Roda Viva | José Padilha | 2007
HTML-код
- Опубликовано: 24 ноя 2024
- O Roda Viva recebeu, em 2007, o diretor de cinema José Padilha.
Carioca, formado em administração de empresas, José Padilha começou no cinema como produtor e documentarista. Em 2002 ganhou projeção com o seu primeiro longa, 'Ônibus 174', sobre o sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro em 2000. José Padilha ressurgiu com um dos mais caros filmes já produzidos no Brasil e o maior fenômeno de pirataria do cinema nacional: 'Tropa de Elite'. Foi a melhor abertura de filme nacional em 2007 na média de espectadores por sala. No total, 180 mil pessoas assistiram ao filme no seu primeiro fim de semana.
Participaram da bancada de entrevistadores Gabriel Priolli, coordenador do grupo de eventos e publicações da TV Cultura; Luiz Zanin Oricchio, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo; Ancelmo Góis, colunista do jornal O Globo e da TVE do Rio de Janeiro; o tenente coronel Antônio Carlos Carballo Blanco, assessor do comandante da Polícia Militar no Rio de Janeiro; Leon Cakoff, crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Luiz Eduardo Soares, professor de antropologia e ciências políticas da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
#RodaViva
Sou muito fã! Esperando a continuação do ‘O Mecanismo’
José Padilha, gênio do cinema brasileiro. Pensador da sociedade brasileira e grande cineasta. Parabéns! E você conseguiu se superar com Tropa de Elite 2. Foi mais incrível ainda! Genial!!
Máximo respeito ao Ze Padilha!
Mas pô, os jornalistas nao queriam escutar o cara que escreveu o filme e sim impor uma interpretação que cada um deles teve.
Fora os cortes que eles faziam com o entrevistado, QUE AGONIA
Adoro escutar entrevistas do Zé acho ele muito inteligente. Me irritou ver diversas vezes ele sendo interrompido ou cortado. Gostaria escutar o que ele tinha pra falar, gostaria de ver ele finalizando suas ideias e opiniões. Parece que alguns desses reportes vão mais pra sobrepor suas opiniões do que pra escutar o entrevistado.
Esse cara tem todo o meu respeito, conseguiu irritar a direita fascista e a esquerda cirandeira.
Todo homem merece respeito! Mas entendi do respeito que você se refere, e o tipo de respeito admirável. Admiração só tive por meu pai como homem e minha mãe como mulher, criaram quatros filhos, trabalhando na roça, e todos tem curso superior e são funcionários públicos contratados através de concursos, Dois são da polícia, e dois das forças armadas. o ano que vem eu me aposento com 30 anos de serviço na polícia, e posso assegurar que esse Padilha está longe de ser uma pessoa cabal, é só um camaleão que muda de acordo com a necessidade que bem lhe convém, não é diferente do vereador desprezível de bairro, que o meu julgamento pessoal, isso nem deveria existir. O Brasil só vai mudar quando deixar de banalizar o mal e a exploração do trabalhador, respeitar a dignidade da pessoa humana. Isso, sim, transforma um país, não esse pupilo que com certeza nunca teve um dia difícil na vida.
Tropa de elite é uma grande obra, tanto o 1 quanto o 2. Isso mostra o trabalho incrível do Padilha, que também foi ótimo nessa entrevista.
É difícil pra quem não tem vivência de periferia ou não quer se desfazer das suas conclusões criadas de forma teórica que tanto o filme, quanto a realidade brasileira é complexa, ao mesmo tempo que é fascinante e brutal.
O filme foi insano.
É meu filme brasileiro favorito.
Tropa de Elite, um clássico do cinema brasileiro.
Esse filme foi insano e Espetacular.
Parabéns Padilha.
Padinha dando satisfação pelo belíssimo trabalho dele..né complicado kk
Filme incrível, é uma pena que ele foi morar nos USA, um talento brasileiro!!
Vale ressaltar que mesmo os filmes tendo sido exibidos há mais de 10 anos atrás, eles não deixam de ser extremamente atuais.
Isso é menos pelo mérito do Padilha e mais por demérito do estado brasileiro.
Aconteceu dele ser ameaçado de morte e tal, por isso se mudou
Tropa de elite é um verdadeiro documentário. Aaaaaa, o Padilha literalmente "jantou" todos nesse roda viva aí, os caras com seus achismos e tal, e o José Padilha com argumentos lógicos e correntes.
Óbvio que é necessária a violência pra combater a violência, no curto prazo evidentemente é, educação só no longo prazo pode melhorar o cenário.
Quando esse filme foi lançado eu tinha 18 anos estava no Exército. Foi um frison.
Pra mim já era um filme divisor de águas e agora depois dessa entre tive certeza absoluta.
O brasileiro não entendeu a mensagem que o filme tentou passar e com o advento do segundo piorou.
Façam o seguinte teste. Pergutem aos seus amigos qual filme é melhor, o 1 ou o 2 e vocês verão a resposta. Certamente será o 1. Motivo? Porque tem mais ação. A massa gosta de ver espetaculo. Dito isso, hoje temos uma sociedade que apoio o lema bandido bom é bandido morto e chegamos onde estamos. Lamentável.
👏👏
Exatamente. O 2 é melhor em todos os sentidos. Muita gente prefere 1 msm
@@lucasmatias7696 sim. Tem muito mais conteúdo para ser absorver. Eu me arrisco a dizer que nem sei como deixaram esse filme sair. Ele é uma denúncia.
@@joaosantos8042Sim. Até os diálogos são melhores. A tematica do primeiro é o tráfico e treinamento. O primeiro tem a invasão ao morro do Turano. O Bope limpa o morro todo apenas pro Papa dormir. Se o Bope ou capitão Nascimento mata ou tortura é a mando do estado. Principalmente o governador. Anos depois o Pimentel disse que aquilo revoltou ele. Pq quando polícia saiu invadiu uma facção inimiga piorando situação dali.
@@joaosantos8042 Depois que revir o 1 é cheio de conteúdo. Principalmente o psicológico do Capitão Nascimento. Mas o 2 é maravilhoso. Deixa tudo explícito. Mas msm msm muita gente não entendeu
Esse ganhou o Oscar do filme mais vendido pelos camelô
Imagina o Coppola sendo acusado de fazer um filme que incentiva a vida do crime.
Nessa entrevista estavam quase acusando o Padinha de ser o personagem Nascimento.
Verdade.
Como admiro José Padilha!!!!
Dizer que o personagem principal é o Matias. Talvez tenha sido a intenção, pois o Cap Nascimento é sim o personagem principal do filme.
Padilha é muito inteligente!
39:00 desde de 2007 existia essa patrulha ideológica
Seria interessante ter convidado ao debate um "Morador de Comunidade" prá o debate ficar mais enriquecedor. Toda opinião emitida foi do ponto de vista de quem não sofre as consequências direta dessas investidas policiais nas comunidades.
e tinha que colocar uma mãe de um viciado em droga pra falar como é perder o filho pro tráfico, e a mulher de um policial que estava fazendo o seu trabalho e teve a cabeça estourada por um traficante.
@@Winter_arch ,a sua opinião também é válida. O debate aberto sobre um tema tão complexo exige esforço contínuo de todos prá resolver o problema. Não reduzi-lo a uma temática simplória requer um pensamento apurado sem se deixar levar por ódio e nem rancor. Ninguém deseja perdas de vidas.
E estranha a forma como este jornalista julga.... um jornalista nao pode ser neutro??? Bravo ao Jose Padilha, devemos ter toda liberdade desde que seja cinema.....
Boa!
Mostrou a corrupção na polícia.
Mostrou a corrupção na política.
Faltou mostrar a corrupção da sociedade civil.
A sociedade civil é corrompida de todas as formas pela polícia e pela POLÍTICA...Ñ sobra nada.
Isso ficou pro 2
Filme sensacional!!! Atores muito bons. E parece que era tudo verdade...🤔
Cara a gente fala dos reporteres de hoje mas os de 14 anos atrás são péssimos é cada pergunta que dá vontade de vomitar. 🤮
O filme mostrou missão de pacificar o morro pro Papá. O governador fez aquilo apenas pra isso. Quando você é mais novo não percebe isso. Mas o segundo vem e deixa tudo explícito quem é o real culpado de tudo isso
Padilha gênio!
Esse cara além de vi cineasta sabe usar as palavras sem perder o rebolado … e falando bonito
23:43 alguém manda um "pqp" (ouça com fone de ouvido)
VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE DURANTE TODAS AS CRISES QUE ACONTECE NO MUNDO E NO BRASIL !
Só se vê o povo simples se lascando, se ferrando, sendo prejudicado !
Vocês viram algum político: desempregado, na pobreza, na miséria, passando necessidades, durante essa pandemia ?
Cansado e Farto de tudo isso, faço conteúdos tentando acordar o povo para juntos lutarmos por nós mesmos !
Se o povo brasileiro se unir de verdade, podemos sair dessa situação EXTREMAMENTE difícil sem precisar desse sistema político canalha, conto com sua ajuda , venham fazer parte de nossa luta em nosso espaço , aguardo todos vocês lá meus amigos guerreiros, vamos nos unir, já pensou em mais de 200 milhões de pessoas juntas pela primeira vez, esse é meu sonho, SERMOS uma verdadeira família, assim mudaremos nossa situação [[[
O tema abordado no filme é um problema social que precisa ser debatido e pensado. Paixão nesse sentido atrapalharia muito a razão.
Infelizmente, Padilha, a eleição de 2018 mostrou que aquele 1/3 da plateia que aplaudia o Cap. Nascimento tem força na nossa sociedade.
Mostrou q n era só 1/3. Lamentável
Faz sentido o Capitão Nascimento não ser o protagonista. Eu diria que ele é o anti heroi do filme. Por meios muitas vezes duvidosos e tortos pra uns e outros, ele vai atrás de seu objetivo e é aplaudido por isso. Isso é um anti herói muito bem construído. Em roteiros assim, o anti herói sempre é muito interessante de se assistir, ainda mais tão bem interpretado e dirigido como no caso desse filme.
E uma pena, faço teatro desde 1994 e estou fazendo cinema... gostaria de ouvir José Padilha sobre outros aspectos do filme.
O banditismo não acabaria com a descriminalização das drogas, os traficantes migrariam pra outros crimes : roubo de cargas, assaltos a bancos, a residência, roubo de carros, tráfico de armas,...
Quando se lida com bandidos de alta periculosidade a tortura é necessária. Pra resolver um sequestro, por exemplo, a tortura muitas vezes é necessária.
E ainda questionam se há perigo na favela? Imagine ter que morar em um local onde o chefe do tráfico lhe submete a pagar taxas; sem dúvida isso não é justo.
Nunca vi o tráfico cobrar taxas ñ, essa prática é da milicia cobrar taxas de segurança de comércio e tals... Tráfico tem muito de vender drogas e cargas roubadas, veículos roubados para desmanche e por aí vai...
Meu Deus! Não deixam o cara terminar um raciocínio. 🤦🏾♂️
Muito interessante a visão do Padilha acerca do filme!!
Padilha começou bem o seu discurso; e eu não dava um centavo de crédito a ele antes de ouvi-lo!
Em fim uma boa questao: como filmou?? A distribuiçao??? Etc...
O que temos que questionar sobre o governador, qual o papel de um dirigente politico que deixou rolar o caos nesta cidade....
Pela pergunta do militar da bancada, podemos deduzir que ele é um pré bolsominion...
Que absurdo de se criticar uma obra..... e nao concordo com o SR.GABRIEL PRIOLLI diz que 1/3 da populaçao quer violencia para acabar com o problema da corrupçao...... nao vejo este problema na nossa sociedade, na verdade se existe violencia é por que tem um limite, e o limite é se você nao aplica as coisas certas, se nossa sociedade nao respeita o seu povo, entao logicamente vai existir a violencia.....
a terra é plana e foi feita em seis dias e se ficou redonda a culpa é do petê...
E outra você faz o que você quer com o seu personagem.....desde que seja credivel