Dante, estou decidido à comprar teu curso. Eu percebo em vários vídeos teus que venho assistindo, a tua honestidade didática em ensinar. Sem enrolação, sem cerimônia, sem lero lero. Na minha lógica, se vc tá passando esse tanto de material de qualidade "grátis", imagina num curso pago.
@@gilbertofilho4099 muito obrigado pelo elogio! No curso está tudo bem organizado, detalhado e separado por assuntos. É um curso que vou atualizando conforme o retorno dos usuários. Eu penso que conhecimento tem que ser compartilhado. E se vou fazer algo tenho obrigação de dar meu melhor, independentemente se será grátis ou pago.
Eu aprendi da forma que você explicou, primeiro os acordes, porém eu busquei por conta própria a parte de teoria musical e notas no instrumento. Hoje quando ensino o instrumento eu divido a aula em duas partes. Em uma parte eu ensino os acordes com o seu campo harmônico, na segunda parte eu ensino as notas no instrumento e as escalas de cada acordes, depois adentro na teoria musical. Sempre teoria e prática em paralelo.
Concordo 100% na sequencia de aprendizado ...so não entendo porque não obriga o aluno a tocar misica que agrada ao aluno em cada fase . O mais importante e tocar a musica , depois vem a teoria, pratica . Porque hoje não aparecem musicos profissionais genios como antigamente. Talvez seja o caminho de aprendizagem que n6ao incentiva criar algo novo .
@@Bluesfree sim, a melhor ferramenta é a motivação. Meus alunos só tocam músicas que gostam e conhecem. No vídeo estou falando sobre a evolução e não sobre a didática. Pretendo lançar um vídeo sobre a didática de dar aula. Na verdade pretendo lançar um curso de formação de professores de guitarra e violão. É importante o aluno tocar coisas que conhece e gosta, por dois motivos. Primeiro a motivação. Segundo a própria referência musical que o aluno precisa ter na mente ao estudar sozinho. Se ele conhece a música ele tem a capacidade de avaliar se está tocando a música de forma correta. Se não conhece não tem referência. Hoje em dia existem muitos músicos geniais.. o nível técnico tem aumentado exponencialmente pelo acesso à informação. O que acaba acontecendo é que o mercado ficou extremamente pulverizado e “nichado”. Não é como antigamente que poucos tinham a oportunidade de aparecer. Se você pesquisar vai achar muitos gênios. A questão é saber diferenciar objetivamente e não levar o gosto pessoal como referência.
toco na igreja, comecei com violão 2 anos atrás, esse ano comecei na guitarra tive que aprender shapes diferentes de acordes, aquilo que funciona no instrumento, nesse meio tempo toquei um pouco de bass que me ajudou a dominar as notas atualmente minha maior dificuldade mesmo é o domínio do campo harmônico, conseguir ter esse ouvido harmônico, só consigo pegar melodias
Pelo tempo que você se dedica a música já está num nível bom. Tudo tem seu tempo…. Continue estudando que uma hora você vai conseguir ouvir a harmonia. Um treino bom para isso é primeiramente conseguir cantar a tônica de cada acorde. Comece com acordes maiores. Toque o acorde de uma só vez e ouvindo o acorde todo, tente cantar a tônica. Uma vez que esteja conseguindo fazer com acordes maiores passe para os menores, depois acordes dominantes (maior com 7 menor). Depois acordes maiores com 7 maior. Outro treino é tocar progressões de acordes que você conhece e enquanto toca vai cantando as tônicas de cada acorde com nome do grau de cada acorde. Depois vou ver se faço um vídeo sobre isso. Abraço e bons estudos!!
Bom dia Dante,... E todos quanto estejam participando... Senti-me na obrigação de comentar um pouco sobre sua habilidade de esclarecer ações sobre o instrumento,... DEUS te continue abençoando,... Assistindo ao vídeo e ouvindo seus esclarecimentos e observando a responsabilidade e domínio,... Acabei por constatar que sou um "agressor" do violão... Jamais dediquei tempo ao estudo,... Desde menino trabalhei muito, ainda trabalho,... Mas tenho ouvidos abençoados, assim considero,... Meu início foi por conta de observar necessidade de instrumento na igreja,... Isso após meus 20 anos... Gosto de ouvir qualquer instrumento bem executado,... Quando estou um ambiente que observo um violonista em estilo antigo, seresteiro, opto observar e ouvir... Sou troncho ao violão,... De ouvido e com revistas antigas, dominei as 07 notas bases, aprendi afinar de ouvido também,... Com o advento da internet, tenho assistido algumas aulas,... Acabei chegando em você,... Parabéns... Continue com responsabilidade na tarefa assumida e sucesso continuado... E, mais uma vez,... Muito obrigado.
