me permite, é quase como comparar uma navalha Solingen com uma enxada ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando sou de Recife Pernambuco, qual é a maior galopa que tem no comercio é a nº 7 ou a 8
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Algumas empresas produzem e comercializam garlopas de número 8.
É o caso, por exemplo, da Lei Nielsen, dos Estados Unidos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela explicação e pela didática apresentada.
Alô, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
excelente vídeo aproveitando o gancho do vídeo faz um vídeo sobre plaina de volta aquela plaina usada para plaina peças curvas a base dela é flexível
Alô, Celso !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo seu cuidado com suas plainas reparei que colocou até um ripa de madeira para não encostar a lamina na bancada
Linda coleção !
ALô, R&C !
Muito obrigado por sua mensagem, e por ter reparado no detalhe !!!
Eu já havia recolhido a lâmina de todas elas. Como alguém poderia questionar o fato delas estarem com o solado apoiado - o que fiz para que pudessem ser vistas - resolvi colocar a tala de madeira para evitar qualquer mal entendido ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Salve mestre! Obrigado pela dica!
registrando minha felicidade, achei uma plaina usada Abohr numa feira de um bairro próximo depois de assistir à este vídeo, e nem pensei duas vezes! 40 Guedes gastos sem pena!
agora é partir pro hand plane revival, obrigado pelas dicas!
Marcelo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Ou uma plaina eletrica faz as mesmas coisas??
Alô, Gisilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A plaina elétrica nem de longe faz o que uma plaina manual é capaz de fazer. Não se tem com ela o controle e ajuste, em termos de usinagem de superfície, que uma plaina manual bem ajustada é capaz de prover.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
É o que eu digo prefiro alguém que me diga uma verdade dura, do que alguém que conte uma mentira para não magoar. você respondeu uma dúvida que eu tinha se vale a pena comprar essas plainas do mercado brasileiro. obrigado por seus esclarecimentos.
Alô, Lucas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
meu caro Lucas: existe em são paulo um fabricante de plainas manuais com excelente qualidade. Eu comprei e nunca ví coisa tão boa. Já tive uma istanley, mas não chega aos pés dessa da MAECENARIA RÚSTICA. Tem número 2,3,5 e 6. Com preços variados e ainda divide no cartão de crédito. É só entrar no facebook e procurar por MARCENARIA RÚSTICA.Não é propaganda é qualidade de verdade. Você não vai se arrepender.Um forte abraço.
Olá Fernando. Muito bom o vídeo. Sabe me dizer se as plainas na Narex são confiáveis? Vi um modelo na internet a NAREX 827040 - PREMIUM. Você acha que vale a pena? Obrigado.
Alô, Eliseu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pelos formões - que conheço - eu compraria.
Para tirar suas dúvidas, eu iria no site da Amazon - www.amazon.com - procuraria por esta plaina, e leria os comentários dos compradores.
É uma ótima fonte de informação.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Qual verniz usar para uma escada residencial
Alô, Eugênio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Recomendo o uso de vernizes específicos para o uso em pisos, como é o caso do Bona e do Vitta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
tudo de bom,muito obrigado pelos ensinamentos mestre abraços
Alô, Roselito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
É uma grande pena não termos boas ferramentas sendo produzidas no Brasil e estarmos condenados a tentar a sorte com ferramentas baratas que não conseguem oferecer um trabalho verdadeiramente de qualidade, isso quando não é o caso de simplesmente quebrarem com pouco uso. Isso levanta a questão sobre se a colonização, quando vendíamos matéria prima e comprávamos manufaturados, entre eles ferramentas, realmente foi deixada para trás.
Alô, Matheus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fiz meu curso de marcenaria no Canadá. Uns pouco anos antes dele, estive algumas vezes nos Estados Unidos, a trabalho. Assim, crei poder fazer algum comentário para nossa reflexão.
Entendo sua posição, e concordo com você sobre a colonização. A questão é que apenas trocamos os senhores : os nossos senhores atuais não estão fora do Brasil, mas aqui em nosso país, e são também nascidos aqui.
São estes novos senhores os que respondem pelos altos impostos, pela ineficiência, pela corrupção, e pela falta de competição, aquilo que existe nos mercados livres e que faz com que as empresas busquem inovar e melhorar.
