'Não nos alertaram sobre efeitos colaterais de antidepressivos': famílias sofrem impactos profundos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 янв 2025
  • Em documentário da BBC, pacientes e especialistas pedem uma melhor comunicação sobre os efeitos colaterais dos antidepressivos - uma lacuna que pode trazer sérias consequências.
    Ouça áudio de reportagem da BBC News Mundo.
    Leia também o texto: www.bbc.com/po....
    O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (podcasts.apple...) e no Spotify (open.spotify.c...)
    A lista completa dos episódios nos RUclips está aqui: • BBC Lê
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
    Crédito da foto: BBC
    #bbcnewsbrasil #bbclê #antidepressivos

Комментарии • 492

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil  Год назад +20

    Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cjldzzjxdkwo

  • @MrHespero
    @MrHespero Год назад +140

    Façam uma reportagem sobre o efeito da falta de uso de antidepressivos em casos necessários e vejamos.

    • @patogordo1385
      @patogordo1385 Год назад +5

      kkkk ne - sem logica

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +1

      Médico da mente que só fazem faculdade por dinheiro, que tem 0 talento p bgl é que fazem essas loucuras aí, tão matando mais do q ajudando as pessoas.

    • @_gatopreto_
      @_gatopreto_ Год назад +5

      meia noite eu te conto um segredo sobre a eficácia de ISRS em comparação a outros psiquiátricos ou à terapia cognifica comportamental sozinha

    • @kiara6237
      @kiara6237 Год назад +5

      Você vai cair da cadeira ao descobrir qual a real eficácia dos atuais AD.

    • @chiaracarolina
      @chiaracarolina Год назад

      muito verdade oq vc disse, esse pânico que há na internet contra os antidepressivos é ridiculos, claro que há pessoas sensiveis a eles como há pessoas sensivéis a qualquer remédio, até ao mais inofensivo analgésico. Há muitas pessoas muitos bem tomando seus remédios e melhorando a qualidade de vida através deles. é claro que uma droga dessas deve ser tomado com acompanhamento, não é balinha.

  • @clowndriver5576
    @clowndriver5576 Год назад +258

    Já tive inúmeros episódios depressivos com ideação suicida. Não consigo contar os dias em que fui me deitar pensando o quanto seria bom não estar mais vivo e isso se arrastou pelos meus 30 e poucos anos de vida. Isso foi algo cíclico na minha idade adulta. Contudo, fui muito resistente em buscar ajuda tanto psicológica quanto psiquiátrica. Um erro meu talvez, mas sempre fui totalmente contra o uso de medicamentos. Se você não estiver em um quadro grave do tipo que não consegue sair da cama, ir trabalhar ou fazer as coisas diárias, eu recomendo não usar medicamento algum, pois, além de caros, eles causam dependência e todos os efeitos colaterais aqui listados. Sou fisicamente ativo, trabalho, tenho uma namorada e tenho minha família por perto. Certamente estes fatores me ajudaram a tornar minha depressão suportável. Acredito, entretanto, que a causa da minha depressão, além da minha baixa tolerância ao stress, é o sistema econômico e todas as pressões que ele promove. Quando você começa a deixar um pouco de lado as demandas materiais do capitalismo, a simplificar sua vida, trabalhar menos, admirar a natureza, olhar as nuvens, se cercar de verde e, principalmente, gastar menos tempo no celular, nas redes sociais e na internet, sua vida melhora significativamente. O sofrimento é inerente à existência humana, porém nossas escolhas são importantes para garantir uma vida mais leve, tranquila e mais feliz - ou mais suportável.

    • @reginafarias
      @reginafarias Год назад +1

      Aproveite muito bem a sua família por perto. Um dia eles não estarão mais ao seu lado e talvez a culpa seja muito maior do que a depressão atual. Stress de verdade é a morte da mãe, do pai ... Comece a pesquisar também sobre a falta de vit B1 - benfotiamina. Tem canais (em inglês) só sobre isso. Vc está certo quanto aos rems para depressão. Tem um livro só sobre os efeitos colaterias do Prozac. Minha melhor amiga se ... por causa disso, mesmo tendo família, marido, filhos, irmãos e 2 imóveis próprios.

    • @SoninhaChaves
      @SoninhaChaves Год назад +19

      Que bonito depoimento! Levarei para a vida! Obrigada pela sua sinceridade e ajuda!

    • @IzaSoraia
      @IzaSoraia Год назад +6

      Fantástico comentário.

    • @PaulaContar
      @PaulaContar Год назад +19

      Qual a diferença entre o antidepressivo e o remédio para pressão ou diabetes? Você também rejeitaria esses? Veja não estou dizendo que temos que nos entupir de remédios, mas escolher o sofrimento quando ele pode ser evitado ai também não acho que vale a pena.

    • @breno7049
      @breno7049 Год назад +14

      @@PaulaContarconcordo. Tomo 6 psicotrópicos e acho que nem estaria aqui sem eles.

  • @zyonmdc
    @zyonmdc Год назад +80

    já tive efeito colateral de aumento de desejo de morte. é realmente um perigo gigante, quando o profissional trata o paciente como tabela e não como uma pessoa individual

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад

      Antes fosse esse o problema, o problema é que psiquiatria não se encaixa nas definições de 'ciência', mas nada que o dinheiro da BIG Pharma não compre...ainda mais depois da grande depressão, segunda guerra mundial.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 Год назад

      Maior parte dos psiquiatras, principalmente os dos planos de saude sao tipo uns traficantes de jaleco. Eles nem te dao um diagnostico, soh vao assinando o talao azul. Eh tao descarado q eu garanto q 🌿 eh menos pior.

  • @marcodesousalago3703
    @marcodesousalago3703 Год назад +8

    Existem muitas pessoas com depressão e ansiedade, é uma das maiores crises dos dias atuais. Cuidar é necessário! 🌹👍🙏

  • @valter_felix
    @valter_felix Год назад +50

    A maioria dos médicos no Brasil não tem o mínimo conhecimento sobre o funcionamento dos fármacos e seus efeitos colaterais. E hoje qualquer médico prescreve antidepressivos.

    • @__camilae
      @__camilae Год назад +10

      Fui em um psiquiatra e fiquei decepcionada com o pouco profissionalismo. Minha sorte é que tenho um bom senso crítico, simplesmente ignorei a receita que ele me deu e segui minha vida fazendo terapia e trabalhando de outras formas meus sentimentos. Se fosse na onda dele eu seria mais uma zumbi a base de Rivotril e reguladores de humor.

    • @valuetainer3437
      @valuetainer3437 Год назад +1

      N só esses farmacos mas as tais vassynas do korona tbm...

    • @Raquel.s2023
      @Raquel.s2023 Год назад +2

      Exatamente...qualquer médico de qualquer área😕

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад +3

      ​@@__camilaeE quando a gente argumenta eles dizem: "nós também temos nossos problemas".
      A maioria são rasos e nem olha direito pra sua cara

  • @MarcusMota
    @MarcusMota Год назад +72

    Eu tive que abandonar o tratamento, cada psicolog@ era um pior que o outro. Cada psiquiatra eram ruins. Peguei o dinheiro , morei na praia, vivo perto da natureza, pedi o teletrabalho e hoje estou muito bem.

    • @reginafarias
      @reginafarias Год назад +1

      Meus parabéns, amigo! Eu me inscrevi na psiquiatria do Hospital das Clínicas (Ambulatório de Bulimia) com 76 quilos. Queria emagrecer com o que havia de mais moderno no Brasil e no mundo. Depois de alguns psiquiatras, palestras, sessões de terapia e remédios experimentais, fui para 99 quilos. Eu tinha que me escorar nos pontos de ônibus para não cair dormindo no meio da rua. Cheguei a cair 2 vezes no meio da mais movimentada avenida da minha cidade e pior, levando para o chão comigo a minha criança pequena.

    • @SLP.5932
      @SLP.5932 Год назад +7

      Às vezes o problema não somos nós, e sim a sociedade.

    • @CamiIgrejas
      @CamiIgrejas Год назад +5

      Ótima escolha.tudo que nos condiciona,também nos aprisiona.

    • @davibartav
      @davibartav Год назад +3

      Acredito. Já conheci péssimos "profissionais". Um psicólogo até ameaçou bater em mim e reforçou traumas. Mas, a gente não deve desistir

    • @Raquel.s2023
      @Raquel.s2023 Год назад +3

      É isso aí...tomar as rédeas da própria vida. A sociedade nos condiciona e cabe a nós recusar os condicionamentos.

  • @vinix2761
    @vinix2761 Год назад +7

    Muito bem explicado sem enrolação, muito obrigado.❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @hlimasantana
    @hlimasantana Год назад +5

    Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento. Parabéns aos envolvidos!