Boa tarde José, muito obrigado pelos elogios e pelo seu relato. Não se sinta diminuído por não sentir que tem uma ótima técnica no violão. O importante é continuar tocando e se dedicando. Acostume a apreciar a sua jornada e não o destino. Abraços e bons estudos!
@@PSousa3581 ótimo. Uma das melhores formas de decorar as notas é dividir o braço por regiões. Primeiro decora-se as notas das cordas soltas até a 4ª casa. Depois da 5ª até a 9ª, e assim por diante. Junto com isso decore as notas uma corda por vez. Primeiro decorar as notas naturais do mizão, depois da corda lá e assim por diante. Um estudo organizado sempre traz mais benefícios.
Karaka, Dante! Muito bom esse vídeo. Longo, sim! Mas extremamente "nutritivo" kkk como diria uma boa nutricionista. Já me inscrevi no canal pra garimpar mais pérolas de grátis! 🤩Parabéns! E muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. 👏👏👏
Legal Kimura.... detalhou realmente alguns problemas na aprendizagem antecipada de "acordes", "shapes" e "progressões" em instrumentos de corda, no caso guitarra e violões!! Dica... escreve o que vai dizer, tudo, tudinho, pensa na informação e ensaie... você repetiu algumas coisas demais... esse vídeo poderia ter 1/3 do tempo que levou e iria ter o mesmo conteúdo e qualidade!! Blz?! Sucesso pra você, vida de músico não é fácil!!
@ muito obrigado pelo comentário! Realmente é difícil achar uma linguagem que agrade à todos. Eu sei que sou bem repetitivo, mas é algo proposital, para justamente ajudar as pessoas que não conhecem o assunto. Tento sempre explicar como se estivesse explicando para um iniciante. Prefiro repetir e explicar tudo detalhadamente para que não fique faltando informações. O que é óbvio pra mim não é para o aluno, tento sempre lembrar disso. E também, quem já sabe, pode pular os capítulos ou ver o vídeos em velocidade acelerada.
Olá Dante, Vídeo bem esclarecedor. O pouco que aprendi sempre esteve vinculado a acordes através das revistas/cifras, a princípio com violão e depois com à guitarra. Porém comecei a perceber que a guitarra traz uma outra proposta e isso vai ao encontro dessa evolução necessária apresentada na segunda etapa. Parabéns pela didática!
Isso mesmo! Muitos começam no violão como acompanhamento do canto. Já a guitarra tem uma proposta de solo que exige outra perspectiva. Mas essa base de acordes do violão é uma base bem sólida para construir conhecimento na guitarra, desde de que os assuntos sejam relacionados. Quando o aluno não tem essa base de acordes fica muito mais difícil ensinar escalas, arpejos, etc…
Dante, tudo bem? Cara achei esse seu vídeo sensacional, dar CONSCIÊNCIA as pessoas que estudam, ou pensam em estudar música, gostaria muito de bater um papo contigo, eu sou professor de iniciantes, curti muito a sua visão e mentalidade, apesar de eu ter aprendido o pouco que sei sem nenhuma instrução de algum profissional de música, espero ter uma resposta sua, grande abraço, e parabéns por sua MISSÃO meu irmão 👏🏾🙏🏾👏🏾🙏🏾👏🏾.
Muito obrigado pelo elogio! Estou no Instagram como Dante Kimura, ou se preferir pode me mandar um e-mail. dantecastanha@gmail.com
21 день назад+1
Muito legal! Também trabalho assim. Primeiro vivencia depois vem a teoria. Assim como uma criança aprende a se comunicar por ouvir e repetir, assim também pode ser na música. Valeu! 🙌🏻🙏🏻🎸
muito bom, reparei isso mesmo com meus alunos também, o foda é que estou no estágio 2 ainda KKKK começando a ir pro 3 provavelmente, já acho as notas facil mas ainda travo muito em uma música. E da próxima vez que um pianista clássico te encher o saco, tira a partitura da frente dele e pede pra ele improvisar KKK eles dão uma bugada principalmente quando entra na parte da harmonia funcional, essa forma de aprender guitarra parece nos dar muito essa noção mais rapidamente que ir por notas KKK mas isso apenas denota que são diferentes e no fim ambos estão no mesmo objetivo. Zueras a parte KKKK muito bom seu video, 600 views é pouco pelo que você explicitou ai, parabéns!