Tivéssemos um mercado livre e desimpedido, menores impostos, mais competição, e leis que colocassem atrás das grades corruptos de todos os matizes, provando que o crime não compensa, e teríamos ferramentas de qualidade muito melhor, a um preço muito maix baixo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
muito obrigado pela dica , seus vídeos são muito importantes para nós iniciantes , valeu 👍
Alô, Marceneiro (sim !!!) !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Caro Fernando. Primeiramente, mais uma vez parabéns pelo vídeo. Suas aulas são sempre muito bem elucidativas. No entanto, vale uma observação para quem, como eu, não é profissional, ou não dispõe daquele amigo que vai ao exterior, ou dos dólares necessários para adquirir uma plaina boa como essas. Tenho visto publicidade de pelo menos duas plainas vendidas aqui, que chamam a atenção, talvez pela aparência de produto razoavelmente bem acabado. (Daí a saber se são realmente bons, só a experiência de compra e uso para ter certeza). Parece que a Stanley tem uma linha de plainas chamada Global. Não sei se é fabricada aqui ou vem de fora. No entanto, tem a marca por trás, é isso pode significar alguma coisa boa. Há também uma concorrente direta dessa linha, da marca Collins. Você tem alguma informação sobre elas? Grato, grande abraço.
Alô, Elson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A linha Global da Stanley eu conheço. Creio estar certo ao dizer que tenho algumas preocupações sobre este produto.
Quanto à Collins, não conheço.
Sigo recomendando a compra das Stanley Bailey, usadas, em bom estado, para quem deseja ter uma ferramenta de qualidade boa por um preço razoável (em torno de R$ 250).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que vídeo massa, muito obrigado.
Excelente video Fernando, Parabéns!!!
Você tem idéia do período de comercialização da linha Stanley Master? Essas plainas são difíceis de encontrar.
Alô, Walter !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vou tentar obter a informação junto à Stanley. Se eu consegui-la, passo-a a você, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando Belchior Obrigado!!!
Eu comprei uma EDA Profissional n 4 no mercado livre, por 64 reais e funciona q é uma beleza.
Comprei uma Sparta e depois de umas 6 horas de trabalho lixando e acertando tudo, está pronta para afiação. É dura nossa realidade 😅
Eu também comprei uma EDA Profissional, n 5, veio toda torta, acho q a minha vai levar uma 10 horas para acertar tudo, gastei parte de um sábado só com a base (lixava um pouco e fazia outra coisa pq cansa). A sua veio tudo certo? que sortudo hein kk
Fernando,para começar a nível de Brasil. Uma Thompson número 3.Bem retificada.Vai amigo dá pra começar. O que acha.Mas convenhamos iguais às japonesas,é difícil viu!
Tenho uma Stanley Bailey N6 e uma Bohrer N3. Ambas comprei usadas em bom estado. E nao me arrependo da compra. Sao plainas antigas muito resistentes e confiáveis. 1000x melhor do que comprar uma Stanley Global que nao tem qualidade.
Alô, Leandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fica aqui sua dica de se considerar as Bohrer antigas como outra boa fonte para procura.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Viu umas plainas aqui vc sabe informar se presta? Silverline e vonder nova
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desconheço-as. Assim, não posso recomendar, ou dizer nada a respeito.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá, Fernando! Obrigado pelos ótimos vídeos! Você saberia dizer se as plainas da Woodriver são boas também? Muito obrigado e parabéns novamente!
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca usei, mas um amigo me disse que estão acima das Stanley vendidas atualmente aqui no Brasil, e abaixo das da Veritas e da Lie Nielsen.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando ganhei uma plaina manual master tem 40 anos de comprada só que está sem lâmina vc poderia me indicar uma boa lâmina pra mim comprar?
Alô, Rogério !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você encontra lâminas da Stanley, inglesas, a venda no mercado livre, por preços em torno de R$ 60 (referência - Janeiro de 2018).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina obrigado
obrigado pelos exclarecimentos Fernando....muito bom....Uma dúvida: e para plaina elétrica, qual indicaria? Um abraço.
Alô, Di !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Qualquer dos modelos de plainas das grandes marcas fabricantes de ferramentas eletricas (Makita, Bosch, Dewalt, Hitachi) é uma boa escolha.