  • @heloisasimoesa
    @heloisasimoesa Год назад +72

    "Não existe pílula para a felicidade": Um psiquiatra disse para mim, uma vez, o que na época eu achei um ABSURDO, mas hoje carrego comigo.
    Precisamos sempre lembrar (e sermos lembrados) de que TODO fármaco possui efeitos colaterais e cabe a nós, e aos médicos capacitados, colocarmos na balança o que vale mais a Pena.
    Já troquei de medicamentos e de profissionais mais vezes que gostaria, odeio ter que gastar dinheiro para ser uma pessoa funcional, mas todas as épocas que fiquei sem remédio porque achei que não valia, foram as mais sombrias da minha vida.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +2

      Tão bela,e ainda carecendo de orientação que é tão simples : A pílula da felicidade não é essa,essa está te matando aos poucos.... já foi dito : Que,a felicidade não é deste mundo.... Mas podemos conquista-la , é só fazer o bem ❤️‍🩹💞🫲⏩🆕💌

    • @josianesoto5098
      @josianesoto5098 Год назад +2

      Vdd da minha vida também, o tempo mas sombrio eu não consigo sem os remédios 😢

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      @@josianesoto5098
      Continua assim não mude, espere, tudo tem seu tempo 🫲⏩🆕💌 não pare com a medicação,pelo amor de Deus, não pare , de maneira altomatica vc vai se livrar do tratamento terapêutico, pode crê.... estou torcendo por vc...🫂⏩🆕💌

    • @Im_Ayumi
      @Im_Ayumi Год назад +1

      Minha sogra morreu de AVC como efeito colateral de um remédio para trombose, por isso lutei anos para tatar minha depressão sem usar remédios. Mas chegou um ponto da minha vida que a doença estava afetando demais outras pessoas que convivem comigo, por isso esse ano procurei um tratamento. O primeiro remédio acabou com meu estômago mas decidi ir atrás de outro. Esse segundo é mais fraco, não ajudou tanto quanto eu gostaria, mas tenho pouquisimos efeitos colaterais com ele, só de não ter mais pensamentos de não vida já me deixa muito satisfeta. Para todo o resto é uma luta, mas a verdade é que não adianta melhorar algumas coisas e piorar outras.

    • @chiaracarolina
      @chiaracarolina Год назад +1

      @@Im_Ayumi bom, se vc já tentou 2, tente outro. Eu não tive problemas com antidepressivos, os 2 primeiros que eu tomei foram ótimos mas tive problemas em acertar um remédio para dormir, mas eu e a psiquiatra achamos, fiz o uso correto e depois de uns meses pude parar de tomar. As vezes leva tempo mas vale a pena.

  • @murilostadkowiski7890
    @murilostadkowiski7890 Год назад +6

    A depressão pede que vc trabalhe no que goste e tenha uma vida sem stress, ou seja 5% da população! 😢

  • @erisouza.
    @erisouza. Год назад +97

    Eu mudei de antidepressivos
    4 vezes, até encontrar o com menos efeitos colaterais, apesar de tudo que eles causam eu sigo com o tratamento, pois o bem que eles causam são maiores que os males, mas sempre leio com bastante atenção a bula para me situar em relação a cada efeito causado.

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +3

      N é melhor tratar a causa que os efeitos?

    • @erisouza.
      @erisouza. Год назад +17

      ​@@eduardostreet2012 eu trato os dois, com acompanhamento psicológico em conjunto com o acompanhamento psiquiátrico, entretanto é bastante complicado entender a causa de uma depressão, às vezes quando nos damos conta já estamos em quadro de depressão e não aparentamos qualquer sintoma, o que dificulta bastante tratar a causa.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +3

      ​@@erisouza.Meu caro 🫲...as causas nas mais das vezes, está na PREEXISTÊNCIA... coisa que a medicina tradicional não aceita,por interesses vãos..Mas tenta viver mais para os necessitados do que por vc .. foi assim que,a mais de quarenta anos estou livre dos tratamentos
      Terapêuticos.. mas lembre : cada um é cada um, comigo deu certo... boa sorte 🍀🪻🌼🌻

    • @asteroidesilverio
      @asteroidesilverio Год назад

      Seu psiquiatra é louco.

    • @highlanderdeminas
      @highlanderdeminas Год назад

      você já tomou trazodona? teve efeitos colaterais? quais?

  • @gersonnaraujjo
    @gersonnaraujjo Год назад +103

    Se alimentem bem, façam exercícios diariamente e durmam bem. Esses três hábitos te livram de muitos males nessa vida.

    • @marciofernandes4273
      @marciofernandes4273 Год назад +14

      E peguem sol !

    • @SauloBrito89
      @SauloBrito89 Год назад +5

      @@marciofernandes4273 eu ia falar isso também, eu tenho depressão e o sol é o melhor antedepressivo natural que existe.

    • @mariadagracasilvadasileira442
      @mariadagracasilvadasileira442 Год назад +23

      Infelizmente, para muitos não é suficiente, uma depressão mais profunda exige terapia e medicação.
      Só quem tem sabe o que é viver deprimido 24 horas por dia.

    • @iraninonato3452
      @iraninonato3452 Год назад +6

      Muitas pessoas tem depressão justamente por não ter nem o que comer direito. Mas o conselho é o correto

    • @marciofernandes4273
      @marciofernandes4273 Год назад

      @@mariadagracasilvadasileira442 Tive transtorno de ansiedade que chegaram a paralisar minha vida e me licenciar do trabalho.
      Atendimento mecamentoso, terapia, alimentação, abrir mão de algumas responsabilidades e exercicios leves e yoga.
      Não é fácil, mas é possível.

  • @marcopauloneves2250
    @marcopauloneves2250 Год назад +5

    Excelente explicação a respeito de antidepressivos!!!

  • @raphaellima1906
    @raphaellima1906 Год назад +18

    É tão absurdo o fato de que nós enquanto sociedade estamos adoecendo mentalmente com frequência cada vez maior e normalizando isso tudo. Tipo massa que estamos falando cada vez mais sobre e cuidando disso, mas nada é feito pra parar o que realmente nos adoece: esse ritmo de vida acelerado e doentio.
    Tamo lascado kk

    • @Rafael-Morais
      @Rafael-Morais Год назад +1

      Falou tudo. É aquela coisa: não adianta só tirar o câncer; tem que tratar a causa, senão o câncer volta depois.

    • @francynepires7117
      @francynepires7117 Год назад

      Capitalisssmo

  • @Mariosergio61
    @Mariosergio61 Год назад +18

    É possível que um antidepressivo seja receitado de forma inapropriada. E alguns efeitos colaterais são comuns. Como qualquer medicação. Mas para quem precisa desse medicamento, e é bem orientada por profissional, o antidepressivo faz uma diferença enorme na vida da pessoa.

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад

      E qual outra medicação traz como consequência 'suícidio'? Antibióticos, Epinefrina salvam vidas de fato, com comprovação clara e nunca vi ninguém querer se matar depois ou ter impotênicia sexual depois como consequência...

    • @chiaracarolina
      @chiaracarolina Год назад

      @@E.Lima1402 não é todo mundo que tem esses efeitos colaterais, inclusive quem tem tendências suicidas deve ser acompnahdo mais de perto ainda ao tomar esses remédios. o desenvolevimento de um antidepressivo é feito pelas mesmas empresas de qualquer outro remédio. Quando se passa um antidepressivo há um balanço, se pensa se os riscos valem a pena. Vem para a realidade e saiba que depressão grave não se resolve com caminhada e solzinho.

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад

      @@chiaracarolina Recomendo que você leia artigos e estudos sobre o tema (de preferência na língua original dos mesmos). E que não crie fics sobre "vem para a realidade e saiba", "nem todo mundo" , é deletério...e empresa é uma coisa, produto (e no caso, produtos) de uma empresa, são coisas diferentes (básico de adm.). Espero que fique bem e melhore logo!

    • @Mariosergio61
      @Mariosergio61 Год назад

      @E.Lima1402 Desculpe, mas você está errado. Os antidepressivos salvam muito mais vidas do que eventualmente tiram. Além disso, melhoram infinitamente a qualidade de vida de quem precisa do medicamento.
      Além disso, o risco é conhecido, sendo possível evitar tais incidentes. Por exemplo, internação hospitalar. O problema é que nem todos os médicos parecem conhecer os efeitos, bons e ruins, do que prescrevem.

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад

      @@Mariosergio61 kkk quais estudos você usou para chegar nisso? Muitas conclusões para poucas provas!