Importante você estudar assuntos que irão te ajudar a fixar as notas no instrumento e também encontrar uma forma sistemática de achar as notas. Seja decorando; CAGED; lendo partitura; sistema de intervalos (principalmente 8ª). Enfim… pretendo fazer um vídeo com algumas sugestões para o nível 3. Abraço
Olá Silvino, o curso de guitarra do zero ainda está em produção. Quando estiver pronto te aviso. E, infelizmente, não tenho nenhum para indicar, pois não conheço e acharia injusto te indicar algo que não conheço.
Essa semana vou postar o vídeo de intervalos. Estou terminando de editar. É um vídeo longo com mais de 1 hora de duração. Mas nele tem a parte teórica e prática, dividida por capítulos!!
Òtima aula! Existe algum curso que ensina notas ou que se inicia com as notas? Tenho dificuldade de decorar as notas no braço do violão, sei fazer a escala cromática, mas não as notas isoladamente...
Obrigado! Ainda não tenho curso ensinando as notas. Uma das melhores maneiras de aprender as notas no instrumento é ler partituras , mas sei que isso é difícil. Pegar material de violão erudito. Ou mesmo fazer esse passo a passo que explico no vídeo. Relacionar os o posicionamento de dedo com intervalos para depois saber a teoria e identificar as notas. Vou ver se faço um vídeo sobre este assunto. Gostei da ideia.
Christiano!! Não desiste... Aprender música é apreciar a jornada, pois nunca tem fim. Eu mesmo ainda faço aulas com mestres para poder me aprimorar. E se for algo que te motiva, que faz você se sentir bem continue, pois um dia você vai tocar as coisas que nunca imaginou que conseguiria!! Comigo foi assim.... Uma diferença boba, que não paramos para pensar, das pessoas que conseguiram para as que não conseguiram é que as que conseguiram não desistiram!! Se você parar não existe possibilidade de evoluir, se continuar essa possibilidade continua a existir.
@@samuelcabral2150 acho que é costume mesmo. No treino de solfejo sempre usei do em vez de dó. É meio que igual a letra e que em alguns lugares do Brasil fala-se ê ou é... mas o bom é que você consegue entender.
Dante, estou decidido à comprar teu curso. Eu percebo em vários vídeos teus que venho assistindo, a tua honestidade didática em ensinar. Sem enrolação, sem cerimônia, sem lero lero. Na minha lógica, se vc tá passando esse tanto de material de qualidade "grátis", imagina num curso pago.
@@gilbertofilho4099 muito obrigado pelo elogio!
No curso está tudo bem organizado, detalhado e separado por assuntos. É um curso que vou atualizando conforme o retorno dos usuários.
Eu penso que conhecimento tem que ser compartilhado. E se vou fazer algo tenho obrigação de dar meu melhor, independentemente se será grátis ou pago.
Aprendi mais nesse vídeo que em meio ano de curso online. Obg! Merece um like milionário😊
Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que você conseguiu aprender algo. Bons estudos!!
@DanteKimura cara vou fazer teu curso, adorei sua didática, Explicação mais clara que já vi na internet.
Muito obrigado pelo elogio!
Eu aprendi da forma que você explicou, primeiro os acordes, porém eu busquei por conta própria a parte de teoria musical e notas no instrumento. Hoje quando ensino o instrumento eu divido a aula em duas partes. Em uma parte eu ensino os acordes com o seu campo harmônico, na segunda parte eu ensino as notas no instrumento e as escalas de cada acordes, depois adentro na teoria musical. Sempre teoria e prática em paralelo.
Que bom!! O ideal sempre é vincular a teoria com a prática!!
Que vídeo bom, apenas no final percebi que ele não tem nenhum corte ou edição. Uma verdadeira aula
Muito obrigado!
Concordo 100% na sequencia de aprendizado ...so não entendo porque não obriga o aluno a tocar misica que agrada ao aluno em cada fase .