Alerto-o apenas para o fato de que uma plaina elétrica está para uma plaina manual assim como um touro bravo está para um colibri.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Estamos sofrendo com a qualidade dos produtos "importados"... Abraços Fernando
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se entendi corretamente, você se refere às plainas que estão sendo comumente comercializadas no Brasil no dia de hoje por boa parte das empresas nacionais .... É isso ?
Há algumas semanas, recebi para fazer aulas particulares de marcenaria comigo um aluno que havia, até aquele momento, usado apenas as plainas "nacionais importadas" (já que, ao que eu saiba, não se faz hoje plainas no Brasil).
Dei-lhe para usar a minha plaina de uso, uma Lie Nielsen número 4 de bronze. A reação dele foi dizer-me que não queria usar mais nenhum equipamento elétrico ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, sou inciante e sempre admirei os marceneiros e hoje estou numa condição na qual eu posso desenvolver mais minhas habilidades na marcenaria... Seus vídeos resgata o que há de mais profissional na área, conhecimento que está se perdendo... Lembro-me do tempo dos Aprendizes Senai, menores que podiam desde cedo iniciar uma profissão, mas as coisas mudaram e muito... e mudou tanto que a produção hoje se concentra na China, volume com baixa qualidade, o que é bom custa caro...
Olha o exemplo da sua plaina, bastou alguém experimentar algo de qualidade e mudar completamente de opinião...
Se puder tecer um comentário sobre esta plaina, não consegui saber o país de fabricação...
www.homedepot.com/p/No-4-Sweetheart-10-45-64-in-Smoothing-Bench-Plane-12-136/203713965
Abraços e obrigado mais uma vez...
Marcelo
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A plaina que você me mostra é fabricada (em teoria) pela Stanley. Em minha opinião, para buscar fazer frente a produtos de algumas empresas concorrentes.
Se lhe posso fornecer minha opinião, dado que você está falando de um produto importado, sugiro dar uma olhada no link abaixo :
www.leevalley.com/us/wood/page.aspx?p=46294&cat=1,41182,41187,46294
ou, se você quiser um produto ainda melhor :
www.leevalley.com/us/wood/page.aspx?p=72531&cat=1,230,41182,72530
Esses, eu conheço, recomendo, e assino embaixo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alô, Marcelo !
Eu havia respondido à sua mensagem ontem.
Por um acaso a resposta apareceu para você ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, tudo bem?
A resposta apareceu sim, muito obrigado pela atenção.
Abraços
Marcelo
Olá Fernando...Por gentileza, quanto pesa uma staley número 3 nacional. Tenho uma antiga da Staley, mas tenho duvida se é nacional ou importada. É bem pesada. A lamina é bem fina. Característica, segundo eu li, de faca inglesa. Muito obrigado! Abs.
Alô, Lourenço !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vou tentar obter a informação solicitada - não a tenho de pronto. Caso consiga (as empresas não são de enviar informações dessa natureza), responderei aqui a você, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, estou indo para Inglaterra e outros países também, você indicaria alguma marca de lá? Irei procurar a Stanley que você falou, caso não ache e se possível gostaria de um plano B.
Obrigado
Alô, Diego !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode comprar ferramentas usadas com preços incríveis - por exemplo, as plainas antigas da Stanley e da Record.
Ou, se tiver recursos para comprar novas, as da Veritas e da Lie Nielsen.
Formões, você tem os Goldenberg antigos, espetaculares, usados. Se tiver um pouco mais de dinheiro, os da Narex, série Gold. Se tiver mais dinheiro ainda, os da Two Cherries, Veritas, ou Lie Nielsen.
De que outras ferramentas você precisa ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
tirou todas as dúvidas, obg, professor Belchior. é muito ver aulas de um bom professor. Boa noite.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Nós crescemos, mas o que mudam são os brinquedos.
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem - com a qual concordo inteiramente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
muito bem explicado 👏👏👏👏👏👏👏👏
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite Fernando, tudo bem? Tenho um amigo que esta a passeio na Italia, você saberia me indicar uma plaina italiana para que ele compre para mim?
Alô, Murilo !
Muito obrigado por sua mensagem !
Se você procura por plainas italianas, eu sugeriria estas peças históricas retratadas na matéria abaixo :
woodworkingbyhand2.blogspot.com/2012/05/italian-planemakers.html
Caso o seu desejo seja ter uma boa plaina, recomendo procurar a Cremona Tools, www.cremonatools.com, e comprar plainas da Veritas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pelas dicas Fernando!
canal de responsabilidade... muito bom veritas é a marca , ferramentas pra vida toda.belo vídeo congratulações.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo com você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
hoje os preços tao impensaveis!
normalmente uma stanley n4 usada é barata e pode fazer quase tudo
Oi Fernando, td bem? Show de bola os seus vídeos... parabéns... vc conhece a marca ABOHR ? Tem uma plaina desta marca vendendo baratinho aqui perto de casa... está bem nova... não sei se é Boa..
Um abraço.
João
Alô, Jota RJ !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Já ouvi falar muito dessa marca, mas nunca tive uma em mãos.
Assim, repasso o que ouvi : que é uma marca boa. Mas ressalto que nunca a utilizei.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, estou com um problema sério. Comprei uma plaina numa loja e me dei mal. Ela está totalmente "cega". Como eu faço pra amolá-la?
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vejam por favor, os vídeos cujos links se encontram abaixo :
ruclips.net/video/muNnNCQqYjQ/видео.html
ruclips.net/video/DGYl3xpWo9I/видео.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Orientou bem. Obrigado!
só boas dicas....bom trabalho amigo
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Abohr é uma boa opção?
Alô, César !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca tive uma em mãos.
Já ouvi boas e não tão boas referências a respeito.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Dica maravilhosa parabens
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
tenho duas plainas manuais n5, uma da stanley antiga e uma nova da collins.posso afirmar que a da collins é muito superior a da stanley pois testei as duas com o angulo da lamina com 27º afiadas como navalhas.depois de horas de uso retirei as laminas das painas e testei raspando pelo e cortando papel.a lamina da stanley cortou bem papel mais nao raspou cabelo,ja a da collins tanto cortou papel como raspou cabelo.entao meus amigos indico voçes a comprar uma plaina collins pois nunca vi uma lamina tao boa na minha vida,e tambem a base da paina ja vem sertinha?
Alô, sinuca moderna Alves !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço todas as plainas existentes. Confesso nunca ter ouvido falar da Collins mas, com certeza, deve ser uma ótima plaina !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Obrigado pelo comentário acho que vou comprar uma plaina Collins pois as plainas da Stanley estão bem mais caras. Vi plainas vonder e Collins bem mais em conta
@Baixa Agronômica oque eu posso dizer é que o mais importante tá na faca da plaina. quanto melhor o aço da faca, mais tempo o fio vai durar
A oficina dele é cheia de pernilongos!
Sim ... com certeza.
olá Fernando tudo bem , eu gostaria de saber sua opinião sobre Serra circular de bancada , estou pensando em comprar uma dwalt dw745 , você a recomenda ? qual a sua opinião sobre ela ? ficarei grato com sua opinião !!
Alô, marceneiro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço este equipamento. Creio ser possível dizer, com razoável grau de acerto, que temos alguns bons fabricantes de ferramentas elétricas para marcenaria, e que a Dewalt é uma delas.
A fim de obter informações mais específicas, sugiro procurar comentários ("reviews") na Internet. No site da Amazon, por exemplo (www.amazon.com) é possível encontrar "reviews" feitos por muitas pessoas sobre um dado produto. Basta você entrar no site da Amazon, digitar o código do produto, e ver a parte dos comentários.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
marceneiro não , curioso ooo
a pergunta foi feita para o Belchior, mas se me permita, vou deixar minha opinião: quando fui comprar minha serra circular, eu estava na dúvida entre Makita e DeWalt. A princípio pensei na Makita, visto que ela tinha uma mesa de corridiça. Porém, ao pesquisar, vi muita gente reclamando que as mesas (corrediça é extensora) com tempo dão folgas e desnivelam do tampo, o que torna o corte impreciso,.além da guia de corte ser presa apenas em uma das extremidades. Daí, fui atrás da DeWalt e acabei comprando a Dw745 e te falo: não me arrependo da escolha. Além da robustez, a guia é acoplada na frente e atrás (duas extremidades, na Makita é só na frente) e sua potência é a maior do mercado.
Único defeito dessas serras circulares, são o tamanho. se for passar madeira grande, você tem que fazer uma mesa pra elas. eu já estou providenciando a minha
Mario Neto muito obrigado pela sua opinião , depois dessa opinião não tenho mais duvidas , já tenho algumas ferramentas da dwalt e são ótimas e a próxima vai ser a circular , muito obrigado pela sua atenção abraço 👍
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alo Fernando, seus vídeos são sempre uma aula, agradeço desde já amigo.
Minha umilde opinião.
Acho que uma opção claro que com resalvas, seria oque eu fiz, que foi comprar uma dessas Staley Indianas novas, que tem um valor mais acessível, só que vem toda fora e sem muita condição de usso e fazer todo o trabalho de retificação, ajustes, enfim fazer funcionar. Sendo que o mesmo trabalho também precisa ser feito em plainas usadas ou muito antigas dependendo do estado que se encontram, então creio que seria uma opção.
Claro que isso só vai servir pra quem já é mais traquejado no assunto, e já entende um pouco da coisa.
Mais ainda assim é uma opção pra gente que infelizmente não dispõe de tanto recurso pra investir e nem encontra usadas pra comprar.
Tem bem pouco conteúdo arespeito de ajustes, então seria legal ver você falando mais sobre isso. E sobre plainas de madeira (os cepilhos)
também, seria de grande valor.
Obrigado desde já amigo!
Abraço!
Que Deus abençoe muito sua vida e lhe dê muita saúde. Você é um grande homem. te acompanho a um bom tempo. Gostei muito.
Fernando boa noite!!!
eu tenho uma stanley das antigas, esta em excelente condições, só que não consigo regular para o uso, como faço?
Alberto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Por favor, me mande uma mensagem de Whatsapp no 12 9 8148 0883 para que eu o contate e falemos a respeito, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sinto muito, mas não ajudou em nada. Ou plainas de museu, ou plainas importadas de marcas caríssimas. O brasileiro comum entra para o MSP (movimento dos sem plaina).
Diante dessa realidade, não vale a pena partir para plainas elétricas?
Grato.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não, não vale a pena. Embora sejam equipamentos para desbastar, têm princípios de funcionamento e propósitos diferentes.
Uma plaina manual bem afiada e bem manejada é capaz de proporcionar um grau de acabamento inigualável.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando fui fiar a lamina do meu desempeno e não durou muito a amolação , será que fiz com anglo errado 40 graus +/- (lembrando que meu desempeno é antigo da marca fanfer com lamina de 20 cm ), desde de já agradeço a atenção
Alô, Leonaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A duração do fio de um desempeno é função de uma série de fatores, como por exemplo :
1 - qualidade do aço da faca (lâmina);
2 - qualidade e estado da têmpera. Se, ao afiar, você aqueceu demais a faca, há risco de perda da têmpera, por exemplo;
3 - tipo da madeira que você está usinando;
4 - grau de limpeza da madeira (se ela tem muita areia ou pedriscos, isso pode acabar com o corte das facas);
5 - regime de usinagem (se você está retirando muito material em cada passada, por exemplo).
Quanto ao ângulo de afiação, creio que o que usamos na marcenaria está um pouco mais baixo (no visual, parece ser inferior ao usado por você - acho que na casa dos 30 graus).
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
caro fernando..bom dia..desculpe discordar..pelo menos parcialmente..possuo plainas stanley bailey americanas e inglesas que comprei usadas por preços muito bons..so o frete é que pega um pouco dependendo do modelo..mas se procurar bem voce consegue comprar uma nº 3 ou 4 na faixa de R$150,00 que foi o meu caso, e elas nao estavam completamente enferrujadas e com outros problemas, ao contrario, estavam muito bem conservadas..o problema do preço pode começar a complicar da nº 5 em diante devido ao tamanho e peso, mas mesmo assim da pra achar coisas boas..comprei uma nº 6 por R$600,00 precisando trocar a lamina e com o cabo e o knob um pouco quebrados..a unica dificuldade nesse caso foi ter de comprar outra lamina, mas encontrei um conjunto de chip breaker, lamina, e parafuso ingleses por R$180,00 no mercado livre..entao é só procurar..grande abraço..jorge.
fernando
a plaina collins e boa
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca tive uma em mãos, mas fotos que vi na Internet indicam que se trata de um bom produto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
ruclips.net/video/D4KzD2_pljg/видео.html Vi essa análise da Collins e me interessei bastante
Podes citar um site da Veritas onde podemos obter informações sobre esses produtos? Eu estou começando à brincar' com uma Stanley n° 5...tou começando à gostar!
Forte abraço Belchior!