Pra mim, desejo vem de um ideal de prazer sobre algo ou alguém. Desejamos algo quando acreditamos que nos trará prazer, se este prazer não for correspondido descartamos e continuamos procurando, mas, encontrado o prazer o desejo permanece.
Mas algumas vezes, o amor foi criado na repetição do desejo pelo mesmo objeto. E quando o amor foi criado, tu não quer tanto sentir desejo por outros, mas tem a capacidade, dependendo do envolvimento amoroso.
Bem vindo de volta Professor Clóvis. Espero que não torne a se afastar do canal. Fez muita falta e garanto, não sou o único que sentiu saudades de seus pensamentos...
O dia em que o mestre Clóvis descobriu que a sua sina era falar/ palestrar/ ensinar (com seu incrível bom humor e tamanha destreza ao argumentar) eu ganhei um presente para os meus dias atuais... sem o qual talvez eu estivesse enlouquecido pelas trevas e a confusão dos meus pensamentos dramáticos e sem norte, dos quais ele (principalmente) e todos os membros deste canal me desintoxicaram quando trouxeram truculenta (e "destruidora" ) clareza e simplicidade sobre a vida, sobre a felicidade e tantos outros conceitos que permeiam existência nesta plataforma que compartimos todos... Gratidão profunda meu estimado mestre Clóvis de Barros. Gratidão Profunda ao canal Casa do Saber... Vocês são demais!!!
Deixar de amar o que se conquistou não é uma lógica e sabe o porquê? Pois simplesmente não precisamos realmente daquela conquista. Quem morou na rua e consegue uma casa com muito suor de seu próprio trabalho sabe do que estou falando, quando conseguimos um emprego, depois de meses sem renda, vai amar receber o salário por mais baixo que seja. Quando conquistamos aquela mulher ou homem dos nossos sonhos não deixamos de amar simplesmente porque não interessa mais. O que devemos fazer com as conquistas de nossos desejos é manutenção, cuidar, preservar e melhorar, para não vivermos em uma vida sem sentido sempre à procura do "não sei bem o que". Grande abraço a todos vocês da Casa do Saber, fazia tempo que não via tanta gente inteligente reunida.
Discordo em certos pontos. Como o professor disse no vídeo, "você ama aquilo que não tem". Imaginemos um ser que sempre morou na rua,e, ao conquistar sua primeira casa/trabalho se vê apaixonado por aquilo que conquistou com tanto suor e trabalho, como você mesmo disse. Se passam dias, se passam semanas.. e depois? Vemos pessoas de certas classes sociais reclamando do preço da passagem para Paris, vemos pessoas reclamando do preço da passagem de ônibus para São Paulo, vemos pessoas reclamando do preço da passagem para a cidade vizinha, vemos pessoas que não podem sequer se dar ao luxo de reclamar alguma de coisa. Nunca estamos satisfeitos com nada, e é por isso que após conquistarmos algo, já frisamos no dobro, no maior daquilo, o que de certa forma não é lá tão errado.
Mack Tutoriais Olá amigo, seu comentário sintetizou o meu nas entrelinhas, claro que não é errado querer mais, como você comentou, mas este querer mais, pode ser a manutenção daquilo que já temos e não uma troca instantânea. Compreendi seu pensamento e sei que o capitalismo nos envolve de uma maneira que às vezes é até incontrolável. Tenha um bom dia.
Acredito que sempre queremos mais. Se você tem um salario baixo, vai se alegrar por um tempo, e depois vai desejar um salario mais alto, e mais alto, e por aí vai. Creio que o segredo é aceitar que somos seres insatisfeitos e buscar os desejos que realmente alegram, e não coisas que ao serem obtidas deixarão de ter efeito assim que se consegue aquilo.
Lembre que a explicaçoes nao sao absolutas, elas cobrem parte do seu tempo e experiencia sobre aquilo, logo voce vera que existem outras, no caso que voce falou temos a definicao de amor de Aristoteles( acho que é Aristoteles :D ).
Bem, Platão se dirige a Eros, e é uma definição platônica! Bem eu como filosofo tenho a minha definição de Amor! Saber as definições de outros pensadores é sempre enriquecedor, assim chegamos cada vez mais perto da "essência" como diria Platão!
A oportunidade de mergulhar nestas pequenas, mas, oportunas abordagens, é que por algum instante você se autoproporciona a um escapismo produtivo, reflexivo ou quem sabe uma contribuição efetiva ao autoconhecimento.
Vejo que, a sabedoria da vida consiste em se desejar o que, mesmo que por agora, ainda não temos, mas que nos seria caro e útil, e que amor é apreciar cada conquista do passado como se a tivesse alcançado hoje. Tenho a satisfação de viver assim: com extremo prazer, gozo e contentamento por tudo que tenho, por tudo que fui, e por tudo que me formei. A isso chamo de GRATIDÃO. Sou grande admirador do Professor Clóvis - a ele e a seu trabalho aqui vai minha gratidão.
Clóvis está no meu top 3 que integra os mestres do saber da atualidade. Simplicidade, amor e sabedoria o diferem e o fazem disseminar conhecimento de forma única emocionante e inovadora. 💙
O Amor é o único sentimento que fica para sempre pois vc nunca deixará de amar seus pais e principalmente filhos agora o desejo é ligado a coisas matérias e paixões .
Grande mestre, grande foi a procura por conhecimento e filosofia até me deparar frente a web e ver suas palestras e reflexões entre gritos, chingamentos e risos ai estava "o cara" exemplo maior da filosofia( se tiver outro desconheço) capaz de abrir cosmos e fazer a luz meio a escuridão da mente humana ou apenas ajudar a sair da caverna escura... obrigado por compartilhar na Casa do Saber, 👏👏👏👏
É sempre um prazer incomensurável ler e ouvir as sábias palavras do Prof. Clóvis de Barros Filho. Sua presença nesse canal foi o grande motivo de minha inscrição (muito embora, nem todos que aqui se expressam tragam alguma coisa útil, de fato).
Minha primeira vez no canal, e nem pensei duas vezes antes de me inscrever. Professor Clóvis é o cara. Na minha opinião, ele é o equivalente a Neil DeGrasse Tyson no canal BigThink.
Amor é desejo de dedicação incondicional. Ameii muito uma mulher. Quando estava com ela, amava o tempo, o clima bom ou ruim, amava cada célula do corpo dela como se fosse a única., amava o bafo pela manhã e os pums dormindo, seus sorrisos e sua ira. Quando não estava com ela, amava a esperança em estar com ela novamente. Amava o tempo outra vez e implorava que ele passasse logo.Hoje amo as lembranças de tudo isto.
Ninguém decide amar... amor não é aquilo que queremos sentir e sim aquilo que sentimos sem querer. Se vc decide amar alguém esse amor é utópico pois o amor te conquista e isso não compete a vc conquista lo.
Eu amo aulas dadas por pessoas que amam o que fazem O meu DESEJO por consumir tais conteúdos é imensooo Eu fico muito feliz e inspirado ao ver o Professor Clóvis falar, justamente porque eu vejo o vasto conhecimento que ele possui, mas não apenas como filósofo, mas também como ser humano. Um ser humano que ama o que faz. Isso me inspira e me alegra muito.
Considero o Professor Clóvis um dos filósofos brasileiros mais sábios e impactantes da atualidade, as suas palavras são capazes de deixar qualquer um arrepiado =)
Clauberto Santos Não acho que temos que dar atenção aos filósofos, nem acho que precisamos da luz dos outros, mas se você é professor e vai falar da origem de um pensamento, é lógico que tem que citar o pensador. Isso não se restringe aos filósofos brasileiros, mas de qualquer parte do mundo. Quanto a buscar a resposta sozinho, não vejo dificuldade, assim como não vejo dificuldade de conhecer a resposta do outro, ainda que seja pra discordar e confrontar. É assim que se desenvolve a arte de pensar, a final, ninguém é autossuficiente.
Clauberto Santos Entendo por dar atenção: não apenas ver, ouvir, mas considerar, copiar, adotar o modelo pra si. Quando disse que não acho que devamos dar atenção aos filósofos, foi nesse sentido. Quando fiz o comentário inicial, que deu origem a essa nossa conversa, fiz para aqueles que estavam criticando o pensamento explanado, como se fosse do palestrante, quando na verdade ele estava apresentando a ótica do pensamento de um determinado pensador. Não sou filósofo e nem estudante de filosofia, apenas penso.
Clauberto Santos Como te falei, não sou filósofo e nem estudo filosofia. Quando me expresso, apenas falo o que penso, mas sem essa pretensão de influenciar, e sem medo de ser influenciado, mesmo sabendo que as duas coisas possam vir a acontecer. Em fim, não vejo porque travarmos um debate sobre o assunto, se ambos escolhemos pensar livre. Você está certo, e eu também, cada um na sua ótica, encontrando respostas nas experiências pessoais.
Clauberto Santos Por favor, não se sinta ofendido. Realmente quis encerrar a conversa, não por desmerecer a sua visão que por sinal, faz muito sentido, mas por considerar o tema complexo de mais pra chegarmos a alguma conclusão. Certamente nos depararemos em outros comentários de outros assuntos e, de maneira saudável como foi essa conversa, estaremos opinando outras vezes. Abraço.
por isso amo meu trabalho de auxilia de padeiro e minha casa de de quatro comodo, amo oque tenho amo o meu pouco. ''Não tenho tudo que amo, mais amo tudo que tenho.''
Paixão é desejo. Paixão é desencontro, paixão é oscilante por isso é efemero.Acaba, termina. Amor é força , amor é potente, ,amor é sublime. Acreditar nisso, seria vulgarizar o amor. Paz e luz 🙏🙇♀️
Acho o maximo esse canal, mais concordo com o Alex nessa questao ai!!! Quando se ama de verdade, nao se troca! Quando o amor eh de fato real, nao se deixa de amar nunca!
Eu perguntaria pra Platão o motivo pelo qual, então, eu amo a minha mãe. Eu a tenho e mesmo assim a amo. E contestaria Platão dizendo que ele estaria viajando, no sentido de que amor é amor e desejo é desejo, bem como romance é romance e um lance é um lance (e um pente é um pente).
Sempre muito didático! Consegue nos entusiasmar!! O engraçado é eu aqui... me perguntando o porquê de eu discordar de Platão rss Para saber que é amor é preciso conhecer muito bem o que se ama ou pelo menos estar disposto a conhecê-lo dia após dia mesmo nas contrariedades, mesmo quando ele aparentar não ter mais novidade na sua vida...
Por isso, para sempre amar, basta imaginar que existe ainda algo em alguém, que você desconhece e não possui, daí você sempre vai desejar aquilo que não conhece
Idealmente acredito que o amor transcende o desejo. Quero dizer que deverias buscar o amor não para o preenchimento de nossas falhas mas deverias buscar o amor já nos sentindo preenchidos por nós mesmos. Pq se nos enchermos de expectativa em relação ao outro e quando virmos que este ser é apenas mais um ser humano, comum, como nós mesmos, e se não formos capazes de termos desejo, de ter bondade amorosa e compaixão é descoberto q não era amor apenas apego.
Não sei se assinando o canal da Casa do saber eu estaria exercendo a minha liberdade de escolha. Como os vídeos do canal me alegram fudidamente, se eu assinar o canal estarei agindo movido pelo desejo de assistir mais vídeos. E eu já ouvi falar por aí que só é livre aquele que decide na contramão dos seus apetites....
Lembrei demais de Lacan: "Amar é dar aquilo que não se tem, para alguém que não quer"
😅
Cara é assim que me sinto
@@michelymedeiross Idem. Só Jesus Cristo Salvador.
Então aquele que nada possui ama incondicionalmente :)
👏👏
belo comentário :)
Eis o segredo revelado!
Mitou.
#Filosofou! kkkkkkkk
Pra mim, desejo vem de um ideal de prazer sobre algo ou alguém. Desejamos algo quando acreditamos que nos trará prazer, se este prazer não for correspondido descartamos e continuamos procurando, mas, encontrado o prazer o desejo permanece.
Mas algumas vezes, o amor foi criado na repetição do desejo pelo mesmo objeto. E quando o amor foi criado, tu não quer tanto sentir desejo por outros, mas tem a capacidade, dependendo do envolvimento amoroso.
Super inteligentes os apontamentos da Casa do Saber, mas quando leio os Comentários....
simplesmente transborda a sapiência humana.
"pelo menos, segundo Platão" é lindo, Professor 🖖🏻
O verdadeiro amor surge quando acabar o desejo e o apego. Já dizia Krishnamurti.
Admirar é amar com o cérebro.
Minha eterna admiração por você professor!
Bem vindo de volta Professor Clóvis.
Espero que não torne a se afastar do canal. Fez muita falta e garanto, não sou o único que sentiu saudades de seus pensamentos...
O dia em que o mestre Clóvis descobriu que a sua sina era falar/ palestrar/ ensinar (com seu incrível bom humor e tamanha destreza ao argumentar) eu ganhei um presente para os meus dias atuais... sem o qual talvez eu estivesse enlouquecido pelas trevas e a confusão dos meus pensamentos dramáticos e sem norte, dos quais ele (principalmente) e todos os membros deste canal me desintoxicaram quando trouxeram truculenta (e "destruidora" ) clareza e simplicidade sobre a vida, sobre a felicidade e tantos outros conceitos que permeiam existência nesta plataforma que compartimos todos... Gratidão profunda meu estimado mestre Clóvis de Barros. Gratidão Profunda ao canal Casa do Saber... Vocês são demais!!!
Melhor definição para alguém se inscrever no canal!
Pedro Freitas esses sacanas
O amor é não ser você,
mas você viver do AMOR;
Que será você...!❤
desejo é paixão é apego amor é liberdade como o vento que tudo toca sem exceção amor é vida a vida é DEUS.
Deixar de amar o que se conquistou não é uma lógica e sabe o porquê? Pois simplesmente não precisamos realmente daquela conquista. Quem morou na rua e consegue uma casa com muito suor de seu próprio trabalho sabe do que estou falando, quando conseguimos um emprego, depois de meses sem renda, vai amar receber o salário por mais baixo que seja.
Quando conquistamos aquela mulher ou homem dos nossos sonhos não deixamos de amar simplesmente porque não interessa mais.
O que devemos fazer com as conquistas de nossos desejos é manutenção, cuidar, preservar e melhorar, para não vivermos em uma vida sem sentido sempre à procura do "não sei bem o que".
Grande abraço a todos vocês da Casa do Saber, fazia tempo que não via tanta gente inteligente reunida.
Discordo em certos pontos. Como o professor disse no vídeo, "você ama aquilo que não tem". Imaginemos um ser que sempre morou na rua,e, ao conquistar sua primeira casa/trabalho se vê apaixonado por aquilo que conquistou com tanto suor e trabalho, como você mesmo disse. Se passam dias, se passam semanas.. e depois? Vemos pessoas de certas classes sociais reclamando do preço da passagem para Paris, vemos pessoas reclamando do preço da passagem de ônibus para São Paulo, vemos pessoas reclamando do preço da passagem para a cidade vizinha, vemos pessoas que não podem sequer se dar ao luxo de reclamar alguma de coisa. Nunca estamos satisfeitos com nada, e é por isso que após conquistarmos algo, já frisamos no dobro, no maior daquilo, o que de certa forma não é lá tão errado.
Mack Tutoriais Olá amigo, seu comentário sintetizou o meu nas entrelinhas, claro que não é errado querer mais, como você comentou, mas este querer mais, pode ser a manutenção daquilo que já temos e não uma troca instantânea. Compreendi seu pensamento e sei que o capitalismo nos envolve de uma maneira que às vezes é até incontrolável. Tenha um bom dia.
Acredito que sempre queremos mais. Se você tem um salario baixo, vai se alegrar por um tempo, e depois vai desejar um salario mais alto, e mais alto, e por aí vai. Creio que o segredo é aceitar que somos seres insatisfeitos e buscar os desejos que realmente alegram, e não coisas que ao serem obtidas deixarão de ter efeito assim que se consegue aquilo.
Lembre que a explicaçoes nao sao absolutas, elas cobrem parte do seu tempo e experiencia sobre aquilo, logo voce vera que existem outras, no caso que voce falou temos a definicao de amor de Aristoteles( acho que é Aristoteles :D ).
Bem, Platão se dirige a Eros, e é uma definição platônica! Bem eu como filosofo tenho a minha definição de Amor!
Saber as definições de outros pensadores é sempre enriquecedor, assim chegamos cada vez mais perto da "essência" como diria Platão!
Clóvis é formidável! Parabéns
A oportunidade de mergulhar nestas pequenas, mas, oportunas abordagens, é que por algum instante você se autoproporciona a um escapismo produtivo, reflexivo ou quem sabe uma contribuição efetiva ao autoconhecimento.
Só os loucos sabem amar até o fim a mesma mulher
Clóvis... te "desejo", haha. Muito bom. É sempre gostoso ouvir o profs.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Complexidade do ser!!!
hahaha esse foi o melhor pedido de inscrição! Grande Clovis.
***** eu já era inscrito, mas caso não fosse, com certeza me inscreveria depois de tal convite ^^
***** comigo sim Haha
Depois desse pedido de inscrição... Impossível não se inscrever. kk' +1 Inscrito.
Vejo que, a sabedoria da vida consiste em se desejar o que, mesmo que por agora, ainda não temos, mas que nos seria caro e útil, e que amor é apreciar cada conquista do passado como se a tivesse alcançado hoje.
Tenho a satisfação de viver assim: com extremo prazer, gozo e contentamento por tudo que tenho, por tudo que fui, e por tudo que me formei. A isso chamo de GRATIDÃO.
Sou grande admirador do Professor Clóvis - a ele e a seu trabalho aqui vai minha gratidão.
Clóvis está no meu top 3 que integra os mestres do saber da atualidade. Simplicidade, amor e sabedoria o diferem e o fazem disseminar conhecimento de forma única emocionante e inovadora. 💙
O Amor é o único sentimento que fica para sempre pois vc nunca deixará de amar seus pais e principalmente filhos agora o desejo é ligado a coisas matérias e paixões .
Grande mestre, grande foi a procura por conhecimento e filosofia até me deparar frente a web e ver suas palestras e reflexões entre gritos, chingamentos e risos ai estava "o cara" exemplo maior da filosofia( se tiver outro desconheço) capaz de abrir cosmos e fazer a luz meio a escuridão da mente humana ou apenas ajudar a sair da caverna escura... obrigado por compartilhar na Casa do Saber,
👏👏👏👏
Em fim, as complicações do amor, eleva todo sentimento para o alto e para o baixo. Mas desejamos ter o "amor".!
É sempre um prazer incomensurável ler e ouvir as sábias palavras do Prof. Clóvis de Barros Filho. Sua presença nesse canal foi o grande motivo de minha inscrição (muito embora, nem todos que aqui se expressam tragam alguma coisa útil, de fato).
Exatamente!! Vim aos comentários falar algo muito semelhante a isso, mas como você chegou primeiro, só me resta dar os créditos (;
Minha primeira vez no canal, e nem pensei duas vezes antes de me inscrever. Professor Clóvis é o cara. Na minha opinião, ele é o equivalente a Neil DeGrasse Tyson no canal BigThink.
Professor Clóvis é um dos gigantes do saber! Gratidão casa do saber por produzir conteúdo que gera valor a humanidade!!!
Amor é desejo de dedicação incondicional. Ameii muito uma mulher. Quando estava com ela, amava o tempo, o clima bom ou ruim, amava cada célula do corpo dela como se fosse a única., amava o bafo pela manhã e os pums dormindo, seus sorrisos e sua ira. Quando não estava com ela, amava a esperança em estar com ela novamente. Amava o tempo outra vez e implorava que ele passasse logo.Hoje amo as lembranças de tudo isto.
Acho que paixão é desejo, amor é uma decisão.
sheila eloise concordo!!
Mas já decidi amar tanta gente, e não consegui
@@winnehans5810 Espinosa fala que o amor e acompanhando pelo o ódio.
Ninguém decide amar... amor não é aquilo que queremos sentir e sim aquilo que sentimos sem querer.
Se vc decide amar alguém esse amor é utópico pois o amor te conquista e isso não compete a vc conquista lo.
Concordo
Professor Clóvis é sem duvida um dos melhores filósofos do nosso tempo!
Otima aula!
Amo esse homem !
nossa, eu gosto tanto tanto tanto do clóvis...S2
Num país empobrecido de boas almas e mensagens verdadeiras, muito me enobrece ser destinatário dos estudos do Prof. Clóvis de Barros.
Em contraponto, eu amo essas aulas e quanto mais eu vejo mais eu desejo.
Eu amo aulas dadas por pessoas que amam o que fazem
O meu DESEJO por consumir tais conteúdos é imensooo
Eu fico muito feliz e inspirado ao ver o Professor Clóvis falar, justamente porque eu vejo o vasto conhecimento que ele possui, mas não apenas como filósofo, mas também como ser humano.
Um ser humano que ama o que faz. Isso me inspira e me alegra muito.
Não seria a paixão professor? essa tão rápida e passageira?...impossível não se inscrever num canal tão delicioso kkkk
era tudo que eu precisava ouvir hoje
Amor ė saber viver com alegria , valorizando suas conquistas.
Ver Clovis é sempre uma imensa alegria.
Casa do saber, como e bom poder ouvir esses pensadores, e nos tornar seres melhores, sensíveis e humanizados...
Considero o Professor Clóvis um dos filósofos brasileiros mais sábios e impactantes da atualidade, as suas palavras são capazes de deixar qualquer um arrepiado =)
Clóvis, você é meu ídolo incondicional! Queria ter um milésimo de suas concepções de vida! Grata por existir!
Não esqueçam que ele está explanando o pensamento de Platão, não está dizendo que concorda com esse pensamento.
Clauberto Santos Um professor de filosofia, quando fala da história da filosofia, ele necessariamente deve falar de outros filósofos.
Clauberto Santos Não acho que temos que dar atenção aos filósofos, nem acho que precisamos da luz dos outros, mas se você é professor e vai falar da origem de um pensamento, é lógico que tem que citar o pensador. Isso não se restringe aos filósofos brasileiros, mas de qualquer parte do mundo.
Quanto a buscar a resposta sozinho, não vejo dificuldade, assim como não vejo dificuldade de conhecer a resposta do outro, ainda que seja pra discordar e confrontar. É assim que se desenvolve a arte de pensar, a final, ninguém é autossuficiente.
Clauberto Santos Entendo por dar atenção:
não apenas ver, ouvir, mas considerar, copiar, adotar o modelo pra si. Quando disse que não acho que devamos dar atenção aos filósofos, foi nesse sentido.
Quando fiz o comentário inicial, que deu origem a essa nossa conversa, fiz para aqueles que estavam criticando o pensamento explanado, como se fosse do palestrante, quando na verdade ele estava apresentando a ótica do pensamento de um determinado pensador.
Não sou filósofo e nem estudante de filosofia, apenas penso.
Clauberto Santos Como te falei, não sou filósofo e nem estudo filosofia. Quando me expresso, apenas falo o que penso, mas sem essa pretensão de influenciar, e sem medo de ser influenciado, mesmo sabendo que as duas coisas possam vir a acontecer. Em fim, não vejo porque travarmos um debate sobre o assunto, se ambos escolhemos pensar livre. Você está certo, e eu também, cada um na sua ótica, encontrando respostas nas experiências pessoais.
Clauberto Santos Por favor, não se sinta ofendido. Realmente quis encerrar a conversa, não por desmerecer a sua visão que por sinal, faz muito sentido, mas por considerar o tema complexo de mais pra chegarmos a alguma conclusão.
Certamente nos depararemos em outros comentários de outros assuntos e, de maneira saudável como foi essa conversa, estaremos opinando outras vezes.
Abraço.
por isso amo meu trabalho de auxilia de padeiro e minha casa de de quatro comodo, amo oque tenho amo o meu pouco. ''Não tenho tudo que amo, mais amo tudo que tenho.''
Paixão é desejo. Paixão é desencontro, paixão é oscilante
por isso é efemero.Acaba, termina.
Amor é força , amor é potente, ,amor é sublime.
Acreditar nisso, seria vulgarizar o amor. Paz e luz 🙏🙇♀️
Amor que depende do desejo é muito miserável...
Professor Clóvis, um Titã contemporâneo ! Irritantemente simples de ser compreendido ! Obrigado !
O melhor inscreva-se que eu já vi na vida
"Você ama aquilo que você pode perder!!!"
Acho o maximo esse canal, mais concordo com o Alex nessa questao ai!!! Quando se ama de verdade, nao se troca! Quando o amor eh de fato real, nao se deixa de amar nunca!
Me inscrever-me no canal foi mais amor racional que desejo daquilo que não tenho, logo seja mais duradouro e perpétuo ☺
Meu esposo e eu somos superfãs do Professor Clóvis! Ele é fantástico!
não tinha visto desta forma ótima
Eu perguntaria pra Platão o motivo pelo qual, então, eu amo a minha mãe. Eu a tenho e mesmo assim a amo. E contestaria Platão dizendo que ele estaria viajando, no sentido de que amor é amor e desejo é desejo, bem como romance é romance e um lance é um lance (e um pente é um pente).
Apenas a visão de Sócrates sobre o Amor , Aristoteles ja tem uma outra visão , que você ama aquilo que possui .
É desejo traduzido em amor
Ele fala do amor Eros
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Hahahahaha
Tanto saber e às vezes parece que suas palavras nunca acabam
Esse Clóvis de Barros é demais! Sempre aprendendo um pouco com esses filósofos maravilhosos! Adorei!
O amor é um mistério.
Clóvis vc é o cara ,assisto todos os seus vídeos !parabéns ..
Clovis e o melhor!!!!
Somente estas sábias palavras para aquietar minha mente.
Poxa vida, eu adoro esse Clóvis.
Adorei a perspectiva e o conteúdo do vídeo do professor Clóvis.
***** Já sou inscrita. E aí, vai ter Cortella?
Cortella e Clóvis juntos seria melhor ainda!
Sempre muito didático! Consegue nos entusiasmar!! O engraçado é eu aqui... me perguntando o porquê de eu discordar de Platão rss
Para saber que é amor é preciso conhecer muito bem o que se ama ou pelo menos estar disposto a conhecê-lo dia após dia mesmo nas contrariedades, mesmo quando ele aparentar não ter mais novidade na sua vida...
Professor Cloves é maravilhoso, sem outra definição.
QUE palavra\s lindas !
Sensacional. Precisamos de muitas discussões como essa para crescer!
Muito bom! Obrigada pelo conhecimento professor Clóvis!!
o Clóvis tem um poder de persuasão incrível. me inscrevi no canal kkkk
"Desejo é a energia que disponibilizamos pra buscar aquilo que nos faz falta... Você ama o que deseja. E deseja o que não tem. "
Definição perfeita para o amor.
🌹 Boa noite , aí que cruz. Não o senhor , mas sim situações conflitante esse questionar deixa nos louco
so sei que O AMOR PODE SER LINDOOO..
Vídeo elaborado à luz da 'Teoria das Formas', de Platão!
Excelente!
amoo as concepções do Clóvis,extrovertido e claro
Ótimo. Parabéns Clóvis. Amo tudo isso.
O princípio da sabedoria é o temor a Deus. Quem ñ reconhece a Deus é tolo.
Me alegram os videos do Clóvis!
Olha que intimidade! Dr.Clóvis!
A mais perfeita definição para o desejo, que eu já ouvi até hoje.
Parabéns Clovis!
Belas palavras!
Que Homem sábio ! 😍😍😍😍
Por isso, para sempre amar, basta imaginar que existe ainda algo em alguém, que você desconhece e não possui, daí você sempre vai desejar aquilo que não conhece
por isso queeu amo tanto minha cunhada
Eu não me canso de ouvi-lo. Vc é foda!
eu amo minha cachorrinha vira lata, não troco ela pelo shitsu do meu primo ahahah.. muito bom esse video!!
Amor romântico, amor de homem e de mulher
o segredo é não se entregar por inteiro , deixar aquele q que ainda tem o que conquistar. Não deixar o outro ter sensação de posse.
Aí a pessoa passa a te amar. Kakakaka
Como sempre digo amor é um tempo de desejo pois vc n deseja a mesma coisa sempre
perfeito maravilhoso adoro esse professor muito bom ele adoro
Idealmente acredito que o amor transcende o desejo. Quero dizer que deverias buscar o amor não para o preenchimento de nossas falhas mas deverias buscar o amor já nos sentindo preenchidos por nós mesmos. Pq se nos enchermos de expectativa em relação ao outro e quando virmos que este ser é apenas mais um ser humano, comum, como nós mesmos, e se não formos capazes de termos desejo, de ter bondade amorosa e compaixão é descoberto q não era amor apenas apego.
Não sei se assinando o canal da Casa do saber eu estaria exercendo a minha liberdade de escolha. Como os vídeos do canal me alegram fudidamente, se eu assinar o canal estarei agindo movido pelo desejo de assistir mais vídeos. E eu já ouvi falar por aí que só é livre aquele que decide na contramão dos seus apetites....
É muito bom ouvir e compartilha sentimentos do saber. Ótimo canal para refletirmos sobre nossas condutas.
É faz sentido, concordo com ele.
Adorei “num baú de desejos assassinados pela presença”
"Todo amor quer te levar aos céus, em pedaços e num paraíso cruel, provar do próprio veneno..." R.S
Eu amo tudo que tenho 😊👍 dou valor pra coisas tão bobas
Amor não é desejo. Só se ama aquilo que se tem. O amor surge do convívio, da superação.
O Amor está muito além do desejo.
Dai te pergunto desejo é paixão?
Adoro seus videos Clóvis!
Excelente!!! Parabéns Casa do Saber.
Gratidão.
Fantástico! Amei!
Assisti vários vídeos de vocês hoje e adorei!
O amor é a amante do tempo, e o desejo é o colega do cotidiano