O mais importante e tocar a musica , depois vem a teoria, pratica .
Porque hoje não aparecem musicos profissionais genios como
antigamente. Talvez seja o caminho de aprendizagem que n6ao incentiva criar algo novo .
@@Bluesfree sim, a melhor ferramenta é a motivação. Meus alunos só tocam músicas que gostam e conhecem. No vídeo estou falando sobre a evolução e não sobre a didática. Pretendo lançar um vídeo sobre a didática de dar aula. Na verdade pretendo lançar um curso de formação de professores de guitarra e violão.
É importante o aluno tocar coisas que conhece e gosta, por dois motivos. Primeiro a motivação. Segundo a própria referência musical que o aluno precisa ter na mente ao estudar sozinho. Se ele conhece a música ele tem a capacidade de avaliar se está tocando a música de forma correta. Se não conhece não tem referência.
Hoje em dia existem muitos músicos geniais.. o nível técnico tem aumentado exponencialmente pelo acesso à informação. O que acaba acontecendo é que o mercado ficou extremamente pulverizado e “nichado”. Não é como antigamente que poucos tinham a oportunidade de aparecer. Se você pesquisar vai achar muitos gênios. A questão é saber diferenciar objetivamente e não levar o gosto pessoal como referência.
Bom dia gostei desse ensinamento coisas que muito professor não ensina
Obrigado pelo elogio
Suas aulas são excelentes, parabéns.
Muito obrigado
cada um tem sua técnica sua arte, saindo fora da mesmice pois quem manda mesmo é o ouvido ...
👍
toco na igreja, comecei com violão 2 anos atrás, esse ano comecei na guitarra tive que aprender shapes diferentes de acordes, aquilo que funciona no instrumento, nesse meio tempo toquei um pouco de bass que me ajudou a dominar as notas
atualmente minha maior dificuldade mesmo é o domínio do campo harmônico, conseguir ter esse ouvido harmônico, só consigo pegar melodias
Pelo tempo que você se dedica a música já está num nível bom. Tudo tem seu tempo…. Continue estudando que uma hora você vai conseguir ouvir a harmonia. Um treino bom para isso é primeiramente conseguir cantar a tônica de cada acorde. Comece com acordes maiores. Toque o acorde de uma só vez e ouvindo o acorde todo, tente cantar a tônica. Uma vez que esteja conseguindo fazer com acordes maiores passe para os menores, depois acordes dominantes (maior com 7 menor). Depois acordes maiores com 7 maior. Outro treino é tocar progressões de acordes que você conhece e enquanto toca vai cantando as tônicas de cada acorde com nome do grau de cada acorde. Depois vou ver se faço um vídeo sobre isso. Abraço e bons estudos!!
@@DanteKimura continuarei treinando, o tempo é um grande aliado no aprendizado 🙏
Bom dia Dante,... E todos quanto estejam participando... Senti-me na obrigação de comentar um pouco sobre sua habilidade de esclarecer ações sobre o instrumento,... DEUS te continue abençoando,... Assistindo ao vídeo e ouvindo seus esclarecimentos e observando a responsabilidade e domínio,... Acabei por constatar que sou um "agressor" do violão... Jamais dediquei tempo ao estudo,... Desde menino trabalhei muito, ainda trabalho,... Mas tenho ouvidos abençoados, assim considero,... Meu início foi por conta de observar necessidade de instrumento na igreja,... Isso após meus 20 anos... Gosto de ouvir qualquer instrumento bem executado,... Quando estou um ambiente que observo um violonista em estilo antigo, seresteiro, opto observar e ouvir... Sou troncho ao violão,... De ouvido e com revistas antigas, dominei as 07 notas bases, aprendi afinar de ouvido também,... Com o advento da internet, tenho assistido algumas aulas,... Acabei chegando em você,... Parabéns... Continue com responsabilidade na tarefa assumida e sucesso continuado... E, mais uma vez,... Muito obrigado.
Boa tarde José, muito obrigado pelos elogios e pelo seu relato. Não se sinta diminuído por não sentir que tem uma ótima técnica no violão. O importante é continuar tocando e se dedicando. Acostume a apreciar a sua jornada e não o destino. Abraços e bons estudos!
Depois se saber quase todas as escalas agora estou decorando escalas por todo braço as notas e sons.
@@PSousa3581 ótimo. Uma das melhores formas de decorar as notas é dividir o braço por regiões. Primeiro decora-se as notas das cordas soltas até a 4ª casa. Depois da 5ª até a 9ª, e assim por diante. Junto com isso decore as notas uma corda por vez. Primeiro decorar as notas naturais do mizão, depois da corda lá e assim por diante. Um estudo organizado sempre traz mais benefícios.
@DanteKimura obgdo pelas dicas vou seguir
Karaka, Dante!
Muito bom esse vídeo. Longo, sim! Mas extremamente "nutritivo" kkk como diria uma boa nutricionista. Já me inscrevi no canal pra garimpar mais pérolas de grátis! 🤩Parabéns! E muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. 👏👏👏
Muito obrigado!
Legal Kimura.... detalhou realmente alguns problemas na aprendizagem antecipada de "acordes", "shapes" e "progressões" em instrumentos de corda, no caso guitarra e violões!! Dica... escreve o que vai dizer, tudo, tudinho, pensa na informação e ensaie... você repetiu algumas coisas demais... esse vídeo poderia ter 1/3 do tempo que levou e iria ter o mesmo conteúdo e qualidade!! Blz?! Sucesso pra você, vida de músico não é fácil!!
Obrigado pelas dicas!
Gostei da forma que fala. Acho que pra quem já sabe talvez fique maçante pra que não sabe não fica.
@ muito obrigado pelo comentário! Realmente é difícil achar uma linguagem que agrade à todos. Eu sei que sou bem repetitivo, mas é algo proposital, para justamente ajudar as pessoas que não conhecem o assunto. Tento sempre explicar como se estivesse explicando para um iniciante. Prefiro repetir e explicar tudo detalhadamente para que não fique faltando informações. O que é óbvio pra mim não é para o aluno, tento sempre lembrar disso. E também, quem já sabe, pode pular os capítulos ou ver o vídeos em velocidade acelerada.
Boa aula e ganhou um novo inscrito!
Muito obrigado
Olá Dante,
Vídeo bem esclarecedor. O pouco que aprendi sempre esteve vinculado a acordes através das revistas/cifras, a princípio com violão e depois com à guitarra. Porém comecei a perceber que a guitarra traz uma outra proposta e isso vai ao encontro dessa evolução necessária apresentada na segunda etapa.
Parabéns pela didática!
Isso mesmo! Muitos começam no violão como acompanhamento do canto. Já a guitarra tem uma proposta de solo que exige outra perspectiva. Mas essa base de acordes do violão é uma base bem sólida para construir conhecimento na guitarra, desde de que os assuntos sejam relacionados. Quando o aluno não tem essa base de acordes fica muito mais difícil ensinar escalas, arpejos, etc…
Dante, tudo bem? Cara achei esse seu vídeo sensacional, dar CONSCIÊNCIA as pessoas que estudam, ou pensam em estudar música, gostaria muito de bater um papo contigo, eu sou professor de iniciantes, curti muito a sua visão e mentalidade, apesar de eu ter aprendido o pouco que sei sem nenhuma instrução de algum profissional de música, espero ter uma resposta sua, grande abraço, e parabéns por sua MISSÃO meu irmão 👏🏾🙏🏾👏🏾🙏🏾👏🏾.
Muito obrigado pelo elogio! Estou no Instagram como Dante Kimura, ou se preferir pode me mandar um e-mail. dantecastanha@gmail.com
Muito legal! Também trabalho assim. Primeiro vivencia depois vem a teoria. Assim como uma criança aprende a se comunicar por ouvir e repetir, assim também pode ser na música. Valeu! 🙌🏻🙏🏻🎸
Exatamente!!
Karaleo descreveu minha evolução em único só vídeo 😂
Boa!! 😂
Obrigado pelo esclarecimento. Gostei muito do seu canal parabéns
Eu que agradeço!!
Pra cima...
Nota dez mestre.
@@Lincoln-jw6hp obrigado
O assunto essencial na guitarra para ter evolução é INTERVALO !!! EXCELENTE AULA !!!
Gratidão
👀👀 que interessante 🙏🏻🙏🏻
Obrigado
Dante, como faz para entrar em contato e obter mais informações a respeito das aulas online? Tem disponibilidade ainda?
Fala Gabriel, tudo bem? Você tem Instragram? Eu estou lá como dante.kimura instagram.com/dante.kimura/ . Ainda tenho horários disponíveis!!
@@DanteKimura Mandei mensagem lá mas tá como aguardando convite...
muito bom, reparei isso mesmo com meus alunos também, o foda é que estou no estágio 2 ainda KKKK começando a ir pro 3 provavelmente, já acho as notas facil mas ainda travo muito em uma música. E da próxima vez que um pianista clássico te encher o saco, tira a partitura da frente dele e pede pra ele improvisar KKK eles dão uma bugada principalmente quando entra na parte da harmonia funcional, essa forma de aprender guitarra parece nos dar muito essa noção mais rapidamente que ir por notas KKK mas isso apenas denota que são diferentes e no fim ambos estão no mesmo objetivo. Zueras a parte KKKK muito bom seu video, 600 views é pouco pelo que você explicitou ai, parabéns!
Muito obrigado!
Importante você estudar assuntos que irão te ajudar a fixar as notas no instrumento e também encontrar uma forma sistemática de achar as notas. Seja decorando; CAGED; lendo partitura; sistema de intervalos (principalmente 8ª). Enfim… pretendo fazer um vídeo com algumas sugestões para o nível 3. Abraço
Já anotei as 13 dicas de estudo no meu caderno 🥵
Olá! Vi alguns vídeos teus e gostei da tua proposta de ensino. Você tem curso pra quem vai partir do zero ou algum pra indicar? Obrigado.
Olá Silvino, o curso de guitarra do zero ainda está em produção. Quando estiver pronto te aviso. E, infelizmente, não tenho nenhum para indicar, pois não conheço e acharia injusto te indicar algo que não conheço.
@DanteKimura , obrigado, aguardo.
Gostaria de aprender intervalos
@@JuraciCamargodossantosCamargod que bom! Estou preparando uma aula sobre este assunto!! Você queria aprender a parte teórica ou prática?
@@DanteKimura teorica
Na pratica
@@JuraciCamargodossantosCamargod Maravilha!! Quando lançar o conteúdo eu te aviso! Abraço
Essa semana vou postar o vídeo de intervalos. Estou terminando de editar. É um vídeo longo com mais de 1 hora de duração. Mas nele tem a parte teórica e prática, dividida por capítulos!!
Òtima aula!
Existe algum curso que ensina notas ou que se inicia com as notas?
Tenho dificuldade de decorar as notas no braço do violão, sei fazer a escala cromática, mas não as notas isoladamente...
Obrigado!
Ainda não tenho curso ensinando as notas. Uma das melhores maneiras de aprender as notas no instrumento é ler partituras , mas sei que isso é difícil. Pegar material de violão erudito. Ou mesmo fazer esse passo a passo que explico no vídeo. Relacionar os o posicionamento de dedo com intervalos para depois saber a teoria e identificar as notas. Vou ver se faço um vídeo sobre este assunto. Gostei da ideia.
Vc da aula ?
Sim. Envie e-mail para dantecastanha@gmail.com
Mano tem 5 meses q comecei kk assim vou desisti tanta coisa kkk e pouco tempo
Christiano!! Não desiste... Aprender música é apreciar a jornada, pois nunca tem fim. Eu mesmo ainda faço aulas com mestres para poder me aprimorar. E se for algo que te motiva, que faz você se sentir bem continue, pois um dia você vai tocar as coisas que nunca imaginou que conseguiria!! Comigo foi assim.... Uma diferença boba, que não paramos para pensar, das pessoas que conseguiram para as que não conseguiram é que as que conseguiram não desistiram!! Se você parar não existe possibilidade de evoluir, se continuar essa possibilidade continua a existir.
Pq ele chama Dó de Dô?
@@samuelcabral2150 acho que é costume mesmo. No treino de solfejo sempre usei do em vez de dó. É meio que igual a letra e que em alguns lugares do Brasil fala-se ê ou é... mas o bom é que você consegue entender.
ATENÇÃO!!!
O nome da nota C é Dó, jamais dô !!! Pelos Amor de Deus !!!
Dito isso, a aula ministrada está corretíssima!...
Sim, no nosso idioma, português, a nota musical é dó (com acento agudo)!! Em outros idiomas se pronuncia de forma diferente. Obrigado Rubens!!
@DanteKimura ✌️🙏👍