  • @tuliopereiradasilva2002
    @tuliopereiradasilva2002 Год назад +19

    Infelizmente a reportagem abordou um sintoma que eu desconfiava: baixa ou nenhuma libido.
    Sofro de transtorno depressivo recorrente, é genético, não há o que fazer.
    Pra mim, o risco de vida é muito evidente e por isso vou ter que conviver com o efeito colateral.
    Melhor ser um brocha vivo que um comedor morto kkkkkk.
    Obrigado pela reportagem e vamos em frente amigos.

  • @_gatopreto_
    @_gatopreto_ Год назад +12

    muito importante a reportagem! tenho uma tia que já toma psiquiátricos, porém sempre recomendam adicionar um remédio que da ideação suicida muito forte nela, e mesmo ela falando que não gosta do remédio por conta disso, sempre pedem pra ela tentar de novo

  • @Felipebrigeiro
    @Felipebrigeiro Год назад +5

    Pra mim foram essenciais. Com responsabilidade e ajuda médica, sao muitos úteis.

  • @andregorgen
    @andregorgen Год назад +27

    Antidepressivo me ajudou muito e os efeitos colaterais eram quase desprezíveis.
    Eu demorava mais pra gozar e também enjoava mais fácil no carro, mas é que eu já enjoo fácil no carro, então o antidepressivo apenas aumentou isso.
    Mas os benefícios que ele me trouxe foram muito maiores que esses efeitos colaterais.
    Eu parei de tomar pois tinha melhorado e era caro pra continuar comprando.

    • @tttwice1863
      @tttwice1863 Год назад

      Deus me livre

    • @Marcos-il5br
      @Marcos-il5br Год назад +4

      A reportagem nao trata de suas experiências e sim da orientaçao medica ineficiente, da negligência medica com o paciente

    • @chiaracarolina
      @chiaracarolina Год назад +6

      @@Marcos-il5breu acho imporatnte divulgar casos de sucesso porque tem muita gente que precisa tomar e se recusa por conta de tanta gente desenformado sobre remédios falando mal na internet.

    • @chiaracarolina
      @chiaracarolina Год назад

      @@tttwice1863 então Deus não gosta de quem tem depressão ?

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      EGOÍSTA. Gente que nem você que acaba com o país.

  • @wellingtoncaetanogennari3306
    @wellingtoncaetanogennari3306 Год назад +5

    Os laboratórios farmacêuticos não têm a mínima preocupação conosco. Mas tem muita atenção nos seus lucros!! Além disso tem uma parte dos médicos que acham que os desafios, as dificuldades e os sofrimentos não fazem parte da vida humana.

  • @robertoflavio607
    @robertoflavio607 Год назад +9

    Gostaria de ouvir uma matéria sobre os efeitos do uso de ansiolíticos, principalmente, o uso prolongado. Gratidão.

    • @LM-up5pi
      @LM-up5pi Год назад

      rivotril e alprazolam, as muletas de uma sociedade mentalmente doente, desesperada e brutalmente ansiosa na competição por um ''lugar ao sol''. Até quando isso irá durar? O tempo irá dizer. Ou, já está dizendo, basta saber ler os sinais.

  • @Rafael-Morais
    @Rafael-Morais Год назад +21

    Pra mim o pior efeito colateral é a sensação de cansaço e letargia constante. O humor fica estabilizado, mas sinto que tenho pouquíssima energia, a ponto de fazer o que é preciso no dia a dia e passar todo resquício de horas livres em casa tentando "recarregar as baterias". Difícil...

    • @32421AF
      @32421AF Год назад

      É um efeito do antidepressivo?

    • @Rafael-Morais
      @Rafael-Morais Год назад +1

      @@32421AF Sim, inclusive está na bula (dos que eu tomo pelo menos). Um deles (antidepressivo) pode causar cansaço e o outro (ansiolítico) pode causar sonolência, e os dois juntos então, nem se fala. Claro que isso varia de acordo com a dosagem. Pra mim (que trato de depressão e síndrome do pânico) tem esse efeito desanimador. Mas se ficar sem tomar ou diminuir a dose, em alguns dias dá uma deprê sem fim e sensação de infarto (por causa do pânico). Se eu soubesse disso nem tinha começado. Coincidência ou não, eu só tinha depressão no começo; a síndrome do pânico veio alguns anos depois, que foi quando precisei aumentar a dose dos dois remédios. Sim, eles ajudam quando certo caso exige também um tratamento medicamentoso, mas a gente fica meio dependente, por mais que muitos psiquiatras digam que isso não acontece. De qualquer maneira, acho que sempre é válido ter uma segunda opinião de outro profissional da área caso esses medicamentos sejam receitados. Espero que este meu depoimento não assuste você. Gostaria eu de ter tido essa situação de prós e contras explicada pra mim antes de começar a tomar esses remédios.

    • @32421AF
      @32421AF Год назад +1

      @@Rafael-Morais obg pela sua resposta tão detalhada. Tenha uma boa noite 🌃

    • @Rafael-Morais
      @Rafael-Morais Год назад

      @@32421AF Igualmente! Que seja uma noite tranquila.

    • @DadoDellono01
      @DadoDellono01 Год назад +1

      E|u fiquei assim. Aì conversei com meu médico e ele trocou a medicação. Cara, foi incrível a mudança, passei a ter energia novamente! Eu tomava escitalopram, que ajudou MUITO na minha ansiedade, mas me deixava com essa falta de energia. Aí comecei tomar desvenlafaxina e esta foi quem me deu um up!

  • @matheussilva8540
    @matheussilva8540 Год назад +13

    Está escrito nas bulas os efeitos colaterais iniciais que os antidepressivos causam. Depois de um tempo alguns deles somem e você se sente melhor. Porém alguns insistem até o final do tratamento. E sim, um dos efeitos colaterais mais conhecidos é a piora do quadro depressivo. Mas normalmente esse efeito vai embora também depois de um tempo de uso do antidepressivo

  • @annerodrigues78
    @annerodrigues78 Год назад +31

    Pelos poucos comentários aqui, é possível observar que as pessoas continuam achando que quem sofre de depressão está doente porque quer, que é responsável pela própria doença. Ninguém gosta de passar por esses efeitos colaterais. Eu sofro de efeitos colaterais, muitos desses relatados nessa matéria. Mas entre falta de libido e vontade diária de morrer, qual seria a escolha?

    • @Marcos-il5br
      @Marcos-il5br Год назад +3

      A questao nao é o seu ponto de vista, a questão é que o uso com orientação medica incorreta ou insuficiente ( burra) pode piorar o que o paciente busca melhorar. A incompetência dos médicos em orientar sobre os efeitos colaterais é que é o problema maior.

    • @annerodrigues78
      @annerodrigues78 Год назад +1

      @@Marcos-il5br tá falando com sua mãe pra estar usando esse adjetivo? E quem disse que eu tomo medicação sem orientação médica? Aliás, não lembro de ter citado seu nome. E nem de ter xingado ninguém.

    • @annerodrigues78
      @annerodrigues78 Год назад

      @@Marcos-il5br outra coisa, não estou afirmando que os médicos estão certos em omitir informação. Claro que quem faz uso precisa saber quais os possíveis efeitos. O que escrevi foi por conta de pessoas que falam pra "viver uma vida saudável, tomar sol, comer os melhores alimentos", como se todo mundo escolhesse o estilo de vida que leva ou como se não fosse necessário tratar depois da doença instaurada. É óbvio que a prevenção é melhor, mas depois da cerca arrombada o tratamento é necessário. E existem profissionais terríveis da psiquiatria, é difícil conseguir acesso a um bom.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +1

      ​@@annerodrigues78
      Quando eu estava com um revólver carregado, apontado para o peito : .....
      Um pensador meio maluco me disse :
      Porque vai fazer isso? Por vários motivos, não vale a pena continuar vivendo,.... Ele me disse : continue vivendo pra ver no que dá, já fazem mais de quarenta anos,vale a pena continuar vivendo sim, como vale. ..🤗

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад

      Você escutou toda a matéria? Nela deixa evidente que um dos efeitos colaterais é 'vontade diária de morrer'...porém, somos livres para nos alienarmos!

  • @maricarmenfigueiredorezend5337
    @maricarmenfigueiredorezend5337 Год назад +57

    Pior viver sem eles.... É como uma quimioterapia infelizmente mata células boas, porém é um mal necessário 🤷🏻‍♀️pra sobrevivência 😢

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +2

      N é melhor tratar a causa que os efeitos?

    • @rafa95910
      @rafa95910 Год назад

      As pessoas acham que só tomar antidepressivo vai resolver seus problemas, mas não se alimentam melhor, não tentam dormir melhor, não largam o celular e passam o dia consumindo conteúdos que não agregam em nada e só faz piorar a situação, não saem de casa (fica parecendo que está numa prisão domiciliar) e principalmente não fazem exercícios físicos. Se não alinhar tudo isso, só o remédio não funciona e cada vez mais vai precisar de remédios mais fortes e com muitos mais efeitos colaterais.
      Falo isso por experiência própria na família, vejo eles se perderem tomando remédios e passam o dia todo parecendo zumbis por causa dos inúmeros efeitos colaterais. Eu também tomava, mas estava percebendo que a dosagem estava aumentando e eu piorando, não fazia nada além de tomar remédio, depois que procurei mudar fazendo exercícios, saindo mais de casa, me alimentando melhor, dormindo na hora certa e diminuindo bastante o consumo de conteúdos pelo celular que não agregam em nada na vida fui melhorando, então o próximo passo foi fazer o desmame do remédio (não adianta nada parar de tomar de vez), só assim consegui parar de tomar remédios. Óbvio que vez em quando volta um sentimento depressivo, mas consigo controlar e tento manter a mente ocupada, está funcionando pra mim.

    • @maricarmenfigueiredorezend5337
      @maricarmenfigueiredorezend5337 Год назад +2

      @@eduardostreet2012 Sim, séria o correto, porém o que começa errado deixa muitas sequelas.

    • @francisbarp
      @francisbarp Год назад +12

      ​@@eduardostreet2012 Isso serve pra qualquer doença, se for assim não há necessidade de remédio algum!

    • @E.Lima1402
      @E.Lima1402 Год назад +1

      Não é como quimioterapia, o que você descreveu é vício/dependência/usar até morrer. Sinto muito, espero que você saia dessa e tenha uma vida melhor e de saúde!

  • @robertoviniciusdasilva2018
    @robertoviniciusdasilva2018 Год назад +5

    Deem uma lida no livro "Nação Dopamina", retrata o quanto as pessoas estão aderindo cada vez mais a remédios e remédios sem necessidade, assim como o quanto isso faz mau e afeta a vida pessoal e profissional. Não estou dizendo que não é necessário o uso de remédios, mas existe sim um número muito grande de pessoas tomando drogas desnecessárias

    • @tigrecativante
      @tigrecativante Год назад

      Tem a nação tarja preta da mesma autora

  • @rogerioabreu3081
    @rogerioabreu3081 Год назад +2

    Para todos os tipos de problemas, as pessoas querem um remédio.

  • @odiariodaansiedade5881
    @odiariodaansiedade5881 Год назад +9

    Eu tomo sertralina ja ha tempo, minha irma tambem. O impacto que tivemos foi uma melhora significativa na qualidade de vida, pois sofriamos demais com transtornos de ansiedade. E sim, toda santa vez que começo a tomar, tenho efeitos colaterais significantes e ruins. Porem, o uso de alguns outros remédios pode ajudar a mitigar esse período de adaptação

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Год назад

      Qual efeito colateral vc tem? Tomo Paroxetina, o médico tirou, mas não consigo parar

    • @murilostadkowiski7890
      @murilostadkowiski7890 Год назад

      ​@@wellingtonwndsparoxetina da um sono incontrolável..vc tira um cochilo a tarde.. quando vê já são 6 da tarde 😢

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Год назад

      @@murilostadkowiski7890 pra mim não, eu tenho insônia e por isso só tomo ela a noite.

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Год назад

      @@murilostadkowiski7890 o meu efeito colateral é que ela me deixa agitado (fui diagnosticado com bipolaridade).

    • @murilostadkowiski7890
      @murilostadkowiski7890 Год назад +1

      @@wellingtonwnds o meu É depressão unipolar só a fase depressiva... Pode ser por isso dos sintomas diferentes!!

  • @Cathiane
    @Cathiane Год назад +22

    Não podemos esquecer do 'efeito rebote' do álcool. Faço uso de uma série de medicações para depressão, às vezes em que bebo é perceptível o efeito absurdamente depressor(no dia seguinte) que o álcool causa.

    • @mariadagracasilvadasileira442
      @mariadagracasilvadasileira442 Год назад +7

      Sempre soube que o álcool não combina com antidepressivos, é um, com todas as suas consequências, ou os outros. É uma escolha: ou bebe ou trata a depressão. E os médicos responsáveis alertam sobre isso.

    • @Cathiane
      @Cathiane Год назад

      @@mariadagracasilvadasileira442 Os médicos que me acompanharam/acompanham sempre deixaram bem claro sobre os efeitos, tanto sobre a troca da medicação quanto a ingestão de bebidas alcoólicas. No caso da bebida alcoólica, o efeito depressor parece ser bem maior.

    • @amandasudre7524
      @amandasudre7524 Год назад +1

      Eu faço uso as vezes de antidepressivo,fico meses sem beber,mas sempre quando bebo,a partir do dia seguinte fico sem rumo,sem vontade de fazer nada,achei que era coisa da minha cabeça,Não bebo mas,o sentimento pós álcool é horrível

    • @Cathiane
      @Cathiane Год назад

      @@amandasudre7524 Exatamente. O sentimento é horrível e extremamente perigoso :(

    • @amandasudre7524
      @amandasudre7524 Год назад +1

      @@Cathiane justamente, só vem pensamentos ruins na cabeça tá amarrado

  • @anaflaviamedeiros7431
    @anaflaviamedeiros7431 Год назад +22

    Ja tomei varios antidepressivos, alguns ajudaram por um tempo, e depois piorava, ja tomei lithium e surtei por meses, larguei tudo por anos, e recentemente me mostraram a ritalina e descobri que meu problema era a analise dos psiquiatras...

    • @marciofernandes4273
      @marciofernandes4273 Год назад +2

      A prescrição da Ritalina deve ser feito após acompanhameto regular e depois com acompanhamento.
      E nunca deverá ser para sempre.

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +1

      N é melhor tratar a causa que os efeitos?

    • @fabiov5374
      @fabiov5374 Год назад +4

      @@eduardostreet2012
      Tipo a bioquímica do cérebro?
      Pois esse é uma das causas, assim como vários outros componentes físicos, genéticos, fisiológicos, psicológicos e outros.

    • @32421AF
      @32421AF Год назад +1

      Vc pode explicar o que ocorreu quando tomou lithium? O que seria surtar por meses? É surto no sentido psiquiátrico ou do senso comum? Surto de surto psicótico? O lithium não ajudou? Obg desde já se puder responder.

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад +1

      Procurou sarna p se coçar achou

  • @murilostadkowiski7890
    @murilostadkowiski7890 Год назад +2

    Quando estou de ferias na praia que eu gosto, nao sinto nada... É so voltar a rotina de trabalho e os sintomas voltam...😢

  • @SamaraSilvaSantos
    @SamaraSilvaSantos Год назад +2

    Ou seja, precisamos de atendimento médico de melhor qualidade.
    Quando tomei antidepressivo, tive como efeito colateral redução da minha libido, mas o tanto que fazia bem pra minha mente não está escrito. Como estou amamentando, hoje uso opções mais naturais e trabalho muito com minha mente em coisas que eu sei se são efeitos da depressão/ansiedade, mas as vezes é cansativo! A medicação trouxe uma paz pra minha mente em problemas que eu achava que era normal, mas que tive melhora quando medicada.

  • @lucapellari5985
    @lucapellari5985 Год назад +18

    Uso antidepressivos há muitos anos, alguns me causaram tontura e diarreia, e sempre soube que nas primeiras semanas podem ocorrer pensamentos suicidas, até por ter lido as bulas, mas o que ocorre também é que o paciente tem um aumento de energia, um "ânimo" para fazer coisas que não tinha antes, ao mesmo tempo em que ainda não teve grande melhora dos sintomas.Tenho problemas sexuais, como pouca libido e dificuldades para atingir o orgasmo, e isso causou problemas no meu casamento, mas atribuo mais ao fato de que em nossa sociedade é algo corriqueiro, já que cerca de 70% das mulheres com câncer de mama são abandonadas pelos parceiros. Tenho depressão e ansiedade crônicas e resistente a tratamento, e ainda tenho pensamentos suicidas, mas por não aceitar minha condição. Todos precisam ser conscientizados durante o tratamento, e infelizmente as famílias não são incluídas no processo. Roacutan pode causar depressão e ideação suicida, não fui informada, mas sempre pesquiso sobre os remédios prescritos, isso ainda é algo muito falho.

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      "Libido" ZzZ. Egoísta!

    • @lucapellari5985
      @lucapellari5985 Год назад

      @@ManPodcast-tj8le também acho muito egoísta um homem causar problemas porque a mulher está com falta de libido. Mulheres não abandonam seus homens impotentes.

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      @@lucapellari5985 Só pensa naquilo. Merece sofrer!!!

    • @lucapellari5985
      @lucapellari5985 Год назад

      @@ManPodcast-tj8le de forma alguma. Uma pessoa sem libido pensa em tudo, menos naquilo. Principalmente quando a causa é depressão e ansiedade. Quero ver você pensar assim quando acontecer com você.

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      @@lucapellari5985 É mesmo? Vai fazer programa logo seu câncer.

  • @luizm.1549
    @luizm.1549 Год назад +9

    Faltou falar dos efeitos colaterais da depressão: baixa da libido e suicídio.

  • @samuelcastro1538
    @samuelcastro1538 Год назад +3

    Sem medicação, não estava conseguindo chorar mas também não conseguindo sorrir.
    Fui ao médico e comecei a tomar antidepressivos para tratar Transtorno de Ansiedade Generalizada.
    Tenho um corpo relativamente malhado mas me acho feio.
    Transtorno Obsessivo Compulsivo e mania de perfeição.
    Esperar para ver os efeitos desses remédios mas eu não tava aguentando, misericórdia meu Deus. Sem chorar, sem sorrir.

  • @TonyStark-bk3ui
    @TonyStark-bk3ui Год назад +10

    Eu fico muito triste por saber que não estou sozinho neste barco. Eu gostaria que esse barco estivesse vazio. Sempre que os sintomas vêm, corro no quintal, retiro duas folhas de amoreira, preparo uma infusão (400 mL), espero esfriar e tomo duas vezes ao dia durante dois ou três dias. Foi assim que me livrei dos 50 mg de sertralina diários ou qualquer outro antidepressivo. Curado não estou, mas gerenciando essa condição muito bem.

    • @farlleyrodrigues9430
      @farlleyrodrigues9430 Год назад +4

      Ainda bem que sua depressão era leve. Provavelmente vc não ficou dias sem nem tomar banho, não perdeu mais de dez quilos, não teve crises de choro em diferentes lugares (quarto, carro, escritório...), não pesquisou na Internet métodos de suicídio... há pessoas (como eu) que não há chá que dê jeito.

    • @carlosroberto5350
      @carlosroberto5350 4 месяца назад

      ​@@farlleyrodrigues9430MEDIU HORMÔNIOS ?

  • @babynaysc
    @babynaysc Месяц назад

    Passei 21 anos tomando vários tipos de antidepressivos, já faz 1 semana e meia que desmamei e acho estranho ter voltado a ter uma vida “normal”, sem sentir efeitos colaterais, como: tremores, sonhos estranhos, ganho ou não conseguir emagrecer, cansaço sem explicação aparente, retorno das emoções, conseguir atingir o orgasmo normalmente. Parece que emergi para um mundo “mais limpo”.

  • @sergiofernandesgomescesagomes
    @sergiofernandesgomescesagomes Год назад +3

    Fiz o uso do escitalopram por dois anos e meio um ano e meio uso diario de 10 mg e um ano para o desmame tomando 5mg dia sim e dia não sofri muito por abstinência mas fim valeu a pena hj tive uma melhora de vida boa, descobrir um tumor na hipófise e era esse tumor que me deixava depressivo e ancioso faço tratamento e estou bem

  • @Msteteuzinhofuu
    @Msteteuzinhofuu Год назад +8

    A culpa foi do álcool e n do antidepressivo

  • @josenunes5844
    @josenunes5844 Год назад +1

    Um vídeo tão importante com apenas 33.000 visualizações em um canal de 3.500000 seguidores, isso é sinal que o brasileiro é muito acomodado e não busca informações, vivem a mercê da máfia da medicina.

    • @FreudSaga2023
      @FreudSaga2023 9 месяцев назад

      Essa máfia esta deixando os homens infecundos para poder vender seus medicamentos de potência sexual. A bilionária industrial farmacêutica deixando cada vez mais a população escravas desses medicamentos.

  • @DadoDellono01
    @DadoDellono01 Год назад +4

    Tomei antidepressivo por 2 anos, pra tratamento de depressão e ansiedade. No início, os primeiros 2 medicamentos testados pioraram meu quadro, mas meu médico, excelente, me avisou isso e pediu que eu comunicasse a ele qualquer piora. Também tive uma rede de apoio que me ajudou nesse período. No entanto, quando enfim encontrei a medicação certa, minha vida foi outra. O remédio deu tão certo que até a parte sexual, que geralmente é afetada pela medicação (e que também estava afetada em mim), melhorou significativamente. Os antidepressivos me ajudaram nesse período. Obviamente, eles apenas fazem uma parte, porque é necessário aliá-los com psicoterapia, atividade física e mudança de hábitos. Tive profissionais muito capacitados que me acompanharam em todo o processo, e hoje estou bem novamente, depois de mais de 10 anos de sofrimento! Cada organismo se adapta a uma medicação específica. O difícil é descobrir qual é...
    Vale ressaltar que meu tratamento foi particular, e relativamente caro, para mim. Minha experiência no público não foi positiva.

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Год назад +1

      Fui diagnosticado com transtorno bipolar por médicos da USP, mas sem pagar nada porque sou estudante. Uso o hospital universitário. Vc sempre teve o mesmo diagnóstico de ansiedade e depressão?

  • @0700083edu
    @0700083edu Год назад +2

    A psiquiatria é um deboche com o sofrimento humano

    • @vaniasouza237
      @vaniasouza237 Год назад

      Será mesmo?? ou nós queremos evitar uma das coisas mais inerentes à condição humana.

    • @0700083edu
      @0700083edu Год назад

      @@vaniasouza237 No sentido de que ele não está interessado no sofrimento da pessoa, mas sim em tornar a pessoa funcional a qualquer custo, inclusive da saúde do próprio paciente.

  • @marianatavares104
    @marianatavares104 Год назад +6

    O problema é quem tem Transtorno Afetivo Bipolar, principalmente o tipo 2, quando a pessoa que tem Tab toma antidepressivo ela pode virar para um episódio misto/mania/hipomania e daí ela pode ficar tão transtornada que acaba se m4t4ndo. Muitos não tem depressão simples, mas Tab não diagnosticado

  • @gs6guerrraguerra2
    @gs6guerrraguerra2 Год назад +20

    O ponto de inflexão é que todos acreditam que é um direito ser feliz o tempo todo, que pessoas não morrem , que divorcios não acontecem, que os negócios nunca iram falir. O mundo é um rolo compressor de moer sonhos e expectativas, então para evitar o desconforto devido a sua extrema fragilidade se entopem de ansiolítico.

    • @maricarmenfigueiredorezend5337
      @maricarmenfigueiredorezend5337 Год назад +2

      Exatamente aprendemos, nós ensinam tudo tudo errado, que a vida é um conto de fadas, na verdade é uma ilha da fantasia

    • @Rafael-Morais
      @Rafael-Morais Год назад +1

      Exatamente. Eu, que já fazia psicoterapia há uns dez anos na época, fui informado que precisaria iniciar também um tratamento medicamentoso após uma série de crises de choro, falta de perspectiva com relação ao futuro e estado de choque. E cá estou aqui, 12 anos depois de começar a tomar esses remédios, ainda os tomando, e agora em dose triplicada. Hoje reconheço que passei por uma situação de luto extremamente forte na época - ou seja, assim como qualquer situação de luto, leva alguns meses para passar totalmente. Mas como era muito jovem, acreditava que precisava dos remédios pra sair daquele buraco sem fundo. Pensando hoje, tenho quase certeza que eu poderia ter ficado sem, mas o estrago já está feito. Difícil agora é parar sem ter consequências. Faz anos que peço um desmame desses medicamentos, mas minha psiquiatra falou que precisarei deles pro resto da vida. É uma situação extremamente complicada porque, fora isso, ela é uma ótima profissional (ela é psicanalista também), e a melhor pela qual passei. Voltando ao começo, é exatamente como você disse: as coisas são assim porque acredita-se que temos que ser felizes o tempo todo.

    • @maricarmenfigueiredorezend5337
      @maricarmenfigueiredorezend5337 Год назад +1

      @@Rafael-Morais Sabe o que é difícil e complicado suportar as cargas da 🧬 acredito há pessoas fortes inabaláveis e a pessoas mais , muito mais sensíveis....eu tbm vivi um luto por sete anos com medicamentos e até hj com 60 faço uso....mas não o tempo todo... consigo dar um bom tempo sem...tente, eu não uso continuamente não. Abç🙏

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      Por que nao pode tentar parar?. Essa historia que gostaria de parar nao pode nao cola. A psiquiatra deve estar feliz com ganhos financeiros garantidos.

  • @SilviaSbraNutri
    @SilviaSbraNutri Год назад +4

    Baixa ou nula libido é o efeito mais clássico. Mas além disso eu tbm tive espasmos musculares e se esquecesse de tomar 1 dia, me dava tremores e sudorese como abstinencia. Depois troquei de medicação e isso não acontece mais.

    • @brunamoraes15
      @brunamoraes15 Год назад +1

      Qual vc tomava? Eu tomo Velija e se eu esquecer um dia tenho os mesmos sintomar que vc falou, alias espamos tenho com frequencia.

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      ​@@brunamoraes15Fora Bruna e Silvia. Libido pra quê?

  • @CBAGUIAR81
    @CBAGUIAR81 Год назад

    Não sei o que me chocou mais, o fato das pessoas tomarem remédios que mexe com o cérebro e achar que não haverá consequências ou o fato das pessoas estarem tomando isso cada vez mais jovens.

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      Você tem fonte????

    • @carlosroberto5350
      @carlosroberto5350 4 месяца назад

      ​@@ManPodcast-tj8leHOJE, VIROU MODA TOMAR ANTIDEPRESSIVO, AS PESSOAS NÃO QIEREM PENSAR

  • @0700083edu
    @0700083edu Год назад +13

    Eu tenho 30 anos e nunca tive relação sexual. Tomo antidepressivo desde os 13. Também nunca tive vontade de trabalhar, continuo com extrema fobia social (por ser virgem e nunca ter trabalhado)...
    Eu me considerava uma pessoa saudável e feliz. Comecei a tomar AD porque causava muita confusão em casa e minha mãe queria sossego

    • @josianesoto5098
      @josianesoto5098 Год назад +1

      Misericórdia ,e eu achando que tava difícil pra mim, comecei a vida sexual aos 14 fui normal até os 26 anos e só apresentei depressão depois da minha terceira filha, quando tive depressão pós parto e de lá pra cá, sempre precisei tomar ansiolitico e anti depressivo

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      Quer perder virgindade?! Seu doente. Tenha mais empatia!

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      ​@@josianesoto5098Insuportável. Mulher promíscua!

    • @luciasantos6373
      @luciasantos6373 Год назад

      Pior que eu não tem 😭😭😭😭😭😭😭

    • @marceloflute
      @marceloflute Год назад

      Sei bem o que é isso.
      Essa falta de disposição para trabalhar, por acaso é atrelada a um medo ou é só a falta de disposição mesmo?

  • @Almeida7988
    @Almeida7988 3 месяца назад +1

    Minha irmã usa há anos e está infantilizada.

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 Год назад +1

    Importante esse alerta. Muitas pessoas não precisam efetivamente deles e fazem seu uso. Toda roga tem seus efeitos positivos desde que corretamente iniciada mas todos tem efeitos colaterais negativo. Por isso recorrerá terapia, atividades físicas, alimentação saudável, meditação e outros recursos podem tirar as pessoas da necessidade dessas drogas.

    • @fabiov5374
      @fabiov5374 Год назад

      Nossa.. é tão fácil assim?
      Toma aí seu Nobel....

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      Facil é usar a muleta do antidepressivo né jovem

  • @justaguy3518
    @justaguy3518 Год назад +3

    mas tudo isso está escrito na bula

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      Se for obedecer tudo a risca que está em bula, agente não toma nem suplemento vitamínico...🫲⏩🤓📚

    • @justaguy3518
      @justaguy3518 Год назад +3

      @@OripesCarlos mas o título diz "não nos alertaram". Alertaram sim: a bula alertou. Comecei a tomar antidepressivos há alguns meses e a bula falava sobre tudo isso que disseram no vídeo. A parte sobre ideação suicida nos primeiros dias estava em negrito, inclusive.
      Esse pessoal não lê? Ou será que as bulas em outros países não são tão informativas quanto as do Brasil?

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +1

      @@justaguy3518
      No que se refere a ler bula ,eu negligênciava, quando comecei a ler,quase parei de tomar qualquer tipo de remédio, hoje vivo no que se refere remédio terapêutico , com recursos alternativos, estou cada dia melhor...🫂🖐️🤗

    • @FreudSaga2023
      @FreudSaga2023 9 месяцев назад

      O problema é quando a pessoa esta com depressão o psiquiatra já passa o remédio de imediato.

    • @FreudSaga2023
      @FreudSaga2023 9 месяцев назад

      As vezes aquele que devia ouvir e ter mais paciência e aquele que já espera outro paciente para ganhar mais dinheiro.

  • @dominiqueguhur9394
    @dominiqueguhur9394 Год назад +1

    Infelizmente, a maior parte dos psiquiatras não são capacitados a identificar se uma depressão é unipolar (tratada com antidepressivo) ou bipolar (a ser tratada com estabilizador de humor). Antidepressivo é contraindicado para depressão bipolar.

  • @marciacabral8997
    @marciacabral8997 Год назад +4

    Tomo antidepressivos a muito tempo é está escrito que não podemos ingerir álcool.Sobre a vida sexual tem antidepressivos que diminuem o estímulo porém é interessante ter uma ajuda de um psicólogo pra Superar esse Mal Depressão.

    • @Marcos-il5br
      @Marcos-il5br Год назад

      A reportagem fala da orientação medica equivocada ou inefica, , da negligência medica e não do medicamento em si. Pelos comentarios seu e outros percebe-se que os antidepressivos estão afetando a capacidade cognitiva. Todos que estao comentando focaram na libido e não enxergaram o ponto principal.

  • @juliaaraujo7203
    @juliaaraujo7203 Год назад +2

    Há pessoas que tem intenso sofrimento psíquico e precisam usar medicamentos, e naturalmente tem efeitos colaterais

  • @lucasmarques2380
    @lucasmarques2380 Год назад +1

    Também não fui informado pelo médico sobre os efeitos colaterais do antidepressivo. Eu achei um absurdo esse tipo de despreparo e um desrespeito.

    • @SoftVeryPeri
      @SoftVeryPeri Год назад

      Você leu a bula?
      Se não leu, tente ler e cronometra quanto tempo vai durar a leitura.
      Agora, imagine que vc é o psiquiatra e conte para você, paciente sentado, tudo o que irá acontecer com você se você tomar o remédio.
      Não é insano fazer isso com as pessoas?
      O psiquiatra precisa sair vivo da consulta.
      Acho que nosso erro é pensar q em uma consulta tudo será resolvido.
      Leva tempo, leva dinheiro, leva confiança e assim vai.
      O importante é que hoje temos forças de escrever esse relato.
      Grande abraço e muita saúde para vc e os seus.

    • @lucasmarques2380
      @lucasmarques2380 Год назад

      @@SoftVeryPeri, eu li a bula. Acontece que pouquíssimos dos efeitos colaterais presentes na bula eu tive. Os que tive, porém, foram muito ruins e descobri que a maior parte das pessoas que usam tem também. Se o psiquiatra fosse honesto comigo e discutido os efeitos colaterais, teríamos escolhido outra medicação. Nada que uma conversa de 5 minutos não resolvesse.

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      Bula

    • @lucasmarques2380
      @lucasmarques2380 11 месяцев назад

      @@SoftVeryPeri, li sim. Só que tinha tantos efeitos colaterais e a maior parte deles eu não tive. Agora, por exemplo, em um vídeo no RUclips de 5 minutos, o psiquiatra fala sobre os principais efeitos colaterais, quando tempo pode durar e etc. O psiquiatra não falou NADA. Ele apenas falou que eu deveria tomar esse remedinho que eu iria melhorar. Isso é uma abordagem correta? Eu trabalho com público, é uma correria também, mas eu sempre explico o que vai acontecer. Enfim, é que os deuses, coitadinhos, não podem ter esse trabalho, pois o militante do RUclips fica ofendido. Isso não é correto e acho que se a pessoa não tem propensão e interesse para cuidar das pessoas, está na profissão errada.

    • @nortonlui1
      @nortonlui1 5 месяцев назад

      @@lucasmarques2380 É fogo né. Os médicos estão cagando para os pacientes. Raro achar um bom !!!!

  • @luizalouyoga
    @luizalouyoga Год назад +6

    Efeitos colaterais acontecem com todas as medicações. Quanto maior o impacto da medicação, possivelmente, maior será o impacto dos efeitos colaterais.
    Há que se ter cuidado com este tipo de reportagem (curta e um tanto descuidada, sinceramente). Um número grande de pessoas com depressão resiste à ideia de se tratar com antidepressivo e isto pode ser muito pior do que qualquer efeito colateral.
    Antidepressivos podem salvar vidas. Há que se encontrar um profissional competente que irá ajudar a encontrar o que melhor se ajusta ao paciente e que, eventualmente, o ajudará a parar com a medicação.
    O tratamento para depressão é complexo e requer cuidado em sua abordagem.

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +1

      Ai é q ta, achar esse profissional q é difícil, nego só faz medicina, psicologia e afins por dinheiro msm, tem 0 talento p negócio, e ai diagnosticam errado, passa medicação q desnecessária, digamos assim, o q eu diria q já deve ter matado alguns por ai por conta disso, eu sendo bem sincero n confio msm, melhor me cuidar p nunca ter isso do q depender dessa nova geração de "médicos" por ai.

    • @michaelramos9973
      @michaelramos9973 Год назад +1

      A reportagem só está denunciando que as pessoas estão tomando os antidepressivos sem saber o efeitos colaterais. Não podemos ser simplistas e dizer que todos os remédios têm efeitos colaterais e acabou, mas sim saber especificamente quais são estes efeitos!

  • @farlleyrodrigues9430
    @farlleyrodrigues9430 Год назад +5

    Que desservico... se o intuito era aumentar o estigma contra os antidepressivos vcs conseguiram. A BBC me decepcionou.

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      A psiquiatria e seus remedios nao sao inofensivos. Grande chance de piorarem as coisas

  • @RafaelAlves-uf3nb
    @RafaelAlves-uf3nb Год назад +1

    Eu que convivo com familiares que tomam antidepressivos há décadas já tinha percebido e acontece com ambos os sexos.

  • @marciaamorim5968
    @marciaamorim5968 Год назад +3

    Que matéria inútil. Isso chama desinformação. Tragam dados para sabermos se o índice de suicídio é maior ou menor em quem toma antidepressivo,por exemplo.

  • @jupimenta4988
    @jupimenta4988 Год назад +1

    😮

  • @valescafernandes966
    @valescafernandes966 Год назад +1

    Antidepressivos é um mal necessário, os ganhos ainda são maiores que o sofrimento trazido pelas desordens psicológicas, mas precisamos não medicalizar a vida. Tratar as pessoas e priorizar suas necessidades.

  • @julianacamposvictor3755
    @julianacamposvictor3755 Год назад +8

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
    💊💊💊💊💊💊💊💊💊💊💊💊💊

  • @OripesCarlos
    @OripesCarlos Год назад

    Por causa de preconceitos, ainda existe enfermidades de ordem emocional...🙃🫲⏩ Toda ocupação útil,cura várias enfermidades, principalmente de ordem psicologicas... Ajuda 🆘🫲

  • @simonespiess3330
    @simonespiess3330 Год назад +3

    O pessoal julgando é lamentável, tratar a causa é tomar a medicação e fazer terapia, tenham câncer e fiquem sem se medicar também, bando de idiotas.

  • @alessandromaia1555
    @alessandromaia1555 Год назад +4

    Um dos meus maiores medos da vida é ter que tomar esses medicamentos

  • @anapaulasmoraes1839
    @anapaulasmoraes1839 Год назад +1

    Gente, essas pessoas não lê bula????😳🤯😒

  • @fabianacalazans274
    @fabianacalazans274 Год назад +4

    Eu experimentei vários até achar um que funcionou. E pra saber se funciona, precisa usar por 40 dias, no mínimo. E LER A BULA parece ser algo que não é costume no mundo, mas faz muita diferença.

  • @aelkiusloup9690
    @aelkiusloup9690 Год назад

    O assunto envolve as questões: Qual é pressuposto filosófico das ciências que criam e receitam medicamentos? Ele considera o ser humano um mero organismo biológico? A depressão é um problema biológico? Quais evidências reais disto? Ela pode ser padronizada para toda a humanidade para ser tratada com remédio? Ou é individual? Ou pode ter origem psico/emocional? Pensamentos e sentimentos são meros efeitos eletroquímicos do SN? Ou ainda são questões em aberto? Se a psiquiatria e a psicofarmacologia oferecem tratamentos para problemas individuais humanos de origem multicausais e ainda não totalmente compreendidos, qual é a confiabilidade destas áreas? O que sustenta e alimenta tais narrativas e abordagens que tratam o sofrimento humano como se fosse um assunto unicamente neuroquímico?

  • @ellenludmila1966
    @ellenludmila1966 Год назад

    Como o remédio pode causar pensamentos su!cidas?

    • @Neiterr46
      @Neiterr46 10 месяцев назад +1

      Ele aumenta o neurotransmissor rapidamente na fenda sinaptica, com isso no início acaba intensificando a depressão e a ansiedade já pré existente, porém quando o corpo entende esse aumento do neurotransmissor e se adapta e começa a trabalhar com ele nessa quantidade aumentada, aí sim vem os benefícios.

  • @luli4371
    @luli4371 Год назад +1

    Nunca bebam álcool durante o tratamento com qualquer tipo de medicamento psiquiátrico. E mesmo não usando medicamento algum, nunca tomem álcool (principalmente ao ponto de embriaguez) se estiverem emocionalmente instáveis/abalados. Tenho pra mim que todos deveriam experimentar 1 ano sem se embriagarem ou até mesmo sem tomar álcool algum

    • @luli4371
      @luli4371 Год назад

      NUNCA deixem de tomar o medicamento psiquiátrico com o propósito de beber álcool para depois voltar com a medicação. Alguns remédios tem a meia vida muito longa e podem ficar no organismo por vários dias, além do fato de que parar abruptamente com uma medicação de uso diário muito provavelmente irá desregular toda a bioquímica do cérebro por semanas e até acabar com a eficácia da medicação

    • @luli4371
      @luli4371 Год назад

      E pesquisem sobre o psiquiatra que vocês forem, ele precisa ter um RQE além do CRM. Todo médico, mesmo que sem especialização em psiquiatria, legalmente pode receitar remédios psiquiátricos. Sempre procurem o RQE (Registro de Qualificação de Especialidade) do seu médico. É proibido que um médico sem RQE se denomine especialista (usar o título de psiquiatra, cardiologista, neurologista, clínico geral etc) ou até mesmo que dê a entender ser especialista sem de fato ser.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      ​@@luli4371
      Como diz um pensador meio maluco :
      Dizem,se for dirigir, não beba,... outro diz ,.. se for beber não dirija...E o pensador meio maluco,diz : Se for beber... Não beba....🤔

    • @carlosroberto5350
      @carlosroberto5350 4 месяца назад

      FALE PARA O LEONARDO

  • @ira7863
    @ira7863 Год назад +12

    Bom dia. Obrigada pelas informações. Excelentes. Tenho 63 anos faço uso de antidepressivo há uns 30 anos e a lipido tá lá embaixo, mas a depressão sob controle.

    • @reginafarias
      @reginafarias Год назад +1

      Já ouviu falar em suplementação de B1 - benfotiamina?

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      ​@@reginafariasNojo de você e dessa Regina. Libido pra quê?!

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      63. Só tem libido nessa idade quem pratica exercicios regurlamente

  • @laurasissa9531
    @laurasissa9531 Год назад +1

    Todo mundo sabe disso

  • @ChuckLuc
    @ChuckLuc Год назад +2

    Nunca fui informado sobre os efeitos colaterais do escitalopram e do ansitec. Além disso, fui informado que não havia interação preocupante com o álcool!!

  • @Victor504.
    @Victor504. Год назад +2

    Focou mesmo é na atividade sexual e no suicídio....acho que o pior inferno de parar e ate durante os anridepressivos, é a instabilidade emocional que engloba até a instabilidades de raciocínio logico...
    Por isso tem gente que se da fim ...é um fim de uma vez ....

  • @paixãozinha456
    @paixãozinha456 Год назад

    E k tenho mado de toma os efeitos são aterrorizante 😢...

  • @danielcrf
    @danielcrf Год назад

    Sendo um paciente com depressão um potencial suicida é difícil ligar ao medicamento.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      É só continuar vivendo, para ver no dá....👏🍀

  • @fagnerichigo1
    @fagnerichigo1 Год назад +2

    Quando eu percebi que o remédio estava tirando a única coisa normal em mim que era o alibido, eu conversei com o médico e assim que melhorei eu parei de tomar o remédio.

    • @SoftVeryPeri
      @SoftVeryPeri Год назад

      Quem te contou que libido é normal?
      A libido é a responsável direta por milhares de milhares de homicídios e sofrimentos desumanos.
      Logo, logo essa anomalia desaparecerá da face da terra.
      😂

    • @ManPodcast-tj8le
      @ManPodcast-tj8le Год назад

      Libido pra um careca feio. Vá estudar.

  • @fabioricardosantos2053
    @fabioricardosantos2053 Год назад +2

    Muito boa matéria. Fica o alerta, toda droga tem efeitos colaterais...e nunca faça uso de álcool com medicação. A primeira coisa que pergunto ao médico são os efeitos colaterais...não existe medicamento sem efeitos colaterais!

  • @lucasl.righetto8853
    @lucasl.righetto8853 Год назад +2

    Pessoal, evitem ao máximo tomar essas porcarias! Já tive problemas com mais de um medicamento desse tipo, se pudesse voltar no tempo, teria tentado algum tratamento mais ameno.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +1

      Parabéns 👏🏿👏🏿👏 divulga o máximo que puder 👏🏿👏 divulga mesmo 👏🏿👏😃

  • @mateusbp2
    @mateusbp2 Год назад

    Leiam Nação Dopamina.

  • @OripesCarlos
    @OripesCarlos Год назад +3

    Efeitos colaterais, só sabe o real sofrimento, quem teve diagnóstico equivocado de profissionais mal preparados, a melhor maneira de conviver com isso, é se ocupar com necessidades alheias...🫲

    • @marciofernandes4273
      @marciofernandes4273 Год назад +2

      Conheço um psiquiatra que na primeira consulta ja passa ritalina.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      ​@@marciofernandes4273
      Só eu😵‍💫 e MEU DEUS 😱,e quem passou pela minha experiência 🥼 de diagnóstico errado... sabe o que é isso... mudo 🔇🔕😶🙃

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад

      ​@@marciofernandes4273da mr raiva desse tipo de péssimo "profissional", matam que acidentes de trânsito esses infelizes.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад +1

      ​@@eduardostreet2012
      Foi apenas um resumo : como disse, só quem viveu isso, conhece a dimensão do sofrimento...A maioria dos profissionais da saúde mental dos dias atuais, são verdadeiros carniceiros....🪬🤔

    • @homersimpson5126
      @homersimpson5126 Год назад

      Charlatoes de uma especialidade que é pura charlatanice voces queriam o que...

  • @anibaldemacedo3151
    @anibaldemacedo3151 Год назад +2

    Quanto sensacionalismo e desinformação sobre um assunto tão sério.

  • @taniamariasoares7995
    @taniamariasoares7995 Год назад +3

    Eu estou bem agora

  • @marcellonicoleli
    @marcellonicoleli Год назад

    Não sabia que comediantes podiam ser depressivos. Uma contradição bem problemática

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад

      Quem não pode ter? Existem profissões q n tem depressão? Óbvio q isso n existe né 😅.

    • @ira7863
      @ira7863 Год назад

      Olá. A depressão tem um lado genético também . Não tem como escapar

  • @camillaprestes2828
    @camillaprestes2828 11 месяцев назад +1

    A velha mania das pessoas de não lerem as bulas de remédio! Claro acho que os médicos devem evidenciar, e sempre lembrar o paciente de ler a bula. Mas o que mais se vê é pessoas misturando remédios (seja tarja pretão ou não) com álcool, e com outros remédios... super perigoso.

    • @valeriamaria1615
      @valeriamaria1615 2 месяца назад

      Nas bulas de antidepressivos não informam que eles causam disfunção sexual permanente. Bendita ignorância humana.

  • @mariaclaradiversoes6227
    @mariaclaradiversoes6227 Год назад +1

    👏🏻

  • @suzygodinhofurtado2091
    @suzygodinhofurtado2091 Год назад

    Isso que nunca entendi. Se é para evitar os pensamentos suicidas, por que os remédios causam exatamente isso? Muito ruim. Os cientistas médicos e farmacêuticos precisam rever isso. É para evitar e não causar. Minhairmã sentiu muita vontade de se matar. Tivemos que ficar com ela sempre, em monitoração. Temíamos muito isso. Perguntamos sobre isso ao seu psiquiatra e ele falou que não falam justamente para que o paciente não se assuste e pare de tomar. Que dicotomia!!!!!😮😮

    • @carlosroberto5350
      @carlosroberto5350 4 месяца назад

      OS EFEITOS COLATERAIS, SÃO INDIVIDUAL/CADA UM,CADA UM.

  • @amandamoraes7546
    @amandamoraes7546 Год назад

    Tive anorgasmia e piora no bruxismo causando travamento na mandíbula e agora tenho que fazer tratamento da DTM, pior decisão que tive foi tomar desvenlafaxina, pra desmamar então...

    • @gustavo-u2b6n
      @gustavo-u2b6n 9 месяцев назад

      A anorgasmia continua até hoje? Ou voltou ao normal?

    • @amandamoraes7546
      @amandamoraes7546 9 месяцев назад

      @@gustavo-u2b6n Voltou ao normal

  • @mariacristinacamposmottacr8153
    @mariacristinacamposmottacr8153 9 месяцев назад

    FATO: DEPRESSÃO É DOENÇA Ñ É FRESCURA

  • @angelicapleger6793
    @angelicapleger6793 Год назад +2

    " Não nos alertaram sobre efeitos colaterais?" Brincadeira!!

    • @carlosroberto5350
      @carlosroberto5350 4 месяца назад

      É SÓ UM RAÇIOÇÍNIO/DEMOCRAÇIA,PODEMOS FALAR/RAÇIÇIONAR, ESCOLHER UM CAMINHO

  • @Romulols
    @Romulols Год назад

    Antidepressivos que agem no ISSR terão um impacto maior na diminuição do libido. Dois medicamentos que seu efeito é 10x maior na disfunção sexual.

  • @Angelo_Neto
    @Angelo_Neto Год назад

    Os antidepressivos dão forças pro paciente fazer o que não conseguia fazer isso antes, o problema é que isso inicia antes da melhora do humor. Ou seja, aumenta o risco de suicídio no início do tratamento.

  • @Raquel.s2023
    @Raquel.s2023 Год назад

    Não nos orientam sobre efeitos colaterais de nenhum medicamento. Raros devem ser os médicos que orientam seus pacientes. Ler a bula não é problema nenhum pra quem sabe ler, mas isso não tira a responsabilidade dos médicos de orientar os pacientes.

  • @edercavalcante7054
    @edercavalcante7054 Год назад

    Pqp tô fodido com a mente, mas, ainda vivo e razoavelmente íntegro!

  • @aliciabezerra2316
    @aliciabezerra2316 Год назад +1

    Sempre fiz uso de medicações controladas e nunca tive tantos efeitos colaterais, na verdade tive muito mais melhorias do que perdas. É normal que, nos PRIMEIROS DIAS os efeitos colaterais aumentem, você se sinta mais ansioso, mais depressivo e um bom psiquiatra sempre vai lembrar o paciente que o tratamento com controlados é a LONGO PRAZO, não adianta tomar o medicamento por 3 dias e achar que vai melhorar que não funciona assim... Passei por várias crises de ansiedade em que eu ficava sem me alimentar, não tinha vontade de fazer nada e o que me salvou foram os medicamentos controlados. Tem as tonturas, tem as diarreias, mas antes uma diarreia do que ficar sem comer, perder 20kg e ficar cadavérico irreconhecível. Em nenhum dos medicamentos que usei fiquei dependente.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      Nem sempre a reação é mesma , vai do Psiquismo de cada um....🫲

    • @aliciabezerra2316
      @aliciabezerra2316 Год назад

      @@OripesCarlos Então não podem generalizar, como fizeram na reportagem.

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      @@aliciabezerra2316
      Óbvio que não, se os profissionais da saúde mental precisam urgentemente rever conceitos ultrapassados, imagina jornalista...na mão desse povão quem não se instruir tá lascado...👻

    • @aliciabezerra2316
      @aliciabezerra2316 Год назад

      @@OripesCarlos É, mas… só contei minha experiência mesmo

    • @OripesCarlos
      @OripesCarlos Год назад

      @@aliciabezerra2316
      Tudo bem ❤️‍🩹 boa sorte 🍀🪻🌼🌻

  • @leozineoxp
    @leozineoxp Год назад +1

    graças a Deus comigo foi tudo certo meu corpo se adaptou bem ao sertralina

  • @davibartav
    @davibartav Год назад +1

    Perda da libido é muito real. Ou o homem brocha ou simplesmente não sobe. A ejaculação fica fraca e demora horas (literalmente).

  • @MariaCecilia-sq8ps
    @MariaCecilia-sq8ps Год назад +1

    Ritalina é antidepressivo????

  • @gabrielaguiar1757
    @gabrielaguiar1757 Год назад +1

    reportagem interessante no início, mas depois poderia ter sido reduzida há meros tópicos listando os malefícios dos produtos, creio que uma abordagem voltada ao porquê da imprudência dos médicos em não citar prevenções que deveriam ter sido tomadas na alteração do tratamento do rapaz Dylan, seria mais interessante, onde já se envolveriam uma série discussões com toda certeza muito relevantes

  • @silviarodrigues802
    @silviarodrigues802 Год назад

    Engordam criam gordura abdominal e de estômago ; dores de cabeça irritabilidades , agressividade disfunção sexual